Вы находитесь на странице: 1из 31

UNIVERSIDADE CATLICA DO SALVADOR Instituto de Filosofia e Cincias Humanas Departamento de Filosofia

Psicologia Geral II

PSICOLOGIAS
SUBJETIVA, NATURALISTA E CONCRETA.

Geraldo Natanael de Lima

Orientadora: Ana Karina Akkari


no se privilegia apenas uma das tendncias; retrata-se a diversidade que existe atualmente, justificando que se fale hoje em Psicologias.
(Bock, 1993:3).

Salvador-Ba Outubro de 2003

SUMRIO

1- Introduo................................................................................................................... 03 2- O que Psicologia? ................................................................................................... 03 3- O que Cincia? ....................................................................................................... 08 4- Psicologia Subjetiva. ................................................................................................. 10 5- Psicologia Naturalista. ............................................................................................... 12 6- Psicologia Concreta. .................................................................................................. 17 7- Psicologia Social. ...................................................................................................... 23 8- Pedagogia Progressista Libertadora (Paulo Freire). .................................................. 23 9- Diferenas entre as Psicologias / escolas................................................................... 24 10- Questionrio sobre as Psicologias............................................................................ 25 11- O homem sem destino. ............................................................................................ 29

12- Bibliografia.............................................................................................................. 31

1-Introduo
Este um trabalho de reviso da disciplina Psicologia II, constitudo de um resumo sobre as psicologias, um questionrio de reviso sobre Psicologia Subjetiva, Psicologia Naturalista e Psicologia Concreta e uma anlise do filme "O homem sem destino" de Rutger Hauer.

Utilizamos como base os livros de A.R.Luria, Linda Davidoff, Clia Barros e Ana Bock, suportado por uma sries de dicionrios tcnicos e as apostilas fornecidas no curso de filosofia na disciplina de Psicologia II. No ser utilizado o critrio de Metodologia Cientfica, pois no se destina a uma monografia e pela dificuldade de relacionar adequadamente as fontes e os textos de onde foram obtidas as informaes. Quando for possvel citaremos os autores que foram retirados alguns pensamentos e relacionaremos no final a bibliografia utilizada.

2-O que Psicologia?


O termo psicologia vem do latim (psychologia) a juno do temo grego (psych) que significa sopro, alma e (logos) que significa estudo, cincia. Portanto, etimologicamente, Psicologia significa estudo da alma (Barros, 1987: 5) ou o estudo ou cincia da psique.

Desde o tempo de Plato e Aristteles, tem aparecido estudos e teorias sobre a mente humana, mas a Psicologia s foi considerada cincia no fim do sculo XIX, quando os estudiosos empregaram mtodos de observao cuidadosos e sistemticos. (Ibidem, 5). A psicologia uma cincia que prope estabelecer as leis bsicas da atividade psicolgica. Existem vrias psicologias, ou vrias escolas que estudaram e definiram mtodos cientficos em relao ao estudo da mente humana. A psicologia estuda os processos cognitivos (pensamentos) e os processos afetivos (emoo).

O termo foi usado pela primeira vez com este significado pelo reformador e humanista alemo Schwarzherd, tambm conhecido como Melanchton (1497-1560), mas j estava presente na obra do humanista dlmata (croata) Marcus Marulus (14501524), embora no seja certo com qual significado.

2.1-Influncias que sofreu a psicologia. a) Fisiologia.


Estuda os mecanismos naturais que materializam ou realizam esse comportamento.

b) Biologia.
a primeira cincia, observando os animais e vegetais no seu meio ambiente. O conhecimento das formas bsicas e vida, as condies de mudanas.

c) Ecologia.
Doutrina que estuda as condies do meio e suas influncias.

d) Etnologia.
Doutrina das formas congnitas de comportamento.

e) Cincias sociais.
Condies da histria social, do trabalho, assimilao da experincia social.

f) Lingstica.
Estuda as formas bsicas de linguagem, surgida na histria da sociedade.

g) Processos cognitivos.
Sensaes, percepes, formas complexas do pensamento, anlise das leis do pensamento, memria, imaginao, etc.

h) Processos afetivos.
A necessidades do homem, as formas complexas de emoes.

i) Estrutura psicolgica.
Atividade do homem e da regulamentao do seu desempenho.

2.2- Alguns tipos de psicologias. a) Psicologia cientfica.


Ana Bock no livro Psicologias enumera os seguintes fatores que serviram para que a psicologia conseguisse sua independncia da filosofia e se tornasse uma psicologia cientfica, em que o conhecimento passou a: a) Definir seu objeto de estudo (o comportamento, a vida psquica, a conscincia). b) Delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras reas do conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia. c) Formular mtodos de estudo deste objeto. d) Formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimentos na rea. Estudava as leis da atividade psicolgica assegurando o conhecimento dessa atividade e sua direo em bases cientficas. Ultrapassou os limites das descries mecanicistas dos behavioristas e passou a uma anlise cientfica mais complexa. O conhecimento o poder que o homem quer se apoderar. Poder e movimento so caractersticas deste devir humano. Visava definir leis objetivas, e realizava uma anlise cientfica objetiva das formas. Estudava os processos de ateno, memorizao, pensamento lgico, personalidade, sem separar dos mecanismos fisiolgicos. Convertia em objeto de pesquisa as atividades conscientes e explicava por via causal a sua origem e determinava as leis objetivas a que elas se subordinavam. Estudava a origem socialmente histrica das formas de atividades conscientes e assegurava uma anlise cientfica das leis que lhes servem de base. Considerava que todos os fenmenos (sensaes, percepo, ateno, memorizao, pensamento, personalidade, etc.) eram produtos da histria social no separando os mecanismos fisiolgicos que servem de base. Foucault trabalhou esse tema na filosofia. Afirmavam que a psicologia estudava as formas e meios de atividade que surgiram no processo da histria social e determinavam o comportamento humano. (Luria, 1999:9). Autor: Lyev Seminovitch Vigotsky (Rssia - 1896-1934).

6 As escolas que se derivaram deste princpio da psicologia cientfica foram: o funcionalismo de William James (1842-1910), o estruturalismo de Edward Titchner (1867-1927) e o associacionismo de Edward L. Thorndike (1874-1949).

e) Psicologia comparativa (ou animal).


Estuda as peculiaridades do corpo animal (comportamento animal) em etapas sucessivas de evoluo. analisada a dependncia das condies de vida, da estrutura atmica dos animais.

f) Psicologia fisiologista (psicofisiologia).


Sensaes, memria, ateno, percepo, mecanismo psicofisiolgicos do movimento. Estuda os processos psicolgicos do homem com aplicao de diversos mtodos fisiolgicos do homem. Este mtodo serviu de base para a psicologia objetiva naturalista. Autores: Ivan Mikhylovitch Stchenov (Rssia - 1829-1905), Ivan Petrov Pavlov (Rssia - 1849-1936), M.D. Bekhteryev (Rssia - 1857-1927), A.A. Ukhtomsky (Rssia - 1857-1943), Orbeli, Bernstein.

g) Neuropsicologia.
Diagnostica as doenas mentais. Estuda o papel que desempenham os aparelhos particulares do sistema nervoso na construo dos processos psquicos. (Luria, Milner).

h) Psicopatologia.
Estuda as doenas mentais que se manifestam em estados patolgicos.

i) Psicologia gentica.
Estuda a formao da atividade psquica no processo de evoluo da criana e permite acompanhar deformaes dos processos psquicos e pelas quais eles passam em sua evoluo. (Jean Piaget, Lyv S. Vigotsky).

j) Behaviorismo.
Tem como filosofia que o homem autnomo est extinto. A sua estrutura comportamental condicionada ao repertrio das respostas aprendidas. O

7 comportamento humano fica reduzido as aes observveis e resulta de manipulaes do ambiente. Acredita que a cincia visa a anlise do comportamento em busca do controle e predio com nfase na varivel externa (meio), onde os estmulos ambientais atuam como nicos determinantes. Tem como princpio bsico que o comportamento determinado por seus efeitos no ambiente. Acredita que a aprendizagem mudana de comportamento decorrente do treino e da experincia. D nfase na eficcia das contingncias reforadas. O ensino d destaque tecnologia comportamental e realiza o planejamento de contingncias reforadas com atividades de aprendizagem.

k) Psicologia diferencial.
Estuda as diferenas individuais dos tipos de comportamento. Traos individuais, traos caractersticos (W. Ster - Alemo: 1871-1938), Jean Piaget, Vygotsky.

l) Psicologia dos povos.


A influncia formadora exercida pelas condies histrico-sociais sobre o desenvolvimento da atividade.

m) Psicolingstica.
Estudo das leis bsicas da linguagem e cdigos da lngua. Os meios de comunicao so processos de codificao e decodificao das informaes.

n) Psicologia social.
Linguagem, mitos, crenas, direitos, povos (W. Wundt). Bases econmicas ou hitrico-social. Estuda as leis psicolgicas da comunicao entre os homens, atravs da divulgao das informaes.

o) Psicologia do indivduo.
Diferenas individuais.

p) Psicologia da arte.
Estuda as bases psicolgicas da criao artstica.

q) Psicologia do trabalho.
Seleo de pessoal.

r) Psicologia pedaggica.
Teoria da assimilao programada. Avaliao de mentalidade retardadas e deficientes auditivos.

s) Psicologia forense.
Utilizado pelo juiz, promotor para elucidao de crimes.

3- O que Cincia?
O termo cincia vem do latim (scientia) que significa saber, conhecimento, habilidade. No sentido amplo e clssico, um saber metdico e rigoroso, mais ou menos sistematicamente organizado, e suscetvel de ser transmitido por um processo pedaggico de ensino. um conjunto de conhecimentos socialmente adquiridos ou produzidos, historicamente acumulados, dotados de universalidade e objetividade que permitem sua transmisso, e estruturados com mtodos, teorias e linguagens prprias, que visam compreender e orientar a natureza e as atividades humanas.

No sentido moderno a modalidade de saber constituda por um conjunto de aquisies intelectuais que tem por finalidade propor uma explicao racional e objetiva da realidade. a forma de conhecimento que no somente pretende apropriarse do real para explic-lo de modo racional e objetivo, mas procura estabelecer entre os fenmenos observados, relaes universais e necessrias, o que autoriza a previso de resultados (efeitos) cujas causas podem ser detectadas mediante procedimentos de controle experimental.

9 A cincia como nos conhecemos atualmente surgiu com a modernidade junto com Francis Bacon (Inglaterra-1561-1626), Galileu Galilei (Itlia-1564 - 1642), Ren Descartes (Frana-1596- 1650) que foi iniciado no sculo XVI com o Renascimento, libertando o indivduo do obscurantismo e identificando-se com o racionalismo, finalizando com o Iluminismo no sculo XVII. Valorizava a razo crtica e a emancipao do homem da ideologia.

3.1- O que Mtodo Cientfico?


um conjunto ordenado de regras e procedimentos racionais que possibilitam sistematizar o pensamento de modo a atingir e validar um determinado objetivo. o caminho para alcanar o conhecimento cientfico verdadeiro. Na psicologia o mtodo o caminho essncia, onde atravs do processo de introspeco se descreve subjetivamente os fenmenos da conscincia. Observa-se o comportamento do homem em condies naturais e experimentais. Abaixo veremos alguns tipos de mtodos:

a) Mtodo de anlise estrutural.


um mtodo utilizado no registro dos processos fisiolgicos. Estabelece-se uma tarefa e acompanha a organizao estrutural dos processos.

b) Mtodo gentico-experimental.
um mtodo utilizado para o acompanhamento do processo de crescimento e evoluo da criana. executada a mesma tarefa em fases sucessivas do desenvolvimento da criana.

c) Mtodo patolgico-experimental (anlise sindrmicas).


realizada a anlise dos processos psquicos e analisando as mudanas de comportamento.

d) Introspeco ou mtodo de observao interna.


A prpria pessoa observa suas experincias (emoes, percepes, interesses, recordaes, etc.) e as relata. um tipo de reflexo falada onde se colhe informaes e a maneira de pensar.

10

e) Extrospeco ou mtodo de observao externa.


um mtodo objetivo onde o psiclogo busca conhecer as reaes externas dos organismos, seu modo de agir, seus gestos, suas expresses, realizaes, etc.

4- Psicologia Subjetiva.
4.1- Definio.
a cincia do mundo subjetivo, inacessveis anlise cientfica objetiva. Existe um fato psicolgico que procurado no interior da conscincia, considerado como especial interno. Est no interior de cada indivduo.

4.2- Filosofia.
A base o Idealismo. Foi tomado como referncia os filsofos Plato (mundo das idias) e Aristteles. O conhecimento preexiste antes da natureza e do homem. Como Plato falava Homem, conhece-te a ti mesmo e quando atingisse este estgio estaria preparado a conhecer o divino dentro de si. A metafsica idealista afirmava que os dons eram adquiridos como presentes.

4.3- Mtodo de Estudo.


Introspeco, auto-observao, psicanlise, captado pela observao e descrito subjetivamente (S x S) ou objetivamente (psicanlise S <> a).

4.4- Objeto de Estudo.


Pensamento, memria, ateno. So considerados fenmenos especiais e estados subjetivos. -

Conscincia: lugar do psiquismo, equivalente a um rgo dos sentidos,


onde ocorre a manifestao da razo.

Estados subjetivos: percepo, imaginao, vontade, memria e ateno. Inconsciente: lugar da psique, onde encontramos os desejos e recalques.

Lacan afirmava que eu sou onde no me penso, a esse sujeito do inconsciente.

11

4.5- Caractersticas:
a) Caractersticas de abstrao: Transfere o drama pessoal para o impessoal (3 pessoa). Os fatos deixam de ser manifestao do Eu consciente. A genialidade, inteligncia, maturao, dotes e dons so considerados como uma entidade. A psicologia subjetiva abstrai do campo psicolgico a objetividade e a socialidade. b) Caractersticas de realismo: O modo como se processa a narrativa introspectiva (inteno ativa), revela uma realidade interior. c) Caractersticas de formalismo: Os fenmenos psquicos so sempre associados a formas generalizadas e pr-concebidas. Joga no bojo de universais, nem sempre verdadeiros.

4.6- Correntes da psicologia subjetiva. a) Estruturalismo, associacionismo. Mtodo, rea de estudo: Descobrir a natureza das experincias, conscientes
elementares imediatas.

Mtodo de Investigao: Introspeco controlada, introspeco analtica,


atravs de testes cientficos nos laboratrios.

Populao Estudada: Observadores treinados (os prprios psiclogos). Objetos de estudo: Estados da Conscincia. Os processos elementares da
conscincia (especialmente as experincias sensoriais), suas combinaes e relaes com as estruturas do sistema nervoso. O principal objetivo o conhecimento.(Ibidem).

Autores: Wilhelm Wundt (Alemanha-1832-1920), Edward Titchener (EUA1867-1927).

12

b) Psicanlise. Mtodo, rea de estudo: Inconsciente, estrutura psquica, funcionamento do


aparelho psquico. Para Freud a psicanlise a cincia do inconsciente, para Lacan uma prxis.

Mtodo de Investigao: Psicanaltico, associao livre, anlise das


formaes do inconsciente (sonhos, atos falhos, sintomas e chistes) e do discurso do paciente. Para os pacientes: a introspeco informal para revelar experincias conscientes. Para os terapeutas: a anlise lgica e a observao para descobrir material inconsciente. (Ibidem).

Populao Estudada: Pacientes humanos atravs da observao (ouvir e


analisar).

Objetos de estudo: a personalidade normal e a anormal (nfase nas leis, nos


determinantes da primeira infncia e nos aspectos inconscientes); o tratamento do comportamento anormal. Os principais objetivos sos os servios e conhecimentos. (Ibidem).

Autores: Sigmund Freud (ustria-1856-1939), Jacques Lacan (Frana-19011981), Melanie Klein (Inglaterra-1882-1960), Anna Freud (ustria-1895-1982), Otto Rank (ustria-1884-1939), Carl Gustav Jung (Sua-1875-1961- Psicologia Analtica), Alfred Adler (ustria- 1870-1937- Psicologia Individual).

5- Psicologia Naturalista:
5.1- Definio:
Fatos que deveriam ter origem psicolgica so procurados no mundo fsico, externo conscincia, valorizando os aspectos fisiolgicos do organismo. A vida psquica constituda pelos fenmenos elementares do mundo psicofsico, centrados no organismo, no mundo externo a sua conscincia, desprezando os aspectos histricos e sociais como determinantes da origem e caractersticas dos comportamentos.

13 Fatos fsicos podem ser observados atravs de processos casuais em laboratrio. Visava definir leis objetivas atravs da observao das necessidades biolgicas dos animais e dos reflexos condicionados a dos sobrepostos, limitando-se descrio das formas exteriores do comportamento. (Leite, 1996).

5.2- Filosofia.
A corrente o Positivismo, que afirmava que a sociedade humana regulada por leis naturais, que so independentes da vontade humana. No interessa o significado, pois as coisas podem mudar. Sai do mundo das idias, e volta para o mundo sensvel, na superficialidade.

5.3- Mtodo de Estudo:


o cientfico experimental, que consiste em submeter o organismo a processos de experimentao, observao e mensurao de seus movimentos externos. Os comportamentos so provocados a fim de se determinarem suas causas e conseqncias, medir sua intensidade e em seguida fazer uma descrio objetiva do que foi observado. Privilegia os processos quantitativos, omitindo-se de analisar os saltos de qualidade, isto , as transformaes e mudanas histrico-sociais dos comportamentos. (Leite, 1996). Os mtodos empregados para conhecer a sociedade e analisar o comportamento humano so exatamente os mesmos utilizados para conhecer a natureza. Laboratrio em sala de aula. Anlise cientfica objetiva das formas. Introspeco, auto-observao introspeco informal, mtodos objetivos. A objetividade cientfica que estudam o comportamento humano deve ser neutras, livres de juzo de valor e de ideologias.

5.4- Objeto de Estudo:


Anlise comportamental nos mecanismos fisiolgicos - Sensao e Movimentos (S R). Um organismo no ambiente ou laboratrio emitem respostas diante de estmulos. uma psicologia de estmulo resposta (S R). Trabalha com os mecanismos fisiolgicos da percepo de estmulos e emisso de respostas. O objeto de estudo procurado em processos objetivos, externos conscincia, portanto, aqum do plano psicolgico.(Leite, 1996).

14

5.5- Caractersticas:
a) Psicologia dos animais: no distingue o homem dos animais para anlise dos processos fisiolgicos dos comportamentos. b) Objetividade: trabalha com comportamentos observados no campo e em laboratrio. c) Realismo: estuda os mecanismos fisiolgicos dos organismos, como realidades objetivas. d) Mecanicista: estuda o comportamento atravs da aplicao de estmulos e respostas (S R). H uma relao de causa e efeito e entre um estmulo e uma resposta. e) Materialista: utiliza as sensaes e movimentos, rejeitando a conscincia como um conceito subjetivo inacessvel anlise cientfica para o estudo do comportamento.

5.6- Correntes da psicologia naturalista. a) Funcionalismo. Mtodo: Introspeco informal e mtodos objetivos.
Iniciaram com os mtodos puramente subjetivos, abandonando e encampando a anlise do comportamento como algo manifesto. Combateram o estruturalismo, considerando-o como uma psicologia esttica e deram nfase ao estudo das funes mentais e propuseram uma interao entre o fsico e o mental (psicossomtica). (Leite, 1996).

Mtodo de Investigao: observar a utilidade dos processos mentais para o


organismo nas suas permanentes tentativas de se adaptar ao meio ambiente.

Populao

Estudada:

principalmente

os

seres

humanos

adultos;

ocasionalmente, crianas e animais menos complexos. Interessa-se mais pelos problemas do mundo real.

15

Objeto de estudo: V a psicologia como a cincia da vida mental cujos


processos mentais so atividades funcionais. Tinha como objeto o funcionamento dos processos mentais, sobretudo medida que ajudam as pessoas a sobreviver e adaptar-se. E os principais objetivos so o conhecimento e a aplicao. (Linda, 1983:17).

Autores: William James (EUA-1820-1903), Harald Hoffding. John Dewey


(1859 - 1952). James Angell (1869 1949). Harvey Carr (1873 1954).

b) Reflexiva, subjetiva ou crtica (Reflexologia): Mtodo: Reflexos - reflexos condicionados.


Reflexos so algumas respostas que nosso organismo apresenta a determinados estmulos e tem como caracterstica principal ser involuntrio e inconsciente. Alguns exemplos so: reflexo salivar (alimento na boca), reflexo lacrimal (poeira nos olhos), reflexo patelar ou rotuliano (pancada no joelho), reflexo pupilar (iluminao nos olhos).

Mtodo de Investigao: Experimental.


Reflexo condicionado foi designado a respostas musculares e glandulares que foram adquiridas ou aprendidas pelo organismo. Pavlov realizou uma experincia com ces utilizando toques de uma campainha que foi condicionado ao alimento provocando salivao na boca dos ces. Os ces em uma fase posterior ao experimento apresentaram o reflexo salivar ao ouvir o toque da campainha, na ausncia do alimento.

Populao Estudada: Animais e Humanos.


O condicionamento o resultado de estimulaes simultneas ou de dupla estimulao repetida ou, ainda, de emparelhamento de estmulos (por exemplo, campainha-alimento). O condicionamento a substituio de um estmulo primrio - ou que, de modo natural, elicia determinada reao (alimento) por outro antes indiferente ou neutro (som da campainha) (Barros, 1987: 25).

Autor: Ivan Pavlov (Rssia-1849-1936).

16

c) Behaviorismo, Comportamentalismo. Mtodo: Comportamento externo observvel do ser humano e do animal.


Limita-se a descrio das formas exteriores do comportamento. considerado um ramo puramente objetivo e experimental da cincia natural, tendo como objetivo terico a predio e controle do comportamento. A conscincia um conceito subjetivo e inacessvel a pesquisa objetiva cientfica e no pode ser estudada cientificamente.

Mtodo de Investigao: Experimental, mtodos objetivos e extrospeco. Populao Estudada: Seres humanos e animais. Objeto de estudo: O comportamento analisado visando os estmulos
externos do meio ambiente que atuam como nicos determinantes. Tem um enfoque mecanicista da atividade psquica. Tinha como objeto de estudo os estmulos e respostas observveis; nfase na aprendizagem. Os principais objetivos so o conhecimento e a aplicao (Linda, 1983: 17).

Filosofia: O homem autnomo est extinto. A sua estrutura comportamental


condicionada ao repertrio das respostas aprendidas. O comportamento humano fica reduzido as aes observveis e resulta de manipulaes do ambiente.

Princpio bsico: o comportamento que determinado por seus efeitos no


ambiente.

Aplicao: mtodo de ensino programado, rea de treinamento de empresas,


trabalho educativo de crianas excepcionais, publicidade, clnica psicolgica, etc.

Aprendizagem: a mudana do comportamento decorrente do treino e da


experincia. dada nfase nas contingncias reforadoras. Skinner afirmou que o estmulo operante pode aumentar sua fora quando seguido de um estmulo externo reforador ou punitivo. Chamou de operante quelas respostas cujos estmulos eram desconhecidos e ocorrem sem aplicao de quaisquer

17 estmulos externos. Chamou de estmulos respondentes aos reflexos condicionados, isto , aquelas respostas que se modificavam em funo da aplicao de estmulos pareados. Agimos ou operamos sobre o mundo em funo das conseqncias que nossa ao cria. O estmulo de nossa ao est em suas conseqncias. (...) O reforo positivo aquele que, quando apresentado, atua para fortalecer o comportamento que o precede. (...) O reforo negativo aquele que fortalece a resposta que o remove.(Bock, 1993:45). Como exemplos, ns danamos para estar prximo do corpo do outro, mexemos com as garotas para receber seu olhar, abrimos uma janela para que entre a luz.

Esquema do comportamento: Um estmulo provoca (elicia, causa) uma


reao (resposta). Estimulo Reao ou S-R. Estmulo qualquer modificao do ambiente que, provoque a atividade do organismo. Assim a luz um estmulo aos olhos, o som ao ouvidos. Reao ou resposta qualquer alterao do organismo, (movimentos musculares ou secrees glandulares) eliciada por um estmulo.(Barros, 1987:19).

Autores: John Broadus Watson (EUA-1878-1958), Burrhus Frederic Skinner


(1904-1990), Toman, Clark Leonard Hull (EUA-1884-1952), Edward Lee Thorndike (Conexionismo: Teoria objetiva e mecanicista- animais- EUA - 1874-1949).

6- Psicologia Concreta:
6.1- Definio:
Fatos psicolgicos so procurados nos processos histrico-sociais, so construdos pelo prprio homem atravs das interaes sociais - significado do comportamento. Em sntese, depende do meio e da cultura. O comportamento humano deve-se levar em conta a sua origem e evoluo social e histrica. Os fenmenos que dizem respeito a vida psquica do homem, tem sua origem no social, como a formao da conscincia, as emoes, a loucura, percepo, lgica, ateno ativa, memorizao, personalidade, etc.

18 Os fenmenos psicolgicos so elaborados pelo prprio homem medida que os indivduos participam de interaes sociais e empregam instrumentos de trabalho e a tecnologia. Os seres humanos transformam-se ativamente medida que transformam seu mundo social e natural, construindo sua prpria conscincia atravs das prticas sociais. Para a Psicologia Concreta, a vida psquica constituda das formas superiores de representao da realidade, que so realizadas pelo crebro e constituem a atividade consciente do homem. (Leite, 1998).

6.2- Filosofia:
Tem como base o materialismo dialtico que considera o modo de produo. Se preocupa em compreender a origem e a ao histrica das idias, das teorias sociais e polticas que compem a sociedade e conclui que primeiro existiu a matria e, s mais tarde, no processo evolutivo aparece a conscincia. Para Max, no a conscincia do homem que determina a sua existncia, mas sua existncia que determina sua conscincia (Ibidem). a) Rssia (Vygotsky, Luria, Leontiev, Bakhtin): o pensamento e linguagem so processo interdependentes. b) Frana (Georges Poltzer): apresenta a Psicologia Concreta como uma sntese dialtica das Psicologias Abstrata e Objetiva.

Precursores: Fisiologista (Setchenov Russia- 1829-1905), Psicanlise (Freud


- sonhos), Behaviorista (comportamento), Gestaltistas (significado e forma).

6.3- Mtodo de Estudo:


atravs do mtodo dialtico, do dilogo mediado, podemos penetrar no comportamento humano que o fenmeno estudado. um mtodo crtico que depende da experincia e da pesquisa emprica. necessrio o conhecimento histrico para que atravs do processo cientfico de mediao possa fugir das aparncias e identificar as causas bsicas onde est a verdade e a realidade do sujeito. Foram realizados experimentos em sociedades primitivas e analisados os problemas atravs de uma viso histrica.

19

6.4- Objeto de Estudo.


A ateno ativa, memorizao alternativa, pensamento lgico que servem para a formao e construo do indivduo e esto inter-relacionadas. A experincia subjetiva humana global; nfase na percepo, no pensamento, e na resoluo de problemas. O principal objetivo o conhecimento.(Linda, 1983: 17). A ateno ativa ou voluntria uma atividade especificamente humana em contraposio ateno involuntria, cujos mecanismos so comuns aos homens e aos animais. A memria alternativa uma criao do homem, fruto da interao social nas atividades prticas em oposio memria puramente biolgica. O pensamento lgico uma atividade complexa que se ope ao senso comum. A Psicologia Concreta afirma que o trabalho social e a linguagem foram construdos atravs da histria. As emoes so constitudas pela apreciao dos acontecimentos que influenciam a cognio (conjunto de processos mentais). A percepo uma forma de pensar que est fundida com a cognio O pensamento cria a linguagem e gera seu significado. A linguagem completa e informa o pensamento se constituindo em uma unidade interna.

6.5- Caractersticas:
- Materialismo dialtico, porm no realista negando a aparncia. - ativa e objetiva, busca o significado dos comportamentos. - uma cincia a posteriori. - A narrativa identifica e esclarece o fato psicolgico que possui um sentido humano. - Acredita que a vida psquica constituda por fatos que tem sua origem e transformaes nos processos histricos da vida social do homem, admitindo como fatores determinantes dessas transformaes a sociedade, a conscincia e as tecnologias do trabalho que atuam interativamente.

20 - Acredita que o psquico o reflexo em imagem da realidade, est ligado ao fisiolgico e resultado da atividade do crebro. Teve inicio, no processo evolutivo dos vertebrados atravs dos reflexos condicionados. - Afirma que a conscincia o reflexo subjetivo da realidade e tem a funo de compreender a realidade.

6.6- Correntes da Psicologia Concreta (histrico-social). a) Gestaltismo, Psicologia da Forma. Definio: Gestalt um termo alemo que poderia ser traduzido como forma, e
estuda o comportamento do homem tomando a teoria do isomorfismo como base, em que se supunha uma unidade no universo, onde a parte est sempre relacionada ao todo.

Mtodo: Introspeco informal, mtodos objetivos.


Ocupou-se em trazer questionamentos que foram contrrios viso mecanicista (causa-efeito) e viso atomstica. Visa dar ao homem as condies necessrias para seu prprio crescimento.

Mtodo de Investigao: Mtodo experimental, introspeco informal.


Toda a percepo uma gestalt, um todo que no pode ser compreendido pela separao em partes. O todo mais que a soma das partes. Uma paisagem no apenas relva + cu + rvores + nuvens + outros detalhes. uma percepo nica, que depende do relacionamento especial existente entre as partes. Podemos notar partes no todo, mas as partes existem em relaes definidas umas com as outras. Mudemos as relaes e a qualidade do todo mudar completamente. (Barros, 1987: 48).

Populao Estudada: Seres humanos e primatas superiores como chimpanzs. Objeto de estudo: Percepo e pensamento como totalidade. A experincia
subjetiva humana global. nfase na percepo, no pensamento e na resoluo de problemas.

Autores: Max Wertheimer, (1880-1943)- Psiclogo alemo nascido na


Tchecoslovquia, Kurt Kofka, (1886-1941)- Psiclogo americano nascido na Alemanha e Wolfgang Khler (Alemanha - 1887-1967).

21

b) Psicologia do Desenvolvimento (Construtivista e Interacionista). Mtodo: Dialtico. Experimentos em sociedades primitivas, anlise do
problema atravs de uma viso histrica.

Mtodo de Investigao: Construo de hipteses. Observao do meio. Populao Estudada: o ser humano, crianas e adolescentes.
Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano so: hereditariedade, crescimento orgnico, maturao neurofisiolgica e o meio. Os aspectos do desenvolvimento humano so: aspecto fsico-motor, aspecto intelectual, aspecto afetivoemocional e aspecto social.

Objeto de estudo: estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus


aspectos: fsico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, desde o nascimento at a idade adulta, quando ocorre o mais alto grau de maturidade e estabilidade. O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgnico. O desenvolvimento mental uma construo contnua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. (...) Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida. Por exemplo, a motivao est sempre presente como desencadeadora da ao, que seja por necessidades fisiolgicas quer seja por necessidades afetivas ou intelectuais. Essas estruturas mentais que permanecem garantem a continuidade do desenvolvimento. Outras estruturas so substitudas a cada nova fase da vida do indivduo. Por exemplo, a moral da obedincia da criana pequena substituda pela autonomia moral do adolescente. (Bock, 1993: 80).

Autores: a) Jean Piaget (Sua - 1896-1980): construtivista.


- Papel dos fatores internos e externos: Privilegia a maturao biolgica. - Processo de construo real: Acredita que os conhecimentos so elaborados espontaneamente pela criana, de acordo com o desenvolvimento em que esta se encontra.

22 - Papel da linguagem no desenvolvimento - relao entre linguagem e pensamento: O pensamento aparece antes da linguagem que apenas uma das suas formas de expresso. - Papel da aprendizagem minimiza o papel da interao social: A aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. O aluno cria, questiona, participa ativamente. - Observao: na educao tradicional o aluno mero receptor de informaes devido inexperincia.

b) Lev Semenovich Vygotsky, (1896-1934): escola scio-interacionista.

Sujeito
Realidade

Sujeito
Potencial

- Papel dos fatores internos e externos: Privilegia o ambiente social. A histria da sociedade e o desenvolvimento do homem caminham juntos e, mais do que isso esto de tal forma intricados, que um no seria o que sem o outro (Bock, 1993: 92). - Processo de construo real: A criana j nasce no mundo social e desde seu nascimento, vai formando uma viso desse mundo, atravs da interao com adultos ou crianas mais experientes. - Papel da linguagem no desenvolvimento - relao entre linguagem e pensamento: Pensamento e linguagem so processos inter dependentes. A linguagem sistematiza a experincia direta das crianas. - Papel da aprendizagem minimiza o papel da interao social: O desenvolvimento e a aprendizagem so processos que se influenciam reciprocamente, de modo que mais aprendizagem mais desenvolvimento. O estudante um ser inquieto a procura de respostas. - As origens das formas superiores de comportamento consciente: pensamento, memria, ateno voluntria, etc, diferenciam o homem dos outros animais, e devem ser achadas nas relaes sociais que o homem mantm. O homem um ser ativo, que age sobre o mundo, sempre em relaes sociais, e transforma essas aes para que constituam o funcionamento de um plano interno.

23

7- Psicologia Social:
Mudanas de paradigmas: CINCIA ANIS

Natural

Social

Entrecruzam em Teias

Objeto

Objeto (mecnico)

Sujeito

8- Pedagogia Progressista Libertadora (Paulo Freire):


Visa uma transformao social: CONSCINCIA CRTICA Agente

Viso de Mundo

Professor X

Aluno

Recproca

Subjetividade

Aprendizagem compartilhada aprendo a aprender

24

9- Diferenas entre as Psicologias/ escolas:


- A Psicologia Subjetiva busca o fenmeno (fato) psicolgico nas entranhas da conscincia, dentro da mente. - A Psicologia Naturalista busca o fenmeno psicolgico nos processos fisiolgicos de aplicao de estmulos e emisso de resposta. O fato psicolgico est fora da mente. - A Psicologia Concreta busca o fenmeno psicolgico penetrando cientificamente no significado do comportamento, levando em conta sua origem e suas causas histricas e sociais. O fato psicolgico o prprio significado do contedo do comportamento, no est nem dentro nem fora da mente. - A Psicologia Concreta uma sntese da Psicologia Subjetiva e da Psicologia Naturalista, j que sendo uma seqncia das duas, se apresenta organizada em uma forma conceitual. - Para a Psicologia Naturalista (behaviorismo) h uma relao de causa e efeito e entre o estmulo e a resposta. - Para a Psicologia Concreta (gestaltismo) entre o estmulo que o meio fornece e a resposta do indivduo, encontra-se o processo de percepo, que importante para a compreenso do comportamento humano. - Para a Psicologia Naturalista (behaviorismo), estuda o comportamento atravs da relao estmulo-resposta, procurando isolar o estmulo que corresponderia resposta esperada e desprezando os contedos de conscincia pela impossibilidade de controlar cientificamente essas variveis. - Para a Psicologia Concreta (gestaltismo) o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em considerao as condies que alteram a percepo do estmulo.

25 - Piaget apresenta uma tendncia hiperconstrutivista em sua teoria, com nfase no papel estruturante do sujeito. Os fatores desenvolvidos por Piaget so: maturao, experincias fsicas, transmisses sociais e culturais e equilibrao. - Vygotsky, por outro lado, enfatiza o aspecto interacionista, pois considera que no plano intersubjetivo, isto , na troca entre as pessoas, que tem origem s funes mentais superiores. (Bock, 1993: 94).

10- Questionrio sobre as Psicologias.


10.1- Apresente trs situaes reais em que aplicada a viso da Psicologia Subjetiva. a) Psicanlise de pacientes com fobias.
um tipo de tratamento onde o paciente atravs do discurso e do mtodo de livre associao, procura a origem dos processos que desencadearam as fobias e as privaes, caminhando em direo da cura. Abaixo citamos alguns tipos de fobias: - Aerofobia: medo mrbido do ar, de correntes de ar, etc. - Claustrofobia: medo de estar ou passar em lugares fechados ou de tamanho reduzido. - Erotofobia: horror ao ato sexual. - Cenofobia: medo patolgico de grandes espaos abertos. - Nictofobia: medo doentio da noite, da escurido. - Nosofobia: medo de adoecer, que pode levar algum se tratar de doenas de que no sofre: b) Psicanlise de pacientes com neuroses: A neurose se caracteriza por distrbios emocionais cuja caracterstica principal a ansiedade, e em que no se observam nem grandes distores da realidade externa, nem desorganizao da personalidade.

26 O desamparo das pessoas e seus conflitos internos fazem com que haja um agravamento de situaes estressantes causando dores psquicas relativas culpa, idias depressivas, revoltas, etc. Este quadro de grande sofrimento para o paciente que somente atravs de uma anlise pode coloc-lo de frente com as possveis solues e escolhas para os seus conflitos. c) Psicanlise com pacientes psicossomticos: A psicossomtica caracterizada como entre o orgnico e o psquico. So sintomas que aparecem nos pacientes que procuram mdicos se queixando de dores, asma, palpitaes, digesto, insnia, etc. e que depois de realizados exames clnicos e laboratoriais, no detectada a origem fsica para estes desequilbrios funcionais. O tratamento utiliza a livre associao, analisando as formaes do inconsciente (sonhos, chistes, atos falhos, sintomas) e a identificao deste mal estar que provoca um gozo e um sofrimento.

10.2- Saliente os itens da psicologia naturalista que negam a Subjetiva.

27

10.3- Apresente pelo menos trs situaes reais em que aplicada a viso da Psicologia Naturalista.
10.3.1- Sinais sonoros: sirene da escola como sinalizador de um intervalo (brincadeiras, lanche, etc.). Som de sirene no transito, como sinal de alerta (bombeiro, ambulncia, polcia). 10.3.2- Sinais visuais: cor vermelha (indica: parar, perigo, fogo, etc.), verde (indica: livre, seguir, etc.). 10.3.3- Sinais tteis: temperatura, spero, objetos cortantes, perfurantes. 10.3.4- Cheiro, olfato: perfume, alimentao, etc. 10.3.5- Outros: ensino programado, rea de treinamento de empresas, trabalho educativo de crianas excepcionais, publicidade, clnica psicolgica.

10.4- Saliente itens do texto Psicologia Subjetiva que negam a Naturalista e da Psicologia Naturalista que negam a Psicologia Concreta.

28

10.5- Apoiando-se no princpio da negao da negao, mostre os itens que formulam uma sntese resultante da Psicologia Subjetiva e da Psicologia Naturalista.
- A Psicologia Concreta uma sntese da Psicologia Subjetiva e da Psicologia Naturalista, j que sendo uma seqncia das duas, se apresenta organizada em uma forma conceitual. - A Psicologia Concreta busca o fenmeno psicolgico penetrando cientificamente no significado do comportamento, levando em conta sua origem e suas causas histricas e sociais. O fato psicolgico o prprio significado do contedo do comportamento, no est nem dentro nem fora da mente. A Psicologia Subjetiva busca o fenmeno (fato) psicolgico nas entranhas da conscincia, dentro da mente. A Psicologia Naturalista busca o fenmeno psicolgico nos processos fisiolgicos de aplicao de estmulos e emisso de resposta. O fato psicolgico est fora da mente.

29

11-O homem sem destino


Filme de Rutger Hauer. Grupo de Verbalizao e Grupo de Observao (GVGO). Equipe: Grupo de Verbalizao.

Anlise do filme:
O filme consistia em criar um ser humano no laboratrio com poderes especiais, era muito forte, um super homem e tinha o objetivo de servir aos interesses de um determinado pas, uma superpotncia, como arma de guerra. Foi criado um ser a partir de 88 outros seres humanos que haviam morrido, sendo 44 mulheres e 44 homens, era uma espcie de Frankenstein. Este ser era formado como uma cocha de retalhos e no tinha rgo sexual para que no tivesse necessidade de reproduzir, no sentisse prazer e assim poderia ser controlado. Sua pele era toda misturada, no tinha cor. Um olho era negro e o outro branco. Era um andrgeno, entretanto com o contato com uma mdica, de cujo marido era formado (um pedao), despertou sua sexualidade e decidiu ser do sexo masculino: sou um homem sem rgo sexual. Ele foi criado para ser inteligente, porm no devia ter memria para que pudesse ser programado. Por um erro cientfico, conseguiu se lembrar das vidas passadas atravs dos pedaos de que era constitudo o seu corpo. O filme utilizava esta questo com base no pensamento inatista que uma corrente que acredita que as estruturas do pensamento so inatas em virtude de pertencer natureza humana (mito da reminiscncia de Plato). Postula que a alma traz consigo as idias que contemplou quando existia separada deste no mundo inteligvel e das quais agora se recorda. Ele era observado o tempo todo por um olho voador que ele destri, pois cansa de ser vigiado. Ele se torna violento quando retira a mdica que o acompanhava e faz 3 exigncias para cooperar com o experimento:

30 a) Queria ter um nome: isto define a necessidade de ter uma identidade. Escolheu o nome de Lzaro por ter sido um homem que foi ressuscitado por Jesus. b) No queria ser vigiado: queria ser livre para definir os destinos da sua vida. c) Queria livros para obter conhecimentos. Escolheu a Bblia por acreditar que foi o primeiro livro que retratava a histria da humanidade e o livro de fico de Frankenstein por se identificar com este personagem: queria se entender, de onde vinha, onde vivia, o meio, reconstituir o seu passado. Tinha sentimentos de morte, porm desejava ter uma vida normal e ser um homem comum. Quando dorme sonha se recordando em pequenas lembranas das vidas passadas. Entretanto os mdicos diziam que os seus sonhos eram as associaes dos livros que ele tinha lido. Lzaro foge do laboratrio e se recorda das vidas das pessoas de que tinha sido feito. Recorda que a organizao tinha matado algumas dessas pessoas, por ter sido contra os seus mtodos e resolve procurar os parentes (familiares, me, esposa, etc.) para dar uma mensagem final. Descobriu que a organizao estava desenvolvendo outros seres parecidos com ele e tinha decidido elimin-lo devido a ter se rebelado. Destri as informaes do projeto, o que impossibilita a sua continuidade deste experimento e morre juntamente com o general mentor da sua criao.

31

12-Bibliografia.
AKKARI, Ana Karina Proencia, Apostilas fornecidas no curso Psicologia II, BA, UCSAL, 2003. BARROS, Clia Silva Guimares, Pontos de Psicologia Geral, 4. ed. tica, SP, 1987. BOCK, Ana M.B., FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes, Psicologias: Uma introduo ao Estudo de Psicologia, 5. ed.ref., Saraiva, SP, 1993. DAVIDOFF, Linda L., Introduo Psicologia, Makron Books, SP, 1983. Dicionrio Latim-Portugus e Portugus-Latim, Portugal, Porto Editora, 2000. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda, Dicionrio Aurlio: Sculo XXI, Nova, Fronteira, RJ, 1975. JAPIASS, Hilton e Danilo Marcondes, Dicionrio Bsico de Filosofia, RJ, Jorge Zahar, 1996. LEITE, Joo Pereira, Psicologia Subjetiva, Naturalista e Concreta, Texto fornecido na disciplina, 1996/1998. LURIA, A.R., Curso de Psicologia Geral: Introduo Evolucionista Psicologia, Civilizao Brasileira, 1991. MOREL, Pierre, Dicionrio Biogrfico PSI, Jorge Zahar Editor, RJ, 1997. PIERI, Paolo Francesco Pieri, Dicionrio Junguiano, Vozes-Paulus, RJ, 2002.

Вам также может понравиться