Вы находитесь на странице: 1из 116

REDAO ACADMICA

SUMRIO

SUMRIO...............................................................................................................................2 APRESENTAO ..................................................................................................................4 SOBRE O AUTOR..................................................................................................................5 LEITURA E ESCRITA ............................................................................................................6 1.1 A leitura e o homem ..............................................................................................7 TIPOLOGIA TEXTUAL .........................................................................................................13 O PARGRAFO-PADRO...................................................................................................26 DESEMPENHO LINGSTICO I ..........................................................................................36 4.1 Qualidades do Estilo ...........................................................................................37 ARGUMENTAO...............................................................................................................45 DESEMPENHO LINGSTICO II .........................................................................................54 6.2 Coeso por Encadeamento de Segmentos Textuais ..........................................60 LEITURA E ESCRITA ..........................................................................................................67 7.1 O ato de resumir .................................................................................................68 7.2 O ato de resenhar ...............................................................................................71 ARTIGO E ENSAIO..............................................................................................................76 8.1 Artigo Cientfico...................................................................................................77 8.2 Ensaio .................................................................................................................82 LEITURA E ESCRITA ..........................................................................................................85 9.1 Extenso .............................................................................................................87 9.2 Concluso ...........................................................................................................88 9.3 Linguagem ..........................................................................................................88 9.4 Redao..............................................................................................................88 9.5 Objetividade ........................................................................................................88

MONOGRAFIA .....................................................................................................................94 10.1 Elementos obrigatrios.....................................................................................95 10.2 Elementos opcionais ........................................................................................96 10.3 Elementos Pr-Textuais ....................................................................................98 10.4 Elementos Textuais.........................................................................................100 REFERNCIAS ..................................................................................................................105 GABARITO.........................................................................................................................109

APRESENTAO

Ensino a Distncia - ULBRA

SOBRE O AUTOR

Daniela Duarte Ilhesca mestre em Educao pela Universidade Luterana


do Brasil (Ulbra). professora do ensino a distncia da Ulbra na rea de Letras. Mozara Rossetto da Silva especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). professora do Curso de Letras e do ensino a distncia da Ulbra. Dbora Teresinha Mutter da Silva mestre em Literatura Comparada e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). professora do ensino presencial e a distncia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Ensino a Distncia - ULBRA

Daniela Duarte Ilhesca e Dbora Teresinha Mutter da Silva

LEITURA E ESCRITA

O ttulo deste captulo j vincula as duas aes fundamentais e, ao mesmo


tempo, complementares para qualquer tipo de estudo. Por isso, vamos apresentar, ainda que de forma panormica, um percurso que visa a mostrar a importncia da leitura para a redao acadmica.

Ensino a Distncia - ULBRA

1.1 A leitura e o homem


A leitura e a escrita irmanam-se e complementam-se mutuamente, sendo impossvel pens-las fora dessa correlao. A presena de ambas to indispensvel na realidade do homem contemporneo que se torna difcil imaginar como seria o mundo sem a escrita e, portanto, sem a leitura. Nas aes mais banais e cotidianas, as informaes chegam pelo cdigo verbal escrito: sinais de trnsito, placas indicativas, outdoors, etc. Ao investigar as origens dessa ferramenta indispensvel comunicao humana, abre-se um amplo leque de constataes cujas nicas provas so os prprios escritos. Embora as dificuldades atuais na relao do homem com os hbitos de ler sejam muito debatidas em nvel acadmico e pedaggico, a verdade que ele no vive sem ela. No mnimo, vive em condies desvantajosas, pois, alm de ser de vital importncia para o aprimoramento intelectual e como aquisio de conhecimento, uma grande fonte de lazer. Ademais, a prpria tecnologia contribui para essa valorizao da leitura, pois a internet proporciona, cada vez mais e de forma mais sistematizada, tudo isso por meio da leitura virtual. Fica evidente que a leitura a forma privilegiada de transmisso de informao, entretenimento e cultura desde os tempos mais remotos, mas, em especial, na era tecnolgica. Um apanhado histrico e panormico sobre as questes da leitura exige enumerar previamente tpicos importantes como: origens e finalidades histricas da escrita, sua importncia para a vida em sociedade e suas tcnicas de domnio. 1.1.2 Origens As civilizaes grafas, ou seja, aquelas que ainda no dispunham da escrita, deixaram seus registros no plano dos objetos e das manifestaes artsticas, que hoje so vistas pelos arquelogos com essa dupla finalidade: representao e informao. As experincias dos homens das cavernas, por exemplo, esto fixadas no corpo da pedra pelo que hoje denominamos arte rupestre. Eles desenhavam, na rocha das cavernas, figuras que so o conjunto dos seus hbitos e prticas, mas essa arte tambm tinha a finalidade de documentar, descrever e narrar a vida daquelas comunidades. Essa dupla finalidade mostra a intrnseca necessidade humana de eternizar os seus feitos, as suas experincias, as suas descobertas e a sua histria. Contudo, foi na passagem do mundo mtico para uma viso filosfica e depois histrica e cientfica que surgiu a maior necessidade de registro para a posteridade. Os atos e as histrias dos povos deveriam ser fixadas no verbo, isto , na palavra escrita. A partir da, o surgimento da escrita gerou mudana de paradigmas, de conceitos e de finalidades. Escrever tornou-se um ato teleolgico, ou seja, escreve-se para algum e com alguma finalidade.

Ensino a Distncia - ULBRA


Vamos agora conhecer alguns conceitos de leitura ao longo da histria: De acordo com Chartier, antigamente, a leitura no existia separada do som da voz. Leitura e audio eram aes conjugadas, pois aquela significava a pronncia, em voz alta, das letras escritas no papel. De certa forma, o leitor era tambm autor, pois assimilava o contedo da leitura primeiro e, depois, davalhe corpo a partir de sua prpria voz.
1

Inicialmente, a leitura era entendida como mera decodificao de smbolos como vemos no conceito de Chartier. Com o passar do tempo, a complexidade do conceito foi aumentando ao incorporar sentidos e finalidades mais densas ao ato de ler, como podemos perceber atravs da citao de Paulo Freire, A leitura do mundo precede a leitura da palavra, da que a posterior leitura desta no possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreenso do texto a ser alcanada por sua leitura crtica implica a percepo das relaes entre o texto e o contexto . De uma perspectiva mais literria, a leitura um ato de abertura para o mundo. A cada mergulho nas camadas simblicas dos livros, emerge-se com uma viso mais clara sobre o universo interior e exterior, a partir da abstrao. o que verificamos no conceito apresentado por Vnia Resende, Entra-se no territrio da palavra com tudo o que se e se leu at ento, e a volta se faz com novas dimenses, que levam a re-inaugurar o que j se sabia antes.
3 2

Por fim e para a finalidade deste estudo, a partir do que vimos sobre os diversos conceitos de leitura apresentados anteriormente, sabemos que ela a base e o instrumento indispensvel para a escrita, pois escrever sobre algo exige um conhecimento prvio e consistente do assunto a ser abordado e isso s poder acontecer mediante uma pesquisa bibliogrfica, ou seja, leitura, muita leitura. assim que a leitura se transforma em instrumento de apropriao de conhecimento, uma ferramenta que permite aprender a apreender, configurando-se em uma atividade de ensino em todas as reas. Mas, para fins da escrita acadmica, no processo de leitura, utilizamos algumas estratgias: antes, durante e aps a leitura. Na leitura inicial, feita uma anlise global do texto (ttulo, ficha catalogrfica, tpicos e figuras/grficos) e tambm o uso do conhecimento que se tem sobre o assunto a ser discutido. No decorrer da leitura, tentamos compreender a mensagem passada pelo texto, selecionando informaes relevantes, confrontando as informaes apresentadas no texto com as idias iniciais, a fim de confirm-las ou refut-las. Ao trmino da leitura, faz-se uma anlise com a finalidade de rever e refletir sobre o contedo lido, isto , a importncia da leitura, o significado da mensagem, verificando as diferentes perspectivas apresentadas para o assunto. Vale salientar que h muitos referenciais sobre a temtica da leitura, enfocando os seus tipos, entretanto para os fins da redao acadmica adotaremos uma classificao simplificada, em outras palavras, dividiremos o processo de leitura em trs etapas como segue: Leitura exploratria (seletiva e analtica);

Ensino a Distncia - ULBRA


Leitura interpretativa e por fim a Leitura crtica

Qualquer trabalho acadmico exige a leitura, mas, ao receber a misso de realizar um trabalho sobre leitura os alunos, geralmente, ficam atnitos, pois para pensar e explorar profundamente essa temtica preciso, antes de mais nada, sistematizar as etapas de um processo que ser o assunto e a prtica daquele que realiza o trabalho. Isso fundamental porque ningum consegue apreender toda carga informativa e reflexiva que contm um texto, um livro, um artigo, etc. apenas com uma nica leitura. Embora seja um assunto conhecido e aparentemente bvio, a leitura um assunto denso e uma atividade complexa, quando no temos o hbito e o domnio de pratic-la. Por isso, apesar de ser simples merece muita ateno. Alis, quanto mais bvio um assunto, mais difcil se torna escrever ou pensar sobre ele. Isso ocorre uma vez que, em tese, todo mundo sabe a importncia da leitura, sendo assim no h propriamente um problema a ser resolvido que o que caracteriza um trabalho acadmico. Porm, sempre h algo a dizer sobre qualquer assunto e isso ficar visvel a partir das trs etapas de leitura para pesquisa acadmica referidas anteriormente. Comece selecionando autores que escrevam sobre leitura, leia os ttulos, ficha catalogrfica, a orelha, o prefcio, e ento observe se os subttulos lhe interessam. Isso o que se chama de leitura exploratria. A leitura exploratria envolve a pesquisa bibliogrfica preliminar, ou seja, a procura de ttulos voltados ao assunto e, tambm, leitura de resenhas e/ou resumos de apresentao de livros sobre o assunto a ser explorado. Nesta etapa, fazemos a seleo e a anlise do material. Aquilo que no for til ser descartado. O material restante ser analisado para a etapa seguinte que a interpretao. Alm de livros, as fontes podem ser tambm revistas especializadas, jornais, peridicos, estudos acadmicos, teses, dissertaes e, claro, a internet. Com relao a essa fonte, importante certificar-se da confiabilidade do site pesquisado, dando preferncia queles vinculados a instituies ou autores conhecidos (universidades, rgos estatais, instituies de ensino, etc.) Mesmo assim, em caso de ensaios, artigos ou teses, torna-se fundamental observar a bibliografia utilizada pelo autor do material. O aluno vai selecionar, de acordo com as suas intenes aqueles que lhe parecerem mais relevantes. A partir dos textos selecionados na leitura exploratria, o aluno vai ordenar e sumariar informaes que respondam o problema do seu estudo. No necessrio, nessa primeira etapa, resumir e nem sublinhar as principais idias, entretanto h a possibilidade de se elaborar um breve esquema das grandes partes do texto em questo, a fim de visualizar o texto de um modo global. A leitura interpretativa, segunda etapa que o leitor precisa vencer serve para correlacionar o contedo lido com o problema proposto e associ-lo e/ou compar-lo aos conhecimentos advindos de outros cientificamente comprovados. Aps destacar, sublinhar as partes essenciais no seu entendimento, deve reuni-las, tentando organizar um novo texto que faa sentido e que tenha autonomia, preparando-o para aproveitamento na etapa seguinte.

Ensino a Distncia - ULBRA


A leitura crtica, finalmente, exigir um posicionamento do aluno com relao ao do autor da obra lida. Na leitura crtica, preciso descobrir as idias do autor do texto lido, em que ele acredita, qual a sua inteno. A partir da, poderemos avaliar se os argumentos utilizados por ele nos convencem. Nesse estgio, precisamos, sobretudo, investigar a autoridade do autor sobre o contedo lido. A partir da, saberemos se os argumentos do autor sero teis s nossas intenes no trabalho a realizar. Em muitos casos, voc poder utilizar as idias de uma leitura (argumentos) como contra-argumentos quilo que voc deseja provar ou afirmar. Como voc pode perceber, esta a etapa que exige maior esforo reflexivo por parte do aluno. Imaginemos um exemplo: Todo mundo concorda com a afirmao de que a leitura um hbito necessrio, que devemos sempre ler, e ensinar as crianas, desde pequenas, sobre a importncia da leitura. E, nesse sentido, incentivamos o hbito de ler. Porm, podemos encontrar algum autor que discorde da tese de que a leitura deva ser um hbito pelo simples argumento de que o hbito estabelece atos automatizados, isto , inconscientes. Dessa forma, a pessoa que l no estaria exercitando a capacidade de reflexo. E, se pensarmos bem, aceitvel a idia, apesar de tratar-se aparentemente apenas de uma questo terminolgica, pois, dificilmente, aquele que l no reflete sobre o contedo da leitura realizada. O grande dessa proposta, ao fim e ao cabo, seria o de deixar evidente que o hbito de leitura diferencia-se dos demais hbitos.

Ponto final Como vimos neste captulo, o leitor utiliza, ao mesmo tempo, seu conhecimento do mundo e do texto, para construir uma interpretao sobre as leituras que realiza. O processo precisa garantir que o leitor compreenda bem o texto e possa perceber que tem a possibilidade de ir construindo e reconstruindo uma idia sobre seu contedo, retirando subsdios que lhe interessem, em funo dos objetivos propostos no estudo em foco. Por isso, a leitura individual precisa permitir o ir e vir das idias, o avano e o retrocesso, se forem necessrias duas, trs ou vrias leituras, no h com o que se preocupar, pois esse processo lento e depende do ritmo de cada leitor. Tudo isso para que, ao final, possa relacionar a informao obtida com o conhecimento prvio, decidindo sobre o que relevante ou no utilizar. Na verdade, sempre, tornam-se necessrias vrias leituras para compreendermos o real sentido do texto. At aqui, mostramos a ntima relao entre o homem, leitura e escrita bem como conhecemos conceitos diferentes sobre essa temtica. Alm disso, vimos as etapas de leitura necessrias para a realizao da escrita acadmica. Indicao cultural MEDEIROS, J. B. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2008.

10

Ensino a Distncia - ULBRA


Com vista a ampliar as noes presentes neste captulo e consolidar os conceitos sobre a importncia da leitura para a escrita acadmica, sugerimos a leitura da obra Redao Cientfica - A Prtica de Fichamentos, Resumos , Resenhas de Joo Bosco Medeiros . O autor apresenta uma minuciosa classificao de tipos de leitura que auxiliam o estudante a reconhecer os seus prprios processos na experincia leitora. Em linhas gerais, as idias desenvolvidas por esse autor aprofundam os contedos at aqui abordados.

Atividades

1. De acordo com o contedo estudado sobre a relao entre leitura e escrita, correto afirmar que ambas so: a. dispensveis para o homem moderno; b. indispensveis para o homem, porm a escrita vem em primeiro lugar; c. indispensveis para o homem, porm a leitura vem em primeiro; d. indispensveis para o homem, pois ambas se complementam; e. independentes e desenvolvem-se separadamente, cada uma a seu modo.

2. Assinale a informao correta quanto leitura: a. para fins da escrita acadmica, no processo de leitura, no h necessidade de estratgias; b. na leitura inicial, faz-se uma anlise global do texto (ttulo, ficha catalogrfica, tpicos e figuras/grficos) e tambm o uso do conhecimento que se tem sobre o assunto a ser discutido; c. na leitura inicial, se houver, faz-se uma anlise global do texto (ttulo, ficha catalogrfica, tpicos e figuras/grficos) e tambm o uso do conhecimento que se tem sobre o assunto a ser discutido; d. no decorrer da leitura, tenta-se compreender a mensagem passada pelo texto, mas no h necessidade de selecionar informaes relevantes; e. se fizermos uma nica leitura baseada na emoo, apreenderemos a essncia do texto.

3. Assinale a afirmao correta quanto leitura interpretativa: a. envolve a pesquisa bibliogrfica preliminar, ou seja, a procura de ttulos voltados ao assunto e, tambm, a leitura de resenhas e/ou resumos de apresentao de livros sobre o assunto a ser explorado.

11

Ensino a Distncia - ULBRA


b. serve para a seleo e a anlise do material; c. serve para correlacionar o contedo lido com o problema proposto e associ-lo e/ou compar-lo aos conhecimentos advindos de outros cientificamente comprovados; d. h a presena de um posicionamento do aluno em relao ao autor da obra lida; e. a etapa em que tomamos conhecimento do assunto.

QUESTES DISCURSIVAS 1. Escrever um ato teleolgico, pois se escreve para algum, sobre algum tema e com alguma finalidade. Essa premissa elementar para aquilo que redigimos. Desde um e-mail a uma monografia, alguns cuidados so indispensveis para que a comunicao ou a inteno inicial atinja seu alvo. Considerando a performance lingustica de quem escreve, redija um pargrafo apresentando as relaes determinantes entre forma textual e o objetivo contido no texto:

2. De acordo com o contedo estudado, o processo de leitura divide-se em 03 etapas. Cada uma delas de fundamental importncia para a sedimentao das ideias que iro sustentar o futuro texto. Esse processo que antecede elaborao do texto exige disciplina e sistematizao. Redija um breve pargrafo sobre a importncia da leitura interpretativa , em especial, para a redao acadmica.

12

Ensino a Distncia - ULBRA

Mozara Rossetto da Silva

TIPOLOGIA TEXTUAL

13

Ensino a Distncia - ULBRA

Neste captulo,

apresentaremos as tipologias textuais descrio,

narrao e dissertao com suas caractersticas, funes e aplicaes. O uso da linguagem relaciona-se diretamente com fenmenos sociais, pois as pessoas falam, escrevem, ouvem e lem de maneira socialmente determinada, como membros de diferentes categorias, grupos especficos, profisses, organizaes, comunidades ou culturas. Alm de criar e recriar representaes, formas de conhecimentos e crenas, os textos refletem, constituem e podem desafiar e transformar relaes entre indivduos. Para ler, compreender e redigir textos em Lngua Materna, necessria a utilizao de variados recursos lingsticos e discursivos os quais possibilitam produzir efeitos de sentido adequados a cada situao especfica de interao humana. Estabelece-se uma relao inseparvel entre o texto e o contexto, uma vez que o texto a materializao da linguagem de um determinado ambiente social, no qual essa linguagem desempenha uma funo. Todos os produtos de interao verbal apresentam uma voz que definida a partir da diversidade de atividades sociais que as pessoas realizam e com as quais se envolvem, o que leva a uma diversidade de produes de linguagem. Se o objetivo caracterizar, explicitar como se apresenta tal cena, pessoa ou objeto, o texto tem caractersticas descritivas. Quando o que se quer contar, relatar fatos ou acontecimentos, tende-se para a narrao. J na dissertao, busca-se o refletir, o explicar, o avaliar atravs da exposio de argumentos associados anlise e sntese. Analise a composio dos seguintes trechos de textos.

Texto 1

Venha ver o pr do sol Ela subiu sem pressa a tortuosa ladeira. medida que avanava, as casas iam rareando, modestas casas espalhadas sem simetria e ilhadas em terrenos baldios. No meio da rua sem calamento, coberta aqui e ali por um mato rasteiro, algumas crianas brincavam de roda. A dbil cantiga infantil era a nica nota viva na quietude da tarde. Ele a esperava encostado a uma rvore. Esguio e magro, metido num largo bluso azul-marinho, cabelos crescidos e desalinhados, tinham um jeito jovial de estudante.

Fonte: TELLES, 1999.

14

Ensino a Distncia - ULBRA

Texto 2

Relatrio do Estgio Supervisionado I [...] no primeiro dia de aula, a professora regente me apresentou aos alunos, sentei-me no fundo da sala e prossegui minha observao. Os alunos ficaram desconfiados e envergonhados, mas no hesitaram em conversar com os colegas. Quanto estrutura fsica, a escola conta com 11 salas de aula, sala de professores, sala da direo, coordenao, secretaria, ptio, cantina, no tem biblioteca prpria. A sala da 5 srie, onde estagiei, clara, mas muito quente devido cobertura e s janelas que oferecem pouca ventilao. A sala se localiza prxima ao ptio, que d acesso a todas as outras salas. Isso favorece a disperso dos alunos nas aulas, pois as janelas oferecem uma viso ampla do ptio, alm disso, o som e a movimentao produzida fora da sala atrapalham as aulas. A maioria das cadeiras separada (mesa e cadeira), so poucas as que tm apoio para escrever, e todas so dispostas em fila. O tipo de cadeira utilizada traz prejuzos em dois aspectos: ocupa muito espao e atrapalha a realizao de atividades em grupos. A sala era pequena em relao ao nmero de alunos (cinqenta e um), alguns deles ficavam fora das filas.

Fonte : BARRETO, 2006 Texto 3

15

Ensino a Distncia - ULBRA

O Bom Pastor Edward presenciou ainda menino o suicdio do prprio pai. Enquanto estudava na Universidade de Yale, tornou-se membro da sociedade Skull and Bones. Por conta de seus valores pessoais, ele foi recrutado para trabalhar na recm-inaugurada Agncia de Inteligncia Central, mantida pelo governo norte-americano. L, tomou contato com a Guerra Fria e, aos poucos, tornou-se um funcionrio prestigiado dentro da Agncia. No entanto, tamanha responsabilidade fez com que ele tivesse Fonte: Adaptado de INTERFILMES.COM, 2008. Texto 4

16

Ensino a Distncia - ULBRA

O que faz um bom professor. [... ] Os ndices de educao de um pas esto diretamente relacionados a seus professores. Estudos mostram que, depois do perfil socioeconmico do aluno, o professor o fator mais relevante para o aprendizado. Um deles do estatstico americano William Sanders, da

Universidade da Carolina do Norte. Ele desenvolveu um mtodo que mede a contribuio de cada professor ao aprendizado da turma. Concluiu que as notas de alunos com o mesmo perfil podem variar dependendo do professor com quem estudam. Os efeitos do mau ensino so mensurveis at dois anos mais tarde, independentemente da boa qualidade dos outros professores, escreveu. Entre as variveis da escola que influenciam o desempenho do aluno, a formao do professor um dos fatores mais importantes, afirma Reynaldo Fernandes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira (Inep), ligado ao Ministrio da Educao (MEC). Mas como identificar os bons e maus profissionais? Qual a melhor maneira de investir neles para garantir o desenvolvimento das futuras geraes? Um perfil indito do professor no Brasil ajuda a responder a essas perguntas. Pela primeira vez, o Inep colheu informaes sobre cada professor, da creche ao final do ensino mdio. O cruzamento dos dados revelou que dois em cada dez professores trabalham em mais de uma escola. E que 36% deles do aula em mais de um turno (manh, tarde ou noite). A conseqncia do trabalho dobrado que, enquanto vai de uma escola para outra, o professor sacrifica o tempo para planejar a aula e corrigir trabalhos. O problema agravado pelo excesso de alunos. Um em cada dez professores da 5 srie ao ensino mdio d aula para mais de dez turmas por semana. So cerca de 400 alunos por professor.

.................

17

Ensino a Distncia - ULBRA

A formao do professor a segunda carncia apontada pelo censo. Entre profissionais do ensino fundamental e mdio, 17% no tm a escolaridade mnima exigida para dar aula. So alfabetizadores que no completaram o ensino mdio e professores de Fsica ou Histria que nunca foram faculdade. O cenrio no muito diferente nas escolas privadas, nas quais 27% dos professores no tm ensino superior. Na rede pblica, o ndice de 30%. Melhorar a educao uma tarefa muito complexa.[...] Investimentos na formao, valorizao e respeito ao professor seriam os passos iniciais para essa empreitada. Nenhum pas pode depender de profissionais heris e nem se dar ao luxo de perder os mais qualificados e experientes. preciso avanar do modelo de professoresheris para o do profissionalismo.[...]

Fonte: ARANHA; BUSCATO, 2008. Voc percebe que, no texto 1, com base descritiva, o objetivo oferecer ao leitor /ouvinte a oportunidade de visualizar o cenrio onde uma ao se desenvolve e as personagens que dela participam. A descrio bem feita e minuciosa desperta nesse leitor/ouvinte, alm da possibilidade de imaginar cenrios e personagens, o prazer pelo acompanhamento da perfeita caracterizao desses. Cada um, no contato com o texto, cria uma imagem especfica da rua, das casas, dos arredores e do ele citado no trecho. Existem caractersticas lingsticas prprias do texto descritivo, as quais o diferenciam de outros tipos de textos, tais como: a) Uso de adjetivos: esses caracterizam um substantivo, atribuindo-lhe qualidade, estado ou modo de ser e podem aparecer com a seguinte distribuio: antepostos ao substantivo: tortuosa ladeira, modestas casas, jeito jovial; pospostos ao substantivo: terrenos baldios, mato rasteiro, cabelos crescidos e desalinhados, jeito jovial; antepostos e pospostos ao substantivo: dbil cantiga infantil, largo bluso azul-marinho.

b) Uso de

advrbios: indicam as circunstncias em que ocorre a ao verbal e

aparecem no exemplo subdivididos em:


advrbios de modo: sem pressa, sem simetria, sem calamento, de estudante; de lugar: no meio da rua, aqui e ali;

18

Ensino a Distncia - ULBRA


de tempo: da tarde.

c) O tempo verbal mais freqente o pretrito imperfeito do indicativo: avanava, iam, brincavam, era, esperava, tinham. O texto 1 apresenta uma descrio literria. Na descrio no-literria, h maior preocupao com a exatido dos detalhes e a preciso vocabular. Por ser objetiva, h predominncia da denotao. O nvel de linguagem utilizado o tcnico/cientfico e esse tipo de texto usado para descrever aparelhos, o seu funcionamento, as peas que os compem, para descrever experincias, processos etc. Na descrio do tipo no-literria, texto 2, a autora expe detalhes coletados durante a sua observao realizada em uma turma de 5 srie de uma escola pblica da Bahia. A descrio tambm pode aparecer ao longo de diferentes textos, pois sua funo pode ser completar, ensinar, significar, arquivar, classificar, prestar contas, explicar. No texto 3, o foco est no desenrolar de fatos ocorridos a um personagem em diferentes locais durante uma determinada seqncia temporal. Verifique alguns elementos caractersticos desse texto narrativo: 1. Narrador/Foco Narrativo: no participa da ao, no faz parte da histria contada. um narrador-observador o qual, diferentemente do narrador-personagem, faz referncias a uma terceira pessoa e utiliza verbos conjugados nesta pessoa do discurso. (Edward presenciou; ele foi recrutado; tornou-se um funcionrio; ele teve de sacrificar sua vida pessoal). 2. 3. 4. Fato (o que narrado): a vida de Edward. Tempo: da infncia idade madura de Edward. Lugar: casa paterna, Universidade, local de trabalho (Agncia de Inteligncia Central, sua casa). 5. 6. Personagens: Edward, seus familiares e colegas de trabalho. Causa (motivo que determinou a ocorrncia): ingresso de Edward para trabalhar na Agncia de Inteligncia Central. 7. Modo (como se deu o fato): o envolvimento de Edward com o trabalho e o seu prestgio dentro da Agncia. 8. Conseqncias: de um lado, o sucesso profissional e, de outro, o prejuzo em termos pessoais e familiares. No texto narrativo, predominam os verbos de ao, afinal, o objetivo est no desenrolar de um fato, de um acontecimento e isso pressupe mudanas que estabelecem relaes anteriores, concomitantes e posteriores. A seleo dos verbos, conectivos, pontuao, coordenao ou subordinao das oraes tem papel relevante na montagem do texto narrativo.

19

Ensino a Distncia - ULBRA


Por tratar-se de uma histria redimensionada temporal e espacialmente e na qual os eventos e as aes so submetidas ao trabalho da linguagem, os cuidados gramaticais so fundamentais, pois o texto representa uma reconstruo do universo que a cada dia se faz de forma diferente. Em vista disso, as narraes das diferentes pocas foram, so e continuaro sendo lidas diversamente atravs da histria pelos mais variados pblicos. E o texto 4? Qual o seu diferencial em relao aos outros?

Enquanto os anteriores focam seu desenvolvimento, respectivamente, na descrio e no desenrolar de fatos, o texto dissertativo apresenta idias, argumentos e opinies sobre determinado assunto, analisa contextos, dados e fatos. O objetivo discutir, argumentar, posicionar-se e defender pontos de vista atravs da fundamentao, explicao, persuaso e exposio de provas. Conhecimento prvio e consistente sobre o assunto; posicionamento a respeito do tema e domnio da linguagem padro (seleo de vocabulrio, correo gramatical, organizao de construes sintticas) so pr-requisitos fundamentais para a elaborao de textos dissertativos. No texto utilizado como exemplo, possvel perceber essas nuances no processo de redao. Ao tratar sobre o tema da educao brasileira, mais especificamente sobre os professores, o autor preocupou-se em ancorar/fundamentar sua opinio com estudos, pesquisas, mtodos, estatsticas. Ao apresentar citaes de pessoas renomadas na rea, dados, nmeros e percentuais, o texto garante um carter de veracidade bem maior do que se ficasse preso unicamente expresso de idias e sugestes pessoais do redator. Na introduo (primeiro pargrafo), apresenta o tema e a sua delimitao: Educao/ Papel do professor para o aprendizado. No desenvolvimento (segundo, terceiro e quarto pargrafos), expe e discorre sobre os argumentos que sustentam a tese: - Mtodo que mede a contribuio de cada professor ao aprendizado da turma; - Dados sobre carga horria e nmeros de alunos por turma; -Informaes sobre a formao dos professores de escolas pblicas e privadas. Na concluso (quinto pargrafo), retoma a tese e prope solues para o problema discutido: Investimentos na formao, valorizao e respeito ao professor. Nos captulos seguintes, sero analisados com maior aprofundamento a estrutura do texto dissertativo e o conceito de argumentao. Para finalizar a abordagem sobre os diferentes tipos de textos, deve-se considerar tambm a existncia de textos mistos, os quais so compostos por uma combinao das modalidades descritiva, narrativa e dissertativa. Leia o texto a seguir e procure detectar a heterogeneidade de tipos:

20

Ensino a Distncia - ULBRA


Texto 5

Ilhas de excelncia e o vexame nacional A realidade dos 55 mil colgios da rede pblica de ensino fundamental no pas parecida. Insuficincia crnica de recursos, professores despreparados, currculos malfeitos, m gesto das verbas disponveis e escolas em condies precrias. Esses so os resultados do ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), no qual apenas 178 escolas de 1
a a

a 4

sries da rede pblica obtiveram desempenho

equivalente ao das escolas dos pases da Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE). Em outras palavras, 99,7% no atingem os padres mnimos das escolas dos pases mais ricos. Um vexame. Quanto s 178 ilhas de excelncia apontadas pela pesquisa, elas no se restringem s cidades maiores e mais ricas. Muitas se escondem em municpios como Limoeiro, Pernambuco, e Tocantinpolis, Tocantins. Afinal, o que faz com que as pouqussimas escolas bem avaliadas brilhem num cenrio to desalentador? So prticas que podem e devem ser espalhadas por toda a rede de ensino do pas.

21

Ensino a Distncia - ULBRA

Na escola estadual Jandira de Andrade Lima, em Limoeiro, Pernambuco, as coisas comearam a mudar em 2000, graas a um projeto desenvolvido pelas crianas da 2 srie. Elas desenharam como viam sua cidade, e esses desenhos viraram cartes-postais.[...]que foram enviados por Ana Xavier, a diretora da escola, para um amigo que morava na Alemanha.[...]. O passo seguinte foi dado pelas crianas alems, que fizeram cartes-postais inspirados em sua cidade e enviaram para os colegas brasileiros. [...] Foi um ir-e-vir de cartas, cartes, revistas, vdeos, CDs, que alimentavam a curiosidade e o interesse pela cultura estrangeira. Estava implantada a vontade de aprender. Um belo dia, Limoeiro recebeu a visita de professores alemes trazendo lembranas de Westerholt e uma quantia em dinheiro que serviu para a construo de duas CDtecas, com aparelho de som e vrios CDs. Antes que elas fossem inauguradas, porm, a escola foi roubada. Sensibilizados, os alemes angariaram fundos em sua cidade para mandar para Limoeiro.[...] O Projeto Correio Brasil Alemanha mostra que h formas criativas para contornar a falta de dinheiro. Essa iniciativa permite que os alunos enriqueam seu currculo escolar e estabeleam uma conexo com o mundo, ampliando suas perspectivas de um futuro melhor, afirma a diretora.

Fonte: SEKEFF, 2008, p. 78. O texto misto acima comea e termina com caractersticas dissertativas (primeiro, segundo e ltimo pargrafos) e o seu desenvolvimento apresenta caractersticas narrativas, pois no terceiro e quarto pargrafos relatada a experincia realizada em uma escola estadual de Pernambuco. Atravs da apresentao de um fato/exemplo evidenciado concretamente como as escolas, mesmo as menos favorecidas, podem participar ativamente de projetos criativos para contornar a falta de recursos e trazer excelentes resultados, no s aos alunos diretamente envolvidos, mas tambm ao restante da rede de ensino que, seguindo esse exemplo de prtica pedaggica, alcanar maior excelncia educacional. Ponto final Neste captulo, foram analisados diferentes exemplos de textos produzidos em virtude de determinadas funes (cientficas, tcnicas, ideolgicas, oficiais, cotidianas) e tambm derivados de condies especficas de comunicao verbal. Cada texto traz implcitas caractersticas pessoais de seu autor, tais como suas crenas, conceitos, valores, propsito discursivo, enfim, de que modo ele pensa e percebe o

22

Ensino a Distncia - ULBRA


mundo sua volta, de que maneira representa indivduos e suas aes, ou seja, como encara e interpreta a realidade. Ler um texto criticamente visualizar no s a realidade particular de algum, mas fundamentalmente explicitar padres que regem condutas, opinies e comportamentos da sociedade como um todo. Indicao cultural BRANDO, H. N.; CHIAPPINI, L. (Coord.). Gneros do discurso na escola: Mito. Conto. Cordel. Discurso poltico. Divulgao cientfica. So Paulo: Cortez, 2000. (Aprender e ensinar com textos). O livro Gneros do Discurso na Escola, desenvolve um trabalho de seleo, anlise e interpretao de diferentes genros discursivos, com sugestes de leitura, visando a aparelhar os professores na explorao didtica de diferentes textos verbais. Juntamente com esta obra, completam a trilogia os livros: Leitura e construo do real e Outras linguagens na escola. Todos publicados na coleo "Aprender e ensinar com textos".

Atividades Com base no estudo das tipologias textuais, assinale a alternativa que apresenta uma caracterstica descritiva: relatar uma sucesso de acontecimentos; representar um processo que se desencadeia, se complica e se resolve; ordenar momentos atravs dos quais se processa uma transformao; especificar um determinado objeto temporal e espacialmente; selecionar cuidadosamente as partes do enredo.

Com base nos componentes verbais que integram a descrio a seguir, assinale a alternativa correta a respeito das caractersticas lingsticas apresentadas: A noz-moscada inibe as substncias que degradam os neurotransmissores. Em altas doses, pode causar reaes como distores na viso, boca seca e uma sensao de euforia. Sua ingesto se d de forma direta ou em ch e hoje bem menos popular do que j foi na dcada de 70. (O BARATO..., 2008, p. 28).

boca seca e sensao de euforia so, respectivamente, caracterizaes feitas por adjetivo e advrbio de modo; hoje e dcada de 70 so advrbios que indicam uma circunstncia de modo; o tempo verbal mais freqente do texto o pretrito imperfeito do indicativo; o tempo verbal mais freqente do texto o pretrito perfeito do indicativo;

23

Ensino a Distncia - ULBRA


a presena de adjetivos serve para mostrar a opinio do autor.

Com base no texto a seguir, assinale a alternativa correta a respeito dos elementos narrativos apresentados: No Japo, um samurai, por estar prximo de ser capturado, praticou o harakiri, ato que consiste em atravessar uma adaga no abdome. O guerreiro sentou-se sobre as pernas dobradas para trs para no cair de costas e no pde demonstrar nenhum tipo de medo ou dor. A principal funo desse ritual garantir que os guerreiros lutem e morram com honra. (SILVA, 2008, p. 35)

o narrador participa da ao; o fato narrado a morte de um guerreiro atravs do harakiri;


os personagens so o samurai e o guerreiro; a conseqncia apresentada a luta com honra; o narrador expressa suas emoes com relao ao acontecido.

Questes discursivas:

1. Leia o texto a seguir: A realidade dos 55 mil colgios da rede pblica de ensino fundamental no pas parecida. Insuficincia crnica de recursos, professores despreparados, currculos malfeitos, m gesto das verbas disponveis e escolas em condies precrias. Esses so os resultados do ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), no qual apenas 178 escolas de 1a a 4a sries da rede pblica obtiveram desempenho equivalente ao das escolas dos pases da Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE). Em outras palavras, 99,7% no atingem os padres mnimos das escolas dos pases mais ricos. Um vexame. (SEKEFF, 2008, p. 78).

Qual a sua tipologia? O texto apresenta as trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso? De que forma essas partes esto divididas em relao aos perodos?

24

Ensino a Distncia - ULBRA

2. Classifique o texto a seguir quanto tipologia:

Era um domingo ensolarado no Rio de Janeiro e eu estava com um grupo de amigos numa cachoeira. A gua estava tima, lmpida, fresquinha. L permanecemos at o final da tarde e foi muito divertido. No entanto, dois dias depois, comecei a apresentar sintomas de febre, mal-estar e dores de cabea e pelo corpo todo. Ao realizar o exame de sangue, o diagnstico foi de dengue! A situao apresentada no Rio de Janeiro de epidemia e das graves! A populao foi orientada a usar roupas compridas para se defender da contaminao enquanto a prefeitura e o governo do estado montaram centros de hidratao e recorreram a mdicos vindos de outros estados e at do exterior para auxiliarem no controle do surto.

25

Ensino a Distncia - ULBRA

Daniela Duarte Ilhesca e Dbora Teresinha Mutter da Silva

O PARGRAFO-PADRO

26

Ensino a Distncia - ULBRA

O objetivo deste captulo aprofundar o estudo da forma dissertativa como


gnero privilegiado para a redao acadmica a partir do conceito de pargrafopadro: conceito, estratgias e estrutura. O estudo do pargrafo-padro fundamental, porm necessrio que antes de falarmos nele, lembremos o que um pargrafo simplesmente. Se pensarmos que um texto se compe de palavras, de frases e de perodos ento podemos afirmar que o pargrafo a maior unidade redacional de um texto longo. Sua funo importantssima para a progresso do texto, pois seus efeitos incidem sobre a estrutura formal e sobre a estrutura semntica. Vejamos o texto a seguir: Texto 1

Gachos que viajaro ao Rio devem ficar alertas Segundo a Secretaria de Sade do Rio Grande do Sul, no h nenhum caso de dengue autctone (contrado no Estado) entre os gachos. As 23 vtimas confirmadas este ano teriam contrado a doena em viagens. A ltima epidemia no Estado foi registrada em abril de 2007, com 262 casos confirmados - 70% deles na regio de Giru, no Noroeste. Entretanto, o maior pico de notificao da doena aconteceu em 2002, quando houve uma grande infestao de dengue no Rio de Janeiro. O gacho viaja muito ao Rio de Janeiro e, por isso, precisa se cuidar. Ao primeiro sintoma da doena, no pode deixar de procurar um mdico - alerta a coordenadora da Diviso de Vigilncia Ambiental em Sade do Estado, Laura Londero Cruz.

Fonte: O BRASIL..., 2008. No texto, h trs pargrafos que podemos observar pelo recuo na margem esquerda. Alm disso, vale ressaltar que cada pargrafo aborda um novo enfoque sobre o mesmo assunto, por isso a necessidade de deix-los em pargrafos distintos. Quanto estrutura formal externa, o pargrafo segmenta o texto em blocos que so visualmente identificados pelo recuo da margem esquerda. Cada pargrafo de um texto longo identificado por essa

27

Ensino a Distncia - ULBRA


caracterstica fsica, cabendo dizer que no h extenso previamente determinada, ou seja, o tamanho de um pargrafo varivel, visando sempre a uma harmonia entre os pargrafos. Em relao estrutura semntica, cada pargrafo de um texto longo vai abordar um novo enfoque sobre o assunto integral. Alm disso, introduz um novo dado sobre o conjunto, alimentando ou subsidiando a idia principal. Nesse sentido, cada pargrafo tem uma idia principal que no exatamente a do texto como um todo, mas que gravita em torno dela, isto , guarda estreita relao com a idia principal e com o assunto do texto. Porm, todo texto bem elaborado ter um pargrafo que apresenta a idia-ncleo. A esse chamaremos de pargrafo-padro, pois ele indicar os elementos fundamentais do assunto. Vejamos agora a definio de pargrafo de Garcia , O pargrafo uma unidade de composio constituda por um ou mais perodo, em que se desenvolveu ou se explana determinada idia central, qual geralmente se agregam outras, secundrias mas intimamente relacionadas pelo sentido. Mas, para chegarmos elaborao do pargrafo-padro, preciso primeiro escolher um assunto, delimit-lo e definir um objetivo, ou seja, necessitamos de uma finalidade para aquilo que vamos escrever. Assim, as etapas prvias seriam: Em primeiro lugar, devemos escolher um assunto. Por exemplo, novas tecnologias. Em segundo lugar, vamos delimitar, ou seja, restringir o pensamento, pois so muitas as coisas que podemos abordar no que diz respeito s novas tecnologias. Por exemplo, benefcios proporcionados pelas novas tecnologias. Finalmente, vamos definir qual a nossa inteno, isto , o objetivo para o qual vamos escrever. Por exemplo: refletir sobre as vantagens da utilizao das novas tecnologias no nosso dia-a-dia. Assunto: novas tecnologias Delimitao: benefcios das novas tecnologias Objetivo: refletir acerca das vantagens das novas tecnologias
4

Superadas as etapas preliminares (delimitao do assunto e objetivo), passemos estrutura interna do pargrafo que so trs: tpico frasal (frase-ncleo), desenvolvimento e concluso. Tpico frasal: geralmente, ser a introduo do pargrafo, por apresentar o assunto delimitado e sugerir o objetivo. Desenvolvimento: que, a partir de idias associadas, exemplos e argumentos, desenvolver o assunto delimitado para atingir o objetivo final. Concluso: apresenta o fechamento com a retomada do assunto delimitado, acrescentando uma idia nova, uma opinio ou ainda propondo uma reflexo ao leitor com uma interrogao ou uma questo instigante. O maior cuidado na hora de concluir no repetir algo que j tenha sido dito e fechar de modo coerente com a articulao das idias ou argumentos utilizados no desenvolvimento.

28

Ensino a Distncia - ULBRA


Vejamos agora um pargrafo-padro sobre a temtica proposta: No 1 perodo, temos a introduo. A partir da temo s um desenvolvimento composto por 3 idias favorveis em torno do mesmo assunto. E finalmente temos a concluso, que remete ao leitor a deciso de refletir, pensar sobre a temtica desenvolvida. Vejamos agora cada uma das partes que estruturam o pargrafo-padro. a) Introduo As novas tecnologias tm alterado significativamente as prticas e a formao de profissionais nos diversos segmentos sociais, e alguns exemplos ilustram a abrangncia de tais mudanas. b) Desenvolvimento 1 Idia: Vejamos o caso da videoconferncia. uma soluo recente, que permite aos usurios economia de tempo e de recursos, evitando deslocamento fsico e reduo nos gastos com viagens. 2 Idia: Outra rea bastante impactada a educao: o ensino a distncia agrega recursos tecnolgicos como, por exemplo, a vdeo-aula, entre outros, permitindo mudanas de hbitos e de atitudes diante da formao intelectual. 3 Idia: Na rea mdica, a investigao e o tratamento de doenas ocorrem com o auxlio da informtica, possibilitando resultados mais precisos. c) Concluso: Por certo, esses so apenas alguns exemplos dessa nova realidade que devemos saudar, mas para a qual devemos estar preparados. Agora veja como ficou o pargrafo-padro:

As novas tecnologias tm alterado significativamente as prticas e a formao de profissionais nos diversos segmentos sociais, e alguns exemplos ilustram a abrangncia de tais mudanas. Vejamos o caso da videoconferncia. uma soluo recente, que permite aos usurios economia de tempo e de recursos, evitando deslocamento fsico e reduo nos gastos com viagens. Outra rea bastante impactada a educao: o ensino a distncia agrega recursos tecnolgicos como, por exemplo, a vdeo-aula, entre outros, permitindo mudanas de hbitos e de atitudes diante da formao intelectual. Na rea mdica, a investigao e o tratamento de doenas ocorrem com o auxlio da informtica, possibilitando resultados mais precisos. Por certo, esses so apenas alguns exemplos dessa nova realidade que devemos saudar, mas para a qual devemos estar preparados.

Para estudo do pargrafo-padro privilegiamos o tipo dissertativo, pois se trata de um gnero textual que envolve alguns estigmas no imaginrio dos estudantes. Mas o abordamos, especialmente, por tratar-

29

Ensino a Distncia - ULBRA


se da forma privilegiada para a escrita acadmica, fazendo surgir uma aura problemtica em torno das seguintes questes: A primeira pergunta que fazemos sobre o que escrever, isto , a delimitao do nosso assunto. O segundo questionamento que nos fazemos Por que e para que escrever? Isto , o nosso objetivo. Por fim, nos perguntamos sobre Como escrever? Nessa etapa, surgem as questes de estilo, abordagens, informaes relevantes e argumentos. Na vida acadmica, geralmente o assunto definido pelo professor, pela disciplina ou pela pesquisa. Portanto, poderemos escrever para: apresentar uma idia, rebater uma idia, contribuir com uma idia, ampliar uma idia ou informar um conhecimento novo. Partindo de um tema amplo, que dever ser delimitado, isto , restringido. No podemos falar de tudo que envolve, mas sim centrar em um aspecto especial e sobre ele tecer uma srie de consideraes. Vejamos o seguinte exemplo: No poderamos falar de tudo que envolve a insero de novas tecnologias, pois seria impossvel devido sua amplitude. Por isso, foi indispensvel focar um assunto dentro do todo. No caso, delimitamos o assunto em dos benefcios das novas tecnologias. O pargrafo-padro a unidade mnima de uma estrutura dissertativa com autonomia completa. um pargrafo que pode ser lido e entendido como um texto mais amplo devido abrangncia e organicidade de sua estrutura dissertativa. Depois de conhecido, o pargrafo-padro serve de base para todo e qualquer texto dissertativo. Mas o que significa dissertar? Toda vez que abordamos determinado assunto, expondo ou defendendo nossas idias e convices, adotamos a estrutura do pensamento dissertativo. Ao analisar fatos e fenmenos da realidade, apresentarmos subsdios para convencer, divulgar ou contrapor determinado assunto. Com isso, queremos convencer nossos interlocutores do nosso ponto de vista. Dissertar , ento, uma ao que visa ao debate de idias. No nosso dia-a-dia, freqentemente expomos nossa opinio sobre determinado assunto conflitante, ou seja, para falarmos sobre poltica, esporte ou livros. Se o tema polmico, certamente precisaremos argumentar e defender nosso ponto de vista. Porm, essa estrutura serve tambm para apresentar um percurso reflexivo completo sobre um assunto, organizando idias divergentes, ou seja, os prs e os contras. Dissertar, portanto, organizar textualmente e, de forma crtica, nosso pensamento sobre determinadas situaes, por meio do questionamento sobre certa realidade e nosso juzo. Para redigirmos um texto dissertativo, devemos definir uma temtica e as idias que sero agregadas, organizando-as em etapas. As idias, ou melhor, os argumentos devem aparecer distribudos de forma lgica em vrios pargrafos. Finalmente, devemos apresentar uma idia conclusiva. Essa seqncia, via de regra, deve ser respeitada no texto dissertativo. Portanto a temtica ou assunto deve estar logo no incio, para que o leitor saiba de antemo do que se trata. As idias que gravitam em torno do assunto, sejam favorveis ou contrrias, devem aparecer logo a

30

Ensino a Distncia - ULBRA


seguir ampliadas no meio, ou seja, desenvolvendo o assunto. Por fim, o autor do texto dissertativo apresentar a concluso que, na verdade, a sua convico inicial sobre o assunto tratado. Tem-se a aquilo que conhecemos como estrutura da dissertao: introduo, desenvolvimento e concluso. Vamos recordar os passos essenciais para a elaborao de um pargrafo-padro ou de um texto dissertativo sobre a insero das novas tecnologias no nosso cotidiano. Em etapa preliminar, j respondida a pergunta inicial sobre o que escrever, obtemos como resposta o assunto delimitado. Inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliogrfica, lendo tudo o que for possvel sobre o tema (livros, revistas, trabalhos acadmicos, internet). Teremos assim a base de conhecimento necessria para dizer algo vlido. A partir da, devemos responder a segunda pergunta: como escrever? Para ajudar, vamos adotar a tcnica da interrogao: 1. 2. Quais benefcios so proporcionados pela insero das novas tecnologias no nosso cotidiano? Responda a voc mesmo essa pergunta a partir dos elementos da pesquisa e da sua prpria vivncia. 3. Pergunte-se por que voc pensa o que pensa sobre o caso. Esses sero os seus argumentos para defender a sua posio definida na segunda pergunta. 4. Anote as idias auxiliares e exemplos relacionando-os ao argumento principal, que a resposta da sua segunda pergunta, ou seja, seu argumento principal. Estas idias auxiliares sero os seus argumentos, ou seja, seus prs. 5. Coloque-se na posio de quem pensa diferente de voc e quais argumentos essa pessoa teria para contra-argumentar. Da, sairo os argumentos contraditrios, ou seja, os contras. No h necessidade de que sempre apaream argumentos desfavorveis temtica proposta. 6. Confronte os argumentos do seu oponente imaginrio e tire a prova se os seus argumentos seguem vlidos ou suficientes para convencer o seu leitor. 7. Caso contrrio, tente reforar a sua base argumentativa com mais elementos.

Cada um dos elementos a seguir so fundamentais para o resultado satisfatrio e desejvel de um bom texto. Vejamos a Criticidade ela se estabelece na etapa preliminar, efetuamos o exame e a discusso crtica do assunto, ou seja, adotamos um ponto de vista amparado por argumentos a favor. Isso nos dotar de base de conhecimento indispensvel Criticidade, pois envolveu um processo de anlise e sntese. O bom resultado dessa etapa nos dar a Clareza de idias, que tambm est diretamente ligada ao domnio que temos do vernculo e da norma culta, vocabulrio preciso, objetivo e coerente s idias expostas. O aprimoramento da linguagem e a diversidade lexical so fundamentais

31

Ensino a Distncia - ULBRA


para adequar idias e palavras. Essa capacidade se adquire atravs do hbito de leitura, de escrita e de pesquisas em dicionrios e gramticas. Muito importante tambm a Unidade: ela que permitir desenvolvimento do texto em um assunto. As idias que lhe so pertinentes devem suceder-se em ordem lgica. Por isso, a importncia de no abordarmos detalhes insignificantes e que no meream ser desenvolvidos ao longo da produo textual. Antes de comearmos a escrever efetivamente, devemos escolher um assunto, delimitando-o, para que as idias no fiquem soltas e o texto mantenha a sua unidade. A delimitao ajuda a pr em ordem nossas idias,

evitando a fuga do tema. Outro elemento imprescindvel a Coerncia: ela que permite a associao e correlao das idias na construo dos perodos e na passagem de um pargrafo a outro. Os elementos de ligao, tais como conjunes, pronomes relativos, pontuao etc, so indispensveis para entrosar oraes, perodos e pargrafos. E justamente o bom entrosamento das unidades oracionais que garantir a Organizao dos pargrafos: no devendo haver fragmentao da mesma idia em vrios pargrafos, nem apresentao de muitas idias em um s pargrafo. A seqncia dos mesmos deve ser coerente e articulada. A transio entre os pargrafos deve ser adequada, quer pelas relaes em nvel das idias, quer pelo uso de palavras e expresses de ligao resultantes de detalhes desempenho lingstico em nvel de coeso e de estilo. Para finalizar, vale destacar que um pargrafo-padro tambm pode ser escrito no modo descritivo ou narrativo. Ponto Final Neste captulo, abordamos o pargrafo-padro como forma ideal para o aprofundamento do estudo da forma dissertativa. Como vimos a estrutura do pargrafo-padro similar dissertao, tipologia textual privilegiada para a redao acadmica. Reiteramos a importncia definir o assunto, e delimit-lo de acordo com um objetivo. tivermos certeza sobre estes trs itens, no alcanaremos xito na formulao textual. Importante a destacar a correspondncia entre as partes do pargrafo-padro e a estrutura dissertativa que se moldam perfeio. O Tpico frasal, corresponde introduo, o desenvolvimento, ao corpo do texto com a organizao dos argumentos com vistas ao objetivo final e, finalmente, a concluso que vem a ser a informao, questionamento, opinio, etc. que tnhamos desde o princpio. Se no

32

Ensino a Distncia - ULBRA


Apresentamos, tambm, uma reflexo sobre o ato de dissertar a partir da tcnica da interrogao. Enumeramos as qualidades indispensveis de um pargrafo-padro bem como de qualquer texto dissertativo que so: a Criticidade, a Clareza de idias, a Unidade, a Coerncia e a Organizao dos pargrafos

Indicao cultural SOARES, M. B. Tcnicas de redao. So Paulo: Ao livro tcnico, 1978. Para aprofundar os conhecimentos acerca do estudo do pargrafo, sugerimos a leitura do livro

Tcnicas de Redao, de Magda Becker Soares. A autora organiza uma variada tipologia de pargrafos e apresenta exemplos para cada um. Dessa forma, possvel visualizar e explorar mais detidamente as inmeras possibilidades redacionais de um pargrafo. CONSOLARO, H. (Org.). Por trs das letras. Disponvel em: <http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=redacao/teoria/docs/topicofrasal>. Acesso em: 21 out. 2008. Portal Sugerimos a visita ao site portrasdasletras.com no tpico intitulado A estruturao do pargrafo. Nele, h um detalhamento elucidativo sobre o tamanho do pargrafo e sobre o tpico-frasal e suas diferentes formas de organizao estrutural e temtica. Atividades 1. Assinale a alternativa que indica o incio e o final do desenvolvimento do pargrafo seguinte:

'Noites mal dormidas podem ser um sinal para voc trocar o colcho, garante o ortopedista Anthony B. Lyndon, membro da Associao Britnica de Ortopedia. A m acomodao do corpo pode ser notada a partir de seus hbitos noturnos. Se voc se mexe excessivamente ou acorda vrias vezes de madrugada, fique atenta qualidade do colcho ou do travesseiro. O problema que o mercado oferece tantos produtos nesse setor que fica difcil optar por um modelo especfico. Mas isso vital, porque voc passa cerca de 1/3 do dia com o corpo sobre o colcho e o travesseiro. Portanto, tenha cuidado ao escolh-los e acerte em cheio." (CURCIO, 2008).

a. noites... especfico; b. a m... travesseiro; c. noite... travesseiro; d. garante... travesseiro;

33

Ensino a Distncia - ULBRA


e. a m ... cheio.

2. Assinale a alternativa que contm a ordem correta das letras para formar um pargrafo-padro. I. Do mesmo modo, s se escreve "mergulhando" no texto, lendo, conversando e, acima de tudo, praticando. II. Ento, aps o domnio da escrita, sim, o estudo da gramtica se torna interessante, um verdadeiro jogo, medida que o fato lingustico se encontra com a lgica da norma gramatical. III. Aprende-se a nadar dentro da gua. IV. Tomam-se muitos "goles" de erros, surgem dificuldades, mas acaba-se conquistando essa capacidade to rara nos dias de hoje. V. O domnio da linguagem escrita se assemelha ao aprendizado da natao.

a. ( ) I, II, III, IV e V. b. ( ) I, II, III, V e IV. c. ( ) V, II, I, III e IV. d. ( ) V, III, I, IV e II. e. ( ) I, III, II, V e IV.

3. Assinale a alternativa que contm a ordem correta das letras para formar um pargrafo-padro. I. Tambm ocorre a aquisio de conhecimentos variados, tanto empricos quanto cientficos, dependendo do texto escolhido. II. Uma delas a ampliao do vocabulrio, pelos diversificados conceitos que apresenta. III. A leitura proporciona inmeras vantagens. IV. Assim, verifica-se que esse hbito deve ser amplamente estimulado, pois traz muitos benefcios. V. Alm disso, uma fonte de lazer inesgotvel, visto que permite ao indivduo uma "viagem" ao encantado mundo da fantasia atravs das personagens que vo aparecendo. a. ( ) II, I, III, IV e V. b. ( ) I, II, V, III, e IV.

34

Ensino a Distncia - ULBRA


c. ( ) III, II, I, V e IV. d. ( ) III, V, I, IV e II. e. ( ) II, III, I, V e IV.

QUESTES DISCURSIVAS

1. Com base na resposta da questo 1, redija um pequeno texto informando o nmero de perodos em cada uma das partes do pargrafo. Defina quanto perodos existem no desenvolvimento, quantos so introdutrios e quantos so conclusivos. Justifique por que no poderia ser diferente.

2. Leia a introduo e o desenvolvimento do pargrafo a seguir: "Longe de querer somente carros bonitinhos, as mulheres se transformaram em parcela expressiva do mercado e at de carros grandes e robustos como as caminhonetes. [...] [Elas no] querem um carro da Penlope Charmosa. Procuram coisas relevantes, como segurana e praticidade, alm da beleza. [O 'sexo frgil' gosta] dessa sensao de comando ao dirigir." (PENLOPE ..., 2008).

Considere o seguinte perodo: "Por isso, aumentaram as vendas de carros pequenos." como possibilidade de concluso. A partir disso, redija um pequeno texto sobre a lgica, nexo ou inadequao do mesmo como conclusivo para o pargrafo em questo. Caso entenda necessrio, sugira a sua sugesto para substitu-lo.

35

Ensino a Distncia - ULBRA

Mozara Rossetto da Silva

DESEMPENHO LINGSTICO I
36

Ensino a Distncia - ULBRA

O ato de escrever inegavelmente proveitoso e constitui-se em oportunidade


de aprimoramento constante do redator. No entanto, tal misso demanda tempo, esforo intelectual, domnio de habilidades e cuidados especiais. Neste captulo, vamos abordar qualidades do estilo que so fundamentais para o cumprimento desta misso: Unidade, Harmonia, Clareza, Conciso, Coerncia e Correo Gramatical. Redigir vai alm da comunicao com eficincia, tambm uma tarefa que implica empatia, para que se estabelea uma verdadeira interao entre o produtor e o receptor do texto. Segundo Feitosa , h duas premissas fundamentais que devem ser consideradas ao iniciar a produo textual: 1. 2. o autor deve ser o primeiro e maior interessado em que o leitor se prenda leitura do texto; depende do autor que o leitor possa entender e absorver as informaes a serem transmitidas.
5

Para isso, perguntas como O que o receptor deste texto precisa saber?, Para que ele precisa dessas informaes?, Que tipo de conhecimento ele j tem a respeito do assunto?,Qual ser a utilizao e o alcance desta mensagem? auxiliam na confeco do texto, porque conhecendo as expectativas do leitor possvel consider-las no momento da elaborao do material.

4.1 Qualidades do Estilo

37

Ensino a Distncia - ULBRA


No intuito de assegurar a compreenso e o interesse do leitor pelo texto h alguns requisitos importantes. So eles: Unidade, Harmonia, Clareza, Conciso, Coerncia e Correo Gramatical. 4.1.1 Unidade

Para se obter a unidade textual deve-se ter em vista um objetivo nico, eliminando pormenores dispensveis e evitando passagens bruscas de um assunto para outro. Fatores que prejudicam a unidade: uso de conjunes indevidas; pontuao incorreta; inverso indevida de termos; excesso de adjetivos, advrbios, sinnimos e repeties de palavras; idia principal escondida no meio das secundrias; fragmentao do assunto.

Observe o texto a seguir e os problemas que prejudicam sua unidade

TEXTO 1

38

Ensino a Distncia - ULBRA

Londres obriga motoristas a andar a 32km/ha O governo de Londres ir limitar a 32 km/h a velocidade mxima de diversas vias e estradas urbanas com o intuito de reduzir em um tero as mortes na prxima dcada no trnsito. (Pontuao incorreta) De acordo com estatsticas, incluindo motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres, mais de trs mil pessoas nas rodovias londrinas a cada ano morrem. Agora, o objetivo diminuir para duas mil as mortes at 2020. (Inverso indevida de termos) Para o Conselho Consultivo Parlamentar para Segurana do Transporte, a meta significativa, se em 2006 foram registradas 3.172 mortes. (Conjuno indevida) Alm do controle de velocidade, que ser feito principalmente no entorno de escolas, as autoridades puniro com mais rigor quem infringir as novas regras e aqueles que no usarem o cinto de segurana. O cinto de segurana um dispositivo de defesa dos ocupantes de um meio de transporte. O cinto de segurana serve para, em caso de coliso, no permitir a projeo o passageiro para fora do veculo e nem que este bata a cabea contra o pra-brisa ou outras partes duras do veculo. O cinto de segurana obrigatrio em aeronaves e veculos automotores, exceto motocicletas, em quase todos os pases do mundo incluindo Portugal e Brasil.Muitas pessoas no gostam de usar o cinto de segurana por achar que incmodo ou por medo de ficar presas em caso de acidente. (nfase demasiada a uma das idias secundrias; a idia principal fica abafada pelos pormenores) Para inibir o excesso de velocidade, diversas cmeras e sinalizaes eletrnicas sero instaladas pelas ruas londrinas. (Fragmentao do texto em muitos e pequenos pargrafos)

Fonte: Adaptado de G1.com, 2008.

4.1.2

Harmonia

Mensagem elegante, cujo som agradvel aos ouvidos. Alguns fatores podem prejudicar a harmonia, tais como: Aliterao: repetio de um mesmo fonema. Exemplo: Na farmcia, fomos falar com o farmacutico a respeito da fabricao dos remdios. (aliterao do fonema /f /)

39

Ensino a Distncia - ULBRA


Hiatismo: emenda de vogais. Exemplo: Leia a ata em voz alta. Cacofonia: combinao de palavras que, ao serem pronunciadas, formam sons

desagradveis. Exemplo: Por cada livro pagou vinte reais. Rima: vlida como recurso literrio, no apropriada em textos acadmicos. Exemplo: Na recepo do hotel, entoou a cano, embora a avaliao do grupo optasse pelo silncio. Repetio de palavras: a repetio de termos desqualifica o texto, pois evidencia um vocabulrio restrito do redator. Exemplo: O professor explicou ao aluno que na sala de aula o professor a autoridade e que, por isso, os alunos devem sempre respeitar os professores. Excesso de que: alm de ficar sonoramente deselegante, esse excesso demonstra falta de habilidade para substituir essas oraes por outras com sentido equivalente. Exemplo: Foi pedido que ele encaminhasse o trabalho que havia feito para que o professor pudesse logo fechar as mdias que faltavam. 4.1.3 Clareza

Pensamentos claros resultam em idias claras. Para que essas, por sua vez, na passagem para a escrita, expressem com fidelidade a inteno do autor necessrio evitar alguns deslizes: Disposio incorreta das palavras na frase. Exemplo: Alugam-se apartamentos para estudantes com televisor. (os aptos ou os estudantes tm televisor?) Omisso de alguns termos importantes para o entendimento da frase. Exemplo: Eu faria o trabalho com voc, se soubesse melhor o contedo. (quem no sabe suficientemente o contedo? Eu ou voc?) Impreciso vocabular. Exemplo: O iminente professor foi escolhido como paraninfo da formatura. (confuso dos termos iminente/prximo e eminente/notvel). Ambigidade gerada pelo uso do pronome relativo. Exemplo: A filha do ministro que veio de So Paulo. (quem veio de So Paulo? A filha ou o ministro?). Excesso de intercalaes. Exemplo: O curso me deu formao, em assuntos como, direito tributrio e direito penal, que eu no dominava, quando comecei a estagiar, depois de terminar a faculdade, e ser selecionado em seguida. (o uso exagerado das intercalaes interrompe o desenvolvimento das idias, prejudicando o acompanhamento correto das idias do interlocutor). Idias desordenadas. Exemplo: A devastao na Amaznia foi a maior registrada nesses meses desde 2004. O dado preocupante porque o desmatamento no final do ano costuma cair. No entanto, a estiagem permitiu novas reas de cultivo. Alm disso, as siderrgicas aproveitaram a oportunidade para transformar rvores em carvo. (Embora o mesmo assunto permeie os perodos, as idias no esto conectadas apropriadamente)

40

Ensino a Distncia - ULBRA


Problemas de pontuao. Exemplo: Uma pesquisa realizada com 1200 pessoas entre 16 e 24 anos, detectou uma nova categoria, de jovens estudantes, eles representam 25% de sua gerao. Uso inadequado do gerndio. Exemplo: Estarei transmitindo suas informaes aos interessados. (O gerndio transmite idia de continuidade, portanto empregado para expressar uma ao em curso ou simultnea. Diante disso, seu uso acompanhado de verbos no futuro improcedente). Uso de palavras desnecessrias ou incompreensveis. Exemplo: A etiqueta nacional de conservao de energia criada, concedida e fiscalizada pelo Inmetro classifica e controla o consumo de energia dos produtos em uma escala de eficincia positiva que vai de A a G. 4.1.4 Conciso

Mensagem concisa a que, com poucas palavras, comunica o essencial, desprezando as explicaes bvias e suprfluas. Exemplo de texto prolixo: Com a finalidade iminente de ampliao da atuao de sua participao no mercado de transporte de cargas areas, a VarigLog vem mantendo negociaes com as grandes empresas do setor de transporte de cargas interessadas nesta parceria. O mesmo texto mais conciso e objetivo ficaria: Para ampliar sua atuao no transporte de cargas, a VarigLog vem negociando com as grandes empresas deste setor. 4.1.5 Coerncia

A correlao entre as palavras, os perodos e os argumentos garante o sentido de um texto. Repeties de expresses, falta de progresso do assunto, inadequao das conjunes utilizadas, contradio entre informaes, tempos verbais e pessoas do discurso e falta de relao das idias ocasionam srios problemas de coerncia. Acompanhe os exemplos incoerentes a seguir: Meu trabalho foi mal avaliado pelo professor, pois o professor poderia ter avaliado o trabalho sob outro enfoque. (Repeties de expresses). Ele demonstrava profunda preocupao com as atitudes daquele aluno. No entendia seu comportamento agressivo. No compreendia seu desinteresse pelo estudos. No aceitava sua falta de envolvimento nas atividades escolares. No permitia que algum naquele ambiente estudantil no participasse das propostas escolares. No tolerava que ele ficasse margem das tarefas. (Falta de progresso do assunto, so redigidos vrios perodos que transmitem as mesmas informaes). A Secretaria Municipal de Sade do Rio de Janeiro registrou no ltimo fim de semana mais 498 casos de dengue. [Apesar disso], sobe para 83.168 o nmero de infectados na cidade.
6

41

Ensino a Distncia - ULBRA


(Inadequao da conjuno apesar disso. A conexo correta deveria ser com um articulador de concluso como ento, com isso ou portanto) pela quarta semana consecutiva, o percentual de [...] mortos em conseqncia da dengue permaneceu em 42%. [Com esse crescimento nos dados, a situao mostra-se preocupante.] crescimento?) O artigo publicado no possua carter cientfico e no tem um referencial terico adequado.(Contradio de tempos verbais. A frase est no passado ou no presente?) Na elaborao deste artigo, mostramos os resultados, para que se tenha uma idia clara da pesquisa que foi realizada.(Contradio quanto pessoa do discurso. A frase est na primeira pessoa do plural ns ou na terceira pessoa do singular?) 4.1.6 Correo Gramatical
7

(Contradio entre informaes. Os dados esto estabilizados ou em

Sem dvida, a reviso dos aspectos gramaticais fundamental para a excelncia das produes textuais. A consulta aos dicionrios para confirmar a grafia e a acentuao das palavras e a pesquisa das regras de pontuao, concordncia, regncia e crase nas gramticas da lngua portuguesa no devem envergonhar ningum. Pelo contrrio, so uma demonstrao do quanto o desempenho lingstico produto de um trabalho cuidadoso com a linguagem, o qual exige tempo, empenho, conhecimento e contnua prtica. Ponto final Neste captulo, abordamos os conceitos de Unidade, Harmonia, Clareza, Conciso, Coerncia e Correo Gramatical, considerados requisitos fundamentais para garantir a qualidade dos textos. medida que cada qualidade de estilo foi sendo explicada, diversos exemplos foram ilustrando essas ocorrncias a fim de que o leitor identifique, nas suas produes textuais, se est alcanando o necessrio desempenho lingstico exigido do pblico acadmico. Indicao cultural FEITOSA, V. C. Redao de textos cientficos.Campinas: Papirus, 2000 Na obra, a autora evidencia que o importante no ato da escrita a efetiva comunicao. Enfatiza que clareza, harmonia e lgica so elementos essenciais para a transmisso do conhecimento e prope diretrizes prticas e tcnicas especficas para o desenvolvimento da nossa capacidade de expresso escrita.

Atividades

42

Ensino a Distncia - ULBRA


1. Considere o trecho: Cerca de 20% dos brasileiros tm colesterol alto, embora o levantamento apresentado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os principais congressos nacionais so realizados para debates sobre esse tema (Adaptado de SEGATTO; MAHMOUD, 2008). Qual o fator prejudicial sua unidade? Conjuno indevida. Pontuao incorreta. Inverso inadequada de termos. Excesso de adjetivos. Excesso de articuladores.

2. No trecho: Rodrigo Santoro ganhou um novo papel em Hollywood. Neste filme, o ator far um papel de homossexual e Jim Carrey far o protagonista do filme. O que prejudica a sua harmonia? Aliterao. Hiatismo. Cacofonia. Repetio de Palavras. Mau uso dos articuladores.

3. Assinale a alternativa cuja disposio das palavras na frase prejudica a clareza das idias: Os defensores das cotas afirmam que o sistema um caminho para corrigir distores histricas. Uma poltica baseada na cor da pele seria injusta no Brasil. Dos mais pobres brasileiros so brancos 30%. Dos brasileiros mais pobres, 30% so brancos. As crianas acreditavam em fantasmas, embora eles no existissem.

43

Ensino a Distncia - ULBRA


Questes discursivas:

1. Leia o texto a seguir: O combustvel brasileiro no resolve tudo, mas pode ajudar pases pobres a desenvolverem uma indstria que no necessariamente vai ocupar espao de terra para o plantio, o desenvolvimento e a colheita de alimentos. (Adaptado de TRAUMANN, 2008) Qual o problema apresentado? Justifique sua resposta.

Leia o trecho a seguir: Antes ele fazia tudo. Editava vdeos, coordenava pesquisas, dirigia os programas de TV. Foi 100% com ele. Qual o problema apresentado? Justifique sua resposta.

Daniela Duarte Ilhesca e Dbora Teresinha Mutter da Silva

44

Ensino a Distncia - ULBRA

ARGUMENTAO

Neste captulo,

vamos tratar sobre a argumentao e a sua

importncia para a redao acadmica, mas tambm como meio para inseres de idias e conquista de autoridade e credibilidade na difuso do conhecimento tcnico adquirido durante a formao universitria.

45

Ensino a Distncia - ULBRA


Argumentao um tpico muito importante em nossos estudos, pois o xito de texto dissertativo ou acadmico, de um modo geral, depende muito do acerto na escolha e na distribuio dos argumentos. Ouvimos falar muito em argumentao, e temos uma idia mnima sobre o que isso significa, mas vejamos o que argumentar?

Argumentar apresentar fatos, idias, razes lgicas ou provas que ratifiquem uma afirmao, uma tese, isto , uma proposio que se apresenta para ser defendida nas escolas superiores, em fim de curso.

Como podemos perceber, argumentar uma necessidade tpica da redao acadmica. No h como apresentar um estudo sem esse recurso. O mais importante, porm, relembrar que s capaz de encontrar bons argumentos aquele que tem amplo e profundo conhecimento do tema a ser tratado. Por isso, a importncia da pesquisa bibliogrfica prvia e da leitura. E isso constatamos porque ningum com conhecimento superficial sobre um assunto ser capaz de reunir argumentos suficientes para comprovar a validade da sua tese, do seu ponto de vista, isso , do seu discurso sobre qualquer assunto. o grau de envolvimento que temos com certo assunto ou circunstncia que determina a nossa fora persuasiva e discursiva. Veja a seguinte frase: isso que voc est dizendo no me convence, no suficiente para mudar o meu DISCURSO Considere o uso que o autor da frase fez da palavra discurso. Entretanto, para o objetivo da redao acadmica, a palavra discurso ser entendida como:

Tecido textual, cuja unidade mnima a frase, marcado pela vontade do sujeitoautor para influenciar o seu interlocutor-leitor na sua formao ideolgica.

Tecido textual, cuja unidade mnima a frase, marcado pela vontade do sujeito-autor para influenciar o seu interlocutor-leitor na sua formao ideolgica. As pessoas possuem idias que constituem sua ideologia particular, porm essas idias so comuns a muitas pessoas, formando assim grupos discursivos dos quais fazemos parte mesmo sem nunca pensar sobre isso. por isso que, quando queremos defender uma idia ou mesmo divulgar a pertinncia do resultado de uma pesquisa, necessitamos nos cercar de argumentos suficientes para amparar aquilo que desejamos informar ou concluir sobre um conjunto de idias (ideologia) pr-existente. nessa linha de pensamento que ganham espao os argumentos. Um argumento, portanto, :

46

Ensino a Distncia - ULBRA


uma razo, um raciocnio que conduz induo ou deduo de algo; uma prova que serve para afirmar ou negar um fato; um recurso para convencer algum, para alterar-lhe a opinio ou o comportamento.

Diante disso, vemos que os argumentos surgem na etapa final de um percurso que iniciou com as leituras sobre um assunto pesquisado e culminou com as interpretaes e reflexes acerca de tais conhecimentos. Se, ao lermos um livro, encontramos idias afinadas com o nosso ponto de vista, ou se encontramos idias contraditrias, ou situaes ilustrativas daquilo que desejamos afirmar, temos um conjunto de argumentos. A partir da, a questo como selecion-los e organiz-los para obter um resultado mais eficaz. Afinal, esse conjunto de argumentos pode ser dividido em diversos tipos. Vejamos como fundamental classificar ou apresentar os argumentos, pois a classificao dos mesmos depende de como eles podem auxiliar no raciocnio expositivo do argumentador, ou seja, do sujeito que elabora um texto argumentativo para se estabelecer como detentor de um saber ou de um poder. Sim, porque a linguagem bem articulada e argumentativamente bem estruturada nos dota de um tipo de poder, sendo uma espcie de conquista e liberdade. Porm, para que essa etapa fique mais clara, antes de classificar os argumentos, falaremos um pouco das caractersticas do texto dissertativo argumentativo. Essa informao fundamental, visto que a tipologia textual que mais requer argumentao o texto dissertativo, embora em outros ela tambm se faa presente de forma mais sutil. No entanto, como o nosso objetivo redao acadmica, vamos centrar o foco no texto dissertativo como modalidade privilegiada para a argumentao. Diversos tipos de textos podem ser classificados como argumentativos, entretanto, dentro de uma tipologia textual mnima (descritivo, narrativo e dissertativo), o texto dissertativo o mais freqente na redao acadmica, mesmo quando ele compartilha espao com o narrativo e com o descritivo em um relatrio ou em um artigo. Por isso, merece cuidado especial neste captulo sobre argumentao, j que no texto dissertativo que a estrutura argumentativa melhor se estabelece. E a incumbncia de fazer uma dissertao pressupe algumas decises preliminares por quem vai escrev-la. Na vida acadmica, geralmente o assunto previamente definido, partindo de um tema amplo que j foi delimitado. Aps sabermos sobre o que vamos escrever (assunto delimitado), sempre surge uma aura problemtica em torno do Como escrever? Superadas as dificuldades formais quanto temtica, quanto delimitao do assunto a ser abordado e quanto estrutura do texto dissertativo, surge a preocupao com os argumentos. Mas lembremos ento o que dissertar:

47

Ensino a Distncia - ULBRA


Dissertar expor idias de modo sistemtico, abrangente e profundo a respeito de um determinado assunto. nesse sentido que dizemos que dissertar com variedade de argumentos promover o debate de idias subsidiadas pela anlise de fatos, organizados de modo a convencer aquele que l sobre o ponto de vista daquele que argumentou suficientemente. Acompanhe o seguinte dilogo:

INEZ No saberia mais viver sem a internet. FERNANDA Eu, tambm, pois no preciso nem mais ir ao banco pagar minhas contas. INEZ De jeito nenhum, no confio na internet para fazer transaes bancrias! FERNANDA Mas ento voc no sabe aproveitar todos os privilgios dessa tecnologia.

Como se v, ao expormos ou defendermos nossa opinio sobre determinado assunto contraditrio ou no, seja sobre a moda, sobre futebol, sobre poltica ou sobre algum avano cientfico ou tecnolgico, estamos praticando a estrutura disssertativa-argumentativa. Se quisssemos aproveitar os argumentos utilizados pelas duas jovens, poderamos elaborar um excelente texto sobre comportamento na era tecnolgica ou ainda sobre a relao entre a personalidade e as opes de operar com os recursos disponveis. No nosso possvel texto dissertativo-argumentativo, escolheramos um tpico a partir da delimitao que optssemos (comportamento ou contradies da modernidade) e o desenvolvimento estaria garantido com, no mnimo, dois argumentos que foram os apresentados pelas participantes do dilogo. Mas a verdade que quanto mais polmico for o tema mais precisaremos argumentar e defender nosso ponto de vista, ou seja, o nosso discurso. E essa mesma lgica e essa mesma estrutura que servem para apresentar um percurso reflexivo completo sobre um assunto, articulando idias favorveis ou divergentes, isto , os prs e os contras. Vale dizer, que essa a mesma estrutura de um trabalho acadmico! Portanto, podemos dizer que dissertar, organizar textualmente e de forma crtica nosso pensamento sobre determinadas situaes, com o questionamento ou com a nossa opinio sobre a realidade referida. Por isso, indispensvel que o texto dissertativo se estruture a partir da perspectiva do sujeito do discurso, sendo escrito na primeira pessoa (singular ou plural) ou na terceira pessoa impessoal. Mas voltemos classificao dos argumentos. desde a Antigidade clssica que o homem se preocupa e se dedica ao pensamento argumentativo e s suas formas. Para Aristteles, um grego que

48

Ensino a Distncia - ULBRA


viveu no sculo IV a. C., os argumentos se dividiam entre aqueles que eram estritamente lgicos e aqueles que eram considerados dialticos ou provveis: estritamente lgicos, dialticos ou provveis. Como podemos constatar, isso nos leva a considerar outra escala classificatria. Os argumentos estritamente lgicos so demonstrveis j os demais so argveis, ou seja, aqueles que no tm a obrigatoriedade de serem lgica e rigorosamente comprovados, mas que podem agir sobre o esprito do interlocutor a fim de comov-lo, motiv-lo, sensibiliz-lo ou dar-lhe uma predisposio para acompanhar de maneira mais flexvel o raciocnio e as idias do argidor. As idias contrrias, ou seja, os contras, quando bem aplicados, conferem credibilidade ao conjunto argumentativo, pois o argumentador mostra ter domnio sobre as diversas perspectivas de olhar o problema abordado. por isso que uma estrutura argumentativa apoiada apenas em prs pode ficar mais vulnervel, pois o seu autor no demonstra dominar as idias do seu interlocutor ou do seu oponente, reduzindo o seu poder de convencimento. por isso que a argumentao tem o poder de estabelecer o dilogo entre idias. E por essa mesma razo que, alm de conhecermos muito bem o assunto abordado, precisamos reconhecer o perfil do destinatrio, ou seja, daquele que ir interagir com as idias organizadas no texto. Como podemos perceber, a argumentao no age apenas sobre evidncias, porm tambm sobre a sensibilidade intelectual do interlocutor. Sendo assim, o grande desafio do redator de um texto argumentativo garantir a coerncia onde haja risco de dvida ou ambigidade; encontrar sentido onde exista um paradoxo ou at mesmo dar sentido a algo aparentemente absurdo. Por isso, a classificao dos argumentos to relevante. Embora os tipos de argumentos sejam muito variados, sendo quase impossvel uma classificao estanque, podemos agrup-los em tipos que podem ser levados a efeito a partir de proposies: Comparativas trazem situaes semelhantes para ilustrar a validade das nossas idias; De autoridade manifestaes ou resultados j consagrados de pessoas com mrito reconhecido na rea em que estamos operando; A priori ou Evidente aplicar uma proposio j validada para outra ainda mais evidente; algo j afirmado ou estabelecido sem exame, anlise ou verificao; pressuposto; Contrria apresentar uma proposio j validada para a rejeio do seu contrrio.

Tomemos agora o mesmo tema e o mesmo texto apresentado no captulo sobre pargrafo-padro e analisemos os seus argumentos:

49

Ensino a Distncia - ULBRA

As novas tecnologias tm alterado significativamente as prticas e a formao de profissionais nos diversos segmentos sociais, e alguns exemplos ilustram a abrangncia de tais mudanas. Vejamos o caso da videoconferncia. uma soluo recente, que permite aos usurios economia de tempo e de recursos, evitando deslocamento fsico e reduo nos gastos com viagens. Alm disso, outra rea bastante impactada a educao: o ensino a distncia agrega recursos tecnolgicos como, por exemplo, a vdeo-aula, entre outros, permitindo mudanas de hbitos e de atitudes diante da formao intelectual. Tambm, na rea mdica, a investigao e o tratamento de doenas ocorrem com o auxlio da informtica, possibilitando resultados mais precisos. No entanto, deve-se ter um maior cuidado na utilizao de servios bancrios pela internet, para no correr o risco de ter a conta bancria zerada. Por certo, esses so apenas alguns exemplos dessa nova realidade que devemos saudar, mas para a qual devemos estar preparados.

5.1

Introduo

Na introduo, h a delimitao do assunto: insero das novas tecnologias. A partir da, a autora atravs de trs argumentos positivos e um negativo compem o desenvolvimento da introduo.

5.2

Desenvolvimento

No desenvolvimento, aparecem os argumentos favorveis ou prs e um contrrio contra. O primeiro argumento positivo valoriza a comodidade de podermos assistir uma vdeo conferncia sem a necessidade de deslocamento, evitando, assim, a reduo de gastos e do tempo disponvel. O segundo argumento positivo a possibilidade de estudarmos a distncia por meio de vdeo-aulas, entre outras possibilidades. O terceiro argumento favorvel que, na rea mdica, a informtica auxilia na investigao e no tratamento de doenas. O ltimo argumento negativo ou contra, pois alerta sobre o perigo da utilizao de servios bancrios pela internet. Na concluso, a autora do texto alerta sobre as circunstncias, deixando na mo do leitor a responsabilidade das decises. Para arrematar a costura dos argumentos, observe a funo dos articuladores textuais que unem cada idia agregada reflexo introduzindo os argumentos como segue:

50

Ensino a Distncia - ULBRA


alm disso: 2 argumento tambm: 3 argumento no entanto: 4 argumento

Ponto final Neste captulo, apresentamos um percurso expositivo visando apreenso dos aspectos argumentativos na redao de um texto dissertativo. Dedicamos um captulo inteiro para a argumentao devido sua importncia para a redao acadmica em especial, quando precisamos divulgar o resultado de nossas pesquisas, de nossas idias e convices. Alm disso, caracterizamos os tipos e a natureza dos argumentos e vimos como fundamental dominar o assunto sobre o qual vamos discorrer, avaliando a escolha e a articulao dos mesmos. Essas so habilidades que exteriorizam o conhecimento, dotando o acadmico de poderes para a sua constante conquista da liberdade, ou seja, da autonomia que s adquirimos na boa conjugao do conhecimento tcnico com o lingstico-textual. Indicao cultural POSSNETI, S. Discurso estilo e subjetividade. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001. Para ampliar as teorias e conceitos organizados neste captulo, sugerimos a leitura do livro Discurso estilo e subjetividade. O autor, entre outros tpicos igualmente relevantes para a arte de bem escrever, dedica um captulo para a argumentao, reunindo fragmentos textuais para ilustrar os problemas mais comuns para quem escreve. SCHOPENHAUER, A. A arte de escrever. Porto Alegre: LPM, 2007. Como dica interessante, sugerimos a leitura do livro A arte de escrever. Trata-se de uma coletnea de cinco ensaios que tratam de leitura, escrita, estilo, crtica e pensamento literrio e, apesar de ter sido escrito no sculo XIX, surpreende pela atualidade e pertinncia das reflexes. BRASIL ESCOLA. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/redacao/a-

argumentacao.htm>. Acesso em: 22 out. 2008.

Atividades 1. Assinale a alternativa que indica corretamente para qu servem os argumentos. a. para classificar as ideias e unific-las conforme nosso pensamento; b. para garantir a coerncia e reduzir a impreciso de nossas convices; c. para estabelecer o sentido do absurdo;

51

Ensino a Distncia - ULBRA


d. para encontrar o sentido do paradoxo; e. para manter a ambiguidade das ideias secundrias e absurdas.

2. O conceito de discurso amplo e aparece em vrias circunstncias com sentidos diferenciados. Nos estudos sobre a argumentao, apresentamos uma definio elementar que o define como tecido textual, cuja unidade mnima a frase, marcado pela vontade do sujeito-autor para influenciar o seu interlocutor-leitor. Entretanto, tambm existem os conjuntos de ideias compartilhadas por vrias pessoas. Com relao a isso, assinale a alternativa correta.

a. na base de toda e qualquer argumentao h um discurso; b. so dois os grandes grupos discursivos; c. ao expor ideias de um modo sistemtico e abrangente, nem sempre temos uma base discursiva; d. em um texto dissertativo, o discurso no relevante; e. somente textos prprios para palestras podem ser considerados discursivos.

3. Considerando amplamente o contedo estudado sobre a argumentao textual, assinale a alternativa verdadeira: a. a tipologia textual que menos requer argumentos a dissertao; b. um recurso, uma prova ou uma razo servem como argumentos; c. na descrio, a classificao adequada dos argumentos no relevante; d. na narrao, a pesquisa e o domnio do tema abordado no so relevantes se os argumentos forem bons; e. na dissertao, somente argumentos estritamente lgicos podem aparecer.

QUESTES DISCURSIVAS

Desde a Antiguidade, dois grandes grupos de argumentos so reconhecveis, tendo sido inicialmente definidos por Aristteles. Trata-se dos argumentos estritamente lgicos e os dialticos ou provveis. Redija um pequeno texto indicando quais deles necessitam de comprovao e quais no necessitam. Quanto a estes, explique por que dispensam provas.

52

Ensino a Distncia - ULBRA


2. A estrutura de argumentos de um bom texto dissertativo exige a observao de alguns quesitos como domnio do assunto e correta reunio dos argumentos favorveis e contrrios ao ponto de vista do autor. De acordo com o contedo estudado, redija uma pequena reflexo sobre este ltimo aspecto e justifique seu ponto de vista.

53

Mozara Rossetto da Silva

DESEMPENHO LINGSTICO II

Vamos analisar

neste captulo o conceito e a aplicao

do termo coeso textual, um dos fatores indiscutveis de manuteno do sentido e da articulao dos textos.

Ensino a Distncia - ULBRA


O conceito de coeso est diretamente associado a termos como unio, ligao, tessitura, pois a conexo entre as vrias partes de um texto, o entrelaamento entre palavras, expresses, oraes, perodos e pargrafos quesito fundamental para uma escrita de qualidade que garante a transmisso eficaz da mensagem do emissor (redator ou falante) ao destinatrio/receptor (leitor ou ouvinte). Atravs do emprego apropriado de artigos, pronomes, adjetivos, determinados advrbios e expresses adverbiais, conjunes e numerais estabelece-se a coeso dentro dos textos. Observe essa aplicao no seguinte fragmento: Texto 1

A escola no dia-a-dia escolar que crianas e jovens, enquanto atores sociais, tm acesso aos diferentes contedos curriculares, os quais devem ser organizados de forma a efetivar a aprendizagem. Para que este objetivo seja alcanado, cada ao pedaggica deve resultar em uma contribuio para o processo de aprendizagem de cada aluno. Escola inclusiva a que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades. Assim, uma escola somente poder ser considerada inclusiva quando estiver organizada para favorecer todos os alunos, independentemente de etnia, sexo, idade, deficincia, condio social ou qualquer outra situao.

Fonte: BRASIL, 2004. Os enunciados desse texto no esto distribudos caoticamente, mas sim interligados entre si, e essa conexo no fruto do acaso, mas das relaes de sentido que existem entre eles. Essas relaes de sentido so explicitadas por certas categorias de palavras, as quais so chamadas de elementos de coeso. No texto acima, podemos observar a funo de alguns desses elementos de coeso: No trecho:

55

Ensino a Distncia - ULBRA

no dia-a-dia escolar que crianas e jovens, enquanto atores sociais, tm acesso aos diferentes contedos curriculares, os quais devem ser organizados de forma a efetivar a aprendizagem. Para que este objetivo seja alcanado, cada ao pedaggica deve resultar em uma contribuio para o processo de aprendizagem de cada aluno. Escola inclusiva a que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos [...]

As palavras destacadas so denominadas de anafricos, pois tm como funo retomar elementos textuais j mencionados, sem reproduzir a mesma palavra ou expresso: Os quais retoma a expresso contedos curriculares; este objetivo refere-se ao de efetivar a aprendizagem e o pronome possessivo seus refere-se escola inclusiva. E no trecho seguinte:

[...] reconhecendo e respeitando a diversidade e respondendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades. Assim, uma escola somente poder ser considerada inclusiva quando estiver organizada para favorecer todos os alunos, independentemente de etnia, sexo, idade, deficincia, condio social ou qualquer outra situao.

As palavras destacadas so classificadas como articuladores, pois estabelecem relaes de significado entre as oraes e os perodos, tais como: de acordo com sentido de conformidade (segundo suas potencialidades/ conforme suas potencialidades); assim sentido conclusivo (Ento/ Assim, uma escola...); quando sentido de temporalidade (no momento em que / assim que estiver organizada OU sentido de condio (poder ser considerada inclusiva se/ desde que estiver/esteja organizada); para sentido de finalidade (organizada a fim de / com a finalidade de favorecer todos os alunos);

56

Ensino a Distncia - ULBRA


H, portanto, dois tipos principais de mecanismos de coeso : retomada de termos, expresses ou frases atravs do uso dos anafricos; encadeamento de segmentos do texto atravs do uso dos articuladores.

6.1 Coeso por Retomada A Coeso pode se efetivar atravs da retomada de uma palavra gramatical tal como pronomes, verbos, numerais ou advrbios ou retomada atravs de uma palavra lexical, que seria a substituio por um sinnimo ou por uma expresso correspondente. 6.1.1 Retomada por uma palavra gramatical (pronomes, verbos, numerais, advrbios) Observe o fragmento que segue, extrado do conto A Esfinge sem Segredo, de Oscar Wilde: Texto 2

A Esfinge sem segredo Achava-me numa tarde sentado no terrao do Caf Paz, contemplando o fausto e a pobreza da vida parisiense, a meditar, enquanto bebericava o meu vermute, sobre o estranho panorama de orgulho e misria que desfilava diante de mim, quando ouvi algum pronunciar o meu nome. Voltei-me e dei com os olhos em Lord Murchison. No nos tnhamos tornado a ver desde que estivramos juntos no colgio, havia isto uns dez anos, de modo que me encheu de satisfao aquele encontro e apertamos as mos cordialmente. Tnhamos sido grandes amigos em Oxford. Gostaria dele imensamente. Era to bonito, to comunicativo, to cavalheiresco. Costumvamos dizer dele que seria o melhor dos sujeitos, se no falasse sempre a verdade, mas acho que, na realidade, o admirvamos mais justamente por causa da sua franqueza. Encontrei-o muito mudado. Parecia inquieto, perturbado e em dvida a respeito de alguma coisa. Senti que no podia ser o cepticismo moderno, pois Murchison era um dos conservadores mais inabalveis e acreditava no Pentateuco com a mesma firmeza com que acreditava na Cmara dos Pares. De modo que conclu que havia alguma mulher naquilo e perguntei-lhe se ainda no se havia casado.

Fonte: WILDE, 2002.

57

Ensino a Distncia - ULBRA


Esse o trecho inicial do conto, quando o narrador-personagem conta sobre o reencontro, aps dez anos, com um ex-colega de escola. Ao longo da narrao, so utilizadas diversas palavras que retomam vocbulos mencionados de forma explcita ou termos inferidos pelo contexto. Acompanhe a anlise desses elementos coesivos:

Achava-me numa tarde sentado no terrao do Caf Paz, contemplando o fausto e a pobreza da vida parisiense, a meditar, enquanto bebericava o meu vermute, sobre o estranho panorama de orgulho e misria que desfilava diante de mim, quando ouvi algum pronunciar o meu nome.

Neste primeiro perodo, destacamos os anafricos: meu (pronome possessivo) retomando o narrador em primeira pessoa que (pronome relativo) retomando a expresso estranho panorama de orgulho e misria No trecho: mim (pronome pessoal oblquo)- retomando o narrador em primeira pessoa

Voltei-me e dei com os olhos em Lord Murchison. No nos tnhamos tornado a ver desde que estivramos juntos no colgio, havia isto uns dez anos, de modo que me encheu de satisfao aquele encontro e apertamos as mos cordialmente. Tnhamos sido grandes amigos em Oxford. Gostaria dele imensamente. Era to bonito, to comunicativo, to cavalheiresco.

Neste trecho, os elementos coesivos so: -me (pronome pessoal oblquo) retomando o narrador dele (fuso da preposio de + pronome pessoal ele) e era (verbo) retomando Lord Murchison Tnhamos sido (verbo) retomando um sujeito composto pelo narrador e Lord Murchison No trecho:

58

Ensino a Distncia - ULBRA

Costumvamos dizer dele que seria o melhor dos sujeitos, se no falasse sempre a verdade, mas acho que, na realidade, o admirvamos mais justamente por causa da sua franqueza. Encontrei-o muito mudado. Parecia inquieto, perturbado e em dvida a respeito de alguma coisa. Senti que no podia ser o cepticismo moderno, pois Murchison era um dos conservadores mais inabalveis e acreditava no Pentateuco com a mesma firmeza com que acreditava na Cmara dos Pares. De modo que conclu que havia alguma mulher naquilo e perguntei-lhe se ainda no se havia casado.

Neste ltimo trecho, os elementos coesivos destacados so: sua (fraqueza) pronome possessivo refere-se a Lord Murchison -o pronome pessoal oblquo - refere-se a Lord Murchison; Senti verbo refere-se ao narrador; Conclu verbo refere-se ao narrador; naquilo unio da preposio em + pronome demonstrativo aquilo refere-se ao estado de inquietude e perturbao demonstrado pelo personagem; -lhe pronome pessoal oblquo refere-se a Lord Murchison.

6.1.2. Retomada por uma palavra lexical a retomada de um termo atravs da sua substituio por um sinnimo ou por uma expresso correspondente.

Um terremoto de 4,1 graus de magnitude na escala Richter foi registrado na quartafeira noite em frente ao litoral do Equador, no oeste do pas, mas, no houve vtimas ou danos materiais. O Instituto Geofsico [informou hoje] que o terremoto ocorreu s 22h18 de ontem [...] a 1,05 graus de latitude sul, a 81,40 graus de longitude oeste e a uma profundidade de 8,90 quilmetros. [Os habitantes no chegaram a se assustar, pois o abalo no foi sentido pela populao.]

Fonte: Adaptado de YAHOO BRASIL NOTCIAS, 2008.

59

Ensino a Distncia - ULBRA


Os anafricos destacados retomam termos j citados, substituindo-os: pas retoma e substitui Equador; ontem retoma e substitui quarta-feira; abalo retoma e substitui terremoto; populao retoma e substitui habitantes.

Essas trocas de palavras so muito importantes para garantir a qualidade dos textos, pois, sem elas, o texto fica repetitivo e demonstra falta de vocabulrio e de reviso do autor. Comprove isso, comparando como seria o trecho anterior sem o recurso das substituies:

Um terremoto de 4,1 graus de magnitude na escala Richter foi registrado na quarta-feira noite em frente ao litoral do Equador, no oeste do Equador, mas, no houve vtimas ou danos materiais. O Instituto Geofsico informou hoje que o terremoto ocorreu s 22h18 de quartafeira a 1,05 graus de latitude sul, a 81,40 graus de longitude oeste e a uma profundidade de 8,90 quilmetros. Os habitantes no chegaram a se assustar, pois o terremoto no foi sentido pelos habitantes.

Observaram como a qualidade ficaria prejudicada? O leitor imediatamente identifica essa seqencia de repeties, as quais so perfeitamente passveis de trocas; basta que o autor, aps a reviso, elabore substituies adequadas ao contexto.

6.2 Coeso por Encadeamento de Segmentos Textuais


Na lngua portuguesa, existem determinados operadores discursivos responsveis pela conexo/concatenao entre os segmentos do texto. So exemplos desses articuladores ou nexos: e, mas, porque, ou, ento, quando, conforme, assim que, dentre muitos outros. Cada um desses articuladores, alm de ligar as partes do textos, estabelece entre essas partes um relao semntica (de adio, oposio, causalidade, concluso etc). Quando se escreve, necessrio selecionar o nexo apropriado ao sentido que ser exprimir, visando elaborao da argumentao.

60

Ensino a Distncia - ULBRA


Exemplo: Este ms consegui um trabalho extra, porm as contas a pagar ainda superam o salrio. Porm o articulador adequado a esse perodo, porque contrape elementos com orientao argumentativa contrria: O trabalho extra deveria liquidar as contas a pagar, mas no foi o que ocorreu. H uma contradio entre o primeiro e o segundo argumento, portanto o articulador que deve demonstrar essa relao de oposio de idias o porm. Seria descabido substituir o porm por ento ou porque, que indicam, respectivamente, concluso e causa, pois, com esses articuladores, a argumentao continuaria na mesma linha de raciocnio, contrariando o sentido que o perodo deseja expressar. Os nexos no so elementos vazios que possam ser permutados um pelo outro sem critrios, pois o uso inadequado resulta em paradoxos semnticos. fundamental que se defina o sentido que se deseja passar no momento da produo do texto para que se saiba qual articulador deve ser selecionado a fim de estabelecer a correta conexo entre palavras, oraes, perodos ou pargrafos. Alguns articuladores estabelecem relaes de sentido diferentes, dependendo do contexto de aplicao. Acompanhem as diversas aplicaes do articulador como: Pedro inteligente como a irm. (relao de comparao entre dois elementos. Pedro to inteligente quanto a irm.) Como Pedro j havia avisado, amanh no teremos aula. (relao de conformidade. Conforme Pedro j havia avisado, amanh no teremos aula.) Como Pedro no estudou o suficiente, foi mal na avaliao. (relao de causalidade. Porque Pedro no estudou o suficiente, foi mal na avaliao.) Como estamos vendo, os articuladores apresentam vrias possibilidades de sentido. Vamos verificar mais algumas de suas aplicaes: Articuladores que estabelecem uma relao de adio, de acrscimo de argumentos: e, tambm, ainda, nem, no s... mas tambm, alm de, alm disso etc. Esses operadores indicam o desenvolvimento do discurso e no a repetio do que j foi dito. Devem ser usados quando a seqncia introduzida por eles indicar uma progresso, quando estiver acrescentando um dado novo. Exs.: A prova apresentou um nvel intermedirio de dificuldade E, com ateno, os alunos conseguiram resolver todas as questes. A prova apresentou um nvel intermedirio de dificuldade, alm de exigncia de ateno para responder as questes.

61

Ensino a Distncia - ULBRA


Articuladores que estabelecem uma relao de disjuno, de alternncia de idias: ou... ou, ora...ora, quer...quer, seja...seja etc. Ex: Todos devem realizar a prova do Enem: seja o aluno aplicado, seja o aluno com maior dificuldade de aprendizagem. Articuladores que estabelecem uma relao de oposio, que contrapem enunciados com argumentos contrrios. Podem ser conjunes adversativas (mas, porm, todavia, contudo, no entanto, entretanto) ou conjunes concessivas (embora, ainda que, apesar de, mesmo que). Exs.: Cada rea apresenta entre 10 e 11 questes, no entanto, na prova de qumica foram solicitadas apenas 2 questes. Embora cada rea apresente entre 10 e 11 questes, na prova de qumica foram solicitadas apenas 2 questes. Articuladores que estabelecem uma relao de CAUSALIDADE ou

EXPLICAO: porque, pois, que, j que, visto que, uma vez que etc. Exs: Os professores que realizaram a correo do Exame Nacional do Ensino Mdio (Enem) afirmaram que a prova deste ano foi similar s dos anos anteriores, visto que apresentou o mesmo nvel de dificuldade. Articuladores que estabelecem uma relao de comparao de superioridade, inferioridade ou igualdade entre dois elementos: como, assim como, tal qual, tanto quanto, mais que, menos que etc. Exs. Os professores desta escola so to bons quanto os da escola em que cursei o Ensino Fundamental. Articuladores que estabelecem uma relao de condio, de possibilidade, hiptese: se, caso, desde que, quando, contanto que etc. Exs.: Se o aluno j possui o hbito da leitura, poder encontrar, na nossa biblioteca, livros infantis, almanaques e revistas. Articuladores que estabelecem uma relao de finalidade: para, para que, a fim de, com o objetivo, com o intuito de etc. Ex: Para incentivar o hbito de leitura, a Secretaria de Educao de So Paulo j adquiriu 223 ttulos de literatura infantil. Articuladores que estabelecem uma relao de conformidade: conforme, segundo, de acordo com, como etc.Ex: Segundo informao da secretaria de educao de So Paulo, o investimento para aquisio de livros de R$ 67 milhes. Articuladores que estabelecem uma relao de temporalidade: quando, logo, enquanto, no momento que, assim que etc. Ex: Quando for esclarecida a real participao do aluno no tumulto, definiremos o que ser feito. Articuladores que estabelecem uma relao de concluso: portanto, ento, logo, assim etc. Ex: Foi esclarecida a real participao do aluno no tumulo, portanto, sero tomadas as devidas providncias.

62

Ensino a Distncia - ULBRA


considervel a quantidade de conectores disposio dos usurios da lngua portuguesa. Agora que arrolamos os principais e explicamos sua funo coesiva, vamos analisar um trecho em que aparecem os elementos de coeso estudados. A utilizao tanto dos anafricos quanto dos articuladores confere aos textos coeso, conciso e clareza, qualidades indispensveis para as produes orais e escritas. Texto 3

A defesa de liberdade de imprensa no Brasil A defesa intransigente da liberdade de imprensa um compromisso histrico e fundamental da Associao Nacional de Jornais, assumido desde sua fundao. E nem poderia ser diferente. Para ns, que temos o honroso papel de informar diariamente o Pas, a liberdade um elemento vital, sem o qual fica definitivamente comprometido o sentido da nossa atividade. Sem a liberdade de informao e opinio, fica comprometida a democracia e todas as instituies dela derivadas. Por isto, com grande alegria e satisfao que a ANJ se une UNESCO neste lanamento da Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa e abre esta srie de encontros regionais com o objetivo de debater o tema e disseminar sua importncia. Fonte: SIROTSKY, 2005.

Elementos de coeso utilizados: desde articulador que expressa temporalidade; sua anafrico que retoma Associao Nacional de Jornais; E articulador que expressa adio de informao; o qual anafrico que retoma elemento vital; nossa anafrico que retoma ns (os que tm o honroso papel de informar diariamente o Pas); dela anafrico que retoma democracia; com o objetivo de articulador que expressa finalidade; tema anafrico que retoma Liberdade de Imprensa; sua anafrico que retoma a palavra tema;

63

Ensino a Distncia - ULBRA


Ponto final Como vimos neste captulo, palavras ou frases soltas no so suficientes para formar um texto, para isso necessrio que as suas partes mantenham uma ordenao e uma relao entre si, que estejam de acordo com o sistema lingstico e transmitam a coerncia que o autor deseja demonstrar. Essa ordenao alcanada atravs da coeso ,a qual se estabelece atravs do emprego apropriado de artigos, pronomes, adjetivos, determinados advrbios e expresses adverbiais, conjunes e numerais, termos ou expresses que funcionam ora como anafricos, retomando e referindo termos ou trechos j citados, ora como articuladores, fazendo as conexes e transmitindo diferentes sentidos.

Indicao cultural COSTA VAL, M. da G. Redao e Textualidade. So Paulo: Martins Fontes, 2006. Nesta obra, a autora procura condensar os aspectos relevantes de coeso textual,

aplicando-os anlise de redaes, na tentativa de estabelecer um diagnstico e levantar sugestes para o aprimoramento da expresso escrita. SHEIBEL, M. F.; VAISZ, M. L. (Org.). Artigo Cientfico: percorrendo caminhos para sua elaborao. Canoas: Ed. da ULBRA, 2007. Neste manual, oferece-se a alunos e professores, alm dos conhecimentos tcnicos e metodolgicos necessrios correta elaborao de artigos acadmicos, um captulo especfico sobre coeso textual, destacando o papel dos anafricos e dos articuladores como elementos que caracterizam este fator de textualidade. O objetivo compreender o conceito de coeso textual e reconhecer e analisar o funcionamento dos anafricos e dos articuladores na construo do sentido em um texto.

Atividades Considere o trecho a seguir para responder as questes 1 a 3: Desde 1997 a ANJ mantm seu Programa de Defesa da Liberdade de Imprensa, com o objetivo de desenvolver aes para garantir a liberdade de informao e opinio no Brasil e denunciar qualquer tipo de ameaa ao livre exerccio da nossa atividade. Este Programa hoje uma referncia nacional e internacional, com relatrios anuais que denunciam violaes praticadas contra este princpio constitucionalmente consagrado, contra seus profissionais e os veculos de comunicao. Temos sido, portanto, durante todos esses anos, os porta-vozes diante do resto do mundo de tudo aquilo que diga respeito liberdade de imprensa no Brasil. (SIROTSKY, 2005).

64

Ensino a Distncia - ULBRA


1. um articulador que expressa temporalidade: Desde (linha 1). com o objetivo de (linha 2). para (linha 2). contra (linha 6). portanto ( linha 8 ).

2.No trecho aes para garantir a liberdade de informao e opinio no Brasil..., o articulador poderia ser substitudo por: porm. portanto. a fim de. enquanto. caso.

3. O anafrico este princpio e o pronome possessivo seus retomam, respectivamente : referncia nacional e internacional e Imprensa; relatrios anuais e Brasil; liberdade de imprensa e Imprensa; violaes e Brasil. violaes e Imprensa.

Destaque, do trecho a seguir, os elementos que garantem a coeso textual. Alm disso, identifique os referentes e os sentidos desses elementos.

65

Ensino a Distncia - ULBRA


Ronaldo e Ronaldinho no apareceram, j que ficaram na sala de musculao realizando um trabalho especfico de preparao. Os veteranos Cafu e Emerson, alm de Juninho Pernambucano e Edmlson, que esto mais desgastados, tambm treinaram longe de seus companheiros.

Destaque, do trecho a seguir, os elementos que garantem a coeso textual. Alm disso, identifique os referentes e os sentidos desses elementos.

Brenda sabe que toda pesquisa padece do risco de generalizar o que pode ser s tendncia parcial. Mas cr que sua pesquisa traz marcas geracionais que sero incorporadas pela sociedade. "A gerao paz e amor foi uma minoria, mas impactou uma era", diz.

66

Ensino a Distncia - ULBRA

Daniela Duarte Ilhesca e Dbora Teresinha Mutter da Silva

LEITURA E ESCRITA

67

Ensino a Distncia - ULBRA

Trataremos aqui da importncia do resumo e da resenha


como modalidades textuais de grande importncia para a Redao Acadmica. Essas duas formas textuais guardam semelhanas to significativas que, alm de permitirem, exigem que as trabalhemos de um modo comparativo e contrastivo. Mas antes vamos falar do quanto o resumo e a resenha esto presentes no nosso cotidiano e na nossa forma de interagir com as pessoas do nosso convvio.

7.1 O ato de resumir


Mesmo que no percebamos, resumir um ato inevitvel e necessrio para a vida prtica. So muitas as situaes do cotidiano que nos exigem o pensamento conciso. Por exemplo: notcias de jornais, relato entre amigos ou mesmo no trabalho, etc. grande a importncia do resumo para a exposio de contedos mais extensos na forma de textos. Antes, porm, importante lembrar que resumir algo que fazemos diria e quase automaticamente na fala. So inmeras as situaes surgidas no nosso dia-a-dia que exigem relatos sucintos de acontecimentos mais longos. Diariamente, adotamos e convivemos com essa forma que, surge da necessidade de ajuste de tempo e de espao. Quando lemos um livro e queremos referi-lo, nunca ser possvel recuper-lo na sua integridade. , portanto, a idia central do livro que interessa reproduzir. Mas a verdade que no apenas livros podem se submeter ao resumo. Encontramos, nos jornais, comentrios sobre filmes, peas de teatro, eventos artsticos, vernissages etc. Contudo, de fato, para a vida acadmica, o livro ou o texto escrito a pea elementar, porque sobre a escrita que nos interessa refletir. , dessa forma, a noo de resumo como produo textual que queremos fixar. Podemos conceitu-lo como: Resumo a apresentao concisa dos pontos mais importantes de um texto. Sua caracterstica principal a fidelidade s idias do autor. Como percebemos a noo de fidelidade indica que a interpretao daquela pessoa que vai resumir deve ser objetiva, isto , ela no vai misturar as suas idias com as do autor, pois o resumo no deve acrescentar ou retirar informaes essenciais da obra a ser resumida. Esse o grande desafio do ato de resumir: a fidelidade ao texto original. Afinal, a obra no pertence ao autor do resumo. Alm disso, ela deve estruturar-se com lgica e organicidade sem perder de vista as linhas de fora traadas pelo autor do texto original. Essa organicidade far do resumo um novo texto dotado de coeso e de coerncia, isto , ter autonomia, porm sem a introduo de elementos novos.

68

Ensino a Distncia - ULBRA


Ele manter a estrutura de base e o fio condutor do texto original: introduo, desenvolvimento e concluso, mostrando, entretanto um cunho pessoal na medida em que mostre os conceitos, informaes, idias fundamentais do texto resumido na perspectiva da assimilao individual daquele que vai redigi-lo. Resumir expor, em poucas palavras, o que o autor expressou de uma forma mais extensa. O ato de resumir textos ajuda a apreender aquilo que realmente basilar em uma leitura. Portanto, o maior esforo no sentido de discernir entre o que acessrio e o que fundamental, relacionando as idias entre si, de forma sinttica. Adquirindo a habilidade de resumir, teremos facilidade ao estudar os diferentes enfoques de um mesmo tema, uma vez que saberemos encontrar as idias mais relevantes e melhor empreg-las na estrutura argumentativa de um estudo. Para a maioria das pessoas em qualquer nvel de ensino, resumir simplesmente recortar, copiar e colar partes de um texto. Todavia, essa idia equivocada, visto que o resumo no uma simples reduo de pargrafos, de frases e de palavras. Ele sobretudo uma produo textual sinttica cuja base o contedo de outro texto de propores maiores. Resumir no significa recortar frases ou partes de frases do texto original. Resumir reescrever o texto com as prprias palavras, destacando o que realmente essencial. Sendo assim, para resumir um texto preciso compreend-lo como um todo.
viii

Nesse sentido, sutilmente, percorre a noo de resumo a idia de sinnimo ou de parfrase, pois possvel, de um ponto de vista lingstico-textual, afirmar que: dois enunciados so sinnimos se, e somente se, tm as mesmas condies de verdade, se nenhum pode ser verdadeiro sem que o outro tambm o seja.
ix

a que entram as questes da assimilao individual, certos aspectos da obra original ganharo destaque na viso daquele que elabora o resumo. O ato de resumir textos pressupe a assimilao da leitura. Somente quem leu e apreendeu o contedo poder discernir para relacionar as idias de forma sinttica. H dois tipos de resumo como veremos a seguir. O resumo indicativo: apresenta apenas pontos essenciais que caracterizam o original. O resumo informativo: apresenta dados qualitativos ou quantitativos.

Um resumo poder ser indicativo ou informativo. O resumo indicativo apresenta apenas pontos essenciais que caracterizem o original, j o resumo informativo apresenta dados qualitativos ou quantitativos, dando ao leitor subsdios para que o mesmo tenha uma idia mais abrangente sobre o texto. Vejamos o resumo a seguir:

69

Ensino a Distncia - ULBRA

O pintor de retratos uma obra de fico que narra as aventuras de Sandro Lanari, um pintor italiano que desprezava a arte da fotografia. Vem para o Sul no final do sculo XIX, pensando em se estabelecer na pintura. Andando pelo Pampa gacho, feito prisioneiro pela Revoluo de 1893 e obrigado a se transformar em fotgrafo sob pena de ser degolado.

Qualquer pessoa que tenha lido o livro reconhecer neste brevssimo fragmento a sntese da trajetria do heri do romance. A partir dele, ningum poder dizer: isso no verdade. No se trata, portanto de um resumo informativo e sim de um resumo indicativo. E isso podemos fazer com qualquer texto. Exatamente, por isso, to importante adotar uma tcnica a fim de preservar aquilo que realmente interessa transmitir sobre a obra. Tecnicamente, o resumo a exposio sucinta das idias principais de um texto e de seu autor , sem a incluso de juzos. No devemos, dessa forma, manifestar gosto ou contrariedade pelo contedo resumido, embora essa tarefa seja um pouco difcil. Via de regra, somos levados a manifestar nosso gosto pessoal. Por isso, existem modalidades textuais sobre as quais o resumo se molda. As mais representativas so: o resumo propriamente dito, a resenha e a recenso. Cada uma, ao seu modo, atende a diversas finalidades acadmicas e/ou simplesmente expressivas. Mas existem tcnicas para o resumo como base das demais formas. As seguintes etapas devem ser observadas para que o resultado final seja satisfatrio. Ao resumir, um artigo ou ensaio, por exemplo, alm de informar os dados bibliogrficos essencial observar os seguintes passos: 1. Em primeiro lugar, realizamos uma detida leitura, para conhecer o tema e o objetivo geral do artigo. Em seguida, uma segunda leitura identificar a idia principal do texto. Na seqncia, outra leitura selecionar a idia central de cada pargrafo, que dever ser resumido formando um nico perodo. Por fim, tomamos essas idias e seus perodos e os articulamos em um texto coeso e coerente.

2. 3.

4.

Para que o resultado final seja satisfatrio, as seguintes etapas precisam ser observadas: uma primeira leitura atenta para apreender o assunto e outras tantas quantas forem necessrias, para selecionar as idias principais do texto (Tema e Objetivo Geral);

70

Ensino a Distncia - ULBRA


anotar o que for mais relevante, em especial, as palavras-chave que encerram as idias fundamentais; estas devem ser grifadas para que possam servir de ponto de partida para o resumo; elaborar um primeiro resumo de cada pargrafo e, na seqncia, importante fazer um resumo do resumo para que as idias sejam bem sintetizadas; uma leitura atenta deve ser feita durante cada etapa, para verificar se est sendo mantida a coerncia e seqncia lgica entre os pargrafos resumidos, a fim de ajustes idia do original; fidelidade s idias do autor do original, sem opinar, pois o resumo no comentrio crtico; Se for um livro, devemos seguir a mesma orientao com relao aos captulos ou partes. Encontrar a Idia principal de cada captulo e articul-las em um texto coeso e coerente. A estrutura de apresentao do resumo depende da finalidade a qual se destina. Se for para elaborao de fichas de leitura apenas para organizar o conhecimento adquirido nas pesquisas poder ser na seguinte forma:

BRASIL, Luiz Antonio de Assis. O pintor de Retratos. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2003. 168 p.

Autor. Ttulo. Edio (Edio - somente, a partir da segunda). Local: Editora, Ano de publicao. N de pginas. Porm se o resumo se destina a uma exigncia acadmica, ento os dados bibliogrficos podem estar no princpio, ao final ou distribudos no corpo do texto resumido. O critrio poder ser definido pelo professor solicitante. No entanto, o mais importante, observar as etapas de elaborao.

7.2 O ato de resenhar


A partir daqui falaremos sobre resenha forma textual que causa certa dvida, quando o leitor no compreende a diferena entre resumir e resenhar pois algum s pode explicar e opinar sobre aquilo que compreendeu e apreendeu. A Resenha constitui-se na apreciao subjetiva sobre um texto, um objeto, um livro, uma pea teatral, um filme, etc. Assim, informa, comenta e difunde a avaliao de produes, eventos e objetos artsticos. Sua funo antecipar caractersticas e orientar o gosto,

propiciando dicas e influenciando as opinies de cada pessoa sobre o objeto avaliado, valorizando-o ou depreciando-o.

71

Ensino a Distncia - ULBRA


Porm, ela tambm muito utilizada em trabalhos acadmicos com a finalidade de avaliar os contedos e a recepo de leituras dos acadmicos sobre determinada obra. Tambm til no levantamento particular que os acadmicos/estudiosos fazem para fixar os contedos, impresses e linhas de fora de uma obra. Do ponto de vista estrutural, a resenha apresenta as mesmas partes do resumo. A grande diferena que a resenha apresenta uma avaliao crtica, ou seja, uma opinio, uma manifestao subjetiva, pessoal sobre o contedo ou sobre a informao do texto original. Veja a seqncia: Ttulo; Referncia bibliogrfica da obra; Dados bibliogrficos do autor da obra resenhada; Resumo, ou sntese do contedo; Avaliao Crtica.

Para elaborar uma resenha, necessrio dar ateno temtica, mensagem e ao objetivo da mesma. Devido sua caracterstica descritiva e subjetiva, preciso cuidar para no tornla por demais longa e exaustiva. importante ter em mente o pblico e a finalidade da resenha. Na resenha crtica, o resenhador far apreciaes, julgamentos, comentrios e juzos sobre o assunto. Para elaborar uma resenha necessrio ter: ateno temtica; ateno mensagem; ateno ao objetivo.

Como se pode constatar a resenha uma forma de resumo, ou seja, no deixa de ser um resumo. um resumo quanto forma, pois se parte de um texto-base. Mas, no esquea que, alm de resumir, a resenha faz uma avaliao sobre o texto-base ou mesmo o objeto alvo, uma crtica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informao e de opinio, tambm denominado de recenso crtica. E existe tambm a recenso tcnica que vem a ser a elaborao de um nico texto contendo a sntese de mais de uma obra, ou seja, a apresentao de dois resumos ou mais opinando ou no sobre um mesmo assunto. Geralmente, aps o levantamento bibliogrfico de uma pesquisa, o aluno rene em um nico captulo a exposio dos conhecimentos tericos

72

Ensino a Distncia - ULBRA


adquiridos. Nessa etapa, ele, alm de articular as informaes, poder posicionar-se sobre as mesmas. Essa a base da recenso.

Ponto final No presente captulo, conhecemos as caractersticas e as tcnicas de elaborao de duas modalidades textuais muito importantes para a vida acadmica: o resumo e a resenha. O resumo, por ser a base elementar para vrias formulaes e finalidades, mereceu destaque. Ele nos auxilia em vrias etapas de estudo que antecedem a elaborao de um trabalho acadmico. Durante uma leitura, naturalmente, adotamos uma forma resumida para organizar o novo conhecimento, seja em ficha de leitura ou em anotaes pessoais. Porm, o resumo tambm uma modalidade textual muito requisitada na vida acadmica, tendo inclusive uma tipologia mnima. Trata-se do resumo indicativo e do informativo. A resenha, por sua vez, tambm uma espcie de resumo, porm de natureza avaliativa, pois serve para veicular a opinio de quem a elabora. J a recenso podemos dizer que surge do cotejamento de vrios resumos sob a perspectiva de quem a elabora, em especial, nos trabalhos de concluso de curso. A partir de agora, quando voc estiver lendo jornais, revistas, etc. tente identificar as modalidades textuais cuja base foi um resumo ou uma resenha. Do mesmo modo, tente identificar quando o texto que voc est lendo dialoga com vrios outros textos, caracterizando a recenso. Indicao cultural MUTTER, D.; BRAGA, M. A. resumo e resenha. In: ULBRA (Org.). Comunicao e expresso. Curitiba: Ibpex, 2008. p. 129-152. No deixe de ler o captulo de Resumo e Resenha das professoras Dbora Mutter e Maria Alice Braga contido no livro Comunicao e Expresso. CUNHA, S. F. da et al. Tecendo textos. 2. ed. Canoas: Ed. da Ulbra, 2000. Sugerimos tambm a leitura do livro Tecendo textos. Os autores apresentam uma abordagem bastante ilustrativa das etapas a serem vencidas para a elaborao de um resumo, a partir de textos com temticas variadas. CAMINHOS DA LNGUA.COM Disponvel em:

<http://www.caminhosdalingua.com/Resenha.html>. Acesso em: 22 out. 2008. Alm disso, indicamos a visita ao site Caminhos da lngua.com que traz subsdios para a elaborao de resumo, resenha e fichamento.

73

Ensino a Distncia - ULBRA


Atividades 1. O ato de resumir implica: a) expor, de forma prolixa, o que o autor expressou de uma forma mais extensa; b) elaborar um nico texto contendo a sntese de mais de uma obra; c) manifestar uma opinio pessoal sobre o contedo ou sobre a informao do texto original; d) expor concisamente o que o autor expressou de uma forma mais extensa e) expor prolixamente o que o autor expressou de uma forma mais redizida.

2. A funo de uma resenha : a) resumir uma obra e manifestar uma opinio pessoal sobre o contedo ou sobre a informao do texto original; b) elaborar um nico texto contendo a sntese de mais de uma obra; c) expor o que o autor expressou de uma forma mais extensa; d) avaliar o texto-base ou mesmo o objeto alvo; e) expor o que o autor expressou de uma forma mais breve.

3. Na resenha, necessrio ter: a) apenas ateno temtica; b) ateno temtica e a mensagem; c) somente ateno temtica e ao objetivo; d) ateno temtica, a mensagem e ao objetivo; e) somente ateno ao objetivo textual.

QUESTES DISCURSIVAS 1. Qual a modalidade textual apresentada no trecho abaixo? Justifique.

74

Ensino a Distncia - ULBRA


O filme Escritores da Liberdade (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda o desafio da educao em um contexto social problemtico e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituio de ensino mdio, a fim de lecionar Lngua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentes considerados turbulentos, inclusive envolvidos com gangues. (VALIS, 2007).

2. Qual a modalidade textual apresentada no trecho abaixo? Justifique. Nesse sentido, o filme Escritores da Liberdade merece ser visto como apreo, sobretudo pela sua nfase no papel da educao como mecanismo de transformaes individuais e comunitrias. Com essas consideraes, v-se que a educao, como j ressaltaram grandes educadores da estirpe de Paulo Freire, tem um papel indispensvel no implemento de novas realidades sociais, a partir da conscientizao de cada ser humano como artfice de possveis avanos em sua prpria vida e, principalmente, em sua comunidade. (VALIS, 2007).

75

Ensino a Distncia - ULBRA


Daniela Duarte Ilhesca e Dbora Teresinha Mutter da Silva

ARTIGO E ENSAIO

Neste captulo, trataremos dos conceitos de dois tipos


de textos cujas estruturas so indispensveis na vida acadmica, bem como das peculiaridades que os caracterizam e os diferenciam. Um trabalho de pesquisa ou um trabalho de concluso de curso, dependendo dos critrios e exigncias institucionais podem ter sua finalizao por meio de uma dessas duas formas textuais: o artigo e o ensaio.

76

Ensino a Distncia - ULBRA


Escrever um artigo cientfico e um ensaio no so tarefas muito diferentes do que escrever, por exemplo, uma dissertao, pois exige planejamento e no uma tarefa que possa ser produzida em poucos minutos. Primeiramente, h necessidade de se encontrar uma temtica a ser desenvolvida, uma busca de idias e, alm disso, ter conhecimento sobre a estrutura desses tipos de textos acadmicos. Quase toda a escrita acadmica decorre de um projeto de pesquisa. Os projetos de pesquisa seguem duas tipologias: reviso de literatura; pesquisa com coleta de dados.

O projeto de reviso de literatura gira em torno de um assunto e da pesquisa sobre o conhecimento pr-existente sobre ele. Portanto, o seu objetivo explorar profunda e minuciosamente toda a bibliografia disponvel. J um trabalho com coleta de dados pode utilizar informaes j pesquisadas por outras pessoas (dados secundrios) ou dados colhidos pelo prprio pesquisador por meio de entrevistas com os sujeitos do estudo (dados primrios). Todo universitrio, pelo menos uma vez, redigir um artigo cientfico e um ensaio, por isso, antes de iniciarmos as explicaes, vejamos um conceito bsico de cada uma dessas formas:

O artigo cientfico trata de problemas cientficos, embora de extenso relativamente pequena. Apresenta o resultado de estudos e pesquisas. E, em geral, publicado em revistas, jornais ou outro peridico especializado.

O Artigo se constri em torno de um problema, chegando a um resultado final. Aps pesquisa e estudos, atendendo as finalidades acadmicas de avaliao, poder destinar-se publicao em revistas, jornais ou outro peridico especializado, estimulando a ampliao com vistas a divulgar o resultado alcanado.

8.1 Artigo Cientfico


Antes de iniciar a escrita de um artigo, preciso realizar um planejamento bsico, para que algumas questes possam ser respondidas. Por isso, todo artigo cientfico tem como base um projeto de pesquisa. As interrogaes a seguir do o rumo da temtica e da futura pesquisa:

77

Ensino a Distncia - ULBRA


Qual a temtica? (Sobre o que vamos escrever) Qual a finalidade da publicao? ( para ps-graduao, seminrio, exigncia de alguma disciplina e tantas outras). Para quem se destina o texto? Por exemplo: para alguma comunidade de uma rea especfica, acadmicos, banca de ps-graduao. Qual o foco do estudo? O que revisar e detalhar? Ao responder esses questionamentos, temos o contedo de um projeto. O material a seguir apresenta esquematicamente as etapas de um projeto de pesquisa. As seguir apresentamos as sees que so comuns aos dois tipos de pesquisa j referidos (reviso bibliogrfica e coleta da dados): Quadro 1 Sees do projeto de pesquisa comuns aos dois tipos Capa: modelo institucional Folha de rosto: modelo institucional Sumrio: um ndice das partes constituintes, indicando as pginas correspondentes. Apresentao (ou Introduo) apresenta o tema escolhido, explicando o assunto (conceitos centrais para o entendimento do tema) e o tipo da pesquisa (reviso de literatura ou pesquisa de campo). Alm disso, deve indicar as razes da escolha do tema. Justificativa: explica a importncia do estudo e sua contribuio para o conhecimento disponvel. Reviso de literatura: articula a fundamentao terica do tema escolhido e o conhecimento atual disponvel sobre o assunto. Objetivos: Apresenta os objetivos gerais e especficos

Todos esses dados precisam ser enquadrados em um texto, geralmente na modalidade dissertativa, pois uma redao acadmica, isto , cientfica e requer certa estrutura, para que as idias no se repitam, nem esqueamos de escrever sobre algo muito importante. Segundo ngelo Domingos Salvador , Os artigos cientficos, que constituem a parte principal de revistas, so trabalhos cientficos completos em si mesmos, mas de dimenso reduzida, j que no possuem matria suficiente para um livro H vrias possibilidades de se escrever um artigo de acordo com a finalidade a que se destina o texto. Basicamente, a estrutura mais adequada para a organizao estrutural de um Artigo divide-o em algumas sees como veremos a seguir. Vale acrescentar, tambm, que a organizao do contedo das sees varivel. Vamos ver agora uma sugesto de organizao mais completa.
x

78

Ensino a Distncia - ULBRA


Ttulo; Autores e vnculo institucional; Resumo; Introduo; Desenvolvimento; Concluso; Referencial Bibliogrfico; Bibliografia.

Vamos repass-los agora, um a um, para que possamos conhec-los melhor, mas, antes, no se esquea de que o estilo do trabalho deve ser claro, conciso, objetivo, atravs de uma linguagem correta, coerente, precisa, por que no dizer simples, e escrito em terceira pessoa.

8.1.1 Ttulo Um ttulo diz tudo! a referncia principal ao trabalho. Por isso, um ttulo adequado possui poucas palavras, o necessrio para descrever adequadamente o contedo do artigo. Clareza e pertinncia, nesse aspecto, so premissas bsicas, pois a partir de um ttulo, todos tomam conhecimento do trabalho publicado.

8.1.2 Autores e Vnculos Nome completo dos autores seguido do vnculo (universidade) de cada um. Se o artigo tiver mais de um participante, no h uma regra fixa quanto ordem dos nomes, mas, normalmente, optamos pela ordem alfabtica.

8.1.3 Resumo Um pargrafo que tenha, normalmente, at 250 palavras. o primeiro contato que o leitor tem com o trabalho, aps leitura do ttulo, e acaba por atrair a ateno dele e dos outros que forem ler. De forma concisa, apresenta a temtica, objetivos do trabalho, onde se conseguiu chegar, mas sem apresentar os resultados propriamente ditos, caso contrrio, o leitor pode ficar satisfeito apenas com o resumo. O resumo nunca menciona nenhuma

79

Ensino a Distncia - ULBRA


informao ou concluso que no esteja presente no texto. Ele deve ser um dos ltimos elementos a ser construdo no artigo, pois ele retoma tudo o que j foi exposto. Alm disso, fazemos o Abstract, uma verso do Resumo em lngua estrangeira. Por uma questo de proporo, ele deve possuir tamanho e significado compatveis com o resumo em lngua materna. Algumas lnguas so mais concisas que outras, mas inaceitvel que o Resumo e o Abstract contenham divergncias. Por vezes, ainda h incluso de um conjunto de palavras-chave que caracterizam, identificam o artigo. Elas existem, para facilitar a pesquisa em meios eletrnicos.

8.1.4 Introduo A tecitura da introduo extremamente relevante. Dessa forma, desde o incio do trabalho cientfico, o leitor tem que ser informado do contedo do trabalho a ser desenvolvido. A finalidade e os objetivos tambm so destacados, pois propiciam uma viso ampla da temtica abordada. Alm disso, as principais contribuies e concluses merecem destaque ao introduzirmos o que ser tratado no decorrer do artigo. geral, a introduo apresenta: O tema, o objeto de estudo. O ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado. Trabalhos anteriores que enfocam a mesma temtica. De modo

As justificativas que levaram a escolha do tema, o problema de pesquisa, a hiptese de estudo, o objetivo pretendido, o mtodo proposto, a razo de escolha do mtodo e principais resultados.

8.1.5 Desenvolvimento Dando continuidade, o desenvolvimento a parte principal e mais extensa do trabalho, e deve apresentar, conforme prtica de todo e qualquer texto dissertativo, as seguintes informaes: a fundamentao terica, no deve aprofundar muito a reviso bibliogrfica, mas apresentar dela apenas o que for relevante para o entendimento do percurso realizado e tambm para embas-lo. No se deve utilizar mais do que a metade do nmero de pginas para isso, pois sobrar pouco para se apresentar o que realmente relevante. Ateno: Na reviso bibliogrfica, predomina a modalidade textual da recenso. Trata-se de uma estrutura que, conforme vimos no capitulo anterior, organiza, sinteticamente, o

80

Ensino a Distncia - ULBRA


conhecimento terico resultante da pesquisa e as idias resumidas de seus respectivos autores. Portanto, no devem ser transcritas partes extensas ou textos na ntegra dos mesmos, sem a devida referncia autoral, pois caracteriza plgio. Alm disso, fundamental o movimento de autoria, ou seja, que fique claro que o autor do artigo tem pleno domnio dos conhecimentos internalizados. a metodologia, a qual dever explicar claramente os procedimentos usados para solucionar o problema e explicar cada etapa desses procedimentos. E, por fim, os principais resultados sero apresentados, isto , aqueles que auxiliam e ilustram de modo coerente os objetivos apresentados na introduo.

8.1.6 Concluso Para finalizar, a concluso deve responder s questes da pesquisa, correspondentes aos objetivos e hipteses ou comprovar que a hiptese no pode ser realizada. Deve ser breve, podendo apresentar recomendaes e sugestes para trabalhos futuros, para artigos de reviso. Para tanto, alguns pontos devem aparecer: resumo mnimo do que o artigo apresentou. principais resultados e contribuies. comentrios sobre a importncia do estudo. dicas para o uso prtico do seu trabalho: como os resultados dos experimentos podem ajudar na prtica.

8.1.7 Referencial bibliogrfico As informaes sobre as referncias bibliogrficas devem ser corretas, completas, e especficas, observando as normas da ABNT. Informaes obrigatrias: autores, ttulo do artigo ou do livro, nome da conferncia ou revista, volume e nmero, no caso de artigos de revista, ano de realizao (publicao). Tente incluir referncias do mesmo ano (ou ano anterior) para ilustrar que o tpico atual e de interesse da comunidade. Alm disso, procure incluir artigos de conferncias e revistas, assim como livros, e no apenas sites da Internet. Todas as obras listadas no conjunto de referncias devem ser mencionadas no texto, e vice-versa.
xi

81

Ensino a Distncia - ULBRA

8.2 Ensaio

O ensaio uma exposio metdica dos estudos realizados e das concluses originais a que se chegou aps apurado exame de um assunto. Ou seja, a apresentao detalhada do estudo empreendido, chegando a uma ou mais concluses originais no final do percurso.

O vocbulo ensaio significa experincia, exame, prova, tentativa. Segundo Moisesxii, designa um espcime literrio de contorno indefinvel. Como o prprio nome evidencia, torna-se praticamente impossvel estabelecer com rigorosa preciso os seus limites. Da que os estudiosos do assunto tendem a reunir sob idntica denominao obras at mesmo contrastantes. Apesar dessa falta de exatido, o mesmo autor apresenta duas ramificaes para os tipos de ensaios: o informal e o formal. O Informal caracteriza-se pela liberdade criadora. Temos como exemplo maior Montaigne.1 O Formal caracteriza-se pela seriedade dos objetivos e lgica, h exemplos abundantes deste tipo na rea das letras e da filosofia, dentre os quais podemos citar os cinco ensaios Arthur Schopenhauer no livro a Arte de escrever, j referido no captulo sobre a argumentao. Quanto extenso e o assunto, ele breve no geral, diferenciando-se do tratado (que mais exaustivo e longo). Deve conter a discusso livre e pessoal de um assunto qualquer, sem ser exaustivo, sem esgotar o assunto sobretudo. Dever prevalecer a originalidade e o esprito crtico do autor. Ponto final Neste captulo, apresentamos aspectos importantes sobre o artigo cientfico e sobre o ensaio. Duas modalidades necessrias e exigidas durante a vida acadmica, mas no apenas, pois as habilidades adquiridas com essas duas formas textuais auxiliam o desempenho e o aprimoramento da vida intelectual como um todo. Foram destacadas as caractersticas formas e estruturais com detalhamento das partes essenciais, objetivando que o aluno consiga encontrar os nexos que, nesta etapa, valorizam e do relevncia ao estudo dos captulos precedentes. assim que o contedo do pargrafo-padro, do desempenho lingstico, da coeso, da coerncia, bem como as tcnicas de leitura necessrias reviso bibliogrfica e o resumo, como parte integrante do

82

Ensino a Distncia - ULBRA


artigo, adquirem o seu real significado e importncia na composio do contedo geral estudado at aqui. Indicao cultural ULBRA (Org.). Instrumentalizao cientfica. Curitiba: Ibpex, 2008. Sugerimos tambm a leitura do Caderno universitrio da disciplina Instrumentalizao cientfica da ULBRA, pois, atravs dele, o aluno poder se familiarizar com os aspectos temticos, formais e estruturais das formas textuais abordadas neste captulo, bem como das normas da ABNT. MONTAIGNE, M. Os Ensaios. So Paulo: Martins Fontes, 2000. Para ir alm e ampliar o conhecimento sobre as formas e dos temas da modalidade ensaio, sugerimos a leitura de Ensaios de Michel de Montaigne.

Atividades 1) a) b) c) d) e) Quanto ao artigo podemos afirmar que: um texto cientfico, contudo no precisa manter uma estrutura; um texto com dimenso reduzida; h contedo suficiente para se transformar em um livro; o texto narrativo prevalece neste tipo de produo; o texto descritivo prevalece neste tipo de produo.

2) a) b) c) d) e)

Quanto ao ttulo de um artigo, podemos afirmar que: a referncia principal do trabalho; deve englobar vrias palavras; clareza e pertinncia no so premissas bsicas; deve ser prolixo; deve ser extenso e claro.

83

Ensino a Distncia - ULBRA


3. Quanto ao resumo de um artigo, podemos afirmar que: a) deve conter dois pargrafos que tenham mais de 250 palavras; b) deve conter um pargrafo que tenha mais de 600 palavras; c) deve conter um pargrafo que tenha, normalmente, at 250 palavras; d) no h delimitao quanto ao nmero de palavras; e) no h delimitao quanto ao nmero de pargrafos QUESTES DISCURSIVAS 1. Elabore, em um pargrafo uma definio para ensaio, de acordo com os estudos desenvolvidos no captulo 08. ________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ________

2. Estabelea um paralelo entre ensaio informal e ensaio formal, conforme a teoria desenvolvida no captulo 08. ________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

84

Ensino a Distncia - ULBRA

Daniela Duarte Ilhesca e Dbora Teresinha Mutter da Silva

LEITURA E ESCRITA

85

Ensino a Distncia - ULBRA

Neste captulo, vamos falar sobre o relatrio. Esta


espcie de redao que alm de ser muito freqente em outras reas, em especial a rea administrativa e empresarial, fundamental para a redao acadmica. Quase todos os cursos universitrios, em algum momento ou no final, exigem que seus alunos elaborem e apresentem um relatrio. Seja sobre atividades desenvolvidas, seja sobre o estgio realizado. Em sntese, no possvel para um acadmico desconhecer e, principalmente dominar as bases indispensveis de contedo de um relatrio, a sua estrutura e principalmente a linguagem adequada redao do mesmo. Sem dvida, so muitos os aspectos que envolvem o relatrio como forma textual, porm, a nfase estar centrada na linguagem mais adequada ao relatrio acadmico, pois a redao o que nos importa. Vejamos um conceito de relatrio:

o relato expositivo pelo qual algum apresenta o essencial de sua prpria atividade ou de um grupo ao qual pertence expondo os resultados de atividades variadas.

Quanto aos tipos de relatrio, eles podem ser muito variados, dependendo sempre da rea e da finalidade a que se destinam: O relatrio pode ser: Informativo; Individual ou coletivo; Simples ou complexo; Parcial ou completo; Peridico ou eventual; Tcnico, administrativo, econmico, cientfico, etc; De especificaes tcnicas; De gesto;

86

Ensino a Distncia - ULBRA


De atividades; De pesquisa; De estgio;

A partir do conceito, da extenso e da enumerao de tipos, constata-se que o ponto fixo no objetivo de um relatrio dar conhecimento de fatos, disponibilizar informaes ou subsidiar dados que possibilitem o acompanhamento, a avaliao ou a tomada de decises de outras pessoas. Alm disso, ele poder tambm transformar-se em um documento de pesquisa para o futuro, porque depois de lido e examinado ele poder ser arquivado podendo servir a futuros pesquisadores. O relatrio relata, ou seja, narra, descreve e enumera. Perseguindo essa idia, vemos que o relatrio um documento preliminar, ou seja, ele antecede decises e avaliaes, a partir do ponto de vista daquele que o elabora, isto , a seleo dos elementos inseridos tero algum grau de subjetividade que informar a postura do seu autor. Por isso, to importante a elaborao redacional de um relatrio, pois ele no se limita a simples enumerao de dados. importante que o alinhamento dos fatos relatados ou observados se articulem com clareza e objetividade j sinalizando, alm da atitude do relator, a sua capacidade. Vejamos o que preciso considerar para a elaborao de um bom relatrio: Extenso Linguagem Redao Objetividade Concluso

Todos esses itens so importantes, porm como a nossa preocupao a redao acadmica vamos priorizar a linguagem, a redao e a objetividade que dizem respeito ao desenvolvimento do relatrio. Mas antes, vamos ver algo sobre a extenso e a concluso.

9.1 Extenso
87

Ensino a Distncia - ULBRA


A prpria finalidade do relatrio pressupe agilidade, pois ele geralmente feito para sintetizar, ou seja, para economizar o tempo da pessoa a quem ele se destina. Nesse sentido, os acontecimentos que demandaram um tempo maior como a experincia de um estgio de dois meses, aparecero de forma sinttica, isto , resumida, e os dados devem ser enumerados objetivamente. Por isso, a extenso deve estar intimamente ligada relevncia dos fatos relatados e finalidade a que se destina o relatrio, evitando sempre a extenso excessiva, que est ligada falta de objetividade.

9.2 Concluso
Todo relatrio apresentar uma concluso como encerramento de um percurso que tambm foi reflexivo para o seu autor. Ele poder confirmar suspeitas, sugerir providncias, modificar convices anteriores, contribuir para mudana de prticas e decises.

9.3 Linguagem
A linguagem deve ser clara e direta, sobretudo, atendo-se s informaes relevantes e eliminando as digresses subjetivas, pois assim estar garantida a objetividade. Devemos evitar termos ambguos ou inadequados por mais atraentes que paream. Para tanto, fundamental a consulta ao dicionrio sempre que haja a mnima possibilidade de duplo sentido. Quando houver necessidade de incluir ilustraes ou grficos, esses devem aparecer como anexos, sendo apenas indicados no corpo do texto.

9.4 Redao
Deve-se dar preferncia ordem direta da sintaxe, evitando, ao mximo, o esforo interpretativo do leitor. Nesse sentido, ganham importncia a boa pontuao e cuidado com a ortografia correta. Se o assunto ou a rea a que se destina for especfica, devemos adotar, na medida do possvel, os termos tcnicos usuais da mesma na linguagem especfica. Sempre que for dirigido a um leigo, devemos fazer uso de recurso explicativos como as expresses isto e ou seja ou mesmo com oraes explicativas introduzidas pelos relativos: A metalinguagem, que um recurso que explica a prpria linguagem, muito freqente em textos acadmicos e tcnicos.

9.5 Objetividade
88

Ensino a Distncia - ULBRA


Todos esses cuidados estaro garantindo a objetividade, pois, evitando rodeios, floreios de linguagem, evitaro tambm a fuga ao objetivo do relatrio e a sua qualidade essencial, que deve ser a clareza. Faz parte tambm da objetividade, a preciso das informaes, no deixando dvidas quanto aos problemas, nmeros, cifras e estatsticas. Por isso, a exatido das fontes deve ser conferida com muito zelo. Vejamos agora os principais passos para a elaborao de um relatrio. Antes de redigi-lo, o autor dever elaborar um esquema, respondendo a estas perguntas: O qu? Por qu? Quem? Onde? Quando? Como? A que tudo isso leva?

De posse de resposta a essas interrogaes, temos todos os elementos necessrios redao de um relatrio, qual dever obedecer a uma ordem lgica e linear, na seqncia das questes respondidas, facilitando a sua leitura. Assim, o relatrio ser dividido em partes distintas, em que estaro disponveis os dados necessrios anlise de quem o solicitou ou a que se destina. Esta etapa, da redao ou da montagem de um relatrio que dever observar os seguintes elementos: Ttulo deve dar a idia do todo sem ser extenso, a sntese a sua maior qualidade; Objeto apresentao do problema em torno do qual o trabalho se organiza; Delimitao mencionar o que deixou de ser abordado. Texto principal observaes, dados, nmeros, comentrios; Concluses interpretao dos resultados e constataes; Sugestes elas aparecero junto ou na seqncia das concluses. Trata-se de recomendaes de providncias, investigaes, observaes, novos estudos, alternativas, etc. As sees, partes, captulos, subdivises de

89

Ensino a Distncia - ULBRA


captulos, itens e subitens de um relatrio devem obedecer a uma numerao, linear e de fcil apreenso. Referncias fontes de pesquisa e de consultas, trabalhos, pessoas entrevistadas, etc., Estas devem aparecer resumidamente no corpo do trabalho em indicao breve. No caso de livros, deve aparecer o nome do autor e o ano da publicao), tendo o cuidado de, no final, referenciar a bibliografia consultada de acordo com as normas ABNT. Desse modo, o relatrio ser dividido em partes distintas, nas quais estaro todos os dados necessrios anlise de quem o ler. A estrutura bsica de um relatrio constitui-se das seguintes partes: Capa: dever conter o nome da organizao, o ttulo do trabalho, setor que o elaborou, data, nome do autor. Folha de rosto: repete o que contm a capa. Sumrio: apresenta duas colunas separadas por um pontilhado ocupando todo o espao justificado da pgina; a da esquerda possui os ttulos das divises e subdivises do relatrio; a da direita refere os nmeros das pginas. Introduo: apresenta e justifica o tipo de relatrio, informando as linhas de fora do mesmo compreenso do leitor, o redator-relator. A finalidade do relatrio deve ser escrita em linguagem clara e objetiva. Desenvolvimento: definido o tipo de relatrio, o redator-relator classifica e seleciona as informaes. Ele descreve, narra ou disserta levando em considerao os seguintes aspectos: -justificativa -apresentao e demonstrao dos fatos; -apreciao e/ou explicao; -anlise de problemas; -enumerao de dados; -informaes gerais. Concluso: nessa etapa, o autor poder fazer a sua insero, sugerindo solues para os problemas que levaram elaborao do relatrio, apresentando alternativas ou constataes.

90

Ensino a Distncia - ULBRA


Anexos: so elementos complementares descrio e ao desenvolvimento do relatrio, tais como: fotografias, tabelas, organogramas, mapas, grficos,, etc. para elucidar, ampliar ou ilustrar as questes referidas no desenvolvimento.

Ponto final Neste captulo, vimos como importante conhecer e dominar a estrutura de um relatrio para produo de textos acadmicos. Alm disso, destacamos os conceitos e os tipos de relatrio, os quais podem ser muito variados, dependendo sempre da rea e da finalidade a que se destinam. A definio do objetivo do relatrio ganha importncia na medida em que, sabendo a sua finalidade de modo preciso, melhor ser o trabalho do relator. Destacamos a importncia da sua elaborao redacional, uma vez que ela no se limita a simples enumerao de dados. A seleo dos mesmos e a sua ordem expositiva so determinantes da prpria ao do relator, j que se torna decisivo o alinhamento dos fatos observados e relatados ao destinatrio. O encadeamento dos dados e aspectos deve primar pela clareza e objetividade por parte do redator. Por essa mesma razo, o desenvolvimento do relatrio deve ter uma linguagem clara e direta para melhor e de forma mais exata atingir o seu objetivo Indicao cultural MARTINS, D. S.; ZILBERKNOP, L.S. Portugus instrumental. 22. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2002. Com vista a ampliar as noes presentes neste captulo e consolidar os conceitos sobre a importncia do relatrio na vida acadmica, sugerimos a leitura da obra A autora apresenta a estrutura do relatrio e, em linhas gerais, as idias desenvolvidas por ela ampliam os contedos at aqui abordados.

Atividades

1. Assinale a alternativa que mostra, claramente, como deve ser a extenso de um Relatrio:

a) a agilidade no necessria, pois ele no sinttico. b) a objetividade torna-se item fundamental na confeco dessa modalidade textual.

91

Ensino a Distncia - ULBRA


c) deve conter, acima de tudo, traos de subjetividade. d) a prolixidade o seu principal item. e) sempre deve ser escrito em forma de tpicos.

2.Assinale a alternativa que contm o (s) objetivo (s) do Relatrio, de acordo com os estudos do captulo 9: a) Relato de dados detectados. b) Diagnstico especfico de um segmento. c) Informao de problemas. d) Conhecimento de fatos e disponibilidade de informaes que possibilitem o acompanhamento, a avaliao e a tomada de decises de outros indivduos. e) Registro de fatos a serem arquivados.

3) a) b) c) d) e)

Marque a alternativa que recomenda a redao adequada para um relatrio. Deve-se evitar que o leitor tenha um esforo para interpretar o texto do relatrio. A sintaxe livre e o autor do Relatrio pode ousar nas inverses sintticas e nas figuras de linguagem. A prioridade da escrita de um Relatrio consiste em uma linguagem puramente tcnica. A metalinguagem no deve ser empregada nesse tipo de documento. necessrio que o autor do Relatrio seja prolixo e abuse dos termos eruditos na linguagem escrita.

QUESTES DISCURSIVAS

1. Fundamentado nos estudos do captulo 09, elabore, de modo conciso, uma definio para metalinguagem. ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

92

Ensino a Distncia - ULBRA

2. Liste as partes que compem a estrutura bsica de um Relatrio, de acordo com a teoria estudada no captulo 9. ________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

93

Daniela Duarte Ilhesca e Dbora Teresinha Mutter da Silva

10

MONOGRAFIA

A partir daqui, abordaremos a monografia, a modalidade


de maior extenso entre as mais freqentes na vida acadmica. Ela

Ensino a Distncia - ULBRA


tambm uma espcie de culminncia deste livro, pois todo o contedo dos captulos anteriores confluem e concorrem para a boa elaborao desta produo textual. A etimologia da palavra j indica, monos= um e graphein= escrever. Portanto, mono+grafia um trabalho sobre um nico tema, que deve ser explorado com mtodo, rigor, e profundidade, sendo vertido em uma redao de linguagem clara e objetiva. Como qualquer trabalho acadmico, a monografia deve ter uma redao clara estruturada com base em normas tcnicas. Segundo Lakatos, , Monografia um: Trabalho sistemtico e completo sobre um assunto particular, usualmente pormenorizado no tratamento, mas no extenso no alcance. Diante disso, podemos dizer que a monografia constitui-se em um trabalho que de acordo com Lima : observa e acumula observaes, bem como as organiza e procura estabelecer relaes e regularidades existentes entre elas. utiliza, de forma inteligente, as leituras e experincias para comprovao. comunica seus resultados s pessoas. faz indagaes sobre os seus porqus. tem um objetivo.
xiv xiii

Ao referirmos o acmulo e a organizao de observaes, estabelecendo relaes e regularidades, precisamos remeter ao abordado no captulo sobre resumo, resenha e recenso. Isso fundamental porque as noes e os conceitos envolvidos nessas prticas so importantes para essa etapa do trabalho monogrfico. O mesmo devemos lembrar da importncia da leitura para a escrita clara e concisa e para a argumentao do trabalho. A monografia depende dos objetivos do pesquisador, do tipo de problema que enfoca, podendo utilizar fontes primrias ou secundrias. Fontes primrias so documentos e objetos que efetivamente deram origem aos acontecimentos relatados ou descritos pelo pesquisador Fontes secundrias so livros, relatos, relatrios, testemunhos j elaborados por outros acerca de documentos e objetos ligados ao estudo. A estrutura monogrfica possui partes obrigatrias e algumas que so opcionais, que se caracterizam como elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais.

10.1 Elementos obrigatrios


95

Ensino a Distncia - ULBRA


Vamos conhecer, a partir deste momento, os elementos obrigatrios de uma monografia. Eles se constituem em elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais, como veremos na distribuio a seguir: a) Elementos Pr-Textuais: so todas as partes que antecedem o corpo do trabalho. Capa; Folha de rosto; Folha de aprovao (obrigatrio em TCC, Dissertaes, Teses); Resumo na lngua verncula (obrigatrio em TCC, Dissertaes, Teses); Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio em TCC, Dissertaes, Teses); Sumrio.

b) Elementos Textuais: so as partes essenciais, ou seja, o corpo do trabalho. Introduo; Desenvolvimento; Concluso.

c) Elementos Ps-Textuais: como diz o nome, so as partes que devem ser alinhadas aps o corpo do trabalho. Obras consultadas.

10.2 Elementos opcionais


Segue a distribuio dos elementos opcionais de uma estrutura monogrfica e, como o prprio nome indica, nem todos precisam aparecer no texto: Errata; Dedicatria; Agradecimento;

96

Ensino a Distncia - ULBRA


Epgrafe; Lista de ilustraes; Lista de abreviaturas; Lista de smbolos; Glossrio; Anexos; Apndices;

A disposio do texto depende da natureza da pesquisa e da quantidade de informaes a serem apresentadas e da articulao dos argumentos definidas pelo autor. Portanto, nem sempre ser necessrio constar todos os elementos, mas, por questo didtica, relacionamos todos, isso para que os alunos tomem conhecimento da ordem correta, e faam uso, quando necessrio. A ordem usual na apresentao da monografia a seguinte. a) Elementos Pr-Textuais: Capa (obrigatrio); Folha de rosto (obrigatrio); Errata; Folha de aprovao (obrigatrio em TCC, Dissertaes, Teses...); Dedicatria; Agradecimento; Epgrafe; Resumo na lngua verncula (obrigatrio em TCC, Dissertaes, Teses...); Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio em TCC, Dissertaes, Teses..); Lista de ilustraes; Lista de abreviaturas;

97

Ensino a Distncia - ULBRA


Lista de smbolos; Sumrio (obrigatrio).

b) Elementos Textuais: (partes obrigatrias) Introduo; Desenvolvimento (corpo do trabalho); dividido em captulos e sub-captulos; Concluso.

c) Elementos Ps-Textuais: Obras consultadas Glossrio Apndice Anexo

10.3 Elementos Pr-Textuais


A seguir, alinhamos monogrfica: a) b) Capa Nome da Instituio, nome do autor(es), ttulo do trabalho, local e data. Folha De Rosto Deve conter os seguintes elementos: Nome do autor(es), ttulo do trabalho, tipo do trabalho, finalidade do trabalho, nome da instituio, nome da disciplina, nome do professor ou orientador, local e data. c) Errata A errata torna-se fundamental em trabalhos que houver consertos relativos a descrio dos elementos pr-textuais de uma estrutura

apresentao grfica (erros de digitao, erros ortogrficos, termos trocados, etc.). Poder estar em folha avulsa ou encartada, adicionada ao trabalho aps a impresso, com dimenses reduzidas ou no, disposta logo aps a Folha de Rosto, e deve conter a indicao da pgina e da linha em que se encontra o problema, alm da indicao: onde se l, para o que est errado, e leia-se, para o que deve ser o correto. d) Folha De Aprovao Segue aps a folha de rosto, obrigatria em todos os trabalhos que sero submetidos a uma banca examinadora, tais como: TCC, Dissertaes de Mestrado, Tese de Doutorado. Segundo Furast
xv

a folha de aprovao deve conter: Nome do autor;

98

Ensino a Distncia - ULBRA


Ttulo (por extenso) e subttulo (se houver); Natureza do trabalho; Objetivo visado pelo trabalho; Nome da instituio a que o trabalho submetido; rea de concentrao; Data da aprovao; Nome e titulao dos componentes da banca examinadora e instituio a que pertencem; Data de aprovao.

e)

Dedicatria espao utilizado para dedicar o trabalho ou fazer uma homenagem a algum pelo qual temos muito apreo, algum que participa de modo especial da nossa vida, normalmente, pai, me, marido, filhos...

f)

Agradecimentos torna-se aconselhvel agradecer a todas as pessoas que, de forma direta ou indireta, participaram da trajetria vivenciada na construo da monografia. adequado explicitar o motivo do agradecimento, porm de forma bem concisa.

g)

Epgrafe um elemento opcional. Normalmente, utiliza-se uma pequena frase, pensamento, pequeno poema, uma parte de um poema ou letra de msica, versculo bblico, estando vinculado ao contedo do trabalho, a fim de provocar reflexo. A epgrafe tambm pode abrir captulos, nesse caso, coloca-se sempre no inicio de cada captulo. Vale ressaltar que a dedicatria, os agradecimentos e a epigrafe devero aparecer em folha separada, e no existe determinao por parte da ABNT, de como localizar na folha, mas h uma preferncia geral de posicionar na parte inferior da folha, deslocando para o lado direito.

h)

RESUMO Segundo Furastexvi: Trata-se da apresentao fiel, breve e concisa dos aspectos mais relevantes do trabalho, apresentando as idias essenciais, na mesma progresso e no mesmo encadeamento que aparecem no texto. Deve exprimir, em estilo objetivo, uma viso geral, ampla e, ao mesmo tempo, clara e objetiva do contedo do trabalho e das concluses a que se chegou. A elaborao do resumo no deve ultrapassar 500 palavras e logo abaixo aparecem as palavras-chave.

99

Ensino a Distncia - ULBRA


i) Resumo em Lngua Estrangeira Consiste na passagem do resumo e das palavras-chave, para outra lngua. j) Listas Quando houver no texto produzido grficos, tabelas, quadros, fotografias, figuras, eles devem estar relacionados no incio do trabalho em uma estrutura semelhante ao sumrio, contendo a identificao do elemento, seu ttulo e o nmero da pgina em que se encontra no texto. k) Sumrio espao disponvel para a localizao dos assuntos desenvolvidos no corpo do trabalho. De acordo com Furastexvii,O Sumrio deve conter o indicativo numrico de cada seo, o ttulo da seo e a paginao, separados por uma linha pontilhada.

10.4 Elementos Textuais


A partir de agora, seguem esclarecimentos que facilitaro a escrita da introduo, desenvolvimento e concluso.

10.4.1 A Introduo do Trabalho Cientfico Introduo a apresentao sinttica do contedo geral. uma explicao inicial acerca do texto j elaborado e leva o leitor compreenso mais precisa da temtica desenvolvida. Por isso ela deve: apresentar o assunto de forma clara e precisa; delimitar o assunto j apresentado, ou seja, indicando o ponto de vista que ser enfocado no trabalho; qual a temtica desenvolvida. Pode ser feita atravs de uma pergunta que ser respondida no desenvolvimento do trabalho
xviii

justificar o tema, isto , o porqu da escolha do referido tema ou enfoque, a motivao pela escolha;

Contextualizar o assunto no tempo e no espao, isto , relacion-lo com o que j foi escrito sobre a matria brevemente ;
xix

ressaltar a importncia do tema, enfocando a relevncia da temtica; apresentar os objetivos do trabalho de pesquisa; expor a estrutura do trabalho: apresentao dos captulos de acordo com a seqncia do sumrio;

100

Ensino a Distncia - ULBRA


explicar a metodologia adotada na realizao da pesquisa.

10.4.2 O Desenvolvimento do Trabalho Cientfico O desenvolvimento corresponde ao texto propriamente dito, a fundamentao lgica da pesquisa cuja finalidade expor e demonstrar: uma explicao do objeto pesquisado, pois o que era confuso tornou-se evidente, a ambigidade foi esclarecida, avaliada e compreendida; uma discusso que o exame dos dados, tendo a funo de explicar, debater e argumentar acerca das idias envolvidas no trabalho; uma demonstrao que se constitui na deduo lgica do trabalho, implica o exerccio do raciocnio, correlao ou relao como tema, objetivos e hipteses. Dessa forma, torna-se necessria a observao dos aspectos de organizao estrutural do texto cientfico, a fim de que a explicao, a discusso e a demonstrao tornem-se lgicas e organizadas.
xx

10.4.3 Organizao do Texto Cientfico A organizao do corpo do trabalho realizada por partes. Por isso, a distribuio do contedo feita em captulos subdivididos em sees e subsees. A introduo e a concluso tornam-se partes comuns a todos trabalhos. No entanto, a determinao dos elementos constituintes de um trabalho cientfico est atrelada ao seu contedo especfico. A identificao de cada uma das partes textuais torna-se conhecida a partir de ttulos informativos, sendo adequado antecipar ao leitor uma idia do que est sendo tratado naquela parte do texto. Alm disso, a fim de que se perceba a utilizam-se os algarismos arbicos. posio do ttulo na estrutura do trabalho,

10.4.4 Concluso A concluso de um trabalho cientfico pode ser identificada como um resumo dos argumentos difundidos no transcorrer do trabalho. o ponto de chegada das dedues e

101

Ensino a Distncia - ULBRA


inferncias lgicas que so apresentadas no desenvolvimento, derivando da interpretao dos dados. Se houver questes que no puderam ser respondidas pela pesquisa ou questes novas que apareceram no decorrer da realizao da pesquisa, a concluso torna-se o espao ideal para isso. Alm do mais, podemos proporcionar sugestes de como futuros estudiosos do assunto podero enfoc-lo em outras investigaes.
xxi

10.4.4 Elementos Ps-Textuais Encerrando a trabalho cientfico, no podemos esquecer das referncias, parte obrigatria. J o glossrio, o apndice e o anexo so opcionais. a) Referncias Referncias, conforme a ABNT, o conjunto padronizado de elementos descritivos, extrados de um documento, permitindo a sua identificao individual. Configura-se em uma lista organizada dos documentos realmente utilizados no texto. Deve-se fazer uma lista prpria, aps a lista de referncias sob o ttulo: Obras Consultadas, se houver a presena de outros documentos que no so referidos no decorrer do texto.xxii b) Glossrio Torna-se necessrio quando, no texto, se fez uso de termos ou expresses que so exclusivas do assunto explorado. Se houver termos pouco usuais, quase desconhecidos, h necessidade de se fazer uma lista dessas palavras e/ou expresses com as respectivas significaes ou definies.xxiii c) Apndice um documento, texto, artigo ou outro material qualquer, elaborado pelo prprio autor, destinado a complementar as idias desenvolvidas no decorrer do trabalho. No uma parte do Trabalho em si, mas um elemento que vem ilustrar as idias.xxiv d) Anexos Os anexos so suportes disponveis ao investigador para fundamentar, comprovar, elucidar e ilustrar o texto.Alm disso, no so informaes elaboradas pelo autor, por isso, devemos destac-los, a fim de impedir uma ruptura em sua seqncia e continuidade.xxv Ponto final Neste captulo, vimos o conceito e a estrutura de uma monografia, observando que, como em qualquer texto cientfico, a preciso e a clareza textual tornam-se fundamentais. Alm das formalidades estruturais e da rigorosa submisso s normas ABNT, devemos seguir a ordem das partes e seus respectivos contedos para que a sua operacionalidade e reconhecimento fluam naturalmente durante a leitura. A quebra da expectativa decorrente da no observao estrutural ou normativa podem funcionar como entraves da exposio para a compreenso. Afinal, a maioria dos leitores de uma monografia j conhece a sua forma e para ela est predisposto. Portanto, no conveniente criar nenhum tipo de percalo na recepo com o descuido formal decorrente de quebra de expectativa. Do mesmo modo, recomendvel lembrar de que neste tipo de produo textual o domnio do

102

Ensino a Distncia - ULBRA


texto dissertativo premissa bsica, uma vez que se trata da forma elementar para a redao monogrfica. A partir de todos os conceitos, sugestes e orientaes organizadas em todos os captulos ao longo desta obra, procuramos abarcar o conjunto de conhecimentos

indispensveis para a elaborao desta que a forma mais extensa e mais complexa da redao acadmica para um trabalho de concluso de curso (TCC): a monografia. Nela conjugam-se todos os conhecimentos previamente abordados para garantir a eficcia e coroar de xito o estudo, a anlise e as pesquisas dos acadmicos. Indicao cultural FURAST, P. A. Normas Tcnicas. Porto Alegre: Dctilo Plus, 1994, Para qualquer trabalho cientfico, torna-se indispensvel a utilizao das normas da ABNT. Por isso, no perca tempo em conhec-las. Tambm sugerimos a leitura da obra completa de Noramas Tcnicas para dar maior suporte aos contedos enfocados no presente captulo. Nela, esto enumeradas com riqueza de detalhes todas as exigncias formais do rgo que rege toda a normatizao de trabalhos acadmicos que a Associao Brasileira de Normas Tcnicas. O aluno poder consultar a cada etapa, esclarecendo e ao mesmo tempo estruturando o seu trabalho.

Atividades 1) Assinale a alternativa que mostra, corretamente, de acordo com os estudos do captulo 10, o principal objetivo de uma Monografia: a) O estudo de muitas obras para a elaborao de uma recenso. b) O estudo de vrios temas para alcanar o panorama do mesmo. c) O estudo verticalizado de um tema nico. d) O resumo de vrias obras. e) O projeto de uma obra focalizada.

2)

Assinale a alternativa correta quanto Monografia, segundo os estudos desenvolvidos no captulo 10:

a) Modalidade de menor valor e extenso entre as mais freqentes na vida acadmica. b) Trabalho sobre vrias temticas, as quais so exploradas conjuntamente. c) Trabalho muito semelhante ao ensaio.

103

Ensino a Distncia - ULBRA


d) Trabalho sistemtico e completo sobre determinado assunto. e) Estudo sobre vrios temas abordados durante um curso.

3)

Assinale a alternativa que mostra que Monografia pode ser:

a) Um trabalho que no necessita estabelecer relaes de sentido entre as ideias apresentadas. b) Um trabalho que no necessita apresentar objetivos. c) Um estudo que emprega as leituras, assim como as experincias, de modo inteligente, para comprovao. d) Um estudo que no comunica resultados. e) Um trabalho que irrelevante do ponto de vista acadmico. QUESTES DISCURSIVAS 1. Elabore a Introduo para uma Monografia fictcia, tendo como tema sua experincia acadmica.

2. Elabore um trabalho com todos os elementos pr-textuais que compem a Monografia.

104

REFERNCIAS
ARANHA, A. et al. O que faz um bom professor. poca, So Paulo, n. 517, abr. 2008. Disponvel em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG83057-

9306-517-1,00-O+QUE+FAZ+UM+BOM+PROFESSOR.html>. Acesso em: 21


out. 2008. BAKHTIN, M. Esttica da criao verbal. So Paulo: Martins Fontes, 2000. BARRETO, C. S. Relatrio de estgio supervisionado I. Vitria da Conquista: UESB, 2006. DCE- UESB, Curso de licenciatura em matemtica. Disponvel em: <//www.uesb.br/professor/claudinei/2005_I_Cristiane.pdf>. Acesso em: 2008. BECKER, F. et al. Apresentao de Trabalhos Escolares. 12. ed. Porto Alegre: Multilivro, 1992. BRASIL. Secretaria da Educao Especial. Educao inclusiva: a escola. Braslia, 2004. Disponvel em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me000420.pdf>. Acesso em: 2008. CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. So Paulo: Unesp, 1999. CABRAL anuncia que Rio ter bicicletas pblicas. JB Online, maio 2008. Disponvel em: <

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2896799-EI8139,00.html>.
Acesso em: 22 out. 2008. CORREA, V. L. et al. Comunicao e Expresso. Canoas: Ed. da Ulbra, 2008.

Ensaios, So Paulo: Martins Fontes, 2000/2001, trad. Rosemary Costhek Ablio. Em trs volumes.
COUTINHO, M. A. Textos e competncia textual. Coimbra: FCG;CGT, 2003. CUNHA, S. F. da et al. Tecendo textos. 2. ed. Canoas: Ed. da Ulbra, 2000.

Ensino a Distncia - ULBRA


CURCIO, G. Conforto para dormir bem. Ana Maria. So Paulo, n. 556, jul. 2007. Disponvel em:<

http://mdemulher.abril.com.br/anamaria/indices/edicoes/556/casa/anamariamateria_235179. shtml>. Acesso em: 28 mar. 2008.

DUCROT, O.; TODOROV, T. Dicionrio enciclopdico das cincias da linguagem. So Paulo: Perspectiva, 1998.
FARACO, C. A.; TEZZA,C.;CASTRO, G. (Org.). Dilogos com Bakhtin. Curitiba: Ed da UFPR, 2001. FEITOSA, V. C. Redao de textos cientficos. Campinas: Papirus, 2000. FREIRE, P. A importncia do ato de ler. 12. ed. So Paulo: Cortez, 1986. FURAST, P. A. Normas Tcnicas para o trabalho cientfico: elaborao e formatao. Porto Alegre: Dctilo Plus, 2006. GARCIA, O. M. Comunicao em prosa moderna. 26. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006. _____. Comunicao em prosa moderna. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 1986. GLOBO.COM. Londres obriga motoristas a andar a 32 km/h. Disponvel em: <http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL472229-9658,00.html>. Acesso em: 13 out. 2008. LAKATOS, E.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1992. LIMA, T. L. de. Manual bsico para elaborao de monografias. Canoas: Ed. da ULBRA, 1999. LUFT, C. P. Lngua e liberdade. 8. ed. So Paulo: tica, 2006. MAINGUENEAU, D. Anlise de textos de comunicao. So Paulo: Cortez, 2000. MARTINS, D. S. Portugus Instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2006. MARTINS, D.S.; ZILBERKNOP, L.S. Portugus instrumental. 22. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2002. MEDEIROS, J. B. Portugus Instrumental. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2000. MEURER, J. L.; MOTTA, R. D. (Org.). Gneros textuais e prticas discursivas: subsdios para o ensino da linguagem. Bauru: EDUSC, 2002.

106

Ensino a Distncia - ULBRA


MOISS, M. Dicionrio de termos literrios. So Paulo: Cultrix, 1974. MORO, M. M. A arte de escrever artigos cientficos. 2005. Disponvel em: <http://www.inf.ufrgs.br/~mirella/Dicas.html>. Acesso em: 13 out. 2008. O BARATO na cozinha. Revista Galileu, So Paulo, n. 202, p. 28, maio 2008. O BRASIL de olho na dengue. Zero Hora, Porto Alegre, n. 15550, mar. 2008. Disponvel em: <

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&sour ce=a1803967.xml&template=3898.dwt&edition=9520&section=67>.
em 14 out. 2008. INTERFILMES.COM O bom pastor. Disponvel em: Acesso

<http://www.interfilmes.com/filme_16832_O.Bom.Pastor-(The.Good.Shepherd).html>. Acesso em: 21 out. 2008. Sinopse PCORA, A. Problemas de redao. 5. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2002. PENLOPE, no. Charmosa, sim. Elas querem os grandes e robustos. Zero Hora, Porto Alegre,. n. 15534, mar. 2008. Guia da mulher. Disponvel em: <

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a1788543.xm l&template=3898.dwt&edition=9426&section=876>. Acesso em: 13 out. 2008. PEREIRA, V. W.; FLRES, O. O grau dez da leitura: lendo como escritor, escrevendo como leitor. Porto Alegre: WS, 2000. POSSENTI, S. Discurso estilo e subjetividade. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001. RESENDE, V. M. Literatura infantil e juvenil: Vivncias de leitura e expresso criadora. Rio de Janeiro: Saraiva, 1993. SALVADOR, . D. Mtodos e tcnicas de pesquisa bibliogrfica. 11. ed. Porto Alegre: Sulina, 1986. SAVIOLI, F. P.; FIORIN, J. L. Lies de texto: leitura e redao. So Paulo: tica, 2006. SEGATTO, C.; MAHMOUD, L. A. Colesterol: o que o mdico no lhe diz. poca, So Paulo, n. 520, maio 2008. SEKEFF, G. Ihas de excelncia e o vexame nacional. poca, So Paulo, n. 517, p. 78, abr. 2008. Disponvel em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG830569306-517,00-ILHAS+DE+EXCELENCIA+E+O+VEXAME+NACIONAL.html>. Acesso em: 21 out. 2008. SHEIBEL, M. F.; VAISZ, M. Artigo cientfico: Percorrendo caminhos para sua elaborao. Canoas:Ed da Ulbra, 2007.

107

Ensino a Distncia - ULBRA


SILVA, A. B. O que bushido. Revista Galileu, So Paulo, n. 202, p. 35, maio 2008. SILVA, O. F.; ROSSETTO, M. Da oralidade escrita: uma busca da mediao multicultural e plurilingstica. Canoas: Ed. da Ulbra, 2005. SIROTSKY, N. A defesa de liberdade da imprensa no Brasil. Braslia: Unesco Braslia Office, 2005.Disponvel em:

<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000266.pdf>. Acesso em: 13 out. 2008. TELLES, L. F. Antes do Baile Verde. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. TERREMOTO DE 4,1 graus atinge litoral do Equador. Yahoo Brasil Notcias, ago. 2008. Disponvel em: <http://br.noticias.yahoo.com/s/28082008/40/saude-terremoto-4-1-graus-atinge-litoralequador.html>. Acesso em: 22 out. 2008. TODOROV, T. Os gneros do discurso. So Paulo: 70, 1980. TRAUMANN, T. O filtro: as opinies e analises que importam para entender o Brasil e o mundo. poca, So Paulo, n. 522, maio 2008. ULBRA (Org.). Instrumentalizao cientfica. Curitiba: Ibpex, 2007. Caderno universitrio. VAL, M. G. C. Redao e Textualidade. So Paulo: Martins Fontes, 2006. VALIS, J. F. Escritores da liberdade. Recanto das letras, 2007. Disponvel em: <http: //recantodasletras.uol.com.br/resenhasdefilmes/641978>. Acesso em: 2008. VICTOR, M. Cidade do Rio registra 83.168 casos de dengue. JB Online, maio 2008. Disponvel em: <http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2896899-EI715,00-

Cidade+do+Rio+registra+casos+de+dengue.html>. Acesso em: 22 out. 2008.

108

Ensino a Distncia - ULBRA

GABARITO
Captulo 1 Gabarito 1. D 2. B 3. A

Gabarito das discursivas 1. Sugesto de resposta: a harmonia, a clareza e coerncia entre as partes do texto determinam o seu xito junto ao destinatrio/leitor do mesmo. 2. Sugesto de resposta: a leitura interpretativa determina o levantamento bibliogrfico a ser apresentado como base cientfica do texto.

Captulo 2 1- D 2- A 3- B

Gabarito das discursivas: O texto dissertativo e apresenta as trs partes:

109

Ensino a Distncia - ULBRA


Introduo: A realidade dos 55 mil colgios da rede pblica de ensino fundamental no pas parecida. Insuficincia crnica de recursos, professores despreparados, currculos malfeitos, m gesto das verbas disponveis e escolas em condies precrias. Desenvolvimento: Esses so os resultados do ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica (Ideb), no qual apenas 178 escolas de 1a a 4a sries da rede pblica obtiveram desempenho equivalente ao das escolas dos pases da Organizao para Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OCDE). Concluso: Em outras palavras, 99,7% no atingem os padres mnimos das escolas dos pases mais ricos. Um vexame. 2. O texto misto, pois apresenta caractersticas narrativas no primeiro pargrafo e, no segundo pargrafo, traz caractersticas dissertativas.

Captulo 3 Gabarito: 1. B 2. D 3. C

Gabarito das discursivas 1. Sugesto base de resposta: 4 perodos no desenvolvimento, 1 na introduo e 1 na concluso. 2. Sugesto base de resposta: o perodo sugerido inadequado , pois incoerente com o desenvolvimento Captulo 4

1 -A 2-D 3-C

Gabarito das discursivas:

110

Ensino a Distncia - ULBRA


1 - A conciso do texto foi ferida, principalmente, porque apresenta palavras desnecessrias. 2 - A coerncia do texto foi transgredida em funo da contradio dos tempos verbais.

Captulo 5 1. B 2. A 3. B

Gabarito das discursivas 1. Sugesto base para resposta: os argumentos estritamente lgicos exigem comprovao e os dialticos ou provveis no exigem porque se voltam sensibilidade ou emoo do interlocutor. 2. Sugesto base de resposta: a insero de argumentos contrrios ao ponto de vista do autor mostra domnio, confere credibilidade e refora a base argumentativa.

Capitulo 6

1) 2) 3)

A C C

Gabarito das discursivas: 1) j que articulador de explicao

e articulador de adio alm de - articulador de adio que - Cafu , Emerson, Juninho Pernambucano e Edmilson

111

Ensino a Distncia - ULBRA


tambm articulador de adio seus - Cafu , Emerson, Juninho Pernambucano e Edmilson

2)

Mas articulador de oposio

sua Brenda que marcas geracionais

Captulo 7 1.D 2.C 3.D

GABARITO DAS QUESTES DISCURSIVAS 1. O texto em questo um resumo, pois apresenta uma breve exposio do filme Escritores da Liberdade e no h presena de comentrios crticos acerca da obra cinematogrfica.

2. O texto em questo uma resenha , pois o autor expressa a sua opinio acerca do filme Escritores da Liberdade, isto , faz uma avaliao da obra em questo.

Captulo 8

1. B 2. A 3. C Gabarito das discursivas

112

Ensino a Distncia - ULBRA


1. Ensaio constitui-se na apresentao detalhada do estudo desenvolvido, com concluso original ao final do percurso. 2. O ensaio informal caracteriza-se pela liberdade criadora. J o ensaio formal, pela seriedade dos objetivos e lgica.

Captulo 9

1) 2) 3)

B D A

GABARITO DAS DISCURSIVAS 1. Metalinguagem um recurso que explica a prpria linguagem, sendo bastante comum em texto tcnicos e acadmicos. 2. O Relatrio composto das seguintes partes:capa; folha de rosto; sumrio; introduo; desenvolvimento; concluso; anexos.

Captulo 10

1) 2) 3)

C D C

113

Ensino a Distncia - ULBRA

114

Ensino a Distncia - ULBRA

115

Ensino a Distncia - ULBRA

Referncias das citaes.


1 2

CHARTIER,1995. FREIRE, 1986, p. 113. 3 RESENDE, 1993, p. 164. 4 GARCIA, 1985, p. 203. 5 FEITOSA, 2000, p. 6 VICTOR, 2008. 7 VICTOR, 2008. viii CUNHA, 1978. ix TODOROV, 1980, p. 261. x SALVADOR, 1986, p. 24.
xi

A FAZER

xii

MOISES, 1974. LAKATOS, 1992, p. 237. xiv LIMA, 1999, p. 18. xv FURAST, 2006, p. 87. xvi FURAT, 2006, p. 97. xvii FURASTE, 2006, p.103. xviii BECKER, 1992. xix BECKER, 1992.
xiii
xx xxi

BECKER, 1992. BECKER, 1992.

xxii

FURAST, 2006, p. 145. FURAST, 2006, p.143. xxiv FURAST, 2006, p. 141. xxv FURAST, 2006, p.141.
xxiii

116

Вам также может понравиться