Вы находитесь на странице: 1из 5

> Educao Infantil > Creche - 0 a 3 anos > Explorao dos objetos e brincadeiras

Brincar na creche
Encaixar, montar, empilhar, chacoalhar... Com esse tipo de atividade, crianas de at 3 anos comeam a explorar o mundo
Luiza Andrade (novaescola@fvc.org.br)

Compartilhe

Envie por email Imprima

Para turmas de creche, brincar e jogar no so passatempos: trata-se de atividades fundamentais para a construo de conhecimentos sobre o mundo. Com elas, os pequenos aprendem a estar com os outros e consigo mesmos. A constatao, que est no Referncial Curricular Nacional para a Educao Infantil e mereceu tratamento detalhado na reportagem de capa de NOVA ESCOLA em novembro, foi iluminada de maneira notvel pelo suo Jean Piaget (1896-1980). Entre suas contribuies ao assunto, o cientista e psiclogo dividiu as atividades ldicas infantis em trs tipos: jogos simblicos, de regras e de exerccio.

Especial Jogos e brincadeiras

Especial Brincadeiras regionais

Especial Jogos Educativos

preciso garantir a variedade de materiais


Para potencializar a atividade, deve-se escolher brinquedos que estimulem os sentidos e o movimento - quanto mais variadas as cores, texturas, materiais e os estmulos que eles permitirem, melhor. As ressalvas de segurana so assegurar que as peas tenham tamanho maior que o da boca do beb aberta e sejam feitos com tinta atxica e no solvel.

Como favorecer o deslocamento


Outro cuidado fazer com que esses ambientes sejam integrados, permitindo o

deslocamento das crianas - e, se possvel, surpreendendo-as. Na Creche Carochinha, da Universidade de So Paulo (USP), campus de Ribeiro Preto, entre dois cantos diferentes, h cortinas de nilon produzidas na prpria creche. "Alm de tornar o ambiente mais agradvel, as cortinas promovem o toque e a percepo dos sons. Acabam funcionando como um jogo a mais", conta a diretora, Regina Clia da Silva Marques Teles.

Tipos de brinquedos Cortina de Nilon

CORTINA DE NILON. Foto: Kriz Knack

Para que serve Os fios favorecem a percepo de diferentes texturas, estimulando o


tato. Colocada no centro da sala pendurada no teto, ela integra o ambiente. Enquanto nos jogos simblicos a criana viaja no faz-de-conta, assumindo o papel de heri, professor, astronauta e todos os outros que a imaginao mandar, nos jogos de regras ela toma contato com o cumprimento de normas, o que exige concentrao, raciocnio e uma dose de sorte. As duas modalidades, entretanto, convivem com um estgio anterior: o dos jogos de exerccio.

Garrafas coloridas

GARRAFAS COLORIDAS. Foto: Kriz Knack

Para que servem Recipientes preenchidos com diferentes materiais (lquidos, gros,
areia etc.) ajudam as crianas a perceber diferenas de forma, peso, cor e som. Brinquedos de encaixar, montar, lanar, rebater, chacoalhar, empilhar... As possibilidades so muitas (leia nos quadros desta reportagem exemplos de seis tipos de jogo de exerccio essenciais nas creches). "Interagindo com eles, as crianas percebem a funo e as propriedades dos objetos: quais deles se movem, quais fazem barulho, os f lexveis, os

rgidos, os pequenos, os grandes, os coloridos e assim por diante", explica Adriana Klisys, consultora em Educao Infantil.

Jogos de encaixar

JOGOS DE ENCAIXAR. Foto: Kriz Knack

Para que servem As peas podem ser empilhadas, montadas e encaixadas, criando
novos formatos. Permitem aos pequenos testar seus limites e descobrir o que podem fazer com elas. Os pequenos entendem as ligaes entre suas aes e o resultado que elas provocam ou seja, tm um primeiro contato com a noo de causa e conseqncia. Mas a compreenso leva tempo e depende da repetio. Quando um beb mexe em um chocalho pela primeira vez, leva um susto e no entende de onde veio o barulho que escutou. S depois de balan-lo vrias vezes, associa o som ao movimento que ele mesmo fez. interessante notar que as crianas se apropriam dos jogos de exerccio de formas diferentes, obecedendo a uma gama de comportamentos geralmente relacionados faixa de idade. Enquanto bebs se entretm com a explorao de texturas, formas, cheiros e cores, crianas de 2 e 3 anos j conseguem conceber novas funes para os objetos por meio da experimentao. possvel observar, por exemplo, turmas que montam torres para ver at onde chegam sem cair, depois as desmontam e as reconstroem.

Bolas

BOLAS. Foto: Kriz Knack

Para que servem Favorecem uma grande variedade de movimentos e interaes:


chutar e acertar em minicestas ou na boca do palhao, lanar e receb-las de amigos ou do professor.

Instrumentos musicais

INSTRUMENTOS MUSICAIS. Foto: Kriz Knack

Para que servem Chocalhos, pandeiros, xilofones e tambores com baquetas de ponta
arredondada levam as crianas a descobrir a relao entre os sons e os movimentos que elas mesmas produzem. Outro ponto essencial para desenvolver esse tipo de atividade a organizao do espao (leia o projeto institucional). Uma preocupao que deve estar sempre presente garantir que os objetos escolhidos instiguem, de fato, a curiosidade da turminha. "Os pequenos so os maiores juzes desse processo. Basta que o professor esteja atento, por exemplo, aos cantos de brinquedos aonde ningum vai e substitu-los por outros mais interessantes", diz Roselene Crepaldi, que trabalhou no Laboratrio de Brinquedos e Materiais Pedaggicos da Universidade de So Paulo.

Rolos de espuma

ROLOS DE ESPUMA. Foto: Kriz Knack

Para que servem Funcionam como apoio para os pequenos firmarem o tronco e
comearem a treinar o equilbrio do corpo. Almofadas, bolas e colches tambm podem ser usados com a mesma funo.

Quer saber mais?


CONTATOS Adriana Klisys Creche Carochinha, Av. Bandeirantes, 3900, 14040-901, Ribeiro Preto, SP, tel. (16) 3602-3580 Roselene Crepaldi BIBLIOGRAFIA A Formao do Smbolo na Criana, Jean Piaget, 376 pgs., Ed. LTC, tel. (21) 3970-9450, 83 reais Barangando Arco-ris - 36 Brinquedos Inventados por Meninos e Meninas, Adelsin, 96 pgs., Ed. Peirpolis, tel. (11) 3816-0699, 27 reais Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educao, Tizuko Morchida Kishimoto (org.), 184 pgs., Ed. Cortez, tel. (11) 3611-9616, 26 reais Psicologia do Jogo, Daniil B. Elkonin, 447 pgs., Ed. Martins Fontes, tel. (11) 3241-3677, 59,70 reais INTERNET Neste site, sugestes de jogos e brinquedos. Neste site, bibliografia sobre o tema.

Вам также может понравиться