Вы находитесь на странице: 1из 4

Roteiro para a Elaborao do Relatrio de leitura do livro Cidadania no Brasil, o longo caminho

Nome: Talita Gemano N 31 2mc Obra: Cidadania do Brasil o longo caminho Localizao: CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil. O

longo Caminho. 13 Ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2010, 240 p.


Caractersticas:
O livro, Cidadania no Brasil- O Longo Caminho, escrito pelo professor Jos Murilo de Carvalho, trata da trajetria da construo da cidadania no Brasil a partir de sua indepe ndncia, em 1822. Segundo o autor, tornou-se costume desdobrar a cidadania em direitos civis, polticos e sociais , neste ordem. Esta distino foi proposta inicialmente por T.A .Marshall. Os direitos civis garantem a vida em sociedade, os direitos polticos garantem a participao no governo da sociedade e os direitos sociais garantem a participao na riqueza coletiva da sociedade. Segundo Marshall, esta seqncia no apenas cronolgica, mas tambm lgica .

Da proposta da obra:
No livro Cidadania no Brasil: um longo caminho, Jos Murilo de Carvalho vai dissertar sobre a formao da cidadania no Brasil. A partir de 1985 com a abertura poltica e a construo da democracia a questo da cidadania fica em voga. sendo a Constituio de 1988 considerada a Constituio Cidad. Com o tempo os mecanismos e agentes do sistema democrtico se desgastam e perdem confiana dos cidados. Por isso importante refletir sobre a evoluo histrica da cidadania e seu significado. A

cidadania assim desdobrada em direitos civis, polticos e sociais, o cidado pleno o que obtm os trs direitos. O autor cita Marshall para falar sobre a distino das vrias dimenses da
cidadania. Marshall desenvolveu a distino entre as vrias dimenses da cidadania, dando exemplo do modelo ingls da construo da cidadania. Na seqncia de direitos h uma exceo que a

educao, esta considerada a base da construo da cidadania, pois ela permite o conhecimento dos direitos. Uma populao no-educada um dos principais obstculos para a construo da cidadania civil e poltica. A formao da cidadania explicitada por Marshall s um modelo, pois os caminhos so distintos em cada pas.O autor faz uma anlise do desenvolvimento da formao da cidadania de maneira evolutiva, desde o perodo colonial at o final do sculo XX.

Questes: 1D as caractersticas gerais da proposta da obra Cidadania no Brasil, o longo caminho: contexto histrico, autores citados, opinies discutidas e conceitos de Cidadania. O livro mostra todo um processo de evoluo, para a criao de um Estado para governar, ou seja, colocar ordem na sociedade. Vemos que desde o final da colnia at os nossos dias, ele foi mudando, e de acordo com as situaes que o poder poltico foi encontrando, ela foi esquecida e lembrada. Mesmo depois da Proclamao da Independncia, o pas no se tornou democrtico. Da o livro nos mostra como se deu a cidadania Britanica, com o fim de fazermos uma comparao, e criar conceitos sobre a criao da cidadania brasileira. O autor Jos Murilo, usa como definio de cidadania, o conceito de Marshall, que diz que a cidadania plana quando o cidado titular dos trs direitos, os civis, polticos e sociais.

2-

Quais so as marcas que a Cidadania deixou na sociedade mundial e, especificamente, no Brasil. A nossa cidadania sofreu, e sofre progressos. Mesmo com a dita democracia poltica, problemas com pobreza e desigualdade continuaram sem soluo, e isso em escala global, nunca ocorreu uma democracia plena. Para Jos Murilo, no Brasil a lgica evolutiva social foi invertida. Segundo Marshall, a ordem seria direitos civis, polticos e depois os sociais. No Brasil primeiro vieram os direitos sociais, implantados em perodo de supresso de direitos polticos e de reduo de direitos civis por meio da ditadura, isso talvez tenha motivado alguns a lutar pelos seu direitos, e pela democracia. Depois veiam os direitos polticos, com o voto. E por fim, os direitos civis, que continuam at hoje inacessveis a maioria da populao. Assim como a prpria cidadania sofreu mudanas, seu conceito tambm, e com isso vemos evidente os problemas sciais que o Brasil enfrenta.

3-

Caracterize a formao da sociedade brasileira a partir do conceito de Cidadania. Diante de toda a histria da sociedade brasileira, vemos que esta se formou reprimida de seus direitos, e varias vezes foi manipulada e influenciada por seus governos e estado. Com a Independencia, e proclamao da Republica, houve uma necessidade de participao popular, e isto no ocorreu, e de certa forma estavam ignorantes aos acontecimentos. Na primeira Republica, a cidadania era como uma mascara, pois os cidados que exerciam influencia poltica era somente a alta classe social. Com a era Vargas, e a ditadura, a cidadania era inexistente, pois o governo era a voz suprema, e os direitos da populao eram reprimidos completamente, exceto os da alta classe. Esse fato, levou muitos cidados a revolta, e os motivaram a lutar por seus direitos, correr atrs de sua cidadania, e participar nas escolhas do pas. Com a retirada de Collor, o povo se sentiu mais confiante sobre seus direitos, e da a democracia tende a crescer, embora no pelan, de acordo com os 3 direitos, polticos, scias e civis.

4-

Aps ler a obra reflita: Uma cidadania plena, que combine liberdade, participao e igualdade para todos, um ideal desenvolvido no Ocidente e talvez inatingvel. Mas ele tem servido de parmetro para o julgamento da qualidade da cidadania em cada pas e em cada momento histrico(em Cidadania no Brasil, o longo caminho Jos Murilo de Carvalho) De acordo com a sua leitura da obra de Jos M. de Carvalho, e, refletindo sobre o trecho acima (p. 9), faa um breve comentrio, traando um paralelo entre Brasil e Estados Unidos, sobre o tema Cidadania. Para a busca da cidadania que tanto desejamos, necessrio termos um modelo. Embora no exista uma cidadania plena, e talvez seja impossvel alacana-la, te-la como parmetro nos ajuda a avaliar o grau de democratizao de nosso pas. Todo cidado sonha com uma democracia e cidadania plena, com a liberdade de expresso, e seus direitos esto sendo conquistados com o passar do tempo, porm muitos paream inatingveis por

haver muita desigualdade social. Saber, ter uma conscincia do que uma democracia, nos ajuda a ter a ideia e viso para lutarmos por algo com

metas concretas e conscientes. Politicamente, temos como modelo os EUA. No entanto, os conceitos democrticos americanos no so plenos. Por ser uma grande potencia, os EUA acaba sendo um modelo para, no s o Brasil, mas para ao mundo. Na minha opinio, o EUA tem uma falsa cidadania, esta longe de ser uma cidadania plena. E justo pelo fato de um pas precisar de um modelo, muitos acaba, se influenciando por essa mascara americana. Aumentando o caminho para a cidadania plena.
5Podemos observar na leitura do livro que o autor faz meno poca da escravido, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, os escravos sempre lutaram pela liberdade, e, por conseguinte pelos seus direitos civis e polticos. Explique, com as suas palavras, como se deu a escravido em ambos os pases e o respectivo desfecho desse fato histrico.

Com a colonizao brasileira, e a necessidade de mao de obra, os portugueses comearam a trazer africanos para o Brasil. Ao chegarem, era roubados todos os seus direitos bsicos, direitos de um ser humano, como a sua cultura e seus hbitos. Trabalhavam, sem direito a nem uma recompensa por isso. Eles so exemplos de lutadores de direitos. Eles sabiam que sua incluso no sociedade no seria fcil. Mas ele foram fortes, e lutaram dando sua vida, pensando talvez no em si mesmo, mas nos muitos outros que estavam por vir. Mesmo depois da abolio da escravido, a luta continuou. Pois embora no papel eles fosses cidados, socialmente no eram considerados assim. E at hoje, o preconceito existe, e a luta tambm. A escravizao nos EUA se deu pelos modelos portugueses e ingleses, mesmo sendo proibido o contrabando de escravos continuou a ser praticado e isso gerou muitas revoltas populares e formao de grupos que defendiam o fim do escravismo por total, isso ocorreu durante o Golpe de Estado o que gerou milhares de mortes, por fim os negros se tornaram uma sociedade parte no pas, a qual no tinham os mesmos direitos de cidados de origem americana. At hoje, as duas raas so divididas no pais, existe bairro de branco, e bairro de negro. E o preconceito grande, at no modo de julgar as atitudes das pessoas.

6-

Contribuies da obra: (contedo, mtodo, anlise) e crticas obra. (10 linhas) O autor mostra a desigualdade ( em todos os sentidos), como sendo um fator considervel, que impede a implementao da democracia plena. Isso atrasa a consolidao da cidadania. A separao, a classificao so facilmente identificvel no nosso pas. E esta como uma barreira para o progresso e desenvolvimento da cidadania brasileira. E de forma simples, mas essencial, Carvalho nos mostra isso. Mostra um conceito relevante sobre a nossa cidadania, e toda a historia dela.

Вам также может понравиться