Вы находитесь на странице: 1из 13

Gabarito 1 - Prova Verde

TCNICO 1 - I
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com as 60 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, assim distribudas: LNGUA PORTUGUESA Questes Pontos 1a5 1,0 6 a 10 2,0 11 a 15 3,0 RACIOCNIO LGICO Pontos Questes 1,0 16 a 20 2,0 21 a 25 3,0 26 a 30 CONHECIMENTOS GERAIS Questes Pontos 31 a 35 0,5 36 a 40 1,5 GEOGRAFIA Questes 41 a 45 46 a 50 Pontos 1,0 3,0 NOES DE INFORMTICA Questes Pontos 51 a 55 0,5 56 a 60 1,5

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas.

02 03 -

Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, o candidato dever assinalar tambm, no espao prprio, o gabarito correspondente s suas provas: corresponda ao de suas provas ou deixar de assinal-lo, ser eliminado. Se assinalar um gabarito que no

04 -

No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: A B C D E

05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO , para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs.: Por medida de segurana, o candidato s poder retirar-se da sala aps 1(uma) hora a partir do incio das provas e s poder levar o Caderno de Questes das Provas Objetivas faltando 1 (uma) hora para o trmino da mesma.

06 -

07 08 -

09 10 -

Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES, ressalvado o disposto na observao do item 08, E O CARTO-RESPOSTA, ASSINE A LISTA DE PRESENA E ASSINALE O NMERO DO GABARITO CORRESPONDENTE S SUAS PROVAS. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS E 30 (TRINTA) MINUTOS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados, no dia til seguinte realizao das provas, na pgina da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).

11 12 -

www.pciconcursos.com.br

Abril / 2006

2
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA
O mundo est envelhecendo. Em trs dcadas, haver tantos idosos quantos jovens. Dessa questo tratam agora a ONU, demgrafos e economistas em pnico com as conseqncias para a previdncia social. So problemas reais, mas do ponto de vista do indivduo, a notcia do aumento da longevidade s pode ser alvissareira. Ningum quer a morte, s sade e sorte, sentenciou Gonzaguinha e, desde ento, os brasileiros repetem em coro esse refro. A gerao dos que entram na terceira idade est comeando, se tiver sade e sorte, uma terceira vida. A constatao perturbadora para quem chegou l, porque ser pioneiro em inventar essa terceira vida e o far sem parmetros que lhe digam o que certo ou errado, aceitvel ou ridculo, sadio ou malso. Janus com uma face voltada para a liberdade e a outra para a angstia e a incerteza. Uma situao que se assemelha, hoje, estranhamente, adolescncia. O que chato no envelhecer que eu sou jovem, protestava Colette. Pessoas que se sentem jovens e ainda no se reconhecem em um corpo que no lhes parece seu, lembram os adolescentes que, com um p na infncia, assistem perplexos revoluo hormonal. Mas no s o corpo que se torna morada incerta. Incerto o momento em que a chamada vida ativa j se transformou para a maioria em tempo livre, em perda de identidade profissional e preciso buscar um novo perfil, como o adolescente face vida adulta se perguntando o que eu vou ser quando crescer. O que se vai ser quando envelhecer uma questo nova em um tempo em que j ningum responde simplesmente: velho. A uma gerao a quem se promete mais vinte ou trinta anos de vida,em boa sade, fsica e mental, esto colocados uma fantstica oferta de liberdade e um convite inveno. Sobretudo em tempos de mudana de era, quando proscreveram o quadro de valores nos quais essas pessoas foram criadas e um corpo de conhecimentos que se tornou anacrnico. Essa gerao foi atropelada pelas crises da famlia e do trabalho, pela globalizao e pelas novas tecnologias. J no possvel viver ignorando o que essas mutaes representam como revoluo na convivncia entre as pessoas, a transformao que operam no acesso informao, exigindo dos mais velhos um dilogo com essa cultura. Os jovens sempre olharam para os mais velhos como velhos. S que, hoje, os chamados idosos no se comportam segundo a expectativa dos jovens. Mudou sua disposio de vestir os esteretipos com que se lhes

50

55

ditava uma vida sem futuro. A presena macia na sociedade de pessoas idosas com projetos, vivendo sua vida com energia e independncia, dotadas de recursos e de tempo disponvel, constitui um fenmeno imprevisto que est mudando as sociedades por dentro e que, para alm de saber quem vai pagar a conta da previdncia, questiona os costumes.
OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. O Globo, 05 mar. 2006 (com adaptaes)

10

Obs.: Janus um dos antigos deuses de Roma, representado com dois rostos, um voltado para a direita outro para a esquerda. Colette escritora francesa.

1
O mundo est envelhecendo. (l. 1) A locuo verbal destacada indica que se trata de um processo: (A) prestes a se iniciar. (B) em seu incio. (C) em curso. (D) interrompido. (E) em seu trmino.

15

20

2
De acordo com o texto, o envelhecimento da populao mundial, considerado do ponto de vista do indivduo, uma notcia: (A) desanimadora. (B) auspiciosa. (C) irrelevante. (D) preocupante. (E) inverificvel.

25

30

3
A gerao dos que entram na terceira idade est comeando, se tiver sade e sorte, uma terceira vida. (l. 9-11) Por ser pioneira na inveno dessa terceira vida, a nova gerao de idosos: (A) no saber o que fazer de seu tempo livre. (B) ser alvo do preconceito dos mais jovens. (C) assistir perplexa prpria decadncia fsica. (D) se ressentir da falta de modelos comportamentais. (E) assumir uma atitude francamente conservadora.

35

40

4
A palavra ou expresso do texto que traduz mais precisamente o impacto das mudanas ocorridas no mundo sobre a nova gerao de idosos : (A) anacrnico. (B) globalizao. (C) proscreveram . (D) foi atropelada. (E) convite inveno.

45

3
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

5
O que chato no envelhecer que eu sou jovem (l. 19) Com essa afirmao de Colette, verifica-se que essa autora: (A) repudia a idia de eterna juventude. (B) lamenta sua futura velhice. (C) confessa-se precocemente envelhecida. (D) aceita conformada a ao do tempo. (E) sente-se jovem num corpo que est envelhecendo.

10
Considere as frases. I Ficarei muito satisfeito se, ao envelhecer, me _____________ espiritualmente jovem. II Os economistas _____________ solues para os problemas financeiros. As formas verbais que preenchem corretamente as frases acima so: (A) manter proporam. (B) mantiver propuseram. (C) mantiver propuserem. (D) mantesse propusessem. (E) mantivesse proporam.

6
Segundo o texto, os que vivem a adolescncia e os que chegam terceira idade s no combinam num aspecto, que o(a): (A) sentimento de incerteza. (B) sentimento de angstia. (C) perda de identidade profissional. (D) busca de um novo perfil. (E) desagrado com o corpo em transformao.

11
Relacione as palavras ao seu respectivo processo de formao. (I) malso (II) incerto (III) envelhecer (IV) aceitvel A relao correta : (A) I R , III S, IV (B) I S , II T , III (C) I T , II S, III (D) II R , III T , IV (E) II S , III T , IV (R) derivao sufixal (S) derivao prefixal (T) derivao parassinttica

7
quando proscreveram o quadro de valores nos quais essas pessoas foram criadas... (l. 36-37) A palavra ou expresso de significado OPOSTO a proscreveram : (A) restabeleceram. (B) aboliram. (C) extinguiram. (D) suprimiram. (E) puseram fora de uso.

T R R S R

8
No devero faltar recursos providncia social, __________ o aumento da expectativa de vida das pessoas signifique aumento de despesas. A conjuno capaz de estabelecer o nexo entre as oraes acima : (A) portanto. (B) porque. (C) embora. (D) visto que. (E) contanto que.

12
Marque o nico vocbulo formado de dois radicais gregos. (A) Anacrnico. (B) Parmetros. (C) Alvissareira. (D) Demgrafos. (E) Transformao.

13
Assinale a opo em que a orao NO tem sujeito. (A) Em trs dcadas, haver tantos idosos quantos jovens. (l. 1-2) (B) Dessa questo tratam agora a ONU, demgrafos e economistas [...] social. (l. 2-4) (C) Ningum quer a morte, s sade e sorte, (l. 7) (D) Incerto o momento... (l. 24-25) (E) ...em que a chamada vida ativa j se transformou para a maioria em tempo livre, (l. 25-26)

9
Em O mundo est envelhecendo (l. 1) h: (A) metfora. (B) metonmia. (C) catacrese. (D) eufemismo. (E) ironia.

4
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

14
Coloque nos parnteses C ou I, conforme esteja correta ou incorreta a classificao da orao. ( ) se tiver sade e sorte, (l. 10) substantiva objetiva direta. ( ) ...que no lhes parece seu, (l. 21-22) adjetiva restritiva. ( ) ...quando crescer. (l. 29) adverbial temporal. Assinale a seqncia certa. (A) I C C (B) I I C (C) I C I (D) C C I (E) C I C

RACIOCNIO LGICO
16
Um quadrado de madeira dividido em 5 pedaos como mostra a figura:

15
Marque a opo em que h ERRO na identificao da classe da palavra destacada. (A) ... e o far sem parmetros... (l. 13-14) preposio. (B) ...que lhe digam o que certo... (l. 14) pronome demonstrativo. (C) O que chato no envelhecer... (l. 19) verbo. (D) assistem perplexos revoluo hormonal. (l. 23) adjetivo. (E) ... em tempos de mudana de era, (l. 35) substantivo.

Todas as figuras a seguir podem ser obtidas por meio de uma reordenao dos 5 pedaos, EXCETO uma. Indique-a.

(A)

(B)

(C)

(D)

(E)

5
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

17
Um certo jogo consiste em colocar onze pessoas em crculo e numer-las de 1 a 11. A partir da pessoa que recebeu o nmero 1, incluindo-a, conta-se de 3 em 3, na ordem natural dos nmeros, e cada 3a pessoa eliminada, ou seja, so eliminadas as pessoas de nmeros 3, 6 etc. Depois de iniciada, a contagem no ser interrompida, ainda que se complete uma volta. Nesse caso, a contagem continua normalmente com aqueles que ainda no foram eliminados. Vence quem sobrar. O vencedor a pessoa de nmero: (A) 2 (B) 5 (C) 7 (D) 9 (E)11

21
Na Consoantelndia, fala-se o consoants. Nessa lngua, existem 10 letras: 6 do tipo I e 4 do tipo II. As letras do tipo I so: b, d, h, k, l, t. As letras do tipo II so: g, p, q, y. Nessa lngua, s h uma regra de acentuao: uma palavra s ser acentuada se tiver uma letra do tipo II precedendo uma letra do tipo I. Pode-se afirmar que: (A) dhtby acentuada. (B) pyg acentuada. (C) kpth no acentuada. (D) kydd acentuada. (E) btdh acentuada.

18

22
Na seqncia (1, 2, 4, 7, 11, 16, 22, ...) o nmero que sucede 22 : (A) 28 (B) 29 (C) 30 (D) 31 (E) 32

Na figura acima, quantos caminhos diferentes levam de A a E, no passando por F e sem passar duas vezes por um mesmo ponto? (A) 6 (B) 5 (C) 4 (D) 3 (E) 2

23

19
Uma loja de artigos domsticos vende garfos, facas e colheres. Cada um desses artigos tem seu prprio preo. Comprando-se 2 colheres, 3 garfos e 4 facas, paga-se R$13,50. Comprando-se 3 colheres, 2 garfos e 1 faca, paga-se R$8,50. Pode-se afirmar que, comprando-se 1 colher, 1 garfo e 1 faca, pagar-se-, em reais: (A) 3,60 (B) 4,40 (C) 5,30 (D) 6,20 (E) 7,00

20
Em um quarto totalmente escuro, h uma gaveta com 3 pares de meias brancas e 4 pares de meias pretas. Devido escurido, impossvel ver a cor das meias. Quantas meias devem ser retiradas para que se tenha certeza de que, entre as meias retiradas, haja pelo menos um par de meias pretas? (A) 8 (B) 6 (C) 5 (D) 4 (E) 2 Dado o cubo ABCDEFGH de arestas medindo 1, pode-se afirmar que a distncia entre: (A) um ponto do segmento BE e um ponto do segmento DH sempre maior que 1. (B) um ponto do segmento BE e um ponto do segmento BH sempre maior que 0. (C) um ponto do segmento CD e um ponto do segmento EF sempre maior que 1. (D) os pontos G e D 1. (E) os pontos A e H igual distncia entre B e C.

6
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

24
Abaixo, tem-se um fragmento de uma das composies de Caetano Veloso. Luz do sol Que a folha traga e traduz Em verde novo, Em folha, em graa, em vida, em fora, em luz. A partir da leitura do fragmento, pode-se afirmar que: (A) todos os dias, pode-se ver de novo a graa da natureza (do verde). (B) a folha traz a luz do sol para si a fim de traduzi-la em novas folhas. (C) a luz do sol a fonte de toda vida. (D) o texto fala da fotossntese. (E) a luz do sol fonte de energia gratuita.

27
Sejam a, b e c nmeros reais distintos, sobre os quais afirma-se: I - Se b > a e c > b, ento c o maior dos trs nmeros. II - Se b > a e c > a, ento c o maior dos trs nmeros. III - Se b > a e c > a, ento a o menor dos trs nmeros. (So) correta(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, somente. (B) II, somente. (C) III, somente. (D) I e III, somente. (E) I, II e III.

28 25
A seo Dia a dia, do Jornal da Tarde de 6 de janeiro de 1996, trazia esta nota: Tcnicos da CETESB j tinham retirado, at o fim da tarde de ontem, 75 litros da gasolina que penetrou nas galerias de guas pluviais da Rua Joo Boemer, no Pari, Zona Norte. A gasolina se espalhou pela galeria devido ao tombamento de um tambor num posto de gasolina desativado. De acordo com a nota, a que concluso se pode chegar a respeito da quantidade de litros de gasolina vazada do tambor para as galerias pluviais? (A) Corresponde a 75 litros. (B) menor do que 75 litros. (C) maior do que 75 litros. (D) impossvel ter qualquer idia a respeito da quantidade de gasolina. (E) Se se considerar a data de publicao do jornal e o dia do acidente, vazaram 150 litros de gasolina. Se todo Y Z e existem X que so Y, pode-se concluir que: (A) existem X que so Z. (B) todo X Z. (C) todo X Y. (D) todo Y X. (E) todo Z Y.

29
Suponha que todos os professores sejam poliglotas e todos os poliglotas sejam religiosos. Pode-se concluir que, se: (A) Joo religioso, Joo poliglota. (B) Pedro poliglota, Pedro professor. (C) Joaquim religioso, Joaquim professor. (D) Antnio no professor, Antnio no religioso. (E) Cludio no religioso, Cludio no poliglota.

30
Para cada pessoa x, sejam f(x) o pai de x e g(x) a me de x. A esse respeito, assinale a afirmativa FALSA. (A) f[f(x)] = av paterno de x (B) g[g(x)] = av materna de x (C) f[g(x)] = av materno de x (D) g[f(x)] = av paterna de x (E) f[g(x)] = g[f(x)]

26
Anos bissextos so os mltiplos de 4 que no so mltiplos de 100 e, alm desses, os mltiplos de 400. Quantos anos bissextos h no conjunto {2015, 2018, 2020, 2100, 2400}? (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

7
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

CONHECIMENTOS GERAIS
31

33
Leia o poema. Canto de Regresso Ptria Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos daqui No cantam como os de l Minha terra tem mais rosas E quase que mais amores Minha terra tem mais ouro Minha terra tem mais terra (...)
Oswald de Andrade

Um canho aponta para a casa do morador X., na Mangueira. O Globo, 12 mar. 2006

No poema em tela, o autor, usando o recurso da pardia, cria um paralelo direto com: (A) Cano do Exlio, de Gonalves Dias. (B) Navio Negreiro, de Castro Alves. (C) O Mulato, de Alusio de Azevedo. (D) O Guarani, de Jos de Alencar. (E) a letra do Hino Nacional Brasileiro.

Analise o trecho da matria jornalstica.

34
(...) Falo na operao militar no Rio de Janeiro, que talvez venha a ser conhecida, pelos historiadores futuros, como a batalha inicial de uma guerra que j vinha em curso, mas somente agora ganha pinta de guerra mesmo, com blindados, canhes e tudo mais. J no temos que passar muita vergonha, diante do Iraque ou do Afeganisto. Ou do prprio Haiti.(...)
Joo Ubaldo Ribeiro, O sonho do Urutu prprio, O Globo, 12 mar. 2006

um filme sobre o retorno ao lar, sobre o afeto, sobre a descoberta do afeto, sobre o amor, o desejo, a memria, o esquecimento, sobre os dilemas morais que assediam hoje os brasileiros: levar vantagem em tudo ou ser solidrio?(...)
Jos de Souza Miguel Lopes, 1999

O contedo da foto e a reflexo crtica expressa no trecho acima referem-se ao seguinte aspecto do cotidiano brasileiro, no exemplo do Rio de Janeiro: (A) crise das Foras Armadas. (B) crise da segurana pblica. (C) avano das aes terroristas. (D) consolidao de nova ditadura militar. (E) reconhecimento oficial de uma guerra civil.

O trecho acima comenta um filme brasileiro, do final dos anos 90, com forte apelo sobre a identidade brasileira, tendo como cenrio uma viagem de nibus do Rio de Janeiro para o serto nordestino.Tendo sido indicado para a premiao do Oscar, esse filme tem por ttulo: (A) Brazil - o filme. (B) Bye-bye Brasil. (C) Central do Brasil. (D) Deus Brasileiro. (E) Carlota Joaquina - Princesa do Brasil.

35
No incio de maro de 2006, um centro de pesquisas da Companhia Aracruz foi invadido por cerca de 2.000 militantes, tendo sido destrudo um laboratrio, no Municpio de Barra do Ribeira, no Rio Grande do Sul.
Revista Veja, ed. 1947, 15 mar. 2006

32
No setor petrolfero, com a entrada em funcionamento da plataforma flutuante P-50, o Brasil chegar, ainda em 2006, : (A) auto-suficincia na produo de petrleo. (B) liderana mundial da produo de petrleo leve. (C) liderana latino-americana da produo de petrleo leve. (D) liderana regional da exportao de petrleo leve. (E) explorao de petrleo off-shore, em guas profundas.

Esse episdio de invaso foi liderado e executado pelo(a): (A) Movimento Operrio. (B) Movimento de Mulheres Camponesas. (C) Sindicato de Trabalhadores Rurais. (D) Organizao no governamental Greenpeace. (E) Organizao no governamental Amigos da Terra.

8
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

36
No sculo passado, o incio da dcada de 70 foi marcado por um movimento cultural que buscava, sobretudo atravs da msica, revalorizar elementos culturais brasileiros. Esse movimento, que foi retratado em recente livro por Caetano Veloso, um de seus lderes poca, recebeu o nome de: (A) Jovem Guarda. (B) Bossa Nova. (C) Tropicalismo. (D) Ufanismo. (E) Indigenismo.

39
Leia os versos iniciais da cano, transcritos abaixo. Apesar de Voc Hoje voc quem manda Falou, t falado No tem discusso A minha gente hoje anda Falando de lado E olhando pro cho, viu Voc que inventou esse estado E inventou de inventar Toda a escurido Voc que inventou o pecado Esqueceu-se de inventar O perdo (...)
Chico Buarque de Holanda

37
Na pintura, nomes como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti foram alguns expoentes de uma movimentao artstico-cultural que eclodiu em So Paulo, entre 1917 e 1922, relacionada diretamente ao: (A) Populismo. (B) Romantismo. (C) Iluminismo. (D) Modernismo. (E) Surrealismo.

38
No Brasil, desenvolveu-se um estilo de arquitetura e de urbanismo inspirado nas idias e propostas do arquiteto Charles-douard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier, valorizando o trao reto, as formas objetivas, sendo considerado um estilo racionalista e progressista. A cidade brasileira que representa mais fielmente a definio concreta desse estilo : (A) Manaus. (B) Belm. (C) Salvador. (D) Rio de Janeiro. (E) Braslia.

Sobre essa cano, o compositor declarou que foi um samba feito com os nervos mesmo, bem a cara de 1970. Esse tipo de msica expressa um sentimento de protesto, direcionando-se contra a(o): (A) penetrao macia do capital estrangeiro no Pas. (B) falta de liberdade religiosa e a idia de pecado. (C) represso s minorias, como o clero e os militares. (D) situao poltica, marcada pelo autoritarismo. (E) monoplio estatal dos meios de comunicao de massa.

40
O Congresso Nacional aprovou o Projeto de Lei no 4776/2005, que trata da Gesto de Florestas Pblicas. Abaixo so apresentados alguns temas contemplados pelo Projeto, relacionados s situaes anterior e posterior Lei. Assinale a opo em que a relao do tema com as situaes est INCORRETA. TEMA (A) Grilagem de Terras Pblicas COMO ERA COMO FICA

Um grileiro negociava terra usando protocolo de titularidade emitido pelo INCRA (B) Titularidade das Terras Pblicas O interessado em explorar comercialmente uma rea tinha de comprar a terra (C) Definio de reas para Manejo Empresas definiam e propunham onde manejar a floresta (D) Empresas Estrangeiras (E) Fiscalizao

No haver mais qualquer perspectiva de titularidade da terra Empresas somente podero acessar as terras por meio de editais de licitao O Servio Florestal Brasileiro ou rgos gestores estaduais definiro os locais para extrao de madeira Qualquer empresa, multinacional ou no, No ser mais permitido comprar terras podia comprar terras na Amaznia com florestas pblicas O IBAMA era o nico rgo responsvel O IBAMA continuar sendo o nico rgo pela fiscalizao da proteo das florestas responsvel pela fiscalizao florestal

9
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

GEOGRAFIA
41
Numa carta topogrfica do IBGE, de escala 1:50.000, a distncia, em linha reta, entre duas cidades de 7 cm. Essa distncia no terreno, medida em km, corresponde a: (A) 3,5 (B) 35 (C) 350 (D) 355 (E) 35.000

45

42

Fonte: Ayoade, 2001, p.256 Ferreira e Simes, 1987

Os smbolos cartogrficos acima expressam, mais nitidamente, a possibilidade de uma imagem no mapa de acordo com o(a): (A) valor. (B) tamanho. (C) orientao. (D) forma. (E) cor.

O climograma acima refere-se a uma cidade brasileira cujo tipo climtico correspondente o: (A) Equatorial. (B) Subtropical. (C) Tropical Semi-rido. (D) Tropical de Mono. (E) Tropical de Altitude.

43
Viena, na ustria, tem uma posio geogrfica estratgica, segundo vrios gegrafos, pois localiza-se na interseo de duas diagonais geopolticas: uma, na direo NO-SE (do Mar do Norte ao Mar Negro), a outra, na direo NE-SO (do Mar Bltico ao Mar Adritico). Com base nessa descrio, um deslocamento em linha reta desde o Mar Adritico at o Mar Negro est orientado para o: (A) Sul. (B) Oeste. (C) Leste. (D) Sudoeste. (E) Nordeste.

46
O Brasil uma Repblica Federativa. Acerca de sua estrutura poltico-administrativa, assinale a afirmao correta. (A) Os municpios representam a menor unidade poltico-administrativa em que se pode dividir o territrio brasileiro. (B) Os Territrios Federais foram extintos pela Constituio de 1988, mantendo-se alguns deles na Regio Norte. (C) O Distrito Federal se circunscreve a Braslia, capital da Repblica e sede do poder executivo nacional. (D) As regies, definidas pelo IBGE, e suas respectivas superintendncias compem uma instncia intermediria de governo, sob tutela estadual. (E) A Constituio Federal em vigor assegura aos municpios o status de ente federativo, tal qual j sucedia com os estados.

44
A formao vegetal heterognea e latifoliada, com tipos arbreos predominantemente de mdio e grande portes e presena macia de lianas e estrutura cerrada, que ocupa vastas reas da poro equatorial do territrio brasileiro, o(a): (A) Cerrado. (B) Hilia. (C) Mata de Araucrias. (D) Mata de Cocais. (E) Floresta Tropical de Encosta.

10
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

47
Analise as tabelas abaixo.

48
A evidncia emprica nos permite falar, no Brasil, de involuo metropolitana devida, em boa parte, capacidade de atrao dos pobres pela metrpole, onde vem engrossar uma demanda de empregos formais e de servios urbanos que a cidade do capital monopolista no atende.
Santos,M. Por uma economia poltica da cidade,1994

EXPORTAES DA VENEZUELA (Jan-ago/2005) Destino US$ milhes EUA 3.531 Colmbia 662 Mxico 283 Pases Baixos 355 Equador 172 Espanha 162 Canad 162 Itlia 152 Japo 138 China 122 BRASIL 111 Peru 100 Total 7.178 (%) 49,2 9,2 3,9 4,9 2,4 2,3 2,3 2,1 1,9 1,7 1,5 1,4

IMPORTAES DA VENEZUELA (Jan-ago/2005) Origem EUA Colmbia BRASIL Mxico China Total US$ milhes 3.834 1.304 1.143 738 478 12.032 (%) 31,9 10,8 9,5 6,1 4,0

Assinale a opo que apresenta o argumento em que est apoiada a idia de involuo metropolitana defendida pelo autor. (A) Apesar de a populao urbana continuar maior do que a rural, as metrpoles tm ritmo de crescimento menor do que o campo. (B) O Brasil ultrapassou a fase da metropolizao das capitais, formando-se metrpoles intermedirias a partir de qualquer cidade mdia. (C) O Pas vive uma espcie de ruralizao urbana, pois no cessa o intenso xodo rural que assola as reas metropolitanas. (D) O interior modernizado se desenvolve e as metrpoles conhecem taxas de crescimento relativamente menores. (E) A atitude dos governos que negligenciam as demandas da populao pobre das metrpoles conduz noo de involuo.

49

O Globo, 12 mar.2006.

A partir dos dados sobre as exportaes e importaes da Venezuela, est correto afirmar que: (A) o saldo entre exportaes e importaes do Pas com a Amrica Latina positivo. (B) o saldo entre exportaes e importaes do Pas com os E.U.A. e pases da sia negativo. (C) os fluxos de exportao para a sia representam quase o triplo das exportaes para a Europa. (D) a Venezuela apresenta um superavit geral na sua balana comercial ou de pagamentos. (E) as exportaes para a Amrica Latina representam cerca do dobro daquelas para a Europa.
Sene e Moreira, 1999, p. 296

O produto agrcola cuja evoluo est representada nos mapas acima e a destinao principal de sua produo, respectivamente, so: (A) soja/mercado interno. (B) soja/exportao. (C) caf/exportao. (D) caf/mercado interno. (E) milho/mercado interno.

11
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

50
Analise a tabela abaixo.

NOES DE INFORMTICA
51
BRASIL: NMERO DE TRATORES POR REGIO, NO PERODO DE 1920 A 1985

Regio Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Total

1920 07 72 619 1 006 02 1 706

1960

1985

Incremento no perodo 869 532 382 280 44 907 382

430 6 082 3 130 38 278 34 135 236 580 21 456 281 295 2 194 89 814 61 345 652 049

Em um disquete de 1,44 MB, possvel armazenar : (A) 1 arquivo de 0,5 GB (B) 6 arquivos de 300 KB (C) 10 arquivos de 2 MB (D) 30 arquivos de 15 KB (E) 40 arquivos de 1 MB

52
O protocolo utilizado no correio eletrnico para o envio de mensagens na Internet : (A) MAILP (B) SMTP (C) UDP (D) POP (E) FTP

Sinopse preliminar do censo agropecurio - 1985. IBGE

Os dados da tabela referem-se evoluo do nmero de tratores, no Brasil, por regies. Com base nos dados, correto afirmar que: (A) at 1920, o Centro-Oeste apresentava nmero irrisrio de mquinas, pois no detinha expresso nacional como fronteira agrcola. (B) em 1985, a Regio Norte teve forte incremento do nmero de mquinas, apesar de no se constituir, poca, como fronteira agrcola. (C) a Regio Sul liderou o quantitativo de tratores durante todos os momentos do perodo demonstrado na tabela. (D) a regio Sudeste, devido modernizao agrcola, apresentou um incremento acima da mdia nacional no perodo. (E) no Nordeste, registrou-se um incremento inferior mdia nacional, em funo do atraso agrrio que marca a regio.

53
Um usurio do Windows 98 estava trabalhando em seu computador quando faltou energia eltrica, ocasionando o desligamento do sistema operacional de forma abrupta. O Windows 98, ao ser reiniciado, executar automaticamente a ferramenta: (A) SCANDISK, para checagem de erro nas unidades de disco. (B) WINDOWS EXPLORER, que reinstalar o sistema operacional corrompido. (C) DRWATSON, responsvel pelo teste de todos os perifricos conectados. (D) MEMCOPY, para recuperao dos dados da memria RAM para o disco rgido. (E) CPUCHECK, para verificao da integridade da CPU.

54
Qual a tcnica que permite reduzir o tamanho de arquivos, sem que haja perda de informao? (A) Compactao (B) Deleo (C) Criptografia (D) Minimizao (E) Encolhimento adaptativo

55
SATA, IDE e SCSI so tecnologias relacionadas a: (A) Processadores. (B) Placas de Rede. (C) Placas de Vdeo. (D) Memrias RAM. (E) Discos rgidos.

12
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

56
Um usurio do Windows 98 necessita copiar os arquivos de um CD para o seu computador. Qual a ferramenta apropriada para essa tarefa? (A) WordPad (B) Bloco de notas (C) Paint (D) Windows Explorer (E) Outlook Express

57
Em relao memria cache em processadores, assinale a afirmativa correta. (A) no voltil, permitindo a persistncia de dados. (B) Permite criar arquivos ocultos no sistema operacional. (C) Tem como objetivo aumentar o desempenho do computador. (D) Por ser somente de leitura (ROM), seu custo baixo. (E) Tornou possvel a compatibilidade entre diferentes sistemas operacionais.

58
Uma impressora compatvel com o padro 802.11g: (A) possui uma placa de rede de 11 Gbps. (B) imprime 11 pginas por segundo. (C) pode fazer parte de uma rede sem fio. (D) prpria para grficos vetoriais. (E) tem resoluo mnima de 9000 DPI.

59
Um usurio deseja enviar uma mensagem eletrnica com criptografia no Outlook Express. Para isso, necessrio que o(a): (A) remetente possua a chave privada do destinatrio. (B) remetente possua o certificado digital do destinatrio. (C) destinatrio possua a chave privada do remetente. (D) provedor de Internet do destinatrio tenha o SSL habilitado. (E) opo de assinatura opaca esteja habilitada no Outlook Express do destinatrio.

60
Que perifrico converte documentos de papel em imagens digitais? (A) Modem (B) Gravador de CD (C) Monitor (D) Mouse (E) Scanner

13
TCNICO 1 - I

www.pciconcursos.com.br

Вам также может понравиться