Вы находитесь на странице: 1из 12

De acordo com o comando a que cada um dos itens de 1 a 120 se refira, marque, na folha de respostas , para cada item:

o campo designado com o cdigo C , caso julgue o item CERTO ; ou o campo designado com o cdigo E , caso julgue o item ERRADO . A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de rascunho e, posteriormente, a folha de respostas , que o nico documento vlido para a correo das suas provas. Nos itens que avaliam Conhecimentos de Informtica , a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao-padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras e que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse . Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios e equipamentos mencionados.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

No h dvida de que, no incio do sculo XXI, os Estados Unidos da Amrica chegaram mais perto do que nunca da possibilidade de constituio de um imprio mundial. Mas, se o mundo chegasse a esse ponto e constitusse um imprio global, isso significaria ao mesmo tempo e por definio o fim do sistema poltico interestatal. E o mais provvel, do ponto de vista econmico, que tal transformao viesse a significar tambm o fim do capitalismo. Em uma linguagem mais prxima da fsica e da termodinmica do que da dialtica hegeliana, pode-se dizer que a expanso do poder global na direo do imprio mundial , ao mesmo tempo, uma fora que levaria o sistema mundial entropia, ao provocar sua homogeneizao interna e o desaparecimento das hierarquias e conflitos responsveis pelo dinamismo e pela ordem do prprio sistema.
Jos Lus Fiori. Correio Braziliense, 25/12/2004 (com adaptaes).

10

13

16

Em relao ao texto acima, julgue os itens que se seguem. 1 2 O emprego da preposio de em No h dvida de que ( R.1) justifica-se pela regncia da forma verbal h. Como na seqncia h um complemento oracional, a omisso da preposio de em No h dvida de que ( R.1) tambm estaria de acordo com as exigncias da norma escrita culta. Como o primeiro perodo do texto apresenta idia relativa a um nico pas, o emprego do verbo chegar no singular chegou estaria de acordo com as exigncias de concordncia da norma escrita culta, sem necessidade de outras alteraes no texto. Mantm-se a correo gramatical do perodo e as informaes originais do texto ao se eliminar a palavra sublinhada em mais perto do que nunca ( R.2-3). O emprego do futuro do pretrito em significaria ( R.5) decorrente do emprego de estrutura antecedente que tem valor condicional, formada por verbo no imperfeito do subjuntivo. Pelos sentidos do texto, correto inferir que a palavra entropia ( R.13) est sendo empregada com o significado de equilbrio , organizao . Para o trecho que levaria (...) entropia ( R.12-13), estaria tambm de acordo com as exigncias da norma escrita culta qualquer uma das seguintes reescrituras: que levaria a entropia ao sistema mundial, que levaria entropia o sistema mundial, que iria levar o sistema mundial entropia. Infere-se das informaes e dos sentidos do texto que o dinamismo e a ordem do sistema poltico interestatal em vigor atualmente no mundo podem prescindir de hierarquias e conflitos. 12

Quase todas as grandes potncias j foram colonialistas e anticolonialistas, pacifistas e belicistas, liberais e mercantilistas, e quase todas elas, alm disso, j mudaram de posio vrias vezes ao longo da histria. Nesse contexto, as previses, liberais ou marxistas, do fim dos estados ou das economias nacionais, ou mesmo da formao de algum tipo de federao cosmopolita e pacfica, so utopias, com toda a dignidade das utopias que partem de argumentos ticos e expectativas generosas, mas so idias ou projetos que no tm nenhum apoio objetivo na anlise da lgica e da histria passada do sistema mundial. Apesar de tudo isso, possvel identificar atravs da histria a existncia de foras que atuam na direo contrria do poder global e do imprio mundial. Foras que impediram at agora que esse processo de centralizao do poder chegasse at o seu limite imperial, o que provocaria a dissoluo do sistema poltico e econmico mundial.
Idem, Ibidem.

Com referncia s idias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir. 9 A expresso Nesse contexto ( R.4-5) um elemento de coeso textual, pois retoma de forma sinttica todas as informaes do perodo anterior. A insero de uma vrgula logo aps a expresso dignidade das utopias ( R.8) mantm as mesmas relaes sintticas e a informao original do perodo. Pelas informaes do texto, estaria gramaticalmente correta e de acordo com as idias do texto a substituio do trecho expectativas generosas, mas so idias ( R.9) por: expectativas generosas. Entretanto, essas previses so idias. Nas linhas 10 e 11, pela presena das preposies, correto afirmar que os elementos da lgica, da histria passada e do sistema mundial tm a mesma funo sinttica no perodo, pois complementam a palavra anlise. Mantm-se a nfase da afirmao, sem prejuzo para a correo gramatical do perodo, se as duas ocorrncias da forma do nas linhas 13 e 14 forem substitudas por em relao ao . No incio do ltimo perodo do texto, substituir Foras por So essas foras constitui alternativa gramaticalmente incorreta para o perodo, porque prejudica a coeso textual. Na linha 16, o emprego do futuro do pretrito em provocaria justifica-se pelo emprego do subjuntivo em chegasse e admite como gramaticalmente correta a substituio pela forma teria provocado ou por iria provocar .

10

11

13

14

15

U nB / C E S P E T JB A

C AD E R N O B R AN C O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 7

A responsabilidade poltica do Poder Judicirio no MERCOSUL ntida nesta quadra. Precisamos, portanto, com absoluta transparncia, discutir e verificar como as

nossas instituies jurdicas esto desenhadas. A justia brasileira ainda est presa s concepes autonmicas do sculo XIX, e, por isso, o tratado internacional tem

sido

considerado

norma

de

natureza

ordinria,

e,

conseqentemente, sujeito modificao, revogao e alterao por qualquer legislao ordinria, sem qualquer
10

audincia dos organismos internacionais e dos pases que foram co-participantes da elaborao de um tratado, seja ele de qualquer natureza: comercial, civil, tributria.
Internet: <http://www.stf.gov.br/noticias/

imprensa/palavra_dos_ministros (com adaptaes).

Acerca do texto acima, julgue os itens seguintes. 16 Na linha 5, estaria gramaticalmente correta a preferncia pela estrutura presa a concepes , em que omitido o artigo feminino plural, com a permanncia da preposio. 17 Os 3 sinais indicativos de crase empregados linha 8 tm justificativas diferentes, e dois deles podem ser omitidos sem prejuzo para a correo gramatical do perodo. Considerando que os fragmentos includos nos itens seguintes, na ordem em que esto apresentados, so partes sucessivas de um texto, julgue-os quanto correo gramatical. 18 Uma das causas do congestionamento do sistema judicirio reside na legislao processual que, de to ultrapassada, enseja recursos inimaginveis em qualquer outro sistema. 19 A multiplicidade de manifestaes de insurgncia contra toda e qualquer disposio judicial, com invocao das garantias constitucionais de ampla defesa e devido processo, fazem com que o exame do mrito das causas seja adiado quase que indefinidamente. 20 Sucede-se na comarca os juzes e nos tribunais os relatores de modo que, sobre uma nica demanda, vrias geraes de magistrados se devam debruar, reiniciando como se espera o estudo do feito desde sua pgina inicial. opo encontrada no menu
Itens adaptados. Internet: <http://www.stf.gov.br>.

A figura acima ilustra uma janela do W ord 2002 contendo um documento em edio com informaes que foram extradas do stio http://www.bahia.com.br. Considerando essa figura, julgue os itens subseqentes, acerca do W ord 2002. 21 No trecho de documento mostrado, o posicionamento da figura de forma sobreposta a um pargrafo foi possvel devido ao fato de esse documento estar definido com o estilo de pargrafo 22 .

Observa-se na janela ilustrada que o texto mais prximo do lado direito da figura est alinhado com relao a esse lado da figura. Caso se deseje alinhar o texto localizado no lado esquerdo da figura com relao a esse lado da figura, sem alterar o alinhamento existente direita, suficiente clicar sobre tradio e, em seguida, clicar .

23

Considere que o documento em edio seja salvo em disquete de 3" e que, em outra sesso de uso do W ord 2002, ao se tentar abrir esse documento, ocorra erro de leitura por dano do arquivo correspondente. Nessa situao, possvel a recuperao do arquivo danificado por meio de .

U nB / C E S P E T JB A

C AD E R N O B R AN C O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 7

24

Considere a realizao do seguinte procedimento: clicar a figura mostrada no documento em edio; pressionar e manter pressionada a tecla

; teclar X , liberar a tecla

. Aps esse procedimento, possvel que o documento


em edio fique alterado para a forma mostrada na figura a seguir.

25

Por meio de opo encontrada no menu

, possvel

Figura I

abrir o documento ativo em uma janela do aplicativo PowerPoint 2002, na qual se poder criar uma apresentao a partir do contedo do documento.

Figura II

Considere que as janelas do W indows XP ilustradas nas figuras Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do PowerPoint 2002 na qual mostrado um slide em elaborao contendo texto e grfico, julgue o item a seguir. 26 A estrutura desse slide pode ter sido definida por meio da opo Layout do slide, encontrada no menu . I e II acima estejam em execuo em um computador do tipo PC. A partir dessas informaes, julgue os itens seguintes, sabendo que a janela ilustrada na figura I a janela ativa no computador. 27 As informaes apresentadas na figura I so insuficientes para concluir se o computador dispe de recursos de modem para acessar a Internet por meio de uma conexo ADSL.

U nB / C E S P E T JB A

C AD E R N O B R AN C O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 7

31 28 Ao se clicar e, em seguida, no submenu Barras de


ferramentas, do menu

Para se formatar com duas casas decimais todos os valores em reais contidos nas clulas de A2 a A6, suficiente selecionar as referidas clulas; clicar a opo Clulas no menu ; definir, na janela disponibilizada, a

, clicar a opo Botes padro, possvel que a janela ilustrada na figura I se transforme na janela ilustrada a seguir.

formatao desejada e, em seguida, clicar OK. A tecnologia de telefonia via Internet, conhecida como VoIP, sigla em ingls para voz sobre protocolo da Internet, possvel graas a diversos avanos tecnolgicos, entre os quais o desenvolvimento de tcnicas de compresso e digitalizao de voz, permite que usurios de computadores ligados Web em banda larga possam fazer ligaes telefnicas a um preo que fraes do que cobram companhias telefnicas convencionais. Em alguns casos, conversar via Internet pode custar 20% de uma ligao convencional. No Brasil, o uso do VoIP concentra-se ainda no mundo corporativo. Estima-se que uma em cada quatro grandes companhias brasileiras j usa o sistema. O avano domstico do servio lento no pas por causa da baixa penetrao de banda larga nos lares brasileiros: com apenas 2,7% das residncias servidas por banda larga, o mercado brasileiro de telefonia via Internet ainda incipiente. Mas a previso dos analistas que em 29 Por ser equipado com processador Pentium 4, correto concluir que o computador no qual as janelas ilustradas esto em execuo dispe de recursos intrnsecos que dispensam o uso de memria ROM. Esses recursos permitem que o W indows XP recupere um estado de operao anterior a uma falha do sistema, fazendo uso desse tipo de hardware e da memria RAM instalada.

2005 o VoIP se tornar no Brasil uma segunda opo de telefonia fixa e mvel, atravs de laptops ligados a redes sem fio de Internet disponveis nos principais aeroportos brasileiros, hotis e restaurantes. Foi-se o tempo dos servios embasados em ligaes locais e interurbanas. Eles se tornaram irrelevantes. A Internet e os aparelhos sem fio j alteraram para sempre a forma como as pessoas se comunicam.
Veja, 9/2/2005 (com adaptaes).

A partir do texto acima, julgue os itens seguintes. 32 A expresso voz sobre protocolo da Internet refere-se transmisso de voz utilizando-se o protocolo IP ( internet protocol), que necessrio para a compresso e digitalizao de voz, dividindo as informaes de voz que devem ser transmitidas em pacotes e reagrupando esses pacotes no local de destino da informao. 33 A tecnologia de conexo Internet denominada ADSL capaz de providenciar, entre as instalaes do usurio e o provedor de acesso Internet, os recursos de largura de banda mencionados no texto, necessrios ao estabelecimento de VoIP. 34 Considerando a figura acima, que ilustra uma planilha em elaborao em uma janela do Excel 2002, julgue os itens seguintes. 30 Sabendo que a clula A1 contm comentrio, correto afirmar que foi usada para inserir tal comentrio uma das opes existentes na lista que resulta ao se clicar o menu . 35 Para que haja maior penetrao de banda larga nos lares brasileiros, necessrio que a tecnologia de fibra ptica esteja disponvel para o acesso Internet nas residncias dos usurios. O trecho de texto redes sem fio de Internet pode referir-se, atualmente, s redes W LAN 802.11, que permitem taxas de transmisso condizentes s necessidades de largura de banda do servio de VoIP.

U nB / C E S P E T JB A

C AD E R N O B R AN C O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 7

No sculo XX, a fonte dominante de energia primria no mundo passou do carvo para o petrleo. No incio deste sculo, vemos que o gs natural comea a substituir o petrleo. E depois, qual ser a energia dominante? Hoje, estamos exaurindo as reservas fsseis que levaram milhes de anos para se acumularem e que, por enquanto, so fceis de serem extradas. H, porm, fortes indcios de que a curva de produo de petrleo est prxima de atingir o seu mximo. A cada ano, ser mais difcil encontrar e extrair petrleo. O petrleo ficar cada vez mais oscilante em seu preo internacional. Isso porque sempre maior a dependncia do mundo produo nas maiores reservas, situadas na rea entre o Golfo Prsico e o Mar Cspio. A instabilidade poltica crescente na regio parece no ter soluo no curto prazo, o que volatiliza ainda mais os preos. A culpa da instabilidade poltica tanto dos regimes autoritrios e teocrticos dominantes na regio como das nefastas intervenes polticas e militares dos pases ocidentais.
Juan Jos Verdesio. Como garantir fontes renovveis no sculo XXI. In: UnB Revista, ano V, n. 10, set./out./nov./2004, p. 35 (com adaptaes).

43

Exemplo claro de intervenes polticas e militares dos pases ocidentais no Oriente M dio, classificadas de nefastas pelo texto, foi a invaso do Iraque pela coalizo comandada pelos Estados Unidos da Amrica, que culminou na deposio e posterior priso de Saddam Hussein. No conflagrado Oriente Mdio, o Estado de Israel uma exceo: a despeito das diversas guerras das quais participou, mantm-se de p sem que para tanto tenha de fazer qualquer tipo de aliana poltica e militar com potncias ocidentais.

44

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando as mltiplas implicaes do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes. 36 O texto reitera a importncia estratgica do petrleo para a economia contempornea, razo por que esse produto exerce significativa influncia poltica nos rumos do mundo. 37 A crescente demanda por petrleo tambm se explica pela arrancada desenvolvimentista protagonizada por alguns pases na atualidade, entre os quais ndia e, especialmente, China seriam exemplos marcantes. 38 A inexistncia de alternativas energticas ao petrleo torna ainda mais sombria a perspectiva para o futuro, quando diz o texto estiverem exauridas as reservas fsseis que levaram milhes de anos para se acumularem. 39 H consenso, na atualidade, de que a extrema dependncia do Brasil ao petrleo importado um dos grandes fatores que inibem o pleno desenvolvimento do pas. 40 As oscilaes do preo do petrleo no mercado internacional so determinadas, como o texto deixa transparecer, pela lei da oferta e da procura, nelas no influindo crises ou eventuais instabilidades polticas. 41 Embora no o afirme explicitamente, o texto d a entender que a substituio da liderana palestina, aps a morte de Yasser Arafat, prenuncia rpido encaminhamento para a paz na regio. 42 As eleies de janeiro de 2005 na Palestina comprovam que os padres democrticos ocidentais chegaram ao Oriente Mdio e modificaram a face autoritria e teocrtica dos pases rabes.

Nem o Sul maravilha nem um Nordeste infrtil. Diagnstico realizado pelo M inistrio da Integrao Nacional derruba mitos e aponta para uma nova geografia brasileira, em que as reas de estagnao e de promessa de desenvolvimento no se encontram sempre nas regies esperadas. As dinmicas demogrficas e de crescimento do produto interno bruto (PIB) indicam que, alm de estar ocorrendo uma lenta interiorizao da populao nas ltimas duas dcadas, identificam-se reas economicamente promissoras em regies tidas como infecundas e outras, em estado de inrcia ou decadncia, presentes em regies tradicionalmente consideradas ricas e desenvolvidas.
Jornal do Brasil, 10/1/2005, p. A3 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como ponto de partida para a anlise do atual cenrio econmico e social brasileiro, julgue os itens subseqentes. 45 bastante provvel que a expanso da agroindstria, como o caso do complexo de produo associado soja, seja um dos principais determinantes para a nova geografia brasileira apontada no texto. O agronegcio constitui, na atualidade, um dos mais dinmicos setores da economia brasileira, com crescente participao na pauta de exportaes do pas. Apesar das transformaes em curso, identificadas no texto, ainda hoje verifica-se um adensamento populacional em reas prximas ao litoral, reflexo do processo histrico de ocupao do territrio brasileiro desde o incio da colonizao. Na atualidade, visvel o aumento da populao em torno de plos de desenvolvimento, como Braslia e PetrolinaJuazeiro, bem como nas imediaes de eixos de expanso econmica e demogrfica, como os existentes, por exemplo, nos estados da Bahia, de Mato Grosso e do Tocantins (Palmas). No Brasil, de uma forma geral, o Centro-Sul apresenta as taxas mais elevadas de alfabetizao e de tempo de escolaridade de sua populao, o que normalmente se reflete no desempenho econmico. Infere-se do texto que, na atualidade, as maiores taxas de urbanizao do Brasil esto presentes na regio nordestina, o que se explica pelos plos de desenvolvimento que se multiplicam pelo interior de seus estados.

46

47

48

49

50

U nB / C E S P E T JB A

C AD E R N O B R AN C O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 7

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Considerando a Constituio Federal e a Constituio do Estado da Bahia, julgue os itens a seguir, acerca dos direitos e obrigaes dos servidores pblicos em geral. 51 Segundo a Constituio do Estado da Bahia, h uma instncia colegiada administrativa para dirimir controvrsias entre o estado e seus servidores pblicos. Portanto, o servidor que se sentir lesado por ato da administrao pblica no pode impetrar ao judicial para defesa de seu direito violado at que se esgotem todas as vias administrativas. No estado da Bahia, ao servidor ocupante, exclusivamente, de cargo em comisso, declarado em lei de livre nomeao e exonerao, assegurado regime de previdncia de carter contributivo, observados critrios que preservem o equilbrio financeiro e atuarial. anulvel o edital de concurso pblico, realizado por municpio do estado da Bahia, que no assegure ao aprovado, na ordem de classificao, prioridade de escolha do local ou setor para o exerccio da funo. O servidor pblico civil tem direito a licena noremunerada para tratamento de interesse particular, porm esse direito limitado pela convenincia e oportunidade da administrao pblica. 59 Instaurado processo disciplinar, a comisso responsvel pela conduo desse processo s pode deliberar com a presena da maioria absoluta de seus membros. Se a ao penal intentada pelo Ministrio Pblico concluir pela absolvio do acusado, por inexistncia do fato criminoso atribudo ao ru, essa sentena criminal ter necessariamente efeito na instncia administrativa.

60

52

Acerca das principais atribuies do oficial de justia, do cumprimento dos mandados judiciais e das taxas de prestao de servio devidas ao Estado pelos atos praticados pelos oficias de justia, julgue os itens a seguir. 61 O cumprimento dos mandados judiciais pelos oficiais de justia deve ocorrer, ordinariamente, de segunda-feira a sexta-feira, assim como aos sbados, das 6 h s 20 h, independentem ente de autorizao judicial para cumprimento em horrio especial. Quando no cumprimento de suas atribuies, as certides exaradas pelo oficial de justia so dotadas de presuno jure et de jure de veracidade. O autor de mandado judicial dever recolher antecipadamente as custas referentes citao do ru, em cujo valor encontram-se includas as despesas referentes conduo do oficial de justia, ainda que para a zona rural. O oficial de justia dever comparecer semanalmente aos cartrios em que serve para recolher os mandados que dever cumprir. Ao oficial de justia compete conduzir autos, livros e papis para a casa do juiz.

53

62

54

63

64

Foi realizado concurso pblico para preenchimento de vagas em determinado cargo do quadro de pessoal do Tribunal de Justia do Estado da Bahia (TJBA). A entidade responsvel pelo concurso enviou ao tribunal a relao final dos aprovados, pela ordem de classificao, contendo dez nomes. Acerca dessa situao hipottica, julgue os itens seguintes. 55 Considere que o edital anunciava que o concurso visava o preenchimento de trs vagas j existentes para o cargo. Nesse caso, os trs primeiros colocados tm direito de ser nomeados e empossados antes de expirado o prazo de validade do concurso. Supondo que tenha havido empate no concurso pblico citado, ter preferncia, necessariamente, o candidato que contar mais tempo de servio prestado ao estado da Bahia.

65

56

Em 15/4/2001, Joo Carlos, servidor estvel da prefeitura de Salvador, no exerccio de suas funes, teria praticado ato lesivo ao errio. Em setembro de 2004, ms em que o fato veio a conhecimento pblico, o Ministrio Pblico denunciou Joo Carlos por crime contra a administrao pblica e, por ordem da autoridade competente, foi instaurada sindicncia para apurar os fatos. A partir dessa situao hipottica, julgue os itens subseqentes. 57 Se a comisso sindicante concluir por fato sujeito a pena de suspenso por 20 dias, essa pena pode ser aplicada sem a instaurao de processo disciplinar. Concluindo pela instaurao de processo disciplinar, o presidente da comisso sindicante deve instaur-lo mediante publicao da respectiva portaria.

Intuindo a indispensabilidade da citao inicial, os mais antigos juristas consideraram-na uma norma de Direito Divino, cuja presena era imperativa nas leis de todos os povos. Como exemplo da primeira citao ocorrida na Histria apontavam a de Ado. Vencida essa etapa, passou a citao a ser considerada um preceito de Direito Natural, para atingir o mesmo objetivo que a pertinncia do Direito Divino lhe asseguraria; quase seria de integr-la em um Direito Sobrenatural. Depois, passou a ser considerada, realisticamente, um direito processual, porque no tem existncia jurdica o processo que seja iniciado sem a citao do ru. Finalmente, a Declarao Universal dos Direitos do Homem, aprovada em 10/12/1948 pela Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas, inseriu-a em seu texto atravs da garantia de ser ouvido publicamente e com justia por um tribunal independente imparcial (art. 10), que cada Estado deve conceder aos seus habitantes.
Egas Dirceu Moniz de Arago. Comentrios ao Cdigo de Processo Civil, v. 2, 9. edio, 1998, pg. 158.

Considerando as informaes do texto acima, julgue os itens que seguem, referentes a citao. 66 A falta de citao impede a formao regular do processo. Mas se, no obstante, o processo seguir revelia do acionado, a sentena proferida ser nula ou mesmo inexistente, ainda que prolatada por juiz competente e transitada em julgado.

58

U nB / C E S P E T JB A

C AD E R N O B R AN C O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 7

67

O advogado munido de procurao geral para o foro no pode, a priori, receber a citao; poder faz-lo, no entanto, se o instrumento de mandato apresentado ao oficial de justia contiver poderes expressos para receber citao. Contraf a via do mandado que o oficial de justia retorna aos autos com a assinatura do ru, de modo a comprovar a realizao da citao. Considere a seguinte situao hipottica. Cumprindo mandado de citao em ao ordinria de cobrana, M arcos, oficial de justia, comparece residncia da r, que se recusa a assinar o recebimento do mandado, apresentando a Marcos certido de bito de seu marido, falecido h cinco dias. Nessa situao, M arcos dever portar, por f, o fato de que a r recusa-se a receber a citao, dando-a, desde logo, por citada, apesar da recusa em apor o ciente.

76

68

69

Considere que, citado para pagar ou nomear bens penhora, sob pena de lhe serem penhorados tantos bens quantos bastem para o pagamento, o executado permanea inerte at esgotar-se o prazo de 24 horas que lhe fora concedido. Nesse caso, o oficial de justia j pode proceder, imediatamente, penhora de bens, sendo desnecessrio restituir o mandado ao cartrio requerendo autorizao judicial especfica para a constrio. Em casos de mandado de penhora, se o executado no paga o valor em 24 horas, mas nomeia bens regularmente nesse prazo, no haver penhora. Com a reforma no Cdigo de Processo Civil (CPC) advinda pela Lei n. 10.444/2002, o registro da penhora de bens imveis passou a ser responsabilidade da parte exeqente. Essa regra, entretanto, vale para a execuo do CPC, sendo que, na execuo fiscal, cabe ao oficial de justia, no cumprimento do mandado, providenciar tal registro. Considere a seguinte situao hipottica. No cumprimento de mandado de penhora, Jorge, oficial de justia, depara-se com as portas da residncia do executado fechadas, embora este estivesse no interior da casa, recusando-se a permitir a entrada do oficial de justia. Nessa situao Jorge dever obter ordem judicial para arrombamento, podendo esta constar no mandado, condicionada hiptese de haver resistncia. Para cumprir o arrombamento, porm, Jorge no poder faz-lo sozinho, devendo estar acompanhado de outro oficial de justia.

77

78

Pedro, oficial de justia, recebe um mandado de citao em processo civil de conhecimento; comparece por trs dias residncia do ru, sem contudo o encontrar, e passa a suspeitar de que este se oculta. Considerando a situao hipottica acima, julgue os itens subseqentes. 70 Pedro dever intimar qualquer pessoa da famlia, ou, na sua falta, um vizinho, de que no dia imediato voltar, a fim de efetuar a citao. Nesse caso, Pedro deve, tambm, ao proceder intimao referida, designar o horrio em que efetuar a citao do ru. Pedro dever retornar o mandado ao juzo, informando o ocorrido, visando a obter autorizao especfica do magistrado responsvel pelo processo para efetuar citao por hora certa, caso tal autorizao j no conste originalmente do mandado. Caso Pedro no apenas suspeite de que o ru se oculta, mas tenha certeza de que este no se encontra no endereo indicado, mas em local ignorado ou incerto, dever proceder citao por hora certa.

79

71

Acerca do cumprimento dos mandados de priso, julgue os itens que se seguem. 80 A entrega da segunda via do mandado de priso, nos casos em que o preso se recusa a assinar, poder ser comprovada por simples certido do oficial de justia, sendo dispensvel a assinatura do preso. O mandado de priso poder ser cumprido ainda que nele no conste o nome da pessoa a ser presa. Considere a seguinte situao hipottica. Aps o trnsito em julgado de sentena penal condenatria, expedido o competente mandado de priso, do qual consta autorizao judicial expressa para arrombamento e cumprimento em horrio especial. Nessa situao, poder o oficial de justia efetuar a priso no horrio noturno, retirando o preso que se oculta no interior de sua casa. Marina, oficial de justia, recebe para cumprimento mandado de despejo dos ocupantes de imvel onde funciona o estabelecimento denominado Lar dos Velhinhos Hipottico. Comparecendo ao local, observa a presena de pessoas idosas, algumas bastante doentes e dependentes de aparelhos, ficando certo que o despejo, sem as condies adequadas, colocar em risco a vida de inmeros daqueles idosos. Considerando a situao hipottica acima, julgue os itens a seguir. 83 Marina poder se recusar a cumprir atos que a lei e o juiz a que est subordinada lhe determinam, desde que haja justo motivo, como no caso de no haver meios adequados para a remoo. Sendo assim, o procedimento correto devolver o mandado ao juzo, informando o ocorrido e requerendo os meios necessrios para cumprir o mandado.

72

81 82

A respeito dos mandados judiciais e do cumprimento dos mandados de penhora, julgue os itens seguintes. 73 No cumprimento do mandado de penhora, quando no h nomeao de bens pelo executado nem indicao pelo credor, o oficial de justia no est obrigado observncia da graduao de bens penhorveis prevista no Cdigo de Processo Civil. Assim, poder penhorar bens imveis e tambm, quando encontrar, pedras preciosas. Em casos excepcionais, o oficial de justia, atento Constituio Federal, poder realizar a penhora em domingos ou feriados, ou at mesmo em horrio noturno, sendo imperativo, porm, autorizao judicial expressa nesse sentido. Considere a seguinte situao hipottica. Em uma execuo em que se cobram despesas de viagem, Alfredo, oficial de justia, em cumprimento do mandado de penhora, verifica a existncia de imvel de propriedade do executado, recebido em doao. Na certido respectiva do registro de imveis, consigna-se a existncia de clusula de inalienabilidade. Nessa situao, no havendo clusula expressa de impenhorabilidade, Alfredo dever proceder penhora.

74

75

U nB / C E S P E T JB A

C AD E R N O B R AN C O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 7

84

Considere que, aps serem obtidos os meios adequados para a remoo e determinado o destino para os idosos, Marina cumpra o mandado de despejo, retirando os idosos e demais ocupantes do imvel. Nessa situao, o oficial de justia, dever devolver o mandado at o dia seguinte ao do prazo fixado em lei.

94

Considere a seguinte situao hipottica. Um avaliador judicial agiu com negligncia no exerccio de seu ofcio, causou danos a terceiros e recebeu emolumentos indevidamente. Nessa situao, em razo de sua conduta, o avaliador somente poder ser punido com advertncia e reparao dos danos causados.

85

Considere que a av de Marina esteja hospedada no Lar dos Velhinhos Hipottico. Nesse caso, M arina poder, alegando razes de foro ntimo, recusar-se ao cumprimento do mandado, sendo-lhe facultada a designao de pessoa de sua confiana para cumprir em seu nome a ordem judicial. 95

Se determinada escriv do TJBA se negar a lavrar competente recibo de pagamento de custas judiciais, poder ser suspensa, por prazo no-superior a trinta dias.

Julgue os itens a seguir, relacionados organizao judiciria do estado da Bahia. 96 Dois municpios, que no possuem divisas contguas, podero ser agrupados em comarcas, em observncia ao princpio da continuidade territorial. Na comarca de Salvador, a direo e a fiscalizao dos servios de avaliao, depsito e guarda de bens e valores sero exercidas pelo corregedor-geral da justia. Suponha que Roberto, serventurio da justia, pratique infrao punvel com pena de suspenso e que, anteriormente, jamais tenha sido advertido. Nessa situao, Roberto dever ser punido com advertncia, por ser penalidade menos severa e, em caso de reincidncia, poder ser punido com suspenso. So infraes punveis com a pena de demisso a transgresso internacional a proibio legal, o abandono do cargo e a indisciplina ou insubordinao reiterada.

Considerando a Lei de Organizao Judiciria do Estado da Bahia (LOJEB), julgue os itens seguintes. 86 O territrio do estado da Bahia, para fins da administrao da justia, divide-se em distritos judicirios, constitudos de uma ou mais comarcas. 87 requisito indispensvel instalao de uma comarca, nos termos da LOJEB, que os cargos de juiz, de promotor e de serventurio da justia sejam precedentemente providos. 88 Considere que, em uma representao contra serventurio da justia de comarca da Bahia o corregedor-geral da justia declarou-se impedido para julg-la, tendo em vista ser o representado seu filho. Nessa situao, o TJBA dever designar um desembargador para o julgamento do feito. 89 O corregedor-geral da justia poder designar um ou mais juzes titulares, ou das varas de substituio, para auxili-lo, temporariamente, nas diligncias a que tiver de proceder nas comarcas do interior. 90 Considere a seguinte situao hipottica. Um oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais de determinado distrito judicirio procedeu a habilitao para o casamento de nubentes no-residentes em sua respectiva diviso administrativa, mas domiciliados na mesma comarca a que integra. Nessa situao, o ato praticado pelo oficial nulo de pleno direito. 91 Suponha que Mateus, escrivo, seja irmo de Gabriel, subescrivo. Nesse caso, em razo do parentesco, Mateus e Gabriel no podero exercer suas funes na mesma comarca, mesmo que as serventias sejam de varas distintas. 92 No gozo de frias anuais de determinado serventurio da justia de comarca do interior do estado-se, este dever ser substitudo por outro serventurio, detentor das mesmas atribuies, mediante designao do juiz competente. 93 Os serventurios da justia do estado da Bahia podero ser punidos com as penalidades de advertncia, suspenso, multa, censura ou demisso quando cometerem infraes. 100 Considere a seguinte situao hipottica. Cludio, oficial de justia de determinada comarca, era contumaz no ato de recebimento de propinas de partes interessadas nas aes judiciais de sua competncia. Aps regular procedimento administrativo disciplinar, a autoridade competente decidiu pela pena de demisso. Nessa situao, no ato de demisso de Cludio dever constar a clusula a bem do servio pblico. Considerando a Lei de Organizao Judiciria do Estado da Bahia (LOJEB), julgue os itens que seguem. 101 Considere que uma comarca do estado da Bahia, classificada como de primeira entrncia, teve, no ano de 2004, movimentao forense de 450 feitos de jurisdio contenciosa. Nesse caso, a referida comarca passar em 2005, automaticamente, a ser classificada como de segunda entrncia, independentemente de disposio normativa. 102 Considere que o TJBA, em carter excepcional e no interesse da administrao judiciria, por deliberao da maioria de seus membros, props Assemblia Legislativa Estadual a criao de uma comarca, a ser classificada como de terceira entrncia, a qual possui extenso territorial inferior a 500 quilmetros quadrados. Nesse contexto, correto concluir que a iniciativa do tribunal invlida, pois o territrio definido para o estabelecimento da comarca no atende ao requisito mnimo, previsto na LOJEB. 99 98 97

U nB / C E S P E T JB A

C AD E R N O B R AN C O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 7

103 A inexistncia de cadeia pblica em determinada extenso territorial do estado da Bahia inviabiliza a instalao de comarca nessa localidade, pois a existncia de cadeia pblica, com condies suficientes de higiene e segurana, requisito essencial para a referida instalao. 104 Considere que Alberto, advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, requereu ao corregedorgeral da justia a instaurao de processo para a apurao de incapacidade moral de serventurio da justia. Todavia, o corregedor-geral no recebeu o referido requerimento, com base na assertiva de que a competncia para julgamento desse feito era do Conselho da Magistratura, sendo, portanto, esse o rgo para o qual deveria ter sido destinado o pedido. Nessa situao, nos termos da LOJEB, Alberto agiu acertadamente. 105 A ausncia de inspeo do corregedor-geral da justia na localidade onde ser criada uma comarca no impede a sua instalao, pois a demonstrao da existncia dos requisitos essenciais poder ser feita por documentos ou qualquer outro meio de prova. 106 O corregedor-geral da justia competente para receber, processar e julgar as representaes contra serventurios da justia. Tanto a instruo quanto o julgamento de tais processos so competncias privativas, que no podem ser delegadas a juzes de direito. 107 Considere que um escrivo dos feitos cveis de uma comarca da Bahia est sendo acusado da prtica de crime contra a administrao pblica, tendo sido instaurada a pertinente ao penal. Nesse contexto, como medida cautelar, o corregedor-geral de justia poder determinar o afastamento do referido serventurio da justia. 108 Considere que Joo, juiz de direito de uma comarca da Bahia, foi submetido a processo disciplinar, instaurado pelo TJBA, para apurao de faltas funcionais. Nessa situao, nos termos da LOJEB, a competncia para julgamento do feito do corregedor-geral da justia, com recurso voluntrio para o Conselho da Magistratura. 109 O provimento dos cargos de serventurios da justia deve ser feito por concurso regulamentado pela Corregedoria-Geral da Justia. Entretanto, nos ofcios e serventias nooficializados, havendo autorizao expressa do corregedorgeral e do secretrio da justia, as funes de escrevente de cartrio sero exercidas por servidores admitidos pelos respectivos titulares e sua custa, mediante contrato escrito, sem qualquer responsabilidade para o Estado. 110 A locomoo do corregedor-geral da justia para comarca ou distrito, seja para apurao de fatos relativos administrao da justia, seja para regularizao dos servios judicirios, depender sempre de autorizao do tribunal ou do Conselho da Magistratura. 111 Considere que determinada comarca do estado da Bahia, classificada como de primeira entrncia, teve, por dois anos consecutivos, movimentao forense, de jurisdio contenciosa, inferior exigida na LOJEB. Nesse caso, poder o TJBA propor Assemblia Legislativa a extino da respectiva comarca.

112 Considere que um oficial de justia de uma comarca da Bahia requereu licena de 90 dias para tratar de assuntos particulares. Nesse caso, de acordo com a LOJEB, compete ao corregedor-geral da justia analisar esse pedido. 113 De acordo com a LOJEB, haver, nas sedes das comarcas de primeira e segunda entrncias, o mesmo nmero de ofcios; todavia, nas comarcas de segunda entrncia, em cada um dos ofcios servir um escrevente de cartrio. 114 Considere que um serventurio da justia da Comarca de Salvador BA faa jus a frias anuais remuneradas de 30 dias. Nesse caso, o gozo das frias poder ser fracionado em dois perodos, sendo que nenhum deles poder ser inferior a 10 dias, em conformidade com escala anual, organizada pelo juiz diretor do frum. 115 Considere que Fbio, oficial do registro de imveis, pretende candidatar-se, nas prximas eleies, ao cargo de deputado federal. Nesse caso, Fbio ser considerado em regime de licena especial desde a data do registro de sua candidatura na justia eleitoral, e esse afastamento se estender at 10 dias aps a data da eleio. 116 Considere que Gustavo, serventurio da justia, seja avaliador em determinada ao judicial em que figure como autor. Nessa situao, o ru poder requerer a declarao de suspeio de Gustavo, em petio fundamentada couber falar nos autos. 117 Poder ser censurado, por escrito, mediante publicao no Dirio da Justia, serventurio da justia que deixe de cumprir com suas atribuies funcionais. 118 Considere que juiz de direito de determinada comarca tome conhecimento de falta funcional cometida por oficial de justia que atue em feitos de sua competncia. Nessa situao, o juiz de direito dever comunicar o feito ao corregedor-geral da justia para que este tome as medidas cabveis. 119 Considere que um escrevente de cartrio, aproveitando-se de sua situao de serventurio da justia, pratique crime de peculato, e que a autoridade judiciria competente leve a efeito a instaurao de processo administrativo, a fim de apurar a prtica do crime cometido. Nesse caso, instalado o processo administrativo, o escrevente dispor do prazo de 10 dias, a contar da respectiva notificao, para apresentar prvia defesa. 120 Considere que Mariana, comissria de vigilncia da comarca de Conceio do Jacupe BA, tenha sido arrolada como testemunha em processo administrativo disciplinar que se processa perante a comarca de Correntina BA. Nesse caso, Mariana dever ser requisitada ao chefe de servio respectivo da comarca de Conceio do Jacupe BA. e devidamente instruda, na primeira oportunidade em que lhe

U nB / C E S P E T JB A

C AD E R N O B R AN C O

permitida a reproduo apenas para fins didticos, desde que citada a fonte.

Cargo 7

Вам также может понравиться