Вы находитесь на странице: 1из 9

ANTROPOLOGIA II Prof.

Camilo Albuquerque de Braz

Dbora Silva Barbosa

Goiania / GO 2010

Segundo a orientao do professor segue o fichamento dos seguintes textos:

1 - DURKHEIM, E. Introduo e Concluso de As Formas Elementares da Vida Religiosa. In: Durkheim (Coleo Os Pensadores). SP: Abril Cultural, 1978 [1915]. p. 205-245. 2 - MAUSS, M. Ensaio sobre a ddiva: forma e razo da troca nas sociedades primitivas. In: Sociologia e Antropologia, Vol. II. SP: EPU/EDUSP. 1974 [1902/3]. p. 37-184. 3 - MALINOWSKI, B. Introduo. p. 17-34; Caractersticas Essenciais do Kula (Cap. III). p. 71-86; O significado do Kula (Cap. XXII). p. 365-371. In: Os Argonautas do Pacfico Ocidental. SP: Abril Cultural, 1978. 4 - RADCLIFFE-BROWN, A. R. O Irmo da me na frica do Sul. In: Estrutura e funo na sociedade primitiva. Petrpolis: Vozes, 1973 [1952]. p. 27-45. 5 - EVANS-PRITCHARD, E. E. A Noo de Bruxaria como Explicao de Infortnios. In: Bruxaria, Orculos e Magia entre os Azande. RJ: Jorge Zahar Ed., 2005. P. 4961.

1 - DURKHEIM, E. Introduo e Concluso de As Formas Elementares da Vida Religiosa. In: Durkheim (Coleo Os Pensadores). SP: Abril Cultural, 1978 [1915]. p. 205-245.

-Anlise e estudo dar religio feita atravs da forma mais simples existente; - Abordagem do ponto de vista sociolgico no histrico; - Segurana de que as religies primitivas se apiam no real e o exprimem; - A anlise dos ritos e das crena so feitas a partir de suas representaes, dos smbolos , ou de seus significados para determinada sociedade; - Em funo do mtodo foi escolhida a religio mais primitiva; - Segundo o mtodo: Todas s vezes que se empreende explicar uma coisa humana, tomada em
um momento determinado do tempo quer se trate de uma crena religiosa , de uma regra moral , quer de um conceito jurdico , de uma tcnica esttica , de um regime econmico- , preciso comear a retroceder at sua forma mais primitiva e mais simples ...; ...depois mostrar como ela se desenvolveu e se complicou pouco a pouco... (pg. 207)

- Analise das religies de forma aprofundada a fim de conhecer as bases dos sistemas de crenas; - As religies primitivas permitem distinguir os elementos que constituem as outras religies e so de fcil explicao; - A necessidade de Durkheim Encontrar um meio de discernir as causas , sempre presentes ,
das quais dependem as formas mais essenciais do pensamento e da prtica religiosa ( pg. 210); - As

religies apresentam um lado que vai alm das idias religiosas e passa pelo estudo dos fenmenos religiosos; - A religio uma coisa eminentemente social ; As representaes religiosas so representaes
coletivas que exprimem realidades coletivas; Os ritos so maneiras de agir que nascem no seio dos grupos reunidos e que so destinados a suscitar , a manter ou a refazer certos estados mentais desses grupos (pg.212)

- As representaes e as crenas so os elementos essenciais da religio; - Existe uma realidade que sobrevive aos homens , e vista como uma fora superior , mas e a representao da prpria sociedade; - A sociedade pode se tornar objeto de crena e culto , pois pode despertar nos indivduos a sensao de divino; - A sociedade exige de ns certos sacrifcios e atitudes de servido , pois ela mesma alimenta o sentimento de dependncia nos indivduos;

- A sociedade se personifica atravs das religies , a religio portanto um conjunto das representaes sociais.

2 - MAUSS, M. Ensaio sobre a ddiva: forma e razo da troca nas sociedades primitivas. In: Sociologia e Antropologia, Vol. II. SP: EPU/EDUSP. 1974 [1902/3]. p. 37-184.
- Da ddiva, em particular da obrigao de retribuir presentes; - Sistemas de trocas baseadas nas prestaes totais; - No so trocadas apenas bens e riquezas; - No so indivduos que fazem as trocas, mas a coletividade , as pessoas que trocam ou contratam , so as tribos, cls e famlias, seja em grupo ou na pessoa de seu chefe. - No so trocadas bens e riquezas apenas, mas gentilezas e servios; - Essas prestaes e contraprestaes so feitas de forma voluntria , mas no fundo so obrigatrias , podendo ocasionar guerras; - Dentre os elementos essenciais do potlatch esto a honra , o prestigio , mana que confere a riqueza
e a obrigao absoluta de retribuir as ddivas , com pena a perder o mana ; Este talism , esta autoridade ( pg.50)

- Os presentes trocados criam uma obrigao de serem retribudos , pois carregam um poder espiritual que geram essa obrigao; - Dentre as obrigaes de troca esto a de receber e ser recebido e a recusa equivale a afronta ; - As trocas tambm so realizadas entre o deuses, espritos de mortos, coisas , animais e a natureza , na esperana de receberem sua generosidade; - Regime de troca econmica diferente da existente nos dias atuais; - O fim do comrcio moral e de estmulo a paz; - Existe um sistema jurdico e um fim poltico nas realizaes das festas; - Crtica ao evolucionismo histrico; - Clara evidncia de desenvolvimento social tida como primitiva; - A ddiva, portanto o fundamento das relaes sociais e produz acordos matrimoniais, polticos, religiosos, econmicos e jurdicos.

3 - MALINOWSKI, B. Introduo. p. 17-34; Caractersticas Essenciais do Kula (Cap. III). p. 71-86; O significado do Kula (Cap. XXII). p. 365-371. In: Os Argonautas do Pacfico Ocidental. SP: Abril Cultural, 1978.

- Descrio do Kula; - Sistema de troca vasto e praticado por comunidades tribais ; - Eixo principal da troca : - Longos colares feitos de conchas brancas Soulaya mwali- Cada um tm seu prprio sentido; - As comunidades tm um relacionamento intertribal, so localizadas em um amplo crculo de ilhas que formam um crculo fechado; - Os artigos viajam em direes opostas e quando se encontram , so trocados cerimonialmente; _ Ligado ao Kula so encontrados atividades de troca secundrias de fundamental importncia para sua economia; - Os fenmenos tem que ser estudados a partir de manifestaes concretas que apaream em maior nmero; - Estudar tudo que permanentemente fixo; - O tratamento cientfico fornece ao pesquisador um roteiro para o trabalho do etngrafo; - O Kula est relacionado com a troca de riquezas e , portanto uma instituio econmica; - A idia de troca reafirmada no texto; - Queda da viso evolucionista.

4 - RADCLIFFE-BROWN, A. R. O Irmo da me na frica do Sul. In: Estrutura e funo na sociedade primitiva. Petrpolis: Vozes, 1973 [1952]. p. 27-45.

- Relao de irmo da me e filho da irm muito importante ; - Existe uma grande liberdade na relao do filho da irm com o irmo de sua me;

- Na maioria das sociedades primitivas as relaes sociais dos indivduos so amplamente reguladas com base no parentesco ; (pg.30)

- A relao com o pai de instruo, respeito e castigo, e com a me profunda e amorosa; - Resqucios de sistemas matrilineares; - Para se estudar o todo se estabelece as parte; - Sistema funcionalista.

5 - EVANS-PRITCHARD, E. E. A Noo de Bruxaria como Explicao de Infortnios. In: Bruxaria, Orculos e Magia entre os Azande. RJ: Jorge Zahar Ed., 2005. P. 4961.

- A bruxaria sempre socialmente relevante, e sempre a causa dos infortnios; - Na vida social dos Azande a bruxaria muito importante ; - A bruxaria tm um papel presente em todas as reas sociais; - O sobrenatural Azande diferente do sobrenatural ocidental; - As doenas so explicadas do ponto de vista da sociedade; - Em algumas situaes a bruxaria no relevante, como em casos de adultrio , nem pode ser acionada por qualquer pessoa . Ex. Um prncipe no pode ser acusado de bruxaria;

Вам также может понравиться