Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS NCLEO DE EDUCAO A DISTNCIA FACULDADE DE EDUCAO E CINCIAS HUMANAS

O LDICO E A BRINCADEIRA NA EDUCAO INFANTIL E PRTICAS

EMENTA: Esta disciplina objetiva o contato com o Ldico e a Educao, por meio de uma abordagem terica e prtica. Traremos o Jogo como um recurso para o desenvolvimento e aprendizagem infantil, criando um espao de brincar. O jogo, o brinquedo e a brincadeira com seus significados, caractersticas, classificao, abordaro um panorama terico sobre o brincar. A atividade ldica e as implicaes pedaggicas no cotidiano das instituies de Educao Infantil ser o contedo final desta disciplina que visa propiciar ao professor os aspectos tericos e metodolgicos sobre a importncia do brincar nas instituies de educao infantil, como parte integrante ao aprendizado significativo. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: UNIDADE I: O Ldico e a Educao: abordagem terica e prtica Proporcionar esclarecimentos e orientaes sobre a importncia de trabalhar o ldico na Educao Infantil, a partir de teorias e prticas que contribuam para o desenvolvimento integral da criana.

UNIDADE II: Jogo, desenvolvimento e aprendizagem infantil Compreender as relaes existentes entre o jogo, o desenvolvimento e a aprendizagem infantil, verificando as estruturas e enfoques que norteiam o jogo. Identificar os estgios de desenvolvimento cognitivo e sua influncia na aprendizagem das crianas. UNIDADE III: Panorama terico sobre o brincar Desenvolver de maneira coerente e responsvel o uso do brincar na prtica pedaggica, observando-o como um importante instrumento de aprendizagem. UNIDADE IV: Criando um espao de Brincar: O jogo, o brinquedo e a brincadeira significados, caractersticas, classificao Conhecer, compreender e refletir acerca dos diversos significados, caractersticas e formas de classificao dos jogos, brinquedos e brincadeiras infantis a partir de conhecimentos tericos e prticos. Estabelecer relaes entre: espao e tempo, criana e grupo, famlia e escola. UNIDADE V: A atividade ldica e as implicaes pedaggicas no cotidiano das instituies de Educao Infantil Analisar o papel e as implicaes pedaggicas da atividade ldica nas instituies de educao infantil. Perceber as contribuies do ldico para o desenvolvimento da criana pequena, bem como a funo da Educao Infantil. UNIDADE VI: O jogo e a brincadeira como processos de crescimento, interao social e incluso Mostrar de que maneira os jogos e as brincadeiras podem contribuir para o processo de crescimento infantil, bem como para a interao social e incluso das crianas. Reconhecer os jogos cooperativos como um importante instrumento pedaggico.

CONTEDO PROGRAMTICO: UNIDADE I: O Ldico e a Educao: abordagem terica e prtica. Aula 1: O ldico e a criana de zero a 5 anos. Aula 2: Movimento na primeira infncia: o ldico e o corpo. Aula 3: O lugar do ldico nas linhas pedaggicas. Aula 4: Cuidar e educar: funes indissociveis. Aula 5: Trabalhando o ldico com crianas de zero a 3 anos. Aula 6: Trabalhando o ldico com crianas de 4 a 5 anos. Aula 7: O ldico no espao da sala de aula. Aula 8: O ldico no universo Infantil. UNIDADE II: Jogo, desenvolvimento e aprendizagem infantil Aula 9: A essncia do Jogo. Aula 10: O jogo infantil: diversas consideraes. Aula 11: Os Jogos tradicionais. Aula 12: Jogo: entre a tradio e a transformao. Aula 13: O jogo e desenvolvimento infantil. Aula 14: O jogo e a aprendizagem infantil. Aula 15: A criana, o jogo e o outro no universo das interaes sociais. Aula 16: O jogo e o papel do educador. UNIDADE III: Panorama terico sobre o brincar Aula 17: O que , o que brincar? Aula 18: O papel do brincar. Aula 19: O brincar e o faz-de-conta. Aula 20: Analisando as situaes do brincar. Aula 21: O brincar e a aprendizagem. Aula 22: O brincar na perspectiva da recreao. Aula 23: Brincar e aprender com parlendas. Aula 24: Brincar e aprender com cantigas.

UNIDADE IV: Criando um espao de Brincar: O jogo, o brinquedo e a brincadeira significados, caractersticas, classificao. Aula 25: O jogo, o brinquedo e a brincadeira: seus vrios significados. Aula 26: Caracterizando o jogo, o brinquedo e a brincadeira. Aula 27: Classificao: jogos e brincadeiras? Aula 28: Espao e Tempo para brincar. Aula 29: Em foco: a atividade em grupo. Aula 30: Brincando em grupos. Aula 31: Educador tambm brinca. Aula 32: Brincando com a famlia. UNIDADE V: A atividade ldica e as implicaes pedaggicas no cotidiano das instituies de Educao Infantil. Aula 33: Processos de Interao. Aula 34: O papel do ldico no desenvolvimento da linguagem. Aula 35: O papel do ldico no desenvolvimento afetivo. Aula 36: O papel do ldico no desenvolvimento fsico. Aula 37: O papel do ldico no desenvolvimento moral. Aula 38: Atividade ldica: condies e implicaes. Aula 39: Projetos: um caminho ao ldico. Aula 40: Ludicidade e Educao Infantil. UNIDADE VI: O jogo e a brincadeira como processos de crescimento, interao social e incluso. Aula 41: O jogo e a brincadeira como processos de crescimento. Aula 42: Interao Social e Atitude Cooperativa. Aula 43: Jogos Cooperativos: soluo de conflitos? Aula 44: Cooperar: princpios scio-educativos. Aula 45: Brincando de convivncia. Aula 46: Prticas inclusivas. Aula 47: Crescer: competindo ou cooperando? Aula 48: Concluindo, o jogo e a brincadeira: crescimento, interao social e incluso.

METODOLOGIA: As aulas sero desenvolvidas por meio de recursos como vdeo aulas, fruns, atividades individuais, atividades em grupo. O desenvolvimento do contedo programtico se dar por leitura de textos, indicao e explorao de sites, atividades individuais, colaborativas e reflexivas entre os alunos e os professores. CRITRIOS DE AVALIAO: O processo de avaliao das disciplinas dos cursos distncia da Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES processual, contnuo e cumulativo. Ele se realiza por meio das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), da Avaliao Presencial (AP), no plo de origem do aluno. BIBLIOGRAFIA BSICA: FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender - o resgate do jogo infantil. So Paulo: Moderna, 1996. KISHIMOTO, Tizuko M. [org.]. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educao. So Paulo: Cortez, 1996. _______________________ Brincar e suas teorias. So Paulo: Pioneira, 2002 MOYLES, Janet R. S brincar? O papel do brincar na educao infantil; trad. Maria Adriana Veronese. Porto Alegre: Artmed, 2002. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil. Volume I: Introduo; Volume II: Formao Pessoal e Social; Volume III: Conhecimento de Mundo (Vol. 3). Braslia: MEC/SEF, 1998. DEVRIES, Retha et al. O currculo construtivista na educao infantil: prticas e atividades; trad. Vinicius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004. FREIRE, Joo Batista. O jogo entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. FRIEDMANN, Adriana et al. O Direito de brincar: a brinquedoteca. So Paulo: Scritta, ABRINQ, 1992.
5

LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor: do nascimento ate 6 anos. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1982.

CRDITOS E COPYRIGHT Este curso foi concebido e produzido pela UNIMES Virtual. Eventuais marcas aqui publicadas so pertencentes aos seus respectivos proprietrios. A UNIMES Virtual ter o direito de utilizar qualquer material publicado neste curso oriundo da participao dos alunos, colaboradores, tutores e convidados, em qualquer forma de expresso, em qualquer meio, seja ou no para fins didticos.
Copyright (c) Unimes Virtual proibida a reproduo total ou parcial deste curso, em qualquer mdia ou formato.

Вам также может понравиться