Вы находитесь на странице: 1из 33

Alegaes Finais - Estelionato

EXMO.. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA PRIMEIRA VARA CRIMINAL DE ....................

Protocolo n ........................ Cdigo TJ............. - Alegaes Finais

......................................................... , j qualificados, nos autos da ao penal que lhes move a justia pblica desta comarca, via de seu advogado in fine assinado, permissa mxima vnia, vem perante a conspcua e preclara presena de Vossa Excelncia, nos termos do artigo 403 do Cdigo de Processo Penal, com a redao que lhe emprestou a Lei 11.719/2008, tempestivamente, apresentar

ALEGAES FINAIS
Face aos fatos, razes fundamentos a seguir perfilados:

SNTESE DOS FATOS

1 O Ministrio Pblico, ofertou a denncia de fls. ..., em desfavor do Acusado ....................., imputando-lhe a prtica dos seguintes fatos:
No dia e hora indeterminados, NO MS DE ......................, consoante REPRESENTAO de fls. ..., na sede da ..............................., Avenida ............., .........., centro, nesta o DENUNCIADO, utilizando-se de sua condio de vendedor ESTELIONATOU a vtima, a prpria ........., ao obter para si ou para outrem, vantagem ilcita, mediante meio fraudulento, conforme autos de Inqurito Policial. Consta dos mencionados autos que, no dia e hora acima referidos, sendo o DENUNCIADO vendendor da ......................................., VENDEU VRIOS VECULOS PERTENCENTES A ................ (CERCA DE ..... VECULOS) para diferentes pessoas e empresas, entre as quais, ................................................., de ................, recebendo as respectivas quantias, em sua prpria conta corrente, OU EM CONTA DE TERCEIROS, DE QUEM TOMAVA DINHEIRO EMPRESTADO, sem REPASSAR OS DEVIDOS VALORES PARA A FIRMA ......, ONDE TRABALHAVA, ESTELIONATANDO-A E LHE PROVOCANDO SRIOS PREJUZOS FINANCEIROS, na faixa de .............................. REAIS (Grifei).

2 Inicialmente, percebe-se que a conduta estampada na exordial acusatria contra a pessoa do Acusado ................................, pela sua forma de execuo denota ser daquelas que deixam vestgios na contabilidade da suposta vtima ....... bem como na escrita contbil de outras empresas que se dizem estelionatadas, razo pela qual imperioso que se tivesse determinado a

realizao de exame de corpo de delito, atravs de laudo pericial, para comprovar a materialidade do fato, como frmula essencial para validade do ato, inquinando assim todo o processo de nulidade absoluta e insanvel, nos termos do artigo 564, III, b do Cdigo de `Processo Penal. 3 Recebida a denncia em ....................., de forma atpica, vez que no consta dos autos qualquer requerimento ou manifestao do Parquet para sua atuao como assistente de acusao, a suposta vtima, atravs da petio de fls. ......, em ............, (fls. ........) protestou pelo no recebimento da denncia, com a remessa dos autos a procuradoria de justia, para os fins do artigo 28 do Cdigo de Processo Penal. 4 O rgo Oficial de Acusao, aditou a denncia s fls. ............, assumindo o onus probandi in judicio dos seguintes fatos:
. I - No ms de ......................... . em dias e horrios; diversos os DENUNCIADOS conscientes e voluntariamente, pretendendo obter, em proveito dos mesmos. vantagem ilcita em prejuzo ......................... e seus clientes, armaram meio fraudulento de negociao nos termos abaixo discriminados. II. 0 1 DENUNCIADO era simples vendedor da ..................................., empresa concessionria e revendedora de veculos automotores da. marca ............ e no tinha qualquer autorizao para receber importncias de clientes, dar quitao ou entregar veculos adquiridos, pois suas atividades deveria limitar-se a "somente emitir o pedido de venda, anexar o pagamento ou a proposta de compra e pagamento enviar a tesouraria tais documentos.

III. Nada obstante a falta dos aludidos poderes. o l DENUNCIADO contratou. em nome da .................................................... e sem a autorizao desta, a venda de diversos veculos da marca ............ (...........) entre outros com vrios clientes (.........................)., atravs dos representantes legais e empregados destes clientes, com a finalidade deliberada de receber e desviar o preo da venda para si e os demais denunciados e lesar as pessoas jurdicas acima discriminadas.

IV. 0 1 DENUNCIADO manteve os referidos clientes em erro. fazendo-os acreditar que contratavam regularmente com a ........................... e mediante vlido contrato de compra e venda, e determinou a estes que os preos da venda dos veculos supostamente adquiridos fossem depositadas nas contas bancrias suas e dos demais denunciados ou das empresas em que estes denunciados eram scios proprietrios (contas n ........... do 1 DENUNCIADO, .................. dos 2 e 3 DENUNCIADOS, ............... da 4 DENUNCIADA e ................. da 5 DENUNCIADA. todas mantidas na Agncia n ........ do BANCO .........). V. Os citados clientes foram induzidos, pelo 1 DENUNCIADO, a acreditar que estavam pagando, regularmente, .................. os preos de aquisio dos veculos supostamente adquiridos e aguardaram a entrega do objeto contratado que, reiteradamente, era adiada por falsos motivos apresentados pelo 1 DENUNCIADO. VI. Os 2, 3, 4 e 5 DENUNCIADOS, cientes do artifcio narrado. concorreram

para a consumao das infraes acima noticiada ao permitirem que o l DENUNCIADO utilizasse das contas bancrias daqueles (ou das empresas em que os mesmos eram scios-proprietrios para receber o depsito dos preos pagos pelos clientes acima discriminados, relativamente s mercadorias adquiridas, assim como levantaram para si os depsitos ali efetivados, tudo com a finalidade de dificultar a descoberta da fraude e a reparao dos prejuzos dos depositantes (clientes e da ...............................) que resultou acionada por seus clientes para a entrega. dos veculos contratados. (Grifei)

5 Os Acusados, ora defendentes, foram interrogados em juzo e apresentaram verses em perfeita harmonia com o conjunto probatrio produzido durante a instruo criminal, em relao aos depsitos realizados em suas contas bancrias, por ordem do Acusado ................., como pagamento de numerrio havidos por emprstimo do acusado ............................, bem como da inexistncia de qualquer vnculo associativos nas negociaes supostamente fraudulentas entre o 1 e o 2 denunciados. Assim se pronunciaram: 2 DENUNCIADO
Que o interrogando era amigo do ......., e emprestou-lhe certa quantia em dinheiro, isto por vrias vezes; Que, uma das quantias, foi paga ao interrogando, via depsito na conta de sua esposa, e segundo ficou sabendo, este depsito foi feito pela ...............; Que, a outra quantidade foi depositada na conta de sua esposa, no sabendo se da conta particular ou da firma ....................................................., no sabendo tambm se foi ou no depositada pela ...............; (...) Que no

teve nenhuma participao em qualquer transao comercial de compra e venda de veculos com a .......... ou com qualquer outra empresa; Que, acha que foi citado nos autos apenas porque havia emprestado o dinheiro para o ................ e o mesmo o pagou com aqueles depsitos. (Fls. ...).

......................................
Que, foi feito alguns depsitos em nome da firma, da qual o interrogando Diretor, tendo como scio: ...........................................,; Que, todos os depsitos foram feitos pelo ...........; Que, teve conhecimento deste fato, porque o seu filho ..................................., usando o crdito da firma conseguiu alguma importncia em dinheiro para emprestar para o ......................, pois eram amigos, e os depsitos acima eram para cobrir estes emprstimos; Que, alm dos emprstimos o ............................, no tinha outros tipos de negcios com o ............., da mesma foram ............................................; (Fls.........).

............................................
Que o esposo da interrogada, ..................................., pediu a mesma que levantasse no banco algumas importncias em dinheiro, em nome de sua firma e tambm de sua conta particular; Que a referidas importncias eram para emprestar ao .......... , que era seu amigo, somente de pois do fato foi que ficou sabendo que era para emprestar para o ............................., mas no chegou a saber por que motivo ou para que seria aquele dinheiro; Que tem conhecimento

que todas as quantias foram pagas a interroganda e a sua firma, via depsito em conta corrente; (...) Que, seu marido nunca teve qualquer tipo de transao comercial com o .................; (Fls. ....).

...................................................
Que, o irmo da interroganda ..............................., pediu a esta e a esposa do mesmo, que eram proprietrias da firma ............................................... Que levantasse um emprstimo para o mesmo em nome da Firma, o que foi feito por mais ou menos duas vezes; Que, vencido o prazo normal, as quantias foram depositadas em nome da Firma referida, mas no sabendo por quem fora feito; Que, no tinha conhecimento com o .................., nem mesmo teve qualquer tipo de negcio com aquele, desconhecendo tambm qualquer negcio do mesmo com seu irmo ............................; Que, ............................ no chegou a falar para a interroganda para que queria levantar aqueles emprstimos, e a mesma no o perguntou porque o seu irmo sempre foi pessoa correta em seus negcios (Fls. ....).

6 Os diretores da suposta vtima .........., assim como as demais testemunhas, arroladas no aditamento da denncia, ouvidas em juzo, foram unnimes em confirmar as verses apresentadas pelos Acusados, ora defendentes, quando assim se expressam: ..........................................:

Que no houve nenhuma declarao falando sobre o ..........., proprietrio da empresa, bem como a ........................ e da mesma forma a ....................; (...) Que conhece todos os acusados da famlia ...........; Que no tem conhecimento de nenhum ato ilcito praticado pelos mesmos; Que os carros adquiridos pelos ......... foram pagos rigorosamente em dia ......; Que, os mesmos foram faturados em nomes dos compradores; Que, tem conhecimento que o ................... emprestava dinheiro para o .............; Que, no tem conhecimento a pedido de quem eram feitos os depsitos em nome dos ...............; (...) Que, acha que o suposto envolvimento dos ............. est preso apenas no depoimento do ....... e nos depsitos; (Fls. ..........) (GRIFEI).

............................... (Diretor da .........):


Que, o ......................, na empresa atuava sozinho, mas ficou sabendo que usava dinheiro dos .................., no sabendo a que ttulo; (...) Que, no tem conhecimento de nenhuma sociedade entre ................ e ......................; (...) Que ficou sabendo tambm que os ................... emprestavam dinheiro para o ........., ou seja comentrios diversos; (Fls. 486/487).

...........................:
Afirma que as tratativas eram mantidas tanto com o ora acusado quanto com ..... e os respectivos pagamentos efetuados, mediante depsitos bancrios em diversas contas correntes, por indicao deles, tanto em favor da ........., quanto de ....... e do prprio ........ Havia tambm depsitos em contas de terceiras pessoas. (Fls. ......)

.................................:
Diz que a maioria dos pagamentos era feita mediante depsito em conta corrente indicada pelo ru, em seu prprio nome, ou no da ......... Muito raramente tal depsito era feita noutra conta. (Fls. ......).

..................................:
A ................ sempre quitou os veculos que adquiriu, de acordo com as determinaes do ru, o qual umas vezes mandava que o depsito fosse feito em conta bancria sob a titularidade dele, outras vezes o depsito era feito em conta bancria de terceiros e ainda em outras oportunidades o depsito era feito em conta bancria da prpria concessionria ......... (Fls. .......).

7 O Acusado ......................., nestes autos, ao ser interrogado na Delegacia Estadual de Furtos e Roubos em ........., s fls. .............., esclarece:
QUE, com referncia as ordens de pagamento feitas a ............... e ..........., ...................., ......................... e ......................., bem como no prprio nome do declarante, o mesmo respondeu: na conta da famlia .................. era dbito que o declarante tinha com os prprios... (...) QUE, perguntado ao declarante a respeito de sua relao com as pessoas de ............................ e ....................., respondeu: QUE, tomava dinheiro emprestado com juros bem acima do mercado, sendo que tratava de negcios exclusivamente com a pessoa

de .................................., o qual filho do Sr. ......................... (Fls. ....................).

Naquela ocasio ainda afirmou:


QUE, o declarante no tinha nenhum tipo de sociedade com o .............................., mas que em declaraes prestadas na Delegacia de Estelionato afirmou tal fato, sendo que uma declarante impensada; QUE, a parceria ou sociedade afirmada pelo declarante referia-se a dinheiro tomado emprestado com juros acima do mercado do Sr. ........................., QUE, os depsitos feitos pelo declarante em outras contas da famlia ..................... ou da firma pertencente a famlia eram determinaes do .......................;

J nos autos em apenso (N. ......), o Acusado ..............., prestou vrios depoimentos na fase policial, instigado e coagido para afirmar qualquer envolvimento de ........................., em eventuais falcatruas porm, sempre confirmou a mesma verso, como pode ser visto a seguir:
Que o declarante disse que apenas pedia dinheiro emprestado a .............................. e pagava com juros, mas no disse para o ........... o que fazia com o dinheiro emprestado por ele, e quando pagava o ....... ele que determinava a conta que o declarante tinha que fazer o depsito e no tomava conhecimento quem era a pessoa; (fls.....). que passou a sua conta corrente n. ........, do Banco ................., (conta particular), para o comprador ......... para o mesmo pagar os veculos e depositar em sua conta particular assina

citada esclarecendo ainda que deu o n. da conta corrente do ....., particular do ........................ para depositar ... esclarecendo que pediu o ............ para fazer o depsito na conta do ......., pois o declarante estava devendo o ...... (fls......). QUE, quanto aos depsitos feitos em nome da .................., ....................., .................. ...., .......................... e ............................, o declarante tem a esclarecer que realmente foram feitos estes depsitos, sendo que os depsitos feitos em nome do declarante, ..................... foram repassados para a ........................ e os depsitos em nome de ........................, e .............................. destinava-se a dinheiro emprestado para a compra de veculos na .........; (Fls. ......). .QUE, o dinheiro depositado pela ....................... na conta corrente ....................... e ......................., tambm no ms de ........ prximo passado s explica da seguinte maneira: o declarante pegava dinheiro emprestado com o ......................, comprava os veculos da prpria ........, depois os vendia, no caso para a ..........., pedindo o cliente que depositasse o dinheiro nas contas referidas passadas pelo ......................., como forma de pagamento do dinheiro que tinha pego emprestado para comprar os mesmos veculos que estava ento vendendo; (Fls. ......) Que a partir de ................, props ao amigo ................., seu amigo desde os ..............., trabalharem em conjunto, nas seguintes condies: ..................... entraria com o dinheiro para a compra de veculos, sendo que ao efetuar a venda, devolveria a ele o principal, acrescido de

juros cobrados pelos bancos, mais a metade do lucro que tivessem; Que trabalharam em conjunto de ................, perodo em que realizaram inmeras negociaes; Que os diretores da ....... no tinham conhecimento deste negcio entre o declarante e ...................., at porque o que interessava a ... era vender e receber; (Fls....) Que informa que .............. no tinha conhecimento de qual o tipo de negociao que era realizada, ele sabia sim, o numerrio que saia e que entrava; (Fls. .....)

8 Paralelamente, ao presente feito foram instaurados outros procedimentos policiais e judiciais, em desfavor do acusado .............., e at mesmo contra os diretores da empresa........, versando sobre fatos anlogos, sem contudo figurar no polo passivo as pessoas dos Defendentes, descaracterizando-se, assim, qualquer relao associativa, ou adeso de vontade dirigidas para a obteno de vantagem ilcita em prejuzo alheio, que por fora de decisrio judicial reconhecendo a incidncia da litispendncia encontram-se, apensados aos presentes autos a saber: PROCESSO N ............ ... Vara Criminal Denncia recebida : ....... Denunciado: .................... Incurso: artigo 171, 2, IV CPB Vtima : ...................... Parecer ministerial de fls. .............., requerendo a remessa .... Vara para serem apensados aos autos ......... (.............) Deciso de fls. .... determinando a remessa dos autos para a ... Vara Criminal. PROCESSO N .....................

.... Vara Criminal Inqurito Policial de n. ................ Indiciado: ................... Ilcito: art. 171 do CPB Vtima: ........................ Parecer ministerial de fls. ............., requerendo a remessa ... Vara para serem apensados aos autos ........... (................) Deciso de fls. ............... determinando a remessa dos autos para a ... Vara Criminal. PROCESSO N ............. ..... Vara Criminal Inqurito Policial de n. .......... Indiciados: ............................ Ilcito: art. 171 caput e 171 c/c 29 do CPB Vtima: .............................. Parecer ministerial de fls. ..... requerendo a remessa ... Vara para serem apensados aos autos ...... (..........) Deciso de fls. ... determinando a remessa dos autos para a ... Vara Criminal. Em apenso: .... volumes Assunto: ....................... Requerente: ................... Ofcio n. .................................. PROCESSO N ................. .... Vara Criminal Denncia recebida em ................. Denunciado: ...................... Incurso: artigo 168, 1, III c/c art. 71 do CPB Vtima : ............... Parecer ministerial de fls. ................, requerendo a remessa ... Vara para serem apensados aos autos ............... (.................)

Deciso de fls. ............ determinando a remessa dos autos para a ...Vara Criminal. PROCESSO N ............ .... Vara Criminal Denncia recebida em ............... Denunciado: ...................... Incurso: artigo 171 caput do CPB Vtima : ...................... Parecer ministerial de fls. ......, requerendo a remessa ... Vara para serem apensados aos autos ...........(........) Deciso de fls. ... determinando a remessa dos autos para a ...Vara Criminal.

9 Como bem frisou o diretor da suposta vtima (.....), .................., o envolvimento dos Defendentes prende-se nica e exclusivamente, em uma declarao isolada do Acusado ................, na fase investigatria, e nos comprovantes de depsitos existentes em seus nomes, que foram exaustivamente comprovados serem oriundos de pagamentos de emprstimos de dinheiro de ................. sem qualquer demonstrao nos autos de envolvimento nos possveis ilcitos penais perpetrados pelo Primeiro Denunciado. 10 O rgo Ministerial, s fls. ......, embora tenha protestado pela absolvio dos Acusados, ................... , ......................... e .................., assume uma posio de indisfarvel mandatria da empresa ......, ao pugnar pela condenao do Acusado ..................., quando sequer ficou provado nos autos a responsabilidade penal do Acusado ....................., diante da barafunda que se tornou o processo pela atuao desorientada da suposta vtima ............... Ao pedir a condenao de ........................, ao arrepio da prova jurisdicionalizada nos autos, a Acusao Oficial, data vnia abandonou seu munus constitucional de zelator do ordenamento jurdico

para defender interesses particulares buscando uma condenao temerria e injusta. 11 Os Acusados, ora defendentes, so pessoas com amplo conhecimento na sociedade anapolina, pertencentes a famlia de notrio respeito no meio empresarial face a direo sria e honesta de suas diversas empresas, conforme documentao acostadas s fls. Fls............ dos Autos n .........., em apenso.

DO DIREITO
Aqueles que perambulam pelas alfurjas da iniquidade s enlameiam a si prprios

PRELIMINARMENTE

1 O Cdigo de Processo Penal, no Livro que trata das nulidades processuais impe o seguinte comando normativo:
Art. 564 - A nulidade ocorrer nos seguintes casos: (...) 0missis III - por falta das frmulas ou dos termos seguintes: (...) omissis

b) O Exame do corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, ressalvado o disposto no artigo 167.

Nosso Estatuto de Ritos Processuais Penais, no artigo ut retro citado, dispe que ocorrer nulidade no caso de falta de termos ou frmulas, dentre os quais a realizao de exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, como no caso em pauta, por corporificar e instrumentalizar a materialidade dos fatos objeto da persecuo judicial. Isso, porque a Justia Criminal, principalmente, deve exteriorizar-se atravs de formas, absolutamente cogentes e inalterveis ao arbtrio das partes. Assim, sua falta j traduz nulidade por si mesmo, independentemente da ocorrncia ou no de prejuzo.

Oportuna a lio do eminente jurisconsulto ptrio JLIO FABBRINI MIRABETE, em sua obra Cdigo de Processo Penal Interpretado, Ed. 94, pg. 634)
Causa nulidade absoluta a ausncia do exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestgios. Na hiptese de delicta lactis permanentis por ele que se comprova a existncia do crime quando este deixa vestgios, sob pena de nulidade, para evitar-se acusaes infundadas. Ressalva o artigo 167, porm, que no sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a prova testemunhal pode suprir-lhe a falta.

Diz a jurisprudncia
"A no realizao de exame de corpo de delito direto, que d maior credibilidade e confiana ao julgador, por incria da autoridade policial, que, por comodismo, realiza o exame indireto, sem especificao

de sua fonte, implica comprometimento da prova da materialidade do delito, impondose a absolvio" (RT 637/267). No mesmo sentido, (TJSP: RT 553/339; TACRSP: RT 548/339; TJMG: RT 534/416.)

Correta a advertncia de que quando o ilcito penal deixa vestgios torna-se necessria e imprescindvel a realizao do exame de corpo de delito. Desta tica, destina-se a comprovao por percia da existncia dos elementos objetivos do tipo, os quais so aferidos, principalmente, ao resultado produzido pelo atuar reprovvel, de que houve o evento, do qual depende a existncia objetiva do crime, ex vi do artigo 13 do Cdigo Penal. Incensurvel o posicionamento de que configura-se nulidade absoluta a ausncia do exame de corpo de delito nos crimes que deixam vestgios, e no caso sub examine, trata-se de delicta factis permanentes, sendo por ele que se comprova a existncia tpica s quando h vestgios positivados, sempre sob o crivo da nulidade absoluta. Neste sentido pacfica a orientao pretoriana j apontada: (RTJ 99/101; RT 534/416, 548/339, 554/335, 556/348, 580/316 e 637/267). preciso insistir, no entanto, que se trata de nulidade absoluta e no relativa que por fora do que dispe normativamente o artigo 573 do CPP, e pela ausncia de dispositivo que lhe outorgue qualquer sanatria (v. por falta do exame de corpo de delito, direto ou indireto, nos crimes que deixam vestgios, ex vi do artigo 564, III, letra b do CPP, se essa falta no foi suprida pelo depoimento das testemunhas, ex vi do artigo 167 do CPP). No caso em tela, a documentao acostada aos autos, pela suposta vtima ....., constitui talvez ou simplesmente, mero indcio da ocorrncia de possvel ilcito penal, no podendo ser elevado a categoria de prova da materialidade de um delito, que por sua natureza e sede deixa vestgios constatveis atravs de percias contbeis ou fiscais, pois conforme verso, diga-se inverossmil da dita empresa, o Acusado ....... teria agido fraudulentamente ao emitir irregularmente Proposta de Compras e Vendas de Veculos, Contratos de

Compras e Vendas de Veculos, Ordens de Faturamentos, etc.. quirgrafos que se submetidos ao crivo dos senhores peritos poderiam comprovar a existncia ou no da alegada fraude ou artifcio. A evidncia do aspecto ora suscitada encontra eco nas prprias palavras da ento patrona da suposta vtima da empresa ......, em suas alegaes finais s fls...... , protesta pela realizao Laudo Pericial de exame do corpo de delito, in verbis;
(...) requer a assistente seja determinada, percia contbil na movimentao das contas correntes dos cinco acusados durante todo perodo em que se sabe Ter existido o esquema paralelo de vendas de veculos,...

Excelncia flagrante e incontestvel a incidncia da nulidade do processo por falta de prova da materialidade dos fatos descritos na denncia de fls., por infringncia do disposto no artigo 564, III, b do Cdigo de Processo Penal, impondo-se o reconhecimento da preliminar suscitada com o julgamento do feito sem apreciao do mrito, determinando-se o arquivamento da presente ao penal para todos os fins de direito.

DO MRITO
A pretenso da Acusao Oficial, deduzida nos presente feito com relao a responsabilidade penal do Acusado ................., ora defendente, baseia-se nica e exclusivamente no fato de ter o co-ru .................., supostamente confessado extrajudicialmente na fase inquisitorial de outro feito, (................) estar agindo em conjunto com aquele, haja vista que o mesmo lhe emprestava dinheiro, com o qual realizava transaes comerciais de compra e venda de veculos, porm, o acusado .................., ao ser acareado naqueles

autos (fls........) taxativo ao retratar as declaraes anteriores afirmando que nunca houve sociedade de qualquer espcie entre sua pessoa e ............ Edita o Cdigo Penal:
Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:

corrente o entendimento, de que o crime, como entidade jurdico-penal, s se aperfeioa ou se consuma quando o agente realiza todos elementos que compem a descrio do tipo legal. Examinando o crime sob um ngulo estritamente tcnico e formal, em sua aparncia mais evidente de oposio a uma norma jurdica, vrias definies podem ser lembradas: toda conduta que a lei probe sob a ameaa de uma pena (Carmingnani); fato a que a lei relaciona a pena, como conseqncia de Direito (Von Liszt); toda ao legalmente punida (Maggiore); fato jurdico com que se infringe um preceito jurdico de sano especfica, que a pena (Manzini). Estas definies, porm, so insuficientes para a dogmtica penal moderna, que necessita colocar mais mostra os aspectos essenciais ou elementos estruturais do conceito de crime. Da, dentre as definies analticas que tm propostas por importantes penalistas a mais aceitvel, atualmente, a que considera o fato-crime: uma ao (conduta) tpica (tipicidade), ilcita ou antijurdica (ilicitude) e culpvel (culpabilidade). (esta definio adotada por Anbal Bruno, Magalhes Noronha, Heleno Fragoso, Wessels, Baumann, etc.)

Inicialmente, no caso em apreo, h que ressaltar sendo a tipicidade, a justaposio ou adequao da conduta atribuda ao Acusado a um tipo legal de crime, ou seja, a conformidade do fato com a descrio precisa da definio legal da infrao penal objeto do persecutio criminis in judicio. Nesta linha de raciocnio, a ao do Acusado no pode ser considerada tpica ou ilcita, vez que descaracterizada de qualquer feio criminosa, por ausncia dos requisitos elementares tpicos, indispensveis para o aperfeioamento da conduta punvel (crime), que so a tipicidade, a ilicitude ou antijuridicidade, entendida como a relao de contrariedade entre a conduta da vida real e o ordenamento jurdico ( Welzel, Das Deutsche
Strafrecht, pag. 50; Jescheck, Lehrbuch, pag. 175; Petrocelli Lantigiuridicit,pag. 13 - Apud. - Francisco de Assis Toledo,

Princpios.. pag. 85 - Ed. 1991). Em concluso tem-se que sequer na forma de participao ou colaborao se adequa a conduta do Acusado ......................., ao delito definido no artigo 171 do Cdigo Penal, por outro lado, a Acusao no se desincumbiu do nus de provar se em algum momento referido Acusado, tenha agido com dolo, que o elemento subjetivo do crime de estelionato. Pode-se, de acordo com o sucinto conceito de fraus do Direito Cannico definir-se em poucas palavras o estelionato como sendo: a obteno de injusto lucro patrimonial com o uso de dolo. Ns sabemos que sem que sujeito ativo tenha agido com dolo (entendido como a vontade e a inteligncia do agente voltadas e determinadas produo do ato incriminado) ou com culpa, no podemos aferir a tipicidade do seu ato para consider-lo criminoso. Do esclio do insupervel mestre Nlson Hungria, o estelionato conceitualmente, s punvel a ttulo de dolo. Seu elemento especfico a fraude exclui, necessariamente, outra forma de culpabilidade. Extrai da que no existe o crime sem a vontade conscientemente dirigida astucia mala que provoca e mantm o erro alheio e correlativa locupletao ilcita em detrimento de outrem. Logo sem a conscincia de ilicitude inexiste o dolo consequentemente no se configura o estelionato.

No presente caso no se vislumbra o dolo (direto ou indireto) por parte do acusado ............ nem sequer uma possvel co-autoria entre este e ..........., uma vez que no h prova nos autos da preexistncia de uma adeso de vontades dirigida a consumao do fato tpico a ele imputado, haja vista, pela prova coligida, sua inteno era simplesmente de auferir eventual lucro com emprstimo de dinheiro sem almejar a obteno de vantagem ilcita em detrimento de bem patrimonial alheio atravs de ardil, artifcio ou qualquer outro meio fraudulento. Diz a jurisprudncia:
PREFEITO MUNICIPAL Contribuio previdenciria Omisso No recolhimento. O fato crime reclama conduta e resultado. Analisados do ponto de vista normativo. A responsabilidade penal (Constituio da Repblica e Cdigo Penal) subjetiva. No h espao para a responsabilidade objetiva. Muito menos para a responsabilidade por fato de terceiro. A concluso aplica-se a qualquer infrao penal. "No recolhimento de contribuio previdenciria" caracteriza crime omissivo prprio. A omisso no simples no fazer, ou fazer coisa diversa. no fazer o que a norma jurdica determina. O Prefeito Municipal, como regra no tem a obrigao (sentido normativo) de efetuar os pagamentos do Municpio; por isso, no arco de suas atribuies legais, no lhe cumpre praticar atos burocrticos, dentre os quais, elaborar a folha e efetuar pagamentos. Logo, recolher as contribuies previdencirias. O pormenor importante, necessrio por ser indicado na denncia. Diz respeito a elemento essencial da infrao penal. A ausncia acarreta

nulidade da denncia. No h notcia ainda de hiptese do concurso de pessoas(CP, artigo 29). (STJ - Ag. Reg. no AI n 134.427 - PR - 6 T - Rel. Min. Luiz Vicente Cernicchiaro - J. 01.07.97 - DJU 03.08.98 v.u). (GRIFEI) RECURSO EM SENTIDO ESTRITO Pronncia - Artigo 121 pargrafo segundo, itens II e IV, c/c o artigo 29, do CPB Pretendida absolvio alegada inexistncia de provas - Recurso provido - Unnime. Ante a inexistncia de qualquer prova de haver o ru concorrido para a prtica do ato infracional, deve-se desproporcionar o recorrente, absolvendo-se da imputao que lhe foi feita. (TJDF - RSE n 1.721/97 DF - 1 T - Rel. Des. Lcio Resende da Silva - J. 12.06.97 - DJ 20.08.97 - v.u). PENAL E PROCESSO PENAL - Apelao Estelionato contra a previdncia social. Artigo 171, c/c o artigo 29 do Cdigo Penal. Ausncia de dolo. Delito no caracterizado. Livre convencimento do julgador na apreciao das provas, valoradas com explicitao convincente. Absolvio. Manuteno da sentena. Recurso improvido.(TRF5R - Ap. Crim n 501.757-5 - 2 T - RN - Rel. Juiz Lazaro Guimares - J. 29.09.98 - DJ 20.11.98 - v.u).

A Acusao Oficial, lastreou seu pedido de condenao em provas existentes exclusivamente na esfera administrativa do inqurito policial, .. Porm, quando existe a participao imediata e direta da prpria autoridade policial, na produo da prova, o carter inquisitivo, que tem a persecuo administrativa, torna imprescindvel a judicializao ulterior do ato probatrio para que a instruo ali contida se apresente com o valor de prova, e seja utilizado como elemento na formao da convico judicial, no momento de decidir a causa penal.

Verifica-se, assim, que a prova penal objeto de duas operaes distintas: a investigao (inqurito policial) e a instruo. Aquela, por ser extrajudicial, no pode servir de base ao julgamento final da pretenso punitiva, pelo que s a instruo, como elemento integrante do processo, fornece ao julgador os dados necessrios sobre a quaestio facti da acusao a ser julgada.
evidente que o conjunto probante do inqurito, por no obedecer aos preceitos constitucionais da amplitude da defesa e de instruo contraditria, h de ser encarado como qualquer outra prova extrajudicial e, portanto, no leva a coisa alguma til se no confirmado, ao menos quantum satis, pela prova colhida no ambiente judicial, este saudavelmente arejado pelo oxignio do Direito(ac. un. de 27. 11 . 70, da 4 Cm. do TACrimSP, na Ap. 22.830, de Itanham, rel. Juiz Azevedo Jnior, in RT 426/395). "O inqurito policial est, por definio, arredio aos preceitos constitucionais de amplitude de defesa e de instruo contraditria. Bem por isso elementar na jurisprudncia que a prova do inqurito, como a generalidade das provas extrajudiciais ou extrajudicialiformes, s produz efeito no pretrio quando neste fica atestada a veracidade do seu teor ou, ao menos, a conformidade deste remanescente do conjunto probante til" (ac. un. de 2.10.69, da 4.a Cm. do TACrimSP, no HC 15.296, da Capital, rel. Juiz Azevedo Jnior, in RT 411/250-252).

Outrossim, nem cabe assertar que posicionamento diverso seria possvel por fora do livre convencimento ou ntima convico do Juiz, que no sofre limitaes, importando pois, preponderantemente, a realidade dos fatos que entreveja nas provas, e no o lugar onde estas foram colhidas. Concessa vnia daqueles que assim sustentam, sufragar-se tal esclio implicaria postergar-se, de maneira flagrante, o princpio basilar do contraditrio, fazendo-se dele tabula rasa e simples quimera, com sua colocao no esquecimento. Outra no a lio de Frederico Marques: embora o princpio do Livre convencimento no permita que se formulem regras apriorsticas sobre a apurao e descoberta da verdade, certo que traz algumas limitaes a que o Juiz no pode fugir; e uma delas a de que, em face da Constituio, no h prova (ou como tal no se considera), quando no produzida contraditoriamente" Se a Constituio solenemente assegura aos acusados ampla defesa, importa violar essa garantia valer-se o Juiz de provas colhidas em procedimento em que o ru no podia usar do direito de defender-se com os meios e recursos inerentes a esse direito. Justamente porque carece o inqurito do contraditrio penal, nenhuma validade tem, para amparar um decreto condenatrio, por colocar em ngulo sombrio o princpio do contraditrio e por transportar, para a fase judicial, a feio inquisitiva do caderno administrativo, onde o depoimento foi carreado sem o descortino da defesa do acusado.
"INQURITO POLICIAL - CARACTERSTICAS MERAMENTE INVESTIGATRIAS ADMINISTRATIVAS E NO INSTRUTRIAS PENAIS,- INSUFICINCIA, PORTANTO. DE SEUS ELEMENTOS, PARA LASTREAR DECISO CONDENATRIA JURISDICIONAL, INCLUSIVE NA CASO DE CONFISSO POLICIAL, NA PRESENA DE CURADOR.

0 inqurito policial se desenvolve em fase de pura atividade administrativa. Nele h investigao ftica e no instruo jurisdicionalmente garantida. Assim, os elementos em o mesmo coligidos no passam de dados informativos para eventual denncia; e seus elementos jamais podero dispensar a produo de provas perante o rgo julgador, em nus que, em nosso sistema processual penal, recai todo sobre o Ministrio Pblico. - Confisso policial, seja ou no tomada na presena de testemunhas idneas ou de Curadores, no pode servir como elemento de convico para a sentena condenatria, por no passar de ato integrante da atividade investigatria administrativa, estranha instruo penal, com a garantia da contraditoriedade e superviso jurisdicional. (Ac. un. de 19.9.78, da 1; Cm., na Ap. n 186.785, de Jundia, rel. WEISS DE ANDRADE, que no excelente acrdo aps transcorrer os esclios de FREDERICO MARQUES, MASSARI e ANGIONI, (j indicados na ementa de n: 5998-A, do mesmo relator) continuou: "Esses ensinamentos se ajustam integralmente ao caso em tela uma vez que o ilustre portal da sentena assentou sua convico unicamente na confisso policial do recorrido, confisso retratada em Juzo. Na verdade, condenar-se com base no inqurito implica em proferir deciso condenatria com fundamento em simples investigao e no em instruo, onde se assegura ampla defesa ao acusado. 0 inqurito policial, em nossa sistemtica processual, necessrio se repita a exausto pea meramente informativa da denncia e nisso se esgota sua funo. Em termos outros. a polcia investiga, como disse FREDERICO MARQUES, para que possa o Ministrio

Pblico acusar. A acusao, portanto, no dispensa a produo de provas perante o rgo julgador. Alis, a jurisprudncia ainda que de maneira indireta, consagra este entendimento. quando, constante e reiteradamente, proclama que as nulidades ou vcios do inqurito no contaminam a ao penal. 0 nus da prova acusatria do Ministrio Pblico, a quem cabe demonstrar a veracidade ou falsidade da imputao feita ao ru. Estes princpios, que no podem ser olvidados porque informam o sistema processual brasileiro, impedem que se d confisso policial o valor que lhe atribuiu a sentena. Pouco importa que tenha sido prestado na presena de Curador ou de testemunhas credenciadas. Se aceita a tese. chegaramos concluso de que obtida a confisso policial desnecessrio que o acusador demonstrasse no juzo instrutrio e contraditrio as alegaes inseridas na denncia. Em outros termos, se no inqurito policial h apenas investigao, inexistindo relao processual, sendo fase puramente administrativa. como dar prova ali produzida carter absoluto a ponto de justificar e amparar decreto condenatrio? O encargo probatrio, nus do Ministrio Pblico na ao penal, estaria transferindo a uma fase investigatria onde "o indiciado simples objeto de um procedimento administrativo". A confisso policial, portanto, seja ou no tomada na presena de testemunhas idneas e mesmo curadores, no pode servir como elemento de convico para sentena condenatria". - ("Apud" rolo n 147, flash n 699 do servio de microfilmagem do TACRIM-SP). (grifei)

"INSUFICINCIA DOS ELEMENTOS DO INQURITO PARA LASTREAR CONDENAO. POR VEEMENTES QUE SEJAM. Por mais veementes que sejam os elementos constantes do inqurito, to s nos mesmos no pode basear-se sentena condenatria e. pois fugiria ao contraditrio, assegurado por princpio constitucional" (Ac. un. de 6.7.78 da 4 Cm., na Ap. n 178.595, de Guarulhos, Rel. SILVA LEME, que no aresto remarcou: - remanosa nesse passo a jurisprudncia (RT 369/70; 479/359; 448/334; 436/378; 426/395; 397/278; 393/343; 386/249; 360/241; 356/93; 350/342; 305/ 463; RF 175/336; 135/438, etc.("Apud" rolo n 146. flash n 318, do servio de microfilmagem ' do TACRIMSP).

A inexistncia de qualquer vnculo associativo entre os Acusados .................. e ...................., reconhecida pelos prprios diretores da empresa............, ........................ e .........................., em seus depoimentos s fls......... Consoante o entendimento esposado pela melhor doutrina processual penal, sentena de contedo condenatrio exige, para sua prolao, a certeza de ter sido cometido um crime e de ser o acusado o seu autor. A menor dvida a respeito acena para a possibilidade de inocncia do ru, de sorte que a Justia no faria jus a essa denominao se aceitasse, nessas circunstncias, um dito condenatrio, operando com uma margem de risco - mnima que seja - de condenar quem nada deva. Quando se tem presente, salientou Malatesta, que a condenao no pode basear-se seno na certeza da culpabilidade, logo se v que a credibilidade razovel - tambm mnima da inocncia, sendo destrutiva da certeza da culpabilidade, deve,

necessariamente, conduzir absolvio. o ensinamento do mestre peninsular:


"O direito da sociedade s se afirma racionalmente como direito de punir o verdadeiro ru; e para o esprito humano s verdadeiro o que certo; por isso, absolvendo em caso de dvida razovel, presta-se homenagem ao direito do acusado, e no se oprime o da sociedade. A pena que atingisse um inocente perturbaria a tranqilidade social, mais do que teria abalado o crime particular que se pretendesse punir; porquanto todos se sentiriam na possibilidade de serem, por sua vez, vtimas de um erro judicirio. Lanai na conscincia social a dvida, por pequena que seja, da aberrao da pena, e esta no ser mais a segurana dos honestos, mas a grande perturbadora daquela mesma tranqilidade para cujo restabelecimento foi constituda; no ser mais a defensora do direito, e sim a fora imane que pode, por sua vez, esmagar o direito indbil" (in - "Lgica das Provas em Matria Criminal, ed. Saraiva, pp. 14 e 15).

Referindo-se legislao processual americana o saudoso Heleno Fragoso, em sua Jurisprudncia Criminal, Vol. 1, pg. 485, nota 389, que esse o princpio que vigora no Direito norte-americano, includo entre as regras do devido processo legal, due process of law. No se pode aplicar a pena sem que a prova exclua qualquer dvida razovel, any reasonable doubt. Aqui no basta estabelecer sequer uma probabilidade, "it is not suficient to establish a probability even a strong one": necessrio que o fato fique demonstrado de modo a conduzir certeza moral, que convena ao entendimento, satisfaa a razo e dirija o raciocnio, sem qualquer possibilidade de dvida (cf. Kennys, Outlines of Criminal Law, 1958, p. 480)."A sociedade se sente legitimamente perturbada na sua tranqilidade com a certeza do delito, e de seu autor, lgico,

asseverando Gorphe: "S'il subsiste une doute, s'est que la preuve n'est pas fait e arrematando o insigne Carrara: "no processo criminal, mxime para condenar, tudo deve ser claro como a luz, certo como a evidncia, positivo como qualquer expresso algbrica".
"Condenao exige certeza E certeza absoluta, quer do crime quer da autoria. "No basta a alta probabilidade desta ou daquele. "A certeza , aqui, "a conscincia dubitandi secura de que falava Vico e que no admite graus. Tem de fundar-se em dados objetivos indiscutveis, de carter geral, que evidenciem o delito e autoria (Sauer, Grundlagen des Prozessrechts, 1929, p. 75), sob pena de conduzir tosomente ntima convico insuficiente" (Heleno Fragoso, "RDPenal Vol. 5, Pg. 148, ed. Borsi").

A ntima convico, sem apoio em dados ou elementos indiscutveis, leva simples crena e no quela certeza necessria e indispensvel condenao. Essa certeza no pode ser, igualmente, a certeza subjetiva, formada na conscincia do julgador. Com fulcro escorreitamente j se aduziu que : no esclio de Carrara,

"O processo criminal o que h de mais srio neste mundo. Tudo nele deve ser claro como a luz, certo como a evidncia, positivo como qualquer grandeza algbrica. Nada de amplivel, de pressuposto, de anfibolgico. Assente o processo na preciso morfolgica legal e nesta outra preciso mais salutar ainda: A da verdade sempre desativada de dvidas".

do esclio do eminente Professor Fernando de Almeida Pedroso, que a sentena de contedo condenatrio exige, para sua prolao, a certeza de ter sido cometido um crime e de ser o acusado o seu autor. A menor dvida a respeito acena para a possibilidade de inocncia do ru, de sorte que a Justia no faria jus a essa denominao se aceitasse, nessas circunstncias, um dito condenatrio operando com uma margem de risco - mnima que seja - de condenar quem nada deva. Como ressaltou o Juiz Lcio Urbano, do TAMG, ao relata a Ap. Crim. 5.520, de Belo Horizonte, "tudo aquilo que oferece duas concluses lgicas no permite ao Juiz criminal admitir a contrria ao ru, porque a condenao fruto de prova induvidosa, j que o Estado no tem maior interesse na verificao da culpabilidade do que na verificao da inocncia, como procedentemente afirmou Carrara" in (RT 524/449). Por isso, "em matria criminal a prova deve ser lmpida; qualquer dvida deve vir a favor do imputado, porque temerria a condenao alicerada em elementos eivados de incertezas" (RT 523/375). "Uma condenao no pode estar alicerada no solo movedio do possvel ou do provvel, mas apenas no terreno firme da certeza" (RT 529/367). Portanto, "a dvida in poenalibus deve ser decidida pro libertate" (RT 525/348), pois "um culpado punido exemplo para os delinqentes", ao passo que um inocente condenado - como corretamente ponderou La Bruyre - constitui "preocupao para todos os homens de bem". A Constituio Federal assegura o princpio da presuno de inocncia, figurando, agora, verdadeiro direito pblico subjetivo constitucional do acusado. O nus da prova da ocorrncia do crime cabe ao rgo da acusao. No logrando obter xito, a absolvio torna-se imperativo de ordem pblica no mesmo jurisprudncia hodierna tem se posicionado: diapaso que a

Processo Penal. Prova. Inexistncia de certeza absoluta para um juzo condenatrio. Exegese do artigo 386,VI, do CPP. l. correta a sentena absolutria que se baseou no fato de que a nica testemunha que prestou depoimento mediante o contraditrio legal no logrou delinear em que contexto positivo se desenrolou a ao, e que a prova trazida pela parte autora consistia em meras declaraes do agente da autoridade no inqurito policial, despedido ainda as formalidades ilegais, para julgar improcedente o pedido articulado na pea exordial do Ministrio Pblico. 2. A prova no processo penal democrtico exige a prova ser madura, robusta, isenta de incertezas, e no to-somente indicativa diante do artigo 386, VI, do CPP. Recurso improvido para manter a sentena absolutria.(TACRIM-RJ - AP. CRIM. 44.163, 2 Cmara Julgadora, em 16/06/1992) "Prova. Dvidas."In dbio pro reo". Absolvio. Se diante do fato h duas verses, uma fornecida pela declarada vtima e outra pelo acusado, no se trata de questionar o velho adgio testius unus, testius nullus, mas de constatar dentro do conjunto probatrio na variante de possibilidades a verso cabal, firme e inconteste da dinmica do acontecer, caso contrrio, diante da intranqilidade da dvida, o nico caminho que resta ao julgador sereno e imparcial a aplicao do consagrado princpio in dbio pro reo nsito no artigo 386,VI,do CPP. Recurso do rgo do Ministrio Pblico improvido." ( TACRIM-RJ, Ap. 46.108,28 cmara julgadora, em 24/09/1992.

Trilhando neste mesmo sentido, ou seja, mesma linha de raciocnio justo e na defesa do moderno Estado de

Direito, est o nosso Egrgio Tribunal de Justia, conforme ementa que segue:
"Apelao, Insuficincia de provas. No existindo provas suficientes para embasar um juzo condenatrio impe-se , de pronto, a manuteno da sentena que absolveu o ru ( art. 386, inc. VI, do CPP). Apelo Provido" (Ap. Crim. 15046-9/213, TJG0, 2a Cam. Crim. Rel Des. Pedro Soares Correia, DJ n 12099 de 06/07/95, pg. 12).

Conforme recente julgado proferido no HC n 18 084-1/213, o Desor. Byron Seabra Guimares, em iluminado voto reverberou a seguinte lio:
No direito penal da culpa, no h espao jurdico para a presuno de culpabilidade. O nus processual de prova pertence acusao e no ao sujeito defesa, que de forma alguma precisa demonstrar a veracidade de suas desculpas, vez que o que impera a tutela do silncio. Vale dizer, o acusado no est obrigado a provar que inocente. (GRIFEI)

Arremata o Ilustre Desembargador:


Ningum duvida que o NULLUM CRIMEN SlNE ACTIO seja princpio reitor do direito penal do fato. E o agente ativo da conduta ftica s pode ser punido pelo fato existente na realidade. Jamais pela presuno. E diga-se: regra incompatvel com o princpio da no culpabilidade. (Vide ensinamento de Bobio).(GRIFEI)

Deste modo, a Acusao Oficial, com a edio do aditamento da denncia, com relao aos Acusados, ora defendentes, assumiu o nus da prova da autoria, dos fatos e suas circunstncias, durante a instruo, encargo do qual no se desvencilhou at o presente momento, com provas robustas e idneas capazes de fundamentar um juzo condenatrio, o que vale dizer ALLEGARE NIHIL ET ALLEGATUM NON PROBARE PARIA SUNT, ainda mais porque na fase do judicium causae impera o princpio do in dbio pro reo. Ressalte-se, finalmente, que tanto o Acusado ....................., quanto os demais so pessoas de notrio respeito entre seus concidados, no existindo qualquer mcula em suas condutas, tanto familiar e social quanto no aspecto empresarial, que possa desabona-los.

EX POSITIS,
esperam os Acusados, ........................., ..........................., .......................... e ............................, sejam as presentes alegaes finais recebidas, vez que prprias e tempestivas, julgando-se improcedente o aditamento da denncia de fls. ......................, consequentemente decretando-se suas ABSOLVIES pelas razes e fundamentos ut retro perfilados, pois desta forma Vossa Excelncia, como de costume, estar editando decisrio compatvel com os mais elevados princpios da Lei, do Direito e da excelsa JUSTIA. Pedem deferimento.

_________________ OAB

Вам также может понравиться