Вы находитесь на странице: 1из 11

Relato do IV Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo Congonhas, MG Maio 2013

A insero do Caminho do Comrcio no universo das Estradas Reais


Marcos Paulo de Souza Miranda, Promotor de Justia de Defesa do Patrimnio Cultural de Minas Gerais, scio do Instituto Histrico e Geogrfico de Minas Gerais, membro do Colgio Brasileiro de Genealogia.

Com o subttulo Reflexes sobre uma Rota pouco Conhecida, Marcos Miranda explicou que Minas Gerais conta com uma ampla e especializada equipe de profissionais que se dedicam preservao do patrimnio cultural, sendo ele encarregado do suporte jurdico para a atividade. Por esta razo, tem tido contato com inmeras iniciativas a respeito dos destinos dos caminhos reais em Minas. Aliado a isto, declarou ter tido sempre uma especial ateno pela Histria. Para ele, a visita a Congonhas teve dupla finalidade porque, antes da participao neste Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo, esteve em reunio com diversos setores tratando do monitoramento da qualidade do ar local e da preservao de resqucios arqueolgicos, tendo observado que os valores culturais de Congonhas so muito maiores do que o conhecimento existente a respeito. Por esta razo, manifestou grande satisfao com a Carta Arqueolgica de Congonhas que est sendo preparada e que representar a primeira iniciativa desta natureza no estado de Minas Gerais. Natural de Andrelndia, o orador declarou que desde a infncia acostumou-se a visitar stios arqueolgicos e que da decorre o interesse pelo Caminho do Comrcio que cortava sua regio, sendo parte integrante da rede denominada Estrada Real. Ressaltou que o impedimento para a abertura de novas rotas pelo interior de Minas Gerais, estabelecido pelo Alvar Rgio de 21 de outubro de 1733, foi agravado pelo Bando de Aditamento ao Regimento de Minerar, de 1736, que estabeleceu as denominadas reas Proibidas nas reas onde inexistiam registros e vigilncia de patrulhas. Tratando especificamente das antigas parquias localizadas entre Aiuruoca e Lima Duarte, esclareceu que ali vigorava, mais do que uma barreira geogrfica, uma barreira jurdica impedindo abertura de caminhos. Apesar disso, foi necessrio novo instrumento jurdico, representado por ordem de 9 de abril de 1745, proibindo a passagem por ali de uma estrada aberta por Antnio Gonalves de Carvalho e seus scios, moradores nas Minas de Aiuruoca, com destino a Rezende, no Rio de Janeiro, sendo os contraventores punidos, na forma do Alvar de 21 de outubro de 1733 sobre a abertura de estradas.

Relato do IV Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo Congonhas, MG Maio 2013

Apresentando o mapa acima, de 1808, Marcos Miranda informou que seu autor foi Incio de Souza Werneck, sertanista, residente na regio onde hoje se localiza o municpio de Valena. Nesta obra observa-se claramente a indicao de um certo entre Rios impedido na margem esquerda do Rio Preto. Na poca de produo deste mapa, em virtude da vinda da Famlia Real foram estabelecidos alguns novos organismos judiciais que se destinavam a gerenciar os interesses pblicos no Brasil. Um destes organismos foi justamente a Real Junta do Comrcio, Agricultura, Fbricas e Navegao criada no Rio de Janeiro pelo alvar de 23 de agosto de 1808. Em consequncia, em 1813 foi determinada a abertura do Caminho do Comrcio ligando aquela poro da zona da mata ao Rio de Janeiro. Foi destacado que, segundo o alvar de criao, a Real Junta do Comrcio deveria entender das matrias de sua competncia, ou seja, o comrcio, a agricultura, as fbricas e a navegao, tratando do estmulo s fbricas, aos inventores e introdutores de mquinas, por meio de prmios, privilgios e isenes; concesso de provises de fbricas, matrculas de comerciantes; administrao de bens de falecidos; falncias comerciais; consulados comerciais; navegao; administrao de pesca de baleias; faris; estradas, pontes e canais; importao e exportao; aulas de comrcio; companhia de seguros, alm da soluo de contenciosos entre comerciantes. Surgiu, ento, o Caminho do Comrcio, aberto em funo de uma determinao daquele organismo. Marcos Miranda selecionou um trecho da obra Tropas da Moderao, de Alcir Lenharo, cuja concluso que Este caminho funcionava em bases precrias para ligar as reas abastecedoras do ocidente mineiro ao mercado carioca. At 1813, era usado apenas como atalho por viajantes a p, uma vez menos longo que o de Vila Rica. Foi sendo aberto a partir da iniciativa particular da populao do interior, que no podia contar com a abertura de estradas, em vista das restries impostas pelas leis coloniais.

Relato do IV Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo Congonhas, MG Maio 2013 Em seguida o pblico ficou sabendo que a rota do Caminho do Comrcio iniciava-se em Nossa Senhora da Piedade do Iguau, cortava a atual Reserva Biolgica Federal do Tingu e, subindo as serras, passava pelo porto de Ub (atual Andrade Pinto, distrito de Vassouras), seguia em direo a Valena e depois passava pelos antigos arraiais mineiros de Rio Preto, Bom Jardim, Turvo (atual Andrelndia), Madre de Deus de Minas, passava pelo distrito de Arcanjo que era So Miguel do Cajuru, chegava ao Rio das Mortes, que o distrito onde nasceu Nh Chica e, finalmente, chegava Vila de So Joo del-Rei.

Foram projetadas algumas imagens do percurso, como se v a seguir.

Torre sineira da Capela de Nossa Senhora da Piedade do Iguass, em Iguau Velho, Nova Iguau.

Relato do IV Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo Congonhas, MG Maio 2013

Estao Ecolgica do Tingu - Nova Iguau RJ

Valena RJ

Andrelndia

Relato do IV Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo Congonhas, MG Maio 2013

So Joo del-Rei

Estudando este caminho o palestrante se deparou com uma questo: qual motivo levou a Junta de Real Comrcio a determinar sua abertura? Em busca de respostas, chegou concluso de que a construo beneficiou, sobretudo, as principais fazendas do Baro de Ub, constitudas, poca, de um complexo de 14 sesmarias. Joo Rodrigues Pereira de Almeida - dono de propriedades rurais em Vassouras, Valena e em So Joo del-Rei, era ainda proprietrio de navios negreiros, imveis no Rio de Janeiro e Lisboa. O Baro de Ub foi um dos mais importantes membros da Junta do Comrcio, Diretor do Banco do Brasil, e o grande articulador da construo da estrada. Outro destaque da palestra foi o viajante estrangeiro Saint Hilaire, que cruzou aquelas paragens em 1819 e declarou: No caminho do Rio Preto encontrei poucas tropas de burros, mas em compensao vi um grande nmero de porcos e de bois. por esse caminho que transportado todo o gado destinado ao Rio de Janeiro e oriundo da parte ocidental da Provncia de Minas, onde a pecuria bastante desenvolvida Falando especificamente do Caminho do Comrcio, Saint Hilaire registrou: Por ocasio de minha viagem fazia seis anos que tinha sido inteiramente aberto ao pblico. Entretanto, como sua nica vantagem fosse economizar alguns dias de viagem e os condutores de tropas no mostrassem dispostos a enfrentar uma estrada que no lhes oferecia nenhuma comodidade, as autoridades resolveram conceder uma diminuio no preo da portagem paga por homens e animais que atravessam o Paraba no posto de registro do Caminho do Rio Preto. Dessa forma os bois, pelos quais paga uma pataca no registro do Paraibuna, na estrada de Vila Rica, so taxados em apenas meia pataca no do Paraba. Os burros de carga pagam 460 ris no primeiro e 80 no segundo. Para Marcos Miranda, esta diferena de taxas representa a primeira guerra fiscal de que se tem notcia e teve como cenrio aquele caminho. E quem era favorecido? Obviamente os grandes produtores da Comarca do Rio das Mortes.

Relato do IV Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo Congonhas, MG Maio 2013

A imagem acima foi escolhida para demonstrar que o Caminho do Comrcio era utilizado especialmente para a conduo de bois e porcos, no sendo habitualmente utilizado por tropas. Para reflexo sobre a dificuldade de se conduzirem tais animais de So Joo del Rei at o Rio de Janeiro, foram apresentadas as duas imagens seguintes.

Transporte por veculo.

Relato do IV Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo Congonhas, MG Maio 2013

Seria possvel conduz-los livremente?

Caminho de Transporte de gado em Santa Catarina

Em alguns pontos como no caminho da fotografia acima, foram construdos muros de pedra nas laterais dos caminhos. Mas tendo percorrido centenas de quilmetros do Caminho do Comrcio, fotografando e coletando coordenadas geogrficas, o palestrante observou que provavelmente por no existirem pedras em quantidade, foram abertos valos nas laterais como se identifica na fotografia a seguir e que remete a imagens semelhantes encontradas em vrios pontos da rota do Caminho do Comrcio.

Relato do IV Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo Congonhas, MG Maio 2013

O destaque seguinte foi para a fala do Desembargador Paulo Fernandes Viana em 1821: Tive o gosto de ver Sua Magestade por este meio viajar de carruagem por Maric, Nuan, So Gonalo, Engenho Novo, Tambi e depois de fazer a picada com que de Iguassu pudesse Sua Magestade ir em sege at o Rio Preto a entrar na Comarca de So Joo de El Rei, provncia de Minas Gerais, ajustei essa estrada com todas as pontes precisas e cobertas por 48 contos de reis a pagamentos de 8 contos de 6 em 6 mezes, para facilitar deste modo em carros a conduo dos frutos daquella provncia para esta, e do interior de todas as fazendas, estabelecendo assim um manancial de riquezas para esta Crte... Marcos Miranda ressaltou que Paulo Fernandes Viana era vizinho de propriedade do Baro de Ub, sendo proprietrio de oito sesmarias.

Imagem representativa do meio de transporte ento denominado sege, esquerda.

Outra informao importante, colhida por Miranda, foi transformada no quadro seguinte.

Relato do IV Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo Congonhas, MG Maio 2013 Espcie Toucinho e carne salgada Gado Vacum Porcos Queijos Registro do Caminho Novo 69.445 @ 1.624 cabeas 1.367 cabeas 161.765 unidades Registro do Rio Preto 50.962 13.999 14.764 346.157

Exportaes mineiras em 1818/1819 segundo Von Eschwege.

Em seus estudos o palestrante verificou que, quando no tinha iseno de impostos, como era o caso do toucinho, da carne e do queijo, a diferena no era to grande. Para demonstrar o movimento no Caminho do Comrcio foi projetado o seguinte mapa do Registro daquele caminho.

Neste documento, de janeiro de 1840, o administrador do Registro de Rio Preto, Jos Deocleciano de Almeida, informa que passaram pela alfndega naquele ms: 2.970 cabeas de gado;

Relato do IV Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo Congonhas, MG Maio 2013 4.213 arrobas de toucinho; 1.031 cabeas de porcos; 27.727 queijos; 1.253 arrobas de caf; 9.500 varas de pano de algodo; 865 galinhas; 420 rapaduras; 12 couros de veado; e, 5 mantas. Em 1861, segundo os Anais do Parlamento Brasileiro, encontram-se informaes sobre desentendimentos, por conta de incentivos fiscais, ilustrado com o caso de um cidado que pagou duas vezes pela mesma mercadoria transportada.

Mapa das Recebedorias em 1866

Para finalizar a comunicao foi apresentada a arte seguinte, seguida das concluses.

Relato do IV Encontro de Pesquisadores do Caminho Novo Congonhas, MG Maio 2013 CONCLUSES O Caminho do Comrcio, conectado ao Caminho Novo, se insere, ao que nos parece, no contexto histrico de uma segunda gerao de estradas reais. Seu objetivo primordial era o de facilitar o abastecimento alimentar da Corte do Rio de Janeiro. O aprofundamento dos estudos sobre os reflexos de sua abertura e intensificao do uso pode aportar informaes de relevo a respeito de uma nova dinmica do funcionamento dos caminhos reais, quando o ouro e o diamante deixaram de ser o principal motor da economia colonial. Referncias Bibliogrficas Abreviada demonstrao dos trabalhos da Polcia em todo o tempo que a servio o Dezembargador do Passo Paulo Fernandes Viana. Revista do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. 1892, Tomo LV, parte 1, p. 376. Exportaes mineiras em 1818/1819, segundo Von Eschwege. Notcias e Reflexes Estatsticas da Provncia de Minas Gerais. Biblioteca Nacional RJ, SMHs, 5,4,5. LENHARO, Alcir. As tropas da moderao. O abastecimento da Corte na formao poltica do Brasil. So Paulo: Smbolo, 1979. MATOS, Raimundo Jos da Cunha. Corografia Histrica da Provncia de Minas Gerais (1837). 2 vol. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981. 2. Vol, p. 42 RODRIGUES, Andr Figueiredo. Os sertes proibidos da Mantiqueira: desbravamento, ocupao da terra e as observaes do governador dom Rodrigo Jos de Meneses. Revista Brasileira de Histria. vol.23 no.46 So Paulo 2003. SAINT-HILAIRE, Auguste de. Viagem s nascentes do rio So Francisco. Belo Horizonte: Itatiaia, 1975.

Вам также может понравиться