Вы находитесь на странице: 1из 2

PLANO ANUAL DE CURSO Unidade Escolar Cazuza Barbosa

DOCENTE: Rivaldo Jos Macedo de lira REA DO CONHECIMENTO: CINCIS DA NATUREZA DISCIPLINA: FSCIA SRIE: 3 ANO DO ENSINO MDIO TURNO: Noite ANO LETIVO 2013 -04 BIMESTR ES O QUE OS ALUNOS PRECISAM SABER DURANTE O ANO LETIVO (CONHECIMENTOS, HABILIDADES, NEXOS INTERDISCIPLINARES, MATERIAIS DIDTICOS, HAVALIAO CONTEDOS HABILIDADES INTERFACES
Eletrosttica: Eletrizao Fora eltrica Campo eltrico Potencial eltrico Identificar as partculas responsveis pelos fenmenos eltricos. Compreender os processos de eletrizao. Entender como se d as interaes eltricas. Matemtica Grandezas direta e inversamente proporcionais Sistemas de equaes Vetores Relaes trigonomtricas Qumica Modelo atmico e partculas subatmicas prtons, eltrons e nutrons Matemtica Grandezas direta e inversamente proporcionais Sistemas de equaes Grficos. Biologia A influncia dos relmpagos na fertilizao do solo Qumica Caractersticas dos metais Ligaes qumicas Matemtica Grandezas direta e inversamente proporcionais Sistemas de equaes Grficos. Biologia Processos de

MATERIAIS DIDTICOS E RECURSOS PEDAGGICOS

PROCEDIMENTOS DE AVALIAO DO ALUNO

Livro didtico, Lista de exerccios, Quadro branco e piloto, Materiais reciclveis e de baixo custo para a realizao de experimentos. TV pendrive Vdeos Slides Laboratrio de Informtica. Livro didtico, Lista de exerccios, Quadro branco e piloto, Materiais reciclveis e de baixo custo para a realizao de experimentos. TV pendrive Vdeos Slides Laboratrio de Informtica. . Livro didtico, Lista de exerccios, Quadro branco e piloto, Materiais reciclveis e de baixo custo para a realizao de experimentos.

Atravs da participao nas atividades desenvolvidas em sala de aula, seminrios, no cumprimento das atividades solicitadas e na aplicao de testes e provas.

Eletrosttica: Diferena de potencial. Condutor em equilbrio eletrosttico. Capacitores. Eletrodinmica: Corrente eltrica. Resistores e associao de resistores. Reostato e fusvel.

Compreender o significado das redes de 110V e 220V. Compreender como se da o equilbrio eltrico em materiais condutores. Entender como ocorrem fenmenos eltricos, como os raios. Conhecer alguns componentes do circuito eltrico e suas funes.

Atravs da participao nas atividades desenvolvidas em sala de aula, seminrios, no cumprimento das atividades solicitadas e na aplicao de testes e provas.

Eletrodinmica: Geradores eltricos. Receptores eltricos. Energia eltrica. Potencia eltrica. Aparelhos de medidas eltricas.

Em aparelhos e dispositivos eltricos residenciais, identificar seus diferentes usos e o significado das informaes fornecidas pelos fabricantes sobre suas caractersticas (voltagem, freqncia, potncia etc.)

Atravs da participao nas atividades desenvolvidas em sala de aula, seminrios, no cumprimento das atividades solicitadas e na aplicao de testes e provas.

Dimensionar o custo do consumo de energia em uma residncia. Identificar dispositivos que geram energia eltrica, como pilhas, baterias, dnamos, geradores ou usinas Compreender o funcionamento dos geradores eltricos e os processos de transformaes de energia envolvidos na produo de energia eltrica. Entender os processos de magnetizao dos materiais. Aprender a se localizar geograficamente atravs da construo de bussolas. Compreender fenmenos magnticos para explicar, por exemplo, o magnetismo terrestre, o campo magntico de um m, a magnetizao de materiais ferromagnticos ou a inseparabilidade dos plos magnticos Reconhecer a relao entre fenmenos magnticos e eltricos para explicar o funcionamento de motores eltricos e seus componentes, interaes envolvendo bobinas e transformaes de energia

Qumica

transformaes bioenergticas energia dos alimentos, ATP, ADP e calor As transformaes de energia ocorridas nas pilhas.

TV pendrive Vdeos Slides Laboratrio de Informtica.

Eletromagnetismo: Ims Magnetizao Fora Magntica Campo Magntico Fontes de campo magntico

Matemtica Grandezas direta e inversamente proporcionais Sistemas de equaes Grficos Vetores Relaes trigonomtricas Biologia O magnetismo animal Qumica Substncias ferromagnticas foras dipolo.

Livro didtico, Lista de exerccios, Quadro branco e piloto, Materiais reciclveis e de baixo custo para a realizao de experimentos. TV pendrive Vdeos Slides Laboratrio de Informtica.

Atravs da participao nas atividades desenvolvidas em sala de aula, seminrios, no cumprimento das atividades solicitadas e na aplicao de testes e provas.

LIVRO ADOTADO Fsica Conexo com a Fsica / Blaidi Sant`Anna 1 edio So Paulo : Moderna. 2010 BIBLIOGRAFA DE APOIO: Matemtica - Cincias e aplicaes, 3 : ensino mdio / gelson Iezzi; 6 edio So Paulo : Saraiva. 2010 Aulas de Fsica : eletricidade e fsica moderna, v. 3 / Nicolau Gilberto Ferraro, Paulo Antonio de Toledo Soares 7 ed. Reform. So Paulo, atual, 2003

Вам также может понравиться