Вы находитесь на странице: 1из 36

Lavadoras Ative!

meu jeito BWT09B th Ative! 6 Sense BWH09B th Ative! 6 Sense BWX09B


Fale com a Brastemp
Dvidas de instalao e funcionamento, reclamaes ou sugestes: Ligue para: Capitais e regies metropolitanas:

3003-0099

Demais localidades:

0800 970 0999

Autnticos. Assim devem ser os melhores momentos da vida. A Brastemp tambm acredita, que voc deve decidir quando e como viv-los. Por isso empenha-se em desenvolver produtos que superem expectativas em qualidade, inovao, segurana e conforto sua famlia. Siga corretamente as instrues contidas neste manual e aproveite o mximo do seu novo produto. A Brastemp est sua disposio para esclarecer qualquer dvida, bem como para ouvir sua crtica ou sugesto.

sumrio
1. Instalao. .................................................................................... 04
1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 Instrues importantes de segurana. ................................................................................04 Desembalando a Lavadora................................................................................................05 Condies eltricas e hidrulicas. .......................................................................................06 Instalando a Lavadora.......................................................................................................08 Limpe a Lavadora..............................................................................................................10

2. Conhea sua lavadora.................................................................. 11 3. Cuidado com as roupas................................................................ 16 4. Uso da Lavadora.......................................................................... 17


4.1 Abastea a Lavadora.........................................................................................................17 4.2 Abastea o Multi-dispenser...............................................................................................18 4.3 Programe a Lavadora............................................................................................................... 19 4.3.1 Programa do meu jeito.................................................................................................. 19 4.3.2 Programa tira manchas 60 graus................................................................................. 22 4.3.3 Programa rpido. ........................................................................................................... 23 4.3.4 Programa extra delicado............................................................................................... 24 4.3.5 Funo adia incio da lavagem. ................................................................................... 25

5. Limpeza ...................................................................................... 26
5.1 5.2 5.3 5.4 Limpeza interna da Lavadora.............................................................................................26 Limpeza externa da Lavadora............................................................................................27 Limpeza do filtro de gua da mangueira de entrada..........................................................27 Limpeza do Multi-dispenser. ..............................................................................................27

6. Dicas prticas............................................................................... 29 7. Dados tcnicos............................................................................. 32 8. Questes ambientais.................................................................... 33 9. Fale com a Brastemp.................................................................... 33 10. Termo de garantia........................................................................ 34

NOTA: Todas as imagens contidas neste manual so meramente ilustrativas. 3

1. Instalao........................................
1.1 Instrues importantes de segurana

ADVERTNCIA
Este um smbolo de alerta de segurana. Existe risco de voc perder a vida ou de ocorrerem danos graves se as instrues de segurana no forem seguidas. Todas as mensagens de segurana mencionam qual o risco em potencial, como reduzir a chance de se ferir e o que pode acontecer se as instrues no forem seguidas.

INSTRUES IMPORTANTES DE SEGURANA ADVERTNCIA:


Siga rigorosamente as instrues de instalao para garantir a segurana de toda a famlia. Leia todas as instrues antes de comear a usar a Lavadora. A Lavadora foi desenvolvida exclusivamente para o uso domstico. No permitido o manuseio da Lavadora por crianas e pessoas no-capacitadas, sendo necessria a ateno do responsvel sempre que existirem crianas por perto, durante a instalao e quando o produto estiver em funcionamento. No instale ou guarde a Lavadora em local sujeito a chuvas ou ao mau tempo.

Para evitar risco de incndio, choque eltrico ou ferimentos, quando usar sua Lavadora, observe as precaues relacionadas abaixo: No repare ou troque qualquer parte de sua Lavadora e nem faa nenhum reparo que no seja explicitamente recomendado neste manual. Para manuteno, entre em contato com a Rede de Servios Brastemp. Observe atentamente as instrues de instalao, principalmente, quanto voltagem de alimentao e ao aterramento. Nunca conecte ou desconecte o plugue com as mos molhadas, para evitar uma descarga eltrica. Para desconectar sua Lavadora, nunca puxe o cabo de fora pelo cabo, apenas pelo plugue, para no danific-lo.

1.2 Desembalando a Lavadora


Em caso de dvidas ou dificuldades para a instalao e utilizao do produto, recomenda-se que seja contatado o servio da Rede de Servios Brastemp. Entretanto, informamos que a visita do tcnico do Servio Autorizado em sua residncia para a instalao do produto e/ou instrues de uso no gratuita. 1. Retire a Lavadora da embalagem, a proteo interna e os acessrios que vm dentro dela. Se preferir, retire a etiqueta de eficincia de energia que vem fixada na frente do gabinete.

ADVERTNCIA
Risco de Leses por Excesso de Peso Use duas ou mais pessoas para mover ou instalar a sua Lavadora. No seguir esta instruo pode trazer danos sua coluna ou ferimentos. 2. Com o auxlio de uma pessoa, retire a base de isopor, levantando-a pelas alas laterais. Nunca utilize a Lavadora com a base de isopor, pois isso poder danific-la.

3. Verifique os acessrios: Manual do Consumidor e a relao da Rede de Servios Brastemp.

1.3 Condies eltricas e hidrulicas


4. Sua Lavadora vem de fbrica com plugue tripolar, que atende ao novo padro brasileiro de plugues e deve ser conectado a uma tomada do novo padro de 20 A. Utilize uma tomada tripolar exclusiva e em perfeito estado para ligar a Lavadora. Verifique se a tenso (voltagem) de alimentao indicada na etiqueta do cabo de fora da Lavadora a mesma da tomada onde ela ser ligada (127 ou 220 V).

ADVERTNCIA
Risco de Choque Eltrico Ligue o fio de aterramento a um terra efetivo. No remova o fio de aterramento. No use adaptadores. No use extenses. No seguir estas instrues pode trazer risco de morte, incndio ou choque eltrico.
6

IMPORTANTE
Nunca altere ou use o cabo de fora de maneira diferente da recomendada para no provocar choque eltrico, incndio ou danos sua Lavadora. Se o cordo de fora estiver danificado, deve ser substitudo pela Rede de Servios Brastemp, a fim de evitar riscos.

5. indispensvel a utilizao de circuito e disjuntores termomagnticos exclusivos para a proteo da Lavadora e da rede eltrica contra sobrecorrentes. Caso no exista circuito, disjuntores termomagnticos e uma tomada exclusiva, consulte um eletricista para instal-los. As Lavadoras que possuem molho quente possuem plugue tripolar; j os modelos com molho frio, plugue bipolar. Sempre utilize tomadas exclusivas e em perfeito estado para ligar a Lavadora.

IMPORTANTE
No ligue o fio-terra em canos de gua, gs ou tubos de PVC, para no perder a proteo contra choque eltrico. Siga as normas da ABNT, NBR5 410 Seo Aterramento. Se necessrio, consulte um eletricista especializado de sua confiana.

O dimetro dos fios da rede eltrica devem estar de acordo com a tabela abaixo: Bitola 2,5 mm 4,0 mm 6,0 mm 10,0 mm Distncia do quadro 127 V at 12 m 13 a 20 m 21 a 30 m 32 a 50 m 220 V at 53 m 54 a 84 m 85 a 135 m 136 a 213 m

6. Recomenda-se que haja uma torneira exclusiva para a entrada de gua da Lavadora. Na sua falta, voc pode conectar a mangueira na torneira do tanque com rosca de 3/4 de polegada. Verifique se a presso da gua para abastecimento deve corresponder a um nvel de 2 a 80 m acima do nvel da torneira (de 0,2 a 8 kgf/cm ou de aproximadamente 20 kPa a 800 kPa). Se a Lavadora demorar mais do que 16min para completar o nvel baixo, significa que a presso est abaixo da mnima recomendada, podendo sobrar resduos de sabo e amaciante no Multi-dispenser. Se demorar menos do que 8min, significa que a presso est acima da mxima e a Lavadora poder ser danificada. Para o correto funcionamento da Lavadora, abastea-a em uma temperatura entre 5 e 30 C.

IMPORTANTE
Nunca utilize entrada de gua de sistemas de aquecimento central, para no provocar danos sua Lavadora.

1.4 Instalando a Lavadora


7. Instale a mangueira de sada de gua no tanque ou em um tubo exclusivo para escoamento, com dimetro de 5 cm. Para instalao em tanque, mantenha a curva plstica que acompanha a extremidade da mangueira. Para instalao em tubo de escoamento, retire a curva plstica empurrando a mangueira para dentro da curva plstica e, em seguida, para cima. Nunca solte a mangueira de sada de gua da abraadeira fixada no gabinete, pois alm de evitar cortes na mangueira, a abraadeira garante a altura necessria para o funcionamento correto da Lavadora. Caso o comprimento da mangueira no seja suficiente para atingir o ponto de escoamento, procure a Rede de Servios Brastemp para a compra de uma mangueira disponvel com 2,30 m de comprimento.
8

IMPORTANTE
A extremidade curva da mangueira de sada de gua deve estar posicionada em uma altura entre 0,85 e 1,20 m. Se estiver abaixo de 0,85 m, a sua Lavadora no completar o nvel de gua necessrio para o seu funcionamento. Se estiver acima de 1,20 m, a Lavadora no conseguir escoar a gua.

mx. 1,20 m mn. 0,85 m

8. Rosqueie a mangueira de entrada de gua na torneira, aperte o suficiente para no haver vazamento. Abra a torneira. Caso ocorra vazamento, reaperte as conexes.

IMPORTANTE
Verifique se a mangueira de entrada est bem fixada na Lavadora. A m instalao da mangueira pode gerar vazamentos.

10 cm

9. Posicione a Lavadora em um local com superfcie plana e nivelada para que fique com todos os ps apoiados, evitando trepidaes, barulhos e vazamentos. Deixe a Lavadora no mnimo 10 cm afastada da parede ou de outros mveis ou objetos.

10 cm

IMPORTANTE
A instalao deve ser feita em local onde no haja exposio aos raios solares ou chuva. Nunca instale a Lavadora em carpetes ou em degraus construdos acima do nvel do piso do local de instalao.
9

10. Conecte o plugue na tomada.

IMPORTANTE
No utilize benjamins, adaptadores, extensores ou ligaes improvisadas, pois, nestes casos h risco de curto-circuito e incndio.

ADVERTNCIA
Risco de Incndio No instale a sua Lavadora prxima a fontes de calor ou chamas como churrasqueiras e aquecedores centrais. Nunca coloque velas acesas ou produtos similares (lamparina, lampio) sobre a Lavadora. No seguir esta instruo pode trazer risco de vida ou incndio. 11. Verifique se a Lavadora est corretamente nivelada. Para isso, abastea a Lavadora com gua utilizando o nvel mais baixo e verifique se a gua est acompanhando os furos do cesto em uma mesma linha. Caso sua Lavadora esteja desnivelada, regule os ps, girando-os. Todos os ps devem estar apoiados ao cho. Esse procedimento ir evitar trepidaes, barulho, vazamento e desgaste da sua Lavadora.

IMPORTANTE
Sua lavadora foi projetada com ps modernos e seguros. No os retire, nem os substitua por outros para que sejam evitadas trepidaes e danos sua lavadora.

1.5 Limpe a Lavadora


Antes de utilizar sua Lavadora, faa uma limpeza interna do produto seguindo os trs passos abaixo: 1. 2. 3. Abastea o compartimento de sabo at a metade, com sabo em p. Programe a Lavadora, seguindo as instrues da pg. 23. programa de lavagem....................................................................... rpido nvel de gua........................................................................................... alto Deixe a Lavadora fazer o programa completo.

10

2. Conhea sua Lavadora. .....................

Painel Eletrnico Multi-dispenser com 4 compartimentos Tampa de vidro arredondada

Alas laterais

Ps Multi-funo

11

Visor digital (somente nos modelos BWH09B e BWX09B) Quando utilizada a funo adia incio da lavagem, o visor informar o tempo que a Lavadora dever esperar para iniciar a lavagem. Alm disso, o visor tambm informar o tempo restante da lavagem em todos os outros programas e programaes. Alas laterais Alas plsticas instaladas nas laterais da Lavadora facilitam a mobilidade e a desembalagem.

Ps Multi-funo Os novos ps antiderrapantes garantem mais firmeza para a sua Lavadora. Alm disso, voc pode regul-los para garantir o melhor nivelamento da sua Lavadora, evitando trepidaes durante a lavagem. Os ps Multi-funo so aplicveis a todos os modelos. Somente os modelos BWH09B e BWX09B possuem capa, conforme foto ilustrativa. Cesto inox Sem pontos de solda, no enferruja. durvel, higinico e fcil de limpar.

Tampa de vidro temperado Permite visibilidade total durante o processo de lavagem, com toda segurana.

Multi-Dispenser com 4 compartimentos Distribui automaticamente o sabo, o amaciante e o alvejante, segundo o programa de lavagem determinado por voc. Aumenta a performance da lavagem e o cuidado com o tecido das roupas.
12

Funes que a sua Lavadora possui


(somente nos modelos BWH09B e BWX09B) Basta distribuir suas roupas dentro da Lavadora e selecionar a opo automtico, que ela define, atravs de uma rpida centrifugao inicial, o nvel de gua ideal para cada carga de roupa, evitando desperdcio de gua e garantindo maior praticidade e performance de lavagem, atravs da funo 6th Sense. Primando pela sua escolha, caso voc queira ajustar o nvel de gua de acordo com sua percepo, basta selecionar uma das outras trs opes (nvel baixo, mdio e alto). Caso contrrio, basta iniciar a operao com apenas um toque. Essa uma funo exclusiva do programa do meu jeito. Sua Lavadora possui programas especiais, desenvolvidos para cuidar da roupa de sua famlia com cuidado e eficincia. Conhea esses programas:

Nvel automtico

Programa tira manchas 60 graus


A Brastemp foi a primeira Lavadora do mercado com tira manchas 60 graus. Agora voc no precisa mais ficar esfregando as roupas, basta selecionar o programa especial tira manchas 60 graus, distribuir as roupas na Lavadora e pronto!

Programa rpido
A Brastemp desenvolveu um programa apropriado para tirar o odor daquelas roupas que ficaram muito tempo guardadas ou que simplesmente esto cheirando a suor e que no necessitam de uma lavagem muito intensa.

Programa extra delicado


Este programa foi desenvolvido para cuidar daquelas roupas delicadas que precisam de um cuidado ainda mais especial.

13

Programa do meu jeito


So diversas combinaes de lavagem, que lavam diferentes tipos e tamanhos de roupas da maneira que voc quiser, garantindo cuidado e remoo de sujeira.

Opo adia incio da lavagem

(somente nos modelos BWH09B e BWX09B) Sua Lavadora possui a opo adia incio da lavagem, que permite adiar o incio da lavagem em at 12 horas (com intervalos de 1 em 1 hora), oferecendo a voc maior praticidade e liberdade para a organizao do seu dia.

Opo enxgue profundo


A Lavadora realiza o 3 enxgue para eliminar melhor o sabo das roupas, deixando-as com menos resduos de sabo.

Lavagens especficas para cada tipos de roupas


Lavagens especficas para cada tipo de roupa e para os diferentes tipos de sujeira. So vrias combinaes para atender s suas necessidades e lavar as roupas do seu jeito.

Temperatura
O aquecimento da gua ocorre lentamente e somente durante a etapa molho. A temperatura final da gua varia de acordo com a opo escolhida e a temperatura de entrada de gua.

Eliminao automtica de fiapos


No necessita de filtro. A Lavadora elimina automaticamente os fiapos das roupas.

14

Tecnologia que traz eficincia e cuidado com a roupa Centrifugao com sistema passe fcil
(somente nos modelos BWH09B e BWX09B) Alm da centrifugao normal de 775 rpm, sua Lavadora possui mais 3 novas opes: Opo passe fcil (somente nos modelos BWH09B e BWX09B) Este exclusivo e novo sistema da Lavadora Brastemp permite que a centrifugao final seja realizada com uma rotao de 400 rpm. Assim, atravs de uma centrifugao mais suave, as roupas ficaro menos enrugadas, um pouco mais midas e, conseqentemente, mais fceis de serem passadas. Opo amaciante (somente nos modelos BWH09B e BWX09B) Permite que suas roupas fiquem imersas em gua com amaciante por at 12 horas. Se desejar que a centrifugao seja realizada antes deste tempo, basta pressionar a tecla inicia/pausa para a Lavadora centrifugar e finalizar a lavagem. Opo cancela (somente nos modelos BWH09B e BWX09B) A gua ser escoada e o programa estar finalizado, no ocorrendo a centrifugao. Essa opo adequada para lavagem de roupas difceis de passar.

Funo Avana/Seleciona etapas


Adeqe as etapas de acordo com o nvel de sujeira das roupas. Ajuste as etapas, caso necessrio, pressionando o boto Avana/Seleciona etapas. Alguns programas possuem restries.

15

3. Cuidado com as roupas. ...................


Para conservar melhor as roupas necessrio saber como lav-las. Aprenda como tirar o melhor proveito de sua Lavadora, conservando suas roupas por mais tempo. Verifique na etiqueta: se a roupa lavvel em gua (alguns artigos de l, por exemplo, no so); se pode ser lavada em mquina; se pode ser lavada com alvejantes; se pode ser lavada com gua quente ou morna. Escolha os produtos e tipos de lavagem adequados para cada tipo de roupa. Separe as roupas roupas brancas, das coloridas; roupas coloridas de cores firmes, das coloridas desbotveis; roupas muito sujas (que exigem programas de lavagem mais intensos), das roupas pouco sujas. Assim voc melhora o desempenho de cada programa, evitando danificar as roupas delicadas e pouco sujas; artigos receptores de fiapos (meias, mais, etc.), dos artigos doadores de fiapos (fraldas, moleton, toalha de banho, etc.). Examine as roupas antes da lavagem Antes de colocar as roupas na Lavadora, verifique e retire todos os objetos que possam se soltar durante a lavagem, danificando a Lavadora e impedindo o seu funcionamento. retire alfinetes, cintos, enchimentos e quaisquer acessrios das roupas; retire o que estiver dentro dos bolsos (alfinetes, moedas, pregos, clipes etc.); retire os ganchos ou rodzios das cortinas antes da lavagem; peas ntimas devem ser lavadas em saquinhos prprios para roupas delicadas, especialmente soutiens com armao em aro e alas removveis; roupas rasgadas ou descosturadas devem ser consertadas antes de lavar, bem como botes e acessrios que no estejam totalmente fixados roupa; feche zperes e botes de presso, para que no se estraguem ou se prendam em outras peas de roupa.
16

4. Uso da Lavadora..............................
Agora que voc j instalou sua Lavadora adequadamente e conheceu suas funes e benefcios, aprenda como us-la no dia-a-dia, seguindo os passos abaixo.

4.1 Abastea a Lavadora


Coloque as roupas abertas no cesto, distribuindo-as de maneira uniforme ao redor do agitador, comeando pelas peas maiores. Isso dar mais estabilidade sua Lavadora, evitando trepidaes durante a lavagem.

IMPORTANTE
No coloque as roupas no cesto aps encher a Lavadora com gua, pois pode ocorrer transbordamento de gua e danos Lavadora. Quantidade mxima de roupa a ser utilizada em cada programa especial tira manchas 60 graus rpido extra delicado nvel baixo do meu nvel mdio jeito nvel alto
foto ilustrativa

2,5 kg de roupa seca 3,5 kg de roupa seca 2,0 kg de roupa seca 2,5 kg de roupa seca 4,0 kg de roupa seca 9,0 kg de roupa seca*

Ao utilizar a capacidade nominal da Lavadora, as roupas no devem ultrapassar a linha superior de furos do cesto e a extremidade da hlice, conforme figura acima. *A capacidade nominal declarada de 9 kg se refere a uma carga padro composta por lenis, fronhas e toalhas de algodo, cuja composies, dimenses e gramaturas so especificadas na Portaria do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior MDIC , n 185. A capacidade mxima da Lavadora para carregamento de roupa seca definida a partir de uma carga padro que simula o comportamento da ampla maioria dos itens que pode ser lavada em um domiclio. Contudo, existem certos tipos de artigos que, apesar de serem leves, ocupam um grande volume (por exemplo: tecidos sintticos de modo geral e artigos com enchimento de espuma), podendo comprometer o bom funcionamento e performance da Lavadora, quando utilizada em sua capacidade mxima.

17

4.2 Abastea o Multi-dispenser


Como usar o Multi-dispenser O Multi-dispenser uma gaveta que armazena em 4 compartimentos os produtos de limpeza e os distribui automaticamente durante as etapas da lavagem. Para us-lo, basta puxar com uma mo para abrir, abastec-lo conforme as instrues a seguir e fechar empurrando para dentro: Sabo I - Pr-Lavar Este compartimento deve ser abastecido somente com sabo em p e quando os programas com a etapa pr-lavar forem selecionados. Verifique a quantidade de sabo a ser usada nesse compartimento nas instrues de cada programa (pginas 19 a 25). Sabo II - Molho/Lavar Este compartimento deve ser abastecido somente com sabo em p e quando programas com as etapas molho ou lavar forem selecionadas. Verifique a quantidade de sabo a ser usada nesse compartimento nas instrues de cada programa (pgina 19 a 25).

Alvejante Abastea este compartimento com alvejante. Seu uso opcional. No ultrapasse o nvel mximo (MX) do sifo. Caso isso ocorra, o sifo pode dispensar o alvejante antes do tempo adequado, podendo manchar o tecido. O nvel mximo desse compartimento indicado para nvel alto de gua. Reduza a quantidade de alvejante para os outros nveis de gua.
18

Amaciante Abastea este compartimento com amaciante. Seu uso opcional. No ultrapasse o nvel mximo (MX) do sifo. Caso isso ocorra, o sifo pode dispensar o amaciante antes do tempo adequado, podendo manchar o tecido. O nvel mximo desse compartimento indicado para nvel alto de gua. Reduza a quantidade de amaciante para os outros nveis de gua.

Alguns amaciantes so muito viscosos e podem deixar resduo no compartimento. Neste caso, dilua-o com um pouco de gua antes de usar. Use gua sanitria (alvejante clorado) somente para roupas brancas. Para tecidos coloridos, use alvejante especial sem cloro. Alvejante clorado pode provocar desbotamento e/ou manchamento. No deixe cair amaciante no compartimento do sabo e vice-versa. Caso isso ocorra, a reao qumica entre os produtos pode manchar o tecido e danificar a Lavadora. Caso voc abastea o Multi-dispenser com algum produto que no deseja utilizar, retire as roupas do cesto e siga os passos mencionados em Limpeza do Multidispenser, pg. 27 e 28.

4.3 Programe a Lavadora 4.3.1 Programa do meu jeito


Atende necessidade que s sua! O programa do meu jeito garante cuidado e remoo de sujeira com total flexibilidade! Abastea a Lavadora com suas roupas: Para os modelos BWH09B e BWX09B, utilize a opo automtico para que a Lavadora ajuste automaticamente o nvel de gua ou ajuste-o manualmente, conforme a tabela: Capacidade 2,5 kg 4,0 kg 9,0 kg

Baixo Mdio Alto

IMPORTANTE
Os nveis de gua da sua Lavadora so mais baixos em todas as etapas. Isso porque ela opera com lavagem concentrada (maior ao do sabo e agitador Dual Action e maior movimentao das roupas). Por isso, ela lava melhor e economiza gua. Sempre que a opo automtico for selecionada sem que haja roupas no cesto, o nvel de gua baixo ser acionado. Para que o volume de gua seja mais adequado, escolha manualmente o nvel de gua quando: - lavar roupas muito leves que ocupam um grande volume no cesto (Por exemplo: tecidos sintticos de um modo geral, artigos com enchimento de espuma) - lavar roupas midas ou molhadas, pois estaro acima do peso de quando secas.

19

Abastea o Multi-dispenser verificando abaixo a quantidade adequada de sabo: Compartimento SABO I nvel alto e/ou roupa muito suja nvel mdio e/ou roupa suja nvel baixo e/ou roupa pouco suja Compartimento SABO II nvel alto e/ou roupa muito suja nvel mdio e/ou roupa suja nvel baixo e/ou roupa pouco suja completo quase completo metade completo completo metade

Siga os passos indicados na pgina ao lado, pressionando as teclas do painel eletrnico at que a luz fique acesa na opo desejada. Tempo aproximado de lavagem (sem enchimento) BWT09B tira manchas 60 graus rpido* extra delicado* do meu jeito* BWH09B e BWX09B tira manchas 60 graus rpido* extra delicado* do meu jeito* gua fria 24min 55min 2h 16min gua fria 24min 55min 1h 10min gua quente 2h 41min 24min 55min 2h 16min gua quente 1h 52min 24min 55min 2h 04min

*roupa branca/enxgue simples/temperatura da gua de abastecimento 22 C.

IMPORTANTE

20

O aquecimento da gua ocorre lentamente e somente durante a etapa molho. Ao final do molho do ciclo Tira Manchas 60 graus da Lavadora BWT09, a temperatura da gua atinge a temperatura de 60 C, podendo variar de -14 C a +4 C, mantendo a tampa do produto fechada durante todo o tempo da etapa molho e considerando as seguintes condies: temperatura da gua de entrada a 20 C, temperatura ambiente a 22 C, tenso nominal 127 V ou 220 V, carga de algodo de 2,5 kg (conforme especificao da Portaria 185 do INMETRO).

Agora que voc j abasteceu sua Lavadora adequadamente, aprenda como usar o programa do meu jeito, seguindo os passos abaixo. 1. Pressione o boto liga-desliga para iniciar a programao. 2. Pressione o boto programas de lavagem e selecione o programa do meu jeito. A luz acesa na frente do programa indica que ele foi selecionado. Verifique se as etapas esto de acordo Nvel de sujeira Etapa com o nvel de sujeira das roupas. roupa muito suja pr-lavar Ajuste as etapas, caso seja necessrio, pressionando o boto Avana/ roupa suja molho Seleciona etapas: roupa pouco suja lavar 3. Pressione o boto para selecionar o nvel de gua de acordo com a quantidade de roupas. 4. Selecione o tipo de roupa 5. Selecione a temperatura adequada: Temperatura da gua quente (45 C) morna (30 C) fria (ambiente) 6. Selecione o enxgue desejado. 7. Selecione a centrifugao desejada: Centrifugao passe fcil normal amaciante cancela Roupas pesadas Adia a centrifugao por at 12 horas at que se pressione a tecla inicia/pausa Roupas muito difceis de passar
21

Sujidade indicada Muito suja Suja Pouco suja

Tipo de roupa Roupas leves e difceis de passar

8. Pressione o boto inicia-pausa para iniciar a programao.

4.3.2. Programa tira manchas 60 graus


Indicado para roupas com manchas O programa tira manchas 60 graus possui uma tecnologia que combina temperatura, nvel de gua e movimentao especficos para remoo das manchas mais difceis. Neste programa somente o tipo de roupa e de centrifugao podem ser alterados. Abastea a Lavadora com suas roupas; Abastea o compartimento SABO II do Multi-dispenser at que esteja COMPLETO; Siga os passos abaixo pressionando as teclas do painel eletrnico at que a luz fique acesa na opo desejada.

1. Pressione o boto liga-desliga para iniciar a programao. 2. Pressione o boto programas de lavagem e selecione o programa tira manchas 60 graus. A luz acesa na frente do programa indica que ele foi selecionado. 3. O nvel de gua que acompanha esse programa o nvel baixo, para no mximo 2,5 kg de roupa. 4. Selecione o tipo de roupa. 5. A temperatura da gua que acompanha esse programa gua quente (60 C). 6. O enxgue que acompanha esse programa o enxgue duplo. 7. A centrifugao que acompanha esse programa a normal. 8. Pressione o boto inicia-pausa para iniciar o programa.

ATENO!
No abra a tampa da Lavadora durante a etapa molho e no toque na gua, pois, a temperatura alta e pode provocar queimaduras. Para garantir a eficincia deste programa, no avance a programao.

22

4.3.3. Programa rpido


Indicado para revitalizar roupas pouco sujas O programa rpido oferece uma opo de lavagem de aproximadamente 24min. Serve para aquelas roupas que no esto muito sujas, como aquelas que s esto suadas ou que ficaram muito tempo guardadas. Somente o tipo de roupa e de centrifugao podem ser alterados. Abastea a Lavadora com suas roupas; Abastea o compartimento SABO II do Multi-dispenser at que esteja na METADE; Siga os passos abaixo pressionando as teclas do painel eletrnico at que a luz fique acesa na opo desejada.

1. Pressione o boto liga-desliga para iniciar a programao. 2. Pressione o boto programas de lavagem e selecione o programa rpido. A luz acesa na frente do programa indica que ele foi selecionado. 3. O nvel de gua desse programa o nvel mdio, para no mximo 4,0 kg de roupa. 4. Selecione o tipo de roupa. 5. A temperatura da gua desse programa gua fria (temperatura ambiente). 6. O enxgue que acompanha esse programa o enxgue simples. 7. A centrifugao que acompanha esse programa a normal. 8. Pressione o boto inicia-pausa para iniciar o programa.

IMPORTANTE
A durao do programa depende da variao da presso da gua em sua residncia.

23

4.3.4. Programa extra delicado


Indicado para roupas de seda, l e lingerie Programa de lavagem para roupas muito delicadas, como roupas de seda, l e lingerie. Utiliza gua morna durante o molho e uma agitao e velocidade de centrifugao adequadas ao tipo de roupa que ser lavada. A lavagem desse programa dura aproximadamente 1h 6min. Abastea a Lavadora com suas roupas; Abastea o compartimento SABO II do Multi-dispenser at que esteja na METADE; Siga os passos abaixo pressionando as teclas do painel eletrnico at que a luz fique acesa na opo desejada.

1. Pressione o boto liga-desliga para iniciar a programao. 2. Pressione o boto programas de lavagem e selecione o programa extra delicado. A luz acesa na frente do programa indica que ele foi selecionado. 3. O nvel de gua desse programa o nvel baixo, para no mximo 2,5 kg de roupa. 4. Selecione o tipo de roupa. 5. A temperatura da gua desse programa a gua morna (30 C). 6. Este programa faz enxgue simples nas roupas. 7. A centrifugao que acompanha esse programa a cancela. 8. Pressione o boto inicia-pausa para iniciar o programa.

IMPORTANTE
Para garantir a eficincia deste programa, somente o tipo de roupa e centrifugao podem ser selecionados. A configurao automtica do programa no pode ser alterada e seus limites devem ser seguidos.
24

4.3.5 Funo adia incio da lavagem


(somente nos modelos BWH09B e BWX09B) Esta funo permite adiar o incio da lavagem em at 12 horas, em intervalos de 1 hora em 1 hora. Use essa funo em qualquer programao. Ligue a Lavadora, escolha o programa adequado para sua lavagem, selecione as opes que ele permite e aperte a tecla adia incio da lavagem at que o visor mostre o tempo que voc deseja adiar. Em seguida pressione a tecla inicia/pausa para iniciar a contagem regressiva do tempo adiado. As luzes indicadoras se apagaro, permanecendo aceso somente o visor digital. Boto que deve ser acionado

ATENO!
importante se atentar que o tempo exibido no visor se refere ao tempo adiado e nunca hora do relgio.

Tempo restante de lavagem


Sua Lavadora permite que voc acompanhe o tempo restante de lavagem atravs do visor digital no painel de controle. O tempo ser exibido em horas e minutos. Aps o trmino da lavagem, sua Lavadora emitir um sinal sonoro informando que a lavagem foi finalizada e que as roupas j podem ser retiradas da Lavadora.

ATENO!
A durao do programa ser exibida no visor digital e poder mudar em funo da variao da presso na sua residncia, ou quando voc selecionar um menor nmero de enxgues ou diferente nvel de gua.

IMPORTANTE
A presso da gua para abastecimento da Lavadora deve corresponder a um nvel de 2 a 80 m do nvel da torneira (de 0,2 a 8 kgf/cm ou de aproximadamente 20 kPa a 800 kPa).

25

5. Limpeza...........................................
5.1 Limpeza interna da Lavadora

ADVERTNCIA:
Risco de Choque Eltrico Retire o plugue da tomada antes de efetuar qualquer manuteno no produto. Recoloque todos os componentes antes de ligar o produto. No seguir estas instrues pode trazer risco de morte ou choque eltrico. A cada dois meses, faa a limpeza interna da Lavadora seguindo os 4 passos abaixo: 1. Certifique-se de que no exista nenhuma pea de roupa no interior da Lavadora. 2. Coloque litro de alvejante (gua sanitria) diretamente no cesto. 3. Faa a seguinte seleo no painel: programa..................................................................................... do meu jeito nvel de gua.............................................................................................. alto tipo de roupa........................................................................................ branca etapa......................................................................................................... lavar enxgue...................................................................................................duplo temperatura................................................................................................ fria

4. Deixe a Lavadora fazer o programa completo.

ATENO!
No utilize programas de menor durao durante a lavagem, para garantir que todo o alvejante seja removido da Lavadora.

26

5.2 Limpeza externa da Lavadora


Para no danificar e aumentar a vida til da sua Lavadora: Limpe o vidro da tampa semanalmente, evitando acmulo de resduos. Nunca utilize limpa-vidros para no danificar o material utilizado na Lavadora. Use sabo neutro, aplicado com esponja ou pano macio. Nunca utilize lcool, removedores ou substncias abrasivas, principalmente na tampa, pois poder incorrer em reao qumica, danificando a Lavadora. No utilize jatos de gua ao limpar a sua Lavadora, para no danificar os componentes eltricos, o que pode acarretar em curto-circuito ou incndio.

5.3 Limpeza do filtro de gua da mangueira de entrada


1. Feche a torneira de entrada de gua e desconecte a mangueira da torneira. 2. Com a ponta dos dedos, empurre o conector da mangueira para baixo.

3. Remova o anel de vedao e o filtro. Lave-os em gua corrente, com o auxlio de uma escova.

4. Puxe o conector da mangueira para cima, recoloque o filtro na mangueira e posicione o anel de vedao dentro do conector. Conecte novamente a mangueira na torneira.

5.4 Limpeza do Multi-Dispenser


Limpe o Multi-dispenser com regularidade para que sua eficincia seja mantida. 1. Puxe o Multi-dispenser at que ele pare e trave.

27

2. Abaixe o Multi-dispenser para que ele destrave e possa ser retirado de seu alojamento.

3. Remova os sifes dos compartimentos de alvejante e amaciante, puxando-os para cima.

4. Lave os sifes e o Multi-dispenser com gua corrente e uma escova ou pincel.

5. Limpe o alojamento do Multi-dispenser com um pano umedecido em gua. Monte as peas nos compartimentos de alvejante e amaciante.

6. Posicione o Multi-dispenser no trilho do alojamento e levante-o para que se encaixe tambm na parte superior do mesmo.

7. Empurre o Multi-dispenser suavemente para dentro do alojamento at fechar.

28

6. Dicas prticas...................................
Problema Causa Provvel Tecla liga-desliga no acionada. Tecla inicia-pausa no acionada. Falta de energia eltrica. Tampa aberta. Soluo Acione a tecla liga-desliga. Acione a tecla inicia-pausa. Aguarde a energia voltar. Feche a tampa (um dispositivo de segurana impede o funcionamento da Lavadora com a tampa aberta). Conecte o plugue na tomada. No caso de incompatibilidade do plugue Plugue fora da tomada. com a tomada, troque por uma tomada adequada. Defeito na rede eltrica (mau contato). Verifique o funcionamento da tomada com outro aparelho. Falta de gua. Verifique se a torneira est fechada ou se est faltando gua. Aguarde o tempo de espera Funo adia incio da lavagem programado ou cancele a selecionada (somente para os programao. modelos BWH09B e BWX09B). A tenso errada Verifique a tenso da Lavadora. Etapa molho Aguarde o final do molho. Carga de roupa inadequada para o Selecionar o nvel de gua de acordo volume de gua. com a carga de roupa. Uso inadequado do Multi-dispenser. Verifique se o Multi-dispenser foi abastecido de acordo com o programa. Programa inadequado para o tipo de roupa. Sabo no dilui no Multi-dispenser. O aquecimento da gua ocorre lentamente e somente durante a etapa molho do programa de lavagem. O tempo total e a temperatura final da gua variam de acordo com o nvel de gua escolhido e a temperatura de entrada de gua. Baixa presso da gua. Sabo empedrado. Resduo no Multi-dispenser Uso inadequado do Multi-dispenser. Amaciante muito viscoso. Montagem inadequada do Multi-dispenser. Consulte as pgs. 19 a 25. No utilize sabo empedrado. Verifique se foi selecionada temperatura quente ou morna. Somente ao final do molho a gua estar na temperatura ideal.

Lavadora no funciona/ no liga

No lava

Aquecimento da gua

Consulte um encanador ou a companhia de fornecimento de gua. No utilize sabo empedrado. Verifique o prazo de validade do sabo. Verifique se a colocao do sabo foi feita de acordo com o programa. Dilua o amaciante antes de coloc-lo no Multi-dispenser. Verifique se as peas esto bem encaixadas. 29

Problema

Agitao lenta/ agita e pra

Causa Provvel A Lavadora tem diversas velocidades de agitao, de acordo com o programa escolhido. Essa variao tem por objetivo uma melhor preservao do tecido.

No enche

Mangueira de escoamento instalada abaixo da altura mnima (85 cm da base da Lavadora). Uso inadequado de alvejante em roupas coloridas. Uso inadequado de tipo de roupa/ programa de lavagem. gua de abastecimento suja. Quantidade de detergente/amaciante em excesso. Roupa inadequada para lavar na Lavadora.

Soluo Durante o molho ocorrem agitaes curtas a cada 2min e 30seg, isso normal (BWX09B e BWH09B). Durante o molho ocorrem agitaes de 45seg a cada 5min de molho ciclo frio e agitao de 2min a cada 4min de molho ciclo quente para o BWT09B. Verifique se est selecionada a opo tipo de roupa delicada ou programa extra delicado. Para estas opes, a agitao mais suave ainda, para no danificar suas roupas. Reveja as informaes de instalao e mantenha a mangueira acima de 85 cm e abaixo de 1,20 m. No utilize alvejante para roupas brancas em roupas coloridas. Siga as dicas de lavagem na pg. 16. Instale um filtro de passagem de gua. Use quantidade recomendada - veja pgs. 19 a 25. Consulte as etiquetas de instruo de lavagem nas roupas antes de colocar nas lavadoras.

Danifica/mancha as roupas

Trepidao/ deslocamento Tempo de lavagem muito longo Presso de gua alta ou baixa

Dependendo da distribuio da roupa Abra a tampa e redistribua a roupa ao durante a centrifugao, pode ocorrer redor do agitador. Verifique se os ps uma vibrao excessiva da Lavadora. da Lavadora esto nivelados. Reveja as informaes de instalao. Tipo de programa selecionado. O tempo de lavagem maior ou menor, de acordo com o programa escolhido. Consulte o tempo de cada programa nas pgs. 19 a 25. Chame um encanador para adequar a presso da gua. Verifique o aperto da mangueira veja pg. 08. Colocar as roupas antes do abastecimento de gua. Reveja as informaes de instalao e posicione a mangueira na altura adequada. Caracterstica normal da Lavadora. Aps a etapa Pr-lavar a gua parcialmente drenada (somente para o modelo BWT09B).

Presso de gua inadequada. Mangueira de entrada ou de escoamento de gua no est conectada adequadamente ao produto. Colocao de carga de roupa aps o abastecimento de gua. Mangueira de escoamento est instalada acima de 1,20 m.

Vazamento de gua

Lavadora no solta gua Etapa Pr-lavar do Programa Pesado selecionada.

Mangueira de sada de gua dobrada. Desobstrua a mangueira A tampa est aberta. Feche a tampa da Lavadora. 30

Problema Barulho/estalo

No centrifuga

Causa Provvel Incio do escoamento da gua/ centrifugao. Mangueira batendo no gabinete. Lavadora no est nivelada. A centrifugao inicia-se aproximadamente 1min aps o esvaziamento total da Lavadora. Este aquecimento caracterstico do produto e ocorre devido a Lavadora estar ligada na tomada. Torneira fechada. Mangueira de entrada de gua dobrada. Falta de gua. Entupimento do filtro da mangueira de entrada de gua. Funo sensor selecionada.

Soluo Barulho normal da Lavadora (estalos normais). Barulho normal da Lavadora. Nivele os ps da Lavadora. Antes do inicio da centrifugao, o cesto gira lentamente por algumas vezes para melhor acomodao das roupas. Este aquecimento normal, mesmo com a Lavadora desligada. Abra a torneira. Instale-a adequadamente - veja pg. 08. Aguarde o fornecimento. Faa a limpeza do filtro. Procedimento normal do produto.

Aquecimento do painel

No entra gua

Centrifugao no incio da lavagem (somente para os modelos BWH09B e BWX09B)

Sinalizao Especial de Problemas


Mensagens indicadas no visor, acompanhadas de sinalizao sonora (somente para os modelos BWH09B e BWX09B). Antes de contactar a Rede de Servios Brastemp, verifique se possvel solucionar o problema exibido no visor digital da Lavadora atravs dos cdigos de erros listados abaixo:
Cdigo do problema no visor Rede drtO Causa Provvel A Lavadora foi conectada na tenso errada. Excedido o tempo de drenagem de gua. Excedido o tempo de enchimento de gua. Soluo Desconecte o plugue da tomada e verifique se a voltagem da rede eltrica corresponde da Lavadora. Verifique se a mangueira de drenagem est obstruda ou instalada acima de 1,20 m. Posicione a mangueira na altura adequada. Verifique se a torneira est aberta, se o abastecimento de gua est ocorrendo normalmente ou se a mangueira de drenagem est abaixo de 85 cm de altura.

gua

ATENO!
Para outros cdigos de erros exibidos no visor digital, contate a Rede de Servios Brastemp.
31

7. Dados tcnicos. ................................


Lavadora Brastemp
BWT09B BWH09B / BWX09B Sem Com Sem Com embalagem embalagem embalagem embalagem Altura com a tampa fechada1 Altura com a tampa fechada1 Largura Profundidade Peso Tenso: Variao de tenso admitida Freqncia: Consumo de energia2 gua fria gua quente
3

104 cm 144 cm 62 cm 64,5 cm 40,5 kg 127V~ 60 Hz

108 cm 66 cm 70,5 cm 42,0 kg 220V~ 60 Hz

104 cm 144 cm 62 cm 64,5 cm 41,7 kg 127V~ 60 Hz

108 cm 66 cm 70,5 cm 43,2 kg 220V~ 60 Hz

106 a 132V~ 198 a 242V~ 106 a 132V~ 198 a 242V~

0,246 kWh 1,771 kWh


130 litros 9 kg 13 A 1500 W 775 rpm

0,246 kWh 1,771 kWh


130 litros 9 kg 7A 1500 W 775 rpm

0,250 kWh 1,722 kWh


129 litros 9 kg 13 A 1500 W 775 rpm

0,250 kWh 1,820 kWh


129 litros 9 kg 7A 1500 W 775 rpm

Consumo de gua2: Capacidade de roupa seca : Intensidade de corrente Potncia mxima Centrifugao

1 Ps na altura mxima. 2 do meu jeito/molho/branca/alto/simples/centrifugao nominal. 3 Capacidade baseada na carga padro descrita na Portaria do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior MDIC , n 185.

Fotos apenas para fins publicitrios. 32

8. Questes ambientais........................
Embalagem Em seus novos projetos, a Whirlpool S.A Unidade de Eletrodomsticos tem utilizado em suas embalagens material reciclvel e de fcil separao, possibilitando que o consumidor efetue o descarte dos sacos plsticos, das peas de isopor e do papelo de maneira consciente, destinando-os preferencialmente a recicladores. Produto Este produto foi construdo com materiais que podem ser reciclados e/ou reutilizados. Portanto, ao se desfazer deste produto, procure companhias especializadas em desmont-los corretamente. Descarte Ao descartar este produto, ao final de sua vida til, requeremos seja observada integralmente a legislao local vigente em sua regio para que o descarte seja efetuado em total conformidade com a regulamentao existente.

9. Fale com a Brastemp........................


Para solucionar dvidas, agendar servios, registrar sugestes ou reclamaes: Ligue para: Capitais e Regies Metropolitanas: 3003-0099 Demais Localidades: 0800 970 0999 Ou acesse o site: www.brastemp.com.br REDE DE SERVIOS BRASTEMP Todo cuidado na hora da instalao, manuteno ou reparo do seu eletrodomstico Brastemp. O nico garantido pelo fabricante, atende dentro e fora da garantia; Tcnicos treinados pela fbrica; Peas Originais.

33

10. Termo de garantia..........................


O seu produto Brastemp garantido contra defeitos de fabricao, pelo prazo de 12 meses contados a partir da data da emisso da Nota Fiscal ao consumidor ou da entrega do produto ao primeiro adquirente, sendo: 3 primeiros meses - garantia legal; 9 ltimos meses - garantia especial, concedida pela Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos. A garantia compreende a substituio de peas e mo-de-obra no reparo de defeitos devidamente constatados, pelo fabricante ou Rede de Servios Brastemp, como sendo de fabricao. Durante o perodo de vigncia da garantia, o produto ter assistncia tcnica da Rede de Servios Brastemp. As garantias legal e/ou especial ficam automaticamente invalidadas se: o produto no for de uso exclusivamente domstico; na instalao do produto no forem observadas as especificaes e recomendaes do Manual do Consumidor quanto s condies para instalao do produto, tais como, nivelamento do produto, adequao do local para instalao, tenso eltrica compatvel com o produto etc.; na instalao, as condies eltricas e/ou hidrulicas no forem compatveis com a recomendada no Manual do Consumidor; na utilizao do produto no forem observadas as instrues de uso e recomendaes do manual de uso do produto. tiver ocorrido mau uso, uso inadequado, ou ainda, tiver sofrido alteraes e/ou modificaes estticas e/ou funcionais, bem como tiver sido realizado conserto por pessoas ou entidades no-credenciadas pela Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos; houver sinais de violao do produto, remoo e/ou adulterao do nmero de srie ou da etiqueta de identificao do produto. As garantias legal e/ou especial no cobrem: despesas com a instalao do produto realizada pela Rede de Servios Brastemp ou por pessoas ou entidades nocredenciadas pela Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos; despesas decorrentes e conseqentes de instalao de peas e acessrios que no pertenam ao produto, mesmo aqueles comercializados pela Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos, salvo os especificados para cada modelo; despesas com mo-de-obra, materiais, peas e adaptaes necessrias preparao do local para instalao do produto, ou seja, rede eltrica, hidrulica, alvenaria, aterramento, esgoto etc.; falhas no funcionamento do produto decorrentes de insuficincia, interrupes, problemas ou falta no fornecimento de energia eltrica, gua na residncia, tais como: presso de gua insuficiente para o adequado funcionamento do produto, oscila-

34

es de energia eltrica superiores ao estabelecido no Manual do Consumidor etc.; servios e/ou despesas de manuteno e/ou limpeza do produto; falhas no funcionamento normal do produto decorrentes da falta de limpeza e excesso de resduos, ou ainda, decorrentes da existncia de objetos em seu interior, estranhos ao seu funcionamento e finalidade de utilizao; transporte do produto at o local definitivo da instalao; produtos ou peas que tenham sido danificados em conseqncia de remoo, armazenamento inadequado, manuseio, quedas ou atos e efeitos decorrentes da natureza, tais como raio, chuva, inundao e etc.; despesas por processos de inspeo e diagnstico, incluindo a taxa de visita do tcnico, que determinem que a falha no produto foi causada por motivo no coberto por esta garantia; chamados relacionados a orientao de uso de eletrodomsticos, cuja explicao esteja presente no Manual de Instrues ou em Etiquetas Orientativas que acompanham o produto, sero cobrados dos consumidores. A garantia especial no cobre: deslocamentos para atendimentos de produtos instalados fora do municpio sede da Rede de Servios Brastemp, o qual poder cobrar taxa de locomoo do tcnico, previamente aprovada pelo consumidor, conforme tabela de quilometragem informada pela Whirlpool S.A. Unidade de

Eletrodomsticos atravs da Rede de Servios Brastemp; peas sujeitas ao desgaste natural, descartveis ou consumveis, peas mveis ou removveis em uso normal, tais como, lmpadas, filtros, botes de comando, puxadores, bem como, a mo-de-obra utilizada na aplicao das peas e as conseqncias advindas dessas ocorrncias. Consideraes Gerais: A Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos no autoriza nenhuma pessoa ou entidade a assumir em seu nome, qualquer outra responsabilidade relativa garantia de seus produtos alm das aqui explicitadas. A Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos reserva-se o direito de alterar caractersticas gerais, tcnicas e estticas de seus produtos, sem aviso prvio. Este termo de garantia vlido para produtos vendidos e instalados no territrio brasileiro. Para a sua tranqilidade, mantenha o Manual do Consumidor com este Termo de Garantia e Nota Fiscal de Compra do produto em local seguro e de fcil acesso. Whirlpool S.A. Unidade de Eletrodomsticos Atendimento ao Consumidor: Rua Olympia Semeraro n 675 Jardim Santa Emlia - So Paulo/SP CEP 04183-901 - Caixa Postal 5171 Capitais e Regies Metropolitanas, ligue: (11) 3003-0099 Demais localidades, ligue: 0800 970 0999

35

Para mais informaes sobre este produto ou para aprender sobre o painel, acesse: www.brastemp.com.br Instalao
Para o correto funcionamento da Lavadora, a base de isopor deve ser retirada. Certifique-se de que no tenha resduo de isopor na parte inferior da Lavadora. Esta atividade deve ser realizada com o auxlio de uma pessoa. Para que a Lavadora fique nivelada, os ps devem estar rosqueados e totalmente apoiados no cho. Caso no estejam, regule-os. Este procedimento minimiza os rudos e vibraes que podem ocorrer durante o funcionamento da Lavadora. Evite vazamentos rosqueando, o suficiente, a man gueira de entrada de gua. Em seguida, abra a torneira e certifique-se de que no esteja ocorrendo vazamento de gua nas conexes das duas extremidades da mangueira (tanto do lado da torneira como do lado da vlvula atrs da Lavadora). Nunca corte a cinta de fixao da mangueira de drenagem existente na parte traseira da Lavadora. Se for retirada, a Lavadora no completar o nvel de gua para o uso e a gua sair direto. A mangueira deve ser instalada em uma altura entre 0,85 m e 1,20 m.

FIQUE ATENTO !
Programao

A gua sempre entra na Lavadora em temperatura ambiente. Seu aquecimento acontecer de forma gradativa durante a etapa molho. A temperatura final da gua do molho pode variar em funo da temperatura da gua de abastecimento e da variao da tenso.

Lavagem
Alguns programas de lavagem possuem temperatura da gua do molho, velocidade de agitao e de centrifugao adequadas ao tipo de roupa que ser lavada. Sua Lavadora possui um dispositivo de segurana que impede seu funcionamento com a tampa aberta. O cesto de roupas abaixa durante o enchimento, absorvendo diferentes pesos e voltando ao normal quando a carga retirada. Esta ocorrncia no reduz a vida til do produto.

Centrifugao
Antes do inicio da centrifugao o cesto realiza algumas paradas para melhor acomodao das roupas. Verifique se a funo amaciante est selecionada, pois ela adia o incio da centrifugao deixando suas roupas mais tempo de molho. Sua Lavadora garante performance de extrao de gua com economia de energia, atravs das pausas durante a centrifugao.

Preparao
Proteja suas roupas de fiapos, separandoas por tecido e cor antes de iniciar a lavagem. Tecidos que podem receber fiapos devem ser lavados separados daqueles que podem soltar fiapos. Retire das roupas todos os objetos que possam se soltar durante a lavagem e lave meias, roupas ntimas e outras peas pequenas, dentro de sacos apropriados. Para evitar trepidaes, distribua as roupas de maneira uniforme ao redor do cesto da Lavadora, comeando pelas peas maiores. As peas mais leves devem ficar no meio da carga. Para abrir a gaveta do dispenser, segure-a com a duas mos e puxe-a, sem utilizar fora excessiva, movimentando-a levemente para baixo. Para o abastecimento de amaciante, a indicao de nvel mximo (MX) no sifo, localizado no compartimento do amaciante, no deve ser ultrapassada.

Limpeza Interna da Lavadora


importante que a limpeza interna da Lavadora seja realizada a cada dois meses. Vrios fatores, tais como: a quantidade de sabo ou amaciante, tipos de sujeira, a programao da lavadora e at mesmo a quantidade de roupa inadequada ao volume de gua selecionado, podem gerar resduos que ocasionam manchas nas roupas. 1. Certifique-se de que no exista nenhuma pea de roupa no interior da Lavadora; 2. Coloque 1/2 litro de alvejante (gua sanitria) diretamente no cesto. 3. Selecione o programa que inicie com a etapa lavar. 4. Escolha o nvel de gua alto. 5. Deixe a Lavadora realizar o programa completo. 326066179 rev. D 02/10

Вам также может понравиться