Вы находитесь на странице: 1из 2

Gerenciamento Integrado do Lixo | Portal Cultura Ambiental...

http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/aluno/a-emb...

INCIO

ALUNO

PROFESSOR

SOBRE

EDUCAO AMBIENTAL

Share Share Share Share | Share


Coleta Seletiva e Reciclagem Composio do Lixo Educao Ambiental e Cidadania Embalagens Longa Vida Gerenciamento Integrado do Lixo Glossrio Introduo Metal Papel Plstico Quixote Reciclado Vidro Voc sabia?

Aluno

>

A Embalagem e o Ambiente

>

Gerenciamento Integrado do Lixo

GERENCIAMENTO INTEGRADO DO LIXO


Tratando o Lixo Para solucionar o problema dos lixes se faz necessrio o gerenciamento integrado do lixo urbano, que envolve formas diversas de atuao, tais como: reduo do lixo orgnico gerado, aterros sanitrios, compostagem, incinerao e reciclagem.

ndice
Aterro Sanitrio Compostagem Incinerao Reciclagem Lixo, diga no

Aterro Sanitrio
No aterro sanitrio o lixo colocado dentro de valas forradas com lonas plsticas, compactado vrias vezes por um trator e depois recoberto com uma camada de 15 a 30 centmetros de terra, evitando que atraia moscas, ratos e urubus. Os gases e o chorume resultantes da decomposio do lixo so coletados e tratados para no causar mau cheiro e contaminao do lenol fretico. Os aterros sanitrios, entretanto, tm vida til de curta durao e as cidades apresentam escassez de reas disponveis para esse fim.

Caderno do Aluno Caderno do Professor Caderno de Atividades

Notcias Projetos Oficinas

Videos Fotos Jogos Documentos

Compostagem
A compostagem uma forma de tratar a matria orgnica contida no lixo. Por esse processo, a matria orgnica decomposta e o produto resultante pode ser misturado terra deixando-a mais fofa e com maior capacidade de reter gua, favorecendo o crescimento das plantas. O emprego da compostagem diminui o volume do lixo, contribuindo para aumentar a vida til dos aterros sanitrios. O custo do transporte limita a comercializao do composto orgnico, portanto, a sua produo no pode estar muito distante do consumidor.

1 de 2

10-07-2013 18:17

Gerenciamento Integrado do Lixo | Portal Cultura Ambiental...


Incinerao

http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/aluno/a-emb...

A incinerao ou queima do lixo uma das formas adequadas para tratar o lixo urbano, os resduos perigosos como o lixo hospitalar, alimentos estragados e remdios fora do prazo de validade. O vapor produzido pela incinerao gira uma turbina com o objetivo de gerar energia eltrica. A incinerao reduz tambm a quantidade de lixo nos aterros sanitrios. Este processo, entretanto, exige o total controle da emisso dos gases poluentes.

Reciclagem
A reciclagem trata o lixo como matria-prima a ser reaproveitada para fazer novos produtos e traz vrios benefcios para a populao:
Diminui a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitrios; Diminui a extrao de recursos naturais; Diminui o consumo de energia; Diminui a poluio; Contribui para a limpeza da cidade; Conscientiza os cidados a respeito do destino do lixo; Gera mais empregos.

Para que os programas de coleta seletiva tenham sucesso, h necessidade de permanente conscientizao e adeso da populao para aumentar a quantidade de material reciclvel coletado.

Lixo, diga no
Grande parte das cidades brasileiras lana seu lixo diretamente sobre o solo sem tratamento, nos chamados lixes , causando a poluio do ambiente e a proliferao de ratos, moscas e baratas, que podem causar srias doenas.

D sua opinio sobre o portal!

Sobre o Portal - Educao Ambiental - Mapa do Site - Poltica de Privacidade - Termos de Uso - Nossos Parceiros - Fale Conosco Visite tambm: Tetra Pak - Rota da Reciclagem - Nutrio Prtica & Saudvel Todos direitos reservados - Tetra Pak - 2009

2 de 2

10-07-2013 18:17

Вам также может понравиться