Вы находитесь на странице: 1из 82

www.projeto-timoteo.

org

1 edio

Como Praticar o Discipulado

Projeto Timteo

Apostila do Aluno
1

www.projeto-timoteo.org

1 edio

Como Praticar o Discipulado

Projeto Timteo
Coordenador do Projeto Dr. John Barry Dyer, PhD

Equipe Pedaggica
Marivete Zanoni Kunz Tereza Jesus Medeiros Claudeci Costa Nobre Leonardo Arajo

Apostila preparada por Maria Nazar Magalhes dos Santos

www.projeto-timoteo.org

1 edio

COMO PRATICAR O DISCIPULADO

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8.

ASSISTNCIA AOS NOVOS CONVERTIDOS OS ELEMENTOS BSICOS DE UM PROGRAMA DE DISCPULADO CARACTERSTICAS DO NOVO CRENTE CULTIVANDO UM BOM RELACIONAMENO COM O NOVO CRENTE SOLUCIONANDO OS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO ACONSELHAMENTO APLICANDO O ACONSELHAMENTO NUMA IGREJA MODELO VISITAO DISCIPULANDO CRIANAS

4 12 18 23 30 43 56 70

www.projeto-timoteo.org

1 edio

LIO UM ASSISTNCIA AOS NOVOS CONVERTIDOS


I. INTRODUO
Assistncia aos Novos Convertidos um trabalho espiritual pelo qual o novo crente se firma na f. Os versculos seguintes comprovam a importncia que a Bblia d a edificao dos novos na f: O geral ns anunciamos, advertindo a todo o homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo: para isso que eu tambm me afadigo, esforando-me o mais possvel, segundo a sua eficcia que opera eficientemente em mim (Cl 1:28-29) e ainda, E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade, e feito muitos discpulos, voltaram para Listra, e Icnio e Antioquia, fortalecendo as almas dos discpulos, encontrando-os a permanecer firmes na f (At 14:21-22). Ante a importncia que a Bblia confere ao trabalho de assistncia aos novos convertidos, o cristo responsvel no tem outra opo seno realiza-lo. O trabalho pelo qual o crente se firma na f resulta tanto de um treinamento prtico como de ensino, O novo convertido precisa aprender certas verdades espirituais bsicas, e aplica-las sua vida, para que crie razes e realmente comece a crescer em Cristo. O aconselhamento pessoal (ou assistncia ao novo convertido), tambm implica em assumir um relacionamento de pai e filho com o novo convertido. A Bblia diz que o novo crente uma criancinha em Cristo. Essa comparao muito adequada. Ele tem carncias espirituais de natureza vital, tais como amor, proteo, nutrio e instruo, que correspondem exatamente s necessidades fsicas de um beb. Assim como ocorre no plano fsico, o novo convertido

www.projeto-timoteo.org

1 edio

precisa de um pai espiritual que cuide dele e lhe fornea esses elementos espiritual. importante que nos empenhemos no trabalho do aconselhamento de novos crentes com vistas multiplicao, preciso no somente que firmemos os novos crentes na f, mas tambm que demos mais um passo, instruindo-os e desenvolvendoos para que possam trabalhar eficientemente com outros, depois. importante tambm que ele receba instruo na palavra de Deus. E, por ltimo, como o ambiente exerce um papel predominante no perodo de crescimento, devemos fazer tudo que for possvel para integrar o novo crente em uma boa e calorosa igreja. Porque no pedirmos a Deus que nos capacite a trabalhar com discpulos fiis, para que nossa vida se multiplique na vida de outros? Relembremos 2 Timteo 2:2 E que de minha parte ouviste, atravs de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiis e tambm idneos para instruir a outros. durante os primeiros estgios de seu crescimento

1. REVISO DO CONTEDO
1.1. Recapitule e avalie a aprendizagem acerca da assistncia aos novos convertidos A. A assistncia aos novos convertidos tem como objetivo: a. __________________________ novos crentes na f; b. __________________________ a integrao dos novos crentes na vida e ministrio na Igreja (Ef 4:21); c. __________________________ o fruto do evangelismo; e d. __________________________ os membros das igrejas locais a serem discipulados ou multiplicadores.

www.projeto-timoteo.org Respostas: (Firmar, Promover, Conservar, Treinar)

1 edio

1.2. Reveja, para fixao: A. Cada discipulador ou multiplicador deve: a. SER exemplo para os novos crentes em todo o processo de discipulado; b. CONHECER seus discpulos, mostrando interesse por eles. Resumindo: as duas sugestes citadas (ser e conhecer) significam que o discpulo ou multiplicador deve ensinar e testemunhar (ou seja, saber, fazer, conviver e ser).

www.projeto-timoteo.org

1 edio

II. SUGESTAO

PRTICA

ACONSELHAMENTO

IMEDIATO AO NOVO DECIDIDO

2. ACONSELHAMENTO IMEDIATO AO NOVO DECIDIDO


2.1. ACONSELHAMENTO IMEDIATO
2.1.1. Conscientizao
Ningum planta, colhe e deixa no meio do caminho. Precisamos colher e recolher aos celeiros. Em Joo 3 Jesus cultiva pessoalmente Nicodemos. Em Lucas 19, Jesus colhe Zaqueu. O mtodo do NT para aconselhamento e integrao era o da convivncia At. 2.42-47. A impresso que todos os membros da Igreja se envolveram. Para trabalhar com o novo convertido no precisa ser mestre, precisa ser sincero.

2.1.2. Processo - Aconselhamento (orientao aps o apelo)


Manter contato com o novo crente (visitas, cartas). Visit-lo em 48 horas. Fornecer material impresso. Ter momentos para compartilhar. Informar sobre a Igreja e organizaes. Matricul-lo na E.B.D. (envolv-lo). Lev-lo ao batismo. Encontro dos Novos Convertidos. Estudos nos seus lares.

Testemunho pessoal.
7

www.projeto-timoteo.org

1 edio

2.1.3. Fundamentos Para A Integrao


S convertidos podem ser integrados. O alvo da integrao fazer discpulos. Dois passos: 1) Apelo At. 2.37-40 (entenderam, v. 41); e 2) Aconselhamento imediato. O objetivo entender a vontade de Deus e segui-la.

2.1.4. O Conselheiro
Tem que ser crente convicto. Trazer sempre a Bblia, lpis / caneta, fichas (envelope com material). Orientar os visitantes no crentes durante o culto. Apresentar-se ao novo convertido. Ajudar o novo convertido a entender o que est fazendo. Preencher a ficha de deciso. Trabalhar com a pessoa do mesmo sexo e idade, quando possvel.

Apresentar-se de maneira asseada.

2.1.5. Local dos Conselheiros


O lder ficar sempre no mesmo lugar. Os conselheiros se espalharo por todo o templo. No havendo lugar ficaro de p.

Procedimento no Aconselhamento ao Novo Decidido


Auxilie o no crente com a Bblia e Cantor Cristo. Convide o ouvinte a aceitar a Cristo e v frente com ele. Junto ao plpito no converse, aguarde o pregador autorizar. Deixe o novo convertido a vontade, certifique de que algum o espera.
8

www.projeto-timoteo.org Seja rpido no pregue outro sermo. Use a Bblia no suas prprias idias. Seja bom ouvinte, no fale o tempo todo. Seja otimista, diga o que ele vai ganhar. Fale de igual para igual. Certifique o tipo de deciso.

1 edio

2.1.7. Modos de Aconselhamento


O Pastor o faz do plpito, todos de uma s vez. O conselheiro recebe o novo convertido e no primeiro banco, num canto do templo ou numa sala, faz o aconselhamento.

2.1.8. O Que Fazer?


Identifique-se e faa as seguintes perguntas e colocaes: Estou feliz que voc atendeu o apelo! Sou fulano, e gostaria de fazer-lhe algumas perguntas, pode ser? A. Qual o seu nome? B. Por que veio a frente? C. Reconhece que pecador? D. Quer abandonar os seus pecados agora e sempre? E. Quer confiar em Cristo e s em Cristo para a sua salvao? Quer confiar em Cristo como Senhor de sua vida? G. Quer obedecer a Cristo em tudo? H. Est recebendo a Cristo e vai segui-lo no batismo e servi-lo como membro de sua igreja? I. Voc fez a deciso mais importante de sua vida! Este passo s o incio de uma vida abundante que Cristo quer lhe dar. J. Vamos orar. Senhor Jesus, sou um pecador. Mas, creio que o Senhor morreu na cruz por mim. Que o Senhor derramou Seu precioso sangue para o perdo do meu pecado. E eu creio que ao terceiro dia, o Senhor ressuscitou, entrando no cu para preparar um lugar para mim. Eu O aceito agora
9

F.

www.projeto-timoteo.org

1 edio

como meu Salvador, meu Senhor, meu Deus, meu amigo.

Entre no meu corao, Senhor Jesus, e liberte-me do meu


pecado. E, porque o Senhor meu Salvador, Jesus, eu no morrerei, mas terei a vida eterna. Obrigado Jesus!

2.1.8.1. Como Preencher o Carto


Obtenha informaes completas (nomes, endereos). Indique a faixa etria. Pergunte se tem vizinho crente, membro da igreja. Indique o tipo de deciso que ele tomou.

2.1.9. Apresentao do Novo Convertido Igreja


Marca a experincia. Identifica o novo convertido. Define a responsabilidade do novo convertido com a Igreja de Cristo. Cria sentimento de aceitao pela Igreja. A Igreja despertada para a sua responsabilidade com o novo convertido.

10

www.projeto-timoteo.org

1 edio

III. REFLEXO
Os Espinhos

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situao, resolveram se juntar em grupo; assim se agasalhavam e protegiam mutuamente. Mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais prximos... justamente os que forneciam mais calor. E, por isso, tornaram a se afastar uns dos outros. Em conseqncia do afastamento voltaram a morrer congelados. Assim sendo precisaram fazer uma escolha: ou desapareceriam da face da terra, ou aceitavam os espinhos do semelhante e sobreviviam. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam a conviver com as pequenas feridas que uma relao muito prxima podia causar. J que o mais importante era o calor do outro. E terminaram sobrevivendo.

I Tessalonicenses 5. 15
Tomem cuidado para que ningum pague o mal com o mal. Pelo contrrio, procurem em todos as ocasies fazer bem uns aos outros e tambm aos que no so irmos na f.

11

www.projeto-timoteo.org

1 edio

LIO DOIS OS ELEMENTOS BSICOS DE UM PROGRAMA DE DISCIPULADO


I. INTRODUO
Podemos entender melhor todo o plano da assistncia espiritual ao novo crente, se examinarmos as trs formas bsicas nas quais ela realizada: a) aconselhamento em grupo; b) estudo individual; e c) aconselhamento pessoal. O aconselhamento em grupo o nutrimento do noivo crente feito pela igreja, ou por um grupo de orao ou de confraternizao. Este tipo de assistncia ps-converso toma a forma de uma bem estruturada instruo nos rudimentos da doutrina, seja pela classe de novos convertidos, ou por outro programa semelhante. Dele consta, tambm, o desenvolvimento de um relacionamento do novo crente com o grupo de pessoas ao qual ele se uniu, A segunda forma estudo individual so as atividades a que o crente se dedica sozinho. Dela constam a leitura de bons livros e,outras literaturas, estudo bblico e talvez cursos por correspondncia. O aconselhamento pessoal o estabelecimento de um relacionamento espiritual entre um crente maduro e um crente novo, com o objetivo de ajudar o segundo em seu crescimento e nutrimento espiritual. Este tipo de assistncia a forma de instruo mais negligenciada pelos crentes hoje. H duas causas principais para essa falta de atuao no aconselhamento pessoal. Primeiramente, muitos crentes no sabem com clareza o que precisam fazer para ajudar um novo convertido a firmar-se na f. Alguns podem at ter uma idia do que devem dizer, mas no sabe ao certo como diz-lo. Disso resulta grande parte da falha. Em segundo lugar, muitos crentes no se dispem a dedicar ao trabalho de aconselhamento o tempo
12

www.projeto-timoteo.org

1 edio

necessrio. Embora existam por parte dos crentes, outras razes para no realizao do trabalho pessoal, mencionaremos apenas estas duas.

1. REVISO DO CONTEDO
1.1. Recapitule e avalie a aprendizagem acerca dos elementos bsicos de um programa de discipulado: . Os elementos de um programa completo de assistncia ao novo convertido so: a. ______________________________ pessoal, que o estabelecimento de um relacionamento espiritual entre um crente maduro e um crente novo; b. Aconselhamento em _________________, individual, que que so o as nutrimento ao novo crente feito pela igreja; e c. _____________________ atividades a que o crente se dedica sozinho. 1.1.2. As deficincias nas igrejas locais nesta rea de

ministrio so: a. ________________________: os membros no sabem como fazer; e b. ______________________________: os membros no tm tempo ou inclinao apara este ministrio. Respostas: (Aconselhamento, Grupo, Estudo, Habilidade,

Disponibilidade)

13

www.projeto-timoteo.org 1.2. Reveja, para fixao, os conceitos a seguir.

1 edio

a. Assistncia ao novo convertido: o trabalho espiritual de firmar na f um novo crente; b. Aconselhamento pessoal: o estabelecimento de um relacionamento pessoal entre
um crente maduro e um novo crente; e

c. Discpulo: um crente que est crescendo em conformidade com


Cristo.

14

www.projeto-timoteo.org

1 edio

II. SUGESTO PRTICA ACONSELHAMENTO NA


HORA DA DECISO
1. ACONSELHAMENTO NA HORA DA DECISO 1.1. Antes do Culto
Estar com o material a ser usado no aconselhamento e conhec-lo bem. Contatar seu lder ou liderados e deixar todos apostos. Manter uma vida em esprito de orao. Cuidar do bom hlito e higiene pessoal.

1.2. Durante o Sermo


Prestar ateno na argumentao apresentada pelo pregador. Prestar ateno no tipo de apelo usado pelo pregador. Estar em orao durante a mensagem e apelo. Observar os visitantes prximos se esto atentos mensagem.

1.3. Durante o Apelo


Acompanhar, discretamente, os decididos at a frente, no deixlos ss. Estar ao lado, de preferncia, a uma pessoa do mesmo sexo e idade. Estar alerta para o que diz o pregador, ao hino cantado (mostrar a letra), e outros detalhes...

15

www.projeto-timoteo.org

1 edio

1.4. Durante o Aconselhamento 1.4.1. O que no devo fazer:


Outra pregao. (Deve-se estar atento ao plano de salvao em caso de dvida do decidido e lev-lo a realmente aceitar a Jesus como Salvador e Senhor). Ser demorado. Entrar em questes doutrinrias. Ficar grudado.

1.4.2. Como proceder:


Ser caloroso e amigo. Perguntas bsicas: Por que veio frente? Voc entendeu a mensagem? Reconhece que pecador? Voc est aceitando a Jesus Cristo como Seu Salvador pessoal? Mostrar os elementos que ajudam no crescimento espiritual (orao, bblia, culto...) Orar com a pessoa. Anotar os dados na ficha com clareza. Entregar o material ao lder. Entregar algum material ao decidido (a critrio da igreja).

16

www.projeto-timoteo.org

1 edio

IV. REFLEXO
O Homem e o Casulo
Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo. Um homem sentou-se frente e ficou, horas, observando o esforo que a borboleta fazia para que seu corpo passasse pelo pequeno buraco. Por um momento pareceu que ela havia parado e no conseguia ir alm. O homem, ento, decidiu ajud-la: pegou uma tesoura e cortou o resto do casulo. A borboleta finalmente saiu. Mas seu corpo estava murcho e pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observ-la esperando que a qualquer momento suas asas abrissem e esticassem suportando o corpo que logo ficaria firme. Nada aconteceu! Na verdade, a borboleta passou a vida rastejando com um corpo mole e asas encolhidas, sem nunca voar. O que o homem, na nsia de ajudar, no compreendia: o casulo apertado e o esforo para passar era o modo pelo o qual Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as asas, deixando-a pronta para voar assim que estivesse livre do casulo. As vezes, o esforo, justamente o que precisamos em nossa vida, para sermos fortes e aprendermos a voar. Eu pedi foras.... e Deus deu-me dificuldades para fazerme forte. Eu pedi sabedoria... e Deus deu-me problemas para resolver. Eu pedi prosperidade... e Deus deu-me crebro e msculos para trabalhar. Eu pedi coragem... e Deus deu-me pessoas com problemas para ajudar. Eu pedi favores... e Deus deu-me oportunidades. Eu no recebi nada do que pedi... Mas eu recebi tudo de que precisava.

17

www.projeto-timoteo.org

1 edio

LIO CRENTE

TRS

CARACTERSTICAS

DO

NOVO

I. INTRODUO

Uma vez definido o que aconselhamento pessoal, a pergunta que se nos apresenta a seguinte: Por que o aconselhamento pessoal to importante? O crente novo pode ser enganado por Satans com mais facilidade do que uma pessoa mais madura. Alis, logo que o indivduo se converte, encontra-se mais vulnervel a Satans na luta contra as tentaes, do que em qualquer outra ocasio de sua vida. muito comum um novo convertido ter dvidas quanto a validade de sua experincia com Cristo. Ele precisa da proteo que uma pessoa mais madura pode oferec-lo. A vitria sobre as mentiras de Satans s alcanada pelas verdades da Palavra de Deus. Cristo ensinou isto, quando empregou testos bblicos para vencer as tentaes de Satans no deserto. O fato de um crente novo conhecer pouco da Bblia torna-o quase indefeso. Essa sua vulnerabilidade um forte argumento a favor do aconselhamento pessoal. Outra razo importante para o aconselhamento pessoal do novo crente o seu potencial de crescimento espiritual. Ele se acha em um momento crtico. Pela primeira vez em sua vida, tem a possibilidade de efetuar verdadeiras mudanas em seu modo de vive. A orientao e direo que recebe no aconselhamento pessoal podem aumentar grandemente no apenas essas possibilidades, mas tambm a rapidez dessas transformaes. Seja ele jovem ou adulto, o aconselhamento pessoal acelera seu crescimento em Cristo. Quando um crente amadurecido se acha em profundo contato com o novo crente, ele pode descobrir aspectos de sua vida que precisam de

18

www.projeto-timoteo.org

1 edio

mudanas. Pode ajud-lo na aplicao das verdades bblicas mais necessrias ao seu caso. Na Bblia, esse processo de mudana chamado despir -se do velho homem, e revestir-se do novo homem. Os textos de Efsios 4 e Colossenses 3 explicam esse conceito de forma mais completa. A verdade dessas passagens devem servir para icentivar-nos a realizar o trabalho de aconselhamento pessoal. A terceira importante razo para se fazer o trabalho de aconselhamento pessoal a que diz respeito ao desenvolvimento do discpulo. Esse aconselhamento aumenta grandemente a rapidez e a probabilidade de desenvolver-se o discipulado na vida do crente. A formao do discipulado no crente deve ser um dos primeiros objetivos do programa de aconselhamento pessoal. Formao do discipulado o trabalho de preparao espiritual, atravs do qual o novo crente atinge a maturidade espiritual e a possibilidade de gerar outros crentes. O novo crente no precisa aprender apenas a crescer espiritualmente, mas tambm a testemunhar a outros e fazer o aconselhamento dos atenderam ao chamado do Senhor. Ser um multiplicador deve ser o objetivo de todo crente. O multiplicador pode ser definido da seguinte maneira: multiplicador o discpulo que prepara seus filhos espirituais para que se reproduzam tambm. Em outras palavras o multiplicador o discpulo que pode gerar outros discpulos. Somente quando h este processo que ocorre a multiplicao espiritual.

19

www.projeto-timoteo.org

1 edio

1. REVISO DO CONTEDO
1.1. Recapitule e avalie as caractersticas do novo crente: 1.1.2. As caractersticas do novo crente so:
a. _______________________________(Dvidas sobre sua experincia de salvao e as tentaes); b. ___________________________________________ (Crescimento espiritual); e c. _______________________________________________ __________________ (Ajudando seus filhos espirituais para que se reproduzam tambm). Respostas: (Vulnerabilidade, Potencial de transformao,

Possibilidade de gerar outros crentes e ser multiplicador)

1.2. Reveja, para fixao, os conceitos a seguir.

a. Treinamento no discipulado
A tarefa de cultivar a maturidade espiritual e a reprodutividade espiritual na vida de um crente.

b. Multiplicador
O discpulo que est instruindo seus filhos espirituais para se reproduzirem.

c. Multiplicao
O treinamento no discipulado da terceira gerao de salvos.

20

www.projeto-timoteo.org

1 edio

II. SUGESTO PRTICA

1. O ACONSELHAMENTO CRISTO DEVE ATENDER AS SEGUINTES NECESSIDADES DO NOVO CRENTE:


1.1. Ter certeza da salvao; 1.2. Manter uma vida devocional disciplinada; 1.3. Estar em plena comunho com uma igreja local; 1.4. Aprender os princpios bsicos da Palavra de Deus; 1.5. Cultivar a semelhana de Cristo (o fruto do Esprito); 1.6. Buscar autonomia espiritual; 1.7. Reproduzir essas caractersticas na vida de outras pessoas (ser um multiplicador); 1.8. Produzir multiplicadores.

21

www.projeto-timoteo.org

1 edio

III. REFLEXO

Pegadas na Areia Uma noite eu tive um sonho.... Sonhei que estava andando na praia, com o Senhor, e atravs do Cu passavam cenas da minha vida. Para cada cena que se passava percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia: um era o meu e o outro era do Senhor. Quando a ultima cena da minha vida passou diante de ns, olhei para trs, para as pegadas na areia e notei que muitas vezes, no caminho da minha vida havia apenas um par de pegadas na areia. Notei tambm, que isso aconteceu nos momentos mais difceis e angustiosos do meu viver. Isso me entristeceu deveras, e perguntei ento ao Senhor: Senhor, Tu me dissestes que, uma vez que eu resolvi Te seguir. Tu andarias sempre comigo todo o caminho mas, notei que durante as maiores atribulaes do meu viver havia na areia dos caminhos da vida apenas um par de pegadas. No compreendo por que nas horas que eu mais necessitava de Ti Tu me deixastes. O Senhor me respondeu: Meu precioso filho. Eu te amo e jamais te deixaria nas horas da tua prova e do teu sofrimento. Quando vistes na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente a que Eu, nos braos... te carreguei.

22

www.projeto-timoteo.org

1 edio

LIO

QUATRO

CULTIVANDO

UM

BOM

RELACIONAMENTO COM O NOVO CRENTE

I. INTRODUO

O que deve fazer um acompanhante durante os trs meses de acompanhamento do novo decidido, para integr-lo no corpo de Cristo a Igreja? No preciso fazer tudo na primeira visita. Voc tem trs meses para isso. Na primeira visita, o mais importante a formao de uma amizade. O professor da classe da EBD, ou outro membro da classe, deve participar dessa primeira visita. Outros membros da classe podem participar em outras visitas depois. O que fazer?

1. Mostrar ao Novo Crente Como Crescer Espiritualmente

1.1. Ajudar o novo crente a conhecer a sua Bblia (as divises do Novo Testamento e do Velho Testamento, os livros, Evangelhos, cartas, profetas, captulos, versculos, etc.). 1.2. Mostrar ao novo crente as grandes verdades nos seguintes textos: a. 1 Joo 5:11-13 certeza da salvao (No primeiro encontro); b. 1 Co 10:13 certeza da vitria sobre a tentao; e c. 1 Jo 1:9 certeza do perdo. Fazer com o novo crente um compromisso de se encontrar com ele no mnimo por trs meses, em encontros semanais. (Por uma hora no mnimo). Participar, junto com o novo crente, de vez em quando, de atividades sociais, atlticas, recreativas, etc.
23

www.projeto-timoteo.org

1 edio

Quando tiver que faltar ao encontro, dever avisar o novo crente. Compartilhar com o novo crente as experincias de seu tempo devocional particular. Compartilhar o que voc est aprendendo no seu estudo da Bblia.

2. Aproveitar Outros Recursos em Orientar o Novo Crente

2.1. Levar o novo crente a participar do estudo para novos decididos. 2.2. Acompanhar o novo crente aos cultos. Escola Bblica Dominical, etc. (At que ele fique suficientemente firme, e passe a assistir sem que seja preciso algum ir busc-lo). 2.3. Levar o novo crente a estabelecer metas para memorizar versculos semanalmente, de acordo com sua capacidade. 2.4. Pedir que o novo crente compartilhe o que est aprendendo no seu tempo devocional particular. 2.5. Sugerir outros estudos, livros ou revistas que o novo crente possa usar no seu tempo devocional.

3. Dinmicas Prticas
3.1. Anotar os estudos e sugestes que tm ajudado o novo crente. Guard-los numa pasta, para usar com outros. 3.2. Compartilhar o que voc est aprendendo. (A melhor maneira de guardar o que se aprende ensinar a outrem). 3.3. Aplicar em sua vida o que est sendo ensinado. (Hipocrisia geralmente o resultado de no se aplicar na prpria vida o conhecimento que se tem). 3.4. Dar oportunidade para o novo crente compartilhar o que est aprendendo no seus tempo devocional, bem como sua dificuldade em entender e responder s perguntas nos estudos.
24

www.projeto-timoteo.org

1 edio

3.5. Continuar crescendo! Estudando, para crescer na f crist. 3.6. No desanimar. Um acompanhante bem sucedido algum que ama e treina o novo crente, deixando os resultados com Deus. No nos cansemos de fazer o bem (Gl 6:9).

4. Sempre Arquivar os Materiais Que Tem na Sua Pasta de Integrao


4.1. Quando achar materiais que podem ajudar o novo crente, inclua-os na sua pasta de integrao. 4.2. Deixar que o Esprito Santo lhe mostre verdades que possam beneficiar o novo crente. A note-as e inclua-as na pasta. 4.3. Quando o novo crente ficar bem integrado, em condies de se alimentar espiritualmente, deve providenciar para ele cpias dos materiais que voc tem na sua pasta de integrao. Esses materiais podem ajud-lo a continuar crescendo e tambm o ajudaro a integrar outros. 4.4. Todo o tempo, o acompanhante do novo crente deve lembrar-se que seu objetivo exort-lo a ficar firme na comunho com Cristo e a sua igreja. Ele far isso levando o novo crente a se alimentar espiritualmente e participar assiduamente na vida da igreja.

1. REVISO DO CONTEDO
Recapitule e avalie a aprendizagem: Cultivando um bom relacionamento com o novo crente A. Quando estivermos cultivando o relacionamento,

precisamos:

25

www.projeto-timoteo.org a. Certificar-nos de que estamos

1 edio cultivando uma

__________________________________________; b. Desenvolver o _______________________ centralizado nas coisas espirituais (em Cristo); c. Ser ____________________ e ________________________; d. Passar _____________________ suficientes juntos; e. Ter __________________ no novo crente como um todo, e no somente na sua vida espiritual; e f. Ser um eficiente ______________ e ______________. Respostas: (Atmosfera de interesse e amor; Relacionamento; Pacientes, perseverantes; Tempo; Interesse; Lder, Amigo) Reveja, para fixao, os elementos essenciais ao cultivo de bons relacionamentos: A. O resultado do cultivo de bons relacionamento : ENSINO da matria + APLICAO dos princpios + COMUNICAO em amor + TRANSMISSO de vida = NUTRIMENTO espiritual.

26

www.projeto-timoteo.org

1 edio

II. SUGESTO PRTICA


1. O CONSELHEIRO E SUA TAREFA
1.1. Memorize agora mesmo.
Lucas 17:10

1.2. Ao sair de casa:


a) Cuidado com a sua apresentao; b) No se esquea de orar; e c) No se atrase.

1.3. No templo:
a) Esteja no seu posto 10 minutos antes do culto orando por decises; b) No esquea seu crach; c) Na hora do apelo, ore de olhos abertos; e d) Seja simptico ao primeiro contato com o decidido.

1.4. Que fazer no primeiro contato?


a) Quero dar-lhe meus parabns por sua deciso. Tenho grande prazer em ajud-lo. Por favor vamos frente. O Pastor te espera. b) Chegando l na frente: Meu nome : (aponte seu crach) e o seu? Irmo Jos quero lhe dizer que farei de tudo que puder para ajud-lo a cumprir perante Deus a deciso. c) Agora anote o primeiro nome na ficha e oferea seu cantor e cante com ele ou pea a ele que fique em orao pedindo pelos outros que ainda no se decidiram. sua

27

www.projeto-timoteo.org

1 edio

1.5. Na sala de aconselhamento:


a) Antes do culto o lder da equipe precisa ir at a sala, certificar-se de que est tudo em ordem. A limpeza e arrumao Material a ser entregue j sobre a mesa b) O conselheiro vai demonstrar como podem os decididos estarem seguros da salvao. c) O conselheiro pede que orem com ele agradecendo o perdo e a salvao. d) O conselheiro preencher a ficha de deciso e entregar kit de aconselhamento. e) O conselheiro dir que a segunda ajuda que queremos dar o curso bblico gratuito O Que Jesus Deseja Que Voc Faa, segundas-feiras s 19:30h. f) Cada conselheiro entregar ao lder a ficha de deciso, cujos os dados sero repassados para o relatrio de aconselhamento.

28

www.projeto-timoteo.org

1 edio

III. REFLEXO
DEUS E A CINCIA
Na Frana, um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitrio que, compenetrado lia o seu livro de cincias. O senhor por sua vez lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bblia. Sem muita cerimnia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou: - O senhor ainda acredita neste livro cheio de fbulas e crendices? -Sim disse o senhor Mas no crendices, a Palavra de Deus. Estou errado? Com uma risadinha sarcstica respondeu: -Claro que est! Creio que o senhor deveria estudar a histria geral. E veria que a Revoluo Francesa, ocorrida h mais de 100 anos, fez o favor de mostrar a miopia da religio. Somente pessoas sem cultura ainda crem nessa histria de que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso. - mesmo? perguntou o velho cristo e o que dizem os cientistas sobre a Bblia? -Bem, - respondeu o universitrio agora eu vou descer na prxima estao, mas deixe o seu carto que eu lhe enviarei o material pelo correio. O velho ento cuidadosamente abriu o bolso interno do palet, e deu seu carto ao universitrio. Quando o jovem leu o que estava escrito abaixou a cabea, e saiu cabisbaixo. - O carto dizia: Louis Paster, Diretor do Instituto de Pesquisa Cientficas da cole Normale de Paris. Isso aconteceu em 1892. Provrbios 3. 7: No sejais sbio a teus prprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal

29

www.projeto-timoteo.org

1 edio

LIO CINCO SOLUCIONANDO OS PROBLEMAS ENCONTRADOS NO ACONSELHAMENTO


I. INTRODUO
No importa o quanto nos preparamos para o trabalho, e nem o quanto tentemos evitar os problemas, o fato que eles aparecem em toda obra de aconselhamento pessoal. Nem todos vo reagir positivamente ao nosso programa de nutrimento espiritual. Como ento iremos enfrentar os problemas que surgirem nesse trabalho? A melhor soluo preparar-nos antecipadamente para solucionar quaisquer problemas com quem venhamos a defrontarnos. Isso no apenas nos prepara melhor para realizao de um bom trabalho, mas aumenta grandemente nosso senso de auto-confiana. Examinaremos as possveis causas e as medidas a serem tomadas para a soluo deles. Seria impossvel enumerar todas as causas provveis de certo problema; nos limitaremos a examinar as causas mais comuns:

1. Desinteresse em reunir-se com o conselheiro para aconselhamento Causas:


a. Uma converso puramente emocional, sem envolver o intelecto ou vontade. Possivelmente, a pessoa no se arrependeu, nem recebeu Cristo como seu Salvador e Senhor. b. Oposio satnica. O perodo em que o crente mais vulnervel ao inimigo logo a aps sua converso/batismo. Veja 1Pe 5:8 cf. Tg 4:7, Mt 4:1-11 (Mc 1:12-13; Lc 4:1-13).

30

www.projeto-timoteo.org

1 edio

c. Presso social. Famlia e amigos no crentes que fazem com que o novo crente reverta sua deciso ao lado de Cristo e recuse o aconselhamento. d. Insegurana quanto aos objetivos do aconselhamento. Falta de confiana nos outros devido experincias anteriores com determinadas pessoas.

Solues:
a. A Orao. Uma intercesso contnua muito far no sentido de modificar a disposio do novo crente. b. Salientar a necessidade do crescimento espiritual na vida do crente. A converso o ponto de partida da vida crist, no o ponto final. O novo crente precisa ser nutrido, protegido e orientado at que ele alcance sua autonomia espiritual. c. Levar o novo crente a abrir-se com o conselheiro e declarar sinceramente porque no deseja o aconselhamento. Quanto aos que suspeitamos no serem realmente convertidos ser preciso que analisemos com eles os aspectos da vontade, intelecto e emoes, e sua relao com a verdadeira converso.

2. Ausncia da certeza de salvao

Causa:
A maioria das pessoas que no tem certeza da sua salvao passam a t-la durante um processo de aconselhamento pessoa (discipulado). No entanto, em casos contrrios provvel que a pessoa no realmente salva e portanto, no pode ter essa certeza.

31

www.projeto-timoteo.org

1 edio

Soluo:
a. Arrependimento (Lc 24:46-47; At 17:30) O arrependimento um elemento essencial verdadeira converso. Ora, no levou Deus em conta os tempos da ignorncia, agora porm, notifica aos homens que todos em toda parte se arrependam. (At 17:30). Acerca do intelecto: Intelectualmente arrependimento uma mudana quanto ao conceito do pecado de ego (humano) e de Deus (espiritual) (Sl 51:3-5; J 42:56, Lc 15:17-18). Acerca das emoes: No plano emocional, arrependimento uma mudana de atitude e sentimento. (Sl 38:18; Sl 51:1-2; 2Co 7:9-10). Acerca da vontade: Esta acontece pela mudana de mente (metania) produzida pelo arrependimento dos pecados no momento da converso. b. F Salvadora: (Rm 5:1; Ef 2:8) O arrependimento essencial salvao, contudo, no constitui o nico elemento dela. Igualmente importante a f salvadora. Acerca do intelecto: Intelectualmente f salvadora a aceitao do que a Bblia diz a respeito do pecado e da salvao. Implicaes: (Rm 10:14-17) Reconhecer o prprio pecado; e Crer nos fatos relativos salvao. Acerca das emoes: Emocionalmente a f salvadora um desejo de entregar-se verdade do Evangelho. Implicaes: (Sl 106:12; Mt 13:20)

Ter conscincia de sua carncia espiritual; e


Tristeza pelo pecado. Acerca da vontade: No elemento vontade, a f salvadora uma confiana pessoal em Cristo como Salvador e Senhor.

32

www.projeto-timoteo.org Implicaes: (Jo 1:12; Ap 3:20) Abandonar o pecado; Receber a Cristo; e Obedecer a Ds.

1 edio

3. Senso de Culpa
Muitas vezes, no trabalho de aconselhamento encontramos uma pessoa que parece ter um sentimento de culpa arraigado. Ela no consegue experimentar o perdo de Deus.

Orientaes:
a. Ensinar ao novo crente o que diz a Bblia a respeito da confisso de pecados (tentao no pecado). Deus nos promete perdo e purificao (1Co 10:13; 1Jo 1;9). b. Pode ser necessria a reconciliao com algum (Veja Mt 18:15). c. Talvez exista uma recusa interior em abandonar determinado (abandono de pecado=libertao espiritual veja Is 55:7). d. Se aps terem sido tomadas essas medidas, ainda persistir o sentimento de culpa, transfira-se o novo convertido para um experiente conselheiro bblico. Antes, porm, oremos para que o Senhor nos d discernimento espiritual pois um senso de culpa exagerado pode ser o resultado de acusaes (Rm 8:33).

4. Vida Devocional Negligenciada


A constncia na orao e o estudo bblico uma prtica que precisa ser cultivada pelo novo crente. H varias razes provveis para uma pessoa ter dificuldades em manter o momento devocional:

33

www.projeto-timoteo.org

1 edio

4.1. Causas:
a. Falta de motivao para orar e estudar a Bblia O novo crente precisa entender porque a orao e a Palavra de Deus so 2Tm 3:16); b. Falta de orientao no sentido de como realizar esse momento devocional; e c. Falta de auto-disciplina (talvez de modo geral) por parte do novo crente. indispensvel no crescimento espiritual (1Pe 2:2;

4.2. Solues:
Temos que colocar como prioridade em nossas vidas, gastarmos tempo todos os dias com Deus em orao e na leitura da Bblia. atravs dessa convivncia com Jesus, todos os dias, que Deus nos dar a fora de viver com liberdade. Aqui est um apresentamos um plano fcil que voc pode seguir para lhe ajudar: A. Como ler a Bblia? A Bblia uma carta de amor de Deus para voc. Leia sua Bblia usando este mtodo: a. Comear a ler um livro por exemplo: o livro de Joo; b. Ler o primeiro verso; c. Pedir a Deus para mostrar a Deus uma verdade espiritual no verso. Por exemplo: Jo 1:1 diz: Antes de ser criado o mundo, aquele que a Palavra j existia. Ele estava com Deus e era Deus. Quais so as verdades espirituais contidas nestes versos? O mundo foi criado pelo verbo; O verbo era Deus. (O verso quatorze diz que o verbo Jesus). d. Ler cada verso ou pargrafo usando este mtodo, e deixe Deus falar com voc sobre quem Ele , sobre pecados em sua vida, ordens para obedecer, etc.

34

www.projeto-timoteo.org

1 edio

B. Como orar? Deus diz em Lucas 18:1 que devemos orar sempre e nunca desanimarmos. Como voc pode orar? importante que voc tenha um tempo a ss com Deus. Comece seu tempo usando este mtodo: a. Adorao Diga: Senhor Pai, eu amo o Senhor porque... b. Gratido Agradeo ao Senhor porque... c. Intercesso Oro por meu filho Jos, porque ele precisa de... continue a orar pelas pessoas que no receberam a Jesus ainda. Faa um lista de pessoas. Ponha alguns nomes numa lista para o domingo, outro para segunda, tera-feira, etc. d. Splica Fale com Deus sobre suas necessidades. e. Confisso Fique em silncio um tempo e pea ao Senhor para trazer em sua mente qualquer pecado, coisa m que haja em sua vida. 1Jo 1:9 diz Se confessarmos os nossos pecados a Deus Ele cumprir a Sua promessa e far o que justo: perdoar os nossos pecados e nos limpar de todas as maldades. Isto foi escrito para as pessoas que j receberam a Cristo. Quando voc ficar sujo voc deve tomar banho. Confisso para um crente um banho espiritual

35

www.projeto-timoteo.org

1 edio

II. REVISO DO CONTEDO


Acabamos de examinar nesta unidade quatro problemas bsico no Ministrio de Aconselhamento. Quais foram eles? 1. Recapitule e avalie a aprendizagem acerca das solues para os problemas encontrados no aconselhamento. Primeiro Segundo Problema: ________________________em Ausncia reunir-se da

com o conselheiro para o aconselhamento; Problema: _______________________________; Terceiro Problema: Senso de ________________; e Quarto negligenciada. Problema: ______________________________

36

www.projeto-timoteo.org

1 edio

III. REVEJA PARA FIXAO


A. Observaes feitas durante o perodo de aconselhamento bsico revelam que: a. Em toda obra aconselhamento pessoal surgiro problemas de maior ou menor gravidade; e b. A melhor soluo preparar-se antecipadamente e adequadamente para solucion-los.

37

www.projeto-timoteo.org

1 edio

IV.

SUGESTO DECIDIDOS

PRTICA

COMO

ACONSELHAR

1.

Aceitando Cristo Como Senhor

O aconselhamento comea na sala; continuando aos domingos em nvel de curso bblico.


2. Para Ser Batizado
No h conselhos alm dos que j est recebendo na classe, porm no deixe de preencher a ficha porque o nome ser encaminhado ao pastor da Igreja.

3.

Quero Ser Crente Mas Tenho Dvida


Precisa ser evangelizado com As 4 Leis Espirituais.

4.

Quero Orao

Precisa ser evangelizado com As 4 Leis Espirituais.


5. Reconciliao
Esse decidido tem duas necessidades maiores: 1- Sentir-se perdoado e aceito por Deus e pela Igreja; 2-Confessar (desabafar) para algum a causa do seu afastamento do Senhor e ser ajudado para no voltar atrs. O conselheiro usando a Bblia: Salmo 51:1-10 I Joo 1:7-9 II Crnicas 7:14 Lucas 15:4-7 e 32 Romanos 6:11-14

38

www.projeto-timoteo.org

1 edio

Para a segunda necessidade (confessar/desabafar) h um conselho geral: manter a mente cheia da Palavra de Deus. O conselho especfico depender da causa do afastamento que ele confessar.

6. Consagrao
Esse decidido normalmente tem fraquezas espirituais apontadas na mensagem que o persuadiu a decidir. Ele as conhece e estar pronto a deix-las. O conselho especfico ser de acordo com a dificuldade de cada um. O conselho geral : manter a mente cheia da Palavra de Deus. Use: Hebreus 12:14 Joo 17:17 Salmo 119:11 Romanos 12:1-2 II Timteo 2:15 II Timteo 3:16-17

4- COMO ACONSELHAR DECIDIDOS:

A Aceitando Cristo Como Senhor O aconselhamento comea na sala; continuando aos domingos em nvel de curso bblico.

B Para Ser Batizado


No h conselhos alm dos que j est recebendo na classe, porm no deixe de preencher a ficha porque o nome ser encaminhado ao pastor da Igreja.

39

www.projeto-timoteo.org

1 edio

C Quero Ser Crente Mas Tenho Dvida


Precisa ser evangelizado com As 4 Leis Espirituais.

D Quero Orao
Precisa ser evangelizado com As 4 Leis Espirituais.

E Reconciliao
Esse decidido tem duas necessidades maiores: 1- Sentir-se perdoado e aceito por Deus e pela Igreja; 2 - Confessar (desabafar) para algum a causa do seu afastamento do Senhor e ser ajudado para no voltar atrs. O conselheiro usando a Bblia: Salmo 51:1-10 I Joo 1:7-9 II Crnicas 7:14 Lucas 15:4-7 e 32 Romanos 6:11-14 Para a segunda necessidade h um conselho geral: manter a mente cheia da Palavra de Deus. O conselho especfico depender da causa do afastamento que ele confessar.

Consagrao
Esse decidido normalmente tem fraquezas espirituais apontadas

na mensagem que o persuadiu a decidir. Ele as conhece e estar pronto a deix-las. O conselho especfico ser de acordo com a dificuldade de cada um. O conselho geral : manter a mente cheia da Palavra de Deus. Use: Hebreus 12:14 Joo 17:17 Salmo 119:11 Romanos 12:1-2 II Timteo 2:15
40

www.projeto-timoteo.org

1 edio

V. REFLEXO
FAA O SEU MELHOR!!!

Nos Estados Unidos, a maioria das residncias tem por tradio ter na frente um lindo gramado. E, para este servio, h diversos jardineiros autnomos que fazem reparos nestes jardins. Um dia, um Executivo de Marketing de uma grande empresa americana contratou um desses jardineiros. Chegando em sua casa, o executivo viu que estava contratando um garoto de apenas 18 anos de idade. Claro que o executivo ficou surpreso. Quando o garoto terminou o servio, solicitou ao executivo a permisso para utilizar o telefone. O executivo, encantado, com a educao do garoto, prontamente atendeu ao pedido e, muito curioso com a atitude do garoto, no pde deixar de escutar a conversa. O garoto havia ligado para uma senhora e perguntara: - A senhora est precisando de um jardineiro? - No. Eu j tenho um respondeu senhora. - Mas, alm de aparar, eu tambm tiro o lixo. - Isso o meu jardineiro tambm faz. - Eu limpo e lubrifico todas as ferramentas no final do servio disse o garoto. - Mas isso o meu jardineiro tambm faz. - Eu fao a programao de atendimento o mais rpido possvel. - O meu jardineiro tambm me atende prontamente. - O meu preo um dos melhores. - No, muito obrigada! O preo do meu jardineiro tambm muito bom. - Quando o garoto desligou o telefone, o executivo lhe perguntou: - Voc perdeu um cliente? - No respondeu o garoto. Eu sou o jardineiro dela. Eu apenas estava verificando o quanto ela estava satisfeita com o meu servio. Para voc que, hoje, tem metas a cumprir e precisa de muita determinao para que seus objetivos sejam
41

www.projeto-timoteo.org

1 edio

alcanados, lembre-se que, para conseguir atingir o que quer, preciso ter uma prestao de servio extraordinria. Como que voc est tratando o seu cliente interno e o seu cliente externo? Voc j mediu a satisfao dos seus clientes com relao aos seus servios? Voc...? Bem, voc sabe o que pode, o que deve e o que tem que fazer... Que suas atitudes, hoje, possam ser o Marketing da sua vida. O sucesso individual depende, principalmente, do desempenho da Equipe Quando penso que atingi o Mximo da minha capacidade, percebo que ainda posso me superar

42

www.projeto-timoteo.org

1 edio

LIO

SEIS

APLICANDO O

ACONSELHAMENTO

NUMA IGREJA MODELO I. INTRODUO


A integrao dos novos promovida pela igreja local em todas as suas instncias. A comear da grande congregao, passando por grupos pequenos, ministrios, escola bblica dominical e outros, cada momento da vida da igreja pode ser instrumento eficaz para a integrao dos novos. Todos devem estar envolvidos. Ningum pode ser dispensado de exercer com relevncia o papel de agente na integrao de novos irmos famlia de Deus. O trabalho de integrao comea com o apelo. Durante o apelo vem o segundo passo que podemos chamar de aconselhamento. O propsito do aconselhamento confirmar a pessoa na sua deciso.

1 Aconselhamento da Pessoa Decidida

A.

O conselheiro comea o seu trabalho quando algum vai

frente durante um apelo. Nesse momento o conselheiro vai at a pessoa e d-lhe as boas vindas. A sala de aconselhamento fica prximo ao local da deciso, o gabinete pastoral ou algum cmodo reservado para esse fim. As pessoas se assustam, quando so tiradas do ambiente em que esto sentadas e levadas para local que desconhecem. Para evitar este problema, os conselheiros, ou o prprio pregador, anunciam o que vai acontecer com aquelas pessoas. explicado que elas sero levadas a uma sala ao lado para uma breve orientao. Seus parentes e acompanhantes podem aguard-las no primeiro banco. Elas no demoraro.

43

www.projeto-timoteo.org

1 edio

J na sala, com os decididos, o relator da comisso dar uma breve palavra sobre o que se pretende: uma orientao geral sobre a deciso que fizeram e a obteno de endereos para que possam ser ajudadas. Da, cada conselheiro trabalha com uma pessoa. Cada processo bem natural para no espantar o visitante. O conselheiro aproxima-se do recm-convertido e d o seu nome. Naturalmente a pessoa d o seu. No se preenche a ficha no primeiro momento. De um modo geral, as pessoas tm receio de compromissos; bom conversar primeiro. muito importante saber que tipo de deciso a pessoa tomou. Pede-lhe que diga claramente qual foi a deciso que fez: se para a salvao ou se para reconciliao ou qualquer outra. Se ela no entendeu bem o que estava fazendo, lhe exposto brevemente o plano da salvao. Determinada a questo da deciso, o conselheiro l alguns versculos sobre a certeza da salvao e mostra a necessidade de permanecer firme na deciso que tomou. Ela encorajada a vir igreja e participar da classe de doutrinamento. Mas antes deve permitir ao conselheiro visit-la para ajuda mais detalhada. Esta a hora propcia de preencher a ficha mas com poucos detalhes: nome completo, endereo completo e a melhor hora de receber uma visita. Se oferece ao visitante um estudo bblico e uma breve orientao para o uso do mesmo. Este um trabalho curto. No se faz tudo de uma vez porque no funciona. Ao final, o conselheiro ora com a pessoa e a acompanha at os seus parentes ou acompanhantes e faz amizade com eles.

B.

Mesmo o pregador mais cuidadoso sempre ter decididos que

no entendem bem o que ser crente em Cristo. Por isso providenciado aconselhamento na hora. do conhecimento geral que
44

www.projeto-timoteo.org

1 edio

o motivo de evangelizar no apenas contar decises. O objetivo principal levar o no crente a se tornar discpulo de Cristo. Quando aconselha, o conselheiro ajuda o no crente a entender como aceitar Cristo. Ainda mais, ele contribui no processo de levar o no crente a se integrar como discpulo que se desenvolve numa igreja evanglica. Dada a diferena que h entre as pessoas no crentes, o pregador no pode responder a todas as dvidas de todos os interessados. Os conselheiros tratam as dvidas especificamente. O sucesso dos conselheiros, porm, depende da sua preparao. Nem todos so conselheiros experimentados. Mas so pessoas instrudas. O treinamento bsico preparado por uma igreja modelo deve oferecer fonte de ajuda no preparo de conselheiros. Charles Riggs declarou que integrao efetiva pode comear apenas na vida de algum que nasceu de novo pelo Esprito de Deus. Conselheiros bem preparados so instrumentos para levar interessados a se entregarem totalmente a Cristo.

C. Provavelmente o maior impedimento em aconselhar falta de


conhecimento sobre o que dizer e como dizer. O conselheiro, pastor ou leigo, precisa saber se a pessoa realmente j se decidiu ou se est manifestando o desejo de fazer uma deciso ao lado de Cristo. necessrio determinar se a pessoa convertida ou no. claro que ningum pode saber com certeza, porm o decidido deve ser levado a fazer uma avaliao prpria, a fim de verificar se tem convico do passo que est dando. Isso pode ser feito atravs de uma srie de perguntas breves. claro que o fator mais importante a orientao do Esprito Santo. So muito teis algumas perguntas implcitas no apelo de Pedro no captulo dois do livro de Atos. Essas perguntas podem ser usadas por uma igreja modelo pelos seus conselheiros:

45

www.projeto-timoteo.org a. Por que o senhor vem frente agora?

1 edio

(A resposta vai indicar se a pessoa j aceitou a Cristo ou se est manifestando o desejo de aceit-lo). b. Reconhece que pecador? c. Quer abandonar agora e para sempre os seus pecados? d. Cr que Cristo morreu na cruz para pagar o preo dos seus pecados? e. Quer aceitar a Cristo como Senhor (Chefe) da sua vida, agora, e segui-lo para sempre? f. Quer obedecer a Cristo em tudo? g. Quer obedecer a Cristo pelo batismo? h. Quer orar agora e confessar tudo isso a Cristo em orao?

D.

A pessoa que est se entregando a Cristo sente-se disposta Alguns conselheiros preferem

para aceitar as exigncias de Cristo.

no abordar assuntos como a igreja, ou o batismo ou o dzimo, logo no incio. Acham que podem assustar o convertido, fazendo-o desistir de sua deciso. Se algum, no entanto, est assumindo um compromisso da vida inteira, precisa saber o que isso significa. no comeo da vida crist que o crente novo sente mais disposio para fazer o necessrio a fim de agradar seu novo Mestre. Ao tomar conhecimento das exigncias mais tarde, ele pode pensar que algum simplesmente o enganou. Billy Graham observou que o desenvolvimento e o crescimento do crente novo acontecem no ambiente de uma igreja. Por isso, o
46

www.projeto-timoteo.org

1 edio

outro objetivo do conselheiro levar o convertido a se batizar e se tornar membro ativo da igreja. Citando problemas de conservao na Amrica Latina, Wagner declara que parece bem certo que a falta de nfase na necessidade de batismo e ser membro da igreja tem sido fator negativo em integrao. Essa nfase comeando no apelo ajudar imensamente na conservao. Jesus quer edificar Sua igreja (Mateus 16.18).

E.

Recapitulando

O acompanhamento comea no culto.

conselheiro se rene com o novo convertido imediatamente aps o culto. Primeiro, ele recebe informaes pessoais do novo crente anotando o nome e o endereo, porque ele receber uma visita naquela semana. Procura saber com exatido, o local e, se preciso for, pede pontos de referncia. Segundo, oferece ao recmconvertido um kit contendo o Evangelho de Joo, e o seu primeiro curso bblico. Finalmente, termina com uma orao agradecendo a Deus a deciso da pessoa, pedindo a orientao de Deus para o seu crescimento. F. Os conselheiros entregam ao lder as fichas de decises que

sero cadastradas no Relatrio de Aconselhamento.

2. Cursos Para Os Novos Convertidos

A. Orientamos o crente novo sobre como usar a Bblia. Muitos no a


conhecem, no sabem nada das divises dos livros e Testamentos. Eles so orientados sobre o livro ou os livros em que devem comear a leitura da Bblia. Sugerimos a leitura do Evangelho de Joo ou Marcos. Alguns por no saberem ler muito bem precisam de uma traduo mais simples, como o Novo Testamento na Linguagem de Hoje.

47

www.projeto-timoteo.org

1 edio

B. Assim como a leitura diria da Bblia, um plano para a Hora


Bendita importante. Existem muitos planos para esse momento particular de orao, mas temos reconhecido que eles variam de acordo com as pessoas e as circunstncias. O crente novo orientado no sentido de optar por um plano, normalmente, aquele que est dando resultados para o seu discipulador. Existem vrios planos feitos em torno de perguntas ou passos. Aqui apresentamos um exemplo usando quatro passos na orao com a leitura de qualquer trecho da Palavra de Deus: a. Falar com Deus sobre o sentido da leitura. b. Dar graas a Deus pela mensagem e seu significado para voc. c. Confessar qualquer pecado revelado por Deus atravs da leitura. d. Orar por voc mesmo, por outras pessoas na sua lista de orao, parentes, amigos, irmos na igreja e outros conhecidos, luz do que foi lido. Esses passos so baseados no plano de Martinho Lutero. Muitos crentes atravs dos anos j o seguiram com grande proveito.

C. Comunho um outro conceito essencial que apreciado na lio


que trata da natureza da igreja. O dzimo includo e considerado no assunto mordomia da vida crist. Abordamos tambm outros pontos bblicos, incluindo o Senhorio de Jesus Cristo. D. O novo crente pode entrar no estudo do captulo em que o grupo est. Se estiver, por exemplo, na lio cinco, o novo crente entrar para estudar a lio cinco primeiro, e acompanhar o estudo at a volta para a lio quatro, assim completando o seu estudo. Esse tipo de ensino chama-se CICLO CONTNUO. chamado ciclo porque o processo de ensino continua. A ordem no se altera. H sempre

48

www.projeto-timoteo.org

1 edio

novos convertidos. Um novo crente pode iniciar o estudo em qualquer lio. Concluir o curso quando completar todo o programa.

3. E. E.N.Cs Encontro dos Novos Convertidos

A.

O Encontro dos Novos Convertidos visa diversas finalidades:

expressar a gratido a Deus pelos novos crentes, mostrar o interesse da igreja por eles e ajud-los a conhecer a igreja e a sua liderana. O pastor deve apresentar a diretoria da igreja, citando o nome e o cargo de cada pessoa. O pastor pode falar brevemente 5 a 8 minutos sobre a necessidade de crescimento espiritual. O programa deve ser curto e informal, com o objetivo de estimular uma confraternizao entre os novos crentes e os membros antigos da igreja.

B.

Todos que fizeram deciso por Cristo no ltimo ms (ou noutro

prazo determinado) sero convidados para esse encontro. melhor fazer a festa mensalmente, para no se ter um nmero muito grande de pessoas. Se a igreja pequena e no tem condies todos os meses, ainda importante sempre. fazer essa festa mensalmente porque serve como lembrete de que a igreja deve ter novos convertidos

C.

A igreja inteira deve ser convidada para o encontro. muito

importante a participao da diretoria, de todos os obreiros da EBD, dos lderes das diversas organizaes e dos conselheiros. Pode-se oferecer um lanche simples, preparado pelos membros da igreja, conforme um plano elaborado pelos elementos designados na equipe de integrao.

D.

O momento propcio para que mais pessoas da igreja se

tornem conhecidas do crente novo. Tambm oferece ensejo para que ele descubra que as coisas que o povo diz a respeito das igrejas

49

www.projeto-timoteo.org

1 edio

evanglicas no representam a verdade. A confraternizao contribui para a formao de novas amizades.

E.

O novo convertido pode receber um convite para este evento

no final do culto em que faz a sua deciso por Cristo.

F.

Esta atividade pode ser realizada todos aos terceiros sbados

de cada ms (sugesto); com a participao dos conselheiros nas diversas partes deste evento: direo, recepo, introduo, sorteio e lanche. G. A ordem do culto (com durao de uma hora) a que se

segue: Boas Vindas (2 minutos) Louvor (5 minutos) Leitura Bblica / Orao (5 minutos) Testemunho (15 minutos) Solo (3 minutos) Meditao (15 minutos) Louvor (5 minutos) Sorteio (10 minutos) Lanche

50

www.projeto-timoteo.org

1 edio

II COMO PREPARAR UM TESTEMUNHO


O propsito do testemunho compartilhar o que j aconteceu a voc pessoalmente. Uma pessoa pode argumentar sobre muitas coisas, mas difcil argumentar com voc sobre o que aconteceu em sua prpria vida. Leia o testemunho de Paulo em Atos 22:1-16; 26:9-23. Ele simplesmente contou a histria de sua vida antes de conhecer a Cristo e como o encontrou e aceitou. Vamos ao esquema: 1. Regras a Respeito de Compartilhar Seu Testemunho a. No use idia vagas. Por exemplo: Eu assisti a uma campanha na igreja e fui frente. Um no crente no saber o que voc quer dizer quando diz fui frente ou fui batizado. melhor dizer: Uma noite eu recebi a Cristo em meu corao. Ou: Eu aceitei Cristo como nico Mediador e Salvador; b. Voc pode usar vrios versculos;

2. Testemunho
Para escrever seu testemunho, voc dever responder as seguintes perguntas: a. Como era minha vida antes de receber a Jesus Cristo no meu corao? (Explique sua religio, atitudes, seu estilo de vida, seus pecados). b. Como eu percebi que precisava aceitar a Cristo? c. Onde e como eu aceitei a Cristo em minha vida? d. Como minha vida desde que aceitei a Cristo?

51

www.projeto-timoteo.org

1 edio

e. Concluindo: Agora eu tenho certeza da vida eterna. Me sinto salvo(a) e feliz nas mos de Deus, sob seus cuidados. Ser que todos que esto aqui tm essa segurana?

3. Atividade
Escreva seu prprio testemunho, usando suas prprias palavras e seguindo as regras que esto mencionadas nos itens 1 (Regras a Respeito de Compartilhar Seu Testemunho) e 2 (Testemunho)

a. Como era minha vida antes de receber a Jesus Cristo no meu corao? (Explique sua religio, atitudes, seu estilo de vida, seus pecados). _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ b. Como eu percebi que precisava aceitar a Cristo? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

52

www.projeto-timoteo.org c. Onde e como eu aceitei a Cristo em minha vida?

1 edio

_______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ ______________________________________________________ d. Como minha vida desde que aceitei a Cristo? _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ e. Concluindo: _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

53

www.projeto-timoteo.org

1 edio

III. REFLEXO ALEGRIA POR OCASIO DA COLHEIRA Quem sai andando e chorando enquanto semeia,
voltar com jbilo, trazendo os seus feixes. (Salmo 126. 5).

Thomas Johannes Bach, estudante de Engenharia, caminhava por uma rua de Copenhague certo dia, quando um juvenil se aproximou dele com um folheto na mo. - Aceita este folhetinho? - perguntou o menino. Ele tem uma mensagem para o senhor. Olhando para o folheto, Thomas viu que era religioso. No estava interessado e no gostou de ter sido parado na rua por causa de um folheto. - Por que voc incomoda as pessoas com a sua religio? quis saber ele. Sou perfeitamente capaz de tomar conta de mim mesmo. Como o rapazinho continuasse com a mo estendida, Thomas pegou o folheto de modo grosseiro, rasgou-o e colocou-o no bolso. O garoto virou-se e foi embora muito triste. Mas Thomas no conseguiu tirar os olhos do menino. Dirigindo-se ao vo de uma porta, o juvenil curvou a cabea e orou silenciosamente. Thomas observava e percebeu que lgrimas corriam pela face do menino. O corao de Thomas foi tocado. Ali estava algum que se importava tanto com sua alma, a ponto de oferecer-lhe um folheto, e ele o havia rejeitado. A partir daquele momento, a vida de Thomas tomou um rumo diferente. Em vez de
54

www.projeto-timoteo.org

1 edio

tornar-se engenheiro, tornou-se missionrio na Amrica do Sul. Alguns, lendo acerca do mtodo que o juvenil usou para testemunhar, podem acus-lo de impor sua religio aos outros. - e talvez ele o estivesse fazendo. Alguns podem concluir que as lgrimas dele provinham de sentimentos feridos, e no de preocupaes pela alma de Thomas e podem estar certos! Mas outros ainda podem ver nas lgrimas do rapazinho um interesse genuno pelas almas, como se estivesse clamando: Passou a seca, findou o vero, e ns no estamos salvos e talvez estejam certos! Por que no dar ao garoto o benefcio da dvida? Testemunhar por Cristo deve ser feito de modo cativante e inofensivo; as lgrimas derramadas devem provir de preocupao pelas almas e no de sentimentos feridos. Mas quem pode contestar o fato de que o Esprito Santo usou o testemunho do menino para ganhar uma alma para Cristo? Estamos ns fazendo a mesma coisa por Ele? No posso deixar de crer que no grande dia da colheita, no fim do mundo aquele rapazinho vir com regozijo, trazendo seu feixe de almas!

55

www.projeto-timoteo.org

1 edio

LIO SETE VISITAO - PARTE UM


I. INTRODUO
Um sermes. sermo vivo vale 100

(Robert Coleman)

R. Cal Guy, professor de misses, enfatiza que a visita ao novo decidido deve ser feita dentro de quarenta e oito horas. Ele cita pesquisas seculares que indicam maior probabilidade de algum desistir de qualquer deciso importante nas primeiras quarenta e oito horas aps a deciso. justamente por causa disso que o inimigo, Satans, faz tanta coisa para levar o crente a desistir nos primeiros dias. Esse o motivo principal por que o visitador tem que fazer a visita no dia imediato ao da converso, se possvel. Esteja certo de que o Esprito Santo o ajudar nesta tarefa e de que Jesus estar com voc todos os dias, porque Ele o prometeu (Mt. 10. 22 e 28. 18-20).

1. BASES BBLICAS PARA VISITAO

Os fundamentos legais: Atos 2. 42; Atos 3.4; Atos 4.20; Atos 5.42; Atos 6.7; Atos 8.4; Atos 12.24; Atos 19.20; Mateus 9.36; Lucas 13.22; Hebreus 13.3.

2. QUALIFICAES DO VISITADOR

Alm de servo do Senhor Jesus e da submisso ao Esprito Santo, o visitador evanglico precisa apresentar, pelo menos, as seguintes qualidades:
56

www.projeto-timoteo.org

1 edio

a) Profundo amor s almas perdidas. b) Leitura diria da Palavra de Deus. c) Vida de Orao. d) Relacionamento afvel e espontneo com qualquer um. e) Boa capacidade de ateno e observao. f) No se impressionar com o aspecto fsico do ambiente. g) Respeito as idias religiosas diferentes das suas. h) Discrio no olhar e moderao dos gestos. i) Humor estvel e perseverana no trabalho. j) Discernimento e sensibilidade espiritual; na conversao no ser absorvente e nem dominador. l) Saber escutar pacientemente o novo convertido e seus familiares. m) Ter cuidado e bom gosto com a aparncia pessoal. n) Evitar intimidade e no invadir a privacidade alheia.

57

www.projeto-timoteo.org

1 edio

3. UM PROGRAMA DE VISITAO OU ESTRATGIA DE VISITAO

a) Nunca improvisar Planejar de bom gosto e agrada mais.


b) Nunca demorar de bom alvitre deixar saudades. c) Saiba faz-lo no dia e hora certos, se possvel marcado. d) Saiba ouvir e falar quando necessrio. e) Aos doentes seja breve, e no os deixe falar muito. f) Selecione uma literatura prpria; cuidado com textos inoportunos. g) Faa uma seleo de textos prprios para ocasies especficas.

4. DIFERENTES TIPOS DE VISITAS

a) Visitas de rotina: So aquelas realizadas de um modo sistemtico


toda membresia. Tem finalidade de acompanhar o crente, mostrar o cuidado da Igreja para com ele, apoi-lo e ajud-lo em sua vida espiritual. Nestas visitas quase sempre descobrimos dificuldades que no vemos na igreja. b) Visitas a enfermos: No podemos falhar aqui. o momento de maior dificuldade, incerteza e necessidade de apoio. Esta uma visita de consolo e conforto, onde todos os problemas e dificuldades devem ser esquecidos e devemos abenoar as pessoas. Esta visita pode ser crentes e no crentes.

58

www.projeto-timoteo.org

1 edio

c) Visitas aos ausentes: Nossas igrejas tem se tornado um grande corredor de passagens. Entram pela porta da frente e saem pela porta dos fundos. Veja por exemplo o n. de batismos dos ltimos anos e por vrias razes, mas a principal o abandono (descaso da igreja quando passaram por dificuldades). Outras so o pecado, e outras a faltas de firmeza doutrinria, por falta de assiduidade igreja. d) Visitas aos novos decididos: A deciso cinco por cento; o seguimento a esta deciso noventa e cinco por cento. Billy Grahm. Precedendo a visitao, sempre bom enviar uma

correspondncia da igreja para pessoa que se decidiu, em forma de carta ou carto feito para esse fim. Se a visita por qualquer motivo demorar, a pessoa ter pelo menos um sinal inicial de que a igreja se preocupa com ela.

5. REVISO DO CONTEDO Questionrio A. Cite algumas qualidades que o visitador evanglico precisa
apresentar (ver qualificaes do visitador) R. _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________

59

www.projeto-timoteo.org

1 edio

_______________________________________________________ _______________________________________________________

B. Quais os diferentes tipos de visitas (ver diferentes tipos de


visitas) R. _______________________________________________________ _______________________________________________________

____________________________________________ ____________________________________________ ___________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________


6. CONSIDERAES PARA PRTICA Regras Para Visitao aos Doentes
Faa visitas freqentes, mais breves. Deixe que o paciente tome a iniciativa de dar a mo para cumprimentar. Fique de p ou sentado onde o paciente possa v-lo com facilidade. O lado da cama mais adequado do que o p da mesma. D ao paciente liberdade para falar livremente e oua com ateno enquanto ele fala.

60

www.projeto-timoteo.org

1 edio

Use seus recursos como cristo: orao, Escrituras, comentrios de encorajamento, etc. A orao audvel ou no deve ser determinado pelo Esprito Santo e pela situao, que implica no nvel espiritual do paciente, o nmero de pessoas presentes, etc. Faa uma breve e discreta orao, mesmo que o enfermo no solicite. Tome as precaues recomendadas no caso de doena contagiosa. Deixe algum material devocional. Avalie cada visita para determinar como podem ser melhores no futuro.

7. INFORMAES IMPORTANTES
A. O corpo humano, como todos sabem, um organismo notvel. Composto de bilhes de clulas, inmeros elementos qumicos, centenas de msculos, quilmetros de vasos sanguneos e uma variedade de rgos, o corpo humano pode crescer, curar-se a si mesmo, lutar contra a doena, adaptar-se a mudanas de temperatura, reagir ao estmulo do ambiente, e sobreviver a numerosos abusos fsicos. Mas o corpo no vive para sempre, pelo menos neste mundo. Algumas vezes os danos sofridos no podem ser reparados. Ele pode se deteriorar se no for cuidado e eventualmente se desgasta.

B. Quando temos sade, geralmente no nos preocupamos com o


corpo. Resfriados e crises peridicas de gripe so incmodos, mas quase sempre interrupes apenas temporrias das atividades da vida. Porm, quando a doena mais sria, penosa, ou de mais longa durao, somos forados a reconhecer as nossas limitaes. A doena, mais do que

61

www.projeto-timoteo.org

1 edio

falta de sade. Trata-se de uma expresso de nossas limitaes fsicas, emocionais e espirituais. Ela uma indicao viva de que somos seres humanos, habitando um corpo destinado a morrer. Desde que a maioria de ns tenta evitar pensamentos sobre a doena e algumas vezes at ignora os sintomas, torna-se difcil tolerar ou aceitar a doena quando ela vem. A doena inibe as nossas atividades, nos atrasa, torna a vida mais difcil, e com freqncia parece no ter significado ou propsito. Se a molstia persiste, somos inclinados a fazer perguntas difceis, como: Porque eu? ou Porque isso aconteceu agora? E muitas vezes a enfermidade acompanhada de sentimento de ira, desanimo, solido, amargura e confuso. Aconselhar os doentes e suas famlias torna-se ento um grande desafio para os conselheiros cristos.

8. CONTEXTUALIZAO BBLICA
A. Consideraes A doena uma questo que as Escrituras mencionam em muitas de suas pginas. A doena de Miriam, Naam, Nabucodonosor, o filho recm-nascido de Davi, J, e vrios outros descrita com clareza tanto no Velho como no Novo Testamento. Quando Jesus veio pessoalmente a terra, seu interesse pelos doentes se destacou tanto que praticamente um quinto dos Evangelhos dedicado ao tema da cura. Os discpulos deveriam continuar este ministrio de cura, e o Livro de Atos registra como a primeira igreja cuidou dos enfermos. B. Quatro Concluses a Serem Observadas Pelos Conselheiros a. A doena faz parte da vida; b. Cuidado, compaixo e cura so importantes para os cristos; c. Doena, pecado e f no coisas necessariamente relacionadas;
62

www.projeto-timoteo.org

1 edio

a. A doena faz surgir questes difceis e cruciais sobre o sofrimento." Rev. Airton S. Schroeder, Pastor Luterano e Tcnico da Diaconia.

VISITAO - PARTE DOIS


I. INTRODUO
A visitao deve ser feita de preferncia por algum que possa continuar acompanhando a pessoa. O conselheiro procurar saber quem a influenciou a visitar a igreja e incluir essa pessoa no plano, levando-a a adotar o novo crente. Se a tal pessoa dispe de condies, poder prosseguir sozinha o trabalho. Se no tem treinamento, poder ser ajudada pelo conselheiro. O importante no deixar o recm convertido sem acompanhamento. A pequena semente que foi lanada em seu corao pode ser facilmente levada. importante observar isso.

A. Alguns Cuidados Necessrios Antes Da Visitao

Se o novo convertido do sexo feminino e casada e o marido no est em casa no aconselhvel a visitao, se for por parte de visitador masculino. O melhor ser um visitador do sexo feminino ou em dupla (feminino e masculino). Verificar a melhor hora para a visita e respeitar os programas da famlia, principalmente se h mais gente que no se decidiu e no est motivada.

63

www.projeto-timoteo.org

1 edio

Sempre que possvel, programe a visita antes com a famlia e no bata sua porta de surpresa.

Esteja preparado para um possvel desestmulo ou indisposio do decidido, alguns dias aps a sua deciso.

B. O Que Fazer Durante Uma Visita

Depois de um certo tempo, possvel que a pessoa no esteja mais motivada para o evangelho. H muita presso da sociedade e at de familiares sobre as mudanas religiosas das pessoas. Assim, o conselheiro ou visitador deve tornar essa visita bem natural e interessante. Ao chegar, prepare o ambiente e procure conhecer melhor a famlia. Em um segundo momento, faa a transio para a deciso da pessoa. Pea-lhe que fale em detalhe como foi a sua ida igreja, como acompanhou a mensagem e como chegou ao ponto de decidir-se. Procure saber at que ponto o seu comprometimento com aquela deciso. Em um terceiro momento, exponha-lhe melhor o plano de salvao. Termine esta exposio com nfase na certeza da salvao. Num quanto momento, ensine o nove crente a usar a Bblia e encoraje-o Testamento. Num ltimo momento, fale da orao, ensinado a pessoa a orar e a confiar na orao. a iniciar a leitura, comeando pelo Novo

64

www.projeto-timoteo.org

1 edio

Se no for possvel fazer tudo isto numa s visita, divida-o em duas ou trs. O sucesso desse trabalho vai depender do grau de confiana e de simpatia que a pessoa depositar no visitador. Da o visitador deve ser autntico, sincero e manter uma vida de orao, pondo, de fato, o seu corao nesse trabalho. Do contrrio, tudo ser artificial.

C. Alguns Cuidados Especiais

O trabalho de visitao no deve ser forado, assim como o visitador no deve mostrar-se fadigado, do mesmo modo a suas visitas no devem produzir cansao ao novo convertido e nem aos familiares. As visitas no devem ser acumuladas, de modo que a agenda do visitador fique com excessos sucessivos para o mesmo dia. As concesses podem, e at devem ser feitas, mas no podem se transformar em estilo de trabalho do visitador. Uma agenda excessivamente cheia pode prejudicar a visitao e at tornar o obreiro vazio de inspirao espiritual. O visitador deve fazer o possvel para concentrar as visitas em uma s regio ou um s bairro, tendo cuidado de separar os endereos mais prximos.

65

www.projeto-timoteo.org

1 edio

D. Aplicando A Visitao Numa Igreja Modelo

a) Nos dias seguintes ao da deciso, todos os decididos precisam


receber uma visita. Sempre haver decises de naturezas diferentes. aconselhvel que tenham preferncia na visitao as pessoas que aceitam Cristo como Salvador. A necessidade de confirmar sua deciso mais urgente do que a dos outros. A visita da Igreja revela ao decidido o interesse que ela tem nele. Vai apoi-lo. Ele saber que seu valor como novo crente real no s para eternidade com Cristo, mas tambm para o trabalho da igreja. Muito importante tambm que se duas pessoas forem visit-lo, ele ter oportunidade de conhecer mais essas duas pessoas, e a igreja vai se tornando, para ele, menos desconhecida e estranha. b) As visitas imediatas tm como finalidade maior firmar o decidido na igreja. Os visitadores podem ter mais tempo para explicar a deciso e responder as dvidas do crente novo. Receios para participar dos cultos numa igreja evanglica podem ser afastados. A formao de amizades ter comeo. Mas do que qualquer outro fator humano, amizades podem contribuir para permanncia de um crente novo na igreja. Eles podem lembr-lo do Encontro dos Novos Convertidos, oferecendo-se para acompanh-lo. c) No uma coisa fcil de comear. Sempre temos temores do que vamos encontrar em cada visita, mas lembramos que o nosso trabalho basicamente com pessoas j convertidas o que torna a nossa presena um fator de bno. Contudo, alguns cuidados tomamos:

66

www.projeto-timoteo.org

1 edio

Evitamos chegar na parte da manh. hora de trabalho, especialmente para as donas de casa. Nunca chegamos na hora das refeies tambm. No bom. Somos bastante breves em nossa permanncia, salvo nas situaes contrrio. Evitamos falar nossos dos problemas, no estamos ali para isso. Falamos da igreja, dos seus programas e das coisas boas que ela est realizando. Evitamos falar tambm dos problemas da Igreja, pois que eles so assuntos nossos e do Pastor, no dos novos crentes. No alimentamos insatisfaes. Quando uma pessoa est com problemas, ela v dificuldades em tudo e se ns a estimularmos poder confirmar suas posies conflitantes . Nunca pedimos nada, poderemos ser mal interpretados (caf, sucos, lanches, etc.). No deixamos de ler uma passagem da Palavra de Deus, nem de orar. Quando o caso pedimos para abaixar o volume ou desligar o rdio ou televiso. Convidamos todos os presentes para participar deste momento. Falamos das grandezas do Reino de Deus. que venhamos identificar. Mas somos breve. Deixamos as pessoas desejando que voltemos e no o

67

www.projeto-timoteo.org

1 edio

Modelo de Ficha de Visitao


NOME DA IGREJA QUE VAI UTILIZAR O MODELO Nome do Pastor da Igreja
Atividade de Visitao DATA: ___/___/_______ VISITADOR ____________________ NOME: ________________________________________________ ENDEREO: ____________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ Tel: Residencial: _______________________________________ Cel. : __________________________________________________ PONTO DE REFERNCIA: _______________________________________________________ _______________________________________________________ Obs.: __________________________________________________ _______________________________________________________ _______________________________________________________ DATA DA CONVERSO: ________/_______/____________

68

www.projeto-timoteo.org

1 edio

II. REFLEXO TEMTICA


SERMO SILENCIOSO

Que importncia tem a nossa comunho na igreja local? Deixe-me responder a esta pergunta com uma histria. Um pastor estava preocupado com a ausncia de um homem que normalmente vinha aos cultos. Depois de algumas semanas, ele decidiu visit-lo. Quando o pastor chegou casa deste homem, ele o encontrou sozinho, sentado diante de uma lareira. O pastor puxou uma cadeira e se sentou ao lado do homem. Mas depois de sua saudao inicial, ele no disse mais nada. Os dois ficaram sentados em silncio por alguns minutos, enquanto o pastor olhava para as chamas na lareira. Ento, pegou as pinas e tomou cuidadosamente uma brasa acesa das chamas e a colocou de lado. Sentou-se de volta na sua cadeira, ainda em silncio. O seu anfitrio observou em reflexo silenciosa como a brasa comeou a tremular e se apagou. Pouco depois, estava fria e sem vida. O pastor olhou no seu relgio e disse que tinha que ir embora, mas antes disso pegou a brasa fria e a colocou de volta no fogo. Imediatamente, ela comeou a luzir novamente com a luz e o calor do carvo aceso ao seu redor. Quando o pastor se levantou para sair, o homem tambm se levantou e lhe deu um aperto de mo. Ento, com um sorriso no seu rosto, ele disse: Obrigado pelo sermo, pastor. Eu vejo o senhor na igreja, no domingo. A comunho calorosa da igreja vai evitar com que o seu corao esfrie. David Roper

69

www.projeto-timoteo.org

1 edio

LIO OITO - DISCIPULANDO CRIANAS


Qualquer que no receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrar nele. Marcos 10.15

Embora

Bblia

seja

muito

clara

quanto

possibilidade de uma criana aceitar Cristo, no apresenta exemplos especficos que ensine como integr-las. Sem dvida, os princpios gerais j examinados so vlidos no trabalho com crianas e adolescentes, mas h diferena na aplicao. Na realidade, o processo de integrao inesgotvel na vida de qualquer crente. Essa verdade se acentua com a idade mais jovem e a responsabilidade da igreja se torna tambm maior. Crianas e adolescentes carecem de muito tempo para entender doutrina e prtica da igreja. Passamse anos at que alguns crentes encontrem oportunidade para certas aplicaes. Os adolescentes precisam de muito poder espiritual para vencer as fortes tentaes que vm sobre eles. Necessitam ouvir as mesmas verdades repetidas vezes de fontes diferentes e, na hora da crise, encontraro a resposta certa e espontaneamente. A proporo maior da populao brasileira de vinte e cinco anos ou menos de idade. Ganhar o Brasil para Cristo implica na conquista dessa faixa etria. Se quisermos ser bem sucedidos, devemos estar preparados para conservar e integrar esses convertidos, estimulando-os a entrarem
70

www.projeto-timoteo.org

1 edio

conosco na batalha para a conquista de seus colegas para Cristo. DIFERENAS NOS MTODOS EMPREGADOS A- O Plano da Salvao O plano da salvao deve ser tambm colocado para a criana. Pode parecer contra-indicado falar-se do pecado com crianas. Mas se no h pecado, no h necessidade de salvao. A evangelizao deve comear na criana quando ela atinge a idade da conscincia. Naturalmente esta idade varia de pessoa para pessoa, mas no ser difcil entenderse quando certa criana j sabe o que certo e o que errado. Por causa da natureza da criana, nunca devemos pura e simplesmente, em evangelismo pessoal, tentar aplicar o plano no esquema j apresentado nesta apostila. A conversa sempre deve partir de algum fato positivo. Histrias tem sido bblicas muito so til muito na eficientes para comear. de crianas. Tambm poderemos usar histrias morais. O plano da mo evangelizao Mostrando a mo para a criana, comeamos com o dedo polegar, dizendo: Deus ama voc (Joo 3.16). O dedo indicador, que serve para contar, usado para a declarao: Voc pecador (Rom. 3:23). O dedo mdio
71

www.projeto-timoteo.org

1 edio

lembra Cristo crucificado entre dois malfeitores (o mdio est entre dois dedos menores: o indicador e o anular), e lembra a declarao: Cristo morreu por mim (Rom. 5:8). O dedo anular, que lembra o anel e da a idia de receber, faz a declarao: Recebo a Cristo como meu Salvador (Joo 1:12). Finalmente, o mnimo lembra um beb, e da a idia de nova criatura e novo nascimento (II Cor. 5:17). De qualquer maneira, o evangelista deve criar recursos e caminhos novos para expor o plano criana. No se deve enfatizar a idia de inferno para a criana, mas ressaltar a idia do cu e do amor de Deus. Para averiguar e lidar com a idia ou conscincia do pecado, devemos saber da criana o que ela pensa sobre o pecado. Em ltima anlise, ela deve entender pecado como desobedincia, e a melhor figura a desobedincia aos pais. E a razo porque Deus condena o pecado a mesma pelas quais os pais no querem que os filhos desobedeam, porque querem que eles faam as coisas corretamente.

72

www.projeto-timoteo.org

1 edio

MOS QUE SALVAM

73

www.projeto-timoteo.org

1 edio

B O Apelo O apelo, na evangelizao de crianas, pode ser feito em evangelismo pessoal ou de massa. a) O apelo em cultos e reunies com crianas Damos, a seguir, alguns passos num apelo: Prepare o ambiente atravs da orao. Certifique-se de que todos entenderam a mensagem. Explique, claramente o que voc quer de cada um: que aceite a Cristo como seu Salvador. O sinal pode ser por levantar a mo ou por vir frente. A criana no tem problemas em ir frente. Procure evitar que outras crianas tambm levantem a mo s para imitar algumas que o esto fazendo. Esclarea que no se recebe a Cristo mais de uma vez; esta deciso vale para toda a vida. Separe as crianas que se decidiram e faa o trabalho de aconselhamento com elas. Alguns cuidados especiais nesse aconselhamento: 1- Teste a experincia que a criana teve. 2- Procure saber se ela realmente est entendendo o que est fazendo.

74

www.projeto-timoteo.org

1 edio

3- Leia para ela Joo 1:12 e 5:24. Mostre-lhe que o que Jesus d, para sempre. 4- Procure mostrar criana como agora poder ter vitria sobre o pecado e vencer sempre com Cristo. 5- Mostre-lhe que Cristo agora seu amigo para sempre, at quando se tornar um adulto e at o fim da vida. 6- Repita estas verdades vrias vezes, at que tenha a certeza de que a criana assimilou a mensagem. 7- Ore com a criana, por seus pecados, e agradea a sua salvao em Cristo. O que vimos aqui um apelo em reunies maiores. b) O apelo em evangelismo pessoal Se o evangelista est trabalhando s com uma criana ou duas, o apelo precisa ser diferente. O apelo vir de acordo com a conversa e com a aceitao da criana do assunto que se desenvolve. Terminando de expor o plano da salvao, e vendo que a criana entendeu, o evangelista naturalmente far a transio para o apelo: E agora, Marcos, diante do que voc ouviu e entendeu, voc no quer entregar a sua vida a Jesus e receb-lo como seu Salvador? Dialogue com a criana sobre a deciso. Pealhe para acompanh-lo numa orao. Faa uma orao simples de deciso. Depois da deciso, abrace-a e ore com

75

www.projeto-timoteo.org

1 edio

ela, agora agradecendo a Deus por sua atuao na vida daquela criana. C Aconselhamento Acerca da Salvao a primeira conversa que se tem com a criana decidida ou interessada em receber o Salvador. Muitos so levados a se manifestarem publicamente durante o apelo, mas nunca Procure demonstram diagnosticar a fruto situao da da salvao. criana O com aconselhamento o corao do evangelismo. perguntas claras, que forneam respostas completas e sinceras. Algumas crianas so tmidas e podem ficar mais a vontade depois de algumas perguntas particulares, por ex., sobre sua escola, famlia, idade, nome completo, etc. Lembre-se de que o aconselhamento deve ser na fora do Senhor e por isso use sua Bblia, tambm. Alguns versculos podero ser lidos pela prpria criana, se ela souber. PASSOS NO ACONSELHAMENTO 1. Diagnstico da real situao espiritual da criana. Pergunte a razo de haver atendido ao apelo, ou por que est ali. possvel que esteja imitando outra criana, ou queira agradar ao dirigente (professor), ou no tenha certeza de
76

www.projeto-timoteo.org

1 edio

Salvao ou ainda porque tenha dvidas da Salvao por haver pecado em sua vida. Claro que haver aquelas que so sinceras e realmente atenderam ao apelo. 2. Recapitule a Mensagem da Salvao com a criana sincera e se ela ainda no orou, recebendo o Salvador, ento, oriente-a como deve fazer isto. Deixe claro que na orao ela fala com o Senhor Jesus; se precisar de ajuda, voc poder faz-lo, mas algo entre ela e o Senhor. Caso a criana prefira orar sozinha, pea que seja em voz audvel; por exemplo: Querido Deus, sei que pequei e preciso de perdo. Creio que Jesus morreu pelo meu pecado. Perdoa o meu pecado e faa com que eu siga a Tua vontade. Seguirei a Cristo como meu Salvador e Senhor e irei obedec-lo em tudo que fizer. Eu oro em nome de Jesus. Amm. 3. Verifique a situao espiritual da criana, aps ter orado aceitando a Cristo (ou se apropriando da Salvao) com algumas perguntas do tipo: O que voc acabou de fazer? Quem Jesus? O que Ele fez? Do que Jesus salva? Voc cr que Jesus realmente o seu Salvador? (Uma boa resposta tem base bblica; ajude a criana com um versculo). Onde est Jesus agora? Como voc responderia a algum que lhe perguntasse se voc salvo? (Deixe a Bblia falar, mencionando um versculo de segurana da Salvao; leia-a ou deixe a criana ler.) Voc acha que
77

www.projeto-timoteo.org

1 edio

nunca mais vai pecar? (Mostre 1 Joo 1:8 e explique sobre as duas naturezas do crente; leia 1 Joo 1:9 e oriente sobre a confisso de pecado.) Voc sabe que agora tem dois aniversrios? (Explique sobre a famlia espiritual e a necessidade de crescer, mencione a orao e leitura da Bblia para o crescimento espiritual.) Ateno: Procure fazer a verificao e o incio do aconselhamento sobre a vida crist calmamente, aguardando resposta para cada pergunta. Pode ser necessrio usar palavras sinnimas para a compreenso da criana. 4. Certeza da Salvao. A verificao j deve estar encaminhando a conversa para isso e assim, continue com a Bblia aberta, mostrando versculos e explicando-os criana, ou fazendo perguntas que favoream a compreenso dela. Joo 1:12 diz: feitos filhos de Deus uma vez filho, para sempre filho. Joo 5:24 claro: tem a vida eterna tem hoje. 1 Joo 5:11-13 tambm diz: quem tem o Filho, tem a vida. Joo 10:28: ...das mos do Pai, ningum pode tirar. Hb 13:5b: ...de maneira nenhuma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Lembre-se de usar apenas um versculo e os dois ltimos so para segurana da Salvao; selecione o que achar melhor.
78

www.projeto-timoteo.org

1 edio

5. O QUE ESPERAR DE UMA CRIANA CONVERTIDA a) Algumas evidncias so esperadas na vida do salvo e devemos orar pelas crianas que atendem ao apelo, so sinceras e recebem a certeza da Salvao, para que possam demonstrar a nova vida, atravs de: Tristeza ao pecar, desejo de confessar o pecado e ter vitria, agradando ao Senhor. Amor pela Bblia e desejo de aprender dela. Desejo de testemunhar de Jesus aos outros. Interesse pelos assuntos espirituais. Mudanas de atitudes, progredindo na vida crist. b) Quando uma criana no demonstra nenhuma evidncia do novo nascimento em sua vida, motivo para nos preocuparmos, tomando algumas decises, como: Orar insistentemente por ela e pela atuao do Esprito Santo em sua vida. Conversar pessoalmente com ela, deixando claro o que Jesus espera dela, uma vez que atendeu ao convite de receb-lo. Caso persista em no demonstrar real mudana, procure lev-la a uma deciso, apresentando novamente a Mensagem da Salvao.

79

www.projeto-timoteo.org

1 edio

c) Concluso Algumas evidncias vo acontecer normalmente com uma criana convertida: convico de pecado e desejo de endireitar para sempre sua vida diante de Deus e diante dos homens (a criana sempre muito fiel nos seus tratos); amor pela Bblia (ela dever ser encorajada a l-la); desejo de testemunhar de Cristo (a criana no consegue esconder certas coisas boas que descobre); amor igreja de Cristo. No se esquea, porm, que uma criana convertida ser ainda uma criana e far coisas de criana. Um grande mal de muitas igrejas e muitos crentes querer que uma criana convertida aja como adulto. Isto contra a ordem natural das coisas. Ento, essa criana vai brincar de pique no ptio do templo, tranqilamente e far outras coisas de criana. Uma criana realmente convertida tornar-se- um adulto de boa ndole e vitorioso. Muitos vcios jamais atingiro a vida de uma pessoa que se converteu em criana. Estatsticas provam que os melhores lderes do mundo so aqueles que se converteram quando criana. Isto possvel verificar em pases em que o evangelho tem mais tempo de atuao, como o caso dos Estados Unidos.
80

www.projeto-timoteo.org

1 edio

Portanto, se quisermos igrejas fortes

no futuro,

teremos que investir na evangelizao e educao religiosa das crianas. E o Brasil um pas de grande porcentagem de crianas. Eis a, portanto, o nosso grande desafio.

EXERCCIO DE FIXAO Reflita sobre Provrbios 22.6 que diz: Ensina o menino no caminho que deve andar, e, ainda quando for velho, no se desviar dele. 1. Leia mais uma vez em sua apostila na pgina 68 e preencha as lacunas. a) A evangelizao deve comear na criana quando ela atinge a idade da ________________. b) Naturalmente esta idade varia de pessoa para pessoa, mas no ser difcil entender-se quando certa criana j sabe o que __________e o que ___________. 2. Voc concorda que por causa da natureza da criana, devemos evangeliz-la aplicando mtodos mais simples, de modo que a conversa deva partir de algum fato positivo? ( ) SIM ( ) NO.

3. Se voc respondeu sim a esta pergunta, explique com suas palavras: que mtodos devemos utilizar para evangelizar uma criana? _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________

81

www.projeto-timoteo.org

1 edio

4. Desenhe sua mo em uma folha parte e coloque dentro de sua Bblia (de preferncia na contra-capa) para ficar bem visvel. No esquea de colocar em cada dedo o versculo apropriado. 5. De acordo com a lio, existem diferenas em relao ao apelo em cultos e reunies com vrias crianas e, o apelo em relao ao evangelismo com apenas uma ou duas crianas. Voc pode explicar com suas palavras? (ver pgina 70 e 71 da apostila do aluno). _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ 6. Voc acha importante o aconselhamento para a criana que atendeu ao apelo do evangelista? Por qu? _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________

82

Вам также может понравиться