Вы находитесь на странице: 1из 12

CAPTULO IV DAS FUNES ESSENCIAIS JUSTIA Seo I DO MINISTRIO PBLICO Origem da Instituio A origem do Ministrio Pblico fonte de inmeras

as discusses entre os especialistas no tema. Alguns afirmam que sua origem remonta ao Egito antigo, outros, Grcia ou Roma. A maior parte dos autores, porm, encontra na Frana a origem da instituio, com as caractersticas hoje existentes, remontando tal origem ao incio do sculo XIV, com a figura de procuradores do rei que, aps evoluo, tornaram-se procuradores da sociedade. Art. 127. O Ministrio Pblico instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. 1 - So princpios institucionais do Ministrio Pblico a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. Princpios Constitucionais do Ministrio Pblico Trs princpios so citados constitucionalmente (art. 127, 1, CF) como basilares para o Ministrio Pblico, como instituio: a unidade, a indivisibilidade e a independncia funcional. 1) Unidade O princpio da Unidade prescreve que o Ministrio Pblico uma s instituio, que se divide internamente para melhor atender a suas funes especficas. Note-se, porm, que a unidade se d dentro de cada uma das divises do Ministrio Pblico, tendo em vista a existncia do Ministrio Pblico da Unio e tambm do MP dos Estados. 2) Indivisibilidade Esse princpio determina que a atuao de um membro do MP significa a atuao de todo o MP e, desse modo, seus membros podem ser substitudos pelos demais, dentro dos termos definidos em lei. 3) Independncia funcional AUTONOMIA DE CONVICO - Por tal princpio, assegura-se que a atuao de membro do Ministrio Pblico no pode ser determinada por superiores hierrquicos na instituio. J se afirmou que a hierarquia existente dentro da instituio apenas ocorre quanto ao aspecto administrativo. A CF valorizou a autonomia do MP a ponto de considerar crime de responsabilidade do Presidente da Repblica a prtica de atos atentatrios ao livre exerccio da instituio (art. 85, II, CF). 2 Ao Ministrio Pblico assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art. 169, propor ao Poder Legislativo a criao e extino de seus cargos e servios auxiliares, provendo-os por concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, a poltica remuneratria e os planos de carreira; a lei dispor sobre sua organizao e funcionamento. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 3 - O Ministrio Pblico elaborar sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias.

4 Se o Ministrio Pblico no encaminhar a respectiva proposta oramentria dentro do prazo estabelecido na lei de diretrizes oramentrias, o Poder Executivo considerar, para fins de consolidao da proposta oramentria anual, os valores aprovados na lei oramentria vigente, ajustados de acordo com os limites estipulados na forma do 3. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 5 Se a proposta oramentria de que trata este artigo for encaminhada em desacordo com os limites estipulados na forma do 3, o Poder Executivo proceder aos ajustes necessrios para fins de consolidao da proposta oramentria anual. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 6 Durante a execuo oramentria do exerccio, no poder haver a realizao de despesas ou a assuno de obrigaes que extrapolem os limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias, exceto se previamente autorizadas, mediante a abertura de crditos suplementares ou especiais. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Estrutura da Instituio O texto constitucional de 1988 estabeleceu uma estrutura do Ministrio Pblico em dois planos. De um lado, o Ministrio Pblico da Unio, que formado pelo Ministrio Pblico Federal, Ministrio Pblico do Trabalho, Ministrio Pblico Militar e Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios. De outra parte, restou a previso dos Ministrios Pblicos estaduais. Observe-se que o Ministrio Pblico que atua junto ao Tribunal de Contas da Unio, previsto no art. 130 do texto constitucional, , segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, rgo que se encontra estruturado internamente no Tribunal de Contas, no fazendo parte do Ministrio Pblico da Unio. Art. 128. O Ministrio Pblico abrange: I - o Ministrio Pblico da Unio, que compreende: a) o Ministrio Pblico Federal; b) o Ministrio Pblico do Trabalho; c) o Ministrio Pblico Militar; d) o Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios; II - os Ministrios Pblicos dos Estados. 1 - O Ministrio Pblico da Unio tem por chefe o Procurador-Geral da Repblica, nomeado pelo Presidente da Repblica dentre integrantes da carreira, maiores de trinta e cinco anos, aps a aprovao de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de dois anos, permitida a reconduo. (em tese sem limite), precedida de nova deciso do Senado Federal (art. 25, LC n 75/93) 2 - A destituio do Procurador-Geral da Repblica, por iniciativa do Presidente da Repblica, dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta do Senado Federal. (A LC n 75/93 estabelece que a votao dever ser secreta).

3 - Os Ministrios Pblicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territrios formaro lista trplice dentre integrantes da carreira, na forma da lei respectiva, para escolha de seu Procurador-Geral (PROCURADOR-GERAL DE JUSTIA), que ser nomeado pelo Chefe do Poder Executivo (Governador nos Estados e Presidente da Repblica no caso do Distrito Federal e Territrios), para mandato de dois anos, permitida uma reconduo. 4 - Os Procuradores-Gerais nos Estados e no Distrito Federal e Territrios podero ser destitudos por deliberao da maioria absoluta do Poder Legislativo, na forma da lei complementar respectiva. 5 - Leis complementares da Unio e dos Estados, cuja iniciativa facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecero a organizao, as atribuies e o estatuto de cada Ministrio Pblico, observadas, relativamente a seus membros: I - as seguintes garantias: Garantias e Vedaes dos Membros do MP As garantias constitucionais dos membros do Ministrio Pblico so bastante semelhantes quelas relativas aos membros do Poder Judicirio. Determina o inciso I, 5, art. 128, serem garantias do Ministrio Pblico: a) vitaliciedade, aps dois anos de exerccio (ESTAGIO PROBATORIO), no podendo perder o cargo seno por sentena judicial transitada em julgado; 1) vitaliciedade, que consiste na prerrogativa dos membros do MP de apenas perderem o cargo em virtude de deciso judicial transitada em julgado, bem como no fato de que o cargo de membro do MP no se desvincula de seu titular mesmo aps sua aposentadoria, tal qual ocorre com os magistrados. Tal garantia adquirida aps os dois anos de estgio probatrio; b) inamovibilidade, salvo por motivo de interesse pblico, mediante deciso do rgo colegiado competente do Ministrio Pblico, pelo voto da maioria absoluta de seus membros, assegurada ampla defesa; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 2) inamovibilidade, que impede a remoo do membro do Ministrio Pblico do cargo que esteja desempenhando, apenas podendo se falar em remoo compulsria em razo da existncia de interesse pblico, a ser decidida pelo rgo colegiado competente de seu Ministrio Pblico, ou por deciso do Conselho Nacional do Ministrio Pblico, nos termos do inciso III do 2 do art. 130-A da Constituio Federal. c) irredutibilidade de subsdio, fixado na forma do art. 39, 4, e ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 150, II, 153, III, 153, 2, I; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) 3) irredutibilidade de subsdios . Tal qual ocorre com os magistrados, os membros do Ministrio Pblico no podem ter seus subsdios reduzidos, sendo que tal garantia diz respeito apenas aos subsdios nominais, ou seja, aos valores que o membro recebe normalmente, pois, sendo entendimento do STF, no h garantia de que o valor dos subsdios no perca seu valor de compra em decorrncia de processo inflacionrio. II - as seguintes vedaes:

VEDAES As vedaes dos membros do Ministrio Pblico encontram-se disciplinadas pelo inciso II, , 5, art. 128 do texto constitucional. So elas: 1) receber a qualquer ttulo ou pretexto honorrios, percentagens ou custas processuais. Tal vedao impede que, mesmo por meios transversos, o membro do Ministrio Pblico receba qualquer percentual nos valores que se encontram em discusso judicial na qual esteja atuando tanto como rgo acusador, quanto como fiscal da lei; 2) exercer a advocacia e participar de sociedade comercial, na forma da lei . Quanto participao em sociedade comercial, tal vedao exige a regulamentao por lei, no sendo, portanto, de aplicabilidade imediata; 3) exercer, ainda que em disponibilidade, outra funo pblica, salvo uma de magistrio. Tal vedao visa garantir que os membros do Ministrio Pblico iro se dedicar, precipuamente, sua funo institucional; 4) dedicar-se a atividade poltico-partidria , tendo por objetivo a manuteno de sua independncia, quando do exerccio de suas funes; 5) receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, salvo as excees previstas em lei . Tal vedao foi introduzida no texto constitucional pela Reforma do Poder Judicirio (EC n 45/2004), com o claro objetivo de resguardar a imparcialidade da atuao do membro do Ministrio Pblico. 6) exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. A vedao aqui estabelecida conhecida popularmente como quarentena. Tal vedao vem estabelecida no 6 do inciso II do art. 128, refletindo a mesma vedao estabelecida para os membros do Poder Judicirio. a) receber, a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais; b) exercer a advocacia; c) participar de sociedade comercial, na forma da lei; d) exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio; e) exercer atividade poltico-partidria; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) OBS: A previso constante do art. 128, 5, II, e, cria espcie de inelegibilidade relativa para os membros do Ministrio Pblico, ao proibir o exerccio de atividade poltico partidria, salvo as excees previstas em lei. Nesse particular, a lei 8.625/93 (Lei Orgnica Nacional do MP) prev como exceo a filiao partidria pelos membros do MP e conseqente elegibilidade, desde que preenchidos os requisitos constitucionais do art. 14, 3 da CF, o que implica no afastamento temporrio de suas funes, conforme j decidiu o Supremo Tribunal Federal (desincompatibilizao). So os seguintes os prazos para desincompatibilizao do membro do MP, em razo do cargo a ser disputado: 6 (seis) meses anteriores ao pleito para os cargos de Presidente e Vice-presidente da Repblica; Governador e Vice-governador; Senador; Deputado Federal, Estadual ou Distrital e Vereador; e 4 (quatro) meses anteriores ao pleito para candidatura aos cargos de Prefeito e Vice-prefeito.

f) receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei. (Includa pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 6 Aplica-se aos membros do Ministrio Pblico o disposto no art. 95, pargrafo nico, V. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) (V exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos trs anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004))

Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia; III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; IV - promover a ao de inconstitucionalidade ou representao para fins de interveno da Unio e dos Estados, nos casos previstos nesta Constituio; V - defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas; VI - expedir notificaes nos procedimentos administrativos de sua competncia, requisitando informaes e documentos para instru-los, na forma da lei complementar respectiva; VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; VIII - requisitar diligncias investigatrias e a instaurao de inqurito policial, indicados os fundamentos jurdicos de suas manifestaes processuais; IX - exercer outras funes que lhe forem conferidas, desde que compatveis com sua finalidade, sendo-lhe vedada a representao judicial e a consultoria jurdica de entidades pblicas. 1 - A legitimao do Ministrio Pblico para as aes civis previstas neste artigo no impede a de terceiros, nas mesmas hipteses, segundo o disposto nesta Constituio e na lei. 2 As funes do Ministrio Pblico s podem ser exercidas por integrantes da carreira, que devero residir na comarca da respectiva lotao, salvo autorizao do chefe da instituio. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004)

Ainda, de se ressaltar que nos termos do art. 129, 2, da CF, proibida a nomeao de membro do MP ad hoc, pois as funes do MP s podem ser exercidas por integrantes da carreira. 3 O ingresso na carreira do Ministrio Pblico far-se- mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realizao, exigindo-se do bacharel em direito, no mnimo, trs anos de atividade jurdica e observando-se, nas nomeaes, a ordem de classificao. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 4 Aplica-se ao Ministrio Pblico, no que couber, o disposto no art. 93. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) (ART. 93 - promoo de entrncia para entrncia, alternadamente, por antigidade e merecimento) 5 A distribuio de processos no Ministrio Pblico ser imediata. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Art. 130. Aos membros do Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas aplicamse as disposies desta seo pertinentes a direitos, vedaes e forma de investidura. Ministrio Pblico junto aos Tribunais de Contas O art. 73, 2, I, da Constituio prev a existncia de um Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas da Unio, sendo que em seu art. 130, a CF/88 determina que aos membros desse Ministrio Pblico devem ser aplicados os direitos, vedaes e forma de investidura previstas aos demais membros do MP. Muito se discutiu sobre a configurao jurdico-institucional desse Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas da Unio, basicamente se estaria dentro da estrutura orgnica do Ministrio Pblico da Unio e, conseqentemente, sob a chefia do Procurador-Geral da Repblica ou se estaria estruturalmente ligado ao prprio Tribunal de Contas da Unio, sem, portanto, qualquer vnculo com o Ministrio Pblico da Unio. O Supremo Tribunal Federal entendeu que o Ministrio Pblico junto ao Tribunal de Contas da Unio instituio que no integra o MP da Unio, cujos ramos esto taxativamente inscritos no rol do art. 128, I da CF, tratando-se de rgo vinculado

administrativamente ao TCU. Esta regra, no entendimento do STF se aplica aos membros do MP Estadual que atuem junto aos Tribunais de Contas dos Estados. OBS: , segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, rgo que se encontra estruturado internamente no Tribunal de Contas, no fazendo parte do Ministrio Pblico da Unio. uma INSTITUIO AUTNOMA. Este MP junto ao Tribunal de Contas est previsto no ARTIGO 130, CR/88 ter lei orgnica prpria e de iniciativa do TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIAO, sendo materializada por meio de lei ordinria. Art. 130-A. O Conselho Nacional do Ministrio Pblico compe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma reconduo, sendo: (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Conselho Nacional do Ministrio Pblico O Conselho Nacional do Ministrio Pblico rgo de controle do Ministrio Pblico e foi criado pela Emenda Constitucional n 45, de 31/12/2004. Ao decidir sobre a constitucionalidade do Conselho Nacional de Justia (CNJ), o Supremo Tribunal Federal j se posicionou quanto a tais temas, podendo ser aplicado ao Conselho do Ministrio Pblico o mesmo entendimento j manifestado pelo STF em relao ao CNJ. As principais funes do Conselho do Ministrio Pblico so de natureza administrativa, financeira e correicional, sem prejuzo da atuao dos rgos de Corregedoria de cada uma das reas do Ministrio Pblico. Seus membros sero escolhidos na forma dos incisos I a VI do art. 130-A, devendo ser nomeados pelo presidente da Repblica, aps tal escolha ter sido aprovada pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma reconduo. I o Procurador-Geral da Repblica, que o preside; II quatro membros do Ministrio Pblico da Unio, assegurada a representao de cada uma de suas carreiras; III trs membros do Ministrio Pblico dos Estados; IV dois juzes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justia; V dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VI dois cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada, indicados um pela Cmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal. 1 Os membros do Conselho oriundos do Ministrio Pblico sero indicados pelos respectivos Ministrios Pblicos, na forma da lei. 2 Compete ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico o controle da atuao administrativa e financeira do Ministrio Pblico e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros, cabendolhe:

I zelar pela autonomia funcional e administrativa do Ministrio Pblico, podendo expedir atos regulamentares, no mbito de sua competncia, ou recomendar providncias; II zelar pela observncia do art. 37 e apreciar, de ofcio ou mediante provocao, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio e dos Estados, podendo desconstitu-los, rev-los ou fixar prazo para que se adotem as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, sem prejuzo da competncia dos Tribunais de Contas; III receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados, inclusive contra seus servios auxiliares, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional da instituio, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa; IV rever, de ofcio ou mediante provocao, os processos disciplinares de membros do Ministrio Pblico da Unio ou dos Estados julgados h menos de um ano; V elaborar relatrio anual, propondo as providncias que julgar necessrias sobre a situao do Ministrio Pblico no Pas e as atividades do Conselho, o qual deve integrar a mensagem prevista no art. 84, XI. 3 O Conselho escolher, em votao secreta, um Corregedor nacional, dentre os membros do Ministrio Pblico que o integram, vedada a reconduo, competindo-lhe, alm das atribuies que lhe forem conferidas pela lei, as seguintes: I receber reclamaes e denncias, de qualquer interessado, relativas aos membros do Ministrio Pblico e dos seus servios auxiliares; II exercer funes executivas do Conselho, de inspeo e correio geral; III requisitar e designar membros do Ministrio Pblico, delegando-lhes atribuies, e requisitar servidores de rgos do Ministrio Pblico. 4 O Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil oficiar junto ao Conselho. 5 Leis da Unio e dos Estados criaro ouvidorias do Ministrio Pblico, competentes para receber reclamaes e denncias de qualquer interessado contra membros ou rgos do Ministrio Pblico, inclusive contra seus servios auxiliares, representando diretamente ao Conselho Nacional do Ministrio Pblico. O MINISTRIO PBLICO instituio permanente, essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurdica, do regime democrtico e dos interesses sociais e individuais indisponveis. Do ponto de vista infraconstitucional, o Ministrio Pblico encontra-se sob a regncia das seguintes normas legais: Lei n 8.625, de 12.02.1993, que institui a Lei Orgnica Nacional do Ministrio Pblico, dispondo sobre normas gerais para a organizao dos MPs Estaduais e a Lei Complementar Federal n 75, de 20.05.1993, que dispe sobre a organizao, as atribuies e o estatuto do Ministrio Pblico da Unio.

Seo II DA ADVOCACIA PBLICA DA ADVOCACIA PBLICA A advocacia pblica instituio que tem por finalidade a representao dos entes pblicos, quer em juzo ou fora dele, bem como o desempenho de atividades de consultoria e assessoramento jurdico desses mesmos entes. No plano federal, tal instituio representada pela Advocacia Geral da Unio (AGU), cuja organizao bsica vem disciplinada no art. 131 do texto constitucional, sendo que seus integrantes devem ingressar na instituio por concurso de provas e ttulos. Tal rgo deve ser chefiado pelo advogado-geral da Unio, pessoa de livre escolha e nomeao do presidente da Repblica, bastando preencher os seguintes requisitos: possuir mais de 35 anos de idade e possuir notvel saber jurdico e reputao ilibada. Uma das mais importantes tarefas do advogado-geral da Unio a de defender a constitucionalidade das normas que sejam impugnadas no Supremo Tribunal Federal, em sede de Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADIn). Em tais aes, o AGU deve ser citado para promover a defesa do ato ou texto atacado na ADIn, sendo essa funo denominada de curador da presuno de constitucionalidade. Nos planos estadual e distrital, a advocacia pblica ser desempenhada pelas Procuradorias de Estado, cujos membros devem ingressar por concursos de provas e ttulos. Tais instituies, seguindo o modelo federal, tambm devem exercer a funo de representao judicial e extrajudicial dos entes pblicos, alm de prestarem consultoria e assessoramento jurdico aos mesmos. Advocacia-Geral da Unio (AGU art. 131) A ADVOCACIA-GERAL DA UNIO a instituio que, diretamente ou atravs de rgo vinculado, representa a Unio, JUDICIAL E EXTRAJUDICIALMENTE, cabendo-lhe, nos termos da lei, as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo. A ADVOCACIA-GERAL DA UNIO tem por chefe o ADVOGADOGERAL DA UNIO, de livre nomeao pelo Presidente da Repblica dentre cidados maiores de 35 anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada.

A CF/88 desfez a dupla funo que sempre existiu no Ministrio Pblico Federal, cujos membros exerciam, cumulativamente, as funes de MP e de Procuradores da Repblica no exerccio da advocacia da Unio (representao da pessoa jurdica de direito pblico interno). As funes de advocacia pblica da Unio foram outorgadas a uma nova instituio que a CF denominou Advocacia-Geral da Unio.

(Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Art. 131. A Advocacia-Geral da Unio a instituio que, diretamente ou atravs de rgo vinculado, representa a Unio, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organizao e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurdico do Poder Executivo. 1 - A Advocacia-Geral da Unio tem por chefe o Advogado-Geral da Unio, de livre nomeao pelo Presidente da Repblica dentre cidados maiores de trinta e cinco anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada. 2 - O ingresso nas classes iniciais das carreiras da instituio de que trata este artigo far-se- mediante concurso pblico de provas e ttulos. 3 - Na execuo da dvida ativa de natureza tributria, a representao da Unio cabe Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei. Art. 132. Os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, organizados em carreira, na qual o ingresso depender de concurso pblico de provas e ttulos, com a participao da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercero a representao judicial e a consultoria jurdica das respectivas unidades federadas. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) Pargrafo nico. Aos procuradores referidos neste artigo assegurada estabilidade aps trs anos de efetivo exerccio, mediante avaliao de desempenho perante os rgos prprios, aps relatrio circunstanciado das corregedorias.(Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

Seo III DA ADVOCACIA E DA DEFENSORIA PBLICA Art. 133. O advogado indispensvel administrao da justia, sendo inviolvel por seus atos e manifestaes no exerccio da profisso, nos limites da lei. Art. 134. A Defensoria Pblica instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientao jurdica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5, LXXIV.) 1 Lei complementar organizar a Defensoria Pblica da Unio e do Distrito Federal e dos Territrios e prescrever normas gerais para sua organizao nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais. (Renumerado do pargrafo nico pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) 2 s Defensorias Pblicas Estaduais so asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta oramentria dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes oramentrias e subordinao ao disposto no art. 99, 2. (Includo pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) Art. 135. Os servidores integrantes das carreiras disciplinadas nas Sees II e III deste Captulo sero remunerados na forma do art. 39, 4. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998)

DA ADVOCACIA A atuao do advogado ao longo da histria fez de sua profisso uma das formas mais eficazes de afastar o autoritarismo e os regimes totalitrios. No decorrer da histria da humanidade, inmeros foram os governantes que viam nos advogados um empecilho a suas aspiraes. Segundo relata o professor Jos Afonso da Silva, Napoleo chegou a afirmar que cortaria a lngua de qualquer advogado que a utilizasse contra o governo. Por tal relato, verifica-se a importncia do advogado. No mais nobre do que todas as demais profisses, mas com caractersticas que a tornam singular, pois o advogado quem normalmente se coloca, em primeira mo, contra qualquer desmando do Poder Pblico, procurando defender o interesse de seus clientes e de toda a sociedade. Para garantir tal independncia no desempenho de sua profisso, o texto constitucional foi expresso ao determinar a inviolabilidade por atos e manifestaes, quando do exerccio de suas funes. Tal inviolabilidade, contudo, no absoluta, nem poderia s-lo. Como o texto constitucional estabeleceu, os limites de tal inviolabilidade devem ser estabelecidos em lei, sendo que se encontram atualmente regulamentados pelo Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil Lei n 8.906/1994. O Advogado O Advogado um profissional habilitado para o exerccio do ius postulandi (direito de postular em Juzo). A advocacia no apenas uma profisso, tambm um mnus (servio pblico), a nica habilitao profissional que constitui pressuposto essencial formao de um dos Poderes do Estado: o Poder Judicirio. A advocacia no apenas um pressuposto da formao do Poder Judicirio, tambm necessria ao seu funcionamento (indispensvel administrao da Justia), o elemento propulsor do inerte Poder Judicirio. A imunidade inexistir quando a ofensa for gratuita, desvinculada do exerccio profissional e no guardar pertinncia com a discusso da causa. Defensoria Pblica

A CF/88 prev, ainda, a criao da Defensoria Pblica, como instituio essencial funo jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientao jurdica e a defesa em todos os graus e gratuitamente dos necessitados, na forma do art. 5, LXXIV. O Congresso Nacional, atravs de Lei Complementar, organizar a Defensoria Pblica da Unio e do Distrito Federal e dos Territrios e prescrever normas gerais para sua organizao nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso pblico de provas e ttulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exerccio da advocacia fora das atribuies institucionais (LC n 80/94, com alteraes da LC n 98/99).

DA DEFENSORIA PBLICA A defensoria pblica, como instituio essencial funo jurisdicional do Estado, regulada em linhas gerais pelo texto constitucional. Possui, como fonte de seu trabalho, o disposto no inciso LXXIV do art. 5, CF, onde se determina que o Estado prestar assistncia jurdica integral aos necessitados. A organizao bsica da defensoria vem disciplinada atualmente na Lei Complementar n 80/1994, que determina as regras da prestao de suas funes no mbito federal, alm de estabelecer regras gerais para a consolidao de tais rgos no mbito dos estados-membros. Esses rgos as defensorias pblicas estaduais possuem autonomia funcional e administrativa, inclusive para a elaborao de sua proposta oramentria, sendo que seus membros os defensores pblicos gozaro da garantia da inamovibilidade, mas no podero exercer a advocacia fora das atribuies institucionais.

Вам также может понравиться