Вы находитесь на странице: 1из 21

Escoamento em Meios Porosos

Operaes Unitrias na Indstria Qumica I Profa. Jadna Catafesta

As colunas recheadas e os meio porosos em geral tm uma vasta aplicao em muitas operaes industriais. filtros absorvedores slido-lquido lavadores de gases transferncia de massa reaes qumicas em reatores catalticos usando catalisadores slidos, etc.

Importncia

A estimativa da perda de carga atravs de um leito poroso bastante importante, e encontramos na literatura uma srie de correlaes empricas e semiempricas, as quais buscam relacion-la s caractersticas do leito poroso e s propriedades do fluido em questo. Os parmetros que influenciam no escoamento de um fluido atravs de um leito poroso so:

velocidade superficial do fluido porosidade do leito dimetro mdio das partculas esfericidade das partculas orientao das partculas rugosidade das partculas permeabilidade do leito

Parmetros que influenciam na perda de carga

velocidade superficial:
Onde: Q = vazo volumtrica do fluido; A = rea da seo transversal.

Raio Hidrulico (duto no circular): Para um leito recheado:

Vs= velocidade superficial rH= raio hidrulico

Superfcie

especfica do recheio:

Onde: Ap = rea superficial das partculas que constituem o recheio; Vp = volume destas partculas.

Para esferas:
para outras geometrias, o dimetro equivalente :

Razo entre o volume de espaos vazios e o volume do leito

S sup. esp. do leito = Apart/Vleito S0 sup. esp. das partculas = Apart/Vpart

onde:

Porosidade do leito ()

Maneira mais simples de determinar a porosidade do leito conhecida como o mtodo direto ou teste da proveta, atravs dos seguintes passos:

Escolhe-se uma proveta de dimetro parecido com o do leito de maneira que os efeitos de parede sejam semelhantes. Preenche-se a proveta com o recheio at um determinado nvel e l-se o volume total na escala da proveta. O leito deve ser preenchido da mesma maneira que o leito original, pois empacotamentos diferentes surgem quando so utilizadas maneiras diferentes de preenchimento. O volume de espaos vazios obtido atravs da pesagem do volume de gua que preenche estes espaos. Para converter a massa em volume, necessria a utilizao da massa especfica da gua na temperatura em que feita a medida. Calcula-se a porosidade atravs de sua definio, ou seja, como a razo entre o volume de vazios e o volume total.

Determinao da porosidade do leito

A porosidade a varivel mais sensvel na caracterizao do meio poroso e por isso deve ser determinada com a maior exatido possvel. A porosidade influencia a queda de presso no escoamento atravs da fase, influencia a resistividade da fase, a condutividade trmica real, a rea superficial reativa e, na realidade, condiciona qualquer propriedade inerente ao conjunto da fase slida

A figura a seguir mostra os valores observados de porosidade e esfericidade para leitos de partculas de tamanho uniforme empacotados aleatoriamente. Essa figura pode ser usada para estimar a porosidade do leito a partir da esfericidade das partculas.

Porosidade x esfericidade e densidade de carga

Para o escoamento de fluidos atravs de leitos porosos, o nmero de Reynolds baseado no dimetro mdio das partculas e na velocidade superficial:

Baseados no dimetro mdio das partcula

Reynolds e fator de atrito para meios porosos

permeabilidade est relacionada com a porosidade, mas no tem o mesmo significado. Porosidade o volume de vazios sobre o volume total de um leito Permeabilidade a medida da capacidade de circulao de um fluido atravs do leito.

Permeabilidade (k)

Todos os leitos permeveis podem ser porosos mas nem todos os leitos porosos so permeveis, em virtude de os poros no comunicarem entre si ou de serem de tamanho to pequeno que no permitam a passagem do fluido. possvel termos permeabilidade zero (ausncia de fluxo) em um leito de alta porosidade caso os poros estejam isolados (no conectados). Tambm possvel haver permeabilidade zero se os poros forem muito pequenos, como no caso da argila.

Permeabilidade (k)

Existem na literatura vrias expresses que procuram relacionar a permeabilidade (K) com a porosidade do meio, o tamanho e a forma das partculas. As correlaes de Ergun e Karman-Kozeny so as mais conhecidas.

Ergun

Karman Kozeny Onde: = constante de Kozeny

permeabilidade x porosidade

Constante

de Kozeny: Blake-Kozeny esferas

Happel

Determinao de constante de Kozeny

escoamento lento (laminar) Equao de Darcy:


Karman-Kozeny

igualando

e usando

Obtm-se

Queda de presso - escoamento lento Blake Kozeny

vazes elevadas
A dependncia da queda de presso com a vazo tem uma forma quadrtica pura. A perda de carga resultante quase que exclusivamente da turbulncia, e as perdas devido ao atrito so desprezveis. Nesta regio vlida a equao de Burke-Plummer: Fator de atrito terico:

Queda de presso vazes elevadas Burke-Plummer

vazes intermedirias

atrito

turbulncia

Queda de presso vazes intermedirias - Ergun

Equao de Ergun

Relacionando a perda de carga com a permeabilidade temos: 0,36 < < 0,45

Queda de presso vazes intermedirias - Ergun

para diferentes porosidades:

Onde C : Eq. de Massarani

Queda de presso vazes intermedirias - Ergun

Combinando

com

Fator de atrito - Ergun

Fator de atrito x Reynolds

Вам также может понравиться