Вы находитесь на странице: 1из 14

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COMISSO PERMANENTE DE SELEO PROCESSO SELETIVO SERIADO PROVA DE ACOMPANHAMENTO I 2005

ATENO!
PARA A QUESTO DE REDAO, LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO E SIGA-AS RISCA. FAA A REDAO NO MOMENTO QUE QUISER DENTRO DAS QUATRO HORAS DE QUE VOC DISPE.

1. A folha que voc recebeu para fazer a redao constituda de duas partes. NO AS DESTAQUE. 2. Na parte superior, personalizada, a qual voc deve assinar em local prprio, voc pode, se quiser, fazer um rascunho da redao (usando caneta ou lpis). 3. Na parte inferior, na qual voc deve escrever a verso definitiva da redao, usando caneta com tinta azul ou preta, no poder haver qualquer identificao, sob pena de a redao no ser considerada.

ESCOLHA UMA DAS PROPOSTAS ABAIXO PARA ELABORAR SUA NARRAO, EM PROSA, COM NO MXIMO 17 LINHAS PROPOSTA I

Adolescentes e dolos: essa paixo saudvel?


"Fique calma. Tietagem na adolescncia nem sempre sinal de descontrole emocional pode ser uma atitude positiva e at engraada. Mas, se seu filho comear a fazer loucuras, aja rpido."
(Revista Cludia, agosto, 2004, p.100)

Produza um texto, narrando (em primeira ou terceira pessoa) as "loucuras" realizadas por um adolescente para se aproximar de seu dolo.

PROPOSTA II "Utilizao dos elevadores O elevador uma mquina de transporte extremamente til, mas seu uso requer cuidados para evitar acidentes muitas vezes fatais. O que voc no deve fazer: Puxar a porta do pavimento sem a presena da cabina no andar. Apressar o fechamento das portas. Fumar dentro do elevador. Movimentos bruscos dentro do elevador. Lotar o elevador com o peso acima do permitido. Bloquear o fechamento das portas com objetos. Permitir que crianas usem o elevador sozinhas."
(Fonte: Corpo de Bombeiros, in: Dirio dos Campos, set/2005, adaptao)

Produza um texto, narrando um acontecimento que desrespeite uma ou mais das orientaes acima e as conseqncias sofridas pelo(s) infrator(es).

QUESTES OBJETIVAS O MAPA DO TESOURO DESCONHECIDO A arte rupestre brasileira ganha seu primeiro levantamento Pouco antes da criao do estado do Tocantins, no fim da dcada de 80, um grupo de arquelogos encontrou, bem prximo futura capital, Palmas, um tesouro de valor inestimvel. No alto da Serra do Lajeado, um paredo de mais de 80 metros de comprimento estampava pinturas feitas milnios antes da chegada dos primeiros portugueses. Por causa do acesso difcil ( preciso enfrentar uma caminhada de quase trs horas no meio do mato para chegar l), as dezenas de figuras humanas e de animais, alm de outras de significado desconhecido, permaneceram intactas e praticamente incgnitas at hoje. S agora o local foi redescoberto. Ele integra o maior levantamento de arte rupestre j feito no Brasil, que abriga registros comprovados de at 10 000 anos (h pesquisadores que afirmam que existem h 30 000 anos). Coordenado pelo francs Andr Prous, um dos mais renomados arquelogos em atividade no Brasil e um dos descobridores de Luzia, a mais antiga habitante do Brasil, o projeto ser concludo at o fim do ano. E vai tornar pblico um tesouro at hoje devidamente apreciado nos meios acadmicos. "O acervo rupestre nacional cada vez mais prestigiado internacionalmente, mas ainda pouco conhecido dos brasileiros", diz Andr Prous. O Brasil tem cerca de 10 000 stios arqueolgicos cadastrados pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (Iphan) e h quem aposte que esse nmero chegue ao triplo. [...] A arte rupestre est presente na maioria dos estados brasileiros. So desenhos feitos em diferentes perodos, que sugerem animais, rituais, danas, cenas de luta e de sexo. Muitos so, aparentemente, apenas representaes geomtricas, enquanto outros podem significar uma surpreendente noo de astronomia. Seu estudo pode ajudar a entender como viviam nossos antepassados e a reconstruir a histria da ocupao do Brasil antes da descoberta do pas pelos portugueses. [...] Roberta Salomone, Veja, 20/07/05, p.104-105.

01 Assinale a alternativa que apresenta coerncia com as informaes do texto acima. a) Um grupo de arquelogos, coordenado pelo francs Andr Prous, conseguiu decifrar todas as milenares figuras encontradas no paredo da Serra do Lajeado. b) O estado de conservao das pinturas encontradas deve-se dificuldade de se chegar ao alto da Serra do Lajeado. c) No fim da dcada de 80, um grupo de arquelogos encontrou, no alto da Serra do Lajeado, um paredo com mais de 80 metros de altura, com pinturas estampadas h milnios. d) Os brasileiros, da mesma forma que os estrangeiros, reconhecem o valor do acervo rupestre nacional. e) O estudo dessas figuras vai possibilitar a reconstruo da histria da ocupao do Brasil pelos portugueses, a partir do Descobrimento.

02 Assinale a alternativa que mantm o mesmo sentido do enunciado: "O acervo rupestre nacional cada vez mais prestigiado internacionalmente, mas ainda pouco conhecido dos brasileiros". a) O acervo rupestre nacional cada vez mais presti-giado internacionalmente, no entanto, ainda pouco conhecido dos brasileiros. b) Por ser pouco conhecido pelos brasileiros, o acervo rupestre nacional cada vez mais prestigiado internacionalmente. c) O acervo rupestre nacional cada vez mais presti-giado internacionalmente, pois ainda pouco conhecido dos brasileiros. d) O acervo rupestre nacional cada vez mais presti-giado internacionalmente, portanto, ainda pouco conhecido dos brasileiros. e) Quanto mais o acervo rupestre nacional prestigiado internacionalmente, mais se torna conhecido dos brasileiros.

03 Aps ler a tira acima, assinale a alternativa correta. a) No faltou um acento circunflexo no verbo "sabe" (ltimo balo). b) Na oralidade, em situaes informais, nem mesmo os falantes do ambiente urbano costumam eliminar o "r" no final dos verbos no infinitivo, como aconteceu com "drumi" e "sabe". o c) De acordo com a lngua culta, est correto o uso do pronome "eu" (1 balo), embora seja freqente o uso do "mim" em oraes semelhantes . o d) "Num" (1 balo) est no lugar de "em um". o o e) "Pai" (1 balo) e "fio" (2 balo) esto separados por vrgulas por serem sujeitos das oraes.

04 Com relao s regras de acentuao, assinale a alternativa correta.

a) No primeiro quadrinho, o monosslabo "" aparece acentuado por ser tono, enquanto que, no segundo quadrinho, o monosslabo "e" no est acentuado por ser tnico. b) O acento circunflexo em "trs" deve-se ao fato de ser ele uma paroxtona terminada em s. c) "Incrvel" est acentuada por ser uma palavra oxtona terminada em l. d) As palavras "esse" e "deve" no recebem acento pelo fato de serem monosslabos tonos. e) As palavras "importncia" e "operrios" esto acentuadas por serem paroxtonas terminadas em ditongos.

05 Aps ler os trechos de "Flores em voc" (Grupo Ira) e do poema rcade a seguir, assinale a alternativa correta. Flores em Voc Edgard Scandurra De todo o meu passado Boas e ms recordaes Quero viver meu presente E lembrar tudo depois Nessa vida passageira Eu sou eu, voc voc Isso o que mais me agrada Isso o que me faz dizer Que vejo flores em voc ... Lira XIV Toms Antnio Gonzaga ... Ornemos nossas testas com as flores, E faamos de feno um brando leito; Prendamo-nos, Marlia, em lao estreito, Gozemos do prazer de sos Amores. Sobre as nossas cabeas, Sem que o possam deter, o tempo corre; E para ns o tempo, que se passa, Tambm, Marlia, morre. ... a) Os versos 3 e 5 do poema-cano assim como os versos 4, 6, 7 e 8 do segundo poema traduzem momentos de emoo genuna: lembram o tempo que passa. No poema do Arcadismo, o poeta convida Marlia para o "carpe diem" renascentista. b) No segundo poema, no h qualquer sinal de atrevimentos erticos. c) Dentre as concepes rgidas do Arcadismo, no h espao para a generalizao insossa dos sentimentos e o amor comedido e discreto. d) As flores so sinais da morte que se aproxima. e) A eternidade a temtica dos dois textos poticos.

06 Com base no soneto do poeta barroco e no trecho do poema-cano, assinale a alternativa correta. Cidade da Bahia Gregrio de Matos A cada canto um grande conselheiro, Quer nos governar cabana e vinha, No sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. Em cada porta um bem freqente olheiro, Que a vida do vizinho, e da vizinha Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha, Para a levar Praa e ao Terreiro. Muitos mulatos desavergonhados Trazidos pelos ps os homens nobres, Posta nas palmas toda a picardia. Estupendas usuras nos mercados, Todos os que no furtam, muito pobres: E eis aqui a cidade da Bahia. Pega ladro! Gabriel Pensador ... Pega, pega ladro!! A misria s existe porque tem corrupo. ... Tira do poder que eu j cansei de ser otrio! Tira esses malandro do poder municipal! Tira esses malandro do governo estadual! Tira esses malandro do governo federal! Tira a grana deles e aumenta o meu salrio! - T vendo esta manso sensacional? Comprei com o dinheiro desviado do hospital. - E o meu cofre, cheio de dlar? o dinheiro que seria pra fazer mais uma escola. - Precisa ver minha fazenda! Comprei s com o dinheiro da merenda! - E o meu filho? Um milho s de mesada! E tudo com o dinheiro das criana abandonada. ... a) O gosto dos dois poetas pelo insulto leva-os a acentuar os aspectos grotescos dos indivduos que descrevem, todos eles de Braslia. b) Nos dois poemas, o protesto acontece por meio da linguagem potica, transformada em ofensa, em um cinismo cru e sem piedade. c) Os oito ltimos versos do segundo poema representam as falas dos diversos segmentos da sofrida populao brasileira. d) As expresses sublinhadas no poema-cano de Gabriel Pensador mostram uma concordncia raramente utilizada pelos brasileiros em conversas informais. e) O governo federal e o estadual so os nicos criticados nos dois poemas.

07 Analise as afirmativas sobre cores quentes e frias e assinale a alternativa correta. I As cores quentes so cores vibrantes que lembram o sol, o fogo e d a sensao de calor. II Pode-se afirmar que uma cor mais quente ou mais fria quando se compara a intensidade de cada uma. III Cores frias criam a iluso de profundidade, enquanto que as cores quentes, a iluso de diminuio do ambiente. a) Somente a afirmativa I est correta. b) Somente a afirmativa II est correta. c) Somente as afirmativas I e II esto corretas. d) Somente as afirmativas II e III esto corretas. e) As afirmativas I, II e III esto corretas.

08 Sobre TEXTURA, aps assinalar V para verdadeiro e F para falso, assinale a alternativa com a seqncia correta. ( ( ( ( ) ) ) ) A textura pode ser classificada em: textura visual aquela em que pode-se apenas ver e textura ttil aquela em que, alm de ver, pode-se tocar. A textura pode ser encontrada apenas em objetos tteis. A textura pode ser produzida graficamente atravs da fotografia, da fotocpia, da impresso, do desenho e outros. Muitas vezes pode-se reconhecer as obras dos artistas atravs da textura que ele cria, seja pela maneira de aplicar a tinta ou trabalhar com o material. Sendo assim, pode-se considerar que a textura a caligrafia do artista.

a) b) c) d) e)

FFVV FVFF VVFV VFVV VFVF

09 Considere as afirmativas sobre o elemento visual Luz e assinale a alternativa correta. I A luz branca, como foi demonstrado em 1666 por Isaak Newton, decompe-se nas cores do espectro solar: violeta, anil (ndigo), azul, verde, amarelo, laranja e vermelho. II Sem luz, no se pode observar a forma, a cor, o espao ou o movimento. III Luz no elemento visual, ou seja, no um elemento que compe uma composio plstica. a) Somente a afirmativa I est correta. b) Somente a afirmativa II est correta. c) Somente as afirmativas I e III esto corretas. d) Somente as afirmativas II e III esto corretas. e) As afirmativas I, II e III esto corretas.

10 Nas civilizaes da Antigidade, a pintura era submetida a muitas regras. Uma delas era a Lei da Frontalidade, onde o tronco da pessoa tinha que ser representado sempre de frente, enquanto que a cabea, as pernas e os ps, de perfil. A partir da afirmao acima, assinale a que arte corresponde essa Lei. a) Arte Bizantina b) Arte da Civilizao Egia c) Arte Egpcia d) Arte Grega e) Arte Romana

11 Segundo Turbino (1992, p.68), alguns pases da comunidade europia, como a Inglaterra, a Grcia, a Itlia, a Holanda e a Sucia, adotaram mecanismos legais para: a) Diminuir a prtica esportiva nas reas de lazer. b) Estabelecer regras no futebol. c) Iniciar uma campanha contra o tabaco. d) Aumentar a capacidade dos estdios esportivos. e) Combater a violncia no esporte.

12 Assinale a alternativa que determina como "certos" ou "errados" os movimentos do corpo humano. a) a dana b) a sociedade c) a atividade fsica d) o esporte e) a ginstica

13 Segundo Betti (1998, p.16) "hoje em dia ningum mais faz aula de educao fsica, mas sim de aerbica, hidroginstica, musculao, esporte, dana. A terminologia educao fsica s subsiste na escola, onde todavia, j quase sinnimo de ____________". Assinale a alternativa que completa a afirmativa de Betti. a) musculao b) aerbica c) dana d) esporte

e)

ginstica

14 Sobre as fibras que fazem parte da estrutura dos vegetais e a sua importncia para o ser humano, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I Constituem-se de diversos componentes que resistem ao das secrees digestivas do organismo humano. II No so importantes para a digesto humana. III Dificultam a eliminao fecal. a) Somente a afirmativa I est correta. b) Somente a afirmativa III est correta. c) Somente as afirmativas I e II esto corretas. d) Somente as afirmativas II e III esto corretas. e) Esto corretas as afirmativas I, II e III.

15 A histria da citologia teve marcos importantes como a descoberta da clula e o estabelecimento de uma teoria celular que ocorreram a partir da inveno do microscpio. Associe o nome do cientista ao acontecimento histrico. 1) 2) 3) 4) 5) ( ( ( ( ( Robert Brown Robert Hooke Hans e Zacharias Janssen Antonie Leewenhoek Mathias Scheleiden e Theodor Schawann ) Inveno do microscpio. ) Visualizao da clula pela primeira vez em um pedao de cortia. ) Enunciado da Teoria Celular. ) Descobrimento do ncleo das clulas vegetais. ) Afirmao sobre a existncia de estruturas no interior das clulas vivas.

Assinale a seqncia obtida. a) b) c) d) e) 2 3 5 2 1 1 2 2 1 2 4 5 4 3 3 5 1 1 4 4 3 4 3 5 5

16 Sabe-se que cada clula viva de uma organismo pluricelular desempenha uma atividade "comunitria" profundamente integrada com as demais clulas do indivduo. Mas desempenha tambm uma atividade particular em que capaz de executar basicamente todas as funes vitais do organismo como um todo. (Paulino, 2002, p. 56). Dentre as alternativas abaixo, assinale a que cita, respectivamente, as funes das seguintes organelas: mitocndrias, centrolos, complexo golgiense e ribossomos. Faz digesto intracelular; absorve a energia luminosa; movimenta e sustenta organelas citoplasmticas; faz sntese de protenas. b) Absorve energia luminosa; sintetiza protenas; movimenta e sustenta organelas citoplasmticas; armazena e secreta substncias. c) Faz digesto intracelular; absorve energia luminosa; produz energia para atividades celulares por meio da respirao celular; armazena e secreta substncias. d) Sintetiza protenas; armazena e secreta substncias; auxilia a diviso celular e forma clios e flagelos; produz energia para atividades celulares por meio da respirao celular. e) Produz energia para atividades celulares por meio da respirao celular; auxilia a diviso celular e forma clios e flagelos; armazena e secreta substncias; faz sntese de protenas. a)

17 Tecidos so agrupamentos de clulas diferenciadas e especializadas, encontradas na maioria dos seres pluricelulares. Nos animais, os tecidos so classificados em quatro grandes grupos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. (Marczwski, 1999, p. 239). Pelo conhecimento do conceito e da classificao dos tecidos, assinale a alternativa que possui as caractersticas que identificam o tecido epitelial. Especializado em revestir e proteger as superfcies do organismo, formado por clulas justapostas polidricas, apresenta pouca substncia intercelular, sem vasos sangneos e encontra-se apoiado no tecido conjuntivo. b) Apresenta elevada quantidade de substncia intercelular, forma e funo variada, apresenta diversas especializaes e contm vasos sangneos. c) Apresenta clulas alongadas dotadas de capacidade contrtil. d) Constitudo por uma parte lquida e outra composta por elementos figurados. a)

e)

Formado a partir da filtrao do excesso de lquido intercelular, rico em linfondos.

18 O ncleo o componente celular que abriga os genes. Estes constituem o material gentico que codifica a sntese de protenas e "programa" a atividade celular. Por isso, o ncleo considerado o portador dos fatores hereditrios e o controlador das atividades metablicas da clula. (Paulino, 2002, p.81). Pelo desenho abaixo, assinale a alternativa que possui a indicao correta das estruturas que constituem essa importante organela.

ASPECTO TRIDIMENSIONAL DO NCLEO a) b) c) d) e) 1 - ribossomos; 2 - carioteca; 3 - vesculas; 4 - granum; 5 - cariolinfa. 1 - crista; 2 - matriz; 3 - vesculas; 4 - carioteca; 5 - poros. 1 - estroma; 2 - lamela; 3 - tilacide; 4 - granum; 5 - membrana interna. 1 - carioteca; 2 - cariolinfa; 3 - nuclolo; 4 - filamento de cromatina; 5 - poros. 1 - nuclolo; 2 - carioteca; 3 - vesculas; 4 - cariolinfa; 5 - ribossomos.

19 Uma pessoa sai de sua casa para comprar po e leite na padaria. Inicialmente caminha 400 m para leste, dobra esquerda e caminha mais 400 m para o norte. Logo aps, vira novamente esquerda e caminha mais 100 m para oeste at chegar na padaria. A distncia percorrida e o vetor deslocamento da pessoa so respectivamente iguais a: a) b) c) d) e) 200 m 500 m 800 m 900 m 900 m e e e e e 400 m 900 m 900 m 250 m 500 m

20 A figura abaixo representa um esquema de uma bicicleta que possui um sistema constitudo por uma corrente que acopla a coroa dentada (movimentada pelos pedais) catraca, localizada no eixo da roda traseira. Considerando que um ciclista execute uma pedalada a cada segundo, qual a velocidade da bicicleta? Dados: Rd (Raio da coroa dentada) = 10 cm; R c (Raio da catraca) = 6 cm; R r (Raio da roda traseira) = 30 cm. Adote p = 3.

a) 0,3 m/s b) 0,6 m/s c) 3 m/s

d) e)

6 m/s 10 m/s
2

21 Deixa-se cair livremente um objeto de 60 kg de uma altura de 90 m. Considerando a acelerao da gravidade igual a 10 m/s e desprezando-se a resistncia do ar, quanto valem respectivamente o peso e a velocidade do objeto quando ele estiver na metade da altura em relao ao solo? a) 300 N e b) 300 N e c) 300 N e d) 600 N e e) 600 N e 20 m/s 30 m/s 45 m/s 30 m/s 60 m/s

22 Em ralao s leis de Newton, assinale a alternativa correta. Na interao entre objetos, as foras de ao e reao atuam ao mesmo tempo, possuindo mesma intensidade e direo mas sentidos contrrios. No entanto, a fora de ao age em um objeto e a de reao, em outro. b) Dois carros de massas diferentes possuem motores de potncias iguais, portanto tero o mesmo tempo de acelerao. c) Quanto maior a massa de um corpo, menor ser a sua inrcia. d) Uma partcula est em equilbrio quando ela se encontra em repouso ou em movimento retilneo e uniformemente variado. e) As foras de ao e reao, sempre atuam no mesmo corpo. a)

23 Dados os compostos: I) HCl II) H2SO4 III) NaOH IV) Al(OH)3

Assinale o que for correto. a) O composto formado na reao de neutralizao parcial entre II e III denominado sulfato de sdio anidro. b) A reao de neutralizao total entre os compostos II e IV ocorre na proporo 3:2, respectivamente. c) I e II so cidos com apenas um hidrognio ionizvel. d) III e IV so bases de metais alcalinos. e) I e III apresentam apenas ligaes inicas.

24 Sendo um sistema aberto formado de gua e dos ons Na e Cl , e considerando a evaporao lenta da gua com o passar do tempo, assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Os ons Na e Cl se ligam formando uma macromolcula slida de carga zero. O cloro evapora junto com a gua por ser um elemento mais solvel. A evaporao lenta faz com que o sal restante forme um agregado molecular amorfo. medida que a gua se evapora, aumenta a possibilidade do sistema conduzir corrente eltrica. Com a evaporao da gua, forma-se o composto inico NaCl, pela atrao dos ons com estrutura cristalina.
+

25 A atmosfera, na ausncia de poluio, composta fundamentalmente por N 2, O2, Ar, CO2 e quantidades variveis de vapor dgua. Nos locais poludos, sobretudo em centros urbanos e industriais, muitas outras substncias passam a fazer parte da composio do ar atmosfrico, como dado a seguir: CLASSE DE POLUENTES Monxido de C xidos de S xidos de N Oznio Partculas COMPOSIO CO SO2 e SO3 NO e NO2 O3 Fuligem, areia, partculas metlicas

Com base nestes dados, assinale a alternativa correta. a) Os xidos de enxofre se decompem em presena da gua da chuva, liberando enxofre (S) e oxignio (O 2). b) Os xidos de nitrognio so xidos cidos que, ao reagirem com a gua da chuva, formam os cidos correspondentes. c) O monxido de carbono um composto facilmente detectado pelo seu odor desagradvel e que por reagir com a gua da chuva o principal responsvel pela chuva cida. d) A fuligem e outras partculas slidas formam uma soluo homognea com a gua na atmosfera. e) O oznio, presente na baixa atmosfera, to importante quanto aquele da estratosfera, pois funciona como um filtro para a gua da chuva, retendo impurezas.

26 Dadas as distribuies eletrnicas a seguir, assinale a alternativa correta. I II III IV V (2, 8, 18, 4) (2,8) (2, 8, 2) (2, 8, 18, 18, 8, 2) (2, 8, 7)

a) I e IV se encontram em um mesmo perodo da Tabela Peridica. b) V forma ons estveis de carga +1. c) III e IV se encontram em uma mesma coluna da Tabela Peridica. d) II um elemento com baixa estabilidade eletrnica. e) III mais eletronegativo que V.
3

27 Em relao funo f(x) = x + 1, assinale o que for correto. a) b) c) d) e) Seu grfico no intercepta o eixo x. 1 x Sua inversa f (x) = 3 1 9 f(f(x)) = x + 2 f(f(1)) = 1 sempre decrescente .

28 Considere a funo linear f(x) = ax + b. Sabendo-se que f(2) = 3 e f(0) = 1, assinale o que for correto. a) O grfico de f(x) intercepta o eixo y no ponto (0, 3). b) f(x) uma funo crescente. c) f(x) < 3 para x < 1

d) f( 2) = 3 e) f(x) > 0 para x < 1 2


2

29 Em relao ao grfico da funo f(x) = 2x + 7x 6, assinale o que for correto. a) Intercepta o eixo x em dois pontos distintos. b) uma parbola com a concavidade voltada para cima. c) No intercepta o eixo x. d) Intercepta o eixo y no ponto (0,6). e) Atinge um ponto de mximo em x = 2.

30 Se a) b) c) d) e)

2 x = 16 , ento 2 1 2 2 2 2 2 2 2

vale:

31 Se log3a log3b = 4, o quociente a) b) c) d) e) 81 27 16 12 9

a vale: b

32 Um automvel percorre no primeiro dia de viagem uma certa distncia x; no segundo dia percorre o dobro do que percorreu no primeiro dia; no terceiro dia percorre o triplo do primeiro dia, e assim sucessivamente. Ao final de 16 dias percorreu uma distncia de 3400 km. A distncia percorrida no primeiro dia foi de: a) 15 km b) 20 km c) 25 km d) 30 km e) 35 km

33 No chamado perodo pr-histrico, em algumas regies do mundo, a organizao dos grupos humanos passou a assumir caractersticas prprias. Estas e outras caractersticas foram acompanhadas pelo desenvolvimento das crenas e das idias de cada grupo. por vestgios encontrados que possvel estudar este perodo. Entre os registros que possibilitam o estudo deste perodo esto as pinturas rupestres. Sobre estes registros, assinale o que for correto. a) So artefatos construdos no interior das tribos indgenas com o nico objetivo de afugentar animais ferozes. b) So pinturas encontradas nas paredes internas das cavernas, como de Altamira, na Espanha e Lascaux, na Frana, que comprovam a existncia de crenas e cerimoniais entre os grupos humanos, alm de serem exemplos de suas habilidades artsticas. c) So desenhos que expressam unicamente a diviso do trabalho existente nos grupos que viviam na Amrica. d) Era um fenmeno de registro das atividades humanas, mas que pela sua baixa qualidade, no foram consideradas como fontes de estudo nas pesquisas de carter antropolgico. e) Caracterizam-se como sendo descries escritas de rituais sagrados, que se tornaram muito comuns nos grupos que viveram no interior da frica.

34 A Mesopotmia foi um dos lugares onde se desenvolveram algumas das mais antigas civilizaes humanas. A regio da Mesopotmia funcionava como uma espcie de corredor por onde passavam muitos povos vindos de diferentes regies. Cada povo, ao se estabelecer na regio, imprimia sua forma de organizao. Entre as muitas marcas impressas pelos povos que passaram pela Mesopotmia, assinale o que for correto. a) A inveno de um dos primeiros cdigos de leis da Antiguidade, criado por Hamurbi, um dos mais destacados soberanos do Imprio Babilnico. b) A construo de imensas pirmides que foram inteiramente decoradas com desenhos pintados ou esculpidos. c) A construo de longas estradas que favoreceram a preservao da unidade poltica de todos os povos que viviam na Mesopotmia. d) O desenvolvimento da chamada escrita hieroglfica que possua mais de seiscentos sinais. e) A introduo da religio monotesta entre os povos da Antiguidade.

35 Como a maior parte dos povos da Antiguidade, os gregos eram politestas e, segundo a sua crena, a maioria dos deuses habitava a mais alta montanha da Pennsula Balcnica. Quanto aos aspectos religiosos dos gregos, assinale o que for correto. a) Dentre as mais grandiosas expresses da arquitetura grega em homenagem aos deuses, estavam as construes chamadas de hipogeus, que eram tmulos subterrneos onde ficavam sepultados os nobres e os sacerdotes. b) A divindade mais importante era Osris, deus da fertilidade e juiz dos mortos. c) Segundo o livro sagrado grego, coube a um Patriarca chamado Abrao partir com o povo rumo a uma Terra Prometida. d) Hgira era a mais importante das festas que os gregos realizavam para homenagear os deuses. e) Acreditavam que, assim como os seres humanos, os deuses possuam sentimentos de raiva, de dio e de compaixo.

36 A Repblica Romana considerada uma das fases marcadas pelo domnio aristocrtico dos patrcios. Frente a esta situao, os plebeus, mesmo constituindo a maioria da populao, no tinham o direito de participar das decises polticas. Conscientes desta situao, iniciaram uma luta poltica com o objetivo de conquistar seus direitos. Entre os direitos conquistados pelos plebeus, assinale o que for correto. a) A liberdade religiosa em todo o Imprio Romano possibilitou aos cristos construir suas igrejas e celebrar publicamente seus cultos. b) A criao do cargo de Tribuno da plebe. c) A criao da poltica do po e do circo. d) A aprovao da lei que distribuiria terras aos pobres e limitaria o crescimento dos latifndios.

e) A diviso do Imprio Romano em Imprio Romano do Ocidente e Imprio Romano do Oriente.

37 A destruio dos manguezais no litoral da Louisiana e os canais construdos para explorao e transporte de petrleo, alm de causas naturais, foram fatores que contriburam para que Nova Orleans (EUA) fosse arrasada pelo furaco Katrina em agosto deste ano. So condies para a formao de furaces: a) b) c) d) e) Baixas temperaturas e muita umidade. Centros de alta presso atmosfrica e pouca umidade. Altas temperaturas e pouca umidade. Centros de baixa presso atmosfrica e muita umidade. Massas de ar continental e pouca umidade.

38 Observe o quadro abaixo: Consumo de gua Mundo Califrnia 150 litros por dia * 700 litros por dia * Consumo de petrleo 2 litros * 8 litros * Automveis 1 para cada 10 pessoas 7 para cada 10 pessoas Emisso de gs carbnico 4 toneladas por ano 12 toneladas por ano

Quando a China e a ... ter um gasto 3 ndia tiverem o pavezes maior de dro de vida da Caligua frnia, o mundo... * dados per capita

... vai utilizar o ... ter o triplo de ... emitir o dobro dobro de petrveculos de gs carbnico leo

Fonte: Revista Veja, 7/09/2005 (modificada)

Com base nos dados apresentados, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I A explorao de recursos naturais e a poluio podero provocar desequilbrios no meio ambiente. II A queima de combustveis fsseis contribui para a poluio do ar. III Os gases emitidos por automveis, pela indstria, pela decomposio do lixo e pelo desmatamento de florestas contribuem para acelerar o aquecimento global. IV A soluo para o problema barrar o desenvolvimento econmico, principalmente dos pases mais populosos, como no caso da ndia e China. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas I, II e III esto corretas. Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas. Somente as afirmativas I e II esto corretas. Somente as afirmativas II e IV esto corretas. Somente a afirmativa IV est correta.

39 A terceirizao, processo criado no sistema capitalista, utilizado por empresas que repassam a outras empresas ou profissionais autnomos a produo de um bem ou servio ou a realizao de tarefas que antes eram executadas na prpria empresa, tem por finalidade: a) Ampliar o nmero de trabalhadores no mercado de trabalho. b) Reduzir os custos operacionais, geralmente com mo-de-obra, e desta forma aumentar os lucros. c) Possibilitar a insero de novas empresas e trabalhadores autnomos no mercado de trabalho. d) Oferecer ao consumidor produtos de melhor qualidade. e) Gerar maior oferta de produtos e, conseqentemente, provocar a queda dos preos.

40 A estrutura etria da populao de um pas representada graficamente por uma pirmide etria. Observe as pirmides 1 e 2, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Fonte: Vesentini, 2003

A base da pirmide representa a populao jovem do pas, o centro representa a populao adulta e o topo, a populao idosa. II A pirmide 1 caracteriza a estrutura etria de um pas desenvolvido. III A pirmide 2 demonstra que a populao tem uma expectativa de vida maior do que a representada pela pirmide 1. IV A pirmide 1 indica um pas onde predomina uma populao jovem. a) b) c) d) e) Somente as afirmativas I e II esto corretas. Somente as afirmativas II e IV esto corretas. Somente as afirmativas III e IV esto corretas. Somente as afirmativas I, III e IV esto corretas. Somente as afirmativas II, III e IV esto corretas.

41 Observe o planisfrio e assinale a alternativa correta.

a) 1 Linha do Equador; 2 Hemisfrio Norte e 3 Hemisfrio Ocidental b) 1 Trpico de Capricrnio; 2 Hemisfrio Norte e 3 Hemisfrio Ocidental c) 1 Trpico de Cncer; 2 Hemisfrio Norte e 3 Hemisfrio Ocidental d) 1 Trpico de Capricrnio; 2 Hemisfrio Sul e 3 Hemisfrio Oriental e) 1 Trpico de Capricrnio; 2 Hemisfrio Norte e 3 Hemisfrio Oriental

ATENO! Esta prova apresenta, a seguir, em seqncia, quatro questes de Ingls e quatro de Espanhol, com a m e s m a n u m e r a o ( 4 2 , 4 3 , 4 4 e 4 5 ) . C o m o n a i n s c r i o voc o p t o u p o r u m a d e s s a s d u a s l n g u a s , c u m p r a essa opo.

OPO INGLS TEXTO PARA AS QUESTES 42 A 45

Smash and Grab The expensive shops in a famous arcade near Piccadilly were just opening. At this time of the morning, the arcade was almost empty. Mr Taylor, the owner of a jewellery shop was admiring a new window display. Two of his assistants had been working busily since eight o'clock and had only just finished. Diamond necklaces and rings had been beautifully arranged on a background of black velvet. After gazing at the display for several minutes, Mr Taylor went back into his shop. The silence was suddenly broken when a large car, with its headlights on and its horn blaring, roared down the arcade. It came to a stop outside the jeweller's. One man stayed at the wheel while two others with black stocking over their faces jumped out and smashed the window of the shop with iron bars. While this was going on, Mr Taylor was upstairs. He and his staff began throwing furniture out of the window. Chairs and tables went flying into the arcade. One of the thieves was struck by a heavy statue, but he was too busy helping himself to diamonds to notice any pain. The raid was all over in three minutes, for the men scrambled back into the car and it moved off at a fantastic speed. Just as it was leaving, Mr Taylor rushed out and ran after it throwing ashtrays and vases, but it was impossible to stop the thieves. They had got away with thousands of pounds worth of diamonds.
http://fictionchannel.tripod.com/ipx/mis/t-smash

42 A respeito do Sr. Taylor, assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Aps conversar com seus empregados, o Senhor Taylor deixou a loja por algumas horas. Sua loja fica bem distante da Piccadilly. O Senhor Taylor o dono da joalheria. Ele estava conversando com seus empregados quando um carro parou perto da sua loja. Ele conseguiu capturar um dos ladres.

43 Assinale a alternativa correta. a) b) c) d) e) Um dos empregados do Senhor Taylor foi ferido e levado a um hospital das redondezas. O assaltou levou mais de trs minutos. Os ladres roubaram vasos e cinzeiros, alm de diamantes, no valor de mil libras. Havia trs homens no carro. O assalto aconteceu no final da noite.

44 O pronome It (em negrito na segunda linha do segundo pargrafo) refere-se a/ao: a) b) c) d) e) jewellery shop arcade car wheel silence

45 Assinale a alternativa que tem o mesmo significado de: "One of the thieves was struck by a heavy statue, but he was too busy helping himself to diamonds to notice any pain." a) b) c) d) e) Although one of the thieves was hit by a heavy statue, he didnt feel any pain because he was too busy with the diamonds. Besides being hit by a statue, one of the thieves could not escape because the diamonds were too heavy. One of the thieves took all the diamonds and threw a statue at the shop. One of the thieves was in pain because he was hit by a heavy statue. By the way, one of the thieves was struck by a hard statue; so he was caught with the diamonds.

OPO ESPANHOL TEXTO PARA AS QUESTES 42 A 45

Todos a ver el Gran Eclipse! El prximo 3 de octubre, hacia las 11 de la maana, podremos contemplar un espectacular eclipse anular de Sol, lo que quiere decir que el disco lunar no cubrir por completo el solar y dejar un aro a su alrededor. Ser el eclipse con mayor porcentaje de ocultacin alrededor de un 90% observado en Espaa desde 1959. La franja de anularidad comenzar en el sur de Galicia y norte de Portugal y atravesar Castilla y Len, Madrid, La Mancha y la Comunidad Valenciana. El resto de comunidades disfrutarn de un eclipse parcial, algo que no volveremos a ver en nuestro pas hasta 2026. Con motivo del fenmeno astronmico, se han preparado eventos en algunos lugares donde se observar el eclipse. En Madrid, MUY INTERESANTE colabora con el Proyecto Eclipse puesto en marcha por la asociacin Planeta Ciencias, junto con la francesa Plante Sciences, el Ayuntamiento de Alcobendas, la Consejera de Educacin de la Comunidad de Madrid, la Universidad Autnoma y la Embajada de Francia. Dirigido a institutos de enseanza secundaria, dispondr de un completo equipo de observacin en el que habr telescopios, sensores de temperatura y humedad, ordenadores para el tratamiento de datos que analicen los alumnos, adems de enlaces UMTS con el Observatorio Astronmico de Pars. www.planetaciencias.org. El eclipse tambin se podr ver en directo en nuestra pgina web www.muyinteresante.es. El grupo Animaciencia de Albacete propone disfrutar del contecimiento en las tierras del Quijote: http://webs.ono. com/electron5000. El Planetario de Madrid invita a una observacin pblica junto a su sede, y a visionar su programa de 45 minutos en el que se muestran diferentes eclipses, entre ellos el total de Sol del 11 de agosto de 1999, el anular del 3 de octubre de 2005 y el ltimo total de Sol observado en Madrid, que ocurri el 8 de julio de 1842.
Texto adaptado de: www.muyinteresante.es

42 De acordo com as informaes do texto, assinale o que for correto. a) O eclipse comear a noite e vai at a manh do dia 3 de outubro. b) A lua cobrir metade do sol em La Mancha. c) Por causa do eclipse, muitos eventos deixaram de acontecer. d) Muy Interesante auxilia o Projeto Elipse. e) Para alguns alunos, faltaro equipamentos como telescpios e computadores.

43 Ainda de acordo com as informaes do texto, assinale o que for correto. a) O Planetrio de Madrid estar fechado. b) O ltimo eclipse que ocorreu em Madrid foi em 1999. c) No site de Muy Interesante pode-se acompanhar ao vivo o eclipse. d) O grupo Animaciencia de Albacete no acompanhar o eclipse. e) Na Espanha, todos podero ver o eclipse total.

44 Assinale a sentena que apresenta um adjetivo apocopado. a) Ser el eclipse con mayor porcentaje del ocultacin... b) podremos contemplar un espectacular eclipse... c) El resto de comunidades disfrutarn de un eclipse parcial... d) Dirigido a institutos de enseanza secundaria... e) Todos a ver el Gran Eclipse!

45 Assinale a sentena que no apresenta um artigo. a) El Planetario de Madrid invita a una observacin... b) ...se han preparado eventos en algunos lugares... c) ...junto con la francesa Plante Sciences... d) La franja de anularidad comenzar en el sur de Galicia... e) ...dispondr de un completo equipo de observacin...

Вам также может понравиться