Вы находитесь на странице: 1из 36

Curso de Estatstica Bsica

UNIPLAN DF -2013

Prof Ricardo Camelo

Objetivo da Aula
Abordar conceitos bsicos. Captulo 2 do Livro Texto.

Estatstica
Estatstica um conjunto de mtodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenmenos coletivos.

Conceitos Fundamentais
OBJETIVO : Estatstica tem como objetivo o estudo dos fenmenos coletivos. Populao: conjunto de todos os itens (pessoas, coisas, objetos) que interessam ao estudo de um fenmeno coletivo segundo alguma caracterstica. Parmetro: caracterstica numrica estabelecida para toda uma populao. Amostra: qualquer subconjunto no vazio de uma populao. Estimador: caracterstica numrica estabelecida para uma amostra.

Exemplo (tirado do livro texto)


Fenmeno coletivo: eleio para governador no Estado de So Paulo, temos, dentre diversos elementos, os seguintes:
o conjunto de todos os eleitores habilitados no Estado de So Paulo. um grupo de 1000 eleitores selecionados em todo o Estado. proporo de votos do candidato A. a proporo de votos do candidato A obtida na amostra.

Exemplo (tirado do livro texto)


No fenmeno coletivo eleio para governador no Estado de So Paulo, a populao o conjunto de todos os eleitores habilitados no Estado de So Paulo. Um parmetro a proporo de votos do candidato A. Uma amostra , um grupo de 1000 eleitores selecionados em todo o Estado. Um estimador a proporo de votos do candidato A obtida na amostra.

Processos Estatsticos de Abordagem


Censo: uma avaliao direta de um parmetro, utilizando-se todos os componentes da populao. Estimao: uma avaliao indireta de um parmetro, com base em um estimador atravs do clculo de probabilidades.

Dados Estatsticos
Estatstica Descritiva: a parte da Estatstica que tem por objeto descrever os dados observados. Estatstica Indutiva: a parte da Estatstica que tem por objetivo obter e generalizar concluses para a populao a partir de uma amostra, atravs do clculo de probabilidade. O clculo de probabilidade que viabiliza a inferncia estatstica.

Estatstica Descritiva
Atribuies:
obteno dos dados estatsticos. organizao dos dados. reduo dos dados. representao dos dados. obteno de algumas informaes que auxiliam a descrio do fenmeno observado.

Dados Brutos e ROL


Dados Brutos: uma. sequncia de valores numri-cos no organizados, obtidos diretamente da observao de um fenmeno coletivo. Rol: uma sequncia ordenada dos Dados Brutos. Fazer os exerccios da pag 17.

Sries Estatsticas
Apresentao de dados estatsticos Distribuio de freqncia varivel discreta Distribuio de freqncia varivel contnua Construo da varivel discreta Construo da varivel contnua Distribuio das freqncias varivel discreta e contnua Representao grfica de sries estatsticas

Apresentao de Dados Estatsticos


Objetivo: modificar a forma de apresentao dos dados com a finalidade de facilitar o trabalho associado a eles. frequncia simples: o nmero de vezes que este elemento figura no conjunto de dados. varivel discreta: srie estatstica cuja representao tabular de um conjunto de valores em que colocamos na primeira coluna em ordem crescente apenas os valores distintos da srie e na segunda coluna colocamos os valores das frequncias simples correspondentes.

Distribuio de Frequncia Varivel Discreta


varivel discreta: srie estatstica cuja representao tabular de um conjunto de valores em que colocamos na primeira coluna em ordem crescente apenas os valores distintos da srie e na segunda coluna colocamos os valores das frequncias simples correspondentes.

Exemplo

xi representa os valores sob anlise. fi representa a frequncia simples.

Distribuio de Frequncia Varivel Contnua


varivel contnua: srie estatstica cuja representao tabular de um conjunto de valores organizados por faixas de valores colocados na primeira coluna em ordem crescente na segunda coluna colocamos os valores das frequncias simples da classe (nr de elementos maiores ou iguais ao valor inferior da faixa e menor que o valor superior) .

Exemplo

xi representa os valores sob anlise. fi representa a frequncia simples da classe.

Construo da Varivel Discreta


Processo:
observar quais so os elementos distintos da sequncia; orden-los; coloc-los na primeira coluna da tabela; computar a frequncia simples de cada elemento distinto; colocar a frequncia nasegunda coluna da tabela.

Exemplo
x: 0,2,0,1,1,0,0,0,3,2 1,0,1,2,0,1,3,2,2,0.

Construo da Varivel Contnua


Conceitos envolvidos:
AMPLITUDE TOTAL DE UMA SEQUNCIA: diferena entre o maior e o menor elemento de uma sequncia (expressa na mesma unidade dos dados.

INTERVALO DE CLASSE: qualquer subdiviso da amplitude total de uma srie estatstica. LIMITE DE CLASSE: representao do intervalo da classe.
o menor valor da classe chamado limite inferior da classe e ser indicado por I. p maior valor chamado limite superior da classe e ser Indicado por L. Exemplo, na Classe 2 |- 4, I = 2 e L = 4.

Construo da Varivel Contnua


AMPLITUDE DO INTERVALO DE CLASSE: diferena entre o limite superior e o limite inferior da classe.

NMERO DE CLASSES: depende muito da experincia do pesquisador e das questes que ele pretende responder com a varivel contnua.

Construo da Varivel Contnua


Critrios para estabelecer NMERO DE CLASSES:
CRITRIO DA RAIZ : para uma sequncia estatstica contm n elementos, indicamos por K onmero de classes a ser utilizado (toma-se o valor inteiro mais prximo):
A amplitude do intervalo de classe, designada por h :

Estudar o exemplo da pgina 24 e fazer exerccio da pag 26.

Distribuio de Frequncias Varivel Discreta


FREQUNCIA RELATIVA DE UM ELEMENTO DA SRIE f: diviso da frequncia simples deste elemento pelo nmero total de elementos da srie. FREQUNCIA ACUMULADA DE UM ELEMENTO DA SRIE Fi: soma da frequncia simples deste elementocom as frequncias simples dos elementos que o antecedem.

Distribuio de Frequncias Varivel Discreta


FREQUNCIA ACUMULADA RELATIVA DE UM ELEMENTO DA SRIE FRi: diviso da frequncia acumulada deste elemento, pelo nmero al de elementos da srie:

Exemplo de Distribuio de Frequncia (varivel discreta)

Distribuio de Frequncias Varivel Contnua


FREQUNCIA RELATIVA DE UMA CLASSE - f :
diviso da frequncia simples desta classe pelo nmero total de elementos da srie.

FREQUNCIA ACUMULADA DE UMA CLASSE Fj


soma da frequncia simples desta classe com as frequncias simples das classes anteriores.

Distribuio de Frequncias Varivel Contnua


FREQUNCIA ACUMULADA RELATIVA DE UMA CLASSE Fri:
diviso da frequncia acumulada desta classe pelo nmero total de elementos da srie:

Fazer Exerccios da pgina 35 (item 2.9)

Exemplo de Distribuio de Frequncia (varivel contnua)

Representao Grfica de Sries Estatsticas


Diversas possibilidades. Interesse do curso voltado para: Histograma, Polgono de frequncia e a curva polida de frequncia. Histograma para varivel discreta:
conjunto de hastes, representadas em um sistema de coordenadas cartesianas que tem por base os valores distintos da srie (xi) e por altura, valores proporcionais as frequncias simples correspondentes destes elementos (f).

Exemplos de representaes grficas

Representao Grfica de Sries Estatsticas


Histograma para varivel contnua:
conjunto de retngulos justapostos, representados em um sistema de coordenadas cartesianas, cujas bases so os intervalos de classe e cujas alturas so valores proporcionais as frequncias simples correspondentes.

Exemplos de representaes grficas

Representao Grfica de Sries Estatsticas


Polgono de frequncia, construo:
considerar o histograma da varvel contnua; Deixar um espao igual a um intervalo de classe no incio e no final da representao grfica ( considerar este espaamento inicial e final como sendo classes fictcias com frequncia zero); unir os pontos mdios das bases superiores destes retngulos.

Exemplo de Polgono de Frequncia

Representao Grfica de Sries Estatsticas


Curva polida de frequncia.
Transformao do polgono de frequncia em uma figura polida. Pode ser adotado em situaes em que h a necessidade de considerar um nmero maior de amostras com classes cujos intervalos de classe fossem diminuindo cada vez mais.

Exemplo de Curva polida de frequncia.

Fazer exerccios da pag 42, item 2.11.

Fim da Aula 1.
Recomenda-se a leitura do Livro Texto e a realizao dos exerccios. Bons Estudos!

Вам также может понравиться