Вы находитесь на странице: 1из 2

MICHEL FOUCAULT A HISTRIA DA SEXUALIDADE. A VONTADE DE SABER. ITEM 3: A implantao perversa. Grupo de estudos: Sexy Pol UFSCAR/SOROCABA.

A. Neste trecho do livro, Foucault, fala da proliferao dos discursos racionais sobre a sexualidade nos sculos XIX e XX, como adquiriram voz os que esto capacitados para falar de sexo. Foucault afirma que antes disso a questo da sexualidade estava centrada no matrimnio e observada por trs cdigos e cada qual sua maneira impunha restries: o direito cannico; a pastoral crist e a lei civil. O mais simples deslize devia ser confessado e tudo era passvel de uma pena; a mudana de eixo como entendemos no texto de Foucault est centrada em retirar a ateno dos casais legtimos e debruar-se sobre aqueles que antes eram condenados ao ostracismo social: os loucos, as crianas, os prazeres dos que no amam o sexo oposto, os doentes, os sdicos, em um nico termo os perversos. Conforme o texto o momento destes correrem em direo palavra e fazer a difcil confisso daquilo que so, ao menos para serem ouvidos, ainda que sejam condenados; ento a primeira mudana essa: o direito que os perversos alcanam de serem ouvidos e em consequncia disso instala-se sobre a discusso um componente que no citado no discurso feito sobre o matrimnio, estamos falando da questo mdica. Entretanto, antes de prosseguir preciso dar-se conta de que a produo dos discursos sobre a sexualidade perversa, tambm trouxe consigo, o aumento das condenaes jurdicas, com a anlise dos casos perversos se prescreveu socialmente a sade sexual-mental, de tal forma, o discurso em questo deu as bases de uma normalizao; identificaram-se as irregularidades, organizaram-se controles pedaggicos, formulou-se um vocabulrio em torno de todo o discurso da sexualidade perversa; acreditamos que so esses os primeiros efeitos da implantao perversa e que em suma, vo alm da simples proibio. Como discutimos no ltimo encontro; racionalizou-se o discurso da sexualidade (caracterstica da sociedade moderna) e a partir disso Foucault quer ultrapassar a ideia da hiptese repressiva; quer demonstrar que a sociedade moderna foi um REFORO DA SEXUALIDADE ABSURDA INICIADORA DAS HETEROGENEIDADES PERVERSES, etc. SEXUAIS EXCITADORA E INCITADORA DAS

Na pgina 42 do texto questiona: Quando se d o nome a toda essa vegetao de sexualidades, sem propsito, como se fosse para alist-las, trata-se de exclu-las do real?. A excluso do real d uma seta direta interdio; mas a analise de Foucault dir que no disso que se trata. Ele cita os casos de incesto e de adultrio, fala do ataque sobre a sexualidade das crianas e sua reduo ao silncio, diz tambm do sujeito homossexual que ganha uma histria, que reconhecido, com todos os cuidados que merece o termo, e aparentemente parece que a sociedade moderna resolveu harmnica e pontualmente o problema da sexualidade, reprimida desde a poca Vitoriana. Todavia, esta proliferao dos discursos, instaura uma nova forma de poder, um poder que assume a sexualidade, (...) o exame mdico, a investigao psiquitrica, o relatrio pedaggico e os controles familiares podem, muito bem ter como objetivo global e aparente dizer no a todas as sexualidades errantes, ou improdutivas, mas, na realidade, funcionam como mecanismos de dupla incitao: prazer e poder (p. 45). Essa nova forma de poder, age atravs de linhas infinitas de penetrao (penso que penetrao microfsica de poder); h um espiral onde prazer e poder se reforam, e por ser to stil - um movimento difcil de ser captado; talvez a observao das relaes de sexualidade em espaos saturados definidos; ao menos lancem um feixe de luz sobre isso: a relao de pedagogo-aluno; psiquiatralouco; mdico-paciente, as pessoas da famlia, etc. Enfim, para concluir ainda que abertas diversas lacunas, entendemos que a afirmao crucial de Foucault, est em dizer que a sociedade moderna perversa real e diretamente, e todos esses comportamentos perversos, realmente foram extrados dos corpos dos homens, dos seus prazeres, ou melhor, foram consolidados neles, mediante mltiplos dispositivos de poder, foram solicitados, instalados, isolados, intensificados, incorporados. Acreditamos que a sociedade moderna, tomou proveito disso estrategicamente; promovendo a saturao intencional das perversidades em lugares diversos e lucrando com isso, o que Foucault chama de efeito-instrumento.

Вам также может понравиться