Вы находитесь на странице: 1из 31

FACULDADES INTEGRADAS DE MINEIROS INSTITUTO DE CIENCIAS AGRRIAS ICA FACULDADE DE AGRONOMIA

AGRICULTURA ORGNICA

JUNHO / 2007

FACULDADES INTEGRADAS DE MINEIROS INSTITUTO DE CIENCIAS AGRRIAS ICA FACULDADE DE AGRONOMIA

AGRICULTURA ORGNICA
Laze Aparecida Ferreira Vilela Edivailson Jos de Arajo Gustavo Costa Vilela Jean Francesco de S. Rodrigues

JUNHO/2007

SUMRIO
Introduo 1. Agroecologia 1.1 Agricultura Orgnica 1.2 Agricultura Natural (AN) 1.3 Agricultura Sustentvel (AS) 1.4 Agricultura Biolgica (AB) 1.5 Permacultura ou Agricultura permanente 1.6 Agricultura Biodinmica (ABD) 1.7 Agricultura Atual ou Agricultura Convencional 2. Histrico 2.1 A Agricultura Orgnica no Mundo 2.2 A Agricultura Orgnica no Brasil 2.3 A Agricultura Orgnica em Gois 3. Certificao 3.1 Dificuldades da Certificao 4. Cenrio 4.1 Cenrio Atual 4.2 Cenrio Desejvel 5. Aes e estratgias 6. Fatores Limitantes 7. Fatores Facilitadores 8.Parcerias 8.1 PRONAF Agroecologia 8.2 AAO 8.3 FAO 8.4 IBD 8.5 BNDES 8.6 Fundao Mokiti Okada 8.7 ABD 8.8 EMBRAPA Agrobiologia 8.9 Outras Parcerias Concluso Referncias Bibliogrficas 4 6 7 8 8 8 8 9 9 11 11 11 12 14 15 17 17 19 21 24 25 26 26 26 27 27 28 28 28 28 29 30 31

INTRODUO
A utilizao intensiva de uma mecanizao inadequada, do uso indiscriminado de agrotxicos, corretivos e adubos qumicos solveis, somados ao monocultivo e a falta de prticas adequadas de combate eroso, conduziram a grande maioria dos solos das lavouras a um processo de degradao de suas capacidades produtivas. Para Neves et al (2000), a agricultura convencional sintomtica. Sempre repe o que falta ou combate o sintoma. E v cada fator de produo isoladamente, sem conseguir o domnio das inter-relaes existentes, nem das relaes causa-efeito. Tenta-se atingir padres ideais s que estes nunca se repetem. O modelo de agricultura convencional no preservou e, ao contrrio, por vezes reduziu a capacidade produtiva dos solos. Alm disso, esse sistema no foi adequado realidade cultural da maioria dos agricultores, os quais so vistos como mais um item de produo. Assim, no atual estgio mais fcil abandonar este modelo do que tentar corrigi-lo, promovendo-se uma transio gradual e segura do sistema convencional para um alternativo, como a Agricultura Orgnica, que possui nveis de conhecimento e conscincia mais elevados. A agricultura orgnica, nos ltimos anos, vem ganhando grande importncia no cenrio agrcola nacional e internacional, porm, no Brasil, ainda, representa cerca de 1% da produo. A produo orgnica est presente em todo o mundo e cresce rapidamente. Na Europa, existem 3,5 milhes de hectares em produo orgnica certificada. Na Alemanha, so 8.000 produtores orgnicos que ocupam cerca de 2% da rea total cultivada. Na Itlia, h 18.000 e na ustria outros 20.000, que representam quase 10% do total produzido pela agricultura. Na Amrica do Norte, aproximadamente 1,1 milhes de hectares esto em produo orgnica certificada, com 12.500 produtores somente nos Estados Unidos, o que permitiu, de 1992 a 1997, dobrar a rea dessa produo. Em 1999 a venda dos produtos orgnicos gerou US$ 6 bilhes em lucro. Na Califrnia, esses produtos constituem um dos segmentos da economia agrcola que mais cresce, com incremento anual nas vendas de 20 a 25%, nos ltimos seis anos (ALTIERI &NICHOLLS, 2007).

A agricultura orgnica refere-se a um sistema de produo cujo objetivo manter a produtividade agrcola, evitando ou reduzindo significativamente o uso de fertilizantes sintticos e pesticidas. A filosofia original que guiou este tipo de agricultura enfatizava o uso de recursos disponveis ou prximos da propriedade agrcola (MAZZOLENI & NOGUEIRA, 2006).

1. AGROECOLOGIA
A Agroecologia uma nova abordagem da agricultura que integra diversos aspectos agronmicos, ecolgicos e socioeconmicos, na avaliao dos efeitos das tcnicas agrcolas sobre a produo de alimentos e na sociedade como um todo. Agroecologia representa um conjunto de tcnicas e conceitos que surgiu em meados dos anos 90 e visa a produo de alimentos mais saudveis e naturais. Tem como princpio bsico o uso racional dos recursos naturais (AMBIENTE BRASIL, 2007). Na agroecologia a agricultura vista como um sistema vivo e complexo, inserida na natureza rica em diversidade, vrios tipos de plantas, animais, microorganismos, minerais e infinitas formas de relao entre estes e outros habitantes do planeta Terra. A Agroecologia tambm definida como a produo, cultivo de alimentos de forma natural, sem a utilizao de agrotxicos e adubos qumicos solveis e divide-se em seis ramos principais: Agricultura Orgnica; Agricultura Natural; Agricultura Sustentvel; Agricultura Biolgica; Permacultura; Agricultura Biodinmica. O modelo de agricultura utilizado atualmente, na maior parte dos sistemas de cultivo, bem diferente dos conceitos empregados na Agroecologia. Esse modelo chamado de Agricultura Atual ou Agricultura Convencional. Este sistema de cultivo, no entanto, est sendo deixado de lado gradativamente, principalmente nas reas de olericultura e fruticultura. De acordo com documentos publicados pela FAO, a Agroecologia, especialmente a Agricultura Orgnica, pode ser um dos poucos caminhos para se alcanar segurana alimentar. Esses diversos sistemas de cultivo sero melhor discutidos nos itens que se seguem.

1.1 AGRICULTURA ORGNICA


Agricultura orgnica o sistema de manejo sustentvel da unidade de produo com enfoque sistmico que privilegia a preservao ambiental, a agrobiodiversidade, os ciclos biolgicos e a qualidade de vida do homem. Dentre os princpios da agricultura orgnica podemos destacar o melhor aproveitamento dos recursos naturais renovveis, conservao dos recursos no renovveis, minimizao da dependncia de energias no renovveis, alm da no utilizao de fertilizantes de alta solubilidade, agrotxicos, antibiticos, hormnios, aditivos artificiais, organismos geneticamente modificados e radiaes ionizantes. A agricultura Orgnica ficou conhecida nos EUA como Agricultura Regenerativa ligada aos trabalhos de Robert Rodale, em 1983. De acordo com a Instruo Normativa 07 do Ministrio de Agricultura e do Abastecimento: Considera-se sistema orgnico de produo agropecuria e industrial, todo aquele em que se adotam tecnologias que otimizem o uso de recursos naturais e scio-econmicos, respeitando a integridade cultural e tendo por objetivo a auto-sustentao no tempo e no espao, a maximizao dos benefcios sociais, a minimizao da dependncia de energias no renovveis e a eliminao do emprego de agrotxicos e outros insumos artificiais txicos, organismos geneticamente modificados OGM / transgnicos, ou radiaes ionizantes em qualquer fase do processo de produo, armazenamento e de consumo, e entre os mesmos, privilegiando a preservao da sade ambiental e humana, assegurando a transparncia em todos os estgios da produo e transformao.

1.2 AGRICULTURA NATURAL (AN)


Considerada um dos pilares da religio messinica, a Agricultura Natural foi concebida em 1935 por Mokiti Okada, e tem como princpio o respeito s leis da natureza. As prticas agrcolas mais recomendadas so: rotao de culturas, uso de adubos verdes, compostagem e cobertura morta sobre o solo. Suas prticas esto baseadas em conceitos ecolgicos e trata de manter os sistemas de produo iguais aos encontrados na natureza. Essas prticas foram resultado do trabalho do Bilogo Masanobu Fujuosa na dcada de 50.

1.3 AGRICULTURA SUSTENTVEL (AS)


definida como agricultura ecologicamente vivel, economicamente rentvel e social e humanamente justa, cujos recursos para sua implantao e desenvolvimento so obtidos no prprio local e ambiente.

1.4 AGRICULTURA BIOLGICA (AB)


Surgiu na Frana, na dcada de 60, a partir dos trabalhos de Francis Dhaboussou e outros. Destaca-se pelo controle biolgico, do Manejo Integrado de pragas e doenas e pela Teoria da Trofobiose (efeito dos agroqumicos na resistncia das plantas).

1.5 PERMACULTURA OU CULTURA PERMANENTE


Pode ser definida como uma agricultura integrada com o ambiente, que envolve plantas semi-permanentes e permanentes, incluindo a atividade produtiva dos animais. Ela se diferencia das demais atividades produtivas porque no planejamento levam-se em conta os aspectos paisagsticos e energticos. uma sntese das prticas agrcolas tradicionais com idias inovadoras. Unindo o conhecimento secular s descobertas da cincia moderna,

proporciona o desenvolvimento integrado da propriedade rural de forma vivel e segura para o agricultor familiar.

1.6 AGRICULTURA BIODINMICA (ABD)


Esta agricultura o fruto da cincia espiritual antroposfica, fundada em 1924 por Rudolf Steiner. Embora fundamentada nos mesmos princpios e tcnicas da agricultura orgnica, a biodinmica apresenta peculiaridades, tais como: as questes espirituais ligadas antroposofia; o uso de preparados biodinmicos; os calendrios astrolgicos; os testes de cristalizao sensitiva e cromatografia de solos e de plantas; as marcas registradas universais Demeter e Biodyn (Paschoal, 1994); e o equilbrio e harmonia entre cinco elementos bsicos: terra, plantas, animais, influncias csmicas e o homem.

1.7 AGRICULTURA ATUAL OU AGRICULTURA CONVENCIONAL


Agricultura convencional A agricultura convencional descrita como o conjunto de tcnicas produtivas que surgiram em meados do sculo 19, conhecida como a 2 revoluo agrcola, que teve como suporte o lanamento dos fertilizantes qumicos por Liebig. Este sistema expandiu-se aps as grandes guerras, com o emprego de sementes manipuladas geneticamente para o aumento da produtividade, associado ao emprego de agroqumicos (agrotxicos e fertilizantes) e da maquinaria agrcola. O agricultor dependente por tecnologias/recursos/capital do setor industrial, que devido seu fluxo unidirecional leva degradao do ambiente e descapitalizao, criando uma situao insustentvel longo prazo. A tabela 1 pode auxiliar no melhor entendimento entre os extremos de Agricultura Orgnica e Agricultura Convencional.

Tabela 1. Principais diferenas entre Agricultura Orgnica e Convencional.

Agricultura Orgnica Aspectos Tecnolgicos Adapta-se s diferentes condies 1 regionais aproveitando ao mximo os recursos locais. Atua considerando o agrossistema como um todo procurando antever as 2 possveis conseqncias da adoo das tcnicas. O manejo do solo visa sua movimentao mnima, conservando a fauna e a flora. 3 As prticas adotadas visam

Agricultura convencional

Desconsideram-se as condies locais, impondo pacotes tecnolgicos.

Atua diretamente sobre os

indivduos

produtivos, visando somente o aumento de produo e da adoo das tcnicas. O manejo do solo visa sua produtividade. O manejo do solo desconsidera sua atividade orgnica e biolgica.

estimular a atividade biolgica do solo.

Aspectos Ecolgicos Grande 1 culturas. 2 3 Integra, sustenta e intensifica as interaes biolgicas. Associao da produo animal vegetal. Agrossistemas 4 formados por diversificao, onde Pouca diversificao, ou seja,

predomina policultura e/ou rotao de

predomnio da monocultura. Reduz biolgicas. Sistemas pouco estveis, com grandes possibilidades de desequilbrio. Formados potencial altamente ambientais. por indivduos que com alto de produtivo, necessitam s e simplifica as interaes

indivduos de potencial produtivo alto ou mdio e com relativa resistncia as variaes de condies ambientais

condies especiais para produzir e so suscetveis variaes

Aspectos Scio-Econmicos 1 2 Retorno econmico a mdio e longo prazo, com elevado objetivo social. Baixa relao capital/homem Alta eficincia energtica. Grande 3 parte da energia introduzida e produzida reciclada. 4 Alimentos de alto valor biolgico e sem resduos qumicos. Rpido retorno econmico, com o

objetivo social de classe. Alta relao capital/homem Baixa eficincia energtica. A maior parte da energia gasta no processo produtivo introduzida e, em grande parte dissipada. Alimentos de menor valor biolgico e com resduos qumicos.

2. HISTRICO 2.1 A AGRICULTURA ORGNICA NO MUNDO


Desde a segunda dcada do sculo XIX, j se sugeria o desenvolvimento de solues fundamentadas na melhor convivncia com os recursos naturais e no conhecimento cientfico disponvel. As bases da Agricultura Biodinmica se deram entre 1920 e 1940 com as Conferncias de Rudolf Steiner, na Alemanha e com a publicao de Um testamento agrcola do ingls Albert Howard, no qual se tratava dos princpios da Agricultura Orgnica. Somente a partir do momento em as crticas agricultura convencional se tornaram concretas que tomaram fora os movimentos reativos em vrios pases. As Conferncias da ONU sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, ocorridas em 1972, 1982 e 1992, constituram-se tambm numa fonte de denncia dos danos causados pela agricultura convencional e desta forma tornou-se o porta-voz mundial do assunto. A partir disso, pases como os EUA, onde essa agricultura chamada de Alternativa, reconheceram oficialmente os srios problemas causados pela agricultura convencional, e que havia mtodos alternativos para controle. Surgem mais movimentos, como a Agroecologia, e ampliao do mercado de produtos ecolgicos.

2.2

A AGRICULTURA ORGNICA NO BRASIL

A Agricultura Orgnica no Brasil surgiu inicialmente como uma alternativa social global do que como uma simples alternativa tcnica. No Brasil, a Agricultura Orgnica assumiu uma dimenso bastante estreita, pois se valoriza a Agricultura Orgnica com algo vinculado a Agricultura Familiar, e no algo que atende meramente aos interesses comerciais.

O pensamento agronmico voltou-se a Agricultura Orgnica aps o lanamento do livro Manejo ecolgico do solo de Ana Primavesi, o qual foi considerado um marco para o incio da Agricultura Orgnica no pas. Assim, a partir dos anos 80 e 90 houve crescimento exponencial das organizaes ligadas produo orgnica, alm do aumento do nmero de produtores e da qualidade, diversidade e quantidade de produo. No incio, era um comrcio restrito a poucas feiras dos prprios produtores, porm, a partir do sculo XX, esses produtos comearam a ganhar espao nos supermercados. Em conseqncia dessa expanso, o MAPA, com o intuito de regulamentar o mercado, lana em 1999 a Instruo Normativa 007, no qual regula a produo, tipificao, processamento, distribuio, identificao e certificao de produtos orgnicos no Brasil. De toda a produo brasileira de orgnicos, 85% exportada, sendo os 15% restantes distribudos pelo pas. O Brasil ocupa atualmente o trigsimo quarto lugar no ranking dos pases exportadores de produtos orgnicos. Nos ltimos anos o crescimento das vendas chegou a 50% ao ano. Estima-se que j esto sendo cultivados perto de 100 mil hectares em cerca de 4.500 unidades de produo orgnica. Aproximadamente 70% da produo brasileira encontram-se nos estados do Paran, So Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Esprito Santo. Atualmente, existem 19 certificadoras sediadas no Brasil, sendo que algumas j possuem reconhecimento internacional para os diferentes pases e blocos econmicos.

2.3 AGRICULTURA ORGNICA EM GOIS


Em Gois, a Associao para o Desenvolvimento da Agricultura Orgnica em Gois (ADAO), juntamente com Cmara Tcnica da Cadeia dos Orgnicos, Sebrae em Gois, Secretaria do Planejamento, Indstria e Comrcio, Agricultura, Secretaria de Cincia e Tecnologia (SECTEC-GO) e outras entidades executam promoes de feiras, algumas na Superintendncia Federal da Agricultura, como proposta de esclarecer para a sociedade em geral e, mais especificamente o consumidor urbano, sobre o que de fato um produto orgnico. A feira tem o objetivo de fazer divulgao sobre os benefcios

ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o seu consumo.

3. CERTIFICAO
A certificao um processo de fiscalizao e inspeo das propriedades agrcolas e processos de produo, para verificar se o produto est sendo cultivado ou processado de acordo com as normas de produo orgnicas ou biodinmicas. O foco da certificao , principalmente, a terra e o processo de produo. A certificao exige uma srie de cuidados, desde a desintoxicao do solo at o envolvimento com projetos sociais e de preservao do meio ambiente. Uma vez acreditada, a propriedade pode gerar vrios produtos certificados, que recebem o selo de qualidade da empresa certificadora, desde que observados requisitos de qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade e padro de vida dos trabalhadores. A certificao assegura ao produtor um diferencial de mercado para os seus produtos, e ao consumidor, a garantia da origem do produto, as boas prticas agrcolas e um alimento isento de contaminao qumica. Os agricultores desse tipo de sistema esto divididos basicamente em dois grupos: Pequenos produtores familiares, ligados a associaes e grupos de movimentos sociais, que representam 90% do total de agricultores; Grandes produtores empresariais (10%), ligados a empresas privadas. Os agricultores familiares so responsveis por cerca de 70% da produo orgnica brasileira e respondem por boa parte da renda gerada com esses produtos. Enquanto na regio Sul cresce o nmero de pequenas propriedades familiares que aderem ao sistema, no Sudeste a adeso prioritariamente de grandes propriedades. Os grandes produtores destacam-se na produo de frutas, sobretudo citros e frutas tropicais, cana-de-acar, caf e cereais orgnicos (soja e milho, basicamente) e pecuria orgnica em reas extensivas, com destaque para o Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Os pequenos produtores so os principais responsveis pelo abastecimento interno, produzindo hortalias, frutas e alimentos processados.

A certificao uma forma de assegurar ao consumidor que o produto comprado foi produzido dentro de um processo orgnico onde no se utilizaram agrotxicos, respeitando o ambiente e o homem, etc. O mercado brasileiro ainda no est muito exigente quanto a certificao, principalmente para produtos locais ou onde o prprio produtor pode acompanhar e realizar diretamente a venda. Entretanto, a certificao indispensvel quando se deseja vender para o mercado externo. O custo de certificao muito alto e tem significativa participao no preo do produto. Isto acontece porque necessrio que a instituio certificadora no tenha envolvimento com a empresa, seja idnea e tecnicamente capacitada para realizao da atividade de inspeo. Resumidamente, o processo de certificao ocorre da seguinte forma: celebra-se um contrato entre as partes, a entidade realiza tanto inspees programadas como eventuais, se necessrio realizam-se testes laboratoriais e, se a propriedade atender aos padres, emite-se um certificado e autoriza-se que o rtulo do produto exiba um selo da entidade, que garantir ao consumidor que o processo de produo obedeceu determinados padres.

3.1 DIFICULDADES DA CERTIFICAO


Contudo, para que este selo seja aceito nos mercados externos (Europa, Estados Unidos e Japo) preciso que a entidade certificadora esteja devidamente registrada junto Federao Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgnica - IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Moviments www.ifoam.org). O preo para registrar-se junto IFOAM muito alto, o que limita a abertura de certificadoras nacionais. Para o mercado nacional, existem algumas poucas entidades certificadoras que podem oferecer o servio por preo bem mais acessvel que as certificadoras internacionais. Atualmente, o Ministrio da Agricultura e do Abastecimento (www.agricultura.org.br) est regulamentando a formao e obrigaes das entidades certificadoras, bem como sua fiscalizao. A agroindstria de produtos orgnicos precisa adquirir produtos orgnicos certificados e passar por um programa de certificao prprio, onde sero avaliados os processos e produtos adotados.

Existe liberdade para que cada certificadora desenvolva suas prprias regras de certificao de forma a atender a seus objetivos especficos. O produtor que deseje receber a certificao, precisa adequar-se a estas regras. No ano seguinte, se o produtor desejar obter a certificao de uma entidade diferente, precisar adequar-se s exigncias da nova certificadora. Conclui-se assim, que dependendo da entidade certificadora, a certificao significa mais do que produo sem agrotxicos. De acordo com fontes cedidas pelo MAPA as informaes adicionais sobre entidades certificadoras e regras de certificao podem ser encontradas no site da IFOAM (www.ifoam.org) e United Nature (www.unitednaturex.com). Ou diretamente com outras entidades como KRAV (www.krav.se/kravkontroll/english.htm) ou Organic Farm Verified (www.icsintl.com/).

4. CENRIO 4.1 CENRIO ATUAL


Atualmente vem ocorrendo um crescimento, principalmente dentro das comunidades mais esclarecidas, uma forte conscientizao de que a natureza no infinita em sua capacidade de absorver os impactos resultantes de todas as atividades humanas, no ritmo em que estas vm ocorrendo, sem que sejam alteradas as condies ambientais globais. Estudos de caso com consumidores no Brasil do base afirmao de que se depender do mercado, os sistemas de produo ambientalmente sustentveis tm futuro garantido, pois a cada dia cresce o nmero de pessoas interessadas em consumir produtos oriundos de sistemas produtivos onde no se faz uso de agrotxicos, antibiticos e hormnios. A Agricultura Orgnica est intimamente ligada a Agricultura Familiar, pois esta alternativa tem sido apontada e apoiada em diferentes situaes como uma estratgia capaz de permitir a reproduo dessas unidades produtivas, com a incluso social e econmica dos agricultores familiares, a construo de uma nova percepo ambiental. Por sua vez, a Agricultura Familiar teria maiores chances de sucesso na aplicao da agroecologia nas unidades produtivas, devido a sua maior identificao com a terra e com os recursos naturais, sua maior facilidade histrica para diversificao das atividades e o seu pouco envolvimento com a modernizao da agricultura. Com base nesse ponto de vista, percebe-se que a Agricultura Familiar viabiliza a Agricultura Orgnica, dentro de sua dimenso tica e o mesmo ocorre com a Agricultura Orgnica em relao Familiar. A Agricultura Orgnica , para o consumidor, uma alternativa formada por processos que no utilizam agrotxicos e restringem a utilizao de adubos qumicos e, conseqentemente, conserva os recursos naturais. Devido a essa ideologia, a sociedade estabelece uma relao direta entre sade e qualidade de alimentao, o que acarreta em aumento na demanda de produtos orgnicos. Com isso, ponto de vista social cada vez mais importante que essa atividade passe a ser realizada por agricultores familiares.

Como a produo no tem acompanhado a demanda, normalmente so oferecidos melhores preos para a comercializao dos produtos orgnicos, o que passa a ser uma excelente opo para pequenos e mdios produtores nos pases em desenvolvimento. Essa tendncia tem sido realidade, j que 90% dos agricultores orgnicos no pas correspondem a pequenos produtores familiares, os quais so responsveis por 70% da produo orgnica brasileira. O binmio sade/alimentao vem despertando a ateno do consumidor na busca por alimentos mais saudveis. No , portanto surpreendente que a agricultura orgnica apresente-se em ampla expanso em nvel mundial por suas caractersticas de sustentabilidade e produtos de qualidade com certificao de origem que atendem crescente demanda por parte de consumidores mais exigentes. Em decorrncia da baixa dependncia por insumos externos, pelo aumento de valor agregado ao produto com conseqente aumento de renda para o agricultor e por propiciar a conservao dos recursos naturais, a agricultura orgnica apresenta-se como um mercado inovador. Cria oportunidades, principalmente, para pequenos e mdios produtores, inclusive comunidades de agricultores familiares e vrios outros segmentos da cadeia produtiva, o que pode auxiliar o desenvolvimento das reas rurais prximas aos grandes centros urbanos e aos corredores de exportao. Assim, observa-se que o crescimento do nmero de unidades produtivas da Agricultura Orgnica uma realidade. No entanto, a permanncia de fatores limitantes certamente ocasionar em um lento desenvolvimento do setor. Do ponto de vista econmico, o crescimento do setor sem a minimizao desses fatores limitantes, acarretar em uma centralizao de poder, j que somente a produo empresarial consolidada sobreviver e, alm disso, voltada para a exportao de uma gama menor de produtos. Com isso, o consumidor de baixa renda e de escolas pblicas no ter acesso aos benefcios dos produtos orgnicos. Embora muito atraente, em termos financeiros, o mercado de produtos orgnicos se depara com um dos mais importantes gargalos que dificultam a expanso das reas de produo, que a converso dos sistemas convencionais para sistemas orgnicos. As reas de lavouras convencionais, cujas pragas e doenas so controladas base de defensivos, fazem com que

os primeiros anos de agricultura orgnica possam representar prejuzos para o produtor. J h uma enorme variedade de produtos orgnicos sendo comercializados no mercado brasileiro, principalmente hortifrutigranjeiros, e uma srie de experincias de produo baseadas em sistemas sustentveis, visando o emergente mercado verde internacional.

4.2 CENRIO DESEJVEL


A pesquisa agronmica com nfase nos sistemas orgnicos de produo e a troca de informaes necessitam ser potencializadas e alavancadas pela organizao e oferta de informaes tecnolgicas qualificadas. Mesmo com alguns entraves da produo orgnica no pas, existem ainda, objetivos a serem alcanados, tais como: Aproximao da agricultura orgnica com o segmento de agricultura familiar, visto que, a agricultura orgnica pode gerar tecnologias mais adaptadas a realidade scio-econmica desse segmento; Minimizao da problemtica da biodiversidade e segurana alimentar com diversificao de espcies para uso alimentar e uso de espcies rsticas e/ou eficientes; Explorao da agricultura orgnica como um mercado inovador para empresas do agronegcio; Uso da agricultura orgnica como prtica para conservao do solo, dos aqferos e de outros recursos ambientais; Desenvolver um sistema de certificao para os sistemas orgnicos de produo, com custos acessveis ao pequeno produtor, de modo a assegurar junto ao mercado consumidor a credibilidade desses produtos; Atendimento da crescente demanda por produtos orgnicos para os mercados interno e externo, com garantia de certificao; Proporcionar aos pequenos agricultores e proprietrios de terra, conhecimentos e mtodos de agricultura orgnica atravs de experincias prticas;

Prestar

assessoria

tcnica

na

produo

comercializao, interessados,

realizando reunies e visitas peridicas aos agricultores planejamento da propriedade;

orientando-os e discutindo os aspectos relacionados produo, organizao e

Ampliar experincias de agricultura orgnica, diversificando as culturas, introduzindo diferentes tipos de adubos verdes e espcies para uso agroflorestal; Promover o conhecimento e incentivar o debate entre os agricultores e proprietrios de terra, sobre os problemas e conseqncias da utilizao da agricultura qumico-industrial, estimulando o trabalho em grupo e o associativismo, na busca do planejamento, organizao e administrao das propriedades rurais, com base nos princpios e prticas da agricultura orgnica e agrossilvicultura, enfatizando os princpios de conservao e valorizao dos recursos naturais renovveis; Levar conhecimentos, tcnicas e noes de agricultura sustentvel aos proprietrios de terra e tcnicos; Disponibilizar aos grupos de agricultores orgnicos, modelos de estatuto de cooperativas e associaes, para que possam discutir e decidir o modelo associativo a ser adotado.

5. AES E ESTRATGIAS
O Programa de Desenvolvimento da Agricultura Orgnica Pr-Orgnico, est sendo implementado para apoiar e fortalecer os setores da produo, processamento e comercializao de produtos orgnicos e estimular o crescimento deste segmento do agronegcio brasileiro. O Pr-Orgnico composto por um conjunto articulado de aes que passam pelo desenvolvimento e capacitao organizacional e tecnolgico, aprimoramento e adequao de marcos regulatrios e promoo e fomento produo e comercializao de produtos orgnicos. As aes propostas sero desenvolvidas por todas as unidades do MAPA e por suas vinculadas, em articulao com entidades do setor pblico e privado do segmento orgnico. Esse trabalho ter como principais fruns de articulao a Cmara Setorial da Agricultura Orgnica, as Comisses da Produo Orgnica nas Unidades da Federao CPOrg UF e a Comisso Nacional da Produo Orgnica - CNPOrg. Com o objetivo de possibilitar uma maior efetividade de resultados no desenvolvimento do Pr-Orgnico, algumas de suas aes esto direcionadas por Linhas Temticas Prioritrias. Esta estratgia possibilita a induo da aplicao de aes de Capacitao e Treinamento; Fomento e Incentivo a Produo; Pesquisa e Desenvolvimento e de Transferncia de Tecnologias orientadas em torno dos temas considerados prioritrios. As Linhas Temticas Prioritrias so: Manejo da biomassa com enfoque na adubao verde, adubao orgnica, produo de forrageiras, sistemas agroflorestais e ampliao da biodiversidade; Produo de material de propagao vegetal e reproduo animal orgnicos, com nfase aos adaptados ao sistema orgnico de produo; Manejo e controle fitozoossanitrio alternativo; Boas prticas de produo, ps-colheita e fabricao; Planejamento, manejo e adequao ambiental da propriedade orgnica; Sistemas reguladores do comrcio de produtos orgnicos.

Para que a Agricultura Orgnica e se estabelea de forma significativa no pas devem ser tomadas algumas aes para tal objetivos: Reconhecimento do sistema brasileiro de certificao e a sua equivalncia com os pases importadores; Aumentar o apoio e fortalecimento de agentes de diferentes segmentos da cadeia produtiva orgnica, por meio da capacitao organizacional e gerencial; Desenvolver sistemas de cadastro informatizado de organizaes de produtores; Capacitar multiplicadores pertencentes a instituies pblicas e privadas de capacitao de agricultores; Articular com o Ministrio da Educao e Cultura a incluso da agroecologia como disciplina curricular do ensino agrcola, tanto tcnico como superior; Implementar o Sistema Brasileiro de Certificao da Produo Orgnica; Trabalhar junto aos agentes financeiros pela adequao das normas do financiamento agrcola s caractersticas da produo orgnica; Identificar os obstculos aplicao do seguro rural produo orgnica; Multiplicar e disponibilizar materiais para produtores, segundo demanda regionais, em atendimento s linhas temticas prioritrias; Apoiar a realizao de eventos que propiciem a disseminao do uso de produtos e processos relacionados s linhas temticas prioritrias. Sensibilizar e preparar empresas e instituies para participar em feiras e eventos; Participar em feiras e eventos, nacionais e internacionais, que possibilitem a divulgao e promoo dos produtos orgnicos brasileiros; Articular com outros agentes de promoo comercial para incluso dos produtos orgnicos brasileiros no seu eixo de atuao e na viabilizao de trabalhos conjuntos; Desenvolver, implantar e manter sistema de acompanhamento do mercado interno e externo de produtos orgnicos;

Articular

implantao

de

espaos

especficos

para

comercializao de produtos orgnicos; Elaborar e produzir material promocional para o mercado interno e externo. Realizar campanhas de esclarecimento ao pblico consumidor sobre a produo orgnica e seu sistema de certificao; Realizar campanhas de esclarecimento, aos agentes da cadeia de produo orgnica, sobre o programa para o desenvolvimento da agricultura orgnica e como se enquadrar nas aes nele contidas; Articular com outras entidades para a divulgao de Programas de Desenvolvimento da Agricultura Orgnica e seu sistema de certificao;

6. FATORES LIMITANTES
Os principais fatores limitantes da Agricultura Orgnica so divididos em trs grupos: Estruturais, Organizacionais e Mercadolgicos. Os fatores limitantes estruturais dizem respeito: A falta de polticas pblicas, pesquisas, crdito e certificao em apoio ao desenvolvimento da Agricultura Orgnica; Poucas estruturas de comercializao diferenciada para os produtos da Agricultura Orgnica, onde os agricultores tenham mais autonomia e contato direto com os consumidores; Baixo envolvimento das instituies de pesquisa e ensino superior; Baixo nvel de conhecimento da realidade por parte dos tomadores de deciso; Dependncia de insumos externos: fontes de matria orgnica e produtos industrializados; Influncias internas e externas de prticas agrcolas convencionais: contaminao das nascentes, monocultura, reduo da biodiversidade, baixo emprego de prticas conservacionistas levando a necessidade de uso de barreiras; Custos de certificao; Custos durante a transio agroecolgica e de atendimento as normas; Desorganizao de produtores e desarticulao de suas entidades de representao; Baixa qualidade dos produtos, com deficincias nas fases de produo, beneficiamento e armazenamento; Falta de marketing junto ao consumidor; Desconhecimento do mercado (oferta e demanda) e desorganizao da produo dos agricultores familiares.

7. FATORES FACILITADORES
O estado de Gois apresenta uma boa posio comercial, principalmente nos setores que gravitam em torno da atividade econmica ligada pecuria e agricultura, que souberam tirar proveito dos fatores que influenciaram o aquecimento do comrcio mundial. No campo das vantagens comparativas, Gois tem, perigosamente, sua melhor densidade na agropecuria, preponderantemente em commodities que, historicamente, tem-se mostrado uma relao de comrcio de muita volatilidade. A boa novidade a reverso do setor de produtos primrios derivados que, ao longo do perodo em estudo, passa de desvantagem para vantagem comparativa. Aliada a essas vantagens a Agricultura Orgnica em Gois pode trazer a aproximao do setor ao o segmento de agricultura familiar,visto que, a agricultura orgnica pode gerar tecnologias mais adaptadas a realidade scioeconmica desse segmento. Sua explorao pode ainda tornar-se um mercado inovador para empresas do agronegcio. Gois passa por um bom momento da economia no cenrio nacional, ancorada no agronegcio, que a cada ano rompe barreiras em termos de produo e da produtividade, colocando o nosso estado em evidncia, destacando a boa performance dos produtores rurais e da agregao de valores que colocam o setor industrial como elo dos mais significativos nas cadeias do agronegcio. O estado conta, ainda, com programas tais como o Programa Agrofamiliar, voltado aos mini e pequenos produtores e trabalhadores rurais, os grandes responsveis pela produo orgnica no pas, com aes consistentes, destacando-se as lavouras e hortas comunitrias, as patrulhas mecnicas, os kits de irrigao, as novas oportunidades, agroindustrializao, PRONAF e o apoio irrestrito a todos os eventos agropecurios que porventura venham ocorrer.

8. PARCERIAS
Para a implantao e desenvolvimento da Agricultura Orgnica no pas existem diversas instituies e rgos comprometidos e interessados em seu crescimento:

8.1 PRONAF_PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR (PRONAF AGROECOLOGIA)

O PRONAF um Programa de apoio ao desenvolvimento rural, a partir do fortalecimento da agricultura familiar como segmento gerador de postos de trabalho e renda. O Programa executado de forma descentralizada e tem como protagonistas os agricultores familiares e suas organizaes. Nesses ltimos anos, as iniciativas governamentais de apoio agricultura familiar buscam incorporar a vertente ambiental de forma mais concreta nas suas aes. Iniciativas locais voltadas para processos produtivos de manejo sustentvel de fauna e flora e de base agroecolgica, somadas a outros estmulos, como aes do Governo Federal na promoo de programas e projetos sustentveis, redirecionam as atividades do PRONAF para uma gesto mais responsvel dos recursos naturais do pas.

8.2 AAO_ASSOCIAO DE AGRICULTURA ORGNICA


A Associao de Agricultura Orgnica uma organizao no governamental, sem fins lucrativos, fundada em maio de 1989 por um grupo de engenheiros agrnomos, produtores, jornalistas e pesquisadores que j praticavam a agricultura orgnica e acreditavam na sua viabilidade scioeconmica e ambiental. Alm de difundir prticas e tcnicas, a AAO responsvel por:

Publica e divulga suas Normas Tcnicas de Produo Orgnica; Mantm um planto tcnico em apoio aos seus Associados; Difunde e divulga a agricultura orgnica atravs de cursos, eventos e publicaes; Elabora e executa projetos scio-econmicos em cooperao com outras instituies, pblicas e privadas; - Associa pessoas fsicas e jurdicas interessadas em conhecer mais sobre a agricultura orgnica e contribuir para seu crescimento e difuso.

8.3 FAO_ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTAO


A FAO trabalha no combate a fome e a pobreza, promove o desenvolvimento agrcola, inclusive da produo orgnica. Sempre com a finalidade de atender as necessidades das geraes presentes e futuras, promovendo um desenvolvimento tecnicamente apropriado, economicamente vivel e socialmente aceitvel que no degrade o meio ambiente.

8.4 IBD_INSTITUTO BIODINMICO


A Associao de Certificao Instituto Biodinmico - IBD uma empresa sem fins lucrativos, localizada em Botucatu, SP, que desenvolve atividades de inspeo e certificao agropecuria, de processamento e de produtos extrativistas, orgnicos e biodinmicos. Fundado em 1990, foi a primeira certificadora do pas e tem atuado em diversas reas do Brasil e Amrica do Sul, auxiliando o desenvolvimento de um padro de agricultura sustentvel baseada em novas relaes econmicas, sociais e ecolgicas. Esto envolvidos neste trabalho cerca de 3.500 produtores, fazendas, indstrias com rea prxima a 1.700.000 ha, o que ainda pouco se considerado o potencial agrcola e extrativismo do Brasil.

8.5 BNDES_BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONMICO E SOCIAL


Concede financiamentos atravs de suas linhas tradicionais como FINAME-Agrcola e BNDES Automtico e tambm pelos programas regionais.

8.6 FUNDAO MOKITI OKADA


A Fundao Mokiti Okada mantm desde 1996 o Centro de Pesquisa Mokiti Okada, em Ipina (SP), que se prope a desenvolver pesquisa e processos cientfico-tecnolgicos para a agricultura natural e divulgar os resultados com a finalidade de capacitar agricultores, extensionistas e estudantes do Brasil e de outros pases da Amrica Latina, Europa e frica a produzir alimentos mais saudveis e manter o solo saudvel.

8.7 ABD_ASSOCIAO BRASILEIRA DE AGRICULTURA BIODINMICA


Com sede em Botucatu (SP), dispondo de uma rea de 30 ha onde mantm biblioteca especializada, laboratrio, locais para armazenamento de sementes e insumos biodinmicos, reas destinadas ao cultivo de sementes, produo de insumos e testes de novas tecnologias, assim como rea experimental. A divulgao das tecnologias geradas feita por meio de cursos e dias de campo para agricultores, consultores e estudantes da rea agronmica.

8.8 EMBRAPA AGROBIOLOGIA


Iniciou suas pesquisas sobre manejo orgnico em 1992, alm de estarem bastante voltadas para a comparao de produtividades com a

agricultura convencional e as demonstraes de validao do manejo para as diversas culturas. A Embrapa Agrobiologia vem h mais de 10 anos gerando conhecimentos e tecnologias para a agricultura orgnica. Em 1993, foi implantado o Sistema Integrado de Produo Agroecologica (SIPA) em parceria com a Embrapa Solos, UFRRJ e PESAGRO-RIO. O local tem servido de base para a maioria das pesquisas em agricultura orgnica do Centro. Os maiores avanos tm sido na identificao de cultivares adaptadas a sistemas orgnicos de produo, no desenvolvimento de substratos apropriados para a produo de mudas, na adequao do uso de leguminosas para adubao verde, de modo a maximizar o aproveitamento do nitrognio fixado biologicamente, e no ajuste da tcnica de plantio direto em sistemas orgnicos de produo de hortalias, frutas e integrao com produo de leite.

8.9 OUTRAS PARCERIAS


Existem ainda diversas empresas que contribuem de forma direta e indireta para a Agricultura Orgnica no pas, podendo citar: CEPAGRI-SC; Colgio Estadual de Agricultura Orgnica de Gois E Mato Grosso; Planeta orgnico; SEAGRI; IAPAR _ Instituto Agronmico do Paran. IMAFLORA _ Instituto de Manejo e Certificao Florestal e Agrcola,;

CONCLUSO
Do exposto pde-se notar que existem diversas correntes dentro do ramo de Agroecologia, que so generalizadamente conhecidas por agricultura orgnica. Embora haja diversidade de idias, alguns pontos so comuns a todas: o respeito ao ambiente atravs de tcnicas conservacionistas e suspenso de uso de produtos danosos, respeito ao homem tanto sua sade sua condio social e cultural como a viso econmica que necessria para conquistar a sustentabilidade. A Agricultura Orgnica constitui-se em uma excelente oportunidade de negcio para o pas, especialmente para o estado de Gois, pois rene os trs sustentculos do desenvolvimento sustentvel, ou seja, o benefcio social, o respeito ao meio ambiente e a viabilidade econmica. O segundo sustentculo essencial aos fundamentos da Agricultura Orgnica, o terceiro resultado da resposta da sociedade que tem procurado incentivar o desenvolvimento das atividades ambientalmente corretas alm de reduzir as desigualdades sociais. A Agricultura Orgnica do ponto de vista social possui um papel muito importante, pois est fortemente ligada s atividades da Agricultura Familiar. Diante de todas as informaes apresentadas percebe-se que a Agricultura Orgnica no somente uma sada para a melhoria do sistema ambiental mas tambm responsvel por integrar a sociedade, principalmente os pequenos produtores, evitando a desigualdade e os demais problemas sociais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. ALTIERI, Miguel A.; NICHOLLS, Clara I. Agroecologia: resgatando a orgnica. Disponvel em:

agricultura maio 2007. 2. AMBIENTE

<http://www.agroeco.org/brasil/material/Agroecologia2.pdf>. Acesso em: 28

BRASIL.

Agroecologia.

Disponvel

em:

<http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./agropecuario/index. html&conteudo=./agropecuario/agroecologia.html>. Acesso em: 28 maio 2007. 3. BRASIL. Ministrio da Agricultura Pecuria e Abastecimento. Agricultura

Orgnica. Disponvel em: <http://www.agricultura.gov.br>. Acesso em: 28 maio 2007. 4. FAO. FAO aponta Agricultura Orgnica como caminho para a alimentar. Disponvel em:

segurana

<http://www.planetaorganico.com.br/FAO-07.htm>. Acesso em: 28 maio 2007. 5. MAZZOLENI, Eduardo Mello; NOGUEIRA, Jorge Madeira. Agricultura Rural, Braslia, v. 44, n. 2, p.263-293, / jun. 2006. em:

Orgnica: caractersticas bsicas do seu produtor. Revista de Economia e Sociologia Bimestral.ISSN 0103-2003.. arttext>. Acesso em: 28 maio 2007. 6. NEVES, Maria Cristina Prata et al. Adubao Orgnica: Instrumento para Disponvel

<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-20032006000200006&script=sci_

a sustentabilidade dos Sistemas de Produo e Valorao de Produtos Agropecurios. Seropdica: Embrapa Agrobiologia, 2000. 24 p. (Documentos). ISSN 28 maio 2007. 0104-6187. Disponvel em: <http://www.cnpab.embrapa.br/publicacoes/download/doc122.pdf>. Acesso em:

Вам также может понравиться