Вы находитесь на странице: 1из 4

Articulao

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O ombro possui 5 importantes articulaes. Por exemplo: a cavidade glenide da escpula com a cabea do mero forma uma articulao do tipo enartrose/esferoide.

Nota: Para outros significados, veja Articulao (desambiguao). As articulaes so conexes habituais existentes entre dois ou mais ossos, nos vertebrados, ou entre os artculos dos apndices dos invertebrados. Nos vertebrados superiores, as articulaes mveis esto revestidas de cartilagem e incluem bolsas de fluido lubrificante. Podem ser sinoviais, fibrosasou cartilagneas.
ndice
[esconder]

1 Classificaes

o o o

1.1 Fibrosas ou sinartroses 1.2 Cartilaginosas ou anfiatroses 1.3 Sinoviais ou diartroses

1.3.1 Tipos de diartroses 1.3.2 Discordantes apresentam algo na articulao para que os ossos concordem

2 Terminologia associada 3 Referncias 4 Ligaes externas

Classificaes[editar]

Diartroses: 1-Triaxial ou anertrose; 2-Condilar ou elipside; 3-Selar; 4-Gnglimo; 5-Gnglimo atpica ou dobradia.

Fibrosas ou sinartroses[editar]
Articulao fibrosa ou sinatrose (do latim sin sem, artrose movimento) aquela que apresenta tecido fibroso interposto entre os ossos, podendo ser1 :

Sutura - com pequena quantidade de tecido fibroso, como as que existem entre os ossos do crnio.De acordo com a as superfcies de contato so subdivididas em:

Escamosa ou (limbosa)

Denteada Harmnica Esquindilese

Gonfoses articulaes fibrosas que ocorrem entre cavidades e salincias (ex. dentes e maxila, dentes e mandbula)

Sindesmoses articulaes fibrosas ligadas por fibras colgenas ou lminas de tecido fibroso membrana interssea (ex.rdio e ulna; tbia e fbula)

Cartilaginosas ou anfiatroses[editar]
So as que apresentam cartilagem entre os ossos1 :

Sincondroses Ossos que possuem uma fina camada de cartilagem hialina ligando dois ossos. Muitas se alteram durante o desenvolvimento e podem desaparecer conforme os ossos se ossificam. Assim podem ser temporrias (como algumas do crnio) ou permanentes como as do corpo do esterno.

Snfises ou anfiartroses existe uma fibrocartilagem espessa interposta; Sequncia: ossocartilagem-disco-cartilagem-osso. Exemplos: Disco intervertebral e snfise pbica).

Sinoviais ou diartroses[editar]
Classificao de acordo com os eixos de movimento, e exemplos 1 :

Uniaxial (1 eixo, 2 movimentos):

Trocleartroses, gnglimo ou articulao em dobradia (permite extenso e flexo): falanges, cotovelo.

Trocoide ou piv (permite movimento de rotao, onde um osso desliza sobre outro fixo):articulaes rdio-ulnar e atlanto-axial.

Artrdia ou plana (deslizamento para Josean frente e para trs): articulaes dos ossos carpais e tarsais, articulao da mandbula.

Biaxial (2 eixos, 4 movimentos):

Condilar ou elipsoide (extremidade cncava em contato com outra convexa, limitando o movimento): articulaes atlanto-occiptal e entre o punho e o carpo.

Selar ou encaixe recproco (relacionamento de extremidades de igual curvatura, permitindo a circundao): articulao carpo-metacarpal do polegar.

Triaxial, esferoide ou enartrose (3 eixos, 6 movimentos): articulao do quadril. Poliaxial (triaxial com maior mobilidade): articulao do ombro.

Tipos de diartroses[editar]

Entre as falanges dos dedos, as articulaes so trocleares, ou seja, similar a uma dobradia. J entre o metacarpo e a primeira falange do tipo condilar, permitindo mais diversidade de movimentos.

Enartroses ou esferoides superfcies esfricas (ex: mero e escpula) Trocartroses ou trocoides superfcies cilndricas (ex: rdio e ulna) Trocleartroses ou gnglimos forma de dobradia (ex: mero e ulna) Condilartroses ou elipse superfcies elpticas (ex: mero e rdio) Efipiartroses ou sela de montar encaixe recproco entre os ossos (ex: falange do polegar e primeiro metacarpo)

Artrodias, deslizamento, planas ou irregulares superfcies planas (ex: todas entre os carpos)

Discordantes apresentam algo na articulao para que os ossos concordem[editar]

Meniscartroses apresentam uma fibrocartilagem que aumenta a superfcie articular e a torna mais cncava (ex. joelho)

Heteroartroses Exemplo entre o atlas e o xis.

Terminologia associada[editar]

Cartilagem articular so formadas por [[cartilagem hialina e representam a poro do osso que no foi completamente ossificada.

Membrana sinovial a mais interna das camadas da cpsula articular, encarregada da produo do lquido sinovial.

As articulaes fibrosas so articulaes estabelecidas por meio de uma camada intermediria de tecido conjuntivo fibroso, que fixa os ossos. So divididas em quatro grupos: as sindesmoses, que possuem grande quantidade de tecido continuos que pode formar um ligamento intersseo ou membrana interssea - impedindo, portanto, o movimento. Como exemplos temos as articulaes tbio-fibular inferior e a articulao sacro-ilaca posterior. as suturas, que tm menos tecido conjuntivo do que as sindesmoses, e so encontradas exclusivamente nas articulaes dos ossos do crnio. De acordo com a forma da superfcie ssea articulante, podem ser divididas em: plana; serrtil - exemplo: sutura entre os ossos parietais direito e esquerdo; escamosa.

as esquideleses so articulaes que se verificam entre uma superfcie em forma de crista de um osso (por exemplo, do corpor do esfenide, que se aloja em uma superfcie em forma de fenda de outro osso (fenda entre asas do vmer, na semelhana do encaixe de um cavaleiro em cima do cavalo.

as gonfoses so articulaes nas quais um processo cnico est inserido numa cavidade, semelhana de um prego inserido na madeira, por exemplo. Como exemplo de gonfose temos osdentes inseridos nos Alvolos dentrios.

As articulaes cartilagneas so articulaes que apresentam um disco de cartilagem, que fixa dois ou mais ossos, permitindo poucos e limitados movimentos. Podem ser divididas em: Sincondrose, na qual a articulao possui cartilagem hialina. Como exemplos temos as articulaes condro-costais; Snfise, na qual as superfcies sseas so cobertas por uma fina camada de cartilagem hialina, e se articulam por intermdio de uma fibrocartilagem espessa. Exemplo: snfises intervertebrais, ou a snfise pbica.

Вам также может понравиться