Вы находитесь на странице: 1из 3

Produo de Aprendizagem

1- Que relao Marx estabelece entre trabalho e valor? R- O trabalho a fonte de valor de qualquer mercadoria. At mesmo a matriaprima vale pela quantidade de trabalho morto armazenado.

2- O que voc entende por mais-valia? R- Mais-valia a diferena entre o valor obtido com a venda de mercadorias e o valor pago ao operrio por seu trabalho. Mais-valia Absoluta: por meio do aumento constante da jornada de trabalho do empregado. Mais-valia relativa: acontece por meio da mecanizao (tecnologia). Aumento de produo com a desvalorizao do trabalho humano.

3- O que modo de produo? Qual sua importncia para a anlise que Marx faz das sociedades? R- Modo de produo a forma como as foras produtivas (objetos, instrumentos, matria-prima e todas as condies materiais de produo) e as relaes de produo (a organizao do trabalho) traduzem a maneira como se produz os bens de certa sociedade. Segundo Marx, o modo de produo caracteriza determinada sociedade. 4- O que Marx entende por alienao? R- o processo pelo qual a sociedade capitalista exclui as classes inferiores da participao na poltica, na filosofia, na cincia e na produo de riqueza.

5- Leia o texto e responda s questes: A histria de todas as sociedades existentes at hoje tem sido a histria das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, baro e servo, mestre de corporao e companheiro, simplificando, opressores e oprimidos, tm permanecido em constante oposio uns aos outros, envolvidos numa guerra ininterrupta, ora disfarada, ora aberta, que terminou sempre, ou por uma transformao revolucionria de toda a sociedade, ou pela destruio das duas classes em luta

Marx e Engels Manifesto do partido comunista. In:Cartas filosficas e outros escritos. So Paulo: Grijalbo, 1977. P.84. a) Que classes sociais Marx identifica ao longo da histria? R- Homem livre e escravo; patrcio e plebeu; baro e servo; mestre de corporao e companheiro, ou seja, oprimidos e opressores. b) Como so as relaes entre elas? R- Relaes de oposio ininterrupta que terminam na transformao da sociedade. c) Como se do segundo Marx, as transformaes em uma sociedade? R- As transformaes se do pela oposio de foras e interesses decorrentes da luta entre as classes sociais que leva ao revolucionria.

6- Marx, ao descrever a primeira forma de organizao humana, que chamou de comunidade original, afirma que: A maneira como esta comunidade original se modifica vai depender de vrias condies externas climticas, geogrficas, fsicas, etc., bem como de sua constituio especfica, isto , de seu carter tribal Marx Formaes econmicas pr-capitalistas. RJ: Paz e Terra, 1975, p.66. Nesse texto, Marx afirma que as sociedades seguem um caminho necessrio de transformao, como defendiam os evolucionistas? Justifique sua resposta. R- No. Nesse texto, Marx aponta para a influncia das condies externas que alteram a histria de cada sociedade.

7- Qual o fator que leva mudana social, segundo o texto a seguir? O ato de reproduo (esforo de manuteno de uma sociedade, em si), muda no apenas as condies objetivas transformando aldeias em cidades, regies selvagens em terras agrcolas, etc. mas os produtores mudam com ele, pela emergncia das novas qualidades transformando-se e desenvolvendo-se na produo, adquirindo novas foras, novas concepes, novos modos de relacionamento mtuo, novas necessidades e novas maneiras de falar. Marx Formaes econmicas pr-capitalistas. RJ: Paz e Terra, 1975, p.88.

R- o prprio ato de reproduo e a tentativa de manuteno da sociedade que levam a sociedade s mudanas. 8- Analise a idia de Marx sobre a relao entre o homem e a histria. Os homens fazem suas prprias histrias, mas no a fazem como querem, no a fazem sob circunstncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado. Marx. O 18 Brumrio de Lus Bonaparte. SP: Abril Cultural, 1974, p.335. R- Marx reconhece que o homem desempenha um papel importante na histria e que ele o faz de forma interessada e consciente. Mas reconhece tambm que o homem depende de condies externas a ele (a histria) e que estas lhe so dadas. Essa conscincia no determinante por si s, pois a realidade social sempre mais ampla e original que qualquer esquema concebido.

9- Marx afirma que a classe proletria, no capitalismo, tem o papel de agente da transformao social: O progresso da indstria, cujo agente involuntrio e sem resistncia a prpria burguesia, provoca a substituio do isolamento dos operrios, resultante de sua competio, por sua unio revolucionria mediante a associao. Assim, o desenvolvimento de grande indstria abala a prpria base sobre a qual a burguesia assentou o seu regime de produo e de apropriao. A burguesia produz, sobretudo, seus prprios coveiros. Sua queda e a vitria do proletariado so igualmente inevitveis. Explique como o desenvolvimento do capitalismo gera as condies de seu desaparecimento. R- A indstria acaba por reunir os operrios que se organizam para lutar por seus prprios interesses. Como esses interesses so contrrios aos da burguesia, esse conflito tende a destruir o prprio capitalismo.

10- Que fatos histricos contriburam para a origem do capitalismo? R- Fatos que permitiram a acumulao de riquezas em poucas mos da pirataria aos monoplios -

Вам также может понравиться