Вы находитесь на странице: 1из 32

COLUNA DE PERFURAO E ACESSRIOS Funes de uma Coluna de Perfurao; Normas; Elementos de uma Coluna de Perfurao; Acessrios de uma Coluna

luna de Perfurao; Principais Ferramentas de Manuseio; Danos e Falhas em uma Coluna de Perfurao; Cuidados e Manuseio de uma Coluna de Perfurao; Linha Neutra; Pescaria. Projeto da Coluna de Perfurao Para se fazer o projeto de uma coluna de perfurao so necessrios os seguintes dados: Dimetro da Fase; Profundidade Total da Fase; Equipamentos Disponveis; Mximo Peso a Ser Aplicado Sobre a Broca; Peso Especfico do Fluido de Perfurao.

Uma coluna de perfurao composta basicamente dos seguintes elementos: Top Drive (Sistema no convencional) Kelly ou Haste quadrada Drill Pipe ou Tubos de perfurao (DP) Heavy-Weight ou Tubos pesados (HW) Drill Colar ou Comandos (DC) Motor de Fundo ou GeoPilot Broca

Importante! Em conjunto com estes elementos so necessrios diversos outros para permitir a utilizao eficiente de uma coluna de perfurao. So necessrios alguns elementos e acessrios para o manuseio da coluna de perfurao. Para registro de inclinao e direo utilizado um comando no magntico (k-monel). Com a funo principal de alojar equipamentos registradores de foto. Para controle de inclinao, direo e calibre do poo utilizamos estabilizadores.

As principais funes da coluna de perfurao so: Aplicar peso sobre a broca; Transmitir o movimento de rotao broca; Conduzir o fluido de perfurao; Manter o poo calibrado; Garantir a inclinao e a direo do poo; Efetuar perfilagem no poo com coluna. As normas API que tratam destas colunas so: Specification for Rotary Drill Stem Elements API SPECIFICATION 7 (SPEC 7) Recommended Practice for Drill Stem Design and Operating Limits API RECOMMENDED PRACTICE 7G - (RP-7G)

TOPE DRIVE Assim como Kelly o Top drive tem com principal funo transmitir rotao e torque, para a coluna, como parte integrante da coluna o top drive deve permitir a passagem de fluido por seu interior. A sua grande diferena que permite perfurar seo de 3 tubos nas plataformas e navios sondas.

A principal funo dos comandos fornecer peso sobre a broca. Como parte integrante da coluna os comandos devem transmitir o torque e a rotao a broca, bem como permitir a passagem de fluidos A conexo usinada no prprio tubo e protegida por uma camada fosfatada na superfcie, ao contrrio dos tubos de perfurao as conexes so a parte mais frgil dos comandos. Comando Liso Comando Espiralado Tubos Pesados (Heavy Weight) Os HW so elementos de peso intermedirio, entre os tubos de perfurao e os comandos. Sua principal funo, alm de transmitir o torque e permitir a passagem do fluido, fazer uma transio mais gradual de rigidez entre os comandos e os tubos de perfurao. Eles so bastante utilizados em poos direcionais, como elemento auxiliar no fornecimento de peso sobre a broca, em substituio a alguns comandos Tubos de Perfurao (Drill Pipe)

Kelly Kelly ou Haste quadrada tem como principal funo transmitir o torque fornecido pela mesa rotativa atravs da bucha para a coluna, em forma de rotao. Como parte integrante da coluna o kelly deve permitir a passagem de fluido por seu interior. ele que faz a ligao entre o Swivel (Cabea de Injeo) e a coluna de perfurao.

Bucha do Kelly

So tubos sem costura (ream less) feitos por extruso de ao especial, reforados nas extremidades para permitir que unies cnicas sejam soldadas nestas extremidades. Existem tubos de perfurao de alumnio para aplicaes especiais. As suas principais funes so: Permitir circular o fluido de perfurao Transmitir o torque e rotao Instalar equipamentos no poo Tubos de Perfurao (Drill Pipe) A normalizao dos tubos de perfurao esto nas normas API Spec 5A e RP7G. Nestas normas esto as principais caractersticas dos tubos de perfurao como as propriedades fsicas do ao, mtodo de fabricao, espessura da parede, dimetros interno e externo, comprimento e peso do tubo.

A haste quadrada ou hexagonal (Kelly) conecta-se um componente extremidade inferior do Kelly chamado sub de salvao do Kelly, que um pequeno tubo com funo de proteger a rosca do Kelly das constantes operaes de enroscamento e desenroscamento. Para conseguir o fechamento do interior da coluna em caso de Kick (influxo da formao para o interior do poo), o Kelly possui uma vlvula chamada Kelly Cock. Comandos (Drill Collar)

Tubos de Perfurao (Drill Pipe)

GRAU

ESCOAMENTO (PSI) MNIM0

ESCOAMENTO (PSI) MXIMO 105.000

75.000

Na especificao do tubo de perfurao deve constar: Dimetro: Nominal, OD, ID e Passagem Peso Nominal Grau do Ao Reforo (upset) Comprimento Nominal Desgaste Caractersticas especiais CARACTERSTICAS DOS TUBOS Os tubos de perfurao so fabricados com ao de grau E, X95, G135 e S135, os quais so utilizados de acordo com os esforos a que sero submetidos. As principais caractersticas de dimenses e resistncias a esforos encontram-se na norma API SPEC5A e RP7G. Estes padres API ditam as propriedades fsicas do ao, mtodo de fabricao, espessura da parede, dimetro interno e externo, comprimento e peso do tubo. Dimetro nominal o dimetro externo do corpo do tubo expresso em polegadas. Os valores mais utilizados ficam entre 2 3/8 e 6 5/8. Peso nominal o valor mdio do peso do corpo com os Tool Joint (Unies Cnicas) expresso em lb/p. Grau do ao determina as tenses de escoamento e de ruptura do tubo de perfurao.

X95 G105 S135

95.000 105.000 135.000

125.000 135.000 165.000

O reforo na extremidade do tubo tem como funo criar uma rea de maior resistncia onde soldada a unio cnica, minimizando assim o problema de quebra por fadiga. Este reforo pode ser: Internal Upset External Upset Internal-External Upset Comprimento o tamanho mdio dos tubos de perfurao. Existem trs grupos em funo do comprimento: Range I 18 a 22 ps Mdia 20 ps Range II 27 a 32 ps Mdia 30 ps Range III 38 a 45 ps Mdia 40 ps

Na Petrobrs a grande maioria das sondas utiliza tubos de perfurao do range II. As unies cnicas (tool joints) so fixadas ao tubo de perfurao por enroscamento quente (unio aquecida no tubo frio) ou por soldagem integral, onde as partes so aquecidas por induo e unidas com presso e rotao sem adio de material. Os tipos de tool joints mais comuns so: NC26 (2 3/8 IF), NC31 (2 7/8 IF), NC38 (3 IF), NC40 (4 FH), NC46 (4 IF), NC50 (4 IF), 5 FH e 6 5/8 FH. As roscas das unies cnicas so padronizadas, pela API, levando em conta o nmero de fios por polegada, a

conicidade e o perfil da rosca. As roscas mais usadas so as seguintes: Conexes API: IF Internal Flush (Perfil V-0,038 R) FH Full Hole (Perfil V-0,038/V-0,40) REG Regular (Perfil V-0,40/V-0,50)

Conexes No API: XH Extra Hole SH Slim Hole EF External Flush DSL Double Streamline ACME Hydril H-90 Hughes Tool

Desgaste O desgaste est relacionado com a espessura da parede do tubo de perfurao. Conforme os tubos vo sendo utilizados, eles vo tendo sua espessura da parede diminuda, periodicamente os tubos so inspecionados e classificados de acordo com a norma API. O desgaste esta diretamente relacionado com a resistncia dos tubos de perfurao. Classificao dos DP quanto ao desgaste CLASSE NOVO PREMIUM REDUO DE ESPESSURA 0% 0 A 20% CDIGO FAIXA /COR 1 FAIXA BRANCA 2 FAIXA BRANCA

CLASSE 2 CLASSE 3 REJEITADO

20 A 30% 30 A 40% ACIMA DE 40%

1 FAIXA AMARELA 1 FAIXA LARANJA 1 FAIXA VERMELHA

Um tubo de perfurao novo s quando comprado, assim que este tubo descido no poo ele j passa a condio de Premium, em face que a classe novo apenas para desgaste zero na espessura. Na perfurao no mar comum utilizar apenas tubos de perfurao classe Premium, j para sondas de terra, principalmente as de menores capacidades, pode utilizar classe 2 ou mesmo classe 3. Tubos com desgaste maior que 40% na espessura no devem ser utilizados.Nas caractersticas especiais so descritos alguns tratamentos ao quais os tubos de perfurao so submetidos, como por exemplo capeamento interno com resina, para diminuir o desgaste interno e a corroso, ou um tratamento para a proteo contra H2S. Motores De Fundo

Permitem a rotao da broca sem girar a coluna de perfurao; So acionados pela passagem de fludo de perfurao pelo seu interior; A rotao e o torque so funo da vazo de fludo; So ferramentas fundamentais para desvio de poos.

Motores do tipo: Deslocamento positivo ou Turbina

Sistema Geopilot As brocas so equipamentos que tm a funo de promover a ruptura e desagregao das rochas ou formaes. O estudo das brocas, considerando seu desempenho e economicidade, um dos fatores mais importantes na perfurao de poos de petrleo. As brocas podem ser classificadas de duas maneiras: brocas sem partes mveis e brocas com partes mveis.

TIPOS

Cortadores das Brocas

Diamante

Substrato de Tungstnio

Broca Draga

Broca Diamantes Naturais

Broca PDC

Desgaste e Fratura das Brocas

Broca com Partes Mveis

Quanto ao Nmero de Cones

Estrutura Cortante das Brocas

Estrutura Cortante das Brocas

Tipos de Rolamentos

Como o Broca Perfura

Exemplos de Desgaste

Quadro Comparativo

Em conjunto com estes elementos so necessrios diversos outros para permitir a utilizao eficiente de uma coluna de perfurao, tais como, os elementos acessrios da coluna e elementos para o seu manuseio. Acessrios de uma coluna de perfurao Subs ou Substitutos Estabilizadores Roller Reamer ou Escareadores Alargadores Amortecedores de Choque Protetores de Coluna

Substitutos (Subs) Os subs so pequenos tubos que desempenham vrias funes, todos devem ser fabricados segundo as recomendaes do API e ter propriedades compatveis com os outros elementos da coluna. Sub de iamento ou de elevao; Sub de cruzamento; Sub de broca; Sub do kelly ou de salvao.

Estabilizadores Os estabilizadores so ferramentas que servem para centralizar a coluna de perfurao, dando maior rigidez e afastando os comandos das paredes do poo. Os estabilizadores tambm ajudam a manter o calibre do poo e seu posicionamento na coluna muito importante para a perfurao direcional, pois suas posies controlam a variao da inclinao.

Ao do estabilizador na parede do poo Os Estabilizadores se Dividem em:

Rotativos: Possuem camisas com lminas intercambiveis, integrais, soldadas. No rotativos so fabricados de borrachas e danificam -se rapidamente quando perfurado em formaes abrasivas (de pouco uso).

Os no rotativos so fabricados de borracha e danificam-se rapidamente quando perfurando em formaes abrasivas. - Os estabilizadores de camisas intercambiveis podem ter a camisa substituda quando esta muito desgastada. - Quando as lminas dos estabilizadores integrais estiverem desgastadas e sua recuperao for antieconmica, o corpo do estabilizador pode ser transformado em um sub. - Os estabilizadores de lminas soldadas so mais indicados para serem utilizados em formaes moles. Estabilizadores rotativos e no rotativos:

Roller Reamer ou Escareadores

Escareador c/ 03 Roletes

Escareador c/ 06 Roletes Basicamente existem trs usos:

Reamer de fundo com trs roletes: utilizado entre os comandos e a broca, para diminuir a necessidade de repassamento. Reamer de coluna com trs roletes: utilizado entre os comandos com finalidade de manter o calibre do poo e ajudar na eliminao de dog-legs e chavetas. Reamer de fundo com seis roletes: utilizado entre os comandos e a broca e graas ao seu maior nmero de apoios evita alteraes abruptas na direo e inclinao. Alargadores So ferramentas que servem para aumentar o dimetro de um trecho j perfurado do poo. Existem basicamente dois tipos: Hole Opener e Under reamer. O Hole Opener utilizado quando se deseja alargar o poo desde a superfcie, tem braos fixos e muito utilizado quando se perfura para a descida do condutor de 30, que neste caso se perfura com uma broca de 26 e com um Hole Opener de 36 posicionado acima da broca. O Underreamer usado quando se deseja alargar um trecho do poo comeando por um ponto abaixo da superfcie. Seus braos mveis so normalmente abertos atravs da presso de bombeio.

Tipos de Alargadores

Hole Opener

Underreamer

Amortecedor de Choque So ferramentas que absorvem as vibraes da coluna de perfurao induzidas pela broca, So usadas quando perfurando rochas duras ou zonas com vrias mudanas de dureza.

RECOMENDAES Para poos sem tendncia de desvio o amortecedor de choque dever ser colocado acima do sub de broca; Para poos com pequenas tendncias a desvios, deve-se posicionar o amortecedor de choque acima do primeiro ou segundo estabilizador; Para poos com grandes tendncias a desvio, deve-se colocar o amortecedor de choque acima de todo conjunto estabilizado.

Protetores de Coluna So elementos no rotativos utilizados para evitar o contato do tubo de perfurao com a parede do poo ou do revestimento, evitando o desgaste tanto do tubo de perfurao quanto das paredes do revestimento.

Principais ferramentas de manuseio: Chave flutuante; Iron Roughneck; Eazy-Torq; Chave de broca; Cunha; Colar de Segurana; Elevadores; Protetores.

Chave Flutuante

Chave Flutuante Chave Flutuante da Cotema CTM 100 Alto torque Chave Flutuante As chaves flutuantes manuais so mantidas suspensas na plataforma atravs de um sistema cabo de ao/polia/contra-peso. So duas chaves que permitem dar o torque de aperto ou de desaperto nas unies cnicas dos elementos tubulares da coluna. Uma das chaves tem sua extremidade presa por cabo de ao a um ponto fixo da plataforma enquanto a extremidade da outra puxada, atravs de cabo de ao, pelo cathead do guincho. As mandbulas das chaves so providas de mordentes intercambiveis responsveis pela fixao das chaves tubulao

Eazy-torq

Permite o desenvolvimento de altos valores de torque, os quais podem ser utilizados at para apertar ou desapertar as conexes dos comandos. Hoje em dia em algumas plataformas existe o Iron Roughneck, que capaz de executar automaticamente os servios dos Plataformista durante as conexes e desconexes. Iron Roughneck

MODELO AR 5000 VARCO Cunha

MODELO AR 32000 VARCO

Cunha As cunhas so os equipamentos que servem para apoiar a coluna de perfurao na mesa rotativa. So providas de mordentes intercambiveis e se encaixam entre a tubulao e a bucha da mesa rotativa. Alm das cunhas manuais, existem combinaes de bucha da mesa/cunha acionadas por ar comprimido, conhecidas como cunhas pneumticas.

Colar de manuseio dos comandos

Colar e chave

Colar de segurana

Equipamento de segurana colocado nos comandos que no possuem rebaixamento para a cunha. Sua a finalidade prover um batente para a cunha, no caso de escorregamento do comando. Lembre-se que o comando no tem tool joint.

Elevador

O elevador um equipamento com a forma de anel bipartido em que as duas partes so ligadas por dobradia resistente, contendo um trinco especial para o seu fechamento. utilizado para movimentar elementos tubulares tubos de perfurao e comandos. So denominadas as peas do sistema sustentao e movimentao de carga que mantm contato direto com a tubulao durante a retirada e descida da mesma no poo.

Elevador com acionamento pneumtico

Plataformista: No coloca a mo para abrir ou fechar o elevador. Quem executa esta operao o sondador por intermdio de vlvula pneumtica manual (instalada no painel de comando) Torrista: No coloca a mo no elevador basta jogar o tubo no centro do elevador, que ao tocar o gatilho de disparo (fechamento), o elevador fecha instantaneamente pela ao da mola de fechamento.

Todo o sistema pode ser desativado para utilizao do Elevador manualmente sem prejudicar a manobra

Protetores Podem ser com ala de suspenso e sem ala de suspenso. Fabricado em ao fundido reunindo as especificaes ASTAR N A 27. Enquanto os sem ala tem a funo apenas de proteger a rosca, os com ala alm desta funo so apropriados para suspender comandos etc.

Outros Acessrios para Manuseio de Coluna - Chave de Broca, para permitir enroscar e desenroscar a broca da coluna; - Limpador de Tubo, para limpar a coluna do fluido de perfurao; - Chave de Corrente, para enroscar e desenroscar os elementos da coluna. Danos e suas Causas em uma Coluna de Perfurao As principais causas de ruptura de uma coluna de perfurao so: Fadiga Se origina por esforos cclicos, com fissuras imperceptveis que diminuem a resistncia original dos tubos. As causas mais comuns da fadiga so: Fadiga Desgaste Esforos alm do limite Wash-outs Corroso

Tubos de perfurao trabalhando em compresso; Dog-legs muito elevado.

Desgaste Provocado pelo contato durante a perfurao da coluna com a parede do poo ou do revestimento. O desgaste maior na zona de Dog-Legs.

Wash-outs Ocorrem geralmente por aplicao de torque insuficiente nas unies ou pela existncia de sulcos nos espelhos das mesmas, permitindo assim a passagem de fluido de perfurao.

Esforos alm do limite Geralmente ocorrem em operaes especiais quando no se conhece exatamente o estado da coluna no poo, por isso recomendado se inspecionar a coluna periodicamente. Trao A trao raramente provoca ruptura dos tubos de perfurao, podendo faz-lo quando excedido o limite de escoamento do ao, provocando o alongamento do tubo. A resistncia compresso ficar comprometida, caso o tubo seja acidentalmente submetido compresso, podendo partir. A ruptura por trao costuma ocorrer nas operaes de pescaria. Corroso A corroso pode ser definida como a alterao ou degradao de um material por efeito do meio ambiente.

Principais Agentes

Oxignio; Gs Carbnico; Gs Sulfdrico; Bactrias.

Corroso Os efeitos principais da corroso so: A formao de depresses na superfcie do metal do tubo, facilitando a ao da fadiga. Reduo das paredes dos tubos. Diminuio da resistncia s tenses.

Torque Insuficiente Torque Excessivo

Danos por Impacto

Lubrificao Insuficiente

Ranhuras e Sulcos

Os tubos em servios, acumulam sulcos e ranhuras, pela ao das cunhas, revestimento, transporte e outros agentes.

Cuidados e Manuseio com a Coluna de Perfurao Posicionamento Correto dos Tubos Utilizar Protetores de Rosca

Falta de Protetores (Caixa)

Evitar Danos no Espelho

Estaleiramento de Tubos

Encaixar/ Enroscar/ Torquear

Limpar as Conexes

Selecionar a Graxa Adequada

Aplicar Graxa nas Conexes

Limpar os Espelhos

Enroscar as Conexes

Posicionamento das Chaves Flutuantes

Aplicao de Torque nas Conexes

Controle e Monitoramento do Torque Durantes as Conexes

Mtodos de Inspeo

Programa de Inspeo

eg a Ferramentas e Equipamentos de BHA Tubos de Perfurao Usados

ali e Durante o recolhimento Aps cada 300-350 horas de rotao Aps problemas: pescaria, vibrao, fissuras/washouts, etc. Durante o recolhimento Aps cada 250-300 horas de rotao Aps problemas: pescaria, vibrao, fissuras/washouts, etc. Durante o recolhimento Aps cada 200-250 horas de rotao Aps problemas: pescaria, Durante o recolhimento Aps cada 4.500 horas de rotao, ou Aps o percurso mximo de 45.000 ps Aps problemas: pescaria, operao com jar, fissuras/washouts, etc.

oI

Durante o recolhimento Aps cada 3.500 horas de rotao, ou Aps o percurso mximo de 35.000 ps Aps problemas: pescaria, operao com jar, fissuras/washouts, etc.

Durante o recolhimento e/ou antes de um novo poo Aps cada 2.500 horas de rotao, ou Aps o percurso mximo de 25.000 ps

de o

vibrao, fissuras/washouts, etc.

Aps problemas: pescaria, operao com jar, fissuras/washouts, etc.

Durante o recolhimento Aps cada 150-200 horas de rotao Aps problemas: pescaria, vibrao, fissuras/washouts, etc.

Durante o recolhimento e/ou antes de um novo poo Aps cada 1.500 horas de rotao, ou Aps o percurso mximo de 15.000 ps Aps problemas: pescaria, operao com jar, fissuras/washouts, etc.

ic

Linha Neutra Os comandos de perfurao alm de promoverem a conexo com a broca e dar estabilidade a coluna de perfurao, tambm so utilizados para fornecerem peso suficiente broca a fim de facilitar a penetrao da mesma na formao. Se a broca fosse conectada diretamente nos tubos e o peso sobre a broca fosse fornecido pelos tubos de perfurao, os mesmo por serem extremamente flexveis flambariam e com o movimento de rotao resultaria na ruptura da coluna e tambm no desvio do poo.

Linha Neutra - Definio Toda pea sujeita parcialmente compresso apresenta duas partes distintas onde esforos diferentes so desenvolvidos: trao e compresso. Existe uma zona onde os pontos existentes no esto sujeitos a nenhum esforo. Ao lugar geomtrico formado por estes pontos, denomina-se: LINHA NEUTRA.

Linha Neutra

Em uma coluna de perfurao que opera em determinado poo este fenmeno existe. Isto , haver uma zona de trao e outra de compresso. Os tubos de perfurao jamais devem trabalhar sob compresso pelas razes j expostas. Ento as peas parcialmente comprimidas so os comandos, assim a linha neutra encontra-se em alguma regio dos comandos, passando a uma determinada distncia da broca, dividindo a zona sob trao da zona de compresso. Existem 4 situaes possveis.

SITUAES: 1. A Linha Neutra tangencia os dentes da broca: Neste caso a broca est fora do fundo e toda coluna estaria sujeito trao, sustentada pelo gancho da Catarina.

2. Aplicando-se 10% do peso do comando sobre a broca: A linha neutra estar a uma certa distncia da broca, caso tenhamos um s tipo de comando, ento os 10% sero diretamente proporcionais ao comprimento dos comandos, isto 10% dos comandos esto sob compresso, como mostra a figura. Se tivermos comandos diferentes deve-se determinar a posio da linha neutra. SITUAES: 3. Aplicando-se 50% do peso do comando sobre a broca: Conforme mostra a figura, corresponde a 50% do comprimento dos comandos. O que no verdade caso tenhamos dois tipos de comandos. 4. Aplicando-se sobre a broca peso superior aos dos comandos: Neste caso a linha neutra estar passando nos tubos. Parte dos tubos est sob trao e outra sob compresso, o que danoso para a coluna.

FERRAMENTAS DE PESCARIA

Вам также может понравиться