Вы находитесь на странице: 1из 6

EDUCAO ESTATSTICA CRTICA: UM ENSAIO COM ALUNOS DO ENSINO MDIO E TCNICO AUTORES

Thiago Braas de Melo, IFRJ campus So Gonalo, thiago.branas@ifrj.edu.br

RESUMO
Este ensaio tem como objetivo mostrar como se desenvolveu um grupo focal com alunos do ensino mdio e tcnico sobre o uso da estatstica no cotidiano e na sociedade, buscando uma resposta para a pergunta: Qual o impacto da utilizao de textos da educao no-formal e experimentos na educao estatstica bsica? Como referencial terico usamos a Educao Estatstica Crtica, buscando promover a construo da literacia, do pensamento e do raciocnio estatstico. Como a pesquisa est em andamento, sem concluses finais, trazemos o relato de um dos alunos participantes. Palavras chaves: Educao Estatstica Crtica; Grupo Focal; Ensino Mdio e Tcnico.

ABSTRACT
This paper aims to show how it developed a focal group with high-school students about the use of statistics in the daily life and in society, searching an answer to the follow question: What is the impact of the use of texts of non-formal education and experiments in basic statistical education? As theoretical frame of reference we used the Critical Statistical Education, seeking to promote construction of the literacy, the reasoning and the statistical thinking. As the research is ongoing, without definitive conclusions, we bring the report of one of the participating students.

Keywords: Critical Statistical Education; Focal Group; High School and Technical Instruction.

Introduo
Este ensaio uma proposta de pesquisa submetida ao edital para o Programa de

Iniciao Cientfica e Tecnolgica do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Rio de Janeiro e tem como objetivo desenvolver um grupo focal com alunos do ensino mdio e tcnico sobre o uso da estatstica no cotidiano e na sociedade. 1

Neste artigo, faremos uma breve reviso terica sobre a Educao Matemtica Crtica e a Educao Estatstica. Tambm anunciaremos nossa metodologia usada durante o processo de pesquisa. Este trabalho relativo a uma pesquisa em andamento, assim sendo, traremos um relato de um dos participantes do grupo sobre as atividades realizadas, mas ainda no possvel apresentar resultados conclusivos, j que os dados coletados esto em fase de anlise.

Educao Estatstica Crtica


Desde as ltimas dcadas do sculo XX, muito se discute o ensino de matemtica e

sua forma de acontecer. Entre as vertentes sempre houve os que defendiam a contextualizao dos contedos e entre estes ainda existe diversas formas de pensar a contextualizao, seja por resoluo de problemas, seja por via histrica, situaes de modelagem matemtica, entre outras. Skovsmose (2008) defende que para se fazer uma contextualizao no basta formular um problema sem um contexto social. Ele defende que necessrio promover uma Educao Matemtica Crtica (EMC), que conectar o que se ensina na sala de aula de matemtica com a realidade social e poltica em que este ambiente est inserido. Matos, Fialho e Alves (2003) nos lembram de que o desenvolvimento de uma EMC tem como objetivo levar os alunos a identificar, interpretar, avaliar e criticar a matemtica embebida de implcito em diversas reas da sociedade (e.g. nos fenmenos sociais, nas mdias, discursos polticos, etc.) (p. 1). Assim, praticar uma EMC contribuir para a cidadania , que possibilitar o exerccio poltico, social e cvico das pessoas. Para refletir sobre a questo da cidadania por meio da educao matemtica, Matos, Fialho e Alves (op. cit.) nos trazem questes relativas a trs pontos de partida: o professor, que pretende deixar de ser apenas um transmissor de conhecimento, aliado a alunos, que no so mais meros receptores, estes se interagem em propostas de atividades abertas, em cenrios para investigao. No que diz respeito estatstica, ela ganha fora em uma sociedade tecnolgica que preza o excesso de informao e a manipulao de dados. Como resposta, a educao matemtica tem agregado o ensino de estatstica em seu currculo da educao bsica. Campos (2007) apresenta trs competncias que uma educao estatstica pode promover, quais sejam a literacia, o raciocnio e o pensamento estatstico. Rumsey (2002) defende que para o aluno se tornem cidado, ele deve ter condies de entender estatstica o suficiente para ser capaz de consumir as informaes com as quais somos inundados diariamente (p. 1). Corroborando com esta ideia, Lopes (2008) 2

escreve que:
importante que os estudantes comecem a entender a natureza e os processos envolvidos em uma investigao estatstica, fazendo consideraes que interfiram no modelo de um plano para a coleta de dados. Isso inclui reconhecer como, quando e por que ferramentas estatsticas existentes podem ser usadas para auxiliar um processo investigativo. (p. 69)

Campos (op. cit.) cita pontos presentes na literacia estatstica, como a promoo do conhecimento e da conscincia sobre dados, de que o entendimentos dos conceitos bsicos devem preceder o clculo, a oportunidade de os estudantes produzirem seus prprios dados e interpret-los a nvel bsico, e o desenvolvimento de uma habilidade de comunicao estatstica. Quanto ao que diz respeito ao pensamento estatstico, Wodewotzki & Jacobini (2004) faz um diagrama que representa bem como este funciona, como pode-se ver na Figura 1.
Pensamento Estatstico
Planejamento

Procedimento Estatstico

Pensamento Analtico

Figura 1 Esquema representativo do pensamento estatstico (WODEWOTZKI & JACOBINI, 2004, p. 235) O pensamento estatstico capacita o aluno a questionar e buscar os melhores mtodos para resolver um problema, ele comea a refletir a partir dos dados apresentados para ele e sob o contexto em que estes dados foram obtidos, ou seja, passa a ver o processo por completo, com constante reviso de cada componente (CAMPOS, 2007, p. 40). Wodewotzki & Jacobini (op. cit.) aponta que com o pensamento estatstico o aluno entende melhor as limitaes da estatstica, especialmente geradas pela incerteza e pela variabilidade intrnsecas a esta cincia. Aprender raciocinar estatisticamente, para Garfield & Gal (1999, apud CAMPOS, 2007), aprender a raciocinar sobre os dados (discretos ou contnuos, tabelas e variveis), sobre representao dos dados (diferentes tipos de grficos), sobre medidas estatsticas (medidas de posio e variabilidade), sobre incerteza (probabilidades), sobre a amostra (relao amostra-populao e inferncias) e sobre associaes (correlaes). Um dos maiores problemas que encontramos no raciocnio estatstico a no diferenciao que os estudantes fazem entre a matemtica e a estatstica (SILVA et al, 3

2002; CAMPOS, 2007). A estatstica usa em suas solues conceitos matemticos, mas inseridos em certo contexto. Diferente da maioria dos problemas puramente matemticos, a estatstica apresenta quase sempre vrias solues para a mesma situao, todas elas com um grau de incerteza. E essa diferena pode ser percebida j na educao bsica e, se assim fosse trabalhada, facilitaria o aprendizado dos conceitos estatsticos (SILVA et al, 2002). Silva et al (op. cit.) diz que no nova esta questo, em 1989 no NCTM (National Council of Teachers of Mathematics)
h um alerta para que os alunos entendam a diferena entre a caracterstica de certo/errado do pensamento matemtico e a natureza dos resultados em anlise estatstica, reconhecendo que a estatstica tem um papel intermedirio importante entre a exatido da matemtica e a natureza ambgua de um mundo largamente dependente da opinio individual. (SILVA et al, op. cit., p. 220)

Campos (2007) define a Educao Estatstica Crtica como sendo a unio dos trs elementos da Educao Estatstica (literacia, pensamento e raciocnio estatstico) com a Educao (Matemtica) Crtica. Assim, a Educao Estatstica Crtica almeja que os alunos sejam capazes de interpretar e manipular dados estatsticos sem deixar de reconhecer as crenas, atitudes e valores que esto por traz dos mtodos escolhidos.

Metodologia e Atividades
Esta pesquisa, de carter qualitativo, consistiu em realizar um grupo focal com

alunos de ensino mdio a fim de responder a seguinte pergunta: qual o impacto da utilizao de textos da educao no formal e experimentos na educao estatstica bsica? Alm de buscar resposta para esta pergunta, a pesquisa teve como objetivo trabalhar atividades pensadas sob a perspectiva da Educao Estatstica Crtica, almejando a promoo da literacia, do pensamento e do raciocnio estatstico, sempre de forma contextualizada. A saber, o grupo focal uma tcnica de pesquisa que coleta dados por meio das interaes grupais ao se discutir um tpico especial sugerido pelo pesquisador (GONDIM, 2002, p. 3). O nosso grupo focal considerado auto-referente, pois usado como fonte principal de dados. Alm disso, ele constitudo por oito alunos do 2 ano do ensino mdio de um curso tcnico de uma escola federal da regio metropolitana do Rio de Janeiro e um professor-pesquisador. Ocorreram trs encontros de cerca de uma hora de durao que foram vdeo-gravados. Como a pesquisa est em andamento, ainda no temos anlises conclusivas a respeito dos encontros. Separamos para apresentar neste ensaio o relato de um dos alunos a respeitos das atividades que desenvolvemos. Seguiremos na apresentao das atividades 4

na ordem cronolgica que elas aconteceram. O primeiro encontro tinha como objetivo a leitura e a reflexo partindo de dois textos de revistas de divulgao cientfica: Superinteressante e Clculo. O texto da Superinteressante, de setembro de 1994, intitulado Os nmeros da estatstica no mentem jamais. Ser? (VENTUROLI, 1994) segundo o aluno:
Esse texto se refere a incerteza (ou a margem de erro), que sempre vo existir mesmo em uma pesquisa estatstica bem formulada; mostra exemplos variados de pesquisas estatsticas e como funcionam; e tambm mostra que alguns dados divulgados podem estar incorretos ou insuficientes para uma completa compreenso devido pesquisa em que ele se originou ou a forma que est sendo divulgada, podendo ento ter resultados manipulados.

O segundo texto, Como mostrar as incertezas, da revista Clculo (PEARSON e SHORT, 2012) na opinio do nosso aluno:
Mostra que devemos ter cuidado e talvez passar por sutis armadilhas ao lermos uma pesquisa, pois quando o autor representa seus dados de pesquisa (em forma de grfico, por exemplo), dependo da forma de representao ele pode: Obscurecer ou incorporar informaes, facilitar a leitura com o objetivo de obter melhor compreenso ou dificultar a leitura (onde no h necessidade) para deixar seu texto mais enriquecido, definir certo pblico de leitores e at mesmo promover o impacto em determinada parte da pesquisa em que o autor favorece ou discorda.

No segundo encontro, comeamos a trabalhar a estatstica de forma mais experimental, baseado no conto Um nobre jogado do livro Novas aventuras cientficas de Sherlock Holmes Casos de lgica, matemtica e probabilidade (BRUCE, 2003). Realizamos algumas simulaes de jogos para verificar como a probabilidade funciona de fato. Descrio do encontro pelo aluno:
Conto de Sherlock Holmes Se trata da utilizao da probabilidade, a diferena entre exatido matemtica e a preciso estatstica e a possvel existncia de sorte ou azar; Mostrando que muito difcil ou at impossvel criar um sistema, 100% eficaz, de se manipular a estatstica. No conto se utiliza os jogos de azar como referncia, mas esses conceitos podem ser aplicados em vrios outros exemplos, para explicar porque certos eventos ocorrem ou at prever fenmenos futuros. Atividades de jogos Realizao de atividades prticas com jogos de utilizao de dados ou moedas para se obter melhor conhecimento das leis probabilsticas, de certo modo algumas das ditas no conto de Sherlock Homes. Aps a leitura dos textos acima podemos ento a aplicar a probabilidade nos jogos ou em at situaes do dia-a-dia, assim podendo ter at uma ajuda extra, facilitando as escolhas e j esperando possveis resultados futuros.

No ltimo dia do grupo focal, alm de uma avaliao final sobre todos os encontros, comeamos a reunio com o e xperimento Quantos peixes no lago? do site M Matemtica Multimdia:
Melhor compreenso de como se fundamenta e funcionam as pesquisas

estatsticas, onde aprofundamos na busca de resultados atravs de clculos e amostras, mesma tcnica utilizada em pesquisas de intenes de voto. Podendo enxergar que a probabilidade de ter um resultado exato remotssima e levando esse conceito a outras pesquisas que utiliza porcentagem e/ou probabilidade, veremos que seus resultados dificilmente esto certos, no mximo, o mais prximo da realidade.

Inconcluses
A pesquisa ainda se encontra em andamento, por isso no temos resultados

conclusivos. Mas pelo relato dado pelo aluno sobre as atividades realizadas podemos indicar possveis consideraes: enriquecedor e promove a criticidade trabalhar com material da educao no-formal dentro da escola; dificilmente conseguiremos atingir um raciocnio estatstico em poucos encontros; o desenvolvimento do pensamento estatstico depende bastante do que o aluno viveu nas disciplinas de matemtica escolar; e a construo da literacia estatstica foi evidenciada desde a leitura do primeiro texto at a avaliao final do grupo focal.

Referncias

BRUCE, Colin. Novas aventuras cientficas de Sherlock Holmes: casos de lgica, matemtica e probabilidade. Traduo de Helena Londres. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. CAMPOS, Celso Ribeiro. A educao estatstica: uma investigao acerca dos aspectos relevantes didtica da estatstica em cursos de graduao. 2007. 242 f. Tese (Doutorado) - Instituto de Geocincias e Cincias Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007. GONDIM, S.M. . Grupos focais como tcnica de investigao qualitativa: Desafios metodolgicos. Paidia. Cadernos de Psicologia e Educao, 12(24), 149-161, 2002. MATOS, J.F., FIALHO, C.; ALVES, A. Cidadania e educao matemtica crtica: investigao sobre o contributo da educao matemtica na formao de cidados participativos e crticos. In: Actas do Seminrio de Investigao em Educao Matemtica. Santarm: Associao de Professores de Matemtica, 2003. PEARSON, M.; SHORT, I. Como mostrar as incertezas. Revista Clculo, ed. 12, ano 1, p. 48-55, 2012. RUMSEY, D. J. Statistical literacy as a goal for introductory statistics courses. Journal of Statistics Education, v. 10, n. 3, 2002. Disponvel em http://www.amstat.org/publications/jse/v10n3/chance.html. Acesso em 02/05/2011. SILVA, C. B. BRITO, M . R. F. CAZORLA, I. M. VENDRAMINI, C. M. M. Atitudes em relao estatstica e matemtica. Psico-USF, v. 7, n. 2, p. 219-228, Jul./Dez. 2002. SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexo em educao matemtica crtica. Traduo de Orlando de Andrade Figueiredo e Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008. VENTUROLI, T. Os nmeros da estatstica no mentem jamais. Ser? Revista Superinteressante, edio 84, set./1994. Disponvel em http://super.abril.com.br/cotidiano/numeros-estatisticas-nao-mentem-jamais-sera441033.shtml. Acesso em 24 de maio de 2011. WODEWOTZKI, M. L. L. & JACOBINI, O. R. O Ensino de Estatstica no Contexto da Educao Matemtica. In: BICUDO, M.A.V. & BORBA, M. de C. (orgs.). Educao Matemtica: Pesquisa em Movimento . So Paulo: Editora Cortez, 2004, p. 232-249. 6

Вам также может понравиться