Вы находитесь на странице: 1из 16

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

Karoline Rezende Thomaz da Silva Priscila Casa Grande Prof. Esp. Francisco Csar Vendrame Prof Esp. Jovira Maria Sarraceni Prof M.Sc. Mris de Cssia Ribeiro Vendrame

Lins SP 2009

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

RESUMO

Este artigo tem como objetivo conhecer como as empresas tratam relao com o meio ambiente e responsabilidade social, desta forma ser mostrado que grande parte das empresas hoje trabalham com grande foco nesse assunto, no podendo esquecer que mesmo com o aumento dos custos as empresas obtm lucro e podendo adquirir o selo ISO 14001 que mostra aos consumidores que a empresa tem responsabilidade com o meio ambiente. Trata tambm da importncia do SGA (Sistema de Gesto Ambiental), nas empresas onde o mesmo pode analisar, implementar e utilizar os 4 Rs, (reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar). Hoje em dia este assunto est sendo muito aplicado, pois alm dos cuidado em preservar o meio ambiente e tentar melhorar a conscincia da sociedade trs muitos benefcios as empresas que os praticam.

Palavras chave: Empresa, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Gesto Ambiental

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

1. INTRODUO

A partir da dcada de 60 nos paises desenvolvidos e nos em desenvolvimento surge a busca pela proteo ao meio ambiente, desde ento as empresas comearam a implementar programas que trabalham e buscam melhorias para este tema, podemos usar como exemplo o SGA (Sistema de Gesto Ambiental), que planejar as atividades que podem minimizar e eliminar os impactos ambientais. O sistema uma ferramenta muito importante para as empresas saberem o quanto seus produtos tem com o meio ambiente. A gesto ambiental a humanidade ter conscincia em relao utilizao do meio ambiente de um modo mais inteligente para extrair apenas o que pode ser devolvido. E se isso no for possvel tentar recuperar aquilo que j foi destrudo. Para no ocorrer como est acontecendo com a Amaznia, por exemplo. A prtica da gesto ambiental empresarial quando bem aplicada, pode minimizar os custos, evitar desperdcios de matrias-primas e recursos naturais. A empresa tambm deve passar essa prtica adiante, a seus colaboradores para que no ocorra falta de informao entre si, para que desta forma todos saibam a importncia da gesto ambiental e possam aplic-la. Podendo lembrar tambm que a sociedade tem um papel fundamental neste processo, pois a mesma pode servir de exemplo para outras geraes. Assim empresa e sociedade buscam juntas o melhor para o meio ambiente. A busca por este trabalho vem crescendo muito, pois o mundo espera que as foras do mercado protejam e melhorem a qualidade do meio ambiente e que tudo isso seja realizado com tica e de forma ecologicamente responsvel.

2. MEIO AMBIENTE

O meio ambiente muito importante para sobrevivncia dos seres vivos em nosso planeta. Por isso devemos cuidar e preservar o meio ambiente em que vivemos. A partir da dcada de 60 despertou nos paises desenvolvidos e nos em desenvolvimento a conscincia e a extrema necessidade da proteo e renovao dos recursos naturais e do meio ambiente. 2

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Segundo Tachizawa (2005), os gastos da empresa com proteo ambiental a partir dos anos 80 comearam a serem vistos no como custos, mas com investimentos no futuro e vantagens competitivas. Com a explorao excessiva dos recursos naturais e o grande aumento da poluio do ar, gua e solo, o meio ambiente acaba se revoltando em relao aos homens que os polui, causando enchentes de rios que acabam deixando cidades submersas sem recursos para manter suas rotinas e trabalhos. Gerando tambm doenas como: dengue, malaria, leptospirose, febre amarela entre outras. Os bens naturais (gua, ar) j no so mais bens grtis. Por exemplo, a gua possui valor econmico e cada vez se pagar mais por esse recurso natural.Determinadas indstrias, principalmente com tecnologias avanadas,

necessitam de reas com relativa pureza atmosfrica. Ao mesmo tempo, uma residncia num bairro com ar puro custa bem mais do que uma casa em regio poluda. A sociedade em geral e a vizinhana em particular est cada vez mais exigente e crtica no que diz respeito a danos ambientais e poluio provenientes de empresas e atividades. Organizaes no-governamentais esto sempre mais vigilantes, exigindo o cumprimento da legislao ambiental, a minimizao de impactos, a reparao de danos ambientais ou impedem a implantao de novos empreendimentos ou atividades.
A contaminao do meio ambiente natural pelas indstrias teve inicio com a Revoluo Industrial no sculo XIX, e dessa poca em diante, o problema teve um crescimento exponencial, provocando inmeras catstrofes ambientais que tiveram repercusso local, regional e global. (DIAS, 2006, p.44)

O surgimento e o crescimento da indstria fez com que famlias mudassem da zona rural para urbana e assim surgiu o desenvolvimento, trazendo com ele inovaes, conforto , mudanas grandes, consumos e gerando acumulo de lixo e produzindo poluio.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Com isso toda produo gera lixo envolve riscos ao ser humano e ao meio ambiente, mas antes de qualquer coisa necessrio levar em conta a sade dos mesmos. Conforme Secretaria do meio ambiente (2003), a melhor coisa que se pode dizer sobre as condies do meio ambiente mundial que as pessoas esto comeando a preocupar-se com esse problema.

2.1 Gesto Ambiental

No Brasil, o tema comeou a ganhar destaque com a publicao de algumas obras pioneiras. Donaire (1994) realizou um estudo sobre a interiorizao da dimenso ambiental na organizao de empresas industriais. Maimon (1996) abordou questes concernentes relao entre exportao e adoo de instrumentos de gesto ambiental em empresas brasileiras. As snteses dessas obras foram publicadas em peridicos nacionais (Donaire, 1994; Maimon, 1994). A gesto ambiental no mais vista somente pelos ecologistas ou pessoas do ramo, mas sim uma fonte de recursos financeiros. A gesto ambiental a humanidade ter conscincia em relao a utilizao do meio ambiente de um modo mais inteligente para extrair apenas o que pode ser devolvido. E se isso no for possvel tentar recuperar aquilo que j foi destrudo. A prtica da Gesto Ambiental introduz a varivel ambiental no planejamento empresarial e, quando bem aplicada, permite a reduo de custos diretos pela diminuio do desperdcio de matrias-primas e de recursos cada vez mais escassos e mais dispendiosos, como gua e energia e de custos indiretos representados por sanes e indenizaes relacionadas a danos ao meio ambiente ou sade e da populao de comunidades que tenham proximidade geogrfica com as unidades de produo da empresa. (Gesto Ambiental, 2008). O objetivo maior da gesto ambiental busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos servios, produtos e ambiente de trabalho. Esta busca, portanto um processo de melhoria constante do sistema de gesto ambiental. A responsabilidade da gesto ambiental no est restringida somente as empresas, mas tambm para a populao em geral. O povo necessita de reeducao, cultura e discernimento da importncia deste assunto.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

Compradores de produtos intermedirios esto exigindo cada vez mais produtos que sejam produzidos em condies ambientais favorveis. A imagem de empresas ambientalmente saudveis mais bem aceita por acionistas, consumidores, fornecedores e autoridades pblicas. Acionistas conscientes da responsabilidade ambiental preferem investir em empresas lucrativas sim, mas ambientalmente responsveis. A gesto ambiental empresarial est na ordem do dia, principalmente nos pases ditos industrializados e tambm j nos pases considerados em vias de desenvolvimento. A partir do momento que a populao vai tomando conhecimento da preservao do meio ambiente a opinio publica sente a necessidade de pressionar empresas a cumprirem o seu papel diante dessa situao. O mercado consumidor tambm contribui para com a responsabilidade social, comprando mercadorias que ajudam o meio ambiente, analisando as embalagens que possuem o selo ISO 14000, que atesta participao com os cuidados do meio ambiente. A sociedade tambm deve cumprir seu papel de responsabilidade perante o meio ambiente, no desperdiando, no jogando lixo em vias publicas e praticando meios que levam a coleta seletiva. O governo tambm tem o seu papel diante dessa situao definir as leis e fiscalizar o seu cumprimento para melhorar o meio em que vivemos. 2.2 Sistema de Gesto Ambiental

O objetivo do SGA planejar as atividades que podem minimizar e eliminar os impactos ambientais. O responsvel pela implementao do sistema deve analisar que ele seja estabelecido documentado e mantido de acordo com as normas descritas para manter a eficincia e eficcia. O sistema uma ferramenta muito importante para as empresas saberem o quanto seus produtos tem com o meio ambiente. As empresas deve informar seus funcionrios sobre a importncia do Sistema em geral, pois com isso pode vir a melhorar o ambiente em seus afazeres e trabalhos conforme os procedimentos especficos.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

A empresa deve manter contato entre seus funcionrios de acordo com os nveis hierrquicos para receber e responder as partes externas. Deve tambm controlar todos os documentos e exigidos pela norma e rotina do SGA, para manter em ordem os registros ambientais, incluindo, os referentes as formaes e auditorias, e devem estar identificveis e acessveis. dever da direo da empresa rever o sistema e avaliar sua eficincia sendo sempre documentados. Aps essa analise verificar se necessidade de ocorrer alguma modificao no sistema implantado, para dar melhoria continua e alguma modificaes externas.

Fluxo do Sistema de Gesto Ambiental

Fonte: WRUK, Hans-Peter. Kapitel 4.3: Normative Vorgaben In: Praxishandbuch Umweltmanagement System. Traduo livre.

Devemos salientar que a empresa a nica responsvel pela adoo de um SGA e consequentemente de uma poltica ambiental. S aps sua adoo, o cumprimento e a conformidade devem ser seguidos integralmente, pois eles adquirem configurao de sagrados. Portanto, ningum obrigado a adotar um 6

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

SGA e/ou Poltica Ambiental; depois de adotados, cumpra-se o estabelecido sob pena da organizao cair num tremendo descrdito no que se refere s questes ambientais. 2.3 Programas de Gesto Ambiental Podem Envolver:

O desenvolvimento de produtos que possam ser reciclados; Pensar o descarte de um produto aps seu consumo; Separao do lixo; Adoo de tecnologias limpas; Programas de reciclagem e reaproveitamento de resduos; Abordagem dos 4Rs (reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar); Adotar uma postura de responsabilidade ambiental, buscando a nocontaminao de qualquer tipo de ambiente natural; Medidas de economia de energia, gua e outros materiais de consumo. Um processo de gesto ambiental deve abranger uma nova cultura, uma mudana de conscincia que nos leve a pensar e adotar outras formas de viver o hoje, pensando no amanh. Os recursos naturais dependem de prticas responsveis que devem ser geridas por uma ao coletiva das instituies, dos governos e da sociedade como um todo.

3. RESPONSABILIDADE SOCIAL

Segundo Tinoco (2001), o conceito de responsabilidade social corporativa deve enfatizar o impacto das atividades das empresas para os agentes com os quais interagem (stakeholders), empregados, fornecedores, clientes, consumidores, colaboradores, investidores, competidores, governos e comunidade. Com esse conceito deve-se criar um compromisso de valores conduta e procedimentos que motivem o continuo aperfeioamento dos processos empresarias para que os mesmo resultem em preservao, melhoria da qualidade de vida da sociedade do ponto de vista tico, social e ambiental. H algumas dcadas o tema responsabilidade social corporativa vem sendo alvo de inmeros debates no meio acadmico e empresarial. Mais recentemente, 7

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

observa-se uma transformao no prprio conceito: de uma concepo antes baseada na caridade e no altrusmo, para uma associao entre responsabilidade social e estratgia empresarial (Smith, 1994). Em outras palavras, atuar como organizao transformadora da sociedade passou a ser considerado pelas empresas como importante fonte de vantagem competitiva. Davis (como citado em Guimares, 1984) argumenta que a responsabilidade social da empresa deriva justamente de seu grande poder social. Este autor aponta a importncia do papel das empresas na sociedade, considerando que as decises empresariais tm amplas conseqncias sociais e que, portanto, no podem ser tomadas unicamente motivadas por fatores econmicos. As transformaes scio-econmicas dos ltimos 20 anos tm afetado profundamente o comportamento de empresas at ento acostumadas pura e exclusiva maximizao do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criao de riqueza; por outro lado, bem sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade. Em funo da capacidade criativa j existente, e dos recursos financeiros e humanos j disponveis, empresas tm uma intrnseca responsabilidade social. A idia de responsabilidade social incorporada aos negcios . portanto, relativamente recente. Com o surgimento de novas demandas e maior presso por transparncia nos negcios, empresas se vem foradas a adotar uma postura mais responsvel em suas aes. Infelizmente, muitos ainda confundem o conceito com filantropia, mas as razes por trs desse paradigma no interessam somente ao bem estar social, mas tambm envolvem melhor performance nos negcios e, conseqentemente, maior lucratividade. A busca da responsabilidade social corporativa tem, grosso modo, as seguintes caractersticas: plural. Empresas no devem satisfaes apenas aos seus acionistas. Muito pelo contrrio. O mercado deve agora prestar contas aos funcionrios, mdia, ao governo, ao setor no-governamental e ambiental e, por fim, s comunidades com que opera. Empresas s tm a ganhar na incluso de novos parceiros sociais em seus processos decisrios. Um dilogo mais participativo no apenas representa uma mudana de comportamento da empresa, mas tambm significa maior legitimidade social. 8

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

distributiva. A responsabilidade social nos negcios um conceito que se aplica a toda a cadeia produtiva. No somente o produto final deve ser avaliado por fatores ambientais ou sociais, mas o conceito de interesse comum e, portanto, deve ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo. Assim como consumidores, empresas tambm so responsveis por seus fornecedores e devem fazer valer seus cdigos de tica aos produtos e servios usados ao longo de seus processos produtivos. sustentvel. Responsabilidade social anda de mos dadas com o conceito de desenvolvimento sustentvel. Uma atitude responsvel em relao ao ambiente e sociedade, no s garante a no escassez de recursos, mas tambm amplia o conceito a uma escala mais ampla. O desenvolvimento sustentvel no s se refere ao ambiente, mas por via do fortalecimento de parcerias durveis, promove a imagem da empresa como um todo e por fim leva ao crescimento orientado. Uma postura sustentvel por natureza preventiva e possibilita a preveno de riscos futuros, como impactos ambientais ou processos judiciais. transparente. A globalizao traz consigo demandas por transparncia. No mais nos bastam mais os livros contbeis. Empresas so gradualmente obrigadas a divulgar sua performance social e ambiental, os impactos de suas atividades e as medidas tomadas para preveno ou compensao de acidentes. Nesse sentido, empresas sero obrigadas a publicar relatrios anuais, onde sua performance aferida nas mais diferentes modalidades possveis. Muitas empresas j o fazem em carter voluntrio, mas muitos prevem que relatrios scio-ambientais sero compulsrios num futuro prximo. Muito do debate sobre a responsabilidade social empresarial j foi desenvolvido mundo afora, mas o Brasil tem dado passos largos no sentido da profissionalizao do setor e da busca por estratgias de incluso social atravs do setor privado. A responsabilidade social e ambiental pode ser resumida num conceito de efetividade (atividade real; resultado verdadeiro), uma organizao efetiva quando mantm sua postura socialmente responsvel. Toda e qualquer organizao

depende da satisfao da sociedade para manter-se, desta forma a sociedade tambm precisa da organizao para seu crescimento e bem estar, cumprindo seu papel com a responsabilidade social.

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

4.GESTO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL

O mundo enfrenta neste novo milnio um grande desafio de fazer com que as foras de mercado protejam e melhorem a qualidade do ambiente, interagir com organizaes que sejam ticas, e que atuem de forma ecologicamente responsvel. Pesquisa recente revela que 68% dos consumidores brasileiros estariam dispostos a pagar mais por um produto que no agride o meio ambiente. Dados obtido no dia-a-dia mostram que a tendncia de preservao ambiental e ecolgica por parte das organizaes deve continuar de forma permanente e definitiva. As organizaes que tomarem decises estratgicas relacionadas a questo ambiental e ecolgica conseguiro vantagens competitivas ou tambm reduo de custos e aumento dos lucros a mdio e longo prazo. A gesto ambiental e a responsabilidade social, tornam-se importantes instrumentos gerencias para capacitao e criao de condies de competitividade para as organizaes, qualquer que seja seu segmento econmico. (TACHIZAWA,2005) No Brasil vem aumentando o numero de empresas que utilizam gesto ambiental em razo da exigncia de uma resposta mais consistente e responsvel das organizaes. A conscincia ambiental ecolgica por parte das empresas resultou tambm mitificao do conceito de qualidade do produto, que agora precisa ser ecologicamente vivel. Recente estudo americano concluiu que, no primeiro semestre de 1990, 9,2% dos produtos introduzidos no mercado eram anunciados verdes, enquanto, em 1989, estes constituam apenas 0,5%. (Tachizawa,2005) Novos administradores implementam em seus objetivos estratgico

programas de reciclagem medidas para poupar energias entre outras. Esse novo pensamento precisa ser acompanhado por mudanas de valores, passando de expanso para conservao, da quantidade para qualidade, da dominao para parceria.

A gesto ambiental e da responsabilidade social, para um desenvolvimento que seja sustentvel econmica, social e ecologicamente, precisa contar com executivos e profissionais nas organizaes, publicas e privadas, que incorporem tecnologia de produo inovadora, regras de deciso estruturadas

10

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

e demais conhecimentos sistmicos exigidos no contexto em que se inseri. (TACHIZAWA,2005)

As contribuies da gesto ambiental para as diferentes atividades da organizao quando se trata de avaliar a influncia da gesto ambiental sobre a orientao estratgica de uma organizao, o posicionamento dos "responsveis ambientais" na estrutura hierrquica e o alcance de suas atribuies especficas so determinantes. "Gesto ambiental envolve planejamento, organizao, e orienta a empresa a alcanar metas [ambientais] especificas, em uma analogia, por exemplo, com o que ocorre com a gesto de qualidade. Um aspecto relevante da gesto ambiental que sua introduo requer decises nos nveis mais elevados da administrao e, portanto, envia uma clara mensagem organizao de que se trata de um compromisso corporativo. A gesto ambiental pode se tornar tambm um importante instrumento para as organizaes em suas relaes com consumidores, o pblico em geral, companhias de seguro, agncias governamentais, etc." (NILSSON, 1998:134) O"perfil do gestor ambiental", parece haver consenso na literatura de que a situao ideal seria a incorporao da gesto ambiental por todas as atividades da organizao. Pode ser compreendido a partir de um conjunto de habilidades que DONAIRE (1999) rene em quatro categorias: habilidade tcnica: "para poder avaliar as diferentes alternativas, em relao a insumos, processos e produtos, considerando-os sob o aspecto ambiental e seu relacionamento com os conceitos de custos e de tempo". (p. 86) habilidade administrativa: "relacionada com o desempenho das tarefas do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar, pois caber a ele a responsabilidade de executar a poltica de meio ambiente ditada pela organizao". (p. 86) habilidade poltica: "para sensibilizar os demais administradores da empresa, que lhe podem dar apoio e respaldo organizacional no engajamento da temtica ambiental, propagando e consolidando a idia de que sua atividade, antes de ser uma despesa a mais para a organizao, uma grande oportunidade para a prospeco de novas formas de reduo de custos e melhoria de lucros". (p. 87)

11

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

habilidade de relacionamento humano: "para conseguir a colaborao e o engajamento de todos os funcionrios para a causa ambiental da empresa, pois o sucesso desse empreendimento est intimamente ligado participao coletiva e incorporao desta varivel cultura da organizao". (p. 87)

4.1 Indicadores de Gesto Ambiental e de Responsabilidade Social

necessrio

que

defina

indicadores

de

gesto

ambiental

de

responsabilidade social, como modelo de relao entre duas variveis em que suas qualidades e importncias so feitas para medio. Conceitualmente, pode-se dizer que um modelo de gesto ambiental e de responsabilidade social depende de medio, informao e anlise. As medies precisam ser decorrncia das estratgias corporativas da organizao,abrangendo os principais processos, bem como seus resultados. As informaes necessrias para a avaliao e a melhoria do desempenho incluem, entre outras, as relacionadas com o processo produtivo, o desempenho de produtos, o mercado, as comparaes com a concorrncia benchmarking ou referenciais de essncia, os fornecedores, os colaboradores e os aspectos econmico-financeiros. (Tachizawa,2005) Modelo de gesto ambiental e responsabilidade social pode ser chamado de inferncia cientifica e esse fato corresponde a maneira de como as decises so tomadas as causas e impactos do meio ambiente, elas so baseadas em fatos, dados e informaes quantitativas. Este fato leva em considerao que o que no pode ser medido no pode ser avaliado, entretanto no h como decidir sobre medidas a serem tomadas. Anlise significa extrair das informaes concluses mais relevantes para apoiar a avaliao e a tomada de decises exigidas para o equacionamento das questes ambientais e sociais. Tal anlise serve para revelar tendncias, projees e relaes de causa e efeito que poderiam no ficar evidentes. Esse conjunto de medies, informaes e anlise a base para planejamento, anlise e crtica do desempenho, melhoria da operaes produtivas e comparaes com a concorrncia ou com referencias de excelncia. (Tachizawa,2005) .

12

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

CONCLUSO

A pesquisa desenvolvida permitiu identificar a importncia que as empresas tem em relao ao meio ambiente, seus projetos e modelo de gesto. Com isso notamos que realmente existem empresas que vestem a camisa e vo a fundo na busca da melhoria do meio ambiente. Notamos tambm que a empresas que adotam o projeto, esto em um mercado competitivo, j as que no utilizam o projeto podem ficar excludas dessa competitividade, que minimizam os custos, pois os mesmos ajudam a evitar o desperdcio e aumentar seus lucros, pois a sociedade est tendo mais interesse em comprar produtos que cuidam do meio ambiente, por isso o aumento. As empresas no esto sozinhas o governo tem seu papel perante esse modelo, fiscalizando se os projetos esto sendo corretamente aplicados e no deixando de lado a sociedade que tambm ajuda a levar a diante est prtica. Desta forma percebemos que se as foras no se unirem (governo, empresa e sociedade), para melhorar a gesto ambiental e responsabilidade social, est busca no ir se concretizar por completo, por menor que seja nosso papel fundamental a participao de todos para esse desenvolvimento e melhorias.

13

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

ABSTRACT This article aims to know how companies deal with the relationship with the environment and social responsibility in this way will show that most of the companies currently working with major focus on this issue and can not forget that even with the increased costs businesses get profit and may acquire the ISO 14001 seal shows the consumer that the company has responsibility to the environment. This also the importance of the EMS (Environmental Management System), in companies where it can analyze, implement and use the 4 Rs (reduce, reuse, recycle and recover). Today, it is very applied, because in addition to carefully preserve the environment and try to improve the awareness of the company behind many benefits businesses that practice.

Key-words: Enterprise, Environment, Social Responsibility and Environmental Management

14

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

REFERNCIAS

TACHIZAW, T. Gesto Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: Estratgia de Negcios Focadas na Realidade Brasileira. 3.ed. So Paulo: Atlas, 2005.

FIQUEIRA, E. et al. Gesto Ambiental: Brasbiodiesel. 2008. (Monografia). Graduao em Administrao. Unisalesiano, Lins, SP.

COSTA, A.; FERNANDES, L. Gesto Ambiental. 2007. (Monografia). Curso Lato Sensu em Gesto Empresarial com nfase em Marketing e Recursos Humanos e Responsabilidade Ambiental. Unisalesiano, Lins, SP.

www.ambientalbrasil.com.br

www.gestodomeioambiente.blogsport.com

www.artigos.com

www.ethos.org.br

15

Вам также может понравиться