Вы находитесь на странице: 1из 3

INSTITUIO: UNAMA - UNIVERSIDADE DA AMAZNIA.

CENTRO: ICJ INTITUTO DE CINCIAS JURDICAS CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSOR: ANDR BENDELACK SANTOS TURMA: PERODO: ALUNO: UNIDADE I NOES GERAIS: Introduo: Responsabilidade: deriva do vocbulo latino respondere, significando a obrigao que algum tem de assumir com as consequncias jurdicas de sua atividade. Origem: vingana privada, Lex Aquilia Conceito de responsabilidade jurdica: uma obrigao derivada um dever jurdico sucessivo de assumir as consequncias jurdicas de um fato, consequncias essas que podem variar (reparao dos danos e/ou punio pessoal do agente lesionante) de acordo com os interesses lesados. Surgimento moderno: final do sculo XVIII no mbito do direito revolucionrio francs. Obs.: a efetivao da responsabilidade busca restaurar o equilbrio patrimonial e moral violado. 1.1 Conceito de responsabilidade civil. Conceito: A responsabilidade civil deriva da agresso a um interesse eminentemente particular, sujeitando, assim, o infrator, ao pagamento de uma compensao pecuniria vtima, caso no possa repor in natura o estado anterior das coisas. Elementos: a) Conduta: positiva ou negativa; b) Dano; c) Nexo de causalidade; 1.2. Responsabilidade civil e responsabilidade penal. A responsabilidade civil pune o autor do dano e/ou terceiro que de algum modo est envolvido nos fatos, responsabilidade direta e indireta. O Direito Penal considera apenas a responsabilidade direta, isto , do causador do dano ou da ofensa, do transgressor da norma, correspondendo submisso pessoal e fsica do agente para a restaurao da normalidade social violada com o delito.
"RECURSO ESPECIAL. ACIDENTE DE TRNSITO. AO DE INDENIZAO JULGADA PROCEDENTE. DECISO CRIMINAL ABSOLUTRIA. CULPA

EXCLUSIVA DA VTIMA. ART. 384, IV, DO CPP. AUSNCIA DE REPERCUSSO NO JUZO CVEL. INTELIGNCIA DOS ARTS. 1.525 DO CC/16 E 65 DO CPP. - Embora tanto a responsabilidade criminal quanto a civil tenham tido origem no mesmo fato, cada uma das jurisdies utiliza critrios diversos para verificao do ocorrido. A responsabilidade civil independe da criminal, sendo tambm de extenso diversa o grau de culpa exigido em ambas as esferas. Todo ilcito penal tambm um ilcito civil, mas nem todo ilcito civil corresponde a um ilcito penal. A existncia de deciso penal absolutria que, em seu dispositivo, deixa de condenar o preposto do recorrente por ausncia de prova de ter o ru concorrido para a infrao penal (art. 386, IV, do CPP) no impede o prosseguimento da ao civil de indenizao. - A deciso criminal que no declara a inexistncia material do fato permite o prosseguimento da execuo do julgado proferido na ao cvel ajuizada por familiar da vtima do ato ilcito. Recurso Especial no provido." (REsp n. 1117131/SC, Rel. Min. Nancy Andrighi, 3. Turma,j. 1.6.2010, DJ 22.6.2010)

1.3 Responsabilidade civil subjetiva e objetiva. Resp. Civil Subjetiva: a decorrente de dano causado em funo de ato doloso ou culposo. Obs.: Arts. 186, 187 e 927 do CC. Resp. Civil Objetiva: o dolo ou a culpa na conduta do agente causador do dano irrelevante juridicamente, haja vista que somente ser necessria, a existncia do elo de causalidade entre o dano e a conduta do agente responsvel para que surja o dever de indenizar. Obs.: art. 927, pargrafo nico, do CC. 1.4 Responsabilidade civil extracontratual e contratual. Responsabilidade civil extracontratual: o prejuzo decorre diretamente da violao de um mandamento legal, por fora da atuao ilcita do agente infrator;
Agravo de Instrumento n 0068258-48.2012.8.26.0000 - Comarca de So Paulo - 5 Vara Cvel - Juiz de Direito Dr. Claudia Sarmento Monteleone Agravante: Mongeral Aegon Seguros e Previdencia S/A - Agravado: Clarimundo de Oliveira Aguiar - Ao declaratria de inexistncia de relao contratual c/c pedido de reparao civil. Alegao de falsidade da assinatura aposta em contrato supostamente celebrado pelo autor com a r. Ao que versa sobre inexistncia de relao jurdica entre as partes. Responsabilidade civil extracontratual. Competncia de uma das Cmaras da Seo de Direito Privado I deste Tribunal. Determinao de remessa dos autos a essa Seo.

Responsabilidade civil contratual: a que decorre de norma contratual pr-existente entre as partes que as vincula, decorrendo o dano justamente do descumprimento da obrigao fixada neste contrato. Obs.: Arts. 389s e 395s Diferenas na forma de responsabilizao: a. Necessria preexistncia de uma relao jurdica entre lesionado e lesionante;

b. nus da prova quanto culpa; Obs.: Na resp. extracontratual a culpa deve ser provada pela vtima (autor da ao), pois violou-se um dever negativo, ou seja, a obrigao de no causar dano a ningum; Na resp. contratual a culpa presumida, invertendo-se o nus da prova, cabendo ao devedor (ru na ao) provar a existncia de motivo para o no cumprimento da obrigao; Obs.: Deve ser observado se a responsabilidade de meio ou resultado, pois se de resultado a culpa ser presumida, se de meio a culpa ser provada, apesar de contratual. c. Diferena quanto capacidade.

Вам также может понравиться