Вы находитесь на странице: 1из 3

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO PARAN CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTO DA QUALIDADE

APARECIDA VIVIANE F. COSTA CAMILA DE SOUZA LIMA FERNANDA DINIZ SAYMON STOPINSKI ALICE KARINA PRUCH

Trabalho

apresentado

disciplina

de

Programas de Qualidade ||, Curso de Tecnologia em Gesto da Qualidade, da Pontifcia Universidade Catlica do Paran PUC-PR. Professora Fernanda Lopes

CURITIBA, 13 DE SETEMBRO DE 2013

Objetivos do estudo de tempos e movimentos Assim como os demais custos na operao de uma empresa, a mo-de-obra necessita ser considerada e trabalhada objetivando aumentar o lucro sob a venda do produto final. funo do setor administrativo, verificar que seus empregados no estejam realizando trabalho intil e desnecessrio. O estudo de tempos teve seu incio em 1881, quando Taylor o introduziu na usina da MIDVALE STEEL COMPANY. O estudo de tempos contribuiu na determinao de tempos padro para as operaes de processo. Em contrapartida o estudo de movimentos foi desenvolvido pelo casal Gilbreth durante a mesma poca e foi empregado na melhoria de mtodos de trabalho. Contudo foi s em 1930 que se iniciou um movimento geral para estudar o trabalho com o objetivo de descobrir mtodos melhores e mais simples de se executar uma tarefa (BARNES, 1977). O estudo de movimentos tem por objetivo identificar os elementos componentes dos movimentos do operador, visa, principalmente, a melhoria de mtodos e posterior fixao do tempo padro MACHLINE (1990). Esta etapa parte preliminar da organizao e medida do trabalho e visa obter todos os elementos das operaes alm de identificar reas onde o trabalho possa ser racionalizado. Segundo Barnes (1977) o estudo de tempos estabelece programaes e planeja o trabalho; determina os custos-padro e auxilia no preparo de oramentos; estima o custo de um produto antes do incio da fabricao, o que implica na determinao do preo de venda do produto. O estudo de tempos tem por finalidades, tambm, determinar a eficincia de mquinas, o nmero de mquinas que uma pessoa pode operar, o nmero de homens necessrios ao funcionamento de um grupo, e como um auxlio ao balanceamento de linhas de montagem e de trabalho controlado por transportadores; determina tempospadro a serem usados como base para o pagamento de incentivo mo-deobra direta e indireta, tais como movimentadores de materiais e preparadores de produo e, por fim, um mtodo utilizado para determinar tempos-padro a serem usados como base do controle de custo da mo-de-obra.

Como premissa, para incio da tomada dos tempos, necessrio que os funcionrios devam ser informados quanto ao estudo e seus objetivos. Antes mesmo de iniciar o trabalho, tambm fundamental avaliar se a operao est suficientemente preparada para um estudo de tempos, para isso deve-se observar se pode ocorrer reduo do tempo de ciclo atravs da alterao das ferramentas; se possvel aproximar os materiais da rea de trabalho a fim de reduzir o tempo de manuseio. Deve-se verificar se o equipamento est operando corretamente e o produto encontra-se dentro dos padres de qualidade; se as condies de segurana na operao esto satisfatrias e, por fim, analisar a possibilidade de aumentar a velocidade da ferramenta sem interferir na sua vida til ou na qualidade do produto. A partir da padronizao da operao que se deseja fazer um estudo de tempos pode se iniciar o processo de cronometragem e analise dessa operao de forma a encontrar o mtodo mais fcil e melhor para cada processo.

Вам также может понравиться