Вы находитесь на странице: 1из 3

E ainda alguns psiclogos e pedagogos, em uma linguagem mais coloquial, utilizam as seguintes referencias: De 1 a 3 anos a idade das famosas

as garatujas: simples riscos ainda desprovidos de controle motor, a criana ignora os limites do papel e mexa todo o corpo para desenhar, avanando os traados pelas paredes e cho. As primeiras garatujas so linhas longitudinais que, com o tempo, vo se tornando circulares e, por fim, se fecham em formas independentes, que ficam soltas na pgina. No final dessa fase, possvel que surjam os primeiros indcios de figuras humanas, como cabeas com olhos. De 3 a 4 anos J conquistou a forma e seus desenhos tm a inteno de reproduzir algo. Ela tambm respeita melhor os limites do papel. Mas o grande salto ser capaz de desenhar um ser humano reconhecvel, com pernas, braos, pescoo e tronco. De 4 a 5 anos uma fase de temas clssicos do desenho infantil, como paisagens, casinhas, flores, super-heris, veculos e animais, varia no uso das cores, buscando um certo realismo. Suas figuras humanas j dispem de novos detalhes, como cabelos, ps e mos, e a distribuio dos desenhos no papel obedecem a uma certa lgica, do tipo cu no alto da folha. Aparece ainda a tendncia antropomorfizao, ou seja, a emprestar caractersticas humanas a elementos da natureza, como o famoso sol com olhos e boca. Esta tendncia deve se estender at 7 ou 8 anos.

De 5 a 6 anos

Os desenhos sempre se baseiam em roteiros com comeo, meio e fim. As figuras humanas aparecem vestidas e a criana d grande ateno a detalhes como as cores. Os temas variam e o fato de no terem nada a ver com a vida dela so um indcio de desprendimento e capacidade de contar histrias sobre o mundo. De 7 a 8 anos O realismo a marca desta fase, em que surge tambm a noo de perspectiva. Ou seja, os desenhos da criana j do uma impresso de profundidade e distncia. Extremamente exigentes, muitas deixam de desenhar, se acham que seus trabalhos no ficam bonitos. Como podemos perceber o linha de evoluo similar mudando com maior nfase o enfoque em alguns aspectos. O importante respeitar os ritmos de cada criana e permitir que ela possa desenhar livremente, sem interveno direta, explorando diversos materiais, suportes e situaes. Para tentarmos entender melhor o universo infantil muitas vezes buscamos interpretar os seus desenhos, devemos porem lembrar que a interpretao de um desenho isolada do contexto em que foi elaborado no faz sentido. aconselhvel, ao professor, que oferea s crianas o contato com diferentes tipos de desenhos e obras de artes, que elas faam a leitura de suas produes e escutem a de outros e tambm que sugira a criana desenhar a partir de observaes diversas (cenas, objetos, pessoas) para que possamos ajud-la a nutrisse de informaes e enriquecer o seu grafismo. Assim elas podero reformular suas idias e construir novos conhecimentos.

Enfim, o desenho infantil um universo cheio de mundos a serem explorados.

Вам также может понравиться