Вы находитесь на странице: 1из 22

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.

br/revistaconhecimentoonline

IMPORTNCIA DA PREVENO DE ACIDENTES NO SETOR DE CONSTRUO CIVIL: UM ESTUDO DE CASO EM UBERLNDIA, MINAS GERAIS, BRASIL.

IMPORTANCIA DE LA PREVENCIN DE ACCIDENTES EN EL SECTOR DE LA CONSTRUCCIN: UN ESTUDIO DE CASO EN UBERLANDIA, MINAS GERAIS, BRASIL.

Luana Oliveira Barbosa1 Wyuk Ramos 2

RESUMO O presente estudo partiu do seguinte questionamento: quais os principais fatores causadores de acidentes nas empresas do setor de construo civil da cidade de Uberlndia (MG) no perodo de 2009 a 2011? Esta pesquisa utiliza a pesquisa bibliogrfica e dados secundrios com os ndices de acidentes ocorridos na cidade de Uberlndia entre os anos de 2009 a 2011. Alm disso, demonstra que, no Brasil, a despeito dos esforos provenientes da ao fiscalizadora dos rgos governamentais, das campanhas de preveno de acidentes, com representantes do governo, empregados e empregadores, a ocorrncia de acidentes do trabalho continua elevada em relao aos ndices encontrados em outros pases, o que causa inmeros problemas sociais e econmicos. Palavras-chave: Acidentes no trabalho. Segurana no trabalho. Setor de construo civil. RESUMEN El presente estudio parti del siguiente cuestionamiento: Cules son los principales factores que causan accidentes en las empresas de la industria de construccin civil de la ciudad de Uberlandia (MG) en el perodo comprendido desde 2009-2011? Esta fuente utiliza la bsqueda bibliogrfica y datos secundarios con los ndices de accidentes ocurridos en la ciudad de Uberlandia, entre los aos 2009 a 2011. Adems, demuestra que, en Brasil, pese a los esfuerzos de la accin de control de los rganos gubernamentales de campaas de prevencin de accidentes, con representantes del Gobierno, empleados y empleadores, la ocurrencia de accidentes de trabajo an alta en relacin con el contenido encontrado en otros pases, que provoca numerosos problemas sociales y econmicos. Palabras clave: Accidentes de trabajo. Seguridad en el trabajo. Sector de construccin civil.

Discente do curso de Ps-graduao em MBA em Gesto empresarial e Financeira da Faculdade Catlica de Uberlndia 2011. E-mail: luanaobarbosa@hotmail.com 2 Mestre e docente do curso de Ps-graduao em MBA em Gesto Empresarial e Financeira da Faculdade Catlica de Uberlndia. E-mail: wyukramosempresa@gmail.com.

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

INTRODUO

Acidentes de Trabalho (AT) constituem-se em problema de sade pblica em todo o mundo, por serem potencialmente fatais, incapacitantes e por acometerem, em especial, pessoas jovens e em idade produtiva, o que acarreta grandes consequncias sociais e econmicas. Considerando que, no Brasil, grande massa de trabalhadores em situao de informalidade das relaes contratuais tende a elevar-se para a condio de subnotificao acidentria, essa situao se agrava pelo fato de a populao ser formada ainda por uma grande parcela de pessoas desconhecedoras de seus direitos. Por no conhecerem esses direitos, os trabalhadores acabam admitindo a culpa pelos AT e no procuram atendimento sade ou, quando o fazem, omitem esse problema e o relacionam ao trabalho. A indstria da construo civil apresenta elevados ndices de trabalhadores vinculados s obras de edifcios e de grandes estruturas, tais como: usinas hidreltricas, pontes, viadutos, metrs e torres de telecomunicaes. E considerando que, no setor de construo civil, relevante a possibilidade de um trabalhador se acidentar, adoecer e mesmo morrer, nota-se a existncia de riscos que variam de acordo com a insero do funcionrio nos diferentes processos de trabalho. Mesmo em pases mais desenvolvidos, apesar das considerveis melhorias apresentadas nas ltimas duas dcadas no que se refere s questes da segurana do trabalho, o setor da construo civil permanece com desempenho bastante inferior s demais indstrias. Dessa forma, o presente estudo foca-se na rea de gesto de pessoas. A presente pesquisa justifica-se, pois, no Brasil, a despeito dos esforos provenientes da ao fiscalizadora dos rgos governamentais, das campanhas de preveno de acidentes, com representantes do governo, empregados e empregadores, a ocorrncia de acidentes do trabalho continua elevada em relao aos ndices encontrados em outros pases, causando inmeros problemas sociais e econmicos. A partir do conhecimento sobre a preveno, o trabalhador desenvolve suas funes com motivao e satisfao, alm de sentir-se valorizado como ser humano. Essa medida ajuda no crescimento da empresa atravs da melhoria na qualidade da produtividade, o que acaba tambm beneficiando o empregado pelo seu desempenho e perspectiva na melhoria de sua qualidade de vida. Assim, surge a importncia de prevenir o acidente do trabalho nas relaes entre empregador e empregado, uma vez que cabe sociedade a garantia da sade do trabalhador

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

que fica impossibilitado de realizar suas funes laborais, bem como de indeniz-lo pelos acidentes ocorridos no transcorrer do trabalho. O objetivo geral analisar a importncia da preveno de acidentes no setor de construo civil, na cidade de Uberlndia, no perodo de 2009 a 2011. Os objetivos especficos so: a) entender alguns aspectos pertinentes segurana do trabalho e aos acidentes de trabalho; b) verificar o que a literatura demonstra sobre gerenciamento da segurana do trabalho nas organizaes e atos inseguros; c) analisar os ndices de acidentes no setor de construo civil; d) propor alternativas para reduo dos ndices de acidentes nas edificaes das construes civis, tendo como base a anlise da legislao pertinente ao assunto. Sua problematizao, diante o exposto, : quais os principais fatores causadores de acidentes nas empresas do setor de construo civil da cidade de Uberlndia no perodo de 2009 a 2011? Em princpio, tm-se trs fatores que so os principais causadores de acidentes: a) condies inseguras inerentes s instalaes, como mquinas e equipamentos; b) atos inseguros, entendidos como atitudes indevidas do ser humano; c) eventos catastrficos, como inundaes, tempestades etc. Hipoteticamente, nota-se que os acidentes do trabalho, alm das consequncias altamente negativas no que se refere ao aspecto humano, dado o sofrimento do acidentado em si, apresentam tambm impactos econmicos relevantes decorrentes dos prejuzos que atingem o trabalhador, a empresa e a sociedade, podendo constituir um obstculo ao pleno desenvolvimento da economia da nao, conforme demonstrado no decorrer do trabalho. Trata-se de um projeto que lanar mo de pesquisa bibliogrfica e de dados secundrios com os ndices de acidentes ocorridos na cidade de Uberlndia, entre os anos de 2009 a 2011. O presente estudo ocorreu com minuciosa pesquisa bibliogrfica, que, por sua vez, abordou alguns aspectos pertinentes segurana do trabalho e aos acidentes de trabalho nas organizaes. Os levantamentos de dados ocorreram mediante pesquisa em fontes secundrias, que continham ndices de acidentes nas edificaes das construes civis, no perodo de 2009 a 2011. Neste estudo, propem-se alternativas para reduo dos ndices de acidentes nas edificaes das construes civis de Uberlndia, com base na anlise da legislao pertinente ao assunto.

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

2 REFERENCIAL TERICO

O referencial terico desta pesquisa far um estudo dos principais aspectos pertinentes segurana do trabalho e aos acidentes de trabalho no setor de construo civil.

2.1 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)

A literatura acerca de qualidade de vida menciona que a QVT muito abrangente e precisa ser, portanto, relatada e definida com clareza, uma vez que as posies profissionais dos trabalhadores dentro de uma organizao so meios de satisfazerem suas necessidades de toda ordem, com reflexos evidentes em sua qualidade de vida. Segundo Chiavenato (1999, p.56), a qualidade de vida baseia-se em uma viso integral das pessoas, que o chamado enfoque biopsicossocial. O enfoque biopsicossocial das pessoas origina-se da medicina psicossocial, que prope a vida integrada ao ser humano. Diante do exposto por Chiavenato (1999), fica claro que o conceito de QVT mais amplo do que as teorias tradicionais de motivao, ele engloba fatores de motivao (contedo do cargo), fatores de satisfao (ambiente de trabalho) e qualidade de vida no trabalho (enfoque biopsicossocial). De acordo com Nadler; Lawer (apud CHIAVENATO, 1999, p. 392), a QVT est fundamentada em quatro aspectos:

1- Participao dos funcionrios nas decises. 2- Reestruturao do trabalho atravs do enriquecimento de tarefas e de grupos autnomos de trabalho. 3- Inovao no sistema de recompensas para influenciar o clima organizacional. 4- Melhoria no ambiente de trabalho tanto fsico quanto psicolgico.

2.2 ACIDENTES DE TRABALHO

2.2.1 Histrico e definies dos Acidentes de Trabalho

Com a formao do Estado do Bem-Estar Social, a partir do sculo XX, as relaes industriais constituem-se numa relao entre o trabalho e o capital, em que os direitos sociais ganham maior amplitude com a promulgao dos direitos humanos. Entretanto, as

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

transformaes ocorridas na economia trouxeram grande reduo dessas garantias sociais propostas por esse novo Estado. Os acidentes do trabalho foram vistos, no passado, ao longo dos sculos, como ocorrncias normais, corriqueiras e inerentes ao exerccio de uma atividade, sendo os acidentados considerados somente uma consequncia infeliz e inevitvel. Apenas a recuperao dos acidentados, quando possvel, despertava algum interesse social, sendo que a dimenso total do impacto econmico do problema, afetando as empresas e os pases como um todo, no era levada em considerao. Na Europa pr-industrial, segundo Dwyer (1994, p. 17), o acidente parece ter sido identificado como punio pelo pecado, uma das noes de causa mais comuns. Recorrendo a Dwyer (1994), nota-se que, com o advento da Revoluo Industrial Inglesa, nas terceira e quarta dcadas do sculo XIX, os acidentes do trabalho passaram a ser vistos como problemas sociais merecedores de ateno e de medidas saneadoras, porm, apenas no comeo do sculo XX, em alguns pases e, principalmente, nos Estados Unidos da Amrica do Norte, que consequncias e aspectos econmicos referentes aos acidentes do trabalho comearam a ser observados. Conceituando-se o termo acidente como toda ocorrncia no desejada que modifica ou pe fim ao andamento normal de qualquer tipo de atividade, verifica-se que no deve ser entendido apenas em funo de seu potencial de causar um ferimento ou um acontecimento desastroso. Assim, um acidente pode ocorrer praticamente em qualquer lugar, ou seja, em casa, no trabalho ou na rua (FUNDACENTRO, 2008). Conforme a legislao brasileira, o acidente do trabalho definido como ocorrncia imprevista e indesejvel, instantnea ou no, relacionada com o exerccio do trabalho, de que resulte ou possa resultar leso pessoal. De acordo com a gravidade, os acidentes de trabalho subdividem-se em: com afastamento ou sem afastamento (ABNT, 2001). O Decreto n 611, de 21 de julho de 1992, publicado pelo Dirio Oficial da Unio (DOU) de 22/7/92, disponvel no Ministrio da Previdncia Social, Brasil (1992), define legalmente o acidente de trabalho e as doenas profissionais do ponto de vista social nos artigos 139, 140 e 141. O artigo 139 conceitua acidente do trabalho como sendo o que ocorrer pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, ou ainda pelo exerccio do trabalho dos segurados especiais, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, a perda ou reduo da capacidade para o trabalho permanente ou temporria (BRASIL, 1992, p.65).

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

O conceito de acidente do trabalho, do ponto de vista legal, bastante amplo e no se limita apenas ao local do trabalho, abrangendo tambm os acidentes de trajeto e os ocorridos em funo do trabalho, podendo ser classificados como acidentes tpicos, ou seja, os decorrentes da caracterstica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado; os acidentes de trajeto, ocorridos no trajeto entre a residncia e o local do trabalho do segurado e os acidentes devidos s doenas do trabalho, ocasionados por qualquer tipo de doena profissional peculiar a determinado ramo de atividade constante do Anexo II do Decreto 611/92 (BRASIL, 1992)

2.2.2 Classificao dos acidentes do trabalho

A classificao dos acidentes do trabalho feita por Bensoussan, citado por Costella (1999), em funo dos possveis afastamentos e danos sofridos pelos trabalhadores, de acordo com a Figura 1 a seguir.

Figura 1 Classificao dos acidentes do trabalho quanto ao afastamento. Fonte: Bensoussan, citado por Costella (1999).

2.3 CONSEQUNCIAS DOS ACIDENTES DO TRABALHO

As consequncias dos acidentes do trabalho no se restringem apenas aos fatores altamente negativos, no que se refere ao aspecto humano da questo, causando efeitos sociais e econmicos nefastos. O aspecto humano o mais evidente, dado o sofrimento do acidentado, em funo do acidente em si, do tipo e da durao do tratamento mdico, do programa de reabilitao e das sequelas decorrentes do acidente que porventura permaneam.

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

Se a vtima, em funo do acidente, adquire incapacidade parcial, mesmo retornando ao trabalho, poder, segundo Zocchio (2002, p.56), sentir-se inferiorizada diante dos demais ou sentir-se piedosamente aceita pela empresa e pouco til ao trabalho, caso no receba apoio moral e uma adequada reintegrao psicolgica aps o acidente.

2.4 ACIDENTE NO TRABALHO: ASPECTOS LEGAIS

A Lei n. 6229, de 17/07/1975, que dispe sobre o Sistema de Organizao Nacional de Sade, atribuiu ao Ministrio da Sade a funo de

reformular a poltica nacional de sade e promover ou exercer aes preferentemente voltadas para as medidas e os atendimento de interesse coletivo. Ao Ministrio da Previdncia e Assistncia Social foram atribudas a aes ao atendimento mdico e assistencial individualizada. Ao ministrio do Trabalho, alm de outros, ficaram sobre sua competncia a Higiene e Segurana do Trabalho, a preveno de acidentes, de doenas profissionais e do trabalho, cabendo-lhe, particularmente, desenvolver as atividades de higiene e segurana do trabalho em consonncia com as necessidades da rea e tendo em vista a prioridade das aes preventivas (DIAS,1992, p.3).

Iniciou-se, nessa conjuntura, um processo de articulao intersindical, que condensou na discusso da sade articulada ao ambiente de trabalho. Criou-se a Comisso Intersindical de Sade do Trabalhador (CISAT) no ano de 1978. Em 1979, a CISAT promoveu a I Semana de Sade do Trabalhador (I SEMAT) no perodo de 14 a 19 de maio de 1979, que culminou na criao do Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos Scio-Econmicos (DIEESE). Em 1979, ocorreu a II SEMAT, que teve como tema "Agentes Fsicos e Esforos". Em algumas categorias de trabalhadores, a luta pela sade ocorreu com o processo de reordenamento das Comisses Internas de Preveno de Acidentes (CIPA), da realizao de "Semanas de Sade", reunies, alm de outras formas de socializao do tema. Essas novas reformulaes e perspectivas se articularam aos processos mais amplos na esfera de transformaes na rea de sade no Brasil. Assim, a VIII Conferncia Nacional de Sade, em maro de 1986, e a realizao da I Conferncia Nacional de Sade dos Trabalhadores, em dezembro do mesmo ano, garantiram discusses e formulaes de propostas, com objetivo maior de sua efetivao, por meio da Constituio de 1988. Com a promulgao dessa Constituio, a sade do trabalhador passa a ser analisada a partir de um conceito de integralidade. Vale esclarecer que a Constituio Federal de 1988

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

condensou as reivindicaes dos trabalhadores atravs da ampliao do conceito de sade, criando o Sistema nico de Sade (SUS), rompendo com o modelo fragmentado das diversas atividades de preveno e assistncia.

A sade direito de todos e dever do estado, garantida mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo de risco de doenas e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao (CONSTITUIO FEDERAL, 1988, p.102).

Em 1990, regulamentaram-se as leis contidas na Constituio Federal referentes sade. Nesse mesmo ano, promulgou-se a Lei Orgnica da Sade, que conceituou as aes da Sade do Trabalhador como uma perspectiva integral, contidas no artigo 6, pargrafo 3, definindo que

entende-se por sade do trabalhador, para fins desta Lei, um conjunto de atividades que se destinam, atravs das aes de vigilncia epidemiolgica e vigilncia sanitria, promoo e proteo da sade dos trabalhadores, assim como recuperao e reabilitao da sade dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condies de trabalho. (CARVALHO; SANTOS,1992, p.72).

Com o avano da legislao (Constituio Federal e a Lei Orgnica da Sade) e forte contribuio do movimento sindical e da luta dos trabalhadores de forma geral, a Sade do Trabalhador passa a ser reconhecida como poltica pblica.

2.5 COMUNICAO DO ACIDENTE DO TRABALHO (CAT) De acordo com o artigo 142 do Decreto n 611, Brasil (1992), o acidente do trabalho deve ser comunicado Previdncia Social, atravs de seu instrumento legal, a Comunicao do Acidente do Trabalho (CAT); nesse contexto, salienta-se que: at o 1 (primeiro) dia til seguinte ao da ocorrncia e, em caso de morte, de imediato, autoridade competente, sob pena de multa, varivel entre o limite mnimo e o limite mximo do salrio-de-contribuio, sucessivamente aumentada nas reincidncias, aplicada e cobrada pela Previdncia Social.

As empresas, ao comunicarem o acidente do trabalho Previdncia Social por intermdio da CAT, possibilitam que os acidentados ou seus dependentes, em caso de morte do acidentado,

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

recebam os devidos benefcios concedidos na forma da lei. A CAT, documento de abrangncia nacional, apesar de se constituir em importante fonte de informaes sobre os acidentes do trabalho e as doenas ocupacionais, apresenta limitaes e deficincias que no facilitam a investigao nem propiciam a compreenso das reais causas dos acidentes, as informaes contidas na CAT, normalmente, dificultam um entendimento claro de como o acidente ocorreu e os fatores envolvidos com sua gnese. Com a finalidade de melhorar a qualidade das informaes comunicadas pela CAT, Costella (1999) prope o seu aperfeioamento por meio da informatizao, detalhando e ampliando, de forma mais conveniente, a gama de informaes comunicadas, com a finalidade de criar-se um banco de dados que, em tempo real e no detalhamento desejado, disponibilizaria informaes e detalhes relevantes ao entendimento do fenmeno do acidente do trabalho e suas causas.

3 ESTUDO DE CASO

3.1 ACIDENTES NO SETOR DE CONSTRUO

3.1.1 No Brasil

A construo civil ainda lidera o ranking de acidentes de trabalho no pas. Somente no ano de 2011, dos 534 acidentes analisados pela Inspeo em Segurana e Sade no Trabalho, do Ministrio do Trabalho, 162 ocorreram no setor entre janeiro e abril. Esse nmero superou o total de acidentes contabilizados na construo civil no ano de 2010, em que o segmento registrou 489 casos para o total de 1.821. Esses nmeros podem ser ainda maiores, j que so identificados apenas os acidentes que envolvem trabalhadores formais. Caso do operrio Lcio Cludio Oliveira da Silva3, 22 anos (2010): No Distrito Federal, os acidentes de trabalho tambm so uma realidade. Em (2010), o operrio Lcio Claudio Oliveira da Silva, 22 anos, caiu do 12 andar de um prdio em construo em guas Claras e ficou pendurado pela corda de segurana por aproximadamente 15 minutos. Desde ento, Lcio sofre desmaios constantes, tem tonturas e insnia. Ele chegou
3

Nome fictcio.

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

a voltar a trabalhar, mas sofreu outro acidente aps desmaiar e cair de uma altura de dois metros. Ao procurar o INSS, o trabalhador recebeu como benefcio o auxlio-doena. De acordo com as regras previdencirias, ele deveria receber o auxlio doena-acidentria, que exige um perodo mnimo de 12 meses de contribuio. Mas, como a empresa no fez a Comunicao de Acidente de Trabalho (CAT) para a Previdncia Social, Lcio no teve direito ao benefcio. Em nenhum momento a empresa me ofereceu ajuda, bem pelo contrrio, me despediram. Fui ao INSS, mas, como eu trabalhei na empresa por 11 meses, no tive direito ao outro auxlio, conta o operrio. Sem poder trabalhar, Lcio vende o que tem de valor em sua casa, em Samambaia (Distrito Federal), para custear parte dos 20 remdios de que precisa. Eu no tenho como pagar as consultas e nem como comprar todos os remdios. Minha esposa deixou o servio dela para cuidar de mim porque no posso ficar sozinh o, desabafa o operrio. Apesar de a Lei 8.213 exigir que haja um perodo mnimo de 12 meses de contribuio para que o trabalhador tenha direito ao auxlio-doena acidentrio, h excees, como no caso de Lcio. Ele sofreu um tpico acidente de trabalho e no uma doena profissional. Portanto, de acordo com o artigo 26 da Lei 8.213/91, para ter direito ao auxliodoena acidentrio, no precisa ter tempo de contribuio. Trabalhadores na mesma situao e que receberam benefcios previdencirios inadequados podem ingressar com ao judicial contra o INSS. Importante que esse trabalhador recorra administrativamente com um Pedido de Reviso ou procure um advogado para que possa discutir judicialmente na vara de acidente do trabalho. Dessa forma, a ao judicial ser movida contra o INSS. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indstria Civil do DF, a criao do novo clculo de Seguro Acidente de Trabalho, que beneficia com a reduo de impostos as empresas que no possuem ocorrncias de acidentes, prejudicou ainda mais os trabalhadores. Ainda de acordo com dados da pesquisa, foram realizadas 39 mil fiscalizaes entre janeiro e abril de 2010. E, desse total, a construo civil sofreu quatro mil autuaes e 876 embargos em todo o pas. De acordo com o Sindicato da Indstria da Construo Civil - Sinduscon- DF (2009), responsabilidade do empregador fornecer e orientar o uso dos equipamentos de segurana. O prprio sindicato colabora com as empresas instruindo-as sobre os deveres e as obrigaes no que se refere preveno de acidentes de trabalho. Vale ainda ressaltar que o setor da

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

construo civil do DF conta com cerca de 2.700 empresas, das quais apenas 345 so associadas entidade.

3.1.2 Em Uberlndia

O aumento de 53% do total de obras da construo civil realizadas em Uberlndia e fiscalizadas pela equipe da Gerncia Regional de Trabalho e Emprego (GRTE), no ano de 2011, provocou o crescimento de autuaes em decorrncia de flagrantes de irregularidades.

As empresas esto deixando de emitir a Comunicao de Acidente de Trabalho para receber o imposto reduzido enquanto os trabalhadores ficam sem a contribuio previdenciria. A empresa que Lucio trabalhava tambm no emitiu a Comunicao de Acidente de Trabalho em nenhum dos incidentes.

Em 2010, foram feitas 440 autuaes, mdia de quase 37 por ms, enquanto em 2011, somente no primeiro semestre, foram registradas 305 autuaes, mdia de quase 51 mensais, ou seja, 14 a mais por ms. E, somente no primeiro semestre do ano de 2011, 107 obras foram fiscalizadas diante das 148 que receberam os tcnicos do Ministrio do Trabalho em 2010. As fiscalizaes j haviam crescido 6% no ano de 2010 em relao a 2009. Alm dos aumentos da quantidade de fiscalizao e autuaes, foi registrado tambm crescimento do nmero de bitos em funo de acidentes na construo civil na cidade de Uberlndia/MG. Enquanto durante todo o ano de 2010 foi registrada uma morte, somente nos primeiros seis meses de 2011, foram trs nas cerca de duas mil obras autorizadas em andamento no municpio. A maioria das autuaes e dos acidentes est ligada falta de treinamento e equipamentos de segurana dos trabalhadores e s irregularidades nas obras, de acordo com o chefe do setor de inspeo da GRTE, Gleison Rufino. Segundo ele, em 95% das fiscalizaes, so feitas interdies pelo menos parciais das obras e, em 70% dos casos, itens de segurana do trabalho precisam ser regularizados.

A no utilizao de equipamentos de proteo individual (Epis), ausncia ou precariedade de protees coletivas, como as que devem ficar nas periferias das lajes, escadas sem guarda-corpo e mquinas desterradas, so alguns dos problemas mais comuns verificados nas construes auditadas [...].

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

As 30% autuaes restantes, segundo o chefe do setor de inspeo da GRTE, so irregularidades referentes sade do trabalho, que so referentes quantidade correta de banheiros em cada obra e instalao adequada de refeitrios. Empresrios preferem correr risco, porque ainda consideram os equipamentos de proteo individual e coletiva apenas como gastos e no investimentos, como deveriam pensar. A improvisao do uso de equipamentos de segurana por parte de trabalhadores sem o conhecimento adequado ou para operar uma mquina tambm leva a acidentes fatais e sem mortes tambm, disse. Tambm no primeiro semestre de 2011, foram embargadas, ou seja, paralisadas por risco iminente de acidente, 57 obras, ante as 118 no total do ano de 2010.

3.1.3 Fiscalizaes em geral e em Uberlndia

Mesmo que a empresa construtora faa as correes necessrias de segurana e sade do trabalho, ela pode, ainda, receber autuao devido s irregularidades identificadas durante as fiscalizaes feitas pela equipe da Gerncia Regional de Trabalho e Emprego (GRTE). Nesses casos, tambm podem ser feitas interdies parcial ou total das obras. Para infraes s normas de segurana, a multa varia entre R$ 670,38 e R$ 6.708,08. Quando a irregularidade registrada na rea da sade, o valor da multa pode variar de R$ 402,23 a R$ 4.024,23. As empresas reincidentes ficam sujeitas reaplicao da multa no valor mximo, independentemente da gravidade da infrao. Em casos de bito de funcionrios, quando comprovada em juzo a culpa da construtora, h precedentes em Belo Horizonte de sentenas que determinaram pagamento de penso de R$ 700 mil a R$ 1 milho famlia do trabalhador que morreu, sem possibilidade de parcelamento. Uso imprprio de escadas nas obras um dos problemas verificados pelo Ministrio do Trabalho. Os acidentes da construo civil acometem, em sua maioria, homens de 19 a 50 anos, segundo o chefe do setor de inspeo da Gerncia Regional de Trabalho e Emprego (GRTE), Gleison Rufino. De acordo com ele, alm dos acidentes que tiram a vida dos trabalhadores, nos casos de acidentes sem mortes, as leses, muitas vezes, impossibilitam que a pessoa volte a trabalhar. As consequncias geralmente so permanentes, como amputao de membros do corpo da vtima do acidente ou limitaes superiores e/ou inferiores, ou mesmo leses na coluna, informa Rufino.

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

A ocorrncia de pequenos acidentes no canteiro de obras inevitvel, segundo o tcnico de segurana Elder Eloy, que faz a superviso em uma das obras em andamento na cidade de Uberlndia, na qual trabalham cerca de 70 funcionrios. Alguns martelam o prprio dedo ou esbarram em algo que geram pequenos cortes, afirmou. De acordo com o tcnico, a obra em que ele trabalha foi fiscalizada pelo Ministrio do Trabalho e as adequaes, como a recolocao do refeitrio, esto em andamento. Tambm segundo Eloy, questes culturais dos prprios trabalhadores so um desafio para tcnicos como ele. Fornecemos os equipamentos de proteo individual e o treinamento, mas h uma relutncia destes funcionrios em utilizar os equipamentos. So hbitos ruins que eles adquiriram e que so difceis de mudar, esclarece Eloy. O operador de betoneira Francisco do Carmo, que trabalha h trs anos na construo civil em Uberlndia, no sofreu acidentes durante suas atividades nesse perodo, mas sabe dos riscos verificados no seu setor. Mesmo com o uso de protetor auricular, fico com alguns zumbidos. Quem no toma cuidado pode realmente se machucar, afirmou. As fiscalizaes de condies de trabalho em obras da construo civil e de outros segmentos, como comrcio, indstria e agropecuria, em Uberlndia, so feitas atualmente por dois engenheiros de segurana do trabalho e uma mdica. A equipe responsvel pelas auditorias da cidade e de mais 20 municpios da regio, o que, segundo o chefe do setor de inspeo da Gerncia Regional de Trabalho e Emprego (GRTE), Gleison Rufino, possibilita que sejam atendidas apenas denncias e os casos mais graves de irregularidades. Para auxiliar o aumento da meta atual da GRTE de realizao de, no mnimo, cinco fiscalizaes por ms, novos auditores devem ser contratados. O Ministrio do Trabalho tem carncia de pessoal em todas as regies do pas. Mas h uma expectativa de aproveitar o ltimo concurso realizado e contratar mais 600 pessoas, o que daria condies para que, em dois anos, a nossa Gerncia Regional aumentasse a equipe para 22 auditores. Ainda assim no seria a quantidade ideal, mas certamente j teramos uma melhora nas fiscalizaes, afirmou Rufino.

3.2 ACIDENTES NA CONSTRUO CIVIL

Acidentes comunicados Gerncia Regional de Trabalho e Emprego (GRTE) para os quais houve emisso de laudos tcnicos.

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

a) Dados referentes a acidentes em Uberlndia:

Grfico 1 Mortes em Uberlndia nos anos de 2009, 2010 e 2011 Fonte: GRTE (2012).

b) Dados referentes a acidentes em Minas Gerais:

Grfico 2 Acidentes em Uberlndia no ano de 2009 Fonte: GRTE (2012).

c) Dados referentes fiscalizao em Uberlndia:

Grfico 3 Situao geral nas obras de Uberlndia em 2009, 2010 e 2011. Fonte: GRTE (2012).

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

4 PROPOSTAS PARA REDUO DOS NDICES DE ACIDENTES NAS EDIFICAES

Visando a alcanar um dos objetivos especficos do presente estudo, fizeram-se necessrias propostas, melhorias e conscientizao aos profissionais de forma geral; aqui, especificou-se o setor de edificaes das construes civis por motivos de limitao do estudo. Nesse aspecto, ressaltam-se propostas para reduo dos ndices de acidentes de trabalhadores da Construo Civil com base na literatura pertinente ao assunto.

4.1 CONSCIENTIZAO DOS EMPREGADOS

Ao criar uma poltica de segurana e sade no trabalho, mantendo-a em constante atualizao e funcionamento, a alta administrao da empresa demonstra sua preocupao com o bemestar dos empregados, auxiliando frente aos aspectos ligados responsabilidade social. Outro aspecto que est ligado a esse tema est no fator motivacional que advm do sentimento do empregado em se sentir valorizado em seu trabalho, servindo essa poltica como um elo entre a alta administrao e os empregados do cho de fbrica, por exemplo, relacionamento esse muitas vezes distante. Nesse pensamento, com a criao de uma poltica para a diminuio dos Acidentes de Trabalho, representando, assim, uma carta de intenes, a empresa estar apresentando, de forma clara, as regras que norteiam a segurana da organizao. Se bem difundida no contexto organizacional, pode facilitar o entendimento e a participao dos empregados no processo prevencionista.

4.2 REDUO DOS ACIDENTES E SUAS CONSEQUNCIAS

A etapa do planejamento, que est ligada identificao de perigos, avaliao e controle dos riscos, trata diretamente das melhorias a serem implementadas nos locais de trabalho, prevenindo, assim, acidentes e suas possveis consequncias. Uma empresa que no conhece seus riscos no est preparada para gerenciar a preveno. Atravs desse processo, certamente haver influncias frente a diversos aspectos. Essa

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

atividade deve contar com a participao de todos os empregados envolvidos no processo, desde as gerncias at os operacionais. Isso garante que todos estaro conscientes tanto da sua participao para a reduo dos riscos, seu controle e a importncia de reduzir os acidentes como para a manuteno do seu trabalho e para o desempenho da empresa. Isso porque iluso pensar que qualquer empresa est livre dos danos causados por acidentes, pois a ocorrncia destes deixa sequelas que influenciam ou afetam os aspectos econmico, social e humano das empresas, do trabalhador e de sua famlia, do Estado e da sociedade. Pastore (2001) exemplifica bem esse fato dizendo que os acidentes e as doenas do trabalho foram as empresas a elevar o preo dos bens e servios que produzem, podendo gerar inflao ou prejudicar sua capacidade de competir o que compromete a sua sade econmica, a receita tributria e o desempenho da economia como um todo.

4.3 ATENDIMENTO AOS REQUISITOS LEGAIS

Ao atender aos requisitos legais, a empresa estar promovendo melhorias de ordem legal, livrando-se de possveis autuaes por parte dos rgos fiscalizadores, alm da melhoria de seus processos, pois o atendimento legislao certamente resultar em ambientes de trabalho mais seguros e saudveis. Considerando os requisitos legais de segurana e sade, esses se relacionam com vrias aes: melhoria no ambiente, treinamento, aplicao de tcnicas de trabalho corretas e seguras (equipamentos, mquinas), preveno de acidentes, garantindo, assim, inspees em veculos, mquinas, auxiliando nas manutenes preventivas, na diminuio das doenas, diminuindo o absentesmo e melhorando a qualidade de vida, entre outros.
empresa que cumpre a legislao trabalhista e que investe na sade, educao e segurana dos seus funcionrios pode auferir uma produtividade muito maior, reter e contratar pessoas talentosas e engajadas e no correr o risco de um grande passivo trabalhista. (GRAJEW, 2001, p. 20).

4.4 ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS E METAS

Ao estabelecer os objetivos relativos segurana e sade no trabalho, a empresa estar agregando aos seus processos mais rotineiros, como reduo de custos e produtividade, outros aspectos que iro trazer benefcios para a organizao, alm de estabelecer importncia sua

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

poltica e ao sistema de gesto. Ao mesmo tempo, o empregado sente-se participante de um grupo que busca obter um resultado, tornando-se mais participativo, estabelecendo, assim, o trabalho em equipe. Reunies peridicas podem ser ferramentas poderosas nesse processo. Durante tal processo, as gerncias devem aumentar sua participao, pois, alm de agentes de fomento das aes e de processos ligados aos objetivos, devem se responsabilizar pela avaliao do desempenho dos empregados frente aos aspectos prevencionistas.

4.5 TREINAMENTO, CONSCIENTIZAO E COMPETNCIAS.

Ao estabelecer uma poltica educacional na rea da preveno, a empresa estar garantindo pessoas mais capacitadas para o desenvolvimento de seu trabalho, utilizando-se de procedimentos mais seguros. Pacheco Jr. (2005, p. 114) descreve que, se as pessoas compreenderem o que se espera delas na realizao de suas tarefas e de como estas atividades contribuem para os resultados da organizao, certamente tero um desempenho satisfatrio na realizao de seus servios. (PACHECO JR., 2005, p.114). Ao mesmo tempo, esses procedimentos servem de apoio para que os empregados tenham mais condies de participar no processo prevencionista, alm de tirar lies do seu dia a dia para a melhoria das aes de segurana, ou seja, servem para que sejam definidas as competncias de cada empregado ou grupo frente segurana do trabalho. Nesse pensamento, Oliveira (2003) descreve a necessidade de se reforar as prticas de treinamento em preveno de acidentes, em que a capacitao do trabalhador para fazer segurana a forma mais produtiva de se prevenir acidentes. Dessa forma, verifica-se a necessidade constante de treinamento e conscientizao dos empregados, de forma a tornar a segurana do trabalho um processo contnuo no dia a dia do trabalhador.

Prevenir um processo e no um produto, um objeto acabado e palpvel. um processo medida que composto por cadeias de comportamentos dos profissionais que ao final produzem como resultado, que no caso da segurana no trabalho, a baixa probabilidade de ocorrer acidentes aps a execuo de uma atividade (BLEY, 2006, p. 12). Todo o pessoal dever estar consciente das vantagens que um trabalho bem realizado e com a devida segurana origina para si e para todos os nveis da organizao, em face do efeito que uma realizao pobre e insegura tem sobre todos

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

os demais membros da empresa, da satisfao de seus superiores e dos clientes da empresa e da repercusso nos custos de funcionamento e no bom andamento econmico da empresa quanto s metas traadas so atingidas. (PACHECO JR., 2005, p. 115).

Bley (2006, p.13) descreve ainda que os profissionais que atuam com segurana do trabalho e os empregados devem desenvolver competncias adequadas, com o objetivo de capacitar estes para agir em relao aos determinantes dos acidentes. Isso significa que a empresa deve relacionar os diversos cargos e as atividades existentes em seus processos, visando a detectar em cada um quais as variveis relacionadas segurana do trabalho, para, com isso, definir as competncias necessrias para cada empregado em sua atividade.

4.6 DEFINIO DE RESPONSABILIDADE EM RELAO SEGURANA DO TRABALHO

O novo pensamento prevencionista parte do princpio de que todos so responsveis pela segurana e pela sade, ao contrrio da cultura predominante nas organizaes, que transfere a atuao frente a esse tema unicamente para o SESMT e a CIPA, com os gerentes surgindo muitas vezes somente quando da ocorrncia de eventos indesejados. Chiavenato (1999, p. 384) descreve que a administrao e os empregados devem estar envolvidos no desenvolvimento de um plano de sade e segurana, e que todas as pessoas da organizao devem compreender o benefcio desta poltica para todos. Oliveira (2003, p. 4) cita que no costume da alta direo das empresas a participao frente s questes de segurana e sade no trabalho, salvo em caso de ocorrncias graves que atingem diretamente a imagem da organizao. Esse tipo de atitude acaba por influenciar o pensamento dos gerentes dos mais diversos escales, que, por no terem sido designados pela alta administrao como responsveis pela promoo da segurana e sade, acabam por se esquivar dessa atribuio, distanciando-se do seu papel de multiplicadores da preveno de acidentes e doenas. A segurana do trabalho uma das responsabilidades da gerncia de cada setor, no que concerne manuteno de condies apropriadas para o trabalho seguro e ao desempenho do pessoal na prtica de preveno de acidentes (ZOCCHIO, 2002, p. 26). Oliveira (2003) apresenta algumas concluses relativas participao dos gerentes perante a segurana e sade no trabalho: a) gerentes que trabalham de forma direta com os riscos potencialmente capazes de gerar danos sade dos trabalhadores no dispem do conhecimento necessrio

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

para com eles lidar de modo adequado; b) gerentes que convivem com riscos, mesmo sabendo de sua existncia, no assumem o compromisso de corrigi-los pelo simples fato de ser essa uma tarefa de competncia do SESMT; c) gerentes que lidam com os riscos podem saber de sua existncia, mas no se esforam para corrigi-los, porque suas chefias superiores no lhes do apoio para as aes necessrias; d) situao de risco mantida, porque sua existncia no atrapalha; se atrapalha, no impede a realizao do trabalho; e) situao de risco mantida, porque todas as preocupaes e os recursos so voltados prioritariamente para o atendimento s finalidades do negcio; f) situao de risco mantida, porque as gerncias das reas alegam no dispor de recursos (oramentrios e de mo de obra) para sua soluo; g) situao de risco mantida e, s vezes, agrava-se em funo da indefinio do trabalhador em relao a que ou a quem obedecer se aos procedimentos escritos ou s ordens dos supervisores. Atravs dessas observaes, verifica-se a necessidade de um processo de conscientizao que ative o comprometimento dessas pessoas, acabando com as atitudes que distanciam a atuao dos gerentes perante os fatores de preveno. Esse processo deve ser efetivado atravs de um treinamento que, segundo Pacheco Jr. (2005, p.113), deve estimular a compreenso do sistema de gesto de segurana e sade no trabalho e os meios e tcnicas necessrias para a melhor participao o pessoal diretivo. Logo, o gerente responsvel por algum setor na organizao precisa estar consciente da sua importncia nos processos voltados integridade fsica e mental de seus subordinados, respondendo pelas no conformidades que ocorrerem sob sua responsabilidade. sua atribuio cobrar de seus empregados o respeito s normas de segurana, a realizao de exames peridicos e outras exigncias tanto legais como da empresa. Considera-se que o envolvimento das chefias, em todos os nveis hierrquicos, de extrema importncia para o sucesso dos programas de preveno (SCOPINHO, 2003, p. 75).

A principal tarefa a ser buscada pelo administrador , antes de tudo, preparar a organizao para uma cultura voltada para a segurana. Conhecimentos tcnicos e criatividade so os requisitos bsicos indispensveis para que este objetivo seja satisfatoriamente atingido em termos de prazo, custo e efetividade. Trabalhar as lideranas, tornando-as parceiras e promotoras desta cultura um ponto fundamental.

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

CONSIDERAES FINAIS

O trabalho uma atividade eminentemente social e as pessoas esto valorizando cada vez mais o ambiente, a equipe, as oportunidades de crescimento e aprendizado e as perspectivas de futuro. Em relao problemtica analisada e aos objetivos pesquisados, observa-se a importncia da preveno de acidentes no setor de construo civil. A empresa que no conhece seus riscos no est preparada para gerenciar a preveno. No faltam opes para as construtoras interessadas na implementao de programas de segurana, tampouco existe algum tipo de limitao, nem mesmo a financeira. Na realidade, a questo parece ser mais de iniciativa. Sobre uma das especificidades propostas inicialmente neste estudo, relatam-se alguns aspectos pertinentes temtica em pauta, na qual se ressalta que a segurana do trabalhador sempre foi alvo de preocupaes no meio empresarial e a negligncia quanto a esse assunto gera atos inseguros, que certamente tero influncias em outros aspectos negativos, afetando, principalmente, o desempenho do funcionrio. A anlise dos ndices de acidentes no setor de construo civil permitiu constatar que, apesar de no ocupar mais o primeiro lugar entre os setores econmicos com o maior nmero de acidentes de trabalho, a indstria da construo civil, no Brasil, mantm elevados ndices de ocorrncias, perdendo apenas para o setor rural. Mesmo com os esforos do governo nas trs esferas que resultaram, por exemplo, na reviso das normas de segurana e de entidades de classe, o registro de ocorrncias, em geral, vem crescendo em termos absolutos. Portanto, conclui-se que o setor de construo civil o segundo setor com mais acidentes de trabalho. Como recomendaes para a reduo dos ndices de acidentes e as melhorias para o setor de edificaes nas construes civis, sugerem-se as seguintes aes: a) desenvolver atividades educativas especficas ligadas preveno de acidentes e ao atendimento a acidentados, curso de primeiros socorros e apoio da equipe de Medicina do Trabalho, CIPA; b) realizar exames previstos na legislao: admissional, peridicos, mudana de ocupao, retorno de afastamento e demissional; c) favorecer um melhor relacionamento humano dentro e fora da organizao e implantar um ambiente psicolgico e fsico do trabalho; d) promover aes educativas que possam gerar efeitos multiplicadores no mbito dos

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

programas de segurana e sade ocupacional; e) desenvolver aes para garantir a melhoria dos dados e das estatsticas de doenas ocupacionais e acidentes de trabalho. As atividades mencionadas acima devem contar com a participao de todos os empregados envolvidos no processo, desde as gerncias at os operacionais. Isso garante que todos estaro conscientes tanto da sua participao para a reduo dos riscos, seu controle e a importncia de reduzir os acidentes como para a manuteno do seu trabalho e para o desempenho da empresa. De modo geral, este estudo demonstrou que as aes preventivas trazem benefcios para as organizaes e seus funcionrios e, quando h o comprometimento de todos, os resultados vo alm da reduo do nmero de acidentes e resultam em mais qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho.

REFERNCIAS ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Cadastro de acidente do trabalho: procedimento e classificao. Rio de Janeiro, RJ: NBR 14280, 2001. BLEY, J. Comportamento seguro: a psicologia de segurana no trabalho e a educao para preveno de doenas e acidentes. Curitiba, PR: Sol, 2006. BRASIL. Decreto n 611, de 21 de julho de 1992. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 1999. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado Federal, 1988. BRASIL. Lei n 6229, de 17 de julho de 1975. Dispe sobre a organizao do Sistema Nacional de Sade. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, p. 8921, set. 1975. COSTELLA, M. F. Anlise dos acidentes do trabalho e doenas profissionais ocorridos na atividade de construo civil no Rio Grande do Sul em 1996 e 1997. Dissertao (Mestrado em Engenharia Civil), Porto Alegre, RS: UFRGS, 1999. DWYER, T. Uma concepo sociolgica dos acidentes do trabalho. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, v. 22, n. 81, p. 15-19, jan./mar. 1994.

Revista Conhecimento Online Ano 4 Vol. 2 Setembro de 2012 www.feevale.br/revistaconhecimentoonline

FUNDACENTRO. 28 de Abril - Dia Mundial da Segurana e da Sade no Trabalho. 2008. Disponvel em: <http://www.fundacentro.gov.br/conteudo.asp?D=CTN&C=904>. Acesso em: 20 set. 2011. GRAJEW, O. Por um mundo mais seguro. Guia Exame de boa cidadania corporativa, So Paulo, SP: v.754, n. 24, nov. 2001, p. 20-21. OLIVEIRA, Sebastio G. Proteo jurdica sade do trabalhador. So Paulo SP: Editora LTr, 2003. PACHECO, Waldemar Jnior. Qualidade na segurana: Srie SHT 9000, normas para a gesto e garantia da segurana e higiene do trabalho. So Paulo, SP: Atlas, 2005. PASTORE J. O custo dos acidentes de trabalho. Disponvel em: <www.josepastore.com.br>. Acesso em: 2001. SCOPINHO, R. A. Vigiando a vigilncia: sade e segurana no trabalho em tempos de qualidade total. So Paulo, SP: Editora da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo, 2003. ZOCCHIO, A. Prtica de preveno de acidentes: ABC da segurana do trabalho. 7. ed. So Paulo, SP: Atlas, 2002.

Вам также может понравиться