Вы находитесь на странице: 1из 27

Cancro da Prstata tudo o que precisa de saber

tudo o que precisa de saber


Informao e conselhos prticos para pessoas que tm que conviver com o cancro da prstata

Cancro da Prstata

ndice

ndice Prefcio Introduo 1. 2. 3. 4. 5.


Prstata Cancro da prstata Fatores de risco Sintomas mais frequentes Diagnstico Quando realizar os exames complementares?

6.
Ficha Tcnica Cancro da Prstata: tudo o que precisa de saber Propriedade Sociedade Portuguesa de Oncologia Associao Portuguesa de Urologia Edio, paginao e produo bloom up Patrocnio exclusivo Sanofi Oncology Tiragem 5000 exemplares

Escala de Gleason Tratamentos Cirurgia Radioterapia Crioterapia Hormonoterapia Quimioterapia

7.

8.

Novidades sobre o cancro da prstata Teraputicas-alvo: o que so?

9. 10. 11.

O cancro da prstata e o dia-a-dia Acompanhamento depois do tratamento A no esquecer Links de interesse

Prefcio

Ao longo do tempo os avanos na cincia mdica tm trazido novas opes diagnsticas e teraputicas, que se traduzem numa significativa melhoria de resultados, mas que de forma inadvertida tm contribudo a distanciar os clnicos dos doentes e o resultado um ambiente sanitrio dominado pela tecnologia em que o doente e as famlias so com frequncia excludos de importantes discusses sobre as diferentes alternativas de abordagem diagnstica e teraputica. O diagnstico de cancro constitui uma experiencia disruptiva e por vezes tumultuosa para os doentes e para a sua famlia. Uma boa comunicao como o doente com enfase na planificao antecipada um aspecto essencial nos cuidados do doente com cancro. A discusso do diagnstico, do prognstico e das opes teraputicas so processos nos quais a informao proporcionada essencial para o doente tomar decises. O uso de informao especfica de suporte para um conjunto de decises visa proporcionar ao doente um maior conhecimento da doena e uma percepo mais precisa do risco, assim como a reduo dos conflitos de deciso que levem os doentes a permanecer passivos ou indecisos. A partilha de informao essencial quando se pede um PSA para o rastreio de cancro da prstata ou quando se prope uma cirurgia major. Num cenrio de uma prtica clnica centrada no doente essencial proporcionar aos doentes informao em tempo adequado que

permita a sua participao no processo de deciso e enunciar as suas preferncias de forma explcita e informada. Para algumas decises existe uma alternativa claramente superior e as preferncias do doente assumem um papel secundrio uma fractura do colo do fmur ou uma apendicite aguda necessitam uma operao, uma meningite bacteriana necessita antibiticos. No entanto, para a maioria das decises no tratamento do cancro existe mais do que uma alternativa vlida e as diferentes alternativas englobam distintas combinaes de tratamentos possveis com diferentes efeitos secundrios. Decises acerca da realizao de um teste de rastreio ou gentico ou do tratamento de um cancro da prstata so bons exemplos de situaes nas quais o envolvimento do doente na deciso acrescenta valor. A informao escrita proporcionada aos doentes nem sempre completa e tanto os doentes como os clnicos beneficiam quando os doentes recebem informao sobre os tratamentos recomendados para uma determinada situao clnica. A informao escrita pode ajudar os doentes a assimilar, de forma eficiente, evidncias clnicas relevantes e contribuir para que os doentes possam expressar de forma mais clara as suas preferncias, especialmente para possveis resultados para os quais no estariam advertidos. A implementao de estratgias que incrementem o envolvimento do doente no processo de deciso um desafio para todos. Este livro Cancro da prstata, tudo o que precisa saber proporciona informao clara aos doentes e suas famlias sobre o tumor maligno mais frequente no sexo masculino. Por outro lado, pode constituir um instrumento til para os profissionais na sua prtica clinica diria, como veiculo de informao simples e clara aos doentes e dessa forma contribuir para uma maior satisfao, menos conflitos de deciso e maior adeso ao tratamento por parte dos doentes.

Joaquim Abreu de Sousa Presidente da Sociedade Portuguesa de Oncologia

Prefcio

O cancro da prstata hoje uma das grandes preocupaes mdicas das sociedades modernas. Para isso contribuem fatores vrios, de que destacamos o fato de ser o cancro mais frequente no homem e neste representar a segunda causa de morte mais comum por cancro. Tambm como aspeto muito importante o fato deste cancro evoluir muitas vezes de forma silenciosa, podendo atingir estadios avanados sem um nico sintoma. Por isso, s com uma vigilncia adequada dos homens a partir dos 50 anos de idade podemos detetar esta doena nas suas fases iniciais, altura em que tem grandes hipteses de ser curada. Para atingir estes objetivos necessrio uma informao de qualidade, que seja transmitida populao em geral. Da a grande atualidade desta monografia que, de uma forma extensiva mas simples e compreensvel, aborda todos os aspetos da doena, com exposio das suas vrias formas de apresentao, dos fatores de risco envolvidos, dos sintomas mais frequentes e uma explicao concisa dos vrios exames complementares que podemos realizar para um diagnstico correto do estadio da doena. Tambm se abordam, de uma forma clara, todos os meios teraputicos que podem ser utilizados nesta doena. importante a mensagem de que, para cada doente atingido pelo cancro da prstata seja necessrio que se discuta individualmente o tratamento ou tratamentos mais adequados, pois no existe nenhuma teraputica aplicvel a todos os doentes. O tratamento dos doentes com cancro da prstata discutido com uma equipa multidisciplinar, sendo por vezes necessrias vrias teraputicas para o mesmo doente, de forma a potenciar a sua possibilidade de cura.

A Associao Portuguesa de Urologia privilegia, considera muito importante e apoia este tipo de publicao. S com uma grande divulgao de informao, correta e credvel, podemos ter uma melhor sade, padro exigvel numa sociedade que se quer evoluda.

Tom Lopes Presidente da Associao Portuguesa de Urologia

Introduo

Apesar de ser o tumor maligno mais frequente nos homens o cancro da prstata diferencia-se dos outros tipos de cancro pela sua lenta evoluo e tardia manifestao dos primeiros sintomas.

Regra geral, estes manifestam-se como perturbaes da mico, pelo que os homens que sofram destes sintomas devem procurar esclarec-los de imediato junto do seu mdico assistente. No entanto, os transtornos da mico nem sempre so devidos ao desenvolvimento de tumores malignos, podendo estar relacionados com outras problemas relacionados com o envelhecimento, como o aumento de volume da prstata. No entanto, existem vrios fatores associados a um maior risco de vir a sofrer de cancro da prstata, denominados fatores de risco. O principal fator de risco a idade (mais de 70% dos cancros detetados afetam homens com uma idade superior a 65 anos), de fatores genticos (ter algum familiar com cancro da prstata), fatores ambientais (o consumo habitual de alimentos ricos em gordura animal pode aumentar o risco de sofrer desta doena) e fatores hormonais. Uma vez diagnosticada e establecida a extenso da doena a estratgia teraputica para cada caso particular deve ser definida por equipas multidisciplinares constitudas por urologistas, oncologistas e radioterapeutas, entre outros, que em conjunto devem definir qual a estratgia teraputica mais adequada em cada caso. O cancro da prstata um tumor hormonossensvel. Contudo, em alguns casos, a doena escapa ao controlo hormonal, ou seja, deixa de ser sensvel ao tratamento hormonal. Nesses casos pode ser necessrio efetuar quimioterapia. Esta consiste na administrao de frmacos por via endovenosa capazes de eliminar as clulas malignas em fase de diviso celular e tem demonstrado melhorar a sobrevivncia e a qualidade de vida em doentes com cancro da prstata.

10

11

1.
Prstata

1.

A prstata uma glndula com uma dimenso semelhante de uma noz e que se situa na plvis, debaixo da bexiga, na frente do reto e atrs da base do pnis, e que envolve a uretra, o tubo que conduz a urina e o smen do interior at ao exterior do pnis. A prstata, em conjunto com as vesculas seminais, o rgo responsvel por produzir o smen, o lquido esbranquiado e viscoso que transposta os espermatozoides atravs do pnis durante o clmax sexual. Este fluido sustenta, d energia e permite o movimento aos espermatozoides e, alm disso, proporciona um ambiente menos cido e, por isso, menos agressivo, no canal vaginal da mulher. Devido sua situao anatmica se a prstata sofrer um aumento de tamanho provocado por patologia benigna ou maligna, pode provocar uma diminuio progressiva do calibre da uretra e condicionar uma obstruo parcial ou total do fluxo de urina.

2.
uretra prstata bexiga reto

Cancro da prstata

14

2.

A prstata, tal como todos os rgos do nosso corpo, formada por diferentes tipos de clulas que se dividem de forma organizada para substituir outras que esto velhas ou mortas. O processo de diviso e morte celular determinado por alguns genes, que tem como funo enviar informao clula para iniciar a duplicao celular ou a sua prpria destruio. Nalguns casos estes genes podem sofrer mutaes e o resultado a transmiso de uma informao alterada, que pode dar lugar a uma inibio do sinal para a morte celular ou aumento da proliferao celular. O cancro um processo causado pelo crescimento anormal e desordenado de determinadas clulas que acabam por formar massas, as quais denominamos de tumores. Os tumores malignos, conhecidos como cancro, caracterizam-se pela sua capacidade de crescer de forma incontrolada, invadindo no s os tecidos mais prximos como os mais distantes. Quando se estendem a outros rgos atravs da corrente sangunea ou linftica do lugar a um processo chamado metastizao. O cancro da prstata diferencia-se de outros tumores malignos pela lenta evoluo observada na maioria dos casos, o que faz com que, por vezes, alguns sintomas se manifestem apenas em fases avanadas da doena.

3.

O cancro no uma nica doena. um conjunto de muitas doenas que tm em comum o crescimento anormal e descontrolado das clulas.

Fatores de risco

16

3.

Todos os homens podem sofrer de cancro da prstata. No entanto, existe um conjunto de fatores associados a um maior risco de vir a sofrer a doena, dos quais se destacam:

A idade Mais de 70% dos cancros detetados afetam homens com mais de 65 anos; Fatores genticos Os homens que tenham um familiar com cancro da prstata tm uma maior probabilidade de sofrer desta doena, principalmente quando diagnosticada antes dos 60 anos. Quanto maior o nmero de familiares prximos com cancro da prstata, maior o risco de sofrer desta doena; Fatores ambientais A contaminao atmosfrica, a poluio e a exposio a algumas substncias qumicas e fertilizantes, por exemplo. Alguns indcios sublinham que dietas ricas em frutas e em vegetais podem ter um efeito protetor e que o consumo habitual de alimentos ricos em gorduras animais pode aumentar o risco de desenvolvimento de cancro da prstata. O dfice de vitamina D e o consumo de lcool podero, tambm, ser fatores prejudiciais, apesar de ainda no estar cientificamente provado; Fatores hormonais Alguns estudos indicam que h fatores hormonais que contribuem para o desenvolvimento de cancro da prstata.

4.

Sintomas mais frequentes

18

4.

O cancro da prstata caracteriza-se pela sua lenta evoluo. Tendo isto em conta, os seus sintomas podem demorar anos at se manifestarem. De qualquer forma, as manifestaes do cancro da prstata podem manifestar-se inicialmente atravs de perturbaes na mico:

Incapacidade em urinar; Urinar muito frequentemente, especialmente durante a noite; Urinar em pequenas quantidades; Sentir dor ou ter incontinncia; Eliminar sangue.

Alm destes sintomas, podem existir outros sintomas menos frequentes como:  Dor frequente na parte de baixo das costas, quadris e da parte alta dos msculos; Dor ao ejacular; Presena de sangue no smen. Ainda que alguns destes sintomas podem estar relacionados com patologia benigna, como a hiperplasia benigna da prstata (aumento do tamanho da prstata) que habitualmente associada ao envelhecimento, qualquer homem que apresente estes sintomas deve denunci-los de imediato ao seu mdico para excluir a possibilidade de se tratar de um cancro da prstata.

5.

Diagnstico

20

5.

5.

Apesar da sua lenta evoluo e da manifestao tardia dos seus sintomas, o cancro da prstata pode ser diagnosticado atravs de exames mdicos especficos, como sejam a realizao de um exame digital (com palpao da zona afetada atravs de toque retal) e de uma anlise sangunea a um marcador tumoral. Com estes exames possvel detetar-se a doena antes do aparecimento dos sintomas. Em homens com mais de 80 anos de idade no h indicao para pesquisa ativa de cancro da prstata. Assim, depois de uma avaliao fsica geral, o urologista questionar o doente sobre sintomas e antecedentes mdicos e proceder realizao dos seguintes exames.

Os homens que se submetam a estes testes devem informar-se sobre algumas circunstncias que podem modificar os resultados dos exames, tais como:

Hoje em dia, com a introduo do PSA nos exames de diagnstico, o cancro da prstata pode ser diagnosticado mais precocemente.

Atividade sexual; Inflamao da prstata; Consumo de medicamentos para tratar a hiperplasia da prstata.

> Quando realizar os exames complementares?


Toque retal O mdico, com uma luva lubrificada, insere o dedo no reto (ltima parte do intestino grosso) para detetar a existncia de alguma rea irregular dura que poder ser indcio de cancro. Apesar de ser incmodo um exame rpido e indolor. Antgeno prosttico especfico (PSA) Consiste na recolha de sangue para detetar a existncia de uma protena produzida pela prstata chamada antignio especfico da prstata ou PSA. Quando os resultados do exame apresentam um elevado nvel desta substncia, existe uma maior probabilidade de se sofrer de cancro da prstata. No entanto, estes resultados apenas expressam uma probabilidade, pelo que necessitam da realizao de uma biopsia para confirmar a sua existncia. Apesar da eficcia do teste de PSA, o diagnstico de um cancro da prstata s pode ser confirmado pelo resultado da biopsia da prstata. Previamente, podem realizar-se outro tipo de testes e exames complementares, tais Anlise da urina como a anlise da urina ou a ecografia prosCom uma anlise urina o mdico ttica transretal. pode avaliar se apresenta tem sangue ou alguma infeo; Ecografia transretal Baseia-se na utilizao de ultrasons para criar uma imagem da prstata e visualiz-la num monitor. Para realizar esta ecografia colocada uma sonda no reto, procedimento que pode ser incmodo, mas indolor. um mtodo que apresenta uma elevada taxa de falsos positivos, ou seja, pode apresentar imagens que sugerem a existncia de cancro da prstata quando na realidade se trata de outro tipo de inflamaes benignas que assemelham com o cancro;

22

23

5.

Biopsia da prstata Consiste na insero de uma agulha na prstata para extrair parte do tecido e proceder sua anlise. Normalmente, este teste realizado em ambulatrio com anestesia local e no costuma ser doloroso. a nica tcnica que confirma a existncia de um cancro da prstata.

Uma vez confirmada a existncia da doena atravs da biopsia, de acordo com o valor do PSA e o tipo de tumor detetado, podero efetuar-se exames que determinem a dimenso da doena, tais como:

Uma cintilografia ssea, um procedimento que consiste em injetar uma pequena quantidade de uma substncia radioativa num vaso sanguneo que acaba por se acumular nos ossos. Um scanner deteta, mede a radiao e reproduz imagens dos ossos, as quais indicam a evoluo do cancro; A tomografia computorizada ou TAC um procedimento de raios X que produz imagens detalhadas do corpo e que permite a deteo da presena de gnglios ou metstases do tumor.

6.

Escala de Gleason

24

6.

Uma vez confirmada a existncia de um cancro da prstata fundamental valoriz-lo para se decidir o tratamento a seguir e estabelecer o seu prognstico. Para isso, so realizados dois tipos de classificaes de cancro da prstata. De acordo com o grau: Utiliza-se a escala de Gleason para se estimar o grau de agressividade do cancro da prstata. A escala de Gleason classifica as clulas de acordo com a biopsia, comparando as clulas normais com as clulas diferentes. Esta classificao feita de 1 a 5, em que o patologista valoriza as duas populaes celulares ou grupos de clulas mais frequentemente presentes no tumor e realiza a soma de ambos (por exemplo: 3+3=6).

* No existe grau 1 porque a soma de

Graus de 2 a 6* indicam uma baixa agressividade das clulas cancergenas, uma vez que so muito parecidas s clulas normais; Grau 7 indica agressividade intermdia; Graus de 8 a 10 indicam uma agressividade elevada dado que as clulas cancergenas so muito diferentes das normais.

1+1=2

De acordo com o estadio: No que se refere dimenso do cancro atualmente utiliza-se a classificao TNM em que N determina a existncia de gnglios afetados e M a presena de metstases. Assim:  Estadios T1 e T2 significam que o tumor est localizado;  Estadios T3 e T4 que o tumor est localmente avanado;

7.

Tratamentos

26

7.

7.

O cancro da prstata uma doena de comportamento indolente na maioria dos casos, sendo por isso importante ter em conta a qualidade de vida e os efeitos secundrios do tratamento. Por isso, e para cada caso, as caractersticas da neoplasia a tratar devem ser cuidadosamente valorizadas, bem como o estado geral do doente e as diferentes opes de tratamento, havendo a necessidade de as adaptar de forma individual.

> Cirurgia
H diferentes tipos de cirurgia que dependendo de diversos fatores:

Prostatectomia Consiste na extrao da totalidade da glndula prosttica e dos tecidos sua volta. Algumas vezes extraem-se tambm os gnglios linfticos da rea plvica. Este tipo de interveno pode ocorrer mediante dois procedimentos: a cirurgia aberta e a cirurgia minimamente invasiva.

Opes de tratamento
Observao Em casos muito especficos pode adotar-se uma atitude conservadora, ou seja, decidir em conjunto com o doente realizar apenas o seguimento do tumor. Isto s possvel em casos com tumores muito limitados e com caractersticas de baixa agressividade (de acordo com a escala de Gleason). A observao implica um seguimento rigoroso com controlo frequente de PSA e toque retal, bem como a realizao de novas biopsias de prstata para detetar a evoluo da doena e tratar com inteno curativa quando o tumor mostrar que est a progredir. Tratamentos radicais Cirurgia, radioterapia e crioterapia. Tratamentos complementares Hormonoterapia e quimioterapia.

Cirurgia minimamente invasiva (laparoscpica e robtica) Trata-se de uma forma mais avanada de prostatectomia, menos agressiva que a tradicional, realizada atravs de pequenas incises e insero de uma cmara dentro do abdmen. A interveno por cirurgia minimamente invasiva reduz a possibilidade de perdas de sangue, o internamento hospitalar e o tempo de recuperao.

28

29

7.

7.

Cirurgia aberta a via clssica, mas cada vez menos utilizada desde o aparecimento da cirurgia minimamente invasiva a qual parece oferecer melhores resultados e ter menores complicaes. Contudo, as duas formas de realizao de cirurgia aberta no cancro da prstata so a prostatectomia retropbica (a extrao efetua-se atravs de uma inciso no abdmen, debaixo do umbigo) e prostatectomia perineal (inciso na rea compreendida entre o escroto e o nus, mas procedimento praticamente abandonado; no permite retirar os gnglios e pode ser necessrio realizar uma pequena inciso no abdmen ou usar um laparoscpio). Em ambas as tcnicas (retropbica e perineal) existe o risco de afetar tanto os nervos que intervm na ereo, como o mecanismo que evita as perdas de urina, causando impotncia e incontinncia. Por outro lado, existe tambm um risco de perda de sangue.

Efeitos secundrios da prostatectomia Com o aperfeioamento da tcnica cirrgica e o aparecimento das cirurgias minimamente invasivas, nos ltimos anos tem-se verificado uma diminuio muito significativa dos efeitos secundrios. No entanto, h alguns efeitos que podem ocorrer:

Hemorragias Podem ocorrer porque existem muitos vasos sanguneos em redor da prstata e a sua remoo pode fracionar alguns. mais frequente na interveno por via aberta e pode exigir transfuso sangunea; Aperto do colo da bexiga

A interveno por via aberta dura entre duas a quatro horas. A prstata est profundamente localizada e rodeada de muitos vasos sanguneos, o que aumenta o risco de hemorragia.

Deve-se a uma cicatriz que se forma na juno localizada entre a bexiga e a uretra. Pode originar problemas urinrios e em cirurgia laparoscpica pouco utilizada; Impotncia sexual As tcnicas de preservao dos nervos permitem conservar a ereo em muitos doentes. Ao no se poderem aplicar estas tcnicas, a disfuno ocorrer em muitos casos. Incontinncia urinria a perda involuntria de urina. Acontece quando a cirurgia afeta o funcionamento do esfncter da bexiga (a vlvula muscular que mantem a urina dentro da bexiga). Normalmente, a incontinncia depois da cirurgia recuperada em dias, semanas ou at alguns meses depois da interveno, mas pode ser permanente (em maior ou menor grau) numa pequena percentagem dos doentes submetidos a cirurgia. Algumas publicaes indicam que as tcnicas minimamente invasivas diminuem esta ocorrncia.

30

31

7.

7.

Exerccios de Kegel Para acelerar a recuperao da continncia recomendvel praticar os exerccios de Kegel.

Radioterapia interna ou braquiterapia Consiste em inserir pequenos recipientes dentro da prstata, mais pequenos que uma lentilha, de material radiativo. As agulhas, atravs das quais se introduzem as sementes, perfuram atravs do perneo sob raquianestesia. A braquiterapia realiza-se com anestesia num internamento que dura aproximadamente 24 a 36 horas e o doente costuma ter alta no dia seguinte interveno.

Para identificar os msculos corretos de forma a se assegurar que esto a ser exercitados adequadamente deve tentar parar e continuar o fluxo da urina durante a mico. O movimento exatamente o mesmo que se realiza para evitar a flatulncia inoportuna. muito importante no ter os msculos das pernas e abdmen tensos quando se fazem os movimentos. No necessrio conter a respirao quando est a fazer o exerccio. Uma vez aprendido o movimento, recomendvel repeti-lo vrias vezes ao dia.

> Radioterapia
uma tcnica que utiliza radiao de alta energia para eliminar as clulas cancergenas e que pode afetar as clulas normais que se encontrem junto ao tumor. A toxicidade da radioterapia pode ser aguda (a qual desaparecer ao fim de um tempo) ou crnica (permanece durante toda a vida). H duas modalidades diferentes de radioterapia aplicadas ao cancro da prstata: Efeitos secundrios da radioterapia: Radioterapia externa Uma mquina situada a uma distncia especfica dirige as radiaes para a zona onde est localizado o tumor. O tratamento dura entre seis a sete semanas, em sesses com uma durao de cerca de 30 minutos. Antes de iniciar o tratamento, realizada uma simulao que reproduz as condies em que se efetuar o tratamento para determinar a dose e a zona exata a tratar. A radioterapia externa ambulatria, no requer internamento, mas exige mltiplas sesses;

Cansao; Irritao ao urinar ou cistite; Impotncia sexual ao lesar os vasos sanguneos e os nervos necessrios para produzir erees. Isto acontece na maioria dos casos, ainda que este efeito possa manifestar-se apenas mais tarde.

32

33

7.

7.

> Crioterapia
Consiste na congelao do tecido da prstata para eliminar as clulas cancergenas. Com o doente anestesiado e mediante uma ecografia transretal so colocadas sondas nas quais circula gs lquido que congela o tecido celular da prstata. Simultaneamente, um lquido quente passa pela uretra para evitar que esta tambm congele. Como ainda se encontra uma fase inicial de investigao no vista como a primeira opo de tratamento dado que ainda no h certezas de que seja to efetivo como a cirurgia ou a radioterapia. No entanto, uma opo a considerar em doentes com mais de 70 anos ou naqueles em que h uma recidiva da doena mesmo aps radioterapia.

> Hormonoterapia
O cancro da prstata sensvel a determinadas hormonas, principalmente a testosterona, que permitem o seu desenvolvimento e crescimento. Desta forma, o objetivo desta terapia diminuir ou eliminar os nveis dessas hormonas. O tratamento hormonal est indicado nos seguintes casos:

Quando a doena se propaga a outros tecidos e rgos; Quando a doena se repete de forma local, mesmo quando o doente j tenha sido submetido a outros tratamentos; Quando se quer diminuir o tamanho do tumor, antes da sua expanso; Quando se quer melhorar o resultado do tratamento depois da radioterapia; Quando o doente tem uma idade avanada ou esto contraindicados outro tipo de tratamentos locais.

Efeitos secundrios da crioterapia

Irritao da uretra ou da bexiga: Urina frequente; Sensao de irritao ao urinar; Dor; Desconforto ao defecar; Inchao do pnis; Inchao do escroto. Cicatrizes na uretra que causem aperto da mesma e, como consequncia, originem dificuldade ao urinar; Formao de leses entre a uretra e o reto; Impotncia sexual, que afeta a grande maioria dos homens.

Os frmacos utilizados so cpias das hormonas que o organismo produz, encarregadas de estimular a produo de testosterona. Quando administradas provocam um estmulo de produo da testosterona durante quinze dias. O corpo deteta este excesso de produo e paralisa a produo da hormona que estimula a produo de testosterona. Assim, possvel enganar o organismo. Estes frmacos so aplicados atravs de uma injeo intramuscular ou debaixo da pele do abdmen, uma vez por ms ou a cada trs, seis ou 12 meses.

34

35

7.

7.

Efeitos secundrios da hormonoterapia

para este tratamento. O objetivo da quimioterapia destruir, atravs de frmacos, as clulas que originam o cancro, enquanto se dividem com o propsito de eliminar ou reduzir a doena. Estudos demonstram que os doentes tratados com quimioterapia tm uma melhor qualidade de vida do que aqueles que no a recebem, pelo que os seus benefcios superam os possveis efeitos adversos.

Diminuio do desejo sexual; Impotncia; Afrontamentos (que vo diminuindo com o tempo); Sensibilidade e/ou crescimento das mamas; Aumento de peso; Diarreia; Nuseas; Cansao; Osteoporose.

Efeitos secundrios da quimioterapia

Cansao; Perda de apetite;

> Quimioterapia
O cancro da prstata, como j foi referido, um tumor hormonossensivel. Contudo, a hormonoterapia no um tratamento curativo aps a propagao do tumor, uma vez que, apesar de manter a doena controlada por longos perodos de tempo, no a erradica, o que significa que mais tarde ou mais cedo todos os doentes desenvolvem resistncia ao tratamento. A certa altura, as clulas tumorais podem crescer sem necessitarem de andrgenos. Ou seja, quando o tumor deixa de ser sensvel aos tratamentos hormonais, atualmente a quimioterapia o melhor tratamento e o mais eficaz sendo que existem mltiplos frmacos disponveis

Em tratamentos prolongados, pode ocorrer a sensao de formigueiro nas mos e nos ps.

Foi recentemente identificada uma nova quimioterapia ativa no cancro da prstata para doentes que j no respondem ao tratamento inicial. O tratamento mais indicado definido por equipas multidisciplinares compostas por oncologistas, urologistas, radiologistas, patologistas e radioterapeutas.

36

37

8.

Novidades sobre o cancro da prstata

8.

8.

cada vez mais fcil entender a evoluo do cancro da prstata e as causas do crescimento das clulas do tumor, o que permite delinear novos tratamentos que possibilitam orientar o controlo da doena. Por um lado, h melhorias na tcnica cirrgica que proporcionam o aumento de resultados positivos com uma menor morbilidade. Por outro, so desenvolvidos mais tratamentos sistemticos que ajudam a controlar a doena nos doentes que no so curveis. Alm dos novos tratamentos de quimioterapia existem outros que atuam atravs da limitao do impacto da doena nos ossos e muito outros ainda em processo de investigao clnica. As teraputicas que atuam sobre os mecanismos que controlam o crescimento celular denominam-se de teraputicas-alvo.

Antiangiognicos Conjunto de frmacos que atuam sobre as causas da formao de vasos sanguneos por parte do tumor. O objetivo evitar o acesso dos nutrientes s clulas tumorais, o que impedir o crescimento do tumor. So objeto de uma investigao clnica ativa no cancro da prstata; Teraputicas que bloqueiam outros alvos no cancro da prstata Entre os frmacos em investigao encontram-se os inibidores do crescimento celular atravs do bloqueio do produto de genes, que esto ativos no cancro da prstata, e outros que atuam impedindo que se formem metstases, evitando o contacto da clula tumoral com o osso.

> Teraputicas-alvo: o que so?


Atualmente existem novas teraputicas, muito mais especficas e menos txicas, cujo objetivo bloquear o desenvolvimento e o crescimento das clulas que originam o cancro da prstata e impedir que o tumor cresa.

importante que o doente solicite esclarecimentos sem inibio, para que acabem com as dvidas que vo surgindo ao longo do processo, pois s assim o mdico pode ter conscincia de que o paciente entende a sua doena de forma a conseguir uma melhoria, ou mesmo cur-lo.

40

41

9.

O cancro da prstata e o dia-a-dia

9.

Quando diagnosticada a existncia de cancro da prstata, as pessoas tendem a mostrar uma reao de stresse que, com o tempo, pode conduzir a um desequilbrio emocional. Assim, importa manter uma atitude positiva e aproveitar a situao para fazer mudanas saudveis no estilo de vida as quais sero, sem dvida, benficas tanto para superar a doena como para conviver com ela. Seguir uma dieta equilibrada pode ajudar o doente a sentir-se melhor e ter mais energia para enfrentar o tratamento. Os mdicos, enfermeiros e dietistas podem ser uma grande ajuda na elaborao de uma dieta equilibrada com calorias e protenas suficientes, que permita resistir mais facilmente doena. Em muitos casos, os afetados por esta doena encontram apoio na troca de informao com outras pessoas em situao semelhante. Por isso, importante que o doente no recuse entrar em contacto com grupos de ajuda, formados por outros doentes ou at mdicos. A prtica de exerccio fsico moderado, sempre com aconselhamento mdico, ajuda a:

Melhorar o ritmo cardaco e a circulao; Fortalecer os msculos; Reduzir o cansao; Reduzir a depresso e ansiedade; Sentir-se melhor emocionalmente.

10.

Acompanhamento depois do tratamento

44

10.

O acompanhamento do doente aps o tratamento fundamental, uma vez que a melhor forma de detetar possveis alteraes na evoluo da doena. Normalmente realizam-se vrios exames de controlo aps o tratamento do cancro da prstata em que os mais habituais so:

PSA detetado atravs do sangue; Toque retal.

11.
A no esquecer
Uma vez que a maioria dos tratamentos tem efeitos secundrios que podem durar algum tempo ou ser permanentes, importante comunicar ao mdico alguma indisposio para que este o possa ajudar. 46

11.

Links de interesse

A melhor forma de detetar precocemente o cancro da prstata realizar exames regulares, sobretudo a partir dos 50 anos; Contrariamente a outros tipos de cancro, o cancro da prstata desenvolve-se de forma lenta. Por isso, os sintomas desta doena podem demorar muito tempo a manifestar-se; Algumas das causas que esto por detrs este cancro envolvem fatores genricos e hormonais; possvel realizar uma deteo precoce do cancro da prstata atravs de exames simples, como o caso do toque retal e do controlo do nvel de PSA no sangue; Os possveis tratamentos dependem do estado geral do doente, bem como do grau e do estadio do cancro; Estes tratamentos no esto isentos de efeitos secundrios que dependem do estado geral anterior do doente, do grau de profundidade da sua doena e do tipo de tratamento que recebe.

Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO) www.sponcologia.pt

Associao Portuguesa de Urologia (APU) www.apurologia.pt

48

49

50

51

Informao

Medicamento

Conselho

52

PT-CAB-12-09-07

Вам также может понравиться