Вы находитесь на странице: 1из 5

Tutorial Aps instalar a verso demo do Crocodile Physics, siga as instrues de utilizao deste tutorial para que voc

conhea alguns dos recursos desta poderosa ferramenta. Em caso de dvida, entre em contato conosco atravs do site www.educareinfo.com.br

Introduo Esse software utiliza os melhores recursos do Windows para transformar o computador em um rico e verstil laboratrio interativo de Fsica, tornando-se uma ferramenta extremamente til para a construo de simulaes em diversas reas, como: Mecnica, ptica, Eletricidade, Fsica Moderna e at mesmo Eletrnica Bsica. Voc vai descobrir, em poucos passos, como simples e intuitivo trabalhar com o Crocodile Physics para desenvolver um tpico do programa de modo interativo; construir uma simulao para ilustrar e enriquecer um tema; propor aos alunos a resoluo de problemas atravs da simulao; alm de trabalhar na perspectiva de projetos desenvolvidos pelos prprios estudantes.

Atividade I - Estudo da ptica A ptica muito difcil de ser trabalhada quando no existe um laboratrio ou mesmo recursos mnimos (fontes de luz, espelhos, lentes, prismas, etc.). Da, a importncia de uma ferramenta de simulao para enriquecer as aulas, como o caso do Crocodile Physics. Para iniciar a construo de uma simulao, clique no boto e observe que surgir uma barra de ferramentas com todos os recursos referentes ptica. Repare ainda que eles no esto ativos. Para ativ-los, clique no boto . Insira o fundo negro simulao, arrastando-o at a tela e dando um clique com o mouse para fix-lo. Dessa forma, todos os recursos tornaram-se ativos e j podem ser utilizados:

O fundo negro escurece o ambiente para que as atividades de ptica possam ser realizadas adequadamente. A tela escurecida pode ser ampliada. Para isso, selecione-a, clicando com o mouse e arrastando as

suas extremidades at o tamanho desejado. Voc pode, inclusive, ocupar a tela totalmente com o fundo negro: com o mouse, clique na tabela que separa a rea da simulao das pastas de trabalho do Crocodile Physics. Ao clicar na linha da tabela, o cursor do mouse ganhar uma forma de cruz. Arraste-a, para a esquerda, fechando completamente a rea de trabalho e disponibilizando toda a tela para a simulao.

Prisma Retorna ao menu principal Apaga um recurso disponibilizado indevidamente ou, at mesmo, toda a simulao. Comeando com a luz Para ter idia dos recursos disponveis, comece selecionando as fontes de luz. Clique e arraste cada uma das fontes para a rea da simulao.

Observe, agora, a barra de recursos disponvel na tela. Cada boto representa um dispositivo especfico:

Fontes de feixes de luz divergentes Fenda para passagem de raio de luz Fontes de feixes de luz paralelos Objetos Opacos Fontes de feixes de luz a laser Espelhos Planos Lentes bicncavas Espelhos cncavos Lentes biconvexas Espelhos convexos Lminas de faces paralelas Rgua Lminas de faces no paralelas Angulmetro

Ao selecionar uma fonte com o mouse, observe que surgir uma outra barra de recursos, com botes que podero ser usados para atribuir novas propriedades e caractersticas luz. Para exemplificar, selecione a fonte convergente.

Para alterar a cor da luz, clique no boto de cores. Voc poder tambm fazer alteraes no ngulo, selecionando a opo .

No exemplo, o ngulo teve a sua abertura reduzida para 30 graus.

Aps essa breve explanao sobre os recursos de ptica, a partir de agora, voc poder desenvolver uma srie de atividades. Atividade II - Decomposio da Luz Branca atravs de um Prisma Arraste uma fonte de feixes de luz paralelos para a rea da simulao. Selecione-a com o mouse para abrir a barra de recursos, reduza a sua largura para 1,0 mm, utilizando o boto: Altere a cor para branco (White). Retorne barra de recursos para ptica e insira um prisma, clicando em . Posicione-o adequadamente em relao fonte, procurando obter a melhor separao de cores.

Aproveite tambm para experimentar outros objetos pticos, colocando-os sob os feixes de luz. Voc tambm pode, por exemplo, trabalhar com as lentes. Selecione e arraste a lente bicncava para a rea da simulao. Coloque-a sob o feixe vermelho. Em seguida, a vez da lente biconvexa, para observar a convergncia com o feixe paralelo de luz amarela.

Atividade III - Eletricidade e Eletromagnetismo Insira uma lmina de faces paralelas no feixe de luz a laser. Selecione a lmina, clicando sobre ela. Coloque o cursor do mouse em uma de suas extremidades, repare que ele se transformar numa mozinha. Gire a lmina sobre si mesma e observar o fenmeno da refrao dos raios de luz. Em primeiro lugar, crie uma nova simulao, clicando em File e, depois, em New. Selecione o boto e observe os recursos disponveis na barra de ferramentas: Apagar Resistor Pilhas 1,5V Campainha Bateria 9,0V Lmpada Fusvel

LEDs Interruptores Retornar ao menu principal Resistor varivel A primeira simulao ser a montagem de um circuito simples, atravs da construo da tecnologia de uma lanterna, acionada por duas pilhas de 1,5V cada. Dever incluir tambm um interruptor para acender ou apagar a lmpada. Selecione, ento, uma lmpada, um interruptor e duas pilhas de 1,5V. Clique sobre cada um dos dispositivos necessrios e arraste-os para dentro da tela. A pequena lmpada incandescente no requer ligao polarizada. Em seguida, faa as ligaes necessrias para o circuito funcionar.

Atividade IV - Eletrnica Aproveitando o modelo criado acima, voc vai aprender, a seguir, como inserir um sensor de tenso num determinado ponto do circuito. Para isso, deve considerar que as ferramentas e dispositivos, tanto para Eletricidade quanto para Eletrnica, interagem entre si e para acess-los basta seguir os seguintes passos: Clique em principal. para acessar a barra de recursos

Em seguida, clique sobre para disponibilizar uma barra de ferramentas com outros recursos da Fsica Moderna e da Eletrnica.

Apague as ligaes feitas anteriormente, utilizando o boto , e clique em para inserir um voltmetro e um ampermetro. Clique no interruptor para a lmpada acender.

Em seguida, conecte todos os dispositivos, usando o mouse. Os pequenos indicadores e sinais (azuis e vermelhos), que aparecem prximos aos componentes, indicam os nveis de tenso eltrica. O ampermetro dever ficar em srie, entre a chave e a pilha.

Quando todas as conexes estiverem prontas, clique no interruptor e a lmpada acender. Ao colocar a seta do mouse sobre o circuito, aparecer um banner verde com informaes complementares.

Explorando algumas simulaes prontas Voc poder tambm explorar algumas simulaes que esto includas no demo do Crocodile Physics. Na tela de abertura, no lado esquerdo, d um duplo clique na pasta examples e voc ter acesso a uma grande variedade de simulaes construdas com o Crocodile Physics.

Вам также может понравиться