Вы находитесь на странице: 1из 18

CAIXA PERFEITA PARA ABELHA JATAI

COLMIA PERFEITA PARA ABELHA JATAI. Tetragonisca angustula angustula (Holmberg).


MODELO: J C W 11. O presente artigo tem como finalidade colaborar com os iniciantes e criadores mais experientes na criao das abelhas jata (ASF) utilizando a colmia perfeita, para o manejo racional e simplificado. Aguardei vrios anos para divulgar, esperava a qualidade de sua funcionabilidade.

Esta colmia foi desenvolvida e padronizada as suas medidas aps vrios anos de estudos e avaliao de resultados, os experimentos foram efetuados especificamente com a abelha jata, todos os enxames alojados neste modelo, apresentaram desenvolvimento acima da mdia esperado, em 2008 alojamos seis enxame, 2009 quinze, 2010 vinte e um, 2012 trinta e quatro, em 2013 cinqenta e oito enxames.

O modelo apresentado atende todos os requisitos para criao racional da abelha jata, atende as necessidades das abelhas e tambm do meliponiocultor, principalmente no manejo para colheita do mel e para efetuar as divises de colnias.
NECESSIDADES DAS ABELHAS:

Atende as necessidades bsicas e essncias para a desenvoltura e crescimento do ninho, apresentando um espao interno adequado para esta espcie de abelha. Os potes de alimentos ficam armazenados nas melgueiras, uma de cada lado da cmera de crias (ninho), facilitando a busca e o deposito do alimento pelas abelhas.

NECESSIDADES DO MELIPONICULTOR:

Permite uma criao em grande escala, 100, 200, 500, 1000 colmias, apresenta uma facilidade na colheita do mel e nas divises artificiais de colnias. Para colheita do mel, retira as melgueiras e em seguida coloca as tampas da caixa, fechando o espao de circulao das abelhas do ninho para as melgueiras, no tendo necessidade de usar outro material. Perfura os potes de mel e vira rapidamente em cima de uma tela bem fina acoplado a um vasilhame devidamente higienizado, aps 10 minutos, retornar as melgueiras nas colmias, os potes de mel esto danificados, mas no destrudos, este procedimento de colheita, denomino, colheita por gravidade.

Antes de perfurar os potes de mel, retira as abelhas que ainda esto sobre eles, com um espanador ou um pequeno ventilador, com este procedimento impede a mortalidade das abelhas que ocorre na colheita tradicional, que , retirar os copos de mel com auxilio de uma colher, a qual causa grande mortalidades de abelhas, diminuindo drasticamente o nmero de campeiras em atividades, normalmente so estas que tentam proteger o seu mel do intruso. Se eventualmente tiver copos de plen nas melgueiras, estes no devem ser perfurados, perfura apenas os copos de mel, o plen ser retornado posteriormente intacto a colmia.

Colher o mel da abelha jata atravs de bomba aspiradora invivel, os potes de mel so muito pequenos e se aspira mais ar do que o mel. Este modelo de melgueiras permite extrair o mel sem contato manual, tornando uma colheita higinica, podendo ser adaptadas a uma centrfuga para uma colheita em grande escala. Neste manejo de colheita no destrudo os potes de mel, as abelhas reaproveitam a cera dos potes danificados, e reconstroem novamente, economizando tempo e material, dependendo das floradas e possvel 2 a 3 colheitas de mel por vero. Outro detalhe importante o pequeno contato fsico das melgueiras com o ninho, no permitindo grande propolizao pelas abelhas, o qual normalmente dificulta a deslocao das melgueiras da estrutura da cmera de crias, neste modelo de colmia este empecilho no acontece.

Nas multiplicaes (Divises de colnias), e possvel de imediato transferir uma melgueira com alimento, mel e plen, para a nova colnia que esta sendo manipulada, no sendo necessrio fazer alimentao artificial posteriormente. Facilita tambm a localizao da realeira, esta colmia no apresenta vrias alas ou mdulos de ninhos, ela pode estar na cmera de crias 01 ou na cmera de crias 02, se estiver na cmera de crias 01(ninho) adiciona a cmera de crias 02 (sobre-ninho) e uma melgueira vasia, transfere da colmia me uma melgueira com alimento. uma colmia muito prtica, simplifica o manejo, tambm e possvel fazer multiplicao por induo de rainha princesa, para isto, acrescenta uma cmera de crias (mdulo extra) em cima da cmera de crias 01(ninho) e os procedimentos para a multiplicao por induo. O manejo nas revises simplificado, e no perturba as abelhas, na reviso das melgueiras, tira as tampas das melgueiras, no interferindo no ninho, na reviso do ninho, destampa s o ninho sem interferir ou danificar o contedo das melgueiras.

MEDIDAS EXTERNAS.

COMPRIMENTO TOTAL DA COLMIA= 48 Centmetros.

CMERA (01) E CMERA (02). Comprimento = 16 cm Largura = 16 cm Profundidade interna = 5 cm Profundidade externa = 6 cm Espessura do fundo = 1 cm Orifcio = 12 mm

BASE DE FIXAO:
Espessura Comprimento Altura = 1 cm = 48 cm = 6 cm

MELGUEIRAS:
Comprimento = 16 cm Largura = 16 cm Profundidade interna = 5 cm Profundidade externa = 6 cm Espessura do fundo = 1 cm

MADEIRA USADA:

PLATAFORMA:
Espessura Comprimento
Largura

Pinheiro araucria. Pode ser usada madeira de pinus no tratada com produtos anti-fungos. Pintura: Somente externa. No pintar em volta do orficio.

= 2 cm = 48 cm
= 16 cm

O grande diferencial desta colmia esta na plataforma que serve de base para fixao e manejo das cmeras de crias e das melgueiras, tambm permite acrescentar mais um conjunto de melgueiras e cmera de crias (ninho e sobre ninho). Alterando suas medidas, podem ser alojados outros tipos de abelhas, com a mesma funcionalidade e praticidade. simples a sua fabricao, as medidas so idnticas facilitando os cortes.

AUTOR:
Jos Carlos Wegrzinoski www.josecarlosjatai@gmail.com Pesquisador e Proprietrio dos Meliponrios Abelhas do Sul: Criador de abelhas nativas desde 1989. http://meliponarioabelhasdosul.webnode.com.pt/

Вам также может понравиться