Вы находитесь на странице: 1из 3

Jus Navigandi http://jus.com.

br
http://jus.com.br/artigos/24902
Publicado em 07/2013

Garantismo exagerado

Agapito Machado (http://jus.com.br/953085-agapito-machado/artigos)

A 1 Turma do STF admite a priso, mesmo antes do trnsito em julgado da sentena, de rus condenados por crimes considerados gravssimos, com argumentos que no so apenas os tradicionais cautelares. Est surgindo uma ponta de esperana para a proteo da sociedade.
Tendo em vista que os presdios brasileiros so verdadeiros depsitos de presos, no recuperando ningum, o magistrado que usa de bom senso no deve mandar prender ou conservar na priso pessoas acusadas de crimes sem gravidade/violncia, ou seja, de infraes penais consideradas de mnimo ou mdio potencial ofensivo. No somos a favor nem do direito penal do amigo nem do inimigo, mas de um direito penal razovel ou de ltima razo, que proteja tanto o cidado como a sociedade, dos autores dos crimes gravssimos (roubos, homicdios dolosos, extorses, trficos etc). A maioria dos Ministros do S.T.F, da era Lula/Dilma, tem sido exageradamente garantista, a ponto de s admitir a priso, mesmo de rus j condenados por crimes gravssimos, obviamente com base em provas lcitas, aps o trnsito em julgado da condenao, salvo rarssima exceo cautelar, o que pode levar anos e anos, ficando o bandido de alta periculosidade a intranquilizar s pessoas com seqestros, inmeras exploses de agncias bancrias etc. Os argumentos utilizados pelos Juzes de 1 grau, concursados, para manterem presos os acusados desses crimes gravssimos, so contornados pela maioria do STF sob a alegao de que tais motivos so meras conjecturas/subjetivismo do Juiz e a so concedidos

os respectivos Habeas Corpus. Destarte, a Justia Criminal est sendo intil, j que as pessoas, sem nela mais acreditar, comeam a fazer justia pelas prprias mos, como o caso de Fortaleza, entre tantas outras onde, todos os finais de semana, ocorrem entre quinze a vinte homicdios, os chamados acertos de contas. Como nada to ruim que no possa melhorar, est surgindo uma ponta de esperana para a proteo da Sociedade. que a 1. Turma do STF admite a priso, mesmo antes do trnsito em julgado da sentena, de rus condenados por crimes considerados gravssimos, com argumentos que no so apenas os tradicionais cautelares, a saber: a) No HC 103399 / SP - SO PAULO, Relator (a): Min. AYRES BRITTO, Julgamento: 22/06/2010, PDJe-154, DIVULG 19-08-2010 PUBLIC 20-08-2010, EMENT VOL-02411-04 , a primeira turma do STF aceita a presuno objetiva de periculosidade de autor de crimes hediondos, e portanto, sua priso durante o processo, at ser proferida a sentena condenatria em primeiro grau. A partir da, o Juiz dever justificar a necessidade de o condenado continuar preso; e b) em 10 de abril de 2012, no Habeas Corpus 111827, no DJ n. 76, do dia 19.04.2012, a 1 Turma, do STF, por maioria de votos, Relator Min. Fux, negou pedido para recorrer em liberdade do ex-tenente Correia Lima, chefe de uma organizao criminosa atuante no Estado do Piau e condenado a 47 anos, alm de possuir outras condenaes por crimes graves. O relator avaliou que, no presente habeas corpus, trata-se da prtica de crime de excepcional gravidade, pois aps os sequestros das vtimas, os corpos foram encontrados com perfuraes de arma de fogo e parcialmente incinerados, amarrados e amordaados. Diz ainda o Ministro Relator: em razo desse quadro horrendo, eu trouxe a jurisprudncia da Casa em casos semelhantes, retratando que a gravidade concreta do delito (revelada pelo modus operandi), a possibilidade de reiterao criminosa (apreciada pela instncia com ampla cognio probatria) e a hediondez como se perpetrou esse conjunto de crimes brbaros (consistente nos sequestros das vtimas, no amordaamento das mesmas, nos homicdios e no atear fogo em seus corpos com o intuito de dificultar a identificao) alm de encontrarem respaldo vasto na jurisprudncia da Primeira Turma (HC 103107) ainda tambm encontra eco em diversos acrdos de todos os ministros da Suprema Corte. chegada a hora da 2. Turma do STF tambm rever seus posicionamentos de exagerado garantismo aos crimes gravssimos, j que a prpria Constituio impe rigor a esses delitos, ao dispor no art. 5, XLIII que a lei considerar crimes inafianveis, e insuscetveis de graa ou anistia, a prtica de tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos. No possvel que juridicamente se d aos crimes gravssimos o mesmo tratamento de benevolncia que se d aos crimes de inexpressivo potencial ofensivo.

Autor

Agapito Machado (http://jus.com.br/953085-agapito-machado/artigos)


juiz federal no Cear, professor de Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor)

Informaes sobre o texto


Como citar este texto (NBR 6023:2002 ABNT): MACHADO, Agapito. Garantismo exagerado. Jus Navigandi, Teresina, ano 18 (/revista/edicoes/2013), n. 3665 (/revista/edicoes/2013/7/14), 14 (/revista /edicoes/2013/7/14) jul. (/revista/edicoes/2013/7) 2013 (/revista/edicoes/2013) . Disponvel em: <http://jus.com.br/artigos/24902>. Acesso em: 8 set. 2013.

Вам также может понравиться