Вы находитесь на странице: 1из 5

SARAPATEL DE EMPRESRIO

por Luiz Otavio Nascimento LON

Sarapatel uma iguaria brasileira apreciada em vrias regies, preparada com o sangue e os midos do animal. Existem diversos tipos e, em geral, recebe o nome do pobre animal que contribuiu para sua concepo. Dando uma breve pausa culinria e motivado pelos comentrios ao artigo da semana passada, volto ao tema dos impostos e da relao Governo - Empresas. Deixando a corrupo ao largo da anlise, acredito que a sangria desatada ao Empresariado Nacional se deve, em parte, passividade do rebanho e falta de viso estratgica e gesto do Governo Federal, corroborada pelo Congresso Nacional. Exemplos no faltam ao longo da histria, de qualquer lado do muro partidrio. fato que Brizola do PDT, enquanto governador do Rio de Janeiro, implementou os CIEPs (Centros Integrados de Educao Pblica) visando tornar integral o ensino fundamental. Construiu dezenas deles e, com ajuda do antroplogo Darcy Ribeiro, mudou toda a estrutura da Secretaria de Educao e a proposta pedaggica para concretizar esta viso. Pois bem, ao ser substitudo por Moreira Franco do PMDB, a primeira providncia desse novo mandatrio fluminense foi acabar com tal projeto, talvez numa tentativa de apagar a lembrana do seu antecessor, mesmo a custa do errio e gerando um retrocesso educacional. Quem impediu isto? Ningum. Quem perdeu? Todos. Quem pagou a conta? Em ltima instncia e sempre, os empresrios.

No Governo Geisel, ditador da vez e membro da Arena, tal qual o Sarney, se produziu um documento assinado por todos os responsveis pela poltica energtica, mencionando que o potencial hidreltrico brasileiro estava esgotado e, portanto, se justificava comprar oito usinas nucleares da KWU alem ao preo de bilhes de dlares, para se juntarem a uma antiga e eficiente estao adquirida da Westinghouse. E assim se fez. Pagamos as oito, mas somente instalamos duas e hoje, no total, operamos 2 1/2, pois uma delas tal qual um pisca-pisca. O conjunto da obra gerou um monstruoso prejuzo aos cofres pblicos. Quem impediu isto? Ningum. Quem perdeu? Todos. Quem pagou a conta? Em ltima instncia e sempre, os empresrios. Um signatrio do documento original hoje fazendeiro no Texas. Sou levado a imaginar que ele, talvez, seja coautor do relatrio sobre existncia no Iraque das armas de destruio em massa (rsrsrs). Em 2007, no governo do prefeito Csar Maia, foram realizados no Rio de Janeiro os Jogos Panamericanos, ao custo de bilhes de reais, tendo sido construdos centros esportivos e uma vila olmpica. No documento original apresentado ao Comit Olmpico foram feitas promessas de obras de melhoria do trnsito, despoluio e no uso de dinheiro pblico. Nada disso foi cumprido. A vila olmpica provavelmente ser implodida por erro na construo, o estdio Joo Havelange est interditado e o veldromo est fora das especificaes. Quatro anos depois, a cidade de Guadalajara no Mxico realizou os Jogos Panamericanos de 2011 a um custo equivalente a somente 25% do que foi gasto no evento carioca. Quem apurou isto? Ningum. Quem perdeu? Todos. Quem pagou a conta? Em ltima instncia e sempre, os empresrios.

Esta semana, vimos a presidente reclamar na ONU, com razo e veemncia, contra a espionagem norte-americana, mas penso que faltou o mesmo mpeto para esbravejar contra a expropriao de bens brasileiros feita por Evo Morales, que resultou em aumento do gs usado nas indstrias. Contra as inmeras medidas tomadas pela Sra. Cristina Kirchner que prejudicaram as nossas exportaes ao pas dito irmo, mesmo sob o manto h muito esburacado e bastante ruo do Mercosul. Talvez no tenha havido repreenso, porque brigar contra esses dois bolivarianos e defender o empresariado nacional nunca deu IBOPE ou voto. Quantos casos preciso elencar para convencer-lhes? Transamaznica? Ferrovia Norte-Sul? Transposio das guas do So Francisco? Duplicao da BR-101 Sul? Fazemos negcio de pai para filho com a Venezuela (vide caso da refinaria Abreu e Lima em Pernambuco). Perdoamos dvidas de ditadores africanos. Emprestamos dinheiro a ditadores cubanos. Mas, como difcil obter dinheiro de bancos estatais para salvar empresas brasileiras??!! Na calada da noite da ltima tera-feira, o Congresso Nacional aprovou a multa de 10% incidente sobre o saldo de FGTS em casos de pedido de demisso dos trabalhadores, a ser paga pelos empregadores, numa inequvoca afronta a todos aqueles que produzem riqueza para este pas. Quem impediu isto? Ningum. Quem perdeu? Todos. Quem pagou a conta? Em ltima instncia e sempre, os empresrios. Agora, est saindo do forno a minirreforma poltica. Dentre as "prolas" aprovadas pela comisso da Cmara, est a possibilidade de concessionrios e permissionrios de servios pblicos contriburem nas campanhas polticas, um claro conflito de interesse. Est incluso tambm que o candidato no mais ser responsabilizado por crime eleitoral praticado por integrante de sua campanha.
3

Quem vai impedir isto? Ningum. Quem perder? Todos. Quem pagar a conta? Em ltima instncia e sempre, os empresrios. Todos os governos, independentemente de partido, entram e saem, e como prato principal e dirio, passam a comer sarapatel de empresrios. Imagino que essa iguaria deve ser o manjar dos deuses, pois eles no se cansam de com-la em quantidades crescentes. Nunca enjoam. Querem mais e mais. E, tal qual galinhas, vacas, ovelhas, o empresariado pasta ordeiro e passivo. As reaes so tmidas, ainda mais considerando que somos ns que pagamos a farra e custeamos as campanhas polticas dos nossos carrascos/cozinheiros/gourmets/vampiros. Fiquem vontade para escolher o nome que quiserem. Existem alguns bem chulos. chegada a hora de ns empresrios mudarmos esta histria!

Escrito em 27.09.13

LON Luiz Otavio da Silva Nascimento. Engenheiro, especializado em Marketing pela Fundao Getlio Vargas. Mestre em Administrao de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com cursos nos Estados Unidos (Darden Business School da University of Virginia e Babson College

Boston, MA) e na Frana (Lcole des Hautes Etudes Commerciales HEC Paris). Tem mais de 25 anos de
experincia na gerao de resultados e na gesto de empresas varejistas e industriais, dentre as quais Perrier, Cisper-Owens Illinois, Smuggler, Carrier e Lojas Renner. Atualmente Scio-Diretor Geral da Merita Consultoria Empresarial e Scio da Cadre Solues, lanadora do aplicativo Mordomo. membro do IBGC Instituto Brasileiro de Governana Corporativa e do Retail

Council do GLG Gerson Lehrman Group. professor das cadeiras de Inteligncia Competitiva,
Conhecimento do Consumidor e Criao de Valor atravs de Servios dos Mestrados da Business School de So Paulo (Laureate International Universities). Foi um dos fundadores do IPDV Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Varejo e Scio-Diretor da Gouva de Souza & MD. Palestrante nacional e internacional, tem diversos artigos publicados e autor do livro xodo da viso ao uma proposta para o varejo brasileiro. Tambm coautor do livro Varejo: Administrao de Empresas Comerciais, ambos publicados pela Editora Senac So Paulo. Seu ltimo livro Gestor Eficaz prticas para se destacar num ambiente empresarial competitivo foi lanado em novembro de 2010 pela Editora Novo Conceito.

Вам также может понравиться