Вы находитесь на странице: 1из 7

TRIBUNAL DE JUSTIA DCIMA STIMA CMARA CVEL Apelao Cvel n 0005074-08.2011.8.19.

0208 Apelante: Viao Verdun Ltda Apelado: Andr Ricardo Vieira de Oliveira rep/p/s/me Lucinia Vieira da Cruz de Oliveira Relator: Des. Elton M. C. Leme RELATRIO

Adota-se, na forma regimental, o relatrio lanado na sentena de fls. 72-75.

Trata-se de ao indenizatria sob o rito sumrio ajuizada por Andr Ricardo Vieira de Oliveira rep/p/s/me Lucinia Vieira da Cruz de Oliveira em face de Viao Verdun Ltda, alegando que o autor aluno de escola pblica municipal e por isso faz jus gratuidade no transporte pblico. Acrescenta que precisa embarcar em coletivo da r para ir escola, sendo seu horrio de entrada 07:15 hs. No entanto, os coletivos da r se recusam a atender o sinal de parada, fazendo com que o autor, com frequncia, chegue atrasado escola. O fato ensejou advertncia aplicada pelo diretor do estabelecimento de ensino. Indicou o autor os nmeros dos coletivos, bem como os respectivos horrios em que no atenderam ao sinal de parada. Postula a condenao da r a indenizar o dano moral sofrido.

Contestao a fls. 39-64, alegando que o autor deve comprovar os fatos constitutivos do seu direito. Argumenta que no h prova nos autos de que o alegado seja verdade. Sustenta que no houve dano moral.

ELTON MARTINEZ CARVALHO LEME:15384

Assinado em 22/08/2013 20:47:37 Local: GAB. DES ELTON MARTINEZ CARVALHO LEME

O Ministrio Pblico ofereceu promoo a fls. 66-71, opinando pela procedncia do pedido e requerendo a fixao do valor de R$ 5.000,00 a ttulo de reparao.

A sentena a fls. 72-75 julgou procedente o pedido e condenou a r a indenizar o autor no valor de R$ 6.000,00, corrigido monetariamente desde a sentena e acrescido de juros de mora a partir da data do fato, alm de condenar a r ao pagamento das custas e honorrios fixados em 10% sobre o valor da condenao.

Apelou a r a fls. 76-80, reafirmando os argumentos apresentados na contestao, em especial, que no h prova dos fatos alegados. Argumenta que a indenizao fixada excessiva.

Contrarrazes da parte autora a fls. 85-102 em prestgio sentena.

Promoo ministerial a fls. 104-105 e parecer da Procuradoria de Justia a fls. 110-113, ambos opinando pelo desprovimento do recurso.

o relatrio. Peo dia para julgamento.

Rio de Janeiro, 7 de agosto de 2013.

Des. Elton M. C. Leme Relator

TRIBUNAL DE JUSTIA DCIMA STIMA CMARA CVEL Apelao Cvel n 0005074-08.2011.8.19.0208 Apelante: Viao Verdun Ltda Apelado: Andr Ricardo Vieira de Oliveira rep/p/s/me Lucinia Vieira da Cruz de Oliveira Relator: Des. Elton M. C. Leme APELAO. RESPONSABILIDADE CIVIL. ESTUDANTE DE ESCOLA DA PBLICA. RESPONSABILIDADE DE NIBUS.

OBJETIVA

EMPRESA

DESATENDIMENTO A SINAL DE PARADA. PREJUZO ESCOLAR EVIDENCIADO. DANO MORAL

MODERADAMENTE ARBITRADO. DESPROVIMENTO DO RECURSO. 1. Na qualidade de concessionria de servio pblico de transporte de passageiros, responde a empresa de nibus objetivamente pelos danos causados a passageiros, decorrentes do exerccio de sua atividade, afastando-se o dever de indenizar apenas se ocorrer fortuito externo, fato exclusivo da vtima ou fato de terceiro, o que no foi demonstrado no caso sob exame. 2. Hiptese em que o autor, menor estudante de escola pblica e que faz jus a gratuidade de transporte pblico, alega que os nibus da r

reiteradamente desatendem ao sinal de parada, causando reiterados atrasos do autor escola. 3. Em matria probatria, lcito ao julgador se valer de mximas da experincia comum, observando os fatos da vida que ordinariamente acontecem, nos termos do artigo 335 do CPC. 4. Assim, o conjunto de indcios trazido pelo autor afigura-se suficiente para a formao positiva do convencimento do juzo acerca dos fatos articulados na inicial. 5. Dano moral configurado,

decorrente do prejuzo educacional evidenciado, sendo fixado com moderao e em ateno aos princpios da

proporcionalidade e da razoabilidade, luz dos critrios aplicveis espcie. 6. Desprovimento do recurso.

ACRDO

VISTOS, relatados e discutidos estes autos de Apelao Cvel n 0005074-08.2011.8.19.0208, originrios da 7 Vara Cvel Regional do Mier da Comarca da Capital, julgada na sesso de 21/08/2013, em que apelante Viao Verdun Ltda e apelado Andr Ricardo Vieira de Oliveira rep/p/s/me Lucinia Vieira da Cruz de Oliveira.

ACORDAM os Desembargadores que compem a Dcima Stima Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, por unanimidade de votos, em negar provimento ao recurso, nos termos do voto do relator.

ACRDO apresentado na data da sesso.

VOTO

Trata-se de ao de responsabilidade civil, em que se postula indenizao por dano moral ante a indevida conduta da r, que no atende ao sinal de parada efetuado pelos passageiros.

Na qualidade de concessionria de servio pblico de transporte de passageiros, responde a empresa de nibus objetivamente

pelos danos causados a passageiros, decorrentes do exerccio de sua atividade, nos termos do artigo 37, 6, da Constituio da Repblica, afastando-se o dever de indenizar apenas se ocorrer fortuito externo, fato exclusivo da vtima ou fato de terceiro, o que no foi demonstrado no caso sob exame.

Na hiptese em tela o autor alegou que os coletivos da r, reiteradamente, desatendem ao sinal de parada, indicando, na inicial, os nmeros e horrios dos nibus respectivos (fls. 07). A me do autor, ainda, tentou junto ao chat da empresa, pela internet, uma soluo do problema (fls. 23), o que no foi suficiente, j que no impediu que o autor se atrasasse escola mais uma vez, sofrendo punio disciplinar, consoante comprovado a fls. 24, em razo da conduta da r.

Deve ser salientado que notria a dificuldade que os alunos de escolas pblicas encontram para que os coletivos em geral atendam ao sinal de parada, acarretando os danos reclamados.

Ainda que no haja a prova cabal da reiterada conduta indevida da r, deve-se ter em mente que o conjunto de indcios trazido pelo autor, tais como os nmeros dos nibus e respectivos horrios e a conversa realizada atravs do site da empresa, aliado s mximas da experincia comum, observando-se o que ordinariamente acontece, permitem concluir pela veracidade das alegaes do autor, conforme autoriza o artigo 335, do Cdigo de Processo Civil. Nessa linha, esclarece a doutrina que As mximas da experincia so o conjunto de juzos fundados sobre a observao do

que de ordinrio acontece, podendo formular-se em abstrato por todo aquele de nvel mental mdio. (...) As mximas da experincia exercem as seguintes funes no processo: a) apurao dos fatos, a partir dos indcios; b) valorao da prova, servindo para que o magistrado possa confrontar as provas j produzidas (dar mais valor a um testemunho do que a outro, por exemplo); c) aplicao dos enunciados normativos, auxiliando no preenchimento do contedo dos chamados conceitos jurdicos indeterminados (preo vil, por exemplo); d) limite ao livre convencimento motivado: o magistrado no pode decidir apreciar as provas em desconformidade com as regras da experincia. (DIDIER JR, Fredie. BRAGA, Paula. OLIVEIRA, Rafael. Curso de Direito Processual Civil. Direito Probatrio, deciso judicial, cumprimento e liquidao da sentena e coisa julgada. Volume 2. JusPodivm, 2008.)

Assim, tem-se por comprovados os fatos alegados pelo autor. Tendo em vista que a reiterada e indevida conduta da r efetivamente deu causa advertncia sofrida pelo menor (fls. 24), o dano moral na presente hiptese ocorre in re ipsa, diante da prpria potencialidade lesiva da conduta.

A falha na prestao do servio verificada grave e extremamente reprovvel, pois dificulta o acesso de crianas carentes de recursos educao. Ressalte-se que o transporte de alunos da rede pblica escola garantido pelo artigo 208, VII, da Constituio da Repblica.

Uma vez reconhecidos os fatos geradores do dano, que aqui restaram patenteados, passa-se questo do seu arbitramento.

O princpio da razoabilidade determina que o valor arbitrado deve guardar proporcionalidade ao fato, redundando

logicamente deste, e no deve, em contrapartida, apresentar carter insignificante em face das caractersticas econmicas do causador dos danos e nem constituir fonte de lucro.

Assim sendo, os danos morais assumem a importante funo preventiva de, como verdadeira sano civil, evitar que episdios semelhantes se repitam. Tendo em conta o evento e as circunstncias fticas, bem como a capacidade financeira das partes envolvidas, impese a manuteno do valor fixado na sentena, que atende ao princpio da lgica razovel e da proporcionalidade.

Por tais fundamentos, voto no sentido de negar provimento ao recurso.

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2013.

Des. Elton M. C. Leme Relator

Вам также может понравиться