Вы находитесь на странице: 1из 23

Milton Jos de Almeida

O TRIUNFO DA ESCOLSTICA, A GLRIA DA EDUCAO


MILTON JOS DE ALMEIDA*

RESUMO: Estudo sobre um afresco do sculo XIV e a memria e persistncia da Escolstica na educao contempornea. Palavras-chave: Escolstica. Currculo. Educao. Arte da memria. THE TRIUMPH OF THE SCHOLASTIC, THE GLORY OF EDUCATION ABSTRACT: A study of a fresco of the 14th century and the memory and persistence of the scholasticism in contemporary education. Key words: Scholastic. Curriculum. Education. Art of memory.

Professor livre-docente da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). E-mail: mja@directnet.com.br

Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

17

O triunfo da escolstica, a glria da educao

ndrea Bonaiuti (1343-1377) pintou entre 1366 e 1368 na casa do captulo dominicano, em Florena, construo pertencente igreja de Santa Maria Novella, em afresco, uma alegoria dO Triunfo de S. Toms, homenagem glria terrena e celeste do santo, que nasceu em 1225 e morreu em 1274. O local originalmente construdo tinha uma dupla funo: a de capela funerria do rico mercador florentino Buonamico Guidalotti, que deixou em testamento uma grande soma de dinheiro para os dominicanos, para ornamentar e pintar a capela o tmulo de Guidalotti e de sua mulher esto em frente do altar ; e de casa do captulo dominicano, um colegiado tradicionalmente devotado ao conhecimento. Desde 1311 eles j tinham um studium, na regio do priorado de Santa Maria Novella. O programa visual exposto nas quatro paredes laterais da capela do captulo composto de quatro grandes afrescos que, subindo em forma ogival, encontram-se no centro da abbada. O afresco que vamos interpretar, uma celebrao da aprendizagem, pintado para uma audincia especializada, um retrato do conhecimento e expressa visualmente o conjunto complexo do conhecimento escolstico sistemtico, ou como j disseram, sistematizado. Suas imagens so um conjunto ordenado de personificaes das artes liberais, dos ilustres praticantes dos diversos tipos de conhecimento, alm das sete virtudes, dos sete planetas e dos sete dons do Esprito Santo. Sobre o altar, vemos um afresco que parte do caminho do calvrio, para a crucificao e a descida ao limbo, e, na volta acima, esto a ressurreio e a ascenso. Uma das cenas importantes, que demonstra a vocao histrica dos dominicanos para o conhecimento, est na volta do teto: a cena do pentecostes, quando os apstolos recebem o Esprito Santo, e passam a ser capazes de disseminar a mensagem bblica nas diferentes lnguas. Os outros afrescos representam as atividades principais da ordem dos dominicanos, os principais santos dominicanos, e a glorificao da ordem, alm de diversos episdios de So Pedro Mrtir, importante santo dominicano de devoo florentina, e tambm na volta do teto h uma nave, que representa tradicionalmente a nave da Igreja, a navicela.
18
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Milton Jos de Almeida

O afresco do triunfo de Toms de Aquino traz a representao visual da natureza, da aquisio e da disseminao do conhecimento. Tributrias dessa alegoria, todas as imagens participam como um coro visual em torno da imagem central de Aquino sentado no trono. So imagens agentes que, ao exporem seus sentidos especficos, compem ao mesmo tempo o significado total do afresco. Circundam o santo, num movimento de descenso e ascenso, e carreiam para a imagem central seus significados, rigidamente ordenados, seriados e classificados. Apesar dessa estrutura geomtrica esttica, na qual cada imagem se define por si, seus significados vazam e participam da retrica visual da composio da imagem de Aquino, em posio central e superior. Abaixo do crculo intermedirio, dos planetas, no universo aquiniano, aristotlico, a Terra ocupa a posio mais inferior, a esfera sublunar, correspondente sua inferioridade, pois o lugar da gerao e da corrupo, da impermanncia, da instabilidade. O lugar onde se faz necessria a ao do homem juntamente com a divina para a correo da obra de Deus. Assim, vemos em movimento visual a atuao de Aquino como educador e condutor de almas atravs dos trs crculos. Santo e patrono das escolas catlicas e da educao, a partir de 1567, foi elevado categoria de doutor da Igreja, e chamado de doutor anglico, em aluso sua sabedoria e aos anjos que habitam o primeiro crculo, o mais elevado, o mais prximo de Deus, o crculo das inteligncias anglicas, do intelecto.

Primeira aproximao
No plano superior, pintado em propores maiores que as de outras figuras, segundo a tradicional representao do sbio e da tradio visual da representao da glria de Cristo, Toms de Aquino est sentado num trono requintado, tendo mais acima pintada, dentro de uma moldura redonda, uma figura de mulher em meio corpo, que representa a sabedoria. Aquino abre um livro, a Bblia, em Sabedoria, VII, 7: Por isso supliquei, e inteligncia me foi dada; invoquei, e o esprito da Sabedoria veio a mim. Essas palavras ainda so recitadas na abertura da missa em homenagem ao santo, em seu dia comemorativo, 7 de maro.
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

19

O triunfo da escolstica, a glria da educao

Acima do trono, como que presidindo toda a alegoria pedaggica do afresco, pintadas maneira de celestiais, esto as sete virtudes. Entre elas, reinam, mais acima, as trs virtudes teologais. Em cada lado do santo, em posies equivalentes, esto profetas do Velho Testamento, com So Paulo, e os quatro evangelistas. Com exceo de David, que segura o seu atributo, a harpa, todos os outros seguram livros, fechados ou abertos, onde se podem ler textos. Aos ps de Aquino, subjugados e humilhados, esto trs escritores cujos textos foram explicitamente rejeitados pela Igreja: Ario (c. 260-330), cristo cuja viso antitrinitria foi rejeitada pela Igreja e condenado como herege; Averros (1126-98), muulmano, que escreveu muitos comentrios sobre Aristteles, cuja viso da unidade do intelecto humano e a conseqente no-necessidade de imortalidade pessoal foi discordada e exaustivamente discutida por Aquino; e Sabelio (sc III), acusado de heresia por causa de sua viso sobre a Trindade. J em 367 d.C., Atansio, um dos pais da Igreja, escreveu a Epstola 39, na qual condena diversos textos de grupos cristos, principalmente gnsticos que divergiam da nova direo e poder que a Igreja vinha assumindo, tornando-se romana, modelando-se como o Imprio, a partir de Constantino. Escreve Atansio:
[Alguns hereges gnsticos] escreveram livros que chamam livros de mesa, que marcaram com estrelas, s quais deram os nomes dos Santos. Esses que escreveram tais livros em meio verdade atraram sobre si uma reprovao dupla, porque se esmeraram numa cincia mentirosa e desprezvel e desviaram, com idias maldosas, os ignorantes e os simples, da f correta e estabelecida na verdade ntegra, sob a presena de Deus. J que os citamos como herticos e assassinos, sendo ns os possuidores das Divinas Escrituras para a salvao, e j que temos, como Paulo escreveu aos Corntios, que algumas poucas pessoas simples podem ser desviadas da simplicidade e pureza, pela astcia de certas pessoas, e podem, no futuro, ler outros livros que so chamados apcrifos, iludidos pela semelhana de seus nomes com os dos livros verdadeiros, venho pedir-lhes que tenham pacincia se eu tambm vos escrevo com intuito de lembrar-lhes assuntos com os quais estais familiarizados, levado pela necessidade e para o bem da Igreja.

Mais abaixo, num friso esto escritos, esquerda, os sete dons do Esprito Santo, e direita, o conjunto das sete disciplinas funda20
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Milton Jos de Almeida

mentais, o Quadrivium e o Trivium. Abaixo destes, os sete planetas, como vistos na poca: Sol, Marte, Saturno, Jpiter, Mercrio, Vnus e a Lua. A metade inferior do afresco apresenta uma seqncia de bancos enfileirados ao estilo similar dos bancos entalhados de coro. Neles, sentam-se 14 figuras femininas, como virtudes: esquerda, personificam o direito civil e cannico e os diversos ramos da teologia; direita, as disciplinas fundamentais, aritmtica, geometria, astronomia, msica, dialtica, retrica, gramtica. Abaixo delas, esto as figuras masculinas que representam os diferentes ramos do conhecimento: o primeiro setenrio das cincias teologais: Justiniano, o direito civil; Clemente V ou Inocncio IV, o direito cannico; Plato, a teologia antiga, e So Jernimo, So Dionsio, o Areopagita, So Joo Damasceno, Santo Agostinho, as quatro cincias teologais. No segundo setenrio, o das artes liberais, vemos: Pitgoras, a aritmtica; Euclides, a geometria; Ptolomeu, a astronomia; Tubalcain, msica; Aristteles, dialtica; Ccero, retrica; e Donato, gramtica. H outras inmeras inscries, agora muito apagadas, com finalidades didticas, tendo como movimento condutor a glorificao de So Toms de Aquino, como telogo e professor, o que demonstra, visualmente, seus escritos como divinamente inspirados, e superior a todos os autores no-cristos. Evidentemente, tanto os comitentes quanto os criadores do programa visual eram pessoas muito cultas e envolvidas no complexo sistema de conhecimento desse programa visual de educao da alma, representativo do movimento em imagens e textos da arte da memria. Suas mensagens educavam e inspiravam, principalmente, os dominicanos da igreja de Santa Maria Novella, envolvidos no ensino, tanto escrito quanto oral, cujos estatutos estipulavam que o currculo do studium deveria ser elaborado com base nas obras de Aquino. E tambm todos que ali freqentassem recebiam essas lies como reflexes sobre suas palavras e aes, quando ocorriam ali as assemblias comunais em certas datas do ano litrgico. E tambm os membros da ordem quando, nesse local, confessavam suas faltas ao prior. Essa educao visual da memria tambm envolvia em sua pedagogia a comunidade dominicana de Santa Maria Novella, que nesse local realizava seus ofcios religiosos, discutia assuntos administraEduc. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

21

O triunfo da escolstica, a glria da educao

tivos, fazia a eleio do prior e recebia visitantes importantes, alm de promover diversas reunies regionais e gerais da ordem. Enfim, um local fantstico feito de imagens e textos para educao e aprendizado, muito freqentado, tanto por religiosos como por leigos.

Segunda aproximao
A luz fsica um reflexo da luz eterna, da mesma forma que a sabedoria humana um reflexo da sabedoria divina. E assim so os atributos de Aquino, doutor divino, cujos escritos ali so celebrados visualmente como divinamente inspirados. Estamos vendo tambm um afresco, como quase todo afresco religioso, com finalidades didticas, uma exposio, ao mesmo tempo um ensinamento conduzido pela pedagogia escolstica. A Suma teolgica de Toms de Aquino, poderamos dizer, o seu manual. Esse afresco uma viso em imagens coerente com o esquema do que o conhecimento para a comunidade dominicana de Santa Maria Novella, em Florena, e para a ordem dominicana em geral. Ensina com suas imagens e inmeros escritos que, divinamente inspirado, o conhecimento de Aquino foi-lhe dado por Deus, estruturado sobre a autoridade e o legado da filosofia antiga. As imagens mostram os sbios, profetas, filsofos que devem ser seguidos, e quais cincias, disciplinas, prticas so adequadas para esse caminho de sabedoria. Estabelece, ao mesmo tempo, visualmente, a hierarquia entre todas essas figuras, uma escala que parte dos graus mais inferiores, portanto em maior nmero, e sobe em direo ao intelecto divino, sede dos fundamentos, prximo do fundamento dos fundamentos, o uno. Essa escala estruturada em graus seriados de abstraes sucessivas, representada no afresco por alegorias visuais. Para Aquino, basta olharmos a criao para vermos que Deus existe e que o mundo e o homem so imagens de Deus. Porque, ao observarmos o mundo, vemos todos os tipos de efeitos para os quais devemos supor que haja uma causa. E essa causa supe, necessariamente, uma causa primeira, comeo e fim de todo o movimento. um universo finito, limitado e ordenado pela causa primeira, pois sua ausncia levaria a uma proliferao infinita de causas, desordem, ao caos.
22

Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Milton Jos de Almeida

Desordem e caos que foram sempre atribudos ao pensamento divergente, aos grupos contrrios orientao escolstica, aos textos que no seguiam as formas estabelecidas de exposio e argumentao, e no afirmavam e confirmavam a verdade nica e universal, isto , catlica. Acima de Aquino, em grau mais alto, presidindo visualmente as figuras que lhe esto abaixo, inclusive o prprio santo, vemos as trs virtudes teologais, a F, a Esperana e a Caridade, princpios e fins de toda a sabedoria que permite ao homem honrar o Criador. Escreve o doutor divino, na Suma teolgica, na 1 Parte da 2 Parte, Questes 62, 63 e 65:
As virtudes aperfeioam o homem aos atos pelos quais ele se ordena felicidade (...) H, porm, uma dupla felicidade ou fim ltimo para o homem. (...) A primeira proporcionada natureza humana, qual o homem pode chegar pelos princpios de sua natureza. A outra a felicidade ou a bemaventurana que excede a natureza do homem, qual o homem pode chegar somente pela virtude divina (...). (...) necessrio que sejam divinamente sobreacrescentados ao homem alguns princpios pelos quais ele se ordene de tal modo felicidade sobrenatural assim como pelos princpios naturais ele se ordena ao fim que lhe conatural, embora mesmo isto no seja possvel sem o auxlio divino. Tais princpios so chamados virtudes teologais, seja porque tm a Deus por objeto, na medida em que por eles nos ordenamos corretamente a Deus, seja porque so infundidos em ns somente por Deus, seja porque estas virtudes nos so conhecidas apenas pela divina revelao nas Sagradas Escrituras.

Em plano inferior, ladeiam Aquino, as virtudes intelectuais e morais, as virtudes cardinais herdadas dos romanos: a Prudncia, a Justia, a Fortaleza, a Temperana.
Ora, o objeto das virtudes teologais o prprio Deus, que o fim ltimo de todas as coisas, na medida em que excede o conhecimento de nosso entendimento. J o objeto das virtudes intelectuais e morais algo que pode ser alcanado pela inteligncia humana.

As trs virtudes teologais e as quatro cardinais fecham o primeiro setenrio, e emanam seus significados virtuosos para outros setenrios que demonstram visualmente a virtude composta da sabedoria nessa escala do conhecimento, uma espcie de currculo, disciplinas a serem percorridas por aquele que almejasse tal virtude. Cada disciplina uma
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

23

O triunfo da escolstica, a glria da educao

virtude em si, para ser estudada e praticada, e, ao mesmo tempo, participante necessria e pr-requisito para todas as demais. O setenrio das artes liberais, por exemplo, tal como as sete virtudes, expe-se como uma lio visual sobre o significado e a mstica dos nmeros. Compe-se, por exemplo, de uma trade relativa s esferas espirituais e mentais superiores do intelecto a gramtica, a dialtica, e a retrica, que compem o Trivium e por meio da perfeio do nmero trs, nmero celeste, da Trindade, relaciona-se s trs virtudes teologais. Assim o Trivium, conjunto de disciplinas que se ocupam do discurso e da palavra, sintoniza-se com as virtudes mais prximas da inteligncia divina. Em contraposio e complemento ao trio das virtudes espirituais, soma-se o quatro, nmero terrestre, corpreo terra, ar, fogo, gua relacionado ao quadrado, cruz: o Quadrivium, e suas disciplinas dedicadas aos estudos da natureza aritmtica, geometria, msica, astronomia e ao conhecimento simblico dos nmeros e seus suportes corpreos a fsica, os sons, os planetas. Ao lado de Aquino, sentam-se tambm os profetas do Velho Testamento, mais Paulo e os quatro evangelistas. Cada uma, e todas em seu harmonioso conjunto, as figuras do afresco representam a sabedoria, e remetem a vidas, idias, prticas, escritos, que devem ser estudados como fundamentos imprescindveis para a formao do mestre cristo, que tendo aprendido a discriminar, classificar, ordenar o bom conhecimento, que tambm o conhecimento do bem, pode honrar a Deus e Cincia, ao mesmo tempo. Essa pedagogia visual, poderoso instrumento de educao para os freqentadores da casa do captulo dominicana, tem como estrutura condutora a arte da memria, sobre a qual o mesmo Aquino j havia atentado em seu texto sobre a obra De memoria et reminiscentia, na qual Aristteles escreve sobre a precedncia absoluta da imagem com relao fala, e sobre a essncia imagtica do intelecto, e por isso o nico que poderia entender uma gramtica imaginal. Aquino comenta que, graas s qualidades intrnsecas da imagem, aquilo que visto mais fcil de lembrar, e que conceitos abstratos ou frases, mais difceis de lembrar, necessitam, para tanto, de um suporte imagtico. Ramon Lullo, praticante e terico da arte da memria, tambm j havia chamado a ateno para o fato de que tudo o que aceito, aceito ao modo do recebedor. A
24
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Milton Jos de Almeida

imagem recebida no espelho do esprito, e a alma pode aprender sobre o mundo que a circunda se este for traduzido na linguagem das imagens. O conhecimento claro a translao de verdades reais em linguagem imaginal, verdades essas que esto gravadas na alma. Assim, a razo discursiva pode capt-las e fazer uso delas, servindo-se da arte da memria.

Terceira aproximao
Toms de Aquino escreveu no De magistro:
Deve-se dizer que as coisas sobre as quais somos ensinados por meio da linguagem, sob um certo aspecto as conhecemos, e sob outro, as ignoramos. Se, por exemplo, nos querem ensinar o que o homem, necessrio que j saibamos alguma coisa sobre ele, isto , que tenhamos o conceito de animal ou de substncia, ou ao menos o de ente, que no pode ser-nos desconhecido, e assim tambm, quando nos queiram explicar alguma concluso, necessrio que j saibamos o que sujeito e predicado, e que conheamos tambm os princpios pelos quais a concluso nos ensinada, pois todo ensinamento procede de um conhecimento prvio.

A Suma teolgica de Toms de Aquino, texto de fins pedaggicos, um manual para as novas universidades, marca profundamente at hoje a concepo de conhecimento, e a pedagogia curricular de nossas universidades, principalmente o campo da educao, herdeira direta e persistente da educao crist. A Suma perfeito exemplo do pensamento e da dialtica escolsticos: no admite contradio, um sistema de argumentao que parte de verdades indemonstrveis, princpios, e por intermdio de perguntas e respostas divide os argumentos por meio da distino de oposies, e, como concluso, afirma uma unidade, uma resposta nica e inequvoca. Seguidores de Aquino, antigos escolsticos e neo-escolsticos contemporneos, interessados somente por argumentos, so comentadores cujo pensamento se guia sempre por autoridades escritas e aceitas inquestionavelmente, e, modernamente, tambm por agrupamentos estatsticos. A experincia real serve somente para gerar exemplos para suas idias e argumentos, e, como tal, forada a representar-se como casos particulares de princpios gerais, derivados de autores acadmica e canonicaEduc. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

25

O triunfo da escolstica, a glria da educao

mente estabelecidos, equivalentes, no caso de religiosos, palavra de Deus, no caso de acadmicos, palavra dos autores fundamentais. Dessa maneira, nos textos de escolsticos predominam inmeras citaes de autores, a que chamam de autoridades, com os quais concordam ou discordam, seguindo sempre o mesmo mtodo de argumentao, em busca da definio de verdades ou da verdade, a que hoje damos tambm o nome de objetividade, ou de cincia. O raciocnio parte de questes e argumentos possveis e aceitos que tentam abarcar o assunto em questo. A argumentao parte de verdades supostas como irretocveis, fundamentos aceitos sem discusso, pois so a origem de tudo, que evidentemente rejeitam o que no concorde, e encaminham para uma concluso, livre de contradies ou dvidas, pois tudo seguiu uma demonstrao lgica, causal, que tomada como verdade. Esse raciocnio faz com que a demonstrao lgica aparea e parea a demonstrao da verdade, e essa uma das principais falcias cientficas predominantes hoje nas humanidades. A demonstrao lgica, os modelos de argumentao tcnico-acadmica baseados em determinados autores e teorias bsicas, os fundamentos, ou os fundadores, substituem os conflitos, as dvidas, o pensamento, a Histria. Mas estabelece para o fiel, o pesquisador, o professor, o aluno um aparato mental tcnico, um ambiente de segurana e de certezas indubitveis. Para os escolsticos, o intelecto volta-se sempre aos primeiros princpios, os fundamentos, o que est logicamente anterior a qualquer coisa. Os particulares so interpretados e deduzidos por esse processo de raciocnio que parte e volta sempre aos primeiros princpios, confirmando-os e confinando-os numa espcie de tautologia cientfica. Uma espcie de mquina mental que produz pesquisas em srie. um processo de raciocnio no qual predominam as diversas modalidades de silogismo e lgica, e no propriamente um processo de pensamento complexo, pluricausal, de concomitncias, histrico. A causalidade predomina como fluxo ideolgico orientador. Dessa maneira, tambm o tempo, segue a linha causal-cronolgica. O fim do raciocnio, principalmente quando se trata de particulares, no o futuro, uma categoria temporal, mas, sim, uma categoria
26
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Milton Jos de Almeida

lgica, produzida por deduo. Da mesma forma, o princpio no o passado, o tempo, a Histria, mas um ponto de incio definido logicamente. Para Aquino, o processo de conhecimento parte dos acidentes, e deve conduzir ao conhecimento da essncia, da substncia a natureza fundamental de qualquer coisa, sua definio lgica estvel, invarivel, quaisquer que sejam as circunstncias. Em nosso ambiente acadmico, as essncias so os fundamentos. Assim, da viso e investigao do mundo, somos conduzidos s essncias do conhecimento, representadas pelos autores cannicos e fundamentais, pelos conceitos e pelas categorias abstratas, pelas formas perfeitas, imagem da luz pura. Uma espcie de teologia da cincia, ou a epistemologia. Escreve Aquino, na Suma teolgica:
Chamamos sabedoria o conhecimento das realidades divinas e cincia o conhecimento das realidades humanas e criadas. O conhecimento de Deus a partir das criaturas pertence, por sua forma, ordem da cincia; esta pertence ordem da sabedoria por ser somente seu objeto. Quando julgamos as realidades criadas em funo das realidades divinas, trata-se ento mais de sabedoria que de cincia.

O raciocnio escolstico uma forma de poder poltico, cientfico e retrico, que parte da demonstrao lgica, racional, estabelece verdades, ou uma verdade que conduz e coage as opinies dissidentes, o pensamento histrico e complexo. evidente a proximidade dessa maneira de produzir e fazer pesquisa e dos projetos nas instituies de pesquisa e ensino com o poder poltico mais amplo, partidrio, e oficial. No necessrio abrir muito os olhos para perceber a proporcionalidade que h entre os projetos e a quantidade de dinheiro necessria para sua execuo. Quanto maior o financiamento, mais o projeto dever realizar em forma e contedo a vontade do poder que o financia. O modelo cristo-aquiniano, que j serviu Igreja para que ela tivesse meios retricos e teolgicos para queimar hereges e heterodoxos, o modelo predominante e o mais adequado para moldar a participao de educadores e pesquisadores no mundo oficial, e promov-los a participantes legtimos das polticas pblicas e cientficas. Nunca os leigos tm estado to ortodoxos e cristos.
27

Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

O triunfo da escolstica, a glria da educao

No mundo neo-escolstico, os projetos so definidos no pelo tempo histrico, mas pelo tempo de sua aplicao. Portanto, mesmo que seu contedo seja histrico, sua forma lgico-causal, cronolgica, a qual subordina os contedos dos projetos, igualando-os todos pelo formato oficial. essa mesma forma que permite o controle cientfico-poltico dos projetos: a avaliao. O controle, ou seja, a interrupo ou continuidade poltica dos projetos no est nas mos dos pesquisadores, e sim dos tcnicos da avaliao, que tambm so pesquisadores que atuam como pareceristas e avaliadores das instituies de financiamento. A qualquer momento, por desobedincia aos cnones, aos interesses pessoais, polticos, ou por qualquer razo, um projeto pode ser interrompido ou cancelado sem nenhuma responsabilidade maior com as pessoas envolvidas, que so imediatamente desligadas. Para os escolsticos, o fim nos projetos, ou nos planos, chamado de o objetivo deve ser pensado e conduzido pelo intelecto, tambm chamado de razo universal, instrumentado pelas faculdades de apreenso, e transformado em forma verbal lgica. Esse movimento, segundo Aquino, o seguinte: primeiro pensado o fim, sempre um bem a ser alcanado, e deliberado por meio da definio da verdade. Em seguida, delibera-se sobre os meios, tendo em vista o fim, o objetivo, o bem, a verdade. Nesse momento, acontece a escolha dos meios para atingir o fim definido logicamente, portanto o momento do controle das condies circunstanciais, do desejo, dos apetites que podem desviar o ser envolvido da boa direo ao bem a ser alcanado. O movimento, que se realiza por intermdio dos meios, deve encaminhar o projeto ao fim, ao bem a ser atingido, que se confunde com o incio, o bem desejado. Como o objeto do fim, do objetivo, sempre o bem, os meios sero controlados pelas virtudes. E a razo condutora naturalmente sempre a razo do bem, o mal desrazo. Escreve Aquino na Suma teolgica que
pela inclinao natural o homem se ordena ao fim que lhe conatural. Ora, isto se d de duas maneiras. Primeiro, segundo a razo ou o intelecto, na medida em que este contm os primeiros princpios universais conhecidos para ns pela luz natural da inteligncia, a partir dos quais procede a razo tanto

28

Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Milton Jos de Almeida

na especulao quanto no agir. Em segundo, isto se d pela retido da vontade naturalmente tendente ao bem da razo.

Os erros e desvios sero atribudos aos vcios, pois o mal, que segundo Aquino no inerente ao homem, um acidente, um desvio, a ausncia de bem que pode ser reposta, ou ensinada, ou verificada pelo projeto. O homem tem de bondade tanto quanto tem de Ser, e faltando-lhe plenitude de seu Ser, falta-lhe bondade, o que chamado de mal, escreve Aquino, demonstrando que a razo sempre encaminha para o bem. Argumentando logicamente, criando a sua verdade a partir de princpios no-demonstrveis, Aquino afirma que, ao observarmos a imperfeio existente no mundo, podemos ver que o mundo no criou a si prprio, pois nesse caso seria perfeito, mas foi criado por uma perfeio fora do mundo. O mundo foi criado pelo perfeito, em gradaes, ou degradaes, que encontramos visivelmente na realidade ao observarmos a seqncia que dos seres menos animados, menos inteligentes e menos livres, como a matria, vai ao ser mais animado, mais inteligente e mais livre, o homem. E afirma que vemos isso tudo em ordem crescente, porque o mundo foi criado pelo princpio primeiro, que o criou em ordem, do inferior ao superior. No veramos tal ordem crescente se tudo viesse da desordem, pois como a desordem poderia ter criado a ordem? E tal ordem crescente, que permite ao escolstico e pesquisador definir seu ponto de partida seguro, deve estar necessariamente ligada a uma ordem finita e estvel de causas. Aquino ensina que, se a regresso s causas no tivesse um ponto terminal, uma causa primeira, as causas seriam causadas ao infinito, portanto seriam sem causa. Assim, o ponto terminal das sries regressivas causais tem seu fim na causa primordial, Deus, ou os fundamentos, ou os princpios universais de toda e qualquer cincia. Na verdade, essa argumentao lgica, a partir de princpios indemonstrveis e causalidades, uma poltica, uma hierarquia de poder, o poder dos fundamentos indiscutveis, ordenados, e a condenao de qualquer outra forma de conhecimento, da desordem, da imperfeio, da dissidncia.
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

29

O triunfo da escolstica, a glria da educao

O pesquisador, de posse do bem, e tendo em vista que a vontade do homem sempre se encaminha para o bem, vai fazer com que o bem, o objetivo do projeto, realize-se, transforme o ser de cada um nele envolvido, tentando fazer com que o mal deixe de existir, pois um desvio, no inerente, pois nenhum ser, uma vez que por definio bom, pode ser mau, mas somente medida que lhe falte Ser, como diz Aquino, pois o bem o objetivo, a educao, o ensino, a pesquisa e o ser o pesquisador, o gestor, o aluno, o cientista diferem somente em pensamento, mas so a mesma realidade, so conversveis: o bem do projeto emana, logicamente, de e para o bom pesquisador, e legitima-o. Como legitima projetos que partem de um zero histrico, muitas vezes respaldados por pesquisas e diagnsticos preliminares do mal, e dirigem-se a bens ideais coletivos, como os que dizem basear-se nas necessidades das comunidades, da sociedade, da Nao. Costumeiramente, as pesquisas e os diagnsticos desses projetos so orientados pela virtude da estatstica, tanto a matemtica quanto aquela j introjetada no modo de pensar do pesquisador. A estatstica, essa cincia poltica do lugar-comum, aliada prtica do poder discriminatrio do bem e do mal da avaliao, desresponsabiliza o pesquisador, desvia-o da histria humana e d-lhe a iluso de um ponto de vista neutro, de onde v as aglomeraes humanas agrupadas em categorias, como o prprio Deus pode, do alto, observar as suas criaturas. A afirmada imparcialidade ou a neutralidade do pesquisador, ao contrrio do que parece ser, justamente a imerso completa no movimento cristo aquiniano, baseada que na crena de um bem abstrato, como a cincia, ou no conhecimento intelectual de razes universais que pressupem estruturas abstratas, conceitos, categorias neutras, isto , isentas de mal, que no est nessas estruturas, mas que aparece naquelas da matria das pessoas reais, como erro, mau entendimento, ignorncia, sujeiras que podem ser reveladas e depuradas pelo bem trazido pelo plano, projeto, pesquisa, pela educao, pela cincia. Esse formato abona o pesquisador, independentemente da sua alma pessoal. Assim a educao e seus diferentes projetos atuam como a reposio lgica do bem, o preenchimento da falta de ser nos seus objetos: pessoas, instituies ou polticas pblicas. Como hoje percebemos, por exemplo, na ideologia da incluso.
30
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Milton Jos de Almeida

Comentrio
Quando h uma disputa por espao e poder entre os diversos grupos em qualquer rea educacional, podemos ver que todos tm um projeto com um objetivo, um fim, encaminhado ao bem. E as discusses tomam a forma das disputas religiosas, em que o bem proposto pelo grupo, ou intelectual, contrrio o mal que deve ser combatido. E no h outra maneira de acontecer, pois, para alm das mesquinharias e competies, honestas ou no, a grande estrutura poltica que d sentido educao e cincia, tanto nos currculos universitrios, ainda e sempre escolsticos, com suas disciplinas fundamentais, seriao, pr-requisitos, quanto em sua pesquisa e organizao docente e discente, a do cristianismo escolstico e militante. Uma estrutura que no provoca a mnima contradio com qualquer tipo de regime poltico e econmico, pois uma estrutura de poder, vivida como neutra e cientfica, secularmente praticada e vitoriosa. A prtica de pesquisa uma prtica poltica, e a adeso a teorias e formas de pesquisa tambm uma adeso poltica. Ao entrarmos hoje em qualquer dependncia de qualquer universidade, quase certo nos depararmos com algum ou muitos fazendo um projeto, um plano. Com um olhar de pssaro, poderamos ver muitos, talvez milhares de projetos e planos sendo concebidos, pensados, detalhados... Com um olhar um pouco mais estrangeiro, talvez pensssemos ser um novo tipo de mania que tenha atacado coletivamente todo tipo de pessoas, de todas as idades... h crianas na pr-escola fazendo projetos, h adultos j envelhecidos fazendo planos... Talvez pudssemos pensar que o presente se mostra to horrvel que, no o suportando, as pessoas tivessem sido atacadas por um desejo potico de sonhar o futuro... Mas no, os projetos e planos descrevem um futuro prtico, querem ser aplicados, querem resultados, querem forar o futuro a existir segundo seus objetivos. Talvez essa extrema banalizao nas humanidades, trazida pela quantidade de apelos produtividade, aos ganhos e carreira e pelo ativismo inconsciente, seja o sinal da sua degradao e declnio. Espanta a quantidade de projetos que propem investigaes e transformaes em locais e pessoas distantes, mas que dificilmente incluem, como reflexo, o mtodo, as prprias pessoas e os locais onde so
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

31

O triunfo da escolstica, a glria da educao

planejados, e seus papis como agentes de poltica. Parece que basta ter o formato adequado, e tudo se legitima tacitamente. Os institutos e as faculdades de educao tm sempre projetos para tudo e todos: empresas, instituies e governos diversos, de vez que atualmente o mundo todo foi transformado em ambiente educacional, pronto para receber orientaes pedaggicas. Espanta essa quantidade de projetos que propem o bem a ser alcanado, a transformao de grupos e at instituies inteiras em direo bem-aventurana. Tambm a busca de conhecimento, que costuma ser uma procura complexa e incerta nas luzes e sombras da cultura das sociedades, adquiriu as feies e o esprito de projeto. O ato de conhecer, como tambm o ato de ensinar, no so mais atos, so projetos. O pesquisador e o professor no so mais responsveis intelectuais pelos seus atos, mas gestores e participantes de projetos com data marcada para comear e encerrar, como se seus objetos de conhecimento fossem bens de produo e consumveis durante um determinado tempo. No difcil perceber a alienao tica a gestada. A tica, ou simplesmente a moralidade, est de fora dessa coisa objetiva e prtica que um projeto, inclusive em projetos cujo objeto a prpria tica, ou sua irm, a cidadania, transformadas meramente em textos, entrevistas, idias de tericos, didatismo vulgar, propostas para um mundo melhor, que certamente no incluem o mundo pessoal e profissional do pesquisador, mas dirigem-se sempre a outras comunidades fora da universidade e, no mais das vezes, a essa comunidade virtual: a sociedade como um todo, uma expresso vazia de sentido. Quantos grupos no propem a outros grupos de pessoas os objetos de seus projetos, aquilo que no exercitam entre si. Uma irresponsabilidade permitida pela ideologia da tcnica de planos e projetos, sempre algo a ser aplicado ao outro, tendo em vista a melhoria do outro, que, por um mecanismo de legitimao recproca, isenta a todos de auto-reflexo. No h projeto que no necessite de dinheiro para se realizar... no h projeto que no se amolde aos desgnios dos financiadores... no h projeto que no v ser verificado pela avaliao, a moderna forma de assujeitamento e educao poltica. Quantas vezes a avaliao no induz mentira, falsificao de resultados. Quantas vezes os pesquisadores j no fazem o projeto para
32
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Milton Jos de Almeida

propiciar a aprovao dos avaliadores, como em outros tempos se faziam rituais com coisas agradveis para conquistar a boa vontade de deuses incgnitos e imprevistos. No difcil percebermos que todos os projetos esto ficando muito iguais... o mesmo formato envolve todo e qualquer objeto, e da mesma forma os avaliadores institucionais j tm um modelo geral que aplicam a todo e qualquer projeto. A separao de forma e contedo, tantas vezes estudada e denunciada como a operao por excelncia da alienao capitalista, hoje aceita, talvez com conscincia infeliz, por todos os intelectuais que fazem projetos, empurrando-os todos direita, como dizamos em outro sculo. No interior dos projetos, duas perguntas funcionalistas conduzem-nos. Ora propem diagnsticos, projetos cientficos como , como se do as relaes etc. ; ora prognosticam, projetos pedaggicos como deve ser etc. ; ora, mais completos, mais oficiais, combinam as duas perguntas. Como ento falar de tica, cidadania, educao, esses objetos to gerais? Como no perceber em todos os projetos e planos a proposta abstrata de alcanar um bem? No h projeto ou plano que no proponha um bem para o futuro. No h projeto ou plano que no eluda o presente, matando-o, forando-o a transformar-se em nome do futuro bem, que somente os pesquisadores e planejadores desejam e conhecem. No mundo da educao, de posse do conhecimento de como deve ser a sociedade perfeita, neo-escolsticos, portadores da boa nova, criam o currculo como a projeo da cidade ideal do bem, e as disciplinas e os projetos definem a sua prtica diria, o cotidiano nessa cidade perfeita. A educao aquiniana, como vimos, uma pedagogia que, tendo como fundo verdades indemonstrveis, tem por base as disciplinas prticas e, por meio de sucessivas operaes discriminatrias, dedutivas e causais, conduz o conhecimento a graus superiores de transcendncia e abstraes, ao aprendizado e interiorizao dos fundamentos, em aproximaes sucessivas em direo ao fundamento original. Mas no podemos nem afirmar que a educao pelo currculo em nossas instituies educativas seja uma educao escolstica, o que poderia ser at elogioso e convincente numa viso conservadora e tradicional.
Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

33

O triunfo da escolstica, a glria da educao

Basta que observemos a inverso que acontece quando, ao organizarem o currculo, os educadores colocam as disciplinas que chamam de fundamentos no incio ou como base para todo o resto, replicando, invertidamente, a estrutura escolstica. Mas isso garante para os professores de fundamentos o de se atriburem importncia e poder. A sim, bem ao gosto e modelo das organizaes religiosas. evidente que a inverso apontada uma mistura de ignorncia e poltica. O currculo tem a aparncia de alguma coisa relacionada ao conhecimento, mas esconde o fato de ser uma poltica educacional e social de grupos externos e internos s universidades, uma pedagogia. Currculos e projetos parecem propor, a todo instante, a cidade ideal, a cidade de todo bem, inalcanvel, pois no deste mundo... e devemos continuar a derrubar, reformar e construir igrejas, isto , escolas. Como a cidade real de funcionrios, alunos e professores no realiza nunca a cidade do currculo, essa cidade real a cidade do mal, onde quase nada d certo, um caos organizado, e por isso deve ser avaliada constantemente, reformada constantemente, ao sabor dos projetistas ideais da cidade do bem, da educao.

Comentrio de fundo
Pasolini escreve, em 30 de novembro de 1961, no semanrio do Partido Comunista Italiano Vie Nuove, n. 47:
Nada morre jamais numa vida. Tudo sobrevive. Ns, ao mesmo tempo, vivemos e sobrevivemos. Assim tambm toda a cultura sempre entrelaada de sobrevivncias. No caso que estamos agora examinando, o que sobrevive so aqueles famosos 2 mil anos de imitatio Christi, aquele irracionalismo religioso. Eles no tm mais sentido, pertencem a um outro mundo, negado, recusado, superado; e, no entanto, sobrevivem. So elementos historicamente mortos mas humanamente vivos que nos compem. Penso que seria ingnuo, superficial, faccioso negar ou ignorar sua existncia. Eu, pessoalmente, sou anticlerical (no tenho nenhum medo de afirm-lo), mas sei que em mim existem 2 mil anos de cristianismo: eu constru com meus antepassados as igrejas romnicas, e depois as igrejas gticas, e depois as igrejas barrocas: elas so meu patrimnio, no contedo e no estilo. Seria louco se ne-

34

Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Milton Jos de Almeida

gasse essa fora poderosa que existe em mim: se deixasse para os padres (acrescento: para os educadores) o monoplio do Bem.

Recebido em agosto de 2004 e aprovado em setembro de 2004.

Referncias bibliogrficas
ATANSIO, SANTO. Contra os pagos, a encarnao do verbo, apologia ao Imperador Constncio, apologia de sua fuga, vida e conduta de Santo Anto. So Paulo: Paulus, 2002. NORMAN, D. (Ed.). Siena, Florence and Padua: art, society and religion 1280-1400. New Haven; London: Yale University, 1995. v. 2. PASOLINI, P.P. Le belle bandiere. Roma: Riunite, 1978. TOMS DE AQUINO, SANTO. Sobre o ensino (De magistro) e os sete pecados capitais. So Paulo: Martins Fontes, 2002. TOMS DE AQUINO, SANTO. Suma teolgica. So Paulo: Loyola, 2003.

Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

35

O triunfo da escolstica, a glria da educao

36

Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Milton Jos de Almeida

Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

37

O triunfo da escolstica, a glria da educao

38

Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Milton Jos de Almeida

Legenda

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Caridade F Esperana Temperana Prudncia Sabedoria Justia Fortaleza Trabalho David So Paulo So Marco So Joo Evangelista So Toms de Aquino So Mateus So Lucas Moiss Isaas Salomo Siblius Averros rio Sete dons do Esprito Santo Quadrivium Trivium Sol Marte Saturno Jpiter Mercrio

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59

Vnus Lua Direito civil Direito cannico Teologia antiga Quatro cincias teolgicas Aritmtica Geometria Astronomia Msica Dialtica Retrica Gramtica Justiniano Clemente V ou Inocncio IV Plato So Jernimo So Dionsio Aeropagita So Joo Damasceno So Augustinho Pitgoras Euclides Ptolomeu Tubalcain Aristteles Ccero Donato As cincias teologais As artes liberais

Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 90, p. 17-39, Jan./Abr. 2005


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

39

Вам также может понравиться