Вы находитесь на странице: 1из 13

54

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR - RELAES PBLICAS


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com o enunciado das 70 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, assim distribudas:

LNGUA PORTUGUESA II Questes Pontos 1 a 10 1,0

LNGUA INGLESA I Questes Pontos 11 a 20 1,0

INFORMTICA Questes 21 a 25 Pontos 1,0

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes Pontos 26 a 40 1,3 41 a 55 1,7 56 a 70 2,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por razes de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes, a qualquer momento. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das provas na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) .

06

07 08

09 10

11 12

JUNHO / 2008

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

LNGUA PORTUGUESA II
TEMPO DE ESCOLHER Um homem no grande pelo que faz, mas pelo que renuncia.
(Albert Schweitzer) 55 50

10

15

20

25

Muitos amigos leitores tm solicitado minha opinio acerca de qual rumo dar s suas carreiras. Alguns apreciam seu trabalho, mas no a empresa onde esto. Outros admiram a estabilidade conquistada, mas no tm qualquer prazer no exerccio de suas funes. Uns recebem propostas para mudar de emprego, financeiramente desfavorveis, porm, desafiadoras. Outros tm diante de si um vasto leque de opes, muitas coisas para fazer, mas no conseguem abraar tudo. Todas estas pessoas tm algo em comum: a necessidade premente de fazer escolhas. Lembro-me de Clarice Lispector: Entre o sim e o no, s existe um caminho: escolher. Acredito que quase todas as pessoas passam ao longo de sua trajetria pelo dilema da virada. Um momento especial em que uma deciso clara, especfica e irrevogvel tem que ser tomada simplesmente porque a vida no pode continuar como est. Algumas pessoas passam por isso aos 15 anos, outras, aos 50. Algumas talvez nunca tomem esta deciso, e outras o faam vrias vezes no decorrer de sua existncia. Fazer escolhas implica renunciar a alguns desejos para viabilizar outros. Voc troca segurana por desafio, dinheiro por satisfao, o pouco certo pelo muito duvidoso. Assim, uma companhia que oferece estabilidade com apatia pode dar lugar a outra dotada de instabilidade com ousadia. Analogamente, a aventura de uma vida de solteiro pode ceder espao ao conforto de um casamento. PRAZER E VOCAO Os anos ensinaram-me algumas lies. A primeira delas vem de Leonardo da Vinci, que dizia que A sabedoria da vida no est em fazer aquilo que se gosta, mas em gostar daquilo que se faz. Sempre imaginei que fosse o contrrio, porm, refletindo, passei a compreender que quando estimamos aquilo que fazemos, podemos nos sentir completos, satisfeitos e plenos, ao passo que se apenas procurarmos fazer o que gostamos, estaremos sempre numa busca insacivel, porque o que gostamos hoje no ser o mesmo que prezaremos amanh. Todavia, indiscutivelmente importante aliar prazer s nossas aptides; encontrar o talento que reside dentro de cada um de ns, ao que chamamos de vocao. Oriunda do latim vocatione e traduzida literalmente por chamado, simboliza uma espcie de predestinao imanente a cada pessoa, algo revestido de certa magia e divindade.(...)

60

65

70

75

80

Escolhas so feitas com base em nossas preferncias. E a recorro novamente etimologia das palavras para descobrir que o verbo preferir vem do latim praeferere e significa levar frente. Parece-me uma indicao clara de que nossas escolhas devem ser feitas com os olhos no futuro, no uso de nosso livre arbtrio. O mundo corporativo nos guarda muitas armadilhas. Trocar de empresa ou de atribuio, por exemplo, so convites permanentes. O problema de recus-los passar o resto da vida se perguntando O que teria acontecido se eu tivesse aceitado?. Prefiro no carregar comigo o benefcio desta dvida, por isso opto por assumir riscos evidentemente calculados e seguir adiante. Dizem que somos livres para escolher, porm, prisioneiros das conseqncias... Para aqueles insatisfeitos com seu ambiente de trabalho, uma alternativa mudana de empresa postular a melhoria do ambiente interno atual. Dialogar e apresentar propostas so um bom caminho. De nada adianta assumir uma postura meramente defensiva e crtica. Lembre-se de que as pessoas no esto contra voc, mas a favor delas. Por fim, combata a mediocridade em todas as suas vertentes. A mediocridade de trabalhos desconectados com sua vocao, de empresas que no valorizam funcionrios, de relacionamentos falidos. Sob este aspecto, como diria Tolstoi, No se pode ser bom pela metade. Meias-palavras, meias-verdades, meias-mentiras, meio caminho para o fim. Os gregos no escreviam obiturios. Quando um homem morria, faziam uma pergunta: Ele viveu com paixo?. QUAL SERIA A RESPOSTA PARA VOC?
COELHO, Tom. Disponvel em: <http://www.catho.com.br/jcs/ inputer_view.phtml?id=6415>. Acesso em: 07 mai. 2008.(adaptado)

1
De acordo com o texto, uma caracterstica apresentada pela vida, que NO justificativa para a necessidade de se fazer escolhas, (A) irreversibilidade. (B) irregularidade. (C) instabilidade. (D) imprevisibilidade. (E) mutabilidade.

30

35

2
Semanticamente, o pensamento de Albert Schweitzer est ratificado no (A) 1o pargrafo - 1o perodo. (B) 1o pargrafo - 2o perodo. (C) 2o pargrafo - 1o perodo. (D) 3o pargrafo - 1o perodo. (E) 4o pargrafo - 2o perodo.

40

45

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

3
O substantivo abstrato cujo sentido NO caracteriza a atitude do profissional num momento crucial de deciso (A) flexibilidade. (B) transigncia. (C) determinao. (D) arrojo. (E) retroao.

8
Assinale a opo em que a seqncia de verbos NO pode ser considerada uma locuo verbal. (A) Fazer escolhas implica renunciar a alguns desejos... (l. 22-23) (B) Analogamente, a aventura de uma vida de solteiro pode ceder espao ao conforto de um casamento. (l. 27-29) (C) ...se apenas procurarmos fazer o que gostamos, (l. 37-38) (D) Escolhas so feitas com base em nossas preferncias. (l. 48-49) (E) O que teria acontecido... (l. 57-58)

4
No oitavo pargrafo do texto, os sentidos de armadilhas (l. 54-55) e de benefcio (l. 59), respectivamente, no contexto em que se inserem, so (A) enganos e risco. (B) impasses e proteo. (C) dificuldades e conhecimento. (D) certezas e sucesso. (E) dvidas e prazer.

9
Na passagem Voc troca segurana por desafio, (l. 23-24), substituindo-se o verbo destacado pelo verbo preferir, segundo o registro culto e formal da lngua, teremos: (A) Voc prefere mais segurana que desafio. (B) Voc prefere muito mais segurana desafio. (C) Voc prefere mais segurana a desafio. (D) Voc prefere segurana do que desafio. (E) Voc prefere segurana a desafio.

5
Quanto ao tipo, o texto classifica-se predominantemente, como (A) expositivo. (B) injuntivo. (C) descritivo. (D) narrativo. (E) argumentativo.

10
As palavras destacadas em mas no tm qualquer prazer no exerccio de suas funes. (l. 4-5) e Quando um homem morria, (l. 77-78) podem ser substitudas, respectivamente, sem alterao de sentido, por (A) visto que e Antes que. (B) porquanto e Posto que. (C) entretanto e Depois que. (D) portanto e de medida que. (E) de sorte que e Visto que.

6
Com base nas idias apresentadas no oitavo pargrafo, qual interpretao est correta? (A) As armadilhas levam s escolhas cujas conseqncias dependem das ponderaes feitas anteriormente s decises. (B) As armadilhas geradas pelas escolhas traduzem as ponderaes exigidas pelas conseqncias das decises. (C) As decises originam as ponderaes feitas para as escolhas cujas armadilhas se traduzem pelas conseqncias. (D) As conseqncias das decises tomadas retratam as ponderaes estabelecidas pelas armadilhas impostas pelas escolhas. (E) As ponderaes sobre as escolhas feitas geram as armadilhas que traduzem as conseqncias das decises.

7
Em relao s idias apresentadas no fragmento Prazer e Vocao, assinale a afirmativa IMPROCEDENTE. (A) Nem sempre as preferncias implicam segurana. (B) No campo profissional, a soluo para vrios problemas no est numa deciso radical. (C) A vocao um dom que se adquire com o tempo, ao longo da vida. (D) Profissionalmente, a mediocridade um problema que no pode ser contornado. (E) Muitas escolhas tm a perda como contraponto.

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

LNGUA INGLESA I
Oil could transform Brazils economy. But not necessarily for the better The legend is that Brazil never lives up to its vast potential. When Stefan Zweig, an exiled Austrian writer, said in 1941 of his new home that it was the country of the future, popular humour quickly added and it always will be. More recently, when Goldman Sachs classified Brazil together with Russia, India and China as the BRIC countries that collectively represent the worlds economic future, there was much complaining that its mediocre rate of economic growth condemned it to be an intruder in such dynamic company. Yet there are reasons to believe that South Americas economic powerhouse of 190 million people is starting to count in the world. Economic growth has risen steadily, to 5.4% last year. That is modest by Chinese standards but the comparison is misleading. Brazil enjoyed Chinese rates of growth in the third quarter of the 20th century. That was when it was almost as poor as China. It is much harder for a middle-income country, as Brazil now is, to grow at such rates. And now it looks as if Brazil will become an oil power, too. Brazils previous growth boom was derailed by debt and high oil prices, a collapse that obliged its then military government to give way to civilian rule. The early years of restored democracy saw chronic inflation, economic torpor and political drift. In the past decade and a half, however, under reforming democratic governments, Brazil has conquered inflation, opened a protected economy to the world and begun to tackle its social problems. Poverty and inequality are falling steadily. All this has gradually created a new mood among business people. Brazilian companies, traditionally inward-looking family-owned affairs, are going to the stockmarket to raise funds, in many cases to finance expansion abroad. Some, such as Vale, the worlds second-biggest mining company, and Embraer, its third-largest maker of civilian aircraft, both privatised in the 1990s, are well-known. A string of others are about to become so. Many of these companies are linked to agribusiness or other primary commodities. Additionally, some economists argue that Brazil is the beneficiary of a structural shift, in which the industrialisation of Asia and the rise of a new middle class in the developing world will keep commodity prices high. Besides, Brazil produces more than just soyabeans. It has a lot of manufacturing industry too. And its newly discovered offshore fields of oil and natural gas may turn out to be bigger than those in the North Sea in the 1960s.
50

55

Oil wealth is lovely, of course. But it is also a cause for concern. The worry now is that a bonanza of oil will weaken an already infirm resolve to dig deeper into the economys structural problems. These difficulties include an oppressive tax system and a labour code that makes firms cautious in hiring. Between them these have confined some 40% of the workforce to the informal economy. Compared with its past, Brazil is indeed doing much better. But before oil euphoria kicks in, Brazils leaders should ask themselves why so many other countries have made bigger returns from a much smaller natural endowment.
Apr 17th 2008 From The Economist print edition

11
According to Paragraph 1 (lines 1-10), Brazil (A) is not allowed to explore its abundant natural resources. (B) will never be ranked with countries such as Russia, India and China. (C) will never be a country of the future due to its accelerated economic growth. (D) was considered to be a promising land by the Austrian writer Stefan Zweig. (E) is condemned to play a small part among the most powerful nations of the world.

10

15

20

12
The sentence Yet there are reasons to believe that South Americas economic powerhouse of 190 million people is starting to count in the world. (lines 11-13), which introduces Paragraph 2, (A) confirms that the several critics of Brazil were right in their predictions. (B) justifies why Brazil could not be added to the group of BRIC countries. (C) explains why Brazil should depend on South American economic powers. (D) criticizes Brazils low rate of economic growth, compared to Chinese rates. (E) contradicts the criticism that Brazil would not have a role in the worlds economic future.

25

30

35

13
According to Paragraph 2 (lines 11-20), (A) China has been growing faster than Brazil lately. (B) Brazil is, currently, as poor as China and needs to grow faster. (C) Brazil and China have 190 million economically active people. (D) Brazil had similar growth rates as Chinas in the early 20th century period. (E) Brazil and China have both reached equal levels of income for their populations.

40

45

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

Which alternative contains a correct correspondence of meaning? (A) restored (line 24) and reestablished are antonyms. (B) tackle (line 28) and deal with are synonyms. (C) shift (line 40) is the opposite of change. (D) newly (line 45) and recently are not synonyms. (E) confined (line 53) means the same as released.

14

19
The fragment Brazils leaders should ask themselves why so many other countries have made bigger returns from a much smaller natural endowment. (lines 56-58) means that Brazils leaders (A) should not concern themselves about why other countries have been more lucrative than Brazil. (B) may be in doubt whether it is true that Brazil will eventually make as much money as countries with vast of natural resources. (C) might speculate if Brazil could make more gains if it made a better use of its scarce natural gifts. (D) would rather investigate how some countries that are not as rich as Brazil find the means to survive. (E) had better analyze why countries with fewer natural resources than Brazil have been more profitable.

15

Check the option in which the phrase is INCORRECTLY explained. (A) South Americas economic powerhouse (lines 11-12) = the economic powerhouse of South America. (B) traditionally inward-looking family-owned affairs (lines 31-32) = affairs owned by traditional families who look inwards. (C) the worlds second-biggest mining company (line 34) = a mining company that is the second biggest one in the world. (D) third-largest maker of civilian aircraft (line 35) = a civilian aircraft maker that is the third largest one. (E) newly discovered offshore fields of oil and natural gas (line 45) = fields of oil and natural gas that are offshore and that have been newly discovered.

20
The text as a whole is both (A) pessimistic and sarcastic. (B) optimistic and enthusiastic. (C) argumentative and watchful. (D) persuasive and comforting. (E) hopeless and terrifying.

16

In terms of reference, it is correct to affirm that (A) its (line 8) refers to worlds (line 7). (B) That (line 14) refers to year (line 14). (C) this (line 30) refers to new mood (line 30). (D) others (line 37) refers to business people (lines 30-31). (E) those (line 46) refers to fields (line 45). The only item where the boldfaced word may be replaced by furthermore is (A) In the past decade and a half, however, under reforming democratic governments, Brazil has conquered inflation, (lines 25-27) (B) Some, such as Vale, the worlds second-biggest mining company, (lines 33-34) (C) Additionally, some economists argue that Brazil is the beneficiary of a structural shift, (lines 39-40) (D) Compared with its past, Brazil is indeed doing much better. (line 55) (E) But before oil euphoria kicks in, (line 56)

INFORMTICA
21
Suponha que um usurio esteja editando dois documentos, chamados doc1 e doc2, utilizando a verso em portugus do aplicativo Microsoft Word 2003 com suas configuraes padres. Uma possvel forma de o usurio reproduzir no doc2 uma parte contnua de texto contido no doc1, sem alterar o doc1, (A) recortar o texto desejado no doc1 e colar no doc2. (B) recortar o texto desejado no doc1 e copiar no doc2. (C) colar o texto desejado no doc1 e copiar no doc2. (D) copiar o texto desejado no doc2 e colar no doc1. (E) copiar o texto desejado no doc1 e colar no doc2.

17

18

According to Paragraph 6 (lines 48-54), oil can be considered a cause of concern because (A) economic problems can weaken Brazils ability to explore the new oil resources. (B) Brazils newly discovered oil resources are not as big as the experts previously expected. (C) the current oil drilling technology is not appropriate for the extraction of all the oil discovered. (D) the nations leaders might forget the structural problems in the euphoric scenario of new oil sources. (E) the heavy taxation of oil products might maximize the economic returns of drilling the recently discovered oil wealth.

22
Considere o editor de textos Microsoft Word 2003 em portugus com suas configuraes padres. Qual opo de menu o usurio deve acionar para aumentar o tamanho da fonte de um texto previamente selecionado? (A) Formatar => Fonte (B) Formatar => Pargrafo (C) Formatar => Revelar formatao (D) Formatar => Bordas e sombreamento (E) Editar => Dimenses

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

23
Considere o aplicativo Microsoft Excel 2003 em portugus com suas configuraes padres. Um usurio que deseja atribuir clula C1 o valor da clula B1 subtrado do valor da clula A1 deve, na clula C1, especificar a seguinte frmula: (A) B1A1 (B) =B1A1 (C) C1=B1A1 (D) C1=B$1A$1 (E) SUB(B1, A1)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
26
A JUVENTUDE VULNERVEL A violncia tem se tornado um flagelo para toda a sociedade, difundindo o sofrimento, generalizando o medo e produzindo danos profundos na economia. Entretanto, os efeitos mais graves de nossa barbrie cotidiana no se distribuem aleatoriamente. (...) O problema alcanou um ponto to grave que j h um deficit de jovens do sexo masculino na estrutura demogrfica brasileira. Um deficit que s se verifica nas sociedades que esto em guerra. Portanto, apesar de no estarmos em guerra, experimentamos as conseqncias tpicas de uma guerra.
SOARES, L.E. in Sento-S, V. (org). Preveno da Violncia. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2005:21.

24
Suponha que um usurio esteja editando uma planilha de clculo utilizando a verso em portugus do aplicativo Microsoft Excel 2003 com suas configuraes padres. Uma possvel forma de o usurio mesclar duas clulas adjacentes selecionar (A) as duas clulas, selecionar a opo de formatar clula e marcar a opo que indica que as duas clulas devem ser mescladas. (B) uma das clulas e selecionar a opo editar dimenses da clula para configur-las de modo a abranger a outra clula. (C) a opo inserir frmula, escolher a frmula mesclar e adicionar como argumento as duas clulas. (D) a opo de inserir mescla de clulas e adicionar as duas clulas a serem mescladas. (E) a opo de configurar planilha e indicar que aquelas duas clulas devem ser unificadas como um nico objeto.

As informaes e os argumentos apresentados acima remetem-se, diretamente, ao problema da violncia no Brasil e, no curto prazo, necessidade de elaborao e execuo de uma eficaz poltica (A) natalista, que estimule a expanso da faixa de jovens. (B) de segurana pblica, que efetive direitos humanos. (C) de imigrao, que reequilibre a estrutura sexual da populao. (D) de assistncia social, que expanda a gerao de emprego e renda. (E) de defesa, que repare violaes e perdas de guerra.

27
TATUAGENS URBANAS COMO REGISTRO VISUAL: DO GRAFITE AO CONE PUBLICITRIO Quando sustentei que o grafite subverte uma ordem (social, lingstica ou moral) e que a marca graffiti expe exatamente o que proibido, o obsceno (socialmente falando), estava apontando para um tipo de escritura perversa que diz o que no se pode dizer e que, precisamente nesse jogo de dizer o que no permitido (...), se legitima.
SILVA, A. Imaginrios urbanos. S. Paulo: Perspectiva, 2001:3.

25
Suponha que um usurio esteja editando uma apresentao, chamada pres1, utilizando a verso em portugus do aplicativo Microsoft PowerPoint 2003 com suas configuraes padres. Uma possvel opo para o usurio inserir um novo slide em pres1 selecionar a opo (A) Arquivo => Novo. (B) Inserir => Novo arquivo (C) Inserir => Novo slide (D) Formatar => Apresentao (E) Editar => Slides

Considerando os grafites presentes nas grandes metrpoles do Brasil, o ponto de vista sustentado pelo autor incorpora e apresenta uma concepo do grafitismo urbano contemporneo como arte (A) pblica, que visa a um carter crtico e a uma postura reivindicatria. (B) poltica, que busca legitimar as formas de poder institudo. (C) popular, que apenas refora mecanismos e cones publicitrios. (D) ingnua, que procura os marcos da amoralidade e da perversidade. (E) informal, que atua como registro visual e lingstico primaz.

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

28
Um dos mais importantes bancos brasileiros da atualidade divulga o seguinte anncio publicitrio: PORQUE A NOVA TENDNCIA DO MERCADO IMOBILIRIO CONSTRUIR SEM DESTRUIR (...) Ns financiamos os empreendimentos, e as obras seguem prticas que reduzem o impacto ambiental e aumentam a eficincia econmica. Em outras palavras, a idia de que uma construo pode ser boa para quem constri, para seus clientes, para a sociedade e para o planeta (...)
Revista Veja, 23 abr. 2008.

32
Um fenmeno novo est surgindo no campo do jornalismo, produzido na Web. Em vez da tradicional seleo e publicao das notcias em funo de critrios de espao e relevncia, a partir de interesses editoriais, o espao, virtualmente ilimitado, associado participao de qualquer internauta na escrita das notcias, criou o processo de (A) ombudsman. (B) gatekeeping. (C) bookkeeping. (D) gatewatching. (E) direct access.

33
Os meios, chamados massivos, esto perdendo terreno para a Internet no que diz respeito comunicao, enquanto processo de construo social. Essa uma realidade virtual que se caracteriza por (A) relaes interativas. (B) representaes fiis. (C) estruturas digitais. (D) informaes direcionadas. (E) relacionamentos efmeros.

O contedo do texto publicitrio acima revela uma das tendncias da gesto empresarial no Brasil de hoje. Essa tendncia articula, especificamente, as seguintes propostas: (A) ecodesenvolvimento e produo flexvel. (B) eficincia econmica e fuso empresarial. (C) desenvolvimento sustentvel e fuso empresarial. (D) compromisso social e desenvolvimento sustentvel. (E) compromisso social e produo flexvel.

29

34
No jargo digital, o termo que normalmente se usa para transmitir informaes captadas em vdeo e outros suportes para a Internet (A) submeter. (B) encodar. (C) transferir. (D) transportar. (E) editar.

A Agncia Nacional de Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP) visa a regular as indstrias responsveis por esses recursos energticos, no Brasil, garantindo o cumprimento de regras claras e estveis. Com relao ao papel desempenhado pela ANP, so apresentadas as seguintes expectativas: I - com mais petrleo, ratifica-se a perspectiva de consolidao da auto-suficincia nacional; II - com mais gs natural, define-se a perspectiva de reduo da dependncia externa do Pas; III - com biocombustveis, amplia-se a perspectiva de alternativas energticas menos custosas que suas similares estrangeiras; IV - com o conjunto dos negcios derivados das produes, refora-se a perspectiva do aumento de royalties para a Unio, estados e municpios. So plausveis as expectativas (A) I, II e III, apenas. (B) I, II e IV, apenas. (C) I, III e IV, apenas. (D) II, III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

35
Ao assinar uma lista RSS (Really Simple Syndication), o leitor de um blog ou site pode (A) automatizar o recebimento das notcias mais atualizadas de um site ou blog. (B) gerenciar os hits do website atravs de um programa proprietrio. (C) bloquear o recebimento de e-mails no solicitados. (D) distribuir automaticamente os posts publicados. (E) publicar on-line um contedo colaborativo.

36

30

O mundo contemporneo se caracteriza por ser uma sociedade de vigilncia, principalmente, depois dos atentados s Torres Gmeas, em Nova York. Qual o conceito usado por Michel Foucault para se referir a esse tipo de fenmeno? (A) Virtualidade. (B) Anacronismo. (C) Panoptismo. (D) Solepsismo. (E) Visionismo.

31

No contexto da sociabilidade contempornea, se acentua, cada vez mais, um processo de comunicao que tem por base a cultura (A) do corpo. (B) do esprito. (C) dos jovens. (D) dos indivduos. (E) das redes.

A apropriao e o uso no autorizado de contedo da Internet so temas emergentes que tm atrado a ateno dos autores e produtores de contedo para a necessidade da proteo do direito autoral. Esse cenrio incentivou a criao das licenas Creative Commons (CC). Qual o princpio defendido por essas licenas? (A) Autores e criadores de contedo permitem compartilhar a sua criao intelectual na Internet sem que o usurio viole as leis de direitos autorais. (B) Em caso de uso no necessrio dar o crdito ao autor original de uma obra, se ela estiver registrada no CC. (C) Em qualquer situao, uma vez licenciada, o autor libera o uso de sua obra sem a necessidade de pagamento de direitos autorais. (D) O autor cede os direitos autorais CC, que passa a deter o controle e a propriedade da obra. (E) O uso da obra completa, ou de partes da mesma, s ser permitido aps passar por uma complexa avaliao da organizao CC.

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

37
Pela tica corporativa, a fim de se proteger de possveis reflexos negativos em situaes de crise institucional ou de imagem, a postura de uma empresa em relao ao contato com a imprensa deve ser (A) defensiva. (B) investigativa. (C) neutra. (D) proativa. (E) reativa.

41
Uma equipe de comunicao est analisando dados sobre campanhas anteriores, com vistas ao planejamento do prximo ano. Na reunio, surgem os comentrios a seguir. I - A propaganda mais eficaz quando seu alvo restrito, pois, embora seja difcil medir a taxa de retorno do investimento, ela provavelmente maior para anncios estreitamente direcionados. II - Como a taxa de retorno do investimento mais difcil de medir no caso de marketing direto, uma alternativa seria dividir a soma do valor de todos os pedidos pelo custo total da ao. III - Se uma nova campanha de propaganda for acompanhada de aumento de preo, uma nova promoo de vendas e uma campanha de relaes pblicas, torna-se fcil medir o retorno de cada ao, separadamente. IV - Devemos ser cuidadosos quanto quantia a ser gasta em comunicao, pois, se gastarmos muito pouco com anncios, podemos estar gastando demais, uma vez que eles no captam muito a ateno. O diretor do departamento deve considerar vlidos APENAS os comentrios (A) I e IV (B) II e III (C) I, II e III (D) I, III e IV (E) II, III e IV

38
Pginas comunitrias que possibilitam a incluso e a edio de artigos que podem ser alterados por todos os usurios que tm direito de acesso. A esse conceito de colaborao on-line se d o nome de (A) Hipertexto. (B) Streaming. (C) WAP. (D) Web Standards. (E) Wiki.

39
Considerados como uma evoluo dos dirios pessoais online , os blogs corporativos seguem a tendncia de incorporar sua estrutura vrias ferramentas de colaborao caractersticas da web 2.0, tais como podcasts e feeds. Nesse sentido, o uso de um blog corporativo como ferramenta de comunicao on-line tem como objetivo (A) criar um espao formal para apresentaes institucionais. (B) diminuir o investimento no processo tradicional de distribuio de contedo. (C) manter-se alinhado nova tendncia da presena corporativa no mundo digital e colaborativo. (D) estreitar e incentivar uma melhor experincia de relacionamento com o pblico interno. (E) monitorar estatisticamente os acessos e o perfil do usurio on-line.

42

40
Nos ltimos anos vem-se observando uma nova configurao do processo de comunicao das empresas, que passaram a usar o poder de alcance e a interatividade das novas tecnologias de informao para construir um novo tipo de comunicao e relacionamento com seus stakeholders. Nesse sentido, correto afirmar que (A) o contedo, que passa a ser gerado unicamente pelo usurio, tem uma relevncia maior em termos de credibilidade nesse ambiente. (B) o ambiente on-line incentiva o relacionamento bidirecional, a partir da participao ativa do usurio no processo de comunicao. (C) a Internet, facilitada pela abrangncia mundial, se mostra como o canal mais adequado para falar, de forma nica, com todos os pblicos de uma organizao. (D) a adaptao do usurio a esse novo ambiente tecnolgico depende de um esforo conjunto de todos os agentes envolvidos neste processo. (E) as novas ferramentas desenvolvidas para o contexto online ainda so de difcil uso e dependem de um lento processo de implementao.

Ao planejar uma nova campanha promocional, um assessor de comunicao empresarial deve desenvolver um(a) (A) conceito para a marca, relacionando as peas a serem exibidas pelo target da empresa e seus fornecedores. (B) mapa de mdia, com inseres por veculo, em funo dos pblicos-alvos e das expectativas de retorno dos acionistas. (C) portflio de mensagens, tanto promocionais quanto institucionais, alm de mdias adequadas para sua veiculao. (D) meta de resultados plausveis de serem atingidos, comparando os valores despendidos em cada mdia. (E) proposta de valor em torno da qual todos os elementos do marketing possam ser harmoniosamente integrados.

43

Num debate sobre planejamento estratgico de comunicao, um especialista explica que, em geral, o uso da propaganda no gera vendas rapidamente. Esse o territrio da promoo de vendas. O cliente ouve falar em uma liquidao ou em uma chance de ganhar algo e, nesses casos, ele age. Em funo disso, nos ltimos anos, observa-se um aumento com gastos em promoo de vendas no oramento de comunicao das empresas. O especialista alerta que, no entanto, tal fato pode causar prejuzos para as empresas porque a promoo de vendas (A) no tem o poder de atrair novos consumidores que antes eram fiis a uma marca concorrente. (B) no recomendvel quando a empresa tem uma marca superior, que no conhecida pelo consumidor. (C) exige gastos elevados, que poderiam constituir uma reserva para investir em inovao e melhorar os produtos. (D) tem o efeito de enfraquecer a preferncia do consumidor por uma marca, o que afeta seu valor a longo prazo. (E) representa um meio para a empresa acompanhar seus concorrentes, gerando perda na participao de mercado.

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

44
No processo de gesto da comunicao, empresas podem utilizar ferramentas promocionais na proporo errada, ou deixar de criar mensagens coerentes por meio delas. Atualmente, duas situaes impactam decisivamente a seleo do mix adequado de ferramentas promocionais. So elas: (A) o comportamento dos consumidores e a dificuldade em detectar os reais decisores da compra. (B) o aumento da competitividade entre as empresas e a elevao dos custos de mdia que isso ocasiona. (C) o excesso de ferramentas de comunicao disponveis e a dificuldade em estimar seus resultados. (D) a baixa influncia da mdia sobre o comportamento social e a legislao pouco favorvel publicidade. (E) as poucas ferramentas disponveis de pesquisa e o alto grau de exigncia e conhecimento dos consumidores. Uma rede de distribuio de combustveis, com atuao no sudeste brasileiro, acaba de nomear um diretor para administrar a comunicao integrada de marketing . A principal tarefa desse profissional (A) assessorar a presidncia da empresa a respeito de todas as mensagens que possam comunicar algo a seus clientes. (B) mapear as diversas mdias disposio, dividi-las em grupos e selecion-las pelo critrio do CPM custo por mil. (C) integrar as ferramentas de comunicao, com o objetivo especfico de melhorar a imagem corporativa. (D) identificar os pontos de contato do cliente com a empresa e transmitir uma mensagem coerente em todos eles. (E) implantar um sistema de apoio aos canais de distribuio, com nfase nas ferramentas de comunicao.

47

45

Das afirmaes a seguir, sobre os conceitos de identidade e imagem, apenas uma verdadeira. Qual? (A) Imagens so as caractersticas fsicas fundamentais do produto e os ingredientes da sua personalidade e composio manufaturada, equivalendo ao territrio em que circulam as mais diferentes percepes sobre o produto. (B) A imagem se projeta na identidade, graas ao estabelecimento de uma marca e ao desenvolvimento de tcnicas de comunicao e marketing voltadas para posicionar o produto na mente do consumidor. (C) A identidade da marca ser mais consolidada quanto maiores forem seu tempo de exposio pblica e os volumes e verbas publicitrias, sendo que a imagem ser mais forte quanto maiores forem o volume e a homogeneidade grfico-visual da marca. (D) A identidade se refere ao plano dos contedos lgicos, concretos, apreendidos pelo nvel do consciente, enquanto a imagem se refere ao plano dos simbolismos, das intuies e conotaes, apreendidas pelo nvel do inconsciente. (E) A identidade a verdade do produto, enquanto a imagem sua sombra, e, assim, quanto mais prxima estiver da imagem, maior a projeo da identidade, e quanto mais distante da identidade, menos distorcida ser a imagem.

48

46

As afirmaes a seguir esto relacionadas a cinco ferramentas que constituem o mix promocional de uma empresa, fazendo com que suas mensagens cheguem ao pblico-alvo. Indique a nica INCORRETA. (A) Relaes pblicas a maioria das despesas com essa ferramenta representa slidos investimentos planejados para criar e transmitir uma imagem positiva ao mercado, embora no seja to perceptvel para o pblico como a propaganda. (B) Propaganda a mais poderosa ferramenta para promover a conscientizao das pessoas sobre uma empresa, um produto, um servio ou uma idia e, em termos de custo por milhares de pessoas atingidas, dificilmente superada. (C) Fora de vendas representa uma das mais dispendiosas ferramentas de comunicao, especialmente quando sai em campo, em viagens constantes, e passa um tempo considervel caa de clientes potenciais. (D) Promoo de vendas necessita ser cuidadosamente planejada, para no gerar oscilaes nos cronogramas de produo ou nos nveis de estoque dos fabricantes, nos perodos em que for utilizada. (E) Marketing direto ferramenta que identifica todo um conjunto de pessoas influentes e formadores de opinio, que sero contatados diretamente para aumentar a chance de sucesso de um novo produto.

O sistema de comunicao externa responsvel pelo posicionamento e pela imagem da organizao na sociedade. Por isso, seu foco a opinio pblica. Nesse sentido, atualmente, a comunicao externa de uma empresa necessita (A) aprumar seu discurso procura de pontos que possam justapor os interesses dos consumidores e os da empresa, sem se desviar dos compromissos ticos. (B) assumir a postura moralista nos negcios, considerando a nova realidade social e impondo padres elevados de comportamento aos parceiros. (C) oferecer produtos honestos e de qualidade, omitindo eventuais erros e desleixos para preservar a lucratividade e o bem-estar dos funcionrios. (D) efetuar uma cobrana social mais efetiva em torno dos servios das instituies, exigindo maior clareza e mais profissionalismo. (E) avaliar de maneira cuidadosa as atitudes dos consumidores, tornando-se mais gil nas respostas e no atendimento s demandas pelos produtos.

49

Um consultor de comunicao contratado para desenvolver um planejamento de endomarketing para uma instituio de grande porte. Ele explica para a diretoria que existem diversas formas de comunicao nas organizaes, como a administrativa e a social. Entretanto, existe tambm uma rea que normalmente no trabalhada operacionalmente nas organizaes: a comunicao cultural, que aquela que (A) envolve as reas de assessoria de imprensa e relaes pblicas no contexto social, gerando imagem favorvel empresa. (B) comporta o clima organizacional, aferido a partir do arcabouo dos costumes, das idias e dos valores da empresa. (C) promove a marca para o pblico interno, criando um clima organizacional favorvel nos tempos de mudanas. (D) funciona como uma orquestra promovendo uma melodia harmoniosa e corresponde viso sistmica na empresa. (E) motiva o funcionrio a trabalhar mais satisfeito, produzindo mais e orgulhando-se da instituio em que atua.

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

10

50

Considere as afirmaes abaixo, sobre a dimenso estratgica da comunicao organizacional. I - Um clima organizacional mal trabalhado e mal administrado gerar rudos na comunicao, o que pode ser resolvido por um boletim interno bem feito e programas de relaes pblicas bem elaborados. II - Cada vez mais, a comunicao ganha status de consultoria estratgica, que se desenvolve por meio de orientao, de leitura do meio ambiente, de interpretao de cenrios e de assessoria aos sistemas decisrios. III - Os sistemas de informao, que agregam as informaes armazenadas em bancos de dados, so importantes formas de comunicao nas organizaes, afetando as comunicaes social, cultural e administrativa. IV - A comunicao organizacional comumente entendida como a comunicao administrativa que rene os papis, as cartas internas e os memorandos, sendo a mais desenvolvida do ponto de vista operacional. (So) verdadeira(s) APENAS a(s) afirmao(es) (A) II (B) I e II (C) II e III (D) I, II e III (E) II, III e IV

53
Atualmente, um profissional de relaes pblicas atua no contexto da comunicao organizacional, exercendo, estrategicamente, a funo de (A) organizar festas e encontros com os principais atores envolvidos no processo de comunicao, tais como jornalistas e formadores de opinio. (B) elaborar pesquisas de mercado, mapeando o interesse dos pblicos-alvos da empresa e desenvolvendo inovaes que atendam as provveis demandas. (C) assessorar o corpo dirigente na implementao de polticas internas e externas, voltadas para construo da identidade e imagem da organizao. (D) coordenar equipes de editorao e jornalistas, na concepo de house-organs e na divulgao da organizao junto grande imprensa. (E) promover eventos internos e externos, com o objetivo de congregar os funcionrios com o meio social, fortalecendo a imagem da organizao.

54

51

Os fluxos da comunicao numa organizao exercem grande influncia sobre a eficcia do processo. So eles que constituem os caminhos, os desvios e os degraus por que atravessa a comunicao. A esse respeito, INCORRETO afirmar que (A) as comunicaes descendentes, entre a cpula (diretores e superintendentes) e os nveis gerenciais intermedirios, so mais eficazes do que as comunicaes entre os gerentes e as chefias subordinadas. (B) as comunicaes para as bases da organizao sofrem influncia negativa da disperso dos pblicos-alvos, da heterogeneidade sociocultural e da reteno das informaes pelas gerncias e chefias intermedirias. (C) as comunicaes ascendentes de baixo pra cima no tm a fora do sistema formal, e grande parte das mensagens flui por meio de canais informais, as chamadas rdio-peo e rdio-corredor. (D) as comunicaes laterais tratam de mensagens trocadas entre um superior e um subordinado de outra rea, sendo comuns em organizaes mais abertas, menos burocrticas e com programas interdepartamentais. (E) entre as queixas relativas ao fluxo lateral, aparecem consideraes sobre o esconderijo de informaes, explicado pela ttica de no fornecer aos companheiros tudo o que se passa em certas reas.

A responsabilidade social corporativa requer um novo modelo para o conceito de empresa, descentralizando-a no escopo de discusso, quanto s relaes de produo e consumo nas coletividades humanas, e levando em conta as relaes recprocas do ser humano e natureza, sem limites temporais e espaciais. As premissas abaixo se encaixam nesse novo modelo, com EXCEO de (A) marketing agindo para a educao do ato de consumo, e finanas atuando para o crescimento sustentvel. (B) interdependncia e desempenho ecolgico das comunidades organizacionais, entendidas como ecossistemas industriais. (C) sistema de produo intensivo em energia e recursos, com o objetivo de atingir eficincia tcnica e operacional. (D) preveno do uso ineficiente de recursos materiais e de riscos ambientais e de sade pblica nos processos de produo. (E) misses empresariais orientadas para questes ambientais, globais e de longo prazo, buscando harmonia com o ambiente natural.

55

52

O superintendente de comunicao de uma multinacional no setor energtico encomenda a uma agncia de propaganda, especializada em comunicao interna, uma campanha de integrao interdepartamental. Assim, a equipe de criao dever elaborar peas que (A) apiem o departamento de recursos humanos na reciclagem de pessoal. (B) diminuam a existncia de feudos entre os diretores, gerentes e funcionrios. (C) estimulem o sentido de competitividade entre os setores e as funes. (D) despertem a organizao da letargia causada pela repetio de tarefas e afazeres. (E) estabeleam mudanas nas prticas e costumes tradicionais dos funcionrios.

A literatura de comunicao costuma ressaltar que a responsabilidade social um dos pilares da sustentao dos negcios, to importante hoje quanto a qualidade, a tecnologia e a capacidade de inovao. Isso porque a empresa socialmente responsvel (A) atrai os consumidores e aumenta o potencial de vendas e a reputao da marca, gerando maiores lucros para os acionistas. (B) antecipa as grandes alteraes que esto ocorrendo no papel de outras instituies, como o Estado e o Terceiro Setor. (C) interliga os vrios contextos culturais ao redor do mundo, contribuindo para o desenvolvimento dos indivduos. (D) incorpora novas presses sociais e econmicas criadas pela globalizao, atentando para a diversidade cultural predominante. (E) promove valores e comportamentos morais que respeitam os padres universais de direitos humanos e cidadania empresarial.

11

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

56
Entre as aes estratgicas voltadas para o desenvolvimento e a cidadania, a Petrobras desenvolve a difuso de informaes para a cidadania, atuando por intermdio de (A) repasse de recursos, de forma planejada e monitorada, a iniciativas que promovam a transformao social das comunidades mais excludas. (B) campanhas de comunicao para mobilizar e influenciar a opinio pblica, as organizaes sociais e o governo para a discusso da cidadania e dos direitos humanos. (C) apoio interao entre os agentes sociais, pblicos e privados, para a formao de parcerias, alianas e trocas de experincias. (D) associao criativa com os veculos de comunicao, visando difuso dos projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela empresa. (E) produo de conhecimento e formulao de debate sobre polticas pblicas, voltadas para a divulgao de informaes sobre cidadania.

60

Os resultados de um plano de comunicao mercadolgica podem ser mensurados de duas formas: qualitativa e quantitativamente. Na segunda, os resultados so traduzidos na(o) (A) consolidao da imagem corporativa. (B) capacitao da empresa no atendimento s demandas do mercado. (C) aceitao das campanhas publicitrias pelo pbico-alvo. (D) engajamento dos colaboradores nas aes de endomarketing. (E) aumento no volume de vendas em decorrncia das estratgias de marketing adotadas.

61

57

A compreenso do papel das Relaes Pblicas numa organizao decisiva para o sucesso de qualquer programa de comunicao. Assim, pode-se afirmar que, numa instituio voltada para o Terceiro Setor, a principal funo das Relaes Pblicas (A) zelar pelos interesses dos investidores, traando metas e estratgias com vistas a salvaguardar o patrimnio da organizao. (B) administrar as necessidades do mercado de acordo com o plano de negcios previamente definido pelos acionistas. (C) contribuir para o cumprimento dos objetivos globais e de responsabilidade social, de acordo com a misso organizacional. (D) elaborar, junto com a alta administrao, as diretrizes mercadolgicas e o plano de negcos que devem nortear as aes de comunicao. (E) gerenciar os conflitos e crises com o mercado, zelando sempre pelas demandas e expectativas dos clientes-alvo. Assinale a opo que corresponde s ferramentas especficas de Relaes Pblicas utilizadas num plano de Endomarketing, cujo objetivo principal promover uma campanha motivacional entre os colaboradores diretos de uma organizao. (A) Intranet Clipping Release. (B) Cartaz Folder institucional Internet. (C) Jornal mural Newsletter promocional Intranet. (D) Folder institucional House organ Mural. (E) House organ Realease Clipping.

A pesquisa, seja ela de mercado ou de opino pblica, uma das ferramentas indispensveis no planejamento da comunicao, e a escolha do melhor mtodo o que condiciona a sua eficcia. Nesta tica, uma das vantagens do mtodo qualititativo em relao aos demais consiste na(o) (A) generalizao dos dados obtidos a um determinado universo, a partir de uma pequena amosta. (B) significncia estatstica dos dados na comprovao de uma hiptese de pesquisa. (C) preciso dos resultados na anlise estatstica das informaes coletadas. (D) possibilidade de estudo em profundidade de um determinado fenmeno. (E) grau de preciso no tratamento das informaes coletadas para a tomada de decises de marketing.

62

As discusses de grupo so tcnicas utilizadas em comunicao, normalmente em testes de publicidade e testes de conceito, entre outros. Em qual dos mtodos de pesquisa citados a seguir NO se justifica o uso dos chamados focus groups ou grupos focais? (A) Observao. (B) Pesquisa quantitativa. (C) Pesquisa qualitativa. (D) Estudos experimentais. (E) Estudos exploratrios.

63

58

No planejamento de uma pesquisa cuja finalidade aferir o brand-equity de uma empresa, a primeira etapa consiste em: (A) delineamento do problema de pesquisa. (B) formulao das hipteses de pesquisa. (C) determinao dos objetivos especficos do estudo. (D) definio da metodologia a ser adotada. (E) elaborao de questionrios para o levantamento de dados.

64

59

Entre as ferramentas de comunicao dirigida utilizadas hoje pelas empresas, cresce o uso dos Portais Corporativos. Este instrumento de comunicao apresenta como vantagem o(a) (A) rpido acesso a arquivos de que os colaboradores necessitam em suas tarefas dirias. (B) sigilo no tratamento de informaes que devem ser restritas alta administrao. (C) baixo custo do processo de montagem e instalao. (D) facilidade no acesso a todo tipo de informao disponvel no ciberespao. (E) rapidez de comunicao com pessoas de qualquer parte do mundo.

Cada vez mais, as empresas investem na promoo de eventos como uma forma de tornar suas marcas conhecidas do pblico. O evento acaba por funcionar como uma espcie de mdia espontnea, atravs da qual empresas ganham visibilidade e notoriedade diante do seu mercado-alvo. Num plano de Relaes Pblicas, porm, a organizao e o patrocnio de eventos tm como objetivo direto: (A) aumentar o volume de vendas, gerando receita para a organizao empresarial. (B) reforar a marca, fidelizando os stakeholders e conquistando novos segmentos de mercado. (C) promover a imagem institucional dentro de um programa de responsabilidade social. (D) gerar uma opinio pblica favorvel para a consolidao dos negcios e ampliao do market share. (E) incrementar as tticas de marketing para a aceitao da marca e dos produtos no mercado.

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

12

65
A produo de um evento passa essencialmente por trs etapas, a saber: o pr-evento, o evento propriamente dito e o ps-evento. Constituem exclusivamente atividades realizadas na fase de um pr-evento: (A) decorao do local e seleo de imagens do evento para divulgao na imprensa. (B) reserva de mesas e distribuio de brindes. (C) impresso de convites, confirmao de conferencistas e elaborao do cerimonial. (D) recepo de convidados, distribuio de brindes e separao do material para a mdia. (E) distribuio de carta de agradecimento e prestao de contas alta administrao.

68
Uma empresa fortemente vocacionada para questes ambientais acaba de sofrer um golpe na sua imagem ao ter o seu principal produto apontado pela mdia como um dos maiores agentes de poluio, de acordo com estudos publicados recentemente. Sob o ponto de vista tico, cabe ao profissional de Relaes Publicas: (A) retirar imediatamente o produto do mercado e suspender a sua comercializao. (B) promover uma campanha de conscientizao dos malefcios derivados do consumo do produto. (C) aconselhar o setor de marketing a criar uma nova marca e diversificar o produto. (D) convocar a imprensa para desmentir o boato e exigir indenizao pelos danos causados empresa. (E) patrocinar uma campanha social de grande repercusso no intuito de desviar a ateno da mdia e do pblico em geral.

66
No mbito da organizao de eventos, o conhecimento das normas do cerimonial imprescndivel ao profissional de Relaes Pblicas. Assim, no que tange s Normas de Cerimonial Pblico e Ordem Geral de Precedncia a serem observadas em cerimnias oficiais, o(a) (A) Consultor-Geral da Repblica tem, para efeitos protocolares e de correspondncia, o mesmo tratamento devido ao Presidente da Repblica. (B) o lugar que compete ao representante do Presidente da Repblica, quando este se fizer representar em solenidades ou cerimnias de carter oficial, deve ser esquerda da autoridade que as presidir. (C) Chefe do Cerimonial, salvo rarssimas excees, nunca deve intercalar as altas autoridades da Repblica com o Corpo Diplomtico ou personalidades estrangeiras. (D) precedncia dos oficiais inativos, ao contrrio dos que ainda esto em servio, por no estarem contemplados na Ordem Geral de Procedncia, fica a critrio do chefe do cerimonial. (E) precedncia entre membros do Congresso Nacional e entre membros das Assemblias Legislativas determinada sempre pela ordem de criao da unidade federativa a que pertenam.

69
Entre as opes abaixo, assinale a que NO faz parte das atividades especficas de Relaes Pblicas definidas pelo Art. 2, Captulo II, da lei que regulamenta a profisso. (A) Planejamento e execuo de campanhas de opinio pblica. (B) Planejamento e realizao de campanhas publicitrias. (C) Superviso da utilizao de meios audiovisuais. (D) Coordenao e realizao de pesquisas para fins institucionais. (E) Divulgao de infomaes de carter institucional.

70
Imagine que o CEO (Chief Executive Officer) de uma importante multinacional acaba de ser o piv de um escndalo, envolvendo a empresa numa avalanche de denncias, que vo desde a sonegao fiscal participao em esquemas de corrupo. Na qualidade de Assessor de Imprensa da multinacional em questo, qual seria a medida correta, sob o ponto de vista tico, para minimizar o impacto deste episdio sobre a imagem da organizao? (A) Obteno de um acordo com a imprensa para que sejam noticiados apenas os fatos que dizem respeito ao CEO, deixando de fora os que prejudicam a imagem da multinacional. (B) Contratao de uma personalidade pblica de muita credibilidade para protagonizar a prxima campanha publicitria da empresa. (C) Elaborao de uma estratgia para a divulgao de provas e testemunhos que inocentam o executivo das acusaes. (D) Organizao de uma conferncia de imprensa para anunciar o afastameto temporrio do executivo de suas funes na empresa. (E) Divulgao de uma nota informativa na imprensa, mostrando as maiores realizaes da multinacional e manifestando o descontentamento em relao crise criada pela mdia.

67
A Lei n 8.313, de 23 de dezembro de 1991, que restabelece os princpios da Lei n 7.505, de 2 de julho de 1986, instituiu o Programa Nacional de Apoio Cultura, o PRONAC, cuja finalidade direta passou a ser: (A) obrigar as empresas privadas a investir em programas culturais. (B) conceder isenes fiscais a instituies voltadas para programas de Responsabilidade Social. (C) promover o intercmbio cultural entre os povos de pases de lngua portuguesa. (D) reforar o orgulho e a identidade nacionais. (E) captar e canalizar recursos financeiros para o setor cultural.

13

PROFISSIONAL DE COMUNICAO SOCIAL JNIOR RELAES PBLICAS

Вам также может понравиться