Вы находитесь на странице: 1из 2

EFSIOS O PERIGO DO FRACASSO Apocalipse 2.

1-7 Introduo: Voc j passou pela experincia de fazer tudo certo, mas na hora H sair tudo errado? o caso do vendedor que faz tudo certo, mas na hora de fechar o negcio ele no tem a melhor condio para o cliente - ento, ele perde a venda. Ou do jogador que faz tudo certo, mas na cara do gol ele chuta para fora - ele perde o gol. E do apaixonado que faz tudo certo, mas na hora do beijo ele d aquele fora - ele perde a garota. Como frustrante fazer tudo certo, mas na hora H dar tudo errado! A advertncia de Deus Igreja de feso ensina que podemos fazer tudo certo, mas se nos esquecermos do essencial, no final dar tudo errado. Contextualizao: O Proclamador da mensagem ( Ao anjo da igreja) 1. O chamado a fidelidade (Ao). Dizer o que ele mandou 2. O chamado para Responsabilidade (Anjo) Fala com autoridade 3. O Chamado para edificar (da Igreja). O alvo da mensagem O Receptor da mensagem (A igreja de Efsio) Sabemos algumas coisas sobre a histria da igreja em feso de outros livros do Novo Testamento. 1. No final de sua segunda viagem, Paulo deixou qila e Priscila em feso, onde corrigiram o entendimento incompleto de Apolo sobre o caminho do Senhor (Atos 18:18-26). 2. Na terceira viagem, Paulo voltou para feso, onde pregou a palavra de Deus por trs anos (Atos 19:1-41; 20:31). Na volta da mesma viagem, passou em Mileto e encontrou-se com os presbteros de feso (Atos 20:17-38). 3. Durante os anos na priso, Paulo escreveu a epstola aos efsios. Tambm deixou Timteo em feso para edificar os irmos (1 Timteo 1:3). O Remetente da mensagem Estas so as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mo direita e anda entre os sete candelabros de ouro" 1. Jesus governa (as palavras) 2. Jesus domina (daquele que tem) 3. Jesus Sustenta (em sua mo direita) 4. Jesus Age (Anda) 5. Jesus presente (Entre)

Proposio : O verbo conhecer (Gr.: oida) carrega a ideia de ter notado ou de ter percebido. O Senhor Jesus notou, percebeu, reconheceu as obras fieis da igreja de feso. Ento, que obras eram essas que Jesus diz ter notado, e o que elas nos ensinam como igreja? 1. Engajados na tarefa: Ap 2.2 Conheo as suas obras, o seu trabalho rduo e a sua perseverana. A tarefa na qual eles se engajavam descrita em trs expresses: 1. Obras (Gr.: erga) - vida como um todo, conduta, testemunho. 2. Trabalho rduo (Gr.: kopos) - labuta, fadiga, exausto. 3. Perseverana (Gr.: hupomon) - resistncia, persistncia, pacincia. 2. Empenhados no testemunho: Alm de engajamento na tarefa (na conduta crist), os efsios estavam empenhados no testemunho. Eles prezavam pelo testemunho da verdade: Ap 2.2 Sei que voc no pode tolerar homens maus, que ps prova os que dizem ser apstolos mas no so, e descobriu que eles eram impostores. Eles no toleravam os falsos profetas (homens maus) e provavam todos os ensinos daqueles que se diziam apstolos. Eles no sossegavam at descobrir se a verdade era o que de fato estava sendo ensinada. Ap 2.6 - Mas h uma coisa a seu favor: voc odeia as prticas dos nicolatas, como eu tambm as odeio. Irineu, um dos Pais da Igreja, dizia que os nicolatas eram seguidores de Nicolau de Antioquia, um dos 7 diconos eleitos em Atos 6.5, e que logo depois se apostatou da f. Nicolau afirmava que sua misso era dar uma verso moderna ao cristianismo. Com sua lbia e carisma, ele dizia que o crente poderia viver como o pago vivia, no precisava haver diferena de vida. Bastava crer e pronto. Ele se apoiava em trs princpios: (1) a Lei no tem mais vigor; (2) a graa de Deus pode perdoar qualquer um a qualquer hora; (3) o corpo ruim, bom somente o esprito.

3. Esforados no teste: Alm do 1 engajamento com a tarefa de se ter boa conduta crist e do 2 empenho com o testemunho da verdade, 3 os efsios eram esforados no teste. Ap 2.3 Voc tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e no tem desfalecido. Eles perseveravam suportando a dura prova de lealdade ao evangelho. Eles no cediam s presses constantes dos falsos mestres, falsos profetas e falsos apstolos. Eles no se entregavam perseguio dos pagos. No eram seduzidos pela cidade. O Fracasso de Efsios O que eles haviam perdido? Ap 2.4 Contra voc, porm, tenho isto: voc abandonou o seu primeiro amor. A igreja de feso tinha perdido o amor por Deus e pelo prximo. Eles haviam abandonado o mandamento do Senhor: seu corao, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. 38 Este o primeiro e maior mandamento. 39 E o segundo semelhante a ele: Ame o seu prximo como a si mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.Mt 22.37-40 - 37 Respondeu Jesus: Ame o Senhor, o seu Deus de todo o 1. A igreja de feso se empenhava com vigor, mas sem amor. 2. Eles resistiam com coragem, mas sem amor. 3. Examinavam com discernimento a Bblia, mas sem amor. Por que a falta de amor to ruim assim? Sem amor, a obra da igreja morta. Sem amor, tudo o que fazemos perde o valor. Sem amor ns nos embrutecemos. Sem amor ns servimos a ns mesmos. Seguimos nossos instintos e ideologias e em vez de abenoar e edificar, ns incomodamos e destrumos. preciso sim de obras fieis, mas sem amor no adianta nada. Como na sua casa? Como na sua vida? Voc faz tudo, mas no ama? De nada valer! Voc sabe tudo e fala tudo, mas no ama? S incomodar! Voc se sacrifica ao mximo, mas no ama? S impressionar! Mas, como voltar a amar? Como amar segundo Deus requer?

Ap 2.5 - Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princpio. 1. Lembre-se de onde caiu. Presente, ativo, imperativo: uma ordem para se manter a mente trabalhando ativamente para descobrir. 2. Arrependa-se. Primeiro aoristo, ativo, imperativo: um apelo urgente para mudana instantnea. 3. Pratique as obras que praticava no princpio. Primeiro aoristo, ativo, imperativo: uma ordem para que se faa logo, faa de uma vez o que voc tem de fazer. Amar no fcil, Amar difcil , Amar requer f. No vou voltar. Presta ateno, Deus esta falando srio: Advertncia Se no se arrepender, virei a voc e tirarei o seu candelabro do lugar dele. A igreja de feso deixou de existir. A cidade de feso deixou tambm de existir. Hoje, s existem runas e uma lembrana de uma igreja que perdeu o tempo da sua visitao. Juizo certo Recompensa rvore da Vida fala de vida eterna. Aqueles que se lembram de onde caram, arrependem-se, e praticam as obras de amor sero recompensados com a vida eterna. No fracasse como feso fracassou. Ame. Ame a Deus e o prximo. Volte ao primeiro amor. 1. Ora por pessoas que querem se previnir e no querem esquecer o amor a Deus. 2. Orar por pessoas que j perderam o primeiro amor. 3. Orar por pessoas que agora querem se arrepender de seus pecados e viver amando ao Senhor.

Вам также может понравиться