Вы находитесь на странице: 1из 21

Metodologia de Trabalhos por projetos1

Prof. Dr. Maurcio Pietrocola Faculdade de Educao - USP

A estruturao das sociedades modernas tornaram o mundo um sistema complexo, onde se entrelaam o cultural, o social, o econmico, o poltico, o cientfico, o religioso etc. Nele o conhecimento oriundo das cincias, da tecnologia e das humanidades entre outros tem papel de destaque. Por serem formas de conhecer que se distanciam do senso comum, os conhecimentos disciplinares e seus limites so condies necessrias para a autonomia dos indivduos. comum encontrarmos nas mdias e entre os indivduos de maneira geral relatos sobre a importncia e dos conhecimentos produzidos pela Fsica, pela Geografia, pela Biologia, pela Sociologia etc. No entanto, por que temos tanta dificuldade em convencer nossos alunos da importncia dos contedos que pretendemos ensinar? Existem muitas elementos que poderiam ser avanados como causas para esse problema. De maneira geral, podemos dizer que a escola tem dificuldade em lidar com o mundo dos estudantes. Esses ltimos no vem ligao entre aquilo que ensinado na sala de aula com o que encontram no cotidiano. Parte desse problema reside no fato do currculo se organizar em termos de disciplinas. O enfoque disciplinar do conhecimento no permite abarcar toda e qualquer situao do mundo. Na verdade, os contedos ensinados nas diferentes disciplinas esto demasiadamente marcados por idealizaes, simplificaes e restries. Isso dificulta sua aplicao no momento de lidar com a diversidade e complexidade do mundo. Com isso, a escola tem sofrido a crtica constante de no ser capaz de tratar o mundo cotidiano dos estudantes. As atividades por projeto tm sido uma estratgia metodolgica capaz de tratar em sala de aula situaes ligadas ao mundo vivencial dos estudantes. Nesse tipo de atividade no h a fragmentao do objeto de estudo. Ao contrrio, a idia integrar todos os aspectos da situao estudada em representaes que dem conta da sua complexidade. O foco dessa nova forma de tratar o conhecimento passaria a se
1

Verso preliminar do texto presente na Obra: gua hoe e sempre: Consumo sustentvel, Sexretaria de Educao - SP; 2004.

concentrar na abordagem de situaes-problema relacionadas ao cotidiano, em especial daquelas que tivesse relevncia social, econmica e cultural. No se trata de propor problemas e encaminhar solues no interior de fronteiras conceituais pr-estabelecidas (como nas cincias, na matemtica, na linguagem etc), mas de buscar no mundo vivencial dos indivduos problemas e situaes que requeiram uma abordagem multidisciplinar sistematizada, impossvel de ser obtida a partir do sensocomum. A escola deve propiciar o estabelecimento de condies nas quais os diversos saberes possam dotar o indivduo de alguma autonomia, de modo a ser capaz: de negociar suas decises,; se comunicar atravs de instrumentos produzidos pelas tecnologias e pela cultura moderna; de ter domnio e responsabilidade diante das mais diversas situaes da vida cotidiana. A metodologia de projetos que propomos tem como produto final a produo de representaes interdisciplinares adequadas s situaes-problema tratadas. Dentro desta concepo, a construo de uma representao interdisciplinar importante, pois permite compreender as condies iniciais, as tecnologias, as noes culturais e econmicas para agirmos diante delas. A representao a ser produzida ir se relacionar ao entendimento do grupo de alunos envolvidos na atividade. Essa produo estar associada a um contexto e a um projeto particulares para os quais se considera interessante construir uma representao.

A atividade por projeto pressupe que se saiba cruzar saberes provenientes de muitas disciplinas e conhecimentos da vida cotidiana. Seu valor e sua eficincia esto vinculados contribuio que se possa dar para soluo de um problema bem determinado. Na execuo do projeto surgiro questes especficas (caixas pretas) que podero ser respondidas (abertas) ou no. Neste tipo de atividade as respostas so dependentes do projeto em execuo e no de uma verdade geral previamente existente. o projeto que define a teorizao produzida e no as teorias prvias do mundo acadmico. Interessante que ao se adotar o cotidiano como ponto de partida, estamos tirando dos livros didticos e do prprio professor o papel de referncia

exclusiva da aprendizagem dos estudantes. Esses ltimos tero de recorrer a outras fontes de conhecimento, como jornais, documentos oficiais, consulta a especialistas e ao saber popular. Nesse momento, ser capaz de avaliar, julgar e selecionar os conhecimentos e suas fontes fundamental para o bom uso das mesmas. Os projetos a serem desenvolvidos no contexto deste projeto podero ter nfase mais utilitarista como, por exemplo, um projeto de reduo de consumo de gua numa escola, ou - cultural como, por exemplo, saber o papel da gua na civilizao em vrios momentos da sua historia. Essas duas nfases so complementares, e mesmo que se opte pela execuo de um projeto utilitaristas, a dimenso cultural ainda estar presente e vice-versa. O ideal que se possa desenvolver diversos projetos que se distribuam de maneira uniforme entre as duas nfases mencionadas.
A metodologia de projetos que iremos descrever abaixo constitui-se de 8 etapas 2. A primeira delas (etapa 0) se relaciona a definio e apresentao didtica do problema para o grupo de estudantes. Faremos a apresentao da metodologia para dois enunciados de projeto: I) Reduo do consumo escolar (nfase utilitarista) II) Papel da gua na civilizao(nfase - cultural ) O sucesso da atividade do projeto reside, principalmente, na boa definio dos seus contornos. Para isso, sugerimos que o professor tenha claro qual a situaoproblema a ser proposta ao grupo de estudantes, o contexto no qual ela se insere, e o produto que deve ser produzido a partir dela.

A metodologia apresentada foi inspirada na idia original de Gerard Fourez (1994).

Ensino por Projetos


As propostas a seguir referem-se ao desenvolvimento de projetos que tem como foco a gua como elemento fundamental apara um desenvolvimento sustentvel. A proposta apresentada tem como meta a construo de respostas particulares para duas situaes-problema previamente propostas. necessrio enfatizar que numa metodologia de ensino por projeto, as decises e encaminhamentos do processo de sua realizao pertencem prioritariamente ao grupo de estudantes participantes. Isso delega ao professor o papel de coordenador das atividades desenvolvidas pelo grupo, contrastando com o que ele faz normalmente em sala de aula. A proposta metodolgica de elaborao de projetos se divide em etapas, para as quais o presente texto apresenta sugestes de encaminhamento. As instrues fornecidas neste texto devem ser entendidas como exemplos de questes e de encaminhamentos que podem aparecer no desenvolvimento do projeto. Ou seja, o professor no deve assumir as sugestes abaixo como tpicos de aulas expositivas. O que se pretende com as sugestes adiantar ao professor o que pode brotar como manifestaes do grupo em sala de aula. Como a autonomia um objetivo importante na realizao das atividades por projeto, o professor deve evitar se antecipar ao grupo, sugerindo encaminhamentos em demasia. Isso restringiria a ao dos estudantes, impedindo o exerccio da autonomia.

PROJETO 1: REDUO DE CONSUMO ESCOLAR


Professor, Para evitar um detalhamento terico muito longo, optamos por apresentar cada etapa da metodologia de atividade por projeto centrada na situao-problema a ser tratada. Assim, estaremos caracterizando cada etapa em seu aspecto metodolgico e em relao situao-problema apresentada. Este projeto se prope a enfrentar o problema da necessidade de reduo no consumo de gua, iniciando-se pela escola.

Etapa 0 definio da situao-problema


Numa atividade de projeto, o problema e sua apresentao para os estudantes serve como principal balizador das aes didticas a serem produzidas em sala de aula. . As decises e aes a serem implementadas devem ter como funo, responder satisfatoriamente ao problema proposto. O problema da reduo no consumo de gua o ponto de partida deste projeto. O professor deve ser capaz de apresentar ao grupo a importncia da gua nos ecosistemas terrestre e como a sua escassez prejudica a vida das pessoas. Embora a escassez das reserva de gua potvel seja tema constante do cotidiano nos centros urbanos, muitas vezes os estudantes nunca tiveram a chance de parar para refletir sobre o papel da gua em suas vidas e no cotidiano da cidade. importante sensibilizar os estudantes para esse tema de forma consistente. Para atingir esse objetivo, atividades podem ser desenvolvida por um ou mais professores. Nas Seqncias Didticas propostas anteriormente existem muitas sugestes de atividades que poderiam ser utilizadas com esse objetivo. Se o professor estiver realizando este projeto de forma individualizada, ele poder optar por desenvolver algumas dessas atividades como forma de sensibilizao. Iremos detalhar a seguir uma atividade que cumpre a tarefa de sensibilizao. Proposta de atividade de sensibilizao: A proposta de reduo do consumo de gua para gerar aes efetivas do grupo de alunos precisa ser entendida dentro de um contexto mais amplo. O texto abaixo se

prope a precisar o problema da escassez de gua em nvel mundial. problemtica geral emergir o projeto escolar de reduo de consumo.

Dessa

PARGRAFO PARA SER LIDO PARA/PELOS ESTUDANTES:


Estudos de rgos internacionais, como a UNESCO, a IWMI (International Water Management Institute) fazem previses catastrficas sobre a gua disponvel para as prximas dcadas. Estudos indicam que os mananciais do planeta esto secando rapidamente enquanto a poluio, o aquecimento global e aumento da populao e o consumo per capto crescem. Isso tudo somado deve, em 20 anos, reduzir em um tero a quantidade de gua disponvel para cada indivduo no mundo. (adaptado da Folha on line) A afirmao contida no extrato acima configura-se como uma situao de grande complexidade e que para ser bem entendida necessita do entendimento de vrios aspectos. Ela envolve questes de natureza social, poltica, cultural, tecnolgica, ideolgica, entre outras. Aps a leitura do texto, o professor deve se certificar que os estudantes compreenderam o seu contedo, pedindo que eles destaquem o que mais chamou a ateno. Em seguida, o professor deve encaminhar uma discusso baseada na seguinte questo: - Vocs acreditam que a gua poder se tornar uma substncia mais preciosa que o petrleo ou o ouro? O professor deve levantar as opinies dos estudantes e agrup-los em termos de repostas afirmativas ou negativas e em funo dos argumentos apresentados. Problema: A discusso feita sobre a questo acima ir levantar vrios aspectos ligados ao problema da escassez da gua, como a localizao e distribuio das reservas de gua doce, os efeitos da poluio sobre as fontes de gua, o consumo excessivo nas regies metropolitanas, o desperdcio ligado aos hbitos de higiene e limpeza, os sistemas de captao, fontes alternativas, o reuso da gua, etc. Embora todas esses aspectos sejam importantes (muitos deles so objetos de estudo nas seqncias didticas propostas neste volume), no possvel abordar todos eles no projeto. O

professor como coordenador da equipe deve expor esse ponto e em seguida encaminhar a discusso para a situao-problema central deste projeto: COMO REDUZIR O CONSUMO DE GUA EM NOSSA ESCOLA ? Para que o projeto e o contexto seja claramente definidos recomendvel que a situao seja expressa meio de uma questo ou pela descrio da situao da maneira mais precisa possvel. Ao lanar uma situao problema na forma de uma questo limitamos o seu contexto problemtico. O objetivo a ser perseguido pelo grupo passar a ser dar resposta a questo proposta. Produtos: As etapas que seguiro ao projeto sero todas guiadas pela busca de resposta ao problema foco. A resposta dever ser dada em termos de um produto que poder ser definido pelo professor ou decidido em conjunto pelo grupo. O produto auxilia o encaminhamento do projeto, por isso interessante que ele possa ser definido no incio. O ideal que ele esteja determinado antes da etapa 1, porm aceitvel que, dependendo das condies de realizao do projeto, ele venha a ser definido posteriormente. So exemplos de produtos possveis para o problema da reduo do consumo de gua na escola: cartilhas, cartazes, sites na internet, peas de teatro, filmes, campanhas publicitrias etc. Ao escolher um dos produtos acima importante discutir com os estudantes a relevncia do produto proposto como soluo ao problema da reduo do consumo de gua. Isso pode ser feito tanto no incio, antes da elaborao do mesmo. Ou no final, quando a cartilha, o cartaz etc estiverem prontos. Tempo: O tempo um limitador importante na execuo de um projeto. necessrio que o professor anuncie para turma o tempo que se dispe para se chegar ao produto do projeto. Os estudantes devero administrar o tempo e isso implicar em fazer escolhas nem sempre fcies, como gastar mais tempo pesquisando um assunto para entend-lo melhor, mas deixar de pesquisar outros assuntos. Esse ponto fundamental, pois a autonomia pressupe a capacidade de tomar decises. Sugerimos que esse projeto

ocupe algo em torno de dois meses de trabalho, na suposio de que se possa dedicar duas aulas semanais a ele.

Etapa 1 Sondagem Inicial


Esta etapa tem por objetivo fazer os alunos expressarem como eles entendem espontaneamente a situao apresentada sem esperar respostas rigorosas. uma atividade de problematizao inicial. o ponto de partida do entendimento do grupo sobre a situao apresentada. Por meio dela, os estudantes levantaro todos os tipos de questes possveis que se relacionam ao problema proposto, pois deve ficar claro que nesse momento no ainda possvel formular boas respostas ao problema. como se fosse a primeira foto da situao. Ela parte da experincia cotidiana e, s vezes, revela pr-julgamentos profundos. Nela ser refletida as idias intuitivas do grupo, sem preocupao com nenhum tipo especial de conhecimento. Deve-se apresentar o problema foco e perguntar aos alunos o que preciso saber/conhecer para fornecer uma resposta satisfatria. Ela pode tambm ser complementada por uma exposio feita por um tcnico da Sabesp ou pela apresentao de planilhas e/ou tabelas contendo dados sobre a evoluo do aumento do consumo de gua na escola, custo anual da conta de gua na escola etc. desejvel que as manifestaes dos alunos sejam feitas na forma de questes, pois isso indica claramente que haver necessidade de buscar novos conhecimentos ao problema proposto. Como exemplo de questes que podem aparecer no grupo fruto da proposio inicial do problema, temos: Qual o gasto de gua na escola? Como gasta a gua na escola? De onde provm a gua consumida na escola? Quais os usos que se faz da gua na escola? Onde estocada a gua na escola? Como distribuda a gua na escola? Quais so os equipamentos hidrulicos do sistema? Existem vazamentos no sistema hidrulico da escola? Existem fontes alternativas de gua? Qual o custo da gua na escola? As pessoas utilizam a gua de maneira eficiente na escola? Existem normas sobre o consumo ideal de gua por indivduo?

Qual a qualidade da gua consumida na escola? possvel re-utilizar a gua? Existem equipamentos que reduzem o consumo de gua? Nesta etapa bom distinguir fatos (dados, situaes ocorridas) de suposies ou de julgamento de valor que so objetos de debates . Normalmente, as questes propostas na Sondagem Inicial so muito amplas e abrangentes e no ser possvel, nem desejvel, que todas sejam investigadas. As etapas seguintes destinam-se a limitar a abrangncia e a precisar o projeto.

Etapa 2. Panorama de investigao.


uma etapa na qual busca-se ampliar a sondagem inicial atravs da formulao, pelo professor e pelos alunos, de outras questes relevantes relacionadas com o projeto e que ou no foram levantadas ou foram abandonadas na etapa anterior. Esta etapa ainda bastante espontnea, trata-se de questionar e lanar dvidas a responder e fornecer explicaes. Nesta etapa, caracterizada pela compreenso e apreenso da posio dos alunos frente ao projeto, ainda no se faz apelo aos especialistas e as especialidades, porm a experincia do professor fundamental na definio das questes cujo critrio para a escolha o seu vnculo com o projeto a ser desenvolvido. a etapa que d refinamento Sondagem Inicial. Ela constitui-se das seguintes aes:

Listagem dos atores a relao das pessoas diretamente atingidas na situao-problema investigada. No exemplo apresentado seriam: os estudantes, diretor, professores e funcionrios da escola, encanadores tcnicos de eletrodomsticos, os fabricantes e vendedores de equipamentos hidrulicos, os responsveis pela poltica ambiental, pela captao, fornecimento e controle de qualidade da gua (Sabesp, Cetesb, etc), entre outros. Pesquisa de normas o momento de levantar as normas e/ou leis que regem situao, do ponto de vista tcnico, tico ou comercial, bem como as normas definidas pela cultura relacionadas situao-problema investigada. No caso da reduo do consumo de gua, as normas estariam ligadas aos sistemas hidrulicos, qualidade da gua, captao, ao

armazenamento, distribuio e tarifao da gua, ao comrcio, diviso de responsabilidade pela distribuio etc. Essas normas poderiam ser investigadas a partir de questes como: quais so as normas para a fabricao de vlvulas hidrulicas? ; quais so as normas para distribuio interna de gua? Como cobrada a gua consumida na escola? Pode-se captar gua de forma alternativa no interior da prpria escola? Quais os parmetros para o consumo de gua? Quais so as agncias que controlam a distribuio de gua da minha escola?
A lista de conflito de interesse e das tenses A soluo de todo problema envolve conflitos de vrios tipos. Isso por que os verdadeiros problemas no tm uma soluo plenamente satisfatria, definitiva e consensual. Ao contrrio, as solues so resultado de debates e discusses, que devem ser enfrentadas. So levantados questionamentos a respeito das vantagens, desvantagens, valores, escolhas relacionadas com a situao investigada no projeto. So levantados questionamentos a respeito das vantagens, desvantagens, valores, escolhas relacionadas ao problema proposto pelo projeto. Um exemplo de tenso a contraste entre os prazeres de um banho e o seu custo e suas conseqncias sobre o meio ambiente; interesses dos consumidores versus interesses dos industriais. Isso reflete as dificuldades de um adolescente avaliar os resultados de suas aes em algo que parece to distante no tempo e no espao imediatismo juvenil. Um conflito evidente entre no consumo da gua a relao entre o baixo preo da gua fornecida e a necessidade de reduo no consumo, pois sabido que as pessoas tendem a desperdiar o custo pouco.

Listagem de caixas-pretas ligadas situao a determinao de temas a serem pesquisados que esclarecem as questes levantadas anetriormente na sondagem inicial. Elas so subsistemas materiais ou conceituais que se pode estudar. Nessa etapa, as caixas so apenas listadas. A escolha das caixas pretas que sero abertas depender do encaminhamento do projeto. No exemplo proposto, poderamos considerar como caixas-pretas possveis, a imagem do banho na sociedade, a influncia da gua na higiene e na sade, a evoluo do banho no curso da Histria, o sistema de

distribuio de gua no interior de prdios, a presso da gua, dimetro dos tubos, altura da caixa dgua, o funcionamento do hidrmetro, o que define a qualidade da gua consumida, a captao da gua, Bacia Hidrogrfica, poluio das guas, o ciclo da gua, o sistema de tratamento de gua, hbitos e consumo de gua, etc Organizao conceitual do problema a etapa onde se apresenta os grandes temas a serem investigados e os caminhos possveis para a soluo do problema proposto. Seria um organograma contendo os focos de assuntos e necessidades do projeto. Isto ajuda a estabelecer critrios para realizar escolhas e determinar o perfil do produto final do projeto, ou seja, mantm um controle sobre o projeto com relao aos objetivos escolares. Lista de especialidades pertinentes ela feita com o objetivo de aprofundar e completar as informaes j levantadas pelo grupo. Isso , list-se especialista e/ou especialidades que podero vir a ser consultado posteriormente. Usurios, consumidores, donas de casa e outros podem tambm ser considerados especialistas, pois detm conhecimento prtico. Exemplo de lista de especialistas pertinentes: bilogos, ecologistas, historiadores, economistas, fsicos, engenheiros, publicitrios, consumidores, matemticos, mdicos, especialistas em meio ambiente, etc Etapa 3 Consulta aos especialistas e s especialidades Trata-se da busca de conhecimento capaz de esclarecer determinado assunto envolvido na situao atravs da consulta a especialistas ou ao conhecimento por eles produzidos. A equipe do projeto quem define quais dos especialistas listados na etapa anterior sero consultados. Esta consulta permitir balizar a escolha de quais caixas-pretas sero abertas, ou seja do aprofundamento conceitual de certos assuntos. Os professores das diversas disciplinas da escola so especialistas em suas reas de conhecimento, mas em geral as demandas do projeto extrapolam as suas respectivas competncias. necessrio ento que o grupo escolha quais os especialistas listados devero ser consultados. Muitas vezes no necessrio

que pessoas sejam consultadas, mas apenas o conhecimento ligado s especialidades. Por exemplo, se se deseja entender como a gua pode prejudicar a sade, pode-se optar por consultar um mdico sanitaristas ou livros, sites, e demais documentao relacionados ao tema.
A equipe do projeto deve aps a consulta, debater sobre quais as assuntos mais importantes e que merecero ser objeto de estudo posterior. Esta consulta permitir a definio das caixas pretas a serem abertas na etapa seguinte. Pode-se dividir os estudantes em equipes para cumprir a tarefa de obter as informaes dos especialistas ou consultar as especialidades.

Etapa 4 Indo prtica


uma etapa de aprofundamento, definido pelo projeto e pela equipe, na qual ocorre o confronto entre o estudo terico e as situaes concretas. Deixa-se de pensar sobre os aspectos da situao para confront-la mais diretamente com a prtica. Esta etapa pode ser efetuada de vrias maneiras: entrevistando um consumidor ou um tcnico da sabesp, desmontando um hidrmetro, visitando uma estao de tratamento de gua, reconhecendo o sistema hidrulico da escola etc. Outros exemplos seriam: desmontar uma vlvula de descarga, entrevistar pessoas sobre a freqncia e o tempo empregado em atividades que envolvem o uso de gua, analisar as contas de gua da escola, fazer um levantamento sobre o nmero de torneiras, descargas, e demais pontos de gua no interior da escola, buscar estatsticas sobre o consumo mdio de gua na regio, visitar o local de captao de gua da escola, pesquisar sobre o sistema de tarifao da cidade etc. Pode ser oportuno, nesta etapa, dividir os estudantes em sub-grupos com funes especficas, como equipe tecnolgica (responsvel por investigar os equipamentos hidrulicos da escola), equipe qualidade da gua, equipe fontes de gua (responsvel por investigar as fontes de gua da escola) .

Etapa 5. Investigao disciplinar. Este o momento para se tratar de contedos especficos das disciplinas (Fsica, Matemticas, Histria, Portugus, etc). Esta etapa caracterizada pelo estudo aprofundado de um determinado assunto. Isto deve acontecer sob a orientao do

professor, seja ele da disciplina em questo, ou no. Entretanto no se deve procurar esgotar todo o assunto ligado ao assunto, deixando-se que os estudantes se envolvam com pesquisas e consultas a livros, realizao de pequenos trabalhos como a experincias, seminrios, textos etc. O professor deve seleciona contedos que levem ao estudo de noes importantes de natureza tcno-cientfico-cultural relacionadas a pontos especficos do projeto. No se deve esquecer que estamos produzindo uma representao interdisciplinar dentro de uma estrutura escolar que se organiza em disciplinas. Portanto devemos abrir caixas pretas que privilegiem questes ligadas a elas. Exemplos de contedos que podero ser explorados dentro das disciplinas so: levantar grficos de consumo de gua por consumidores escolares; estudar formas alternativas de captao de gua; estudar o sistema hidrulico de distribuio de gua da escola; estudar o funcionamento dos diversos equipamentos hidrulicos, vlvulas, registros, torneiras, bombas, bias etc; estudar os processos de tratamento de gua; estudar o sistema de captao de gua da cidade/bairro no qual a escola se insere; estudar a Bacia hidrogrfica na qual a escola se insere. Etapa 6. Organizando os conhecimentos obtidos. Esta etapa consiste na elaborao de uma sntese, a partir da informaes e dos estudos realizados, que indique os aspectos importantes escolhidos pelo grupo. A esquematizao pode ser feita atravs de um resumo, de um esquema, de um srie de itens, de uma figura. No caso da reduo de consumo de gua, poderamos ter uma resumo o consumo na escola no ltimos anos e as estratgias de reduo; uma figura sobre o ciclo da gua no interior da escola, com legendas sobre o consumo em cada

etapa, uma tabela com os ndices de consumo de gua e metas de reduo, uma lista de aes capazes de reduzir o consumo de gua, etc.

Etapa 7. Elaborao do Produto solicitado nesta etapa que se produz o produto solicitado. importante que o professor exponha ao grupo a necessidade de se ter um roteiro de elaborao, para organizar o trabalho. Esse roteiro deve ter no mnimo as seguintes partes: 1- caractersticas do produto no caso do produto ser uma cartilha, o nmero de pginas; o tipo de linguagem; colorida ou preto e branco; ilustrada ou no; ndice. 2- tarefas redao; ilustrao; diagramao; reviso; impresso; distribuio 3- equipes responsveis pelas tarefas. 4- cronograma

PROJETO: GUA AO LONGO DA HISTRIA


Neste projeto com nfase mais cultural, iremos nos limitar a indicar de forma mais sucinta sugestes para o desenvolvimento do mesmo. O detalhamento de cada etapa ser omitido pelo fato de j t-lo feito no exemplo anterior. Embora a problemtica abordada no presente caso seja mais prximo do conhecimento dos adolescentes, ainda assim mantivemos sugestes de atividades de sensibilizao.

ETAPA 0 definio da situao problema


Atividade de sensibilizao:

O professor pode iniciar o trabalho abordando a importncia da gua na vida dos povos. Para sensibilizar os alunos, pode-se pedir que investiguem os agrupamentos sociais e ou as civilizaes que surgiram e cresceram prximas aos rios. Na Antigidade, entre os rios Tigre e Eufrates, s margens do Nilo, do Ganges, entre outros. Na Idade Mdia europia a civilizao Inca cria canais de irrigao que lhe permitem viver nas montanhas dos Andes. No Brasil, as tribos indgenas cresceram prximas aos cursos de gua. Os povos indgenas em geral sempre defenderam os rios, fontes e toda e qualquer gua como o bero da vida para todos os povos indgenas. Para melhor compreender o significado da gua e da vida para os indgenas, o professor pode ler ou pedir aos estudantes que leiam o texto abaixo. Trata-se de uma carta do chefe Seattle dirigida, em 1852, ao Presidente dos Estados Unido. Este ltimo havia feito um inqurito sobre a aquisio de terras tribais para os imigrantes que chegavam ao pas. Essa carta expressa, na verdade, toda a moral da nossa conversa. Seria interessante ler a carta aos estudantes. TEXTO PARA SER LIDO PARA/PELOS ESTUDANTES:
O Presidente, em Washington, informa que deseja comprar nossa terra. Mas como possvel comprar ou vender o cu, ou a terra? A idia nos estranha.

Se no possumos o frescor do ar e a vivacidade da gua, como vocs podero compr-los? Cada parte desta terra sagrada para o meu povo. Cada arbusto brilhante do pinheiro, cada poro de praia, cada bruma na floresta escura, cada campina, cada inseto que zune. Todos so sagrados na memria e na experincia do meu povo. Conhecemos a seiva que circula nas rvores, como conhecemos o sangue que circula em nossas veias. Somos parte da terra, e ela parte de ns. As flores perfumadas so nossas irms. O urso, o gamo e a grande guia so nossos irmos. O topo das montanhas, o hmus das campinas, o calor do corpo do pnei, e o homem, pertencem todos mesma famlia. A gua brilhante que se move nos rios e riachos no apenas gua, mas o sangue de nossos ancestrais. Se lhes vendermos nossa terra, vocs devero lembrar-se de que ela sagrada. Cada reflexo espectral nas claras guas dos lagos fala de eventos e memrias do meu povo. O murmrio da gua a voz do pai do meu pai. Os rios so nossos irmos. Eles saciam nossa sede, conduzem nossas canoas e alimentam nossos filhos. Assim, preciso dedicar aos rios a mesma bondade que se dedicaria a um irmo. Se lhes vendermos nossa terra, lembrem-se de que o ar preciso para ns, o ar partilha seu esprito com toda a vida que ampara. O vento, que deu ao nosso av seu primeiro alento, tambm recebe seu ltimo suspiro. O vento tambm d s nossas crianas o esprito da vida. Assim, se lhes vendermos nossa terra, vocs devero mant-la parte e sagrada, como um lugar onde o homem possa ir apreciar o vento, adocicado pelas flores da campina (...)(...) (p. 34). O professor deve destacar o impacto do meio ambiente na formao na sobrevivncia dos povos. Estes esto integrados em suas paisagens. Eles fazem parte do seu mundo, e cada elemento desse mundo se torna sagrado para eles.

A partir da poderia-se destacar como problemtica geral a seguinte questo:


POSSVEL COMERCIALIZAR A GUA? A escolha desta situao problema est relacionada ao papel que a gua sempre representou para os grupos sociais. Merece destaque o fato que todas as civilizaes da Antigidade nasceram e se desenvolveram prximas aos cursos de gua, utilizando-a como elemento de sua sobrevivncia. A existncia da gua contribuiu para que o homem

deixasse de ser nmade para se tornar sedentrio. Com a gua foi possvel desenvolver a agricultura, o comrcio e posteriormente, a indstria. A disputa pela posse da gua sempre foi motivo de agregao e desagregao de povos e grupos sociais. Reza a tradio e por direito consuetudinrio, todo sujeito que tem gua em suas terras obrigada, por lei, permitir que ela seja usada por outras pessoas e conceder o direito de ser explorada, portanto, a gua um bem universal. Por ser um bem universal em todas as culturas existem mitos que do sustentao a referenciais simblicos sobre a gua. Pode-se questionar os alunos sobre a questo acima, pedindo que cada um deles se posicione com relao a ela. O debate deve fazer emergir uma srie de idias, exemplos e argumentos que devem ser objeto de discusso pela classe. Problema: O professor deve encaminhar a discusso de forma a restringir a problemtica para uma questo mais fechada, para a qual possa ser dada uma resposta. A proposta aqui apresentada que, aps a discusso anterior, seja proposta o seguinte problema: POR QUE A GUA, UM PRODUTO QUE SE ENCONTRA LIVREMENTE NA NATUREZA, TORNOU-SE UM OBJETO MERCADOLGICO ? Produto: Diversos produtos podem surgir como resposta a esse problema. Poderamos citar uma pea teatral representando a transformao da gua, uma poesia coletiva, um vdeodocumentrio, uma histria em quadrinho, uma escultura, uma um conjunto deles. Esse o tipo de projeto que propicia que os estudantes decidam qual o melhor produto. Tempo: O tempo para esse projeto deve oscilar em torno de 2 meses, como o projeto anterior. Comentrio geral: Esse problema pode ser contextualizado em termos regionais, tratando da gua na cidade/bairro onde a escola se localiza. Isso pode dar um significado particular a idia de gua e civilizao, pois o grupo passaria investigar a histria da gua em termos locais. As sugestes a seguir forma feitas em termos mais amplo, pensando a gua como mercadoria numa sociedade globalizada.

Etapa 1 Sondagem inicial


Ao se propor o problema acima, espera-se que os estudantes se manifestem espontaneamente sobre ela. As questes que podem aparecer so listadas a seguir: Por que as principais civilizaes cresceram prximas aos cursos de gua? Como viveram os povos da Antigidade s margens dos rios ? Como os rios auxiliaram na explorao do interior do Brasil ? Como os rios so definidores do territrio nacional ? Qual o papel dos rios na identidade dos povos? Quais os simbolismo ligados ao uso da gua? Quais as profisses que apareceram com o uso da gua ? Qual a relao entre a gua e a produo industrial ? Por que todos os governos sempre legislam sobre o uso da gua ? Quais as formas em que a gua aparece como mercadoria na sociedade atual? Quais mudanas que aconteceram no uso da gua ao longo dos ltimos sculos?

Etapa 2 Panorama de investigao


Listagem dos atores No exemplo apresentado seriam: os povos antigos, consumidores, os comerciantes, os fabricantes de gua mineral, os aguadeiros, os detentores de fontes de gua, os governantes etc Pesquisa de normas No caso deveria se investigar a legislao sobre: a propriedade, direito e uso da gua; comrcio de gua; exportao e importaod.
A lista de conflito de interesse e das tenses A principal conflito neste caso parece ser entre a propriedade e o direito de uso de gua. Esse aspecto est fortememten ligado legislao do pas, local, que dever ser pesquisada no item anterior.

Listagem de caixas-pretas ligadas situao AS caixas pretas seriam, neste caso, ligadas a aspectos culturais e econmicos. Poderamos considerar como caixas-pretas possveis, a imagem da gua nas

civilizaes, a influncia da gua no desenvolvimento da sociedade, o sistema de distribuio de gua nos povos antigos, o aparecimento da gua como mercadoria, a irrigao agrcola, a venda da gua na sociedade moderna etc Organizao conceitual do problema Seria um organograma contendo os assuntos e as necessidades do projeto, apresentados de forma esquemtica. Lista de especialidades pertinentes Historiadores, economistas, legisladores e advogados, pessoas mais velhas que vivenciaram outras realidades em relao ao uso da gua, arquivistas, bibliotecrios, etc.

Etapa 3 Consulta especialista


Procura de profissionais que trabalharam e/ou trabalham na distribuio da gua Entrevistas com antigos engenheiros das Secretarias municipais de obras publicas para conhecer a bacia hidrogrfica do municpio e os eventuais problemas (antigos e atuais) ligados a enchentes e a epidemias provocadas pela falta de tratamento da gua. Entrevistas a historiadores. Consulta a bibliotecas e arquivos.

Etapa 4- Sada de campo


Consultar antigas municipais e visitar arquivos e museus Visitar clubes na procura de fotografias ligadas ao lazer e gua. Visita as Unidades de Sade Andar pela cidade com um mapa localizando os cursos dos rios e riachos e a localizao de fbricas. Visitar os estabelecimentos comerciais que vendem gua. Visitar estao de tratamento de gua. Conversar com os moradores antigos do bairro e discutir sobre o fornecimento de gua etc

Etapa 5 Investigao disciplinar.

Relacionar dos dados obtidos na pesquisa de campo com os dados coletados nas pesquisa bibliogrfica. Analisar os simbolismos ligados a gua e a sua relao com a realidade. Analisar as relaes sociais surgidas nos chafarizes e bicas de gua. Identificar e comparar os profissionais que apareceram com a gua. A disciplinarizao na distribuio da gua levou a mercantilizao deste produto. Fazer relatrios referentes as pesquisas de campo. Muitos destes procedimentos foram colocados nos itens anteriores.

Etapa 6- Organizao dos conhecimentos obtidos


Organizao dos dados pesquisados usando como critrios as situaes problemas postas. Estabelecer relaes entre os dados pesquisados buscando identificar as permanncias e mudanas e as semelhanas diferenas existentes entre perodos entre pocas, municpios, planos governamentais e medidas preventivas.

Etapa 7 Elaborao do Produto solicitado


Veja as indicaes na etapa 7 do exemplo anterior. Acrescentemos a eles a verificao junto a turma se o produto elaborado foi capaz de representar satisfatoriamente a mudana de estatuto da gua, de bem natural, para produto mercadolgico.

Avaliao da Atividade por Projeto


Aps a elaborao do produto, o professor deve propiciar a avaliao da atividade. Ou seja, fundamental que os estudantes tomem conscincia do que eles aprenderam com a realizao do projeto. E essa aprendizagem deve ser entendida muito mais em termos de competncias e habilidades, do que em termos de contedos. Para isso, deve ser fazer basicamente quatro questes ao grupo: 1. O que estudamos nos habilitou a melhor negociar com nosso mundo? 2. Ele nos deu mais autonomia frente aos desafios do mundo cotidiano? 3. Os saberes estudados melhoraram nossa capacidade de tomar deciso em face de problemas ligados situao-problema proposta? 4. O desenvolvimento do projeto permitiu uma melhor representao do mundo e de nossa histria, incrementando as possibilidades de comunicao com os outros indivduos?
Essas questes genricas devem ser avaliadas pelo grupo em termos da situaoproblema trabalhada. De forma mais especfica, seria interessante realizar um balano com

a turma de forma a avaliar se o produto obtido(cartilha, site, etc) poder contribuir para a reduo do consumo de gua na escola. Em termos formais, o professor pode pedir aos alunos que produzam uma avaliao sobre o projeto, dando um conceito para o trabalho coletivo e um conceito para a sua participao individual. Todas as etapas de elaborao do projeto tambm podem ser utilizadas como fontes de avaliao. As atividades por projeto so um ocasio para o exerccio da avaliao continuada.

Вам также может понравиться