Вы находитесь на странице: 1из 12

A GUERRA DOS NDICES NA CORRREO MONETRIA DA DVIDA DE VALOR

Artur Barthelmess OAB PR 1.70 <artur@barthelmess.net>

Razes para um Agravo -1 Em dvida de valor correo plena pelo IPC


O nico ndice de correo monetria vlido para dvida de valor durante todo o perodo de cinco anos que vai de fevereiro de 1986 at fevereiro de 1991 o IPC/Ibge - ndice de Preos ao Consumidor elaborado pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, A OTN e o BTN nada tm a ver com o caso pois so meramente ttulos da dvida pblica de curso forado com pior que isto: so os prprios rendimento pr-fixado e instrumentos por meio dos quais se praticavam aqueles "expurgos" e "congelamentos" que na poca faziam parte da poltica financeira do Governo Federal e faziam questo de no refletiam a inflao. Na dvida de valor no se deve um quantum mas um quid. Devem-se por exemplo, trs quilos de chumbo, no trinta reais. Se o real subir ou baixar em relao ao chumbo, a quantia em reais a ser paga se altera para que o poder de comprar chumbo seja mantida), Em artigo publicado na Revista dos Tribunais, explica o Professor de Direito Arnold Walden:

"Na dvida de valor o pagamento da quantia em dinheiro no o fim do dbito, mas o meio de solv-lo, variando assim o seu valor monetrio de acordo com as condies gerais do mercado, de tal modo que a quantia paga possa atender finalidade desejada .... No campo do direito pblico recorreu-se idia da dvida de valor para garantir o ressarcimento das indenizaes decorrente de desaproprao, mesmo antes da Lei 4686 de 21/6/1965" (RT 366/24).

-2 Desapropriao dvida de valor


Os crditos resultantes de expropriao so dvidas de valor, em sua prpria natureza diversas das dvidas meramente financeiras. Todas as Constituies brasileiras, inclusive aquela primeira, outorgada por Dom Pedro Primeiro, o Defensor Perptuo, avalizam o preo da Expropriao como preo justo e verdadeiro. E para manter-se justo e verdadeiro precisa o preo ser atualizado plenamente, na medida exata da inflao e no por quaisquer tabelas alteradas ao sabor da poltica. Durante todo o perodo de vigncia da moeda Cruzado a correo se far aplicando sempre e somente a tabela oficial do ndice de Preos ao Consumidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IPC/Ibge e isto por fora de ordenamento legal taxativo (Art. 5o do Decreto Lei n. 2284 de

10 de maro de 1986 que instituiu o Cruzado como base do sistema monetrio nacional) Reza aquele artigo: Decreto- Lei 2284 de 10 de maro de 1986. Art. 5o. Sero aferidas pelo ndice de Preos ao Consumidor as oscilaes do nvel geral de preos em cruzados, incumbida dos clculos a Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica e observada a mesma metodologia do ndice Nacional de Preos ao Consumidor.

-3 Trata-se de disposio legal imperativa e peremptria. No diz a Lei podero ser aferidos o que poderia abrir espao para outros critrios de aferio paralelos ou alternativos. A Lei diz taxativamente que as oscilaes do nvel geral de preos em cruzados sero aferidas pelo ndice de Preos ao Consumidor elaborado pelo IBGE.. O Estado de Direito o Imprio da Lei: a Lei se cumpre como nela se acha escrito, sem subterfgios. O dispositivo legal se acha em plena vigncia, dado que nenhuma lei ulterior apareceu para derrog-lo. absolutamente contrrio lei positiva vigente aferir as variaes de valor do cruzado por qualquer outro meio ou mtodo que no mediante a aplicao singela e correta do IPC/Ibge.

-3 ndices expurgados inaplicveis em dvida de valor


A OTN (Obrigao do Tesouro Nacional) e o BTN (Bnus do Tesouros Nacional so, como o nome indica meros ttulos da dvida pblica com cotao adrede manipulada para escamotear a inflao, ao sabor dos aventurosos planos econmicos que encontraram sua expresso emblemtica na priso arbitrria de gerentes de super-mercado e no confisco oficial de boi magro no campo. A referida OTN comeou sua carreira permanecendo desde logo com seu preo congelado por todo um ano, enquanto a inflao crescia por cima de nossas cabeas. Todas as categorias de dvidas com as quais a administrao sentia algum compromisso moral de preservao de valor foram poupadas da lesiva vinculao com a famigerada OTN, sendo corrigidas pelo IPC, como se v do art. 12 do mesmo Decreto-Lei: Art. 12. Os saldos das Cadernetas de Poupana, bem como os do FGTS e do Fundo de Participao, PIS-PASEP, sero, a partir de 1o de maro de 1986 reajustados pelo IPC institudo pelo art. 5o deste Decreto Lei, sob os critrios a serem fixados pelo Conselho Monetrio Nacional. (grifamos) Que se dir das dvidas de valor, que contam com a garantia constitucional

especialssima de justo preo? Veja-se o que diz a jurisprudncia: Processo Civil. Liquidao de Sentena. Correo Monetria. Incidncia. Atualizao pelo IPC. Incide a correo monetria sobre os dbitos decorrentes de decises judiciais. A atualizao, segundo pacfica jrisprudncia deve ser feita pelo IPC. (negritamos) (STJ - Resp no 73.392-DF, Ac. unn. da 2a Turma, julg. 02/10/95, DJU de 23/10/95, pg. 35658, 1a col). Dbitos Judiciais. Atualizao. Incidncia da Correo Monetria, medida pelo IPC. devida a correo monetria sobre os dbitos judiciais atualizando-se o valor pelo IPC. (nosso grifo) (STJ - Resp no 74.117-MT, Ac. unn. da julg. 04/10/95, DJU de 2a Turma, 23/10/95, pg. 35659. 1a col). Desapropriao. Liquidao de Sentena. Clculo Correo Monetria. Atualizao pelo IPC. Na execuo de sentena, em desapropriao, incide a correo monetria calculada com base nos ndices do IPC, at o efetivo pagamento.(grifamos)

(STJ - Resp no 72.272-SP, Ac. unn. da 2a Turma, julg. 02/10/95, DJU 23/10/95, pg. 35656, 2a col)

-4 STJ sana suposta vacncia legal e consagra INPC


Sustada que foi, pelo Governo, em fevereiro de 1991 a elaborao do IPC/Ibge instalou-se um perodo de vacncia legal que perdurou at fevereiro de 1994 ficando a Nao durante esse perodo s escuras quqnto aos ndices a adotar na correo do valor da moeda. Optaram ento esporadicamente alguns desavisados pela adoo da TR Taxa Referencialal prtica que foi entretanto formal e cabalmente coibida pelo Egrgio Superior Tribunal de Justia por haver reconhecido que dita TR no ndice de correo mas meramente um indicador de mercado financeiro, obtido a partir da mdia dos juros praticados pelos trinta maiores instituies bancrios do Pas na ponta de captao da modalidade de aplicao denominada CDBs - Certificados de Depsito Bancrio, sem vinculaco imediata,com o custo real da vida. O E. Superior Tribunal de Justia, ao condenar a adoo da TR como ndice de correo monetria, estabeleceu que o ndice mais indicado para resguardar o credor da corroso da moeda no perodo inflacionrio, o INPC/Ibge, como se pode ver das decises abaixo transcritas:

Administrativo. Desapropriao . Liquidao de Sentena. Correo Monetria. Princpio da Justa Indenizao. Aplicao do IPC/IBGE at fevereiro de 1991 e do INPC/IBGE a partir de maro de 1991. Inteligncia do artigo 4O da LeiI 8177/91. Uso da TR. Impossibilidade. ADIn no 493-0/STF. Em caso de desapropriao, vige o princpio da justa indenizao (art. 182, par. 3o, da CF), que informa e perpassa toda a legislao aplicvel espcie, ao tempo em que impe Administrao, e principalmente ao julgador, zelar pela efetiva reparao do decrscimo patrimonial sofrido pelo expropriado. Por isso, resulta compulsria a aplicao de ndices de correo monetria cuja variao retrate fielmente a corroso do poder de compra da moeda, no perodo examinado. O IPC/IBGE o indexador que melhor espelha o desgaste inflacionrio ocorrido entre janeiro de 1989 e fevereiro de 1991. A Taxa referencial - TR no ndice de correo monetria conforme assentado pelo Colendo STF na ADIn no 493-0, tornando-se inaplicvel nos clculos de atualizao do quantum indenizatrio. A Lei no 8.177/91 extinguiu os ndices oficiais at ento utilizados, mantendo, porm, a divulgao do INPC pelo IBGE, fundao integrante da Administrao Indireta Federal (art. 37, caput da CF), que dever ser aplicado nas contas de

atualizao monetria a partir de maro de 1991. Inteligncia do artigo 4o da Lei no 8.177/91. Recurso improvido, unanimidade. (RSTJ 64/193) EMENTA: Processual Civil. Clculo de liquidao. Correo Monetria. TR. Aplicabilidade. - No constituindo a TR ndice de correo monetria, a teor do entendimento manifestado pelo STF (ADIn no 493-DF) descabe utiliz-la nos clculos de liquidao. - Embargos de Divergncia recebidos. (RSTJ 84/21) Desapropriao Administrativo. atualizao da indenizao - Incluso do IPC de fevereiro de 1991 - Aplicao da TR - Impossibilidade - ADIN 493-0 Precedentes STJ. (omissis) - Conforme orientao assentada pelo STF na ADIn 493-0, a TR (Taxa Referencial), no ndice de atualizao da expresso monetria de valores defasados pela inflao passada Recurso provido. (RSTJ 85/167)

-5 Correo plena para dvida de valor matria pacfica


A favor da correo pelos ndices plenos do IPC, no expurgados, temos ainda dentre uma pletora de julgados anlogos, os seguintes: Constitucional. Desapropriao. Indenizao. Inflao. Expurgo. I - O acrdo, interpretando um conjunto de leis, no admitiu o expurgo da taxa de inflao relativa ao ms de janeiro/89, tendo em vista o princpio constitucional da justa indenizao (CF art. 5o, XXIV e art. 182, parg. 3o). Inocorrncia de ofensa ao princpio da legalidade inscrito no artigo 5o, II, da Constituio. R. E. inadmitido. II - Agravo improvido. (grifamos) (Ag. inst. 147.230-8-SP, Rel. Min. Marco Aurlio - DJU de 10.08.93, p.15371). O v. aresto impugnado no violou os dispositivos legais invocados no Recurso Especial, porque obediente ao princpio constitucional da justa indenizao no permitindo, no perodo de atualizao, a excluso de qualquer ndice inflacionrio, por mais nfimo que o seja, sob pena de descaracterizar o valor real indenizatrio.

Neste particular, firme a orientao jurisprudencial da egrgia 1a Seo desta Corte (Cf. Ms nos 254, 290, 871, DJU de 11.06.90, 21.05.90 e 19.08.91; AG nos 21.775-3-SP, DJU de 09.06.92, e 21.8290-SP, DJU de 17.06.92; 26.276-0-SP e 26.389-1-SP, DJU de 10.09.92, ambos de lavra do ilustre Ministro Garcia Vieira). (Ag. inst. 63.096-0-SP, Rel. Min. Milton Luiz Pereira - DJU no 55 de 21/03/95, Seo 1, p. 6375). Processual Civil. Agravo Regimental. ndices de Correo (BTN - OTN - IPC). Valorizao Constitucional da Justa Indenizao. 1. O justo preo indenizatrio, fixado na ao expropriatria, cnsono a tortuosa legislao pertinente s variaes dos ndices aplicveis, deve ser contemplado por aquele que, entre os estabelecidos, corresponda atualizao contempornea ao litgio, reanimando o real poder aquisitivo da moeda. (AGA no 35.650-9-SP, julgado em 10.08.93). EMENTA: Desapropriao. IPC. Em matria de desapropriao a indenizao tem que ser justa, e o valor do bem expropriado deve ser aferido pelo ndice que melhor traduza as perdas sofridas pelo expropriado. E no aqueles ndices que atendam a convenincia nos casos que envolvem as Fazendas, autarquias e empresas

estatais. Agravo regimental a que se nega provimento. (nosso grifo) (RTSJ 56/455) Desapropriao. Correo Monetria. ndices de Reajuste (ORTN, OTN, BTN, IPC). Lei 6.899/81. Decretos-Leis nos 2.283/86, 2.284/86 e 2.290/86. Leis nOs 7.730/89, 7.747/89. Decreto nO 86.649/81. 1. No contida pelo congela-mento a persistente e tormentosa inflao, corroendo o valor aquisitivo da moeda corrente brasileira, como luzeiro na tormentuosa legislao aplicvel, conjugada as suas disposies jurdicas e consideradas as variaes dos ndices de reajuste, sobressai o IPC. 2. O Judicirio, ouvindo o eco de indissociveis fatos econmicos, no olvidando realidades, sob pena de louvaminhar direito desajustado e injusto, entre os estabelecidos, pode escolher o ndice mais apropriado para confrontar a perversidade da inflao, causadora de danos economia e s finanas do cidado, salvando-se de ficar atrs do seu tempo, afogado pela procela de acontecimentos contemporneos do litgio. 3. A correo monetria, de vida econmica intertemporal. mera atualizao do valor da moeda naufragada em tormentosa inflao, tem de ser servil sua finalidade precpua. (REsp.35.183-SP, Sesso de 21. 06. 93).

-6 Razes acatadas pelo Acrdo que julga o Agravo


Tribunal de Justia do Estado do Paran Agravo de Agravo de Instrumento No 102503-6 Voto do Relator Omissis ... ... aplicando-se a correo monetria na forma do artigo 5 do Decreto-Lei n. 2284/86 ou seja pelo IPC/IBGE respeitado o ndice de 42,72% para o ms de janeiro de 1.989 e a partir da at fevereiro de 1991 aplicar os ndices do IPC/IBGE, e a partir de maro de 1991. os ndices do INPC/IBGE Omissis Teor do Acrdo
ACORDO OS INTEGRANTES DA SEGUNDA CMARA CVEL DO TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DO PARAN POR UNAMIDADE DE VOTOS EM DAR PROVIMENTO PARCIAL AO RECUIRSO NOS TERMOS DO VOTO DO RELATOR.

Curitiba,06 de maro de 2002

Вам также может понравиться