Вы находитесь на странице: 1из 5

ETAPA 3 PASSO 2 Observar a figura 2 e explicar o processo de produo do ao.

Procurar o auxlio de um profissional da rea de siderurgia para auxili-lo a entender com detalhes como ocorre cada fase do processo descrito na figura

Processo siderrgico Introduo

O ao um produto siderrgico definido como liga metlica composta principalmente de ferro e pequenas quantidades de carbono. O ferro encontrado em toda crosta terrestre, o minrio de ferro um xido de ferro, misturado com areia fina. O carbono tambm relativamente abundante na natureza. O processo siderrgico pode ser dividido em 4 grandes partes: - Preparo das matrias-primas (coqueira e sintetizao); - Produo de gusa (alto-forno) - Produo de ao (aciaria) - Conformao mecnica (laminao)

As matrias-primas para a industria siderrgica so: Minrio de Ferro; Carvo mineral Calcrio

Matrias-primas para fabricao do ao O Minrio de Ferro.

Os minerais que contem ferro em quantidades considerareis so os xidos. Os principais xidos de ferro so: Magnetita (oxido ferro-ferroso) com 72,4% de Fe Hematita (oxido frrico) com 69,9% de Fe Limonita (oxido hidratado de ferro) com 48,3% de Fe

Beneficiamento do minrio de ferro.


O beneficiamento tem por objetivo tornar o minrio mais adequado para utilizao nos auto-forno. As operaes de beneficiamento geralmente so a sintetizao, a pelotizao, a briquetagem e a nodulizao. Na sinterizao, a preparao do minrio de ferro feita cuidando-se da granulometria, visto que os gros mais finos so indesejveis pois diminuem a permeabilidade do ar na combusto, comprometento a queima, ento adiociona-se materiais fundentes (calcrio, areia de slica ou prprio sinder) aos gros mais finos. Com a composio correta, estes elementos so levados ao fonrno onde a mistura fundida. Em seguida, o material resultante resfriado e britado at atingir a granulometria desejada (dimetro mdio de 5mm). O produto final deste processo denominado de Snter.

Carvo-coque
O Coque obtido pelo processo de coqueificao. A coqueificao consiste, em principio no aquecimento a altas temperaturas, em ausncia do ar durante um perodo de 18 horas, onde liberada substancias volteis do carvo mineral. O produto resultante, o coque, um material poroso com elevada resistncia mecnica, alto ponto de fuso e grande quantidade de carbono. O coque, nas especificaes requeridas encaminhado ao alto-forno e os finos do coque so encaminhados a sintetizao e aciaria.

Produo do Ferro-Gusa: Alto-forno


Esta parte do processo de fabricao do ao consiste na reduo do minrio de ferro, utilizando o coque metalrgico e outros fundentes, que misturados com o minrio de ferro so transformados em ferro-gusa. A reao ocorre no equipamento denominado alto-forno, e constitui uma reao exotrmica. O resduo formado pela reao a escria, vendida para a industria de cimento. Aps a reao o ferro, o ferro-gusa na forma liquida transportado em vages revestidos com material refratrio (carros-torpedos) para uma estao de dessulfurao, onde so reduzidos os teores de enxofre, a nveis aceitveis. Tambm so feitas anlises de composio qumica da liga (carbono, silcio, mangans, fosforo, enxofre) e a seguir o ferro-gusa trasportado para aciaria, onde ser transformado em ao.

Aciaria

Na aciria, o ferro-gusa transformado em ao atravs da injeo de oxignio puro sob presso no banho de gusa lquido, dentro de um conversor. A reao, constitui na reduo da gusa atravs da combinao dos elementos de liga existentes (silcio, mangans) com o oxignio soprado, o que, provoca uma grande elevao na temperatura, atingindo aproximadamente 1.700 C.

Refino do ferro-gusa e sua transformao em ao Os gases resultantes do processo so queimados logo na sada do equipamento e os demais resduos indesejveis so eliminados pela escria, que fica na superfcie do metal. Aps outros ajustes finos na composio do ao, este transferido para a prxima etapa que constitui o lingotamento continuo.

Lingotamento contnuo
No processo de lingotamento continuo o ao liquido transferido para moldes onde se solidificar. O veio metlico continuamente extrado por rolos e aps resfriado, transformado em placas rusticas atravs do corte. Posteriormente, os lingotes devem passar pelo processo de laminao, podendo ser quente ou frio, onde se transformaro em chapas atravs da diminuio da rea da seo transversal. Na laminao a quente, a pea com aproximados 250 m aquecido submetido a deformao por cilindros que a pressionaro at atingir a espessura desejada.

Lingotamento contnuo Laminao a quente.

Processo de laminao a quente


Os produtos laminados a quente podem ser: - chapas grossas com espessura de 6 a 200 mm largura: 1000 a 3800mm comprimento 5000 a18000mm - tiras com espessura de 1,2 a 12,5mm largura: 800 a 1800mm comprimento padro: 2000, 3000 e 6000mm

Tenses Residuais
Devido ao resfriamento desigual das peas, chapas e perfis laminados a quente, apresentam tenses que permanecem aps o completo resfriamento. Em chapas por exemplo, as bordas se solidificam mais rapidamente que o centro servindo como um quadro que impedira a retrao da pea como um todo, fazendo com que o centro da pela permanea tracionado. A norma NBR 80 fixa essa tenso em 115 MPa.

Laminao a frio
Ao contrrio do processo de laminao a quente as peas laminadas a frio so normalmente mais finas, com melhor acabamento e sem a presena de tenses residuais. Dimenses: espessura: 0,3 a 3000mm largura: 800 a 1600mm comprimento padro: 2000, 2500 a 3000mm

Produtos Laminados
Ao final de todo o processo preparao das matrias-primas, produo do gusa (altoforno), aciaria (produo do ao) e por fim sua conformao (laminao do ao) temos os mais diversos produtos para aplicao na industria metalrgica, na construo civil, entre outras.

Referncias bibliogrficas: Instituto Ao Brasil (antigo Instituto Brasileiro de Siderurgia IBS) acesso no dia 19/09/2010 12:00h w.acobrasil.org.br Chiaveirni, Vicente. Tecnologia Mecnica Materiais de Construo Mecnica Vol.I 2. ed. - So Paulo: McGraw-Hill, 1986.

Вам также может понравиться