Вы находитесь на странице: 1из 11

A FALTA DE LIMITES EM CRIANAS DA EDUCAO INFANTIL SEGUNDO A PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS

GONALVES, Josiane Peres PUCRS josianeperes@unipan.br Resumo Sabemos que o comportamento da criana tem se modificado com o passar do tempo e que um dos fatores que muito tem preocupado refere-se falta de limites evidenciada desde o incio da infncia. Tanto em casa quanto na escola o fator mencionado interfere de forma negativa dificultando a relao entre o adulto e a criana. No caso de crianas que freqentam escolas particulares, a falta de limites pode ser presenciada atravs da manipulao do aluno, que fora o professor a atender as suas vontades sem respeitar os papis que esto sendo desempenhados. Dessa forma, o objetivo deste estudo analisar como o professor est lidando com a falta de limites e autoritarismo por parte dos alunos de Educao Infantil, para que se possa evidenciar alguns aspectos inerentes a postura do professor que devem ser valorizados para evitar este tipo de problema. Para atender a esse propsito, alm da pesquisa bibliogrfica foi realizada uma coleta de dados com 11 professoras, com faixa etria de 20 a 37 anos, que atuavam em escolas da rede particular do Municpio de Cascavel no Paran. O instrumento utilizado foi um questionrio com cinco questes abertas, que foi aplicado no prprio ambiente escolar em forma de entrevista dirigida. Os resultados indicaram que existe uma submisso do professor, mas essa no est explcita por se tratar de escolas particulares onde se privilegia o aluno, ocasionando a indisciplina. Conclui-se que manter os limites mesmo em escolas privadas necessrio para que o aluno aprenda a respeitar o professor como um profissional capacitado para educar, evitando que situaes manipulativas do aluno em relao ao professor predomine no ambiente escolar. Palavras-chave: Escola; Limites; Prtica docente. Introduo Nos dias atuais muito se fala na falta de limites, aliados a vivncia profissional por componentes da rede particular de ensino. Para comearmos esta discusso devemos avaliar o ambiente onde o professor atua. Vamos nos ater ao comportamento dos alunos que ignoram a autoridade do professor porque os pais induzem a verem como uma espcie de empregado ou prestador de servios, pago por seus pais. Certas escolas agem como se a lgica do comrcio, aquela que diz que o fregus sempre tem razo, tambm valesse dentro da sala de aula, evitando a escola perca clientes. Esta postura pode prejudicar o trabalho do professor que ter que se ajustar aos interesses dos alunos.

Coordenadora do Curso de Pedagogia da FACIAP/UNIPAN de Cascavel-Pr. Doutoranda em Educao pela PUC/RS.

3398

Apoiaremos na educao construtivista, onde o ambiente scio-moral deve ser cultivado e o respeito continuamente praticado. Para Rheta De Vries e Betty Zan (1998, p.11), no livro A tica na Educao Infantil o ambiente scio-moral toda a rede de relaes interpessoais em uma sala de aula. Essas relaes permeiam todos os aspectos das experincias da criana na escola. O termo ambiente scio-moral sugere as relaes das crianas com seus professores ou familiares e entre elas mesmas, tendo assim um impacto sobre suas experincias e seu desenvolvimento social e moral. Dar limites s crianas na Educao Infantil iniciar o processo de compreenso e apreenso do outro, ningum pode respeitar seus semelhantes se no aprender quais so os seus limites, e isso inclui compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja na vida. Comeando ento, combater a indisciplina. O professor nas aulas da Educao Infantil constri conhecimentos, firma habilidades, estrutura significaes, desperta potencialidades, assim tambm estabelecendo limites. Portanto de suma importncia uma anlise conjunta: famlia e escola. A famlia, pai, me e filho, em parceria com a Orientao Educacional ou com os educadores, devem tentar detectar as possveis falhas e tentar solucionar os problemas da disciplina. Sendo assim, com uma posio firme dos pais de encarar a disciplina como prioridade do filho neste momento, h possibilidade de uma posio pr-ativa por parte do aluno, no s no que diz respeito escola, mas tambm na famlia. Esperamos que, nesse momento social em que a mudana de comportamento visvel, este material possa auxiliar para suas reflexes e contribuir para o repensar da disciplina junto aos grupos com os quais convive e desenvolve sua ao profissional. Com certeza no temos a soluo pronta e acabada, mas atravs dos resultados apresentados no presente estudo, esperamos contribuir com os profissionais que se deparam com a problemtica aqui abordada. O Professor e a escola diante da indisciplina Em tempos modernos, certos princpios esto em pauta gerando preocupao sobre a ao docente perante os valores que devem ser construdos no processo educativo. Destacamos em especial a indisciplina na educao infantil e como o professor est lidando com a falta de limites em sala de aula. Vale lembrar que a indisciplina est relacionada organizao educacional, pedaggica, s polticas econmicas e sociais entre outras.

3399

Na viso do professor o que falta mesmo disciplina, ou seja, um hbito interno que facilite a cada pessoa o comprimento de suas obrigaes. Trata-se de um autodomnio, da capacidade de utilizar a liberdade pessoal isto a possibilidade de atuar livremente superando o condicionamento interno e externo que se apresentam no cotidiano. Para podermos aplicar no ambiente escolar a disciplina faz-se necessrio que as normas bsicas de convivncia estejam formuladas e justificadas com clareza e sensatez, sendo conhecidas e aceitas pela escola, famlia e sociedade. O problema da indisciplina um dos principais obstculos enfrentados pelo professor em sua atuao em sala de aula, pois se percebe a falta de regras e limites por parte da criana desde a primeira infncia. A criana que aprende desde pequena que o mundo feito de regras, poder se comportar de acordo com elas, mesmo sem a presena dos pais. Alguns autores como Iami Tiba (2002), Maria Augusta Sanches Rossini (2001) e Tnia Zagury (2002) fazem referncia a gerao de pais que confundem autoridade com autoritarismos e optam por no colocar limites. Outros alegam que a gerao de pais recebe outro tipo de modelo atravs da mdia e acaba sofrendo sua influncia. Para essa abordagem liberal os pais esto sendo influenciados por modelos mais liberais e terminam por assumir um papel mais moderno de educar. p.43): Sendo assim so corretas os seguintes ensinamentos do professor Iami Tiba (1996,

Cabe os pais delegar ao filho tarefas que ele j capaz de cumprir. Essa a medida certa do seu limite. por isso que os pais nunca devem fazer tudo pelo filho, mas ajud-lo somente at o exato ponto em que ele precisa, para que, depois, realize sozinho suas tarefas. assim que o filho adquire auto confiana, pois est construindo sua auto-estima. O que ele aprendeu uma conquista dele.

Definir limites com os educandos, deixar claro o que possvel ser feito e em que situaes eles podero ser cobrados s auxilia em seu crescimento pessoal e em suas atividades estudantis. Tambm sustentar esses limites em princpios e valores que lhe dem respaldo para viver com dignidade muito importante, pois assim, estabelecida uma relao entre educador e educando e entre escola e famlia. Na obra Pedagogia Afetiva (2001, p.44) Rossini define que:
A complexidade da vida moderna acaba delegando aos professores papeis antes s de responsabilidade dos pais. A famlia de hoje conta muito com a escola, ou seja, com seus professores na formao das crianas e dos jovens. Ela precisa estar informada sobre a linha de conduta que a escola tem com seus filhos e, o que fundamental, concordar com esta linha: preciso falar a mesma lngua. Nos dias de

3400

hoje, o professor deve ser um lder, deve saber tambm que liderana no se impe, se conquista. Na sala de aula, ele representa a direo, a prpria famlia. Ali ele o dono da lei.

No cotidiano escolar percebemos que o educador necessita ter qualidades humanas imprescindveis como, por exemplo: equilbrio emocional, responsabilidade, carter, alegria de viver, tica e principalmente gostar de ser professor. Alm claro de ter um maior conhecimento sobre o manejo de sala e de como melhor se relacionar com o aluno. Tambm o professor, tem um papel de mediador entre nossa realidade social e a misso de educar. E esta realidade social que nos apresenta o grande desafio: viver num mundo de alto desenvolvimento tecnolgico sem esquecer que estamos tratando com seres humanos em formao. De acordo com Rossini (2001), crianas gostam de professores que lhe dem limites. Os professores bonzinhos nunca sero respeitados; cairo no esquecimento com muita facilidade. Alguns professores declaram que no incio de carreira se sentem inseguros por entregarem o processo de estabelecimento de regras as crianas. Tm medo de que os alunos no aceitem as regras trazendo inmeros transtornos para sala de aula como tambm para sua profisso. Naturalmente, o professor no deve entregar tudo s crianas, mas sim discutir o que o estabelecimento de regras, oferecer idias de como cri-las, fixa-las por escrito na sala de aula e envolv-las no comprimento destas. Iami Tiba (1996, p.118) comenta que Como todo empregado, o professor tem direitos e obrigaes. Eventuais insatisfaes ou desavenas empregatcias devem ser resolvidas por meio dos canais competentes. Por isso importante que os professores adotem um padro bsico de atitudes perante as indisciplinas mais comuns, como se todos vestissem o mesmo uniforme comportamental. Esse uniforme protege a individualidade do professor. Quando um aluno ultrapassa os limites, no est simplesmente desrespeitando um professor em particular, mas as normas da escola. Portanto, faz necessrio o professor ter a mentalidade aberta e acompanhar o processo de construo do conhecimento, agindo como agente entre os objetos do saber e a aprendizagem, ser para o aluno seu decifrador de cdigos e receptador de suas muitas linguagens, significa estabelecer limites e construir democraticamente uma interao onde em lugar de opresso e da prepotncia eleva-se a dignidade de quem educa, a certeza de quem planta amanh.

3401

Mas na prtica os alunos ignoram a autoridade do professor, porque o vem como uma espcie de empregado ou prestador de servios, pagos pelos pais. Certas escolas agem como se a lgica do comrcio, aquela que diz que o fregus sempre tem razo. Sabemos que a escola uma empresa, mas tratar os alunos como clientes ou patres uma total inverso de papis. Nesses casos preciso ressaltar a importncia da autoridade moral do professor que, para Libneo (2001), trata-se das qualidades de personalidades do professor: sua dedicao profissional, sensibilidade, senso de justia e traos de carter. Ou seja, crianas excessivamente inquietas, agitadas, com tendncia agressividade, que se destacam do grupo pela dificuldade de aceitar e cumprir as normas, s vezes, no conseguindo produzir o esperado para sua idade, representam um desafio constante para suas famlias e a escola. Por outro lado, certa dose de teimosia normal em toda criana e faz parte do processo evolutivo infantil. Portanto, queremos deixar claro que no estamos centrando exclusivamente nos professores a responsabilidade pelo comportamento dos alunos na aula, mas, no podemos deixar de acentuar que quando os professores atuam com competncia profissional, unidade e coerncia, sentindo-se responsveis pelo que ocorre ao seu redor, os comportamentos inadequados ficam restritos a poucos alunos, com problemas muitas vezes de origem extraescolar. A competncia profissional do professor est muito relacionada com o conceito de autoridade que, segundo Cardoso (1998), diferente do conceito de autoritarismo. Enquanto a autoridade indispensvel para que a criana perceba seus pais e professores como figuras fortes de apoio e identificao, internalizando-os de forma positiva, como adultos capazes de auxilia-la a controlar seus impulsos destrutivos sem se sentir humilhada e com baixa autoestima, o autoritarismo usa de promessas e ameaas para impor, fora, um tipo de comportamento criana. O ideal seria o adulto criar as normas junto com a criana e as sanes ao no cumprimento destas normas. Alm de compromet-la, responsabiliza-a pelas conseqncias de seus atos, caso no as cumpra. importante que ela possa cumprir a norma ou deixar de participar da tarefa at que esteja se sentindo apta a isso. Assim, o adulto a est auxiliando a tomar conscincia das conseqncias de suas atitudes. No se trata apenas de suprimir um comportamento indesejvel (induo pelo medo, ou pela imposio), mas de difundir a adeso ao comportamento desejado. No livro Escola sem Conflito: Parceria com os Pais, Tnia Zagury (2002, p.192) relata que:

3402

Hoje, a punio cada vez mais rara, tanto na escola como em casa. Os pais tm larga parcela de culpa no que diz respeito indisciplina dentro da classe. uma situao cada vez mais comum: eles trabalham muito e tm menos tempo para dedicar educao das crianas. Sentindo culpados pela omisso, evitam dizer no aos filhos e esperam que a escola assuma a funo que deveria ser deles: a de passar para a criana os valores ticos e de comportamento bsicos.

Uma soluo possvel seria de revitalizar a confiana da famlia no seu papel de formadora e traz-la cada vez mais para dentro da instituio. Quando os pais passaram a se sentir inseguros e culpados por no estar to prximo dos filhos, a escola tentou ocupar esse espao. Mas ela no tem condies de fazer bem as duas coisas. Os contedos esto mudando rapidamente. O professor precisa se renovar ter responsabilidades profissionais e no pode arcar com tarefas que so prioritariamente da famlia. Ao levar os pais a participar de encontros, palestras, reunies e troca de experincias com outros pais, eles saem fortalecidos e sentem que no esto sozinhos nessa luta. Metodologia Diante da problemtica discutida at ento e por ouvir reclamaes de alguns professores que atuam na educao infantil, sobre o comportamento de seus alunos, optamos por realizar uma pesquisa de campo com alguns docentes da rea para compreender melhor esta situao e se possvel, contribuir com a melhoria de sua prtica educativa. Assim a pesquisa exploratria e de abordagem qualitativa, foi realizada com 11 professoras todas mulheres - provenientes de escolas particulares de Cascavel. A escolha das escolas foi por convenincia e as professoras foram selecionadas atravs de experincia profissional na Educao Infantil. A idade das participantes era de 20 a 37 anos, aptas para estarem respondendo as questes propostas por serem professoras da Educao Infantil e a formao das mesmas era acadmicas e graduadas no curso de Pedagogia. Os nomes aqui adotados so fictcios para preservar a identidade dos participantes e tambm as respostas sero mantidas em fiel ortografia. Optamos por uma entrevista dirigida com questionrio aberto em resposta a cinco perguntas. Explicamos as professoras que pretendamos realizar um estudo sobre como o professor est lidando com a falta de limites na sala de aula e todas se concordaram em colaborar, sem hesitao. Para a anlise dos dados realizou-se uma leitura atente de cada entrevista, obtendo a compreenso do todo. Dos relatos obtidos proporcionamos aos professores a fazerem uma reflexo especfica sobre seu papel profissional e sua trajetria com alunos indisciplinados.

3403

Visamos tambm proporcionar a livre expresso de idia e vivncia dos participantes em relao experincia de solicitar e obter auxlio de um grupo de orientao. Resultados e Discusso Para iniciarmos esta discusso daremos nfase a submisso do aluno em sala de aula perante aos professores. Defenderemos esses resultados que vm de encontro aos estudos de autores como: Tnia Zagury, Rheta De Vries & Betty Zan e Iami Tiba. Esses autores permeiam os aspectos das experincias da criana na escola. Apresentase a seguir os questionamentos e suas respectivas anlise da entrevista com as 11 professoras da Educao Infantil da rede privada. Ao serem questionadas sobre sua opinio em relao indisciplina dos alunos da educao infantil, percebemos que a maioria das professoras que participaram da pesquisa deu um enfoque no papel da famlia, que passou a delegar funes que antes eram de pai e me, para professores e instituio. Como foi citado pela professora Amanda: Considerando a faixa etria da criana, acredito que nesta etapa que se forma na criana muitos valores e eu diria regras que ele deve respeitar como bons princpios e que ela levar para sua vida. No se pode confundir. Dar limites necessrio, a criana precisa disso. A permissividade em excesso nociva. E tudo que se vivencia na famlia, reflete na escola. Estes dados levam a crer que as famlias que deveriam ajudar na formao dos valores das crianas, tornando estas a terem responsabilidades de tornar o filho (a) adaptado para o mundo moderno, proporcionando as condies para sobrevivncia em uma sociedade global e competitiva. E tal idia vai de encontro a que foi proposta por Zagury (2002, p.196) que diz:
H um grupo de pais que, depois de matricular os filhos parece considerar sua misso terminada e da em diante entrega escola toda e qualquer problemtica relacionada educao (quer se trate de contedo, quer se esteja falando de formao tica ou cidadania). De uma maneira geral, esses so pais ausentes, que no comparecem a reunies quando convidados ou que, quando chamamos para entrevistas ou reflexes conjuntos, nunca podem ir.

Por outro lado houve situaes em que as causas da indisciplina dos alunos da Educao Infantil foram escolares como cita Renata uma das participantes: A indisciplina dos alunos acontece quando h falta de interesse por no compreender a atividade proposta ou por falta de organizao da rotina escolar, portanto necessrio o dilogo entre alunoprofessor sobre os combinados de como devemos nos comportar para realizar com sucesso tal atividade, pois cada atividade exige um tipo de comportamento diferente. Nos dias atuais no

3404

possvel organizar atividades em que se exija do aluno o silncio total e a inrcia durante todo o perodo escolar. Entendemos que o professor tem um papel essencial como o de remeter informaes que os alunos vo transformar em conhecimento. Em outras palavras o professor precisa ter muita criatividade, alegria, bom humor, respeito humano e disciplina tornando assim sua aula mais atrativa. Considerando que o objetivo deste estudo conhecer como o professor est lidando com a falta de disciplina e autoritarismo por parte dos alunos, procuramos verificar se as professoras em algum momento vivenciaram situaes em que seu aluno tentou manipular pelo fato de estarem pagando ou por ser escola particular. Como apresenta a professora Eliane: Sim. Mas estes so conceitos que no partem da prpria criana e sim so pensamentos que acabam sendo comentados pelos adultos e que influenciam as atitudes das crianas. Analisando as respostas das professoras a maior parte deixou explcito que a relao de poder vem dos pais. Que so os manipuladores de seus filhos. Os estudos de Rheta De Vries & Betty Zan (1998, p.55) enfatiza que:
Quando as crianas so continuamente governadas pelos valores, crenas e idias dos outros, elas desenvolvem uma submisso (se no uma rebeldia) que pode levar ao conformismo irrefletido na vida moral e intelectual. Em outras palavras, enquanto os adultos mantiverem as crianas ocupadas em aprender o que os adultos desejam que elas faam e em obedecer s regras deles, elas no sero motivadas a questionar, analisar ou examinar suas prprias convices.

J na viso da professora Vanessa o problema pode ser outro. Segundo ela, No casos de alunos, mas com certeza e freqncia manipulao por parte da direo da escola. Nos dias de hoje a escola particular passou a ser empresa sendo assim o que se visa o lucro, este lucro se chama aluno cliente. Portanto a direo impe que seus professores empregados sejam submissos a qualquer atitude inadequada dos alunos. Na questo seguinte questionava-se as professoras qual seria sua posio diante da manipulao dos alunos, de que forma agiriam e porque. Para professora Eliane: O primeiro passo promover uma conversa informal, com o intuito de explicar que mesmo quando pagamos, temos os nossos direitos e deveres a cumprir e que nossos direitos terminam quando comeam os direitos dos outros, fazendo-se necessrio o respeito mtuo entre as pessoas. Ainda que esta seja uma postura questionvel essa uma atividade que pode ser entendida e praticada de diferentes maneiras. Portanto faz necessrio que a criana

3405

compreenda que existe regras e normas causando uma construo moral formando relaes de reciprocidade e respeito mtuo. No livro Disciplina, Limite na Medida Certa, do autor Iami Tiba (1996) argumenta a disciplina escolar como um conjunto de regras que devem ser obedecidas tanto pelos professores quanto pelos alunos para que o aprendizado escolar tenha xito. Portanto, uma qualidade de relacionamento humano entre o corpo docente e os alunos em uma sala de aula e, conseqentemente, na escola. Como em qualquer relacionamento humano, na disciplina preciso levar em considerao as caractersticas de cada um dos envolvidos, no caso professor e aluno, alm das caractersticas do ambiente. As demais professoras entrevistadas no vivenciaram nenhum fato de manipulao, mas sim ouviram relatos de terceiros. Como o caso da professora Milene: No vivenciei nem um fato de manipulao. Referente a meus colegas, sei que tiveram atitudes de indignao, pois no so obrigadas a acatar ordens de alunos, esto ali para passar conhecimentos, so educadores. Quando se tratou em saber a percepo das professoras entrevistadas sobre o posicionamento da escola diante dos fatos manipulativos, a escola mostrou a favor do professor ou do aluno? A maioria das professoras respondeu que a atitude da escola primeiramente de ouvir as duas situaes evitando o confronto entre alunos e professores. Segundo a professora Maria Ceclia: Na maioria das vezes promove uma conversao entre aluno e professor. Porm posiciona-se a favor do aluno e questionando o professor o que aconteceu?. Acreditamos que a escola deve ter uma relao harmoniosa, agindo com discernimento para resolver situaes problemas para obter xito na relao professor/aluno. Portanto a fala da professora Caroline vem ressaltar: A escola tenta em algumas vezes posicionar-se com neutralidade, ou seja, nem contra o professor e nem contra os pais. Porm, se forem pressionadas a posicionar-se, ficam sempre contra o professor, pois entendem o aluno como clientes e far de tudo para agrad-lo. Nesse sentido, Iami Tiba (1996, p.120) questiona: Um professor que trabalha numa instituio que sempre protege o aluno, o cliente, independentemente do fato de este estar ou no com a razo, no tem o respaldo da instituio quando precisa. Quem pode trabalhar bem nessas condies? Os professores no so orientados de maneira adequada para explorar suas capacidades e aperfeioar a qualidade de seu trabalho. Desconhecem sua importncia decisiva na educao dos alunos, que muitas vezes s tm a si mesmos como elementos de confiana,

3406

uma vez que a crise socioeconmica tambm consome seus pais. Tais professores passam a ser material de comrcio e, portanto, facilmente descartveis. Concluindo a srie de questes questionamos qual seria a melhor atitude a ser tomada se tivessem total autonomia diante dos fatos. A professora Caroline mencionou que: Com severidade sem fazer distino se o aluno paga ou no a escola. Isto posto, pode ser entendido que o posicionamento da escola impem que o papel do professor deve ser de transmitir conhecimento, a moral da autonomia para qualquer classe social. No seu relato a professora Amanda argumentou: A melhor atitude seria manter um dilogo aberto e de grande contribuio cientfica aos pais. Ou seja, levar conhecimento a eles, esclarecendo e formando opinies crticas. Falta na escola mais contato com os pais. preciso traz-los para dentro do ambiente escolar. uma forma de mostrar a eles o que a escola pretende. Cabe ressaltar que das onze professoras entrevistadas oito delas foram favorveis em propiciar um dilogo constante entre professor, aluno e famlia. A respeito da importncia do dilogo entre pais e escola so interessantes mais uma vez s concordncias do professor Iami Tiba (2002) afirmando se a parceria entre famlia e escola for formada desde os primeiros passos da criana, todos tero muitos a lucrar. A criana que estiver bem vai melhorar e aquela que tiver problema receber a ajuda tanto da escola quanto dos pais para super-los. Quando a escola, o pai e a me falam a mesma lngua e tm valores semelhantes, a criana aprende sem grandes conflitos e no quer jogar a escola contra os pais e vice-versa. Consideraes Finais O artigo ora apresentado resultado de uma pesquisa de campo realizado na prtica com professores da Educao Infantil nas escolas particulares. Ao analisarmos o assunto conclumos a importncia do professor manter uma postura profissional perante a falta de limites em sala de aula e a manipulao dos mesmos. Baseado nos estudos que fizemos ficou constatado que os professores devem demonstrar segurana naquilo que esto fazendo, para serem respeitados por seus alunos desde o primeiro dia de aula. A pesquisa indicou uma relao de poder imposta pelos pais reprimindo a atuao do professor.

3407

Portanto, faze-se necessrio criar normas juntamente com todos os alunos e professores para serem cumpridas, e as que no forem respeitadas, o professor deve estabelecer um dilogo para saber o porqu e adapta-las. No apenas o professor que deve estar interessado na boa disciplina, mas toda a escola como tambm na famlia, pois na sala de aula que se ajuda a construir futuros cidados com personalidade, onde vo aprender a limitar seus instintos que so impulsivos e necessitam de correo desde a primeira infncia. REFERNCIAS CARDOSO, Simone. Estabelecendo Limites. Porto Alegre, 1998. DE VRIES, Rheta; ZAN, Betty. A tica na Educao Infantil: O Ambiente Scio Moral na Escola. Porto Alegre, 1998. LIBNEO, J. Organizao e Gesto da Escola: Teoria e Prtica. Goinia: Alternativa, 2001. ROSSINI, Maria Augusta Sanches. Pedagogia Afetiva. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001. TIBA, I. Disciplina, Limite na Medida Certa. 38. ed. So Paulo: Gente 1996. TIBA, Iami. Quem Ama Educa. 48. ed. So Paulo: Editora Gente, 2002. ZAGURY, Tnia. Escola sem Conflito: Parceria com os Pais. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Вам также может понравиться