Вы находитесь на странице: 1из 3

Sociedade De Corte - Norbert Elias

SOCIEDADE DE CORTE ETIQUETA E CERIMONIAL: NORBERT ELIAS:JORGE ZAHAR EDITOR: RIO DE JANEIRO O estudo de Norbert Elias traz luz discusso dos usos da etiqueta. No livro Sociedade de Corte, Elias estuda a corte francesa do Ancien Rgime no reinado de Luiz XIV, onde a base de seu estudo a sociedade que se desenvolve dentro dessa corte, sendo que sua proposta compreender a sociedade do Ancien Rgime a partir da formao social para qualific-la, no a corte, mas a sociedade de corte. No estudo de Elias, a etiqueta e o cerimonial se tornam mecanismos significativos dentro da corte, uma vez que seu uso por parte da noblesse pode garantir a manuteno do prestgio e do status do rei, haja vista que a etiqueta era um minucioso cerimonial que regia a vida em sociedade do reinado do rei Lus XIV, de France. A corte na poca de Lus XIV era o local de concentrao de toda a vida social desenvolvida no palcio de Versailhes, a qual significava fonte de cultura, e essa cultura era conhecida no monde como cultura de salo, cujo palcio podia abrigar at 10 mil pessoas. O rei Luis XIV era o smbolo do absolutismo francs e viveu como se a vida fosse uma grande pea de teatro, onde todos os atos, gestos e palavras eram escolhidas e ensaiadas para produzir maior efeito. Ele era o do dono da casa no pas inteiro e o dono do pas, e todas as decises passavam por ele que era considerado o representante de Deus na Terra. Era conhecido como REI SOL, a partir de uma medalha que foi cunhada em 1660, com a figura do sol se erguendo sobre a terra, tal como os planetas giravam em torno do sol, ele brilharia com mais intensidade enquanto os nobres gravitariam em seu redor. O rei tinha pouco interesse pelo estudo e pelas letras e considerava subversivas as idias novas. Seu tempo era destinado a caar durante o dia e a noite dedicava-se msica e a dana. O rei impunha muitos impostos para sustentar a vida luxuosa e toda a ostentao da corte e da nobreza e como a sociedade era dividida em estamentos, a populao pagadora sofria com os custos desse luxo. Assistir uma refeio do rei era uma honra. No se podia voltar costas ao retrato do rei ou entrar em sua sala ou no seu quarto de chapu na cabea ou sem dobrar o joelho. Seu poder se estendia mesmo do seu aposento (quarto de dormir) onde fazia do seu despertar (lever) um ritual to solene quanto uma cerimnia oficial, e a etiqueta tinha uma funo simblica, de grande importncia na estrutura social dessa sociedade e dessa forma de governo (p. 100). O lever do rei seguia um ritual com as entradas (entrss) de seis grupos de diferentes pessoas, sendo um privilgio o fato de um nobre ajudar/assistir a vestir a camisa do rei, funo destinada apenas ao grand chambellan ou a um prncipe, o mesmo acontecendo com o lever da rainha que cumpria maneira anloga, obedecendo ao ritual por hierarquia

(p.101). A coero de luta pelo poder, status e prestgio eram os fatores determinantes que obrigavam os cortesos continuarem realizando o cerimonial que se tornara um fardo mas que ningum tinha coragem de mudar, uma vez que romper suas correntes significava ao mesmo tempo para os nobres da corte, o rompimento de sua condio aristocrtica. No mais tomar parte no cerimonial do lever significava abrir mo de privilgios, da chance de poder e rebaixar-se em relao a outros. Em suma, uma humilhao e at certo ponto, uma abdicao. Quem tinha o privilgio de participar da primeira entre ou de entregar a camisa ao rei durante o lever, olhava com desprezo algum que s tinha direito terceira entre e no queria ceder seu lugar. A etiqueta representava certa margem de manobra do rei para determinar o grau de prestgio das pessoas na corte, mesmo em assuntos de pouca importncia. Se o rei estivesse magoado com algum da noblesse, no fazia estardalhao, nem descarregava sua raiva. Ele se controlava e manifestava sua insatisfao por meio de atitudes bastante ponderada. O que produzia essa atitude? Todos dependiam do rei, uns mais e outros menos. A menor nuance de comportamento do rei com relao a eles era significativa, uma indicao visvel de seu lugar perante o rei, haja vista que a posio que um homem ocupava na hierarquia da corte era bastante instvel e aquele que houvesse conquistado certa reputao esforava-se para elevar/manter seu nvel oficial. Hoje em dia perguntamos? Porque esses homens eram to escravos da formalidade? Porque eram to sensveis ao que consideravam um comportamento incorreto de outra pessoa, ao mnimo dano ou ameaa a algum privilgio formal e em geral, ao que encaramos hoje como meras frivolidades? Ento, cada indivduo vigiava as mnimas nuances para que o estado de equilbrio hierrquico vigente fosse conservado, quando no se empenhavam em alter-lo em benefcio prprio e assim a engrenagem da corte ia girando, alimentada pelas necessidades de prestgio e pelas tenses, constantemente renovadas pelo mecanismo da competio. A honra expressava a participao na sociedade nobre. Perder a honra significava perder a condio de membro da boa sociedade. Ao ter seu reconhecimento recusado como membro pela boa sociedade, perdia-se a honra, perdendo assim uma parcela constitutiva de sua identidade pessoal. Era comum um nobre trocar sua vida pela honra, preferir morrer a deixar de pertencer sua sociedade. Tudo o que desempenhava um papel na relao entre os homens convertia-se em chance de prestgio: o nvel social, o cargo herdado, a antiguidade da casa, o dinheiro que algum possua ou ganhava, o favorecimento do rei, a influncia sobre sua amante ou sobre os ministros, a participao em determinadas panelinhas, a liderana no exrcito, as boas maneiras, a beleza do rosto.

A vida na sociedade de corte no era uma vida pacfica. Eram muitas pessoas restritas a um crculo de maneira permanente, que se pressionavam mutuamente, lutando por chances de prestgio, por fazerem parte na hierarquia de prestgio na corte. Havia os constantes escndalos, as intrigas, os conflitos por posio ou favorecimentos. Cada um dependia do outro, todos dependiam do rei. Cada um podia prejudicar o outro. Quem se encontrava numa posio elevada hoje, sofria uma queda no dia seguinte. No havia nenhuma segurana. Cada um tinha que procurar associaes com outros, se possvel, com indivduos que ocupassem um nvel superior e evitar inimizades inteis, planejando a ttica da luta com inimigos inevitveis (120). A ARTE DE OBSERVAR AS PESSOAS (p.120) Correspondia a arte de descrever as pessoas. Como a observao dos outros era uma das artes mais importantes para os cortesos, a arte de descrever as pessoas nas memrias, cartas e aforismos atingiu alto grau de perfeio. Seus livros nada mais eram que instrumentos diretos da vida social, passagens das conversas e dos divertimentos em sociedade ou as memrias de cort. A ARTE DE LIDAR COM AS PESSOAS (p.122) A maneira de lidar com as pessoas era calculada com preciso. O rei sempre podia quebrar as regras da conversao de corte; podia, se fosse conveniente, encerrar a conversa e romper as relaes por um motivo de sua escolha. A RACIONALIDADE DE CORTE (CONTROLE DAS EMOES EM FUNO DE DETERMINADOS OBJETIVOS VITAIS) (p.125) A elaborao meticulosa da etiqueta, do cerimonial, do gosto pela vestimenta, da atitude e at da prpria conversa tinha a mesma funo. Cada detalhe constitua uma arma na luta por prestgio, de modo que elabor-los servia somente para a representao ostentatria e para a conquista de maior status e poder, para a segregao em relao aos de fora, mas tambm marcava as distncias entre os membros da sociedade. Muitas caractersticas e formas que a sociedade de corte imprimiu nas pessoas e em seu ambiente, sejam mveis, quadros ou roupas, maneiras de cumprimentar ou etiquetas sociais, peas de teatro, poemas, subsistiram no sculo XX. Foi uma transformao estranhamente fantasmagrica que a herana da sociedade da corte trouxe para a sociedade burguesa. Essa herana acabou sendo embrutecida dentro da sociedade de massas, tendo com isso o seu sentido original esvaziado.

Вам также может понравиться