Вы находитесь на странице: 1из 12

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS DEPARTAMENTO DE CINCIAS JURDICAS Bacharelado em Direito Introduo ao Estudo do Direito Prof.

Raniel Nascimento

ZETTICA JURDICA: O DIREITO QUE TEMOS E O DIREITO QUE QUEREMOS PARA A CIDADE DE GOINIA

SMARA AUGUSTA BUENO SANTOS TURMA B08

GOINIA 2013

SMARA AUGUSTA BUENO SANTOS

ZETTICA JURDICA: O DIREITO QUE TEMOS E O DIREITO QUE QUEREMOS PARA A CIDADE DE GOINIA

Trabalho apresentado como exigncia da Disciplina Introduo ao Estudo do Direito, visando nota N2, sob a superviso do Prof. Especialista Raniel Nascimento.

GOINIA 2013

INTRITO A investigao cientfica sempre est cercada por perguntas e respostas,

questionamentos que necessitam de solues, sendo estas solues j dadas aplicadas ao esclarecimento de problemas. possvel ir alm: a investigao de um problema pode dar-se de duas maneiras: salientando o aspecto pergunta ou salientando o aspecto resposta. Se o aspecto pergunta acentuado, as premissas ficam abertas dvida. Temos, portanto, um enfoque zettico. Por outro lado, se o aspecto resposta acentuado, colocando-se alguns elementos como indubitveis, teremos um enfoque dogmtico. imprescindvel abordar, por ltimo, que o fenmeno jurdico utiliza-se tanto da perspectiva zettica como da perspectiva dogmtica.

1. ZETTICA Quando o principal compromisso de uma cincia com a descrio da realidade, ela tem que deixar os seus conceitos fundamentais sempre abertos discusso e, portanto, ela pode ser qualificada como zettica. (COSTA, 2001, p. 159) No enfoque zettico a funo da linguagem predominante a informativa. A zettica mais ampla, pois os seus princpios bsicos so dispensveis, ou seja, podem ser substitudos, caso no proporcionem respostas satisfatrias as questes propostas. O ponto de partida de uma investigao zettica uma evidncia, podendo esta ser frgil ou plena.
O campo das investigaes zetticas do fenmeno jurdico bastante amplo. Zetticas, so, por exemplo, as investigaes que tm como objeto o direito no mbito da Sociologia, da Antropologia, da Psicologia, da Histria, da Filosofia, da Cincia Poltica, etc. nenhuma dessas disciplinas especificamente jurdica. Todas elas so disciplinas gerais, que admitem, no mbito de suas preocupaes, um espao para o fenmeno jurdico. (JUNIOR, 1988, p. 21)

A partir dessa exposio, vlido inferir que a inquirio zettica caracteriza-se, essencialmente, na abertura incessante para o questionamento dos objetos nas mltiplas direes possveis. Ademais, no existe uma obrigatoriedade na soluo dos problemas propostos, consequentemente, a investigao tornar-se- infinita, abrindo espao para a especulao. Partindo dos limites resultantes da zettica, pode-se falar em zettica emprica e zettica analtica. A primeira utiliza-se da experincia e a segunda utiliza-se basicamente da especulao. Outrossim, considerando-se a aplicao tcnica dos resultados das

indagaes, fala-se em zettica pura e zettica aplicada. Esta fala da possibilidade concreta e pragmtica dos resultados obtidos nas investigaes. J aquela, ao contrrio da ltima, no tem uma obrigao de achar solues.

2. DOGMTICA Determinada disciplina pode ser considerada dogmtica quando estipula-se certas premissas como irrefutveis, vinculando estas como ponto de partida para a pesquisa. Ao contrrio da zettica, a dogmtica trata de questes essencialmente finitas. Podese afirmar, ento, que estas questes partem do princpio da no-negao dos pontos de partida. O princpio nullum crimen nulla poena sine lege(princpio da legalidade) clusula ptrea da Constituio Federal de 1988, previsto no art. 5, XXXIX; c/c com o inciso IV do 4 do art. 60 e est presente, tambm, no art. 1 do Cdigo Penal Brasileiro.

H, contudo, determinadas cincias que no se limitam a descrever a realidade. Isso acontece particularmente no estudo dos sistemas normativos (como o direito, a tica e a religio), na medida em que esses conjuntos de regras tm como objetivo orientar a conduta das pessoas. (COSTA, 2001, p. 161)

Ademais, se o jurista colocasse especulasse todos os conceitos fundamentais das Cincias Jurdicas, as discusses seriam interminveis. Portanto, o jurista no pode colocar em dvida todos os conceitos com os quais se baseia, sendo, ento, indispensvel a utilizao da dogmtica.
O estudo dogmtico do Direito est ligado a uma dupla abstrao. Ou seja, como no existe sociedade sem dogmas, pois, sem pontos fixos de referncia, a comunicao social (interao humana) impossvel (por exemplo, sem a fixao bsica do sentido das palavras -nos impossvel falar um com o outro, da a ideia de lngua como um cdigo, toda comunidade elabora suas normas. Todavia, as normas s no bastam.(JUNIOR, 1988, p. 26)

O problema que a norma est sujeita a ambiguidades e vagueza, alm de estarem sujeitas as mltiplas facetas da interpretao. No basta somente explicitar e codificar a norma, mas, tambm, dizer qual o seu significado e aplicabilidade. So criadas regras para limitar a interpretao das normas. O perigo disto, o aumento da abstrao e o consequente distanciamento da realidade social.

Por fim, preciso abordar que, embora a dogmtica dependa de dogmas, ela no se reduz unicamente a repetio destes. Assim, quando o jurista atribui sentido a

determinados dogmas, isto lhe permite certa manipulao e a possibilidade de interpretar a sua prpria vinculao.

O CASO POLLYANA ARRUDA

Leandro, dono de uma loja que mexe com carros batidos, em Goinia, localizada no Jardim Ana Lcia, encomenda um veculo para Diango, proprietrio de uma Oficina no Bairro Goi, onde este alterava carros roubados, trocando placas e chassis. O modelo de carro encomendado por Leandro era um Chevrolet Prisma Max, cor preta, modelo completo. A partir da solicitao, Diango chamou Assad, Marcelo e Lavonierri para participarem do crime. Vale ressaltar que, aps a consumao do crime e antes do trnsito em julgado de sentena condenatria, Lavonierri da Silva Neiva, de 24 anos, foi morto em uma troca de tiros com policiais militar, em 2009. Alm disso, Deberson Ferreira Leandro, de 27 anos, tambm foi morto, s que em um suposto ataque na Cidade Jardim, em 2010. Alm disso, o falecimento dos rus enquadra-se no Art. 107, I, do Cdigo Penal, onde est previsto que prev a extino da punibilidade em caso de morte: Art. 107. Extingue-se a punibilidade I pela morte do agente Relaciona-se, tambm, a extino da punibilidade, o Art. 62, caput, do Cdigo de Processo Penal: Art. 62. No caso de morte do acusado, o juiz somente vista da certido de bito, e depois de ouvido o Ministrio Pblico, declar extinta a punibilidade. Esta extino da punibilidade revela a perspiccia da norma jurdica, visto que seria insensato e incuo manter a acusao algum que j faleceu. Pollyana Arruda Borges Leopoldino, 26 anos, publicitria, no dia 23 de setembro de 2009, saiu de casa dirigindo um veculo Chevrolet Prisma Max. O seu destino era o Campus V da Pontifcia Universidade Catlica de Gois, local onde ela ministraria uma palestra para os alunos do curso de Publicidade. No estacionamento da instituio, ela foi rendida por Marcelo, Assad, Lavonierri e Deberson. Lavonierri assumiu a direo do veculo da vtima. Deberson sentou-se no banco dianteiro do passageiro. J Assad manteve Pollyana

dominada* no banco traseiro. A partir daquele momento j tiveram incio as agresses e assdios de natureza sexual. Os criminosos conduziram-se s margens do Crrego Caveirinha. Chegando l, os acusados retiraram a vtima do carro, deram continuidade s agresses fsicas e depois a estupraram. Ela tentou reagir e atingiu Lavonierri com uma pancada. Assad, ento, atingiu oito disparos na vtima. Sendo que estes tiros ocasionaram a morte da Pollyana. Seguinte ao assassinato, Lavonierri, Deberson e Assad conduziram o veculo roubado da vtima. Entraram em contato com Diango, o dono do desmanche de carros, que se recusou a aceitar o veculo pelo fato de existir um assassinato decorrente do assalto. A respeito da atitude de Diango, o delegado adjunto da Delegacia de Homicdios, Cleyton Alencar, comentou que Ele sabia que a polcia iria investigar o caso O pensamento exposto no ltimo pargrafo demonstra que os criminosos esperavam que o seu crime ficasse impune. Em contrapartida, o dono do desmanche de carros, Diango, temeu a investigao da Polcia, que iria acabar chegando aos nomes de Lavonierri, Assad e Marcelo. J os criminosos acharam que poderiam sair impunes. possvel, ento, refletir sobre a perspectiva de impunidade que leva muitos criminosos a praticarem crimes. Alm disso, vlido abordar sobre a funo do Direito de proteger da sociedade. Existem quatro tipos bsicos de Proteo Jurdica: pela lei, sano, coao e coero. Portanto, a perspectiva desses criminosos feriu a funo coercitiva do Direito, ou seja, fenmeno psicossocial decorrente da antecipao, da perspectiva, iminncia, pelo indivduo, dos efeitos aflitivos da sano A quadrilha, depois, ateou fogo no veculo da publicitria, que foi encontrado parcialmente queimado no Residencial Carabas. Havia, tambm, a suspeito do envolvimento de um policial no crime. A respeito desta suspeita, a delegada Adriana Acorsi comentou: Deberson era muito amigo de alguns policiais e muita gente achava que ele era um deles. Por isso a suspeita do envolvimento da polcia. importante lembrar que, mesmo se houvesse uma participao deste tipo, a investigao seria feita com o mesmo empenho. A justia para todos.

Todos os acusados negaram a participao no crime. Marcelo alegou que S conhecia o Lavonierri porque minha namorada era amiga da mulher dele. Por outro lado, Assad afirmou que a polcia precisava de um culpado e que o bando teria sido escolhido de forma aleatria. A partir destes fatos, possvel refletir sobre o alguns princpios constitucionais contidos no artigo 5 da CF/88, como os direitos e garantias fundamentais ao devido processo legal, da ampla defesa, da presuno de inocncia, da liberdade de manifestao do pensamento, contido nos incisos LIV, LV, LVII e IV, respectivamente. Independentemente da evidncia de culpa, a partir da investigao dos fatos; Marcelo, Lavonierri e Assad, s poderiam ser considerados culpados aps o trnsito em julgado de sentena condenatria. Considerando-se que Lavonierri e Deberson faleceram, o Excelentssimo Senhor Juiz Wilton Mller Salomo condenou: - Marcelo Barros Carvalho, nas sanes do artigo 288, caput(quadrilha ou bando); artigo 157, 3(latrocnio); artigo 213, caput(estupro) e artigo 226, I (aumento de pena, pelo crime ter sido cometido no concurso de 2(duas) ou mais pessoas) combinado com os artigos 29, 1 (atenuao de pena por participao menos relevante) e 71 (crime continuado); artigo 211, caput (destruio, subtrao ou ocultao de cadver) combinado com o Art. 69; todos combinados com o artigo 61(Circunstncias agravantes), inciso II, alneas a e c, todos do Cdigo Penal Brasileiro. - Assad Haidar de Castro, nas sanes do artigo 288, pargrafo nico; artigo 157, 3 ; artigo 213,caput e artigo 226, inciso I, combinado com os artigos 29 e 71; artigo 211, caput, combinado com o artigo 69; todos combinados com o artigo 61, inciso II, alneas a e c, todos do Cdigo Penal Brasileiro. - Diango Gomes Ferreira e Leandro Garcez Cascalho nas sanes do artigo 288, pargrafo nico (quadrilha ou bando) e artigo 157, 3 (segunda parte), combinados com

o artigo 29, 1, ambos combinados com o artigo 69, todos do Cdigo Penal Brasileiro.

A partir da condenao, o Juiz considera diversos elementos como: culpabilidade, antecedentes, conduta social, personalidade, motivos, circunstncias, consequncias, o comportamento da vtima, entre outros. Este procedimento investigativo feito, ento, para fazer a dosimetria das penas imputadas aos rus. Sendo esta anlise, a partir do exposto anteriormente no trabalho, indiscutivelmente de cunho zettico. Ademais, preciso abordar, tambm, que a anlise zettica partiu de uma investigao dogmtica, ou seja, a lei. Portanto, sem a utilizao concomitante dos dois enfoques (zettico e jurdico), no seria possvel ao juiz formular sentena condenatria. Alm disso, expe, tambm, a interdependncia da zettica e da dogmtica para o cumprimento e efetivao da justia.

SITES CONSULTADOS - http://jus.com.br/revista/texto/8368/introducao-ao-estudo-do-direito

- http://www.tjgo.jus.br/bw/wp-content/uploads/2012/10/sentenca-polyanna.pdf

- http://www.policiacivil.go.gov.br/noticias/policia-civil-conclui-investigacao-do-assassinatode-polyanna-arruda-com-prisao-dos-acusados.html

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

- FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introduo ao Estudo do Direito: tcnica, deciso, dominao. 6.ed. So Paulo: Atlas, 2008

- COSTA, Alexandre Arajo. Introduo ao Direito: Uma perspectiva zettica das cincias jurdicas. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2001.

Вам также может понравиться