Вы находитесь на странице: 1из 1

FORMAO CVICA 9 ANO

QUE SEI SOBRE SIDA?


V V F F ? ?

Responde marcando a tua resposta verdadeira (V), falsa (F) ou no sei (?) com uma X. 1. A maior parte das pessoas seropositivas tem um aspecto saudvel. 2. Quando se est infectado com o VIH (vrus imunodeficincia humana) para o resto da vida. 3. Uma pessoa que tem um teste VIH positivo tem SIDA. V V F F ? ?

COMEMORAO COMEMORAO

DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA 1 de Dezembro


PALAVRAS CRUZADAS
1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

4. Pode-se contrair o VIH ao utilizar a sanita anteriormente usada por uma pessoa seropositiva. 5. Pode-se contrair o VIH atravs da picada de mosquitos. 6. Pode-se contrair o VIH atravs de relaes sexuais com uma pessoa infectada. 7. Se uma mulher seropositiva estiver grvida, pode transmitir o VIH ao seu beb. 8. Pode-se contrair SIDA atravs de comida e talheres. 9. Pode-se contrair o VIH ao doar sangue. 10. As pessoas casadas tambm se podem infectar com o VIH. 11. Uma pessoa pode infectar-se como VIH se partilhar material de injeco com uma pessoa seropositiva. 12. um risco abraar uma pessoa com SIDA. 13. As pessoas infectadas com o VIH podem infectar outras atravs do seu sangue. 14. No h maneira de nos protegermos contra o VIH/SIDA. 15. Existe uma vacina que nos protege do VIH/SIDA.

V V

F F

? ?

V V V V

F F F F

? ? ? ?

V V

F F

? ?

V V V

F F F

? ? ?

HORIZONTAIS: 1. Vrus da imunodeficincia humana. 2. Relativo ao sexo. 4. O contrrio de sade. 5. Um dos meios de que dispomos para nos defendermos de certas doenas mas que ainda no foi descoberto para a SIDA (plural. 7. Um gesto de amor que no envolve risco de transmisso do VIH. 9. Sigla relativa s doenas que se transmitem por via sexual. 10. Sndrome de imunodeficincia adquirida. 11. O nosso bem mais precioso. 14. Um gesto de amizade que no transmite o VIH. 17. Uma das doenas que pode aparecer na fase final da infeco pelo VIH; glndula sexual feminina produtora de vulos.

16. As pessoas com SIDA necessitam de estar sempre no hospital e no em casa. 17. O preservativo, usado correctamente, previne a infeco pelo VIH e outras infeces sexualmente transmissveis. 18. O preservativo deve ser colocado desde o incio da relao sexual. 19. Uma pessoa infectada com o VIH/SIDA no pode ir escola nem trabalhar. 20. A SIDA tem cura.

V V

F F

? ?

V V V V

F F F F

? ? ? ?

VERTICAIS: 1. Conjunto de sinais ou sintomas. 2. Resulta do desenvolvimento do ovo. 3. Lquido orgnico que contm espermatozides. 4. rgo do aparelho sexual masculino produtor de espermatozides. 6. Por enquanto no possvel para a SIDA; expulso de esperma pelo pnis. 8. Rigidez do pnis causada por excitao sexual. 10. rgo externo do aparelho sexual masculino; diz-se do sexo com proteco. 13. Pessoa que sente atraco sexual por outras do mesmo sexo; cpula entre macho e fmea.

21. A tosse ou espirro podem ser meios de transmisso do VIH. 22. Um preservativo pode ser usado mais que uma vez. 23. As relaes sexuais entre dois homens podem transmitir o VIH, se um deles estiver infectado. 24. O uso da plula protege a mulher de ser infectada com o VIH.

Вам также может понравиться