Вы находитесь на странице: 1из 5

Fsica e Qumica A 10 ANO 2 PERODO 4 Teste de Avaliao Maro de 2010

Nome do(a) aluno(a) ________________________________________________ N |_|_| Turma |_|

Leia atentamente o seguinte texto: Hoje vai iluminar-se o tnel a 100 metros de profundidade, na fronteira entre Suia e a Frana, onde ter lugar uma experincia que pode ser to importante como a chegada do homem Lua: o Grande Acelerador de Hadres (LHC) vai comear a funcionar, acelerando partculas subatmicas at velocidades que ficam apenas a um fio de cabelo da luz. E para que que serve tudo isto? Para tentar compreender a natureza fundamental da matria. tambm o local mais vazio do sistema solar, segundo fonte do Laboratrio de Fsica de Partculas (CERN), onde est alojado. As partculas subatmicas aceleradas viajam dentro de um tubo to vazio como o espao interplanetrio. O LHC uma mquina que pretende reproduzir as condies do Universo um bilionsimo de segundo aps o Big Bang, o momento em que as sementes da matria comearam a existir. A matria ainda no era tal como hoje a conhecemos. Ainda no havia tomos, era tudo uma sopa de partculas fundamentais, hoje identificadas como quarks e glues um plasma extremamente quente, que preenchia tudo o que tinha comeado a existir. S quando o Universo comeou a arrefecer se formaram tomos, primeiro de hidrognio e hlio, e progressivamente outros mais pesados, medida que iam sendo fundidos nas fornalhas das estrelas por fuso nuclear.
Clara Barata, A mquina de regressar ao Big Bang comea hoje a funcionar, in Jornal Pblico, 10/09/2008 (adaptado)

Seleccione a opo correcta: A.1 De acordo com o texto, A- O LHC uma mquina que pretende reproduzir as condies do Universo primordial. B- A temperatura do Universo tem vindo a aumentar. C- A formao dos ncleos atmicos no Universo foi simultnea com a das partculas subatmicas. D- O Universo foi mais frio no passado. A.2 Imediatamente aps o Big Bang, o Universo era constitudo por A- tomos estveis, como os de hidrognio e hlio, e por radiao electromagntica. B- ncleos atmicos, como os de hidrognio e hlio, e por radiao electromagntica. C- partculas fundamentais, como quarks e glues. D- estrelas e radiao electromagntica. A.3 A seguinte equao traduz uma reaco de fuso nuclear, se X for: 16 20 8 O + X 10 Ne + ABCD3 2 2 1 3 1 4 2

He

H H He

A.4 A figura ao lado representa zonas de uma estrela onde se formam alguns dos elementos qumicos. A.4.1 Quando a estrela esgotar o seu combustvel, culminar como A - supergigante. B - an branca C - supernova. D - gigante vermelha. A.4.2 Atingida esta fase da vida da estrela, as reaces no ncleo cessam porque ncleo A - no se podem obter elementos mais pesados do que o ferro por reaces de fuso.
Pgina 1 de 5

B - a energia produzida no ncleo de ferro to elevada que provoca a expanso da estrela, conduzindo-a a uma exploso. C - apenas se continuam a formar elementos instveis, como o berlio. D - a fuso de ncleos com massa atmica superior do ferro um processo endotrmico. 2. De acordo com o texto, os tomos de hidrognio foram os primeiros a formar-se. Relativamente ao tomo de hidrognio, classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes. A- O electro no tomo apenas pode apresentar certos valores de energia, que correspondem a nveis de energia para o electro. B- Quanto mais negativo for o valor da energia, maior a energia do electro e maior a distncia mdia do electro ao ncleo. C- A transio electrnica de n=2 n=3 corresponde a uma risca, na regio do infravermelho, do espectro de absoro do hidrognio atmico. D- A srie e Balmer corresponde s transies electrnicas de qualquer nvel superior a 2 para n=2. E- Qualquer transio electrnica para n=3 est associada a uma risca na zona do infravermelho. F- A transio electrnica de n=4 n=1 est associada a uma risca colorida no espectro de emisso do tomo. G- A energia do electro numa orbital 2s igual do electro numa orbital 2p. H- A energia do electro, no estado fundamental, -2,18x10 -18 J. Se se fizer incidir radiao cujos fotes tm energia igual a 2,18x10 -18 J sobre um tomo no estado fundamental, o electro removido do tomo e fica com um valor no nulo de energia cintica. 3. A anlise da composio qumica das estrelas feita atravs da espectroscopia. 3.1 A figura seguinte representa o espectro de emisso do tomo de hidrognio.

Escreva um texto no qual analise o espectro de emisso do tomo de hidrognio, abordando os seguintes tpicos: Descrio sucinta do espectro; Relao entre o aparecimento de uma qualquer risca do espectro e o fenmeno ocorrido no tomo de hidrognio; Razo pela qual esse espectro descontnuo. 3.2 As figuras de A a D representam espectros de alguns elementos qumicos. Complete as frases com as letras A, B, C ou D que identificam os espectros de forma a obter afirmaes verdadeiras: A- Os espectros _____ e _____ so semelhantes aos espectros das estrelas que permitem determinar a sua composio qumica. B- O elemento a que pertence o espectro _____ emite em toda a gama do visvel. C- Os espectros _____ e _____ correspondem a tomos do mesmo elemento qumico.

Pgina 2 de 5

D- O espectro _____ de um elemento que faz com que uma chama exiba uma cor vermelha quando nela colocada uma amostra onde o elemento est presente. 4. Foi o estudo do espectro de riscas do tomo de hidrognio que permitiu compreender a estrutura atmica que est na base da organizao da Tabela Peridica, e consequentemente as propriedades peridicas e a ligao qumica. Considere os elementos X, Y, Z e W (as letras no correspondem aos smbolos qumicos desses elementos), cujos nmeros atmicos so Z(X)= 9; Z(Y)= 12; Z(Z)= 13; Z(W)= 19. 4.1 Faa a configurao electrnica de cada tomo e indique: O nome da famlia de elementos qumicos da TP a que pertence cada elemento. O bloco da tabela peridica a que pertence cada elemento. 4.2 Qual a unidade estrutural do composto que se forma entre tomos dos elementos X e Y? 4.3 Compare, justificando, os valores dos raios atmicos e das energias de ionizao dos elementos Y e W. 4.4 Escreva o(s) conjunto(s) de nmeros qunticos que caracterizam os electres de valncia do elemento Z, que no estado fundamental ocupam uma orbital completamente preenchida. 5. Os hidrocarbonetos so compostos constitudos apenas por carbono e hidrognio. Escreva as frmulas de estrutura ou os nomes dos seguintes compostos orgnicos: i) 1-bromo-2,2-dicloroetano ii) 2-cloro-2-fluoro-3-metilpentano iii) Fron-11 (CFC derivado do metano. Uma molcula de fron-11 tem trs vezes mais tomos de cloro do que de flor). iv)

v)

6. As radiaes solares que atingem a atmosfera desencadeiam reaces de decomposio fotoqumica. A forma como as molculas ou os tomos da atmosfera reagem depende da energia dos fotes incidentes. Faa corresponder a cada um dos nmeros da coluna X uma reaco fotoqumica da coluna Y e o tipo de radiao que a desencadeia, da coluna Z. X 1. Troposfera estratosfera 2. Mesosfera 3. termosfera e Y radiao O+ + 1 e+ 2

A. O

Z UV-A UV-B UV-C

B. H2O radiao OH + H C. O2 O
radiao

+1e

7. Um dos componentes vestigiais da atmosfera o dixido de azoto (NO 2). A Organizao Mundial de Sade (OMS) estabeleceu como teor mximo recomendado para o NO 2 o valor de 0,154 ppm, para uma exposio diria de uma hora. M(NO2) = 46,01 g mol-1
Pgina 3 de 5

Determine para o valor recomendado a correspondente: 7.1 percentagem em massa. 7.2 Concentrao, considerando a densidade do ar 1,27 x 10-3 gcm-3. 8. A tabela seguinte indica a tendncia do consumo de energia em Portugal entre 2000 e 2004. Consumo de energia Mtep Tendncia primria em Portugal entre 2000 e 2004 Carvo 3375 Petrleo 15411 Gs natural 3316 Hidroelectricidade 1430 Elica e geotrmica 78 Biomassa e resduos 2829 Total 26439 8.1 O que significa o termo energia primria? 8.2 Identifique as energias renovveis apresentadas. 8.3 Seleccione a opo incorrecta. O aproveitamento do calor proveniente do interior da Terra facilitado em regies vulcnicas. A obteno de energia a partir da biomassa provoca poluio no ar. A energia hdrica permite obter energia elctrica relativamente econmica. A obteno de energia solar um processo muito rentvel e vivel em qualquer local, apesar de necessitar de grandes reas de superfcie. O princpio de funcionamento de uma central hidroelctrica e termoelctrica baseia-se na transformao da energia cintica das turbinas em energia elctrica no alternador.

ABCDE-

9. Numa central termoelctrica queima-se carvo para produzir electricidade. A tabela mostra as energias totais durante um segundo de funcionamento dessa central. Energia / MJ Proveniente da queima do carvo Elctrica fornecida rede de distribuio Usada na gua de refrigerao da central Libertada com os gases na chamin Elctrica consumida na central 9.1 Indique a potncia elctrica produzida na central? 9.2 Calcule o rendimento desta central. 9.3 Tendo em conta os valores de energia indicados, justifique a afirmao Na central verifica-se a conservao de energia. 9.4 Suponha que o transporte de carvo tem a trajectria apresentada e considere o carrinho como um sistema isolado. 9.4.1 Descreva a variao a energia potencial desde a posio (a) at (d) referindo onde possui o valor mximo e mnimo. 9.4.2 Em que posio a energia cintica mxima? Justifique. 5400 2100 2700 460 140

10. Em resultado de uma enxurrada, uma pedra de 500 kg desaba de uma altura de 100 m relativamente superfcie.
Pgina 4 de 5

Durante a queda, 70% da sua energia potencial gravtica transformada em energia cintica. Qual o valor da energia cintica da pedra ao atingir a superfcie?

.Grelha de cotao Questo /alnea 1.1 Cotao 5 Questo /alnea 7.1


Cotao 5

1.2 5 7.2 10

1.3 5 8.1 6

1.4.1 5 8.2 6

1.4.2 5 8.3 6

2 16 9.1 5

3.1 24 9.2 10

3.2 12 9.3 5

4.1 8 9.4.1 5

4.2 5 9.4.2 5

4.3 12 10 10

4.4 6 Total 200 pontos

5 10

6 9

Pgina 5 de 5

Вам также может понравиться