Вы находитесь на странице: 1из 26

46

INTERSECES ENTRE LITERATURA E HISTRIA: O MUNDO ALUCINANTE, DE REINALDO ARENAS Nathaniel Reis de Figueiredo1 RESUMO: Considerando que a interdisciplinaridade dos saberes necessita da aceitao da complexidade, prope-se pensar as relaes entre a Literatura e a Histria a partir do novo romance histrico tomando como objeto a obra O mundo alucinante, de Reinaldo Arenas. Inicialmente, revisa-se as definies de algumas noes importantes para o trabalho, tais como Literatura, Histria, romance histrico e novo romance histrico. Posteriormente, parte-se para a anlise do romance de Arenas com o intuito de refletir sobre as interseces possveis de se estabelecer entre o literrio e o histrico que a leitura da obra e o conhecimento construdo sobre o passado possibilitam. PALAVRAS-CHAVE: Literatura, Histria, Novo romance histrico. ABSTRACT: Considering that interdisciplinarity of knowledge requires the acceptance of complexity was proposed to consider the relations between Literature and History from the new historical novel taking as object O mundo alucinante, novel written by Reinaldo Arenas. Initially, was revised the definition of some important notions for the analysis such as literature, history, historical romance, new historical romance. Then the Arenas's novel was analized in order to reflect about the possible intersections between Literature and History that the reading of the novel and the knowledge built over the past allows. KEYWORDS: Literature, History, New historical novel. Relacionar Literatura e Histria entrar em um campo de discusso em constante tenso. Fernando Ainsa (1996), estabelecendo uma genealogia dessa relao que remonta a Potica de Aristteles, aponta que esta tenso ocorre devido ao pensamento antagonista que considera a Histria como uma narrao cientfica do que aconteceu e a Literatura uma narrao da imaginao, sendo fictcia, no verdadeira. A quebra desse antagonismo ocorre na segunda metade do sculo XX a partir de problematizaes tanto na rea da Literatura, atravs do chamado novo romance histrico, como na rea da Histria, atravs de uma srie de relativizaes da pretenso cientfica de conhecer a
1 Licenciado em Histria pelo Centro Universitrio Metodista Instituto Porto Alegre (IPA); mestrando em Histria da Literatura na Universidade Federal de Rio Grande (FURG); bolsista CAPES atuando como pesquisador nas reas de Hermenutica Simblica e Literatura Brasileira. nathaniel.figueiredo@gmail.com

ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

47

totalidade do passado. Contriburam para a a relativizao do discurso histrico as indagaes interdisciplinares que transcendiam o campo do conhecimento histrico tradicional. Parte-se aqui do pressuposto que pensar as relaes entre Literatura e Histria necessariamente pensar de maneira interdisciplinar. Segundo Marcelo Prez (2006), partindo de Edgar Morin, uma postura verdadeiramente interdisciplinar entre essas duas reas do saber deve aceitar a complexidade dos conhecimentos e dos objetos estudados para no cair no perigo de privilegiar uma das reas em detrimento da outra. No livro La necessidad de un pensamiento complejo (MORIN, 1997 apud MARCELO PREZ, 2006), considera-se que um paradigma da complexidade necessita seguir quatro requisitos, fundamentais para o presente trabalho: 1) a superao do paradigma da simplicidade, o que implica aceitar a ambiguidade dos fragmentos do real; 2) a compreenso da polaridade dos campos sem que isso signifique excluso ou diminuio das reas do saber; 3) o entendimento de que os fenmenos so poliessenciais, para alm de somente uma causa, c omo ocorre em abordagens disciplinares 4) a aceitao da complexidade de maneira poliocular, resultado de uma viso interdisciplinar matizada que no fecha seus objetos a somente um significado. O segundo requisito de Edgar Morin para um pensamento complexo, de no privilegiar uma das reas, problemtico dentro dos estudos que pensam as relaes entre Literatura e Histria. Para Marcelo Prez (2006), o novo romance histrico abriu possibilidades de reflexo terica que, por uma deficincia de compreenso do que so ambas as disciplinas por parte de muitos pesquisadores, acabaram por cair em problemas epistemolgicos intransponveis, fechando os seus objetos. Ainda segundo Marcelo Prez (2006), tal problema ocorreria do conhecimento deficiente em ambas as reas por parte desses estudiosos. Com o intuito de pensar as interseces entre a Literatura e a Histria, busca-se no cair nesse erro, o que torna necessrio definies, ainda que provisrias, sobre o que aqui se compreende como Histria e Literatura. Posteriormente, adentra-se em um reviso das definies de romance histrico e novo romance histrico. Finalmente, parte-se para a anlise de uma das obras principais do que se denomina novo romance histrico latino americano, o romance O mundo alucinante, do cubano Reinaldo Arenas, originalmente publicado em 1966. Nessa anlise ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

48

busca-se estabelecer relaes intertextuais entre o personagem histrico e o personagem literrio do frade Teresa de Mier, protagonista do romance, e pensar de que maneira ocorrem os acontecimentos registrados pela Histria Oficial2 no romance. Histria e Literatura: narrativa e fico Responder O que Histria? algo extremamente difcil. Tal dificuldade reside no problema presente na lngua portuguesa de a palavra Histria remeter tanto ao passado tal como ele foi vivido e representao do que foi esse passado, representao essa que nos chega principalmente de forma escrita atravs da produo cientfica. Seguindo o pensamento de Bloch (2002), considera-se aqui que objeto da Histria so os atos do homem na temporalidade do passado. Dentro dessa viso, cabe ao historiador lanar uma pergunta do presente para esse passado virtual no intuito de compreend-lo. Por influncia do pensamento de Hayden White, minou-se a ideia de que a Histria seria um conhecimento total e verdadeiro do passado dos homens, pois ela se valeria da fico usando os mesmos elementos estruturais de narrao encontrados nos romances. Sobre tal afirmativa, h uma importante ressalva:
() aunque se escriba en forma literaria, la historia no es ficcin, por que depende del pasado en cuyos indicios y trazas se apoya y de los mtodos proprios del oficio del historiador, La forma de utilizar documentos y archivos, por un lado, y e ejercicio profesional, por el otro, la diferencian epistemologicamente de la ficcin literaria. (AINSA, 1996, p.16)

Considerando a intencionalidade da Histria, evita-se incorrer em um pensamento que sobrepuja a Histria Literatura, ainda que se reconhea que o primeiro possua muitos elementos da segunda. A narrativa histrica utiliza elementos da fico, sendo que o seu desejo de alcanar verdade objetiva sobre o passado deve ser encarado como uma produo discursiva, mas sua inteno conhecer e narrar o que realmente se passou, o que a torna diferente da narrativa ficcional.
2 Por Histria Oficial entende-se aqui as verses dos acontecimentos que so aceitas como verdadeiras, sendo reproduzidas nos discursos pblicos e no ensino escolar.

ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

49

Literatura to difcil de definir quando Histria. Geralmente ela associada a uma mera produo fantasiosa da imaginao, sem valor para alm do divertimento. Para contrapor tal perspectiva redutora, parte-se aqui do pensamento do escritor Jose Saer (1997) sobre fico, que considera que:
La ficcin no es [...] una reivindicacin de lo falso. Aun aquellas ficciones que incorporan lo falso de un modo deliberado- fuentes falsas, atribuciones falsas, confusin de datos histricos con datos imaginarios, etctera- lo hacen no para confundir al lector, sino para sealar el carcter doble de la ficcin, que mezcla, de un modo inevitable, lo emprico y lo imaginario. (JOSE SAER, 1997, p.12)

Esse carter duplo da fico, de misturar os dados empricos com o imaginrio, leva a concluso de que um romance no deve ser pensado como reflexo da realidade ou da verdade que representa, mas sim como uma problematizao destas. Entra nessa di scusso o problema do referente literrio, que aqui no pensado como o mesmo que a vida do escritor, mas sim sua concepo particular e subjetiva que no pode se definir em termos empricos. Contribui para esta afirmao o pensamento do crtico ps-estruturalista Thomas E. Lewis, que considera o referente literrio como um tipo de conhecimento que constitui e deforma a realidade, sendo que a Histria entra no texto muito mais como ideologia, ou viso de mundo, do que como reflexo do que aconteceu. (MARCELO PREZ, 2006) No resultado da abertura e relativao dessas duas reas [...] la primeira beneficiada h sida la narrativa, especialmente la novela [...] (AINSA, 1996, p.12), e no entrecruzamento delas o novo romance histrico desponta como objeto privilegiado para identificar essas novas relaes. Romance histrico: elementos para uma definio Todo romance, como produto cultural de uma poca, histrico, no sentido de revelar ao menos o tempo de sua produo. O que se chama romance histrico deve ser entendido como um gnero especfico [...] que tm por objetivo explcito a inteno de promover uma apropriao de fatos histricos definidores de uma fase da Histria de determinada comunidade humana.(BAUMGARTEN, 2000, p.169) Para definir o que o romance histrico, Marcelo Prez (1993) parte da indagao do que ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

50

seria o histrico dentro desse gnero [...] lo histrico emana de una significacin especial de algunos hechos, los cuales inciden de forma activa en la vida de los pueblos; ya sean procesos polticos, sociales, econmicos, ideolgicos e culturis. (MARCELO PREZ, 1993, p.2) O significado do referente histrico convertido pelo escritor para alm das convenes conceituais da Histria, operando a a imaginao. Nesse sentido, o novo romance histrico, especialmente o latino americano, explora de maneira interessante a relao entre o histrico e a imaginao:
Este relato se enriquece en la novela al someterlo al escritor a diferentes interpretaciones, al combinarlo con realidades de pura creacin imaginaria o al parodiarlo con recursos de naturaleza carnavalesca, como est sucediendo con buena parte de la novela actual en Amrica Latina (...) (MARCELO PREZ, 1993, p.2)

Contribui para essa noo de romance histrico os conceitos de metafico historiogrfica e intertextualidade de Hutcheon (1991), que considera que a separao entre o literrio e o histrico diluram-se no que se chama de ps-modernidade. A metafico historiogrfica, tendo a autoconscincia da maneira como se narra o passado, demonstra que ambas so construtos lingusticos, convencionadas formas narrativas nada transparentes em sua estrutura: [...] esse tipo de romance nos pede que lembremos que a prpria histria e a prpria fico so termos histricos e suas definies e suas inter-relaes so determinadas historicamente variam ao longo do tempo. (HUTCHEON, 1991, p.141) A intertextualidade, que ocorre no romance histrico principalmente com a Histria Oficial, mas ocorre tambm com outros textos literrios, opera na metafico historiogrfica como uma maneira de reduzir a distncia entre o passado textualizado e o leitor, ao mesmo tempo que tambm guarda o desejo de reescrever esse passado confrontando diretamente a histria como ela objetivamente se mostra: no texto. Dessa maneira:
[...] a metafico historiogrfica especificamente duplicada em sua insero de intertextos histricos e literrios. Sua recordaes gerais e especficas das formas e dos contedos da redao da histria atuam no sentido de familiarizar o que no familiar por meio de estruturas narrativas [] mas sua autoreflexidade metaficcional atua no sentido de tornar problemtica qualquer dessas familiarizaes. (HUTCHEON, 1991, p.168)

ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

51

Para fins de recorte de objeto, considera-se no presente trabalho que o histrico no qual o romance histrico deve remeter o passado do escritor, no o do leitor. Essa nfase no tempo da produo em detrimento da recepo, aparentemente arbitrria, torna-se importante quando se pensa que na distncia temporal que o escritor ter a possibilidade de adentrar com profundidade crtica o passado que deseja desenvolver. Dessa maneira:

Es el sido del ente, el pasado del escritor, quien origina una verdadera novela histrica; si la historicidad concierne a los tres tiempos del hombre, presente, pasado y futuro, la novela histrica se nutre de la pasada; solo con un material en el que su creador pueda investigar, se construye una original novela histrica. (MARCELO PREZ, 1993, p.4)
Um

romance histrico, ao plasmar acontecimentos histricos, carrega-os de significao a

partir de determinadas posies que podem remeter a posies interpretativas em relao a prpria Histria. Essa conscincia histrica presente no gnero possibilita distinguir romances que se voltam ao passado somente como exotismo e os que se posicionam frente as discusses sobre o significado do passado humano. Porm, ainda que seja um elemento constitutivo do romance histrico, e elemento presente em todas as obras que se destacam nesse gnero, um romance pode estar carregado de conscincia histrica mas remeter ao presente ou a um passado muito prximo do escritor, no configurando, como anteriormente proposto, um romance histrico, que deve necessariamente remeter a um passado distante do escritor. (MARCELO PREZ, 1993) Do romance histrico tradicional ao novo romance histrico Da definio geral anteriormente proposta, possvel traar um rpido histrico do gnero romance histrico. Tal exposio demonstra sua mobilidade e variao na histria do Ocidente e lana luz a algumas de suas especificidades no decorrer do tempo. O romance histrico surge no perodo do Romantismo dentro do perodo de formao ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

52

dos estados nacionais na Europa e na Amrica, tendo como figura central o escritor ingls sir Walter Scott. a partir dos romances de Walter Scott que o terico marxista Georg Lucaks, no seu livro La Novela Histrica (apud BAUMGARTEN, 2000), aponta as marcas essenciais do romance histrico tradicional: 1) grandes painis histricos, abarcando um poca e um conjunto de acontecimentos; 2) obedecimento da ordem cronolgica dos acontecimentos; 3) incluso de personagens totalmente fictcias para a anlise empreendida dos acontecimentos histricos; 4) personalidades registradas na Histria oficial so secundrias; 5) dados histricos tem a funo de oferecer veracidade a narrativa; 6) a narrao ocorre em terceira pessoa no intuito de simular o distanciamento do historiador. No sculo XX, principalmente no perodo que se costuma definir como ps-moderno, tais caractersticas passam por inmeras transformaes. A interpretaes dessas transformaes variam muito e tais variaes em geral derivam da maneira como os intelectuais que pensam o romance histrico conceituam o que ps-modernidade. Jameson (1997) pensa a ps-modernidade como uma dominante cultural do capitalismo tardio, havendo um corte radical no final da dcada de 1950 a partir da debilitao das ideias da modernidade. Uma das caractersticas dessa nova dominante cultural seria o enfraquecimento da noo de historicidade, tipicamente moderna. o momento em que ocorre uma canibalizao aleatria de todos os estilos do passado em um verdadeira cultura do simulacro, que copia um passado ideal que jamais existiu. Dessa maneira, o romance histrico ps-moderno seria diferente do romance histrico tal como pensado por Lukcs: O prprio passado , assim, modificado: o que antes era, no romance histrico, segundo a definio de Lukcs, a genealogia orgnica de um projeto burgus coletivo [...] transformou-se, nesse meio tempo, em uma vasta coleo de imagens, um enorme simulacro fotogrfico. (JAMESON, 1997, p.45) Um interessante contraponto a Jameson pode ser pensado a partir de Eco (1987). O crtico e romancista italiano entende como ps-moderno no uma tendncia de uma poca, mas sim uma maneira de fazer, um estilo. Em sua perspectiva, o ps-moderno surge como uma resposta a negao moderna do passado, voltando a vist-lo com ironia. A ironia liga-se a ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

53

diverso, sendo estes dois, em conjunto, uma das principais caractersticas das obras artsticas ps-1960: a busca de formas de intriga que envolvam os leitores sem necessariamente consollos, mas sim obcec-los. Eco (1987) distingue maneiras de se escrever romances sobre o passado: 1) como pretexto para criao de fantasia, como os romances medievais-fantsticos de Tolkien; 2) como real e reconhecvel, povoado de personagens reais ou fictcios que no contradizem o que se compreende da poca representada, como os romances de capa e espada de Alexandre Dumas; 3) como inspirao para construo de personagens fictcios que, alm de no contradizer a histria, tornam questes do passado mais claras, sendo carregado de conscincia histrica. A essa ltima maneira pode-se pensar o prprio romance de estreia de Umberto Eco, O Nome da Rosa. Ao considerar o gnero no como um simples simulacro do passado, como Jameson, mas sim com conscincia crtica desse passado, Eco entra em consonncia com o que aqui se definiu como romance histrico, principalmente nas noes de autoconscincia crtica da metafico historiogrfica e na conscincia histrica possvel de se depreender desses romances. a partir dessas ideias que aqui se compreende as transformaes pelas quais o romance histrico tradicional passou na segunda metade do sculo XX, culminando no novo romance histrico. Segundo Menton (1993), pode-se considerar um marco da passagem do romance histrico tradicional para o novo romance histrico a obra O reino deste mundo, de Alejo Carpentier, publicado em 1949. Juntamente com outros escritores, como Jorge Luis Borges e Carlos Fuentes, Menton (1993) identifica seis traos que distinguem novo romance histrico: 1) a subordinao da reproduo mimtica da realidade substituda pela conscincia de que impossvel conhecer a verdade histrica, evidenciando paradoxalmente a histria como cclica e imprevisvel; 2) a distoro consciente da histria oficial atravs de omisses, exageros e anacronismos; 3) os personagens principais so agora personagens histricos destacados; 4) entram os comentrios do narrador sobre o processo de criao artstica, a metafico; 5) a intertextualidade, moda tanto no campo terico quanto entre os romancistas; 6) os conceitos bakhtinianos de dialogia, carnavalizao, parodia e heteroglosia se tornam constantes, que em ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

54

conjunto ajudam a corroborar a ideia de que a realidade e a verdade histrica so impossveis de se conhecer. Sobre as possveis causas dessa transformao do gnero, especialmente no caso latinoamericano, Menton (1993) considera que o florescimento do novo romance histrico a partir dos anos 1970 se deve proximidade dos 500 anos do descobrimento da Amrica, o que permitiu uma revisitao crtica do passado colonial da Amrica Latina. Outras conjunturas histricas na Amrica Latina podem ter contribudo para esse despertar de conscincia histrica no romance, como a Revoluo Cubana, que reavivou o esprito revolucionrio latino-americano, e a ascenso de ditaduras militares, que permitiram uma releitura do passado como forma de escapismo. A esta reviso do passado como caracterstica do novo romance histrico deve -se acrescentar o aspecto de afirmao identitria:
En Amrica Latina, la nueva novela histrica revisa el tiempo ido, con animo de esclarecer, develar matices, releer y reescribir un pasado, que bajo las perspectivas de la actualidad histrica en este continente, se manifiesta como una bsqueda de reafirmacin de la identidad latinoamericana. (MARCELO PREZ, 1993, p.7)

O romance O mundo Alucinante, de Reinaldo Arenas, entra dentro desse contexto de renovao do romance histrico. Para Menton (1993), Arenas um dos principais integrantes do grupo de escritores latino-americanos que trabalharam com as renovaes propostas pelo novo romance histrico.

O mundo alucinante, de Reinaldo Arenas: caractersticas gerais


Reinaldo Arenas (1943-1990) nasceu em Aguas Claras, na Provncia do Oriente, em Cuba, morando posteriormente na cidade de Holguin. Em 1963, foi para Havana e posteriormente ingressou na Faculdade de Letras da Universidade de Havana sem concluir. Em 1964, comeou a trabalhar na Biblioteca Nacional Jos Mart. Em 1966, ganhou primeira Meno Honrosa no concurso promovido pela Unio Nacional dos Escritores Cubanos pelo romance O mundo alucinante, sendo que nesse ano nenhuma obra recebeu o primeiro prmio. ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

55

Sua vida marcada por conflitos com o regime castrista. Em 1967, assumiu sua homossexualidade. Saiu da Biblioteca Nacional para trabalhar como editor do Instituto do Livro de Cuba. Posteriormente, foi jornalista na revista literria La Gaceta Cubana, at ser preso em 1973. Em 1980, conseguiu ir para os Estados Unidos no evento conhecido como xodo de Mariel, fixando residncia em Nova York. Descobriu ser portador do vrus HIV em 1987, suicidando-se em 1990. O mundo alucinante pode ser considerado a obra-prima de Reinaldo Arenas. Nele, narra-se a histria do frade mexicano Servando Teresa de Mier, figura importante da Revoluo Mexicana, ocorrida no incio do sculo XIX. Servando Teresa de Mier era doutor em teologia e frade da Ordem dos Dominicanos. Causou a ira das autoridades coloniais com um discurso em que contestou a apario da Virgem de Guadalupe, um dos mitos legitimadores da colonizao espanhola no Mxico. Condenado pela Inquisio ao exlio na Europa, a narrativa descreve, em ritmo alucinante, as diversas peripcias do frade em suas fugas e peregrinaes pela Europa e Amrica em pases de grande eferverscncia poltica, como a Frana, a Inglaterra e os Estados Unidos, que marcaram o inicio do que a Histria oficial identifica como Histria Contempornea. O romance marcado pelo conflito histrico de independncia do Mxico em meio as ideias da Ilustrao com o protagonista se desiludindo com processo revolucionrio ao perceber as falhas do sistema que ajudou a construir. H uma srie de elementos que permitem identificar o romance no s como pertencente ao gnero do romance histrico mas tambm como pertencente ao que se denomina novo romance histrico. O primeiro elemento importante a se considerar que o romance remete a um momento histrico preciso e reconhecvel que est no passado do prprio momento de produo: retrata o fim do sculo XVIII e inicio do sculo XIX, dentro dos contextos das revolues inglesa, francesa, estado-unidense e mexicana. Os espaos em que ocorrem a narrao so historicamente identificveis, como a Espanha, Portugal, Itlia, alm das j referidas Inglaterra, Frana, Estados Unidos e o prprio Mxico. O protagonista uma figura histrica importante dentro da Histria Oficial do Mxico, o que permite considerar que O mundo alucinante se aproxima das abordagens do novo romance ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

56

histrico. Outros personagens reais aparecem, como Alexander von Hulboldt, Madame Stel, Simn Bolivar, Jos Iturbide, Benjamin Constant, entre outros. Segundo Pulido Herraes (2004), pode-se identificar como apoio documental do romance as Apologas e Memrias do frade Servando Teresa de Mier, que sero a base pardica do romance, e a biografia Fray Servando, de Artemio de Valle Arizpe, muitas vezes referenciados no prprio texto atravs da incorporao estratgica de uma prtica do discurso historiogrfico de se apoiarem em documentos e referncias. Contribui para o arcabouo histrico do romance a obra La expression americana, de Lezama Lima. A retrica hiperblica uma constante durante toda a narrao, rompendo com o realismo do sculo XIX atravs do grotesco, do fantstico e do inverossmil. A hiprbole, de maneira como Reinaldo Arenas a utiliza, muitas vezes reveste-se de um duplo sentido irnico, ao mesmo tempo cmico e crtico, como Eco (1987) aponta a utilizao da ironia na psmodernidade. Esse recurso entra como maneira crtica de lidar com o momento representado no romance ao mesmo tempo que diverte, um elemento caracterstico do novo romance histrico:
() as, la hiprbole sirve para parodiar y satirizar una realidad de finales del XVIII y comienzos del XIX: mundo donde est presente la irracionalidad del poder, sea poltico o religioso, sea en un tiempo colonial o tras la revolucin de independencia mexicana (PULIDO HERRAES, 2004, p.89)

As mltiplas vozes que narram, sejam na primeira, na segunda ou na terceira pessoa, revisitam acontecimentos j narrados, abrindo novas interpretaes, rompendo com a narrativa histrica, que traz somente uma nica verso dos fatos. Tal caracterstica permite pensar o romance dentro da noo de metafico historiogrfica de Hutcheon (1991). No prlogo escrito por Reinaldo Arenas em 1980, o escritor considera que Histria Oficial, ao tentar submeter a realidade do passado, enxerga [...] desde um s ngulo ('o realista'), deixa logicamente de perceber a realidade completa.(ARENAS, 2000, p.18). A autoconscincia da impossibilidade de abarcar a totalidade do passado alia-se assim no a tentativa de abarcar todas as realidades, mas pelo menos algumas delas atravs de sua imaginao. A partir da pardia das Apologas e Memrias do frade Teresa de Mier, a trama tecida no esquema de aventuras, com deslocamentos espaciais, viagens por pases estrangeiros e descries ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

57

mais ou menos pitorescas dos costumes dos pases visitados. O tempo histrico segue os acontecimentos tais como registrados pela Histria, mas o elemento irnico despoja esses acontecimentos de valor histrico concreto. Ainda que o romance siga os acontecimentos na ordem cronolgica, o que se percebe uma narrao circular de perseguio-crcere-fuga-viagem, um tempo cclico em que o tom hiperblico acrescenta, paradoxalmente, o imprevisvel. Como Menton (1993) aponta, comum na conscincia histrica depreendida dos novos romances histricos esse tempo circular, o que aproxima essas narrativas do tempo mtico em detrimento do tempo teleolgico e profano. A partir dessas caractersticas gerais, para melhor compreender como ocorre as relaes entre a Histria e a Literatura em O Mundo Alucinante, fez-se um duplo recorte: primeiro, buscouse identificar a relao intertextual que ocorre entre o personagem histrico do frade Teresa de Mier e personagem literrio construdo por Reinaldo Arenas; depois, buscou-se apontar como os acontecimentos histricos registrados pela Histria oficial foram representados no romance. Frade Servando Teresa de Mier: personagem histrico e literrio Frade Teresa Servando de Mier (1763-1827) pode ser caracterizado historicamente como um [] tpico representante criollo, cujo protagonismo alia conceitos da modernidade ilustrada com seus ideais racionais cientficos, ao arcabouo cultural e espiritual vivido pelo Mxico colonial (ROCHA, 2009, p.1). Nasceu na cidade de Monterrey em meio aos anos de ebulio que conduziram a Nova Espanha autonomia. Escritor, poltico e historiador, foi um dos grandes idealizadores da Independncia Mexicana. Alm de descender da alta estirpe criolla mexicana, alegava nobreza indgena ao se dizer herdeiro de Cuauhtmoc, ltimo soberano asteca, fixando para si a identidade ideal mexicana de sntese do elemento europeu com o indgena. Aos 17 anos, ingressou na ordem de So Domingos , na Cidade do Mxico, onde estudou Filosofia e ordenou-se sacerdote. Aos 27 anos, doutorou-se em Teologia pela Real e Pontifcia Universidade do Mxico. Foi um renomado pregador, conhecido como voz de prata, tendo feito um discurso no funerais de Hernan Cortez que lhe rendeu grande prestgio. ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

58

Em 12 de setembro de 1794, proferiu o famoso Sermo Guadalupano diante do Vice Rei Marqus de Bracinforte e do arcebispo Alonso Nuez de Haro. Nesse discurso, Rocha (2009) j percebe os primeiros indcios de um questionamento mais profundo por parte do frade sobre as condies das colnias hispano-americanas. O discurso foi um ataque ao mito da apario da Virgem de Guadalupe visando um reviso da validade dos objetivos polticos e econmicos da Espanha em relao as suas colnias, que ideologicamente se legitimava pela misso evangelizadora. Por esse discurso, o frade foi expatriado para a Espanha em 1795. Sua estada na Europa foi marcada por sucessivas fugas, peregrinando pela Espanha, Portugal, Itlia, Frana, Inglaterra e, j na Amrica, Estados Unidos. Entrou em contato com grandes personalidades da poca. Considerando-se como um continuador do pensamento de Bartolomeu de Las Casas, que defendeu a causa indgena no incio do processo de colonizao, Servando Teresa de Mier foi uma voz da conscincia americana na Europa. Uma de suas obras mais importantes a Histria de la Revolucin de Nueva Espaa, publicada em 1813, trabalho em que Servando se vale da incipiente cincia histrica como arma de legitimao da autonomia da Hispano-Amrica. Essa obra
[] o primeiro trabalho sobre a histria de revoluo da Nova Espanha, servindo tambm de panfleto para convencimento dos leitores europeus da necessidade de libertao poltica e administrativa das Amricas e no meramente de sua prpria terra natal. (ROCHA, 2009, p.6)

Em 1817, Servando volta para o Mxico juntamente com Javier Mina em uma expedio para tomar o controle de Soto la Marina. A invaso fracassa e Mier novamente preso. No perodo de 1817-1820, debrua-se sobre seus escritos e organiza os textos que formam Apologa e Memrias. Em 1822, aps a Independncia do Mxico, Servando retorna sua ptria e assume um lugar no Congresso Nacional. Foi um rduo crtico da politica estabelecida no Mxico psindependncia. Morreu em 1827 sendo visto como um ancio ilustre, um respeitado pedagogo e um visionrio da independncia Como j escrito anteriormente, a partir de Apologia e Memrias que Reinaldo Arenas escrever seu romance. Pulido Herraes (2004) aponta o romance O Mundo Alucinante como um ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

59

palimpsesto, um papiro em que o texto original foi apagado para dar lugar a outro, em que frases literrias so encontradas em ambos, com referenciais ou no, mas com uma potica distinta no romance, caracterizada pela tradio do excesso que remonta Gargantua e Pentagruel, de Rabelais. Redigidos aps 24 anos de perseguies, Apologia e Memrias so textos que seguem o gnero autobiogrfico. Possuem o objetivo de construir uma imagem monumental de seu autor, inserindo-se na histria em curso como um heri. O personagem que aparece nesses textos dotado de um grande ego, uma forte capacidade inventiva e construdo como uma inocente vitima das contingncias de seu tempo. No campo disciplinar da Histria, esses documentos foram interpretados de duas maneiras: [] como testemunho de um homem de ao e evocava um sujeito principalmente ressaltando-se suas aventuras, faanhas escapistas e repercusses das aes empreendida pelo mexicano, ou ora o descrevia como um louco com larga tendncia fantasia, cujos escritor deviam ser lidos risonhamente. (CUNHA, 2009, p.8) Reinaldo Arenas ir trabalhar intertextualmente com os textos Apologia e Memrias de Servando Teresa de Mier parodiando a imagem que o frade elabora de si mesmo como algum ingnuo atravessado pelas circunstncias e pelo poder. Pardia feita no sentido que Hutcheon (1985) atribui noo, de uma imitao que causa um inverso irnica com distncia crtica do texto original. Dessa maneira, o romance representar Apologas e Memrias, mas com uma distncia crtica estabelecida atravs da hiprbole fantstica e grotesca. No romance, a parte da narrao que trata o sermo sobre a Virgem de Guadalupe pronunciado pelo frade Servando em 12 de dezembro de 1794, marcado por essas caractersticas. A elaborao do discurso um trambolho a que foi incumbido o personagem por ser o melhor pregador do Mxico, como se fica sabendo no captulo V, Do conhecimento de Borunda atravs da voz do prprio personagem. nesse captulo que o Frade Servando conhece Borunda (que realmente existiu), que ajuda na elaborao do discurso. A hiprbole e constante nesse encontro, como nas imagens desencadeadas no momento que Borunda, ao explicar para Servando sua hiptese de que a ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

60

imagem de Nossa Senhora de Guadalupe era anterior ao perodo de colonizao, enfia o protagonista em sua gigante boca por ele duvidar de suas ideias:
[] ento Borunda abriu mais a boca e me enfiou a cabea dentro dela, e assim pude ver-lhe a campainha rodeada de morcegos que voavam desde o vu palatino at a lngua, pousavam nos dentes dando guinchos suaves e depois se perdiam, alojando-se no mais escuro da garganta, onde se perduravam nas paredes do palato e dormiam ao som do ofego do dona da vivenda, ofego que algumas vezes era to forte que os balanava e expelia pelas janelas do nariz. (ARENAS, 2000, p.57)

No pronunciamento do discurso sobre a Virgem de Guadalupe, narrado na terceira pessoa, percebe-se a pardia da imagem de Servando como a voz de prata, um orador que a todos arrebata, um iluminado ingnuo que, sem saber, acaba por confrontar os poderes vigentes. O resultado desse discurso ser a sua expatriao para a Europa, local em que Servando passar por diversas aventuras no esquema perseguio-crcere-fuga-viagem:
[] Fr. Servando luziu mui grandioso quando bateu o p com fora atrs do altar para impor o necessrio respeito. E muitas damas desmaiaram ante aquela prova de viril hombridade. Senhor, disse Fr. Servando. E comeou o sermo em meio a um silncio de morte. E a sua palavra foi um longo combate entre os antigos deuses e as novas lendas. E nessas palavras reviveram os mosqueados e incompreensveis cdices [de Borunda] que Servando no chegara a ler. E o arcebispo engoliu o anel quando o pregador ps em dvida a apario da Virgem de Guadalupe tal como referiam os espanhis e transladou a tempos remotssimos [] (ARENAS, 2000, p.62)

Outro momento em que a figura de Servando representado a partir da pardia da imagem presente nos textos de Apologa e Memrias na fuga de Servando da priso de Los Torbios, em 1804, no captulo XXIV, Da priso de Los Torbios. O agrilhoamento do frade. Aps a narrao de um fantstico acorrentamento do frade, em que todo o seu corpo ficou coberto de correntes, surge a imagem de Servando como gnio iluminado, que mesmo atravessado por todas as contingncias do poder, incapaz de ser contido:

Incapaz e aprisionar. Isso porque o pensamento do frade era livre. E, saltando as correntes, ultrapassava, leve e sem travas, as paredes, e no deixava nem um momento de maquinar fugas e de planejar vinganas e
ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

61

Mesmo coberto pelas correntes, a figura do frade impe medo aos seus carcereiros, que traziam mais e mais correntes para tentar deter a audcia e bestialidade do frade. Em tom hiperblico e surreal, a cela acaba por ruir e Servando, em meio a um bola de correntes, comea a rolar, destruindo toda priso:

libertaes. (ARENAS, 2000, p.201)

At que chegou o momento: os aterrorizados guardas ouviram o ranger e refugiaram-se, abraados, nas celas mais baixas. Depois, ouviram de novo o novo ranger, e seguiram refugiando-se. E logo se ouviu um estalido das paredes, um estalido do piso e um estalido em toda a priso. Era o peso das correntes do frade que, afinal, pusera abaixo todo o crcere, que j no resistia. [] Assim foi rodando aquela massa de ao andar por andar, at transformar em ps todas as galerias e deitar por terra as infernais celas, ate chegar ao andar inferior e esmagar, de um s gole, todos os temerosos carcereiros. (ARENAS, 2000, p.202-203)
Outro texto que pode ser apontado como operando de maneira intertextual no romance o de Lezama Lima, La expressin americana, que ilustra o sculo XIX atravs de uma srie de figuras romnticas frustradas. Frade Servando Teresa de Mier e nele representado, segundo Herraes (2004), como o americano rebelde exilado que, a partir da Europa, reivindica a liberdade americana no alimentado pelo imaginrio da Revoluo Francesa. Como um selvagem ilustrado, Servando pensado como um americano que explora a Europa com um olhar crtico de desgosto para as sociedade do Velho Mundo. Aps fugir da priso de Las Caldas, a primeira priso em que Servando foi encarcerado na Espanha, o protagonista rumou para Madri. O captulo XVIII, Do que a vila de Madri, especialmente interessante para pensar a conscincia crtica presente no personagem em relao ao Velho Mundo como representado no texto de Lezama Lima. Uma das primeiras impresses do personagem sobre a cidade uma citao da Apologa: ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

62

Pois, falando do que a vila de Madri, j se supe a desordem, angustura, maranha e tortuosidade de ruas, sem passeio nenhum, nem o h em parte alguma em Espanha seno na rua Ancha de Cdis, e com to poucas rvores que para cont-las sobram dedos das mo. (ARENAS, 2000, p.110)3
Ao caracterizar os habitantes, o tom de repulsa do personagem no deixa de descambar para o cmico:

Em geral se diz que os filhos de Madri so cabeudos, nanicos, nadegudinhos, balbuciantes, pois que no existe na terra povo mais sujo e corrompido. To corrompido, que a Roma de Nero, comparada com a corte de Espanha, bem se poderia qualificar de cada de Deus e todos os santos. (ARENAS, 2000, p.111)
Os aspectos morais de Madrid percebidos por Servando deixam de maneira implcita a ideia de que a metrpole no serve de modelo e no possui superioridade em relao as suas colnias:

Esta a gente natural do pas, Gente sem educao, insolente, folgaz, em uma palavra, espanhis ao natural, que com uma navalha ou algumas pedras despacham a pessoa se mister depois de mil sem-vergonhices. (ARENAS, 2000, p.114)
A Histria Oficial e sua representao no romance O Mundo Alucinante O recorte temporal que se percebe dentro do romance O Mundo Alucinante, entre final do sculo XVIII e incio do sculo XIX, caracterizada por Hobsbawn (2006) como a Era das Revolues, perodo de crise do Antigo Regime que resultar nas duas revolues que daro forma ao mundo capitalista contemporneo: a Revoluo Inglesa, de cunho econmico, e a
3 O que est entre aspas referenciado no texto como pertencente ao Apologa, de frade Servando Teresa de Mier.

ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

63

Revoluo Francesa, de cunho poltico. o momento de auge das ideias Iluministas, representadas por escritores como Voltaire, Diderot e Rousseau. No contexto da Hispanoamrica, o momento de crise do sistema colonial e de incio do processo de independncia. Com paradigma econmico, a Revoluo Inglesa fornece os modelos que rompem com as estruturas econmicas tradicionais: a fbrica e a ferrovia. Os cercamentos colocam fim a uma economia feudal milenar de cultivo comunal, gerando mo de obra e aumentando a populao das cidades. Centrada especificamente na indstria txtil, o sistema fabril ingls comea a produzir em larga escala, deixando de trabalhar sob demanda para gerar seus mercados. Os capitais excedentes do sistema fabril era reinvestidos em bens de capital, especialmente as ferroviais, que tornavam a produo mais rpida. A Inglaterra, nesse perodo, domina o mercado mundial, seja por guerras, incitamento de revolues ou por seu domnio imperial. J a Revoluo Francesa o paradigma poltico da incipiente sociedade capitalista, fornecendo o modelo de revoluo e de ideias que estaro presentes na formao dos estados nacionais de todo o mundo. Ao contrrio da revoluo nos Estados Unidos, a Revoluo Francesa no foi um fenmeno isolado: foi uma revoluo social de massa e ecumnica, pois seus exrcitos partiram para revolucionar o mundo. No foi liderada por um partido ou movimento organizado e no teve lderes at a figura ps-revolucionria de Napoleo. O que lhe deu unidade foi um grupo social, a burguesia, e um consenso de ideias, numa combinao de liberalismo clssico com Iluminismo moderado. Para a compreenso do captulo XXV, Da minha sada para Portugal, o contexto do conflito entre os interesses capitalistas da Inglaterra e da Frana importante. A Frana, aps passar pelas turbulncias revolucionrias que culminaram na ascenso de Napoleo, entrou em um conflito militar com a a maior potncia econmica do perodo, a Inglaterra, conflito este que se estendeu pelas duas primeiras dcadas do sculo XIX. Aps o frade Servando fugir da priso de Los Torbios, ele cai em meio a Batalha de Trafalgar, batalha em que a esquadra francesa, aliada da esquadra espanhola, enfrentou a esquadra inglesa, comandada pelo Almirante Nelson. Tal batalha ocorreu em decorrncia da expedio francesa que pretendia invadir a Gr-Bretanha. A batalha, narrada na voz de frade Servando, permeada ao mesmo tempo pela confuso ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

64

do protagonista e sua viso cmica sobre os espanhis: E por um momento no sei ouviu mais que aquele estrondo que parecia chegar dos infernos, at ento desconhecidos por mim... [] Eram trs interminveis frotas mui bem alinhadas: a Frota Real Inglesa, a Frota dos gachupines e a Frota francesa. E estas duas ltimas comearam a disparar contra a primeira. Mas eis que a esquadra inglesa enfia os seus canhes na direo de onde vem os disparos, e a Frota espanhola totalmente dizimada, no sem antes ter iado as bandeiras nacionais para pod-las baixar correndo em sinal de rendio (que assim so os ardilosos e covardes espanhis na guerra). (ARENAS, 2000, p.205) O cmico no fica reservado somente aos espanhis. A batalha, que resultou na derrota da Frana, teve o custo pelo lado ingls da vida do Almirante Nelson. O frade Servando presencia a morte do Almirante, marcado por um enorme miado. Para o frade, tal miado no seria permitido na Frota Real Inglesa: [] todos os marinheiros morriam em silncio, e, quando os tubares lhes cravavam a boca de mil machados, no diziam mais que Deus salve o Rei (que por outro lado no corria nenhum perigo), e as feras encarregavam-se de que ele no se salvassem... (ARENAS, 2000, p.206) O interessante que esse acontecimento histrico, registrado na Histria Oficial como uma importante batalha do Perodo Napolenico, totalmente minimizada pelo frade por uma questo pragmtica: as tbuas dos navios destroados servem para ele se segurar e seguir at Portugal. Ressalta-se a que a interpretao unidirecional da histria, que pensa os eventos contendo um significado, que no romance de Reinaldo Arenas minada pela perspectiva de um indivduo que faz parte do acontecimento: Mas o importante para mim no foi aquele estouro de quadras, nem as centenas de naves que foram parar no fundo do mar, nem os clamores de Deus salve o Rei dos marinheiros que j no tinham salvao. O importante para mi foi que pude segurar-me a uma das tbuas flutuantes, que se tinham desprendido das flamejantes naves recm-submersas. (ARENAS, 2000, p.206) Segundo Guazzeli (2001), no contexto da Amrica hispnica o final do sculo XVIII foi ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

65

momento de crise do sistema colonial. Foi uma crise econmica, pois o processo de explorao das colnias pela atrasada metrpole espanhola no dava mais conta da incipiente dinmica do capitalismo industrial, e tambm poltica, marcada por uma srie de ineficincias da Espanha em governar suas colnias. A influncia das ideias da Ilustrao e da Revoluo foram assimtricas na HispanoAmrica. As ideias ilustradas no foram aqui compreendidas como capaz de transformar a velha ordem, mas garantir, atravs da modernizao, a ordem vigente. Muito mais que o modelo francs de revoluo, chamou a ateno das elites o modelo americano de revoluo por no representar novidades que colocassem em rico a dominao do criollos. No romance, frade Servando vivencia os momentos de ascenso de Napoleo ao poder, ainda que no se especifique nenhum acontecimento histrico na narrativa. O interessante a reao inicial do protagonista frente ao que est ocorrendo no captulo XXI, Das contradies do frade: [...]irrompeu Napoleo e com grande alarido deps reis, despachou bispos e nobres... E eu, que vi tudo isso, senti-me mui entusiasmado e identifiquei-me de pronto com o sistema, que parecia mui conveniente. (ARENAS, 2000, p.179) Napoleo, figura que encarnar os ideais revolucionrios para a gerao do Romantismo, percebido pelo frade como um ladrozinho. Servando nota que, aps as agitaes, tudo voltou a mesma situao: Ademais, vi, com mesmo, que as mesmas pessoas de antes da revoluo, e as que dela se tinham aproveitado, tornavam a ocupar cargos importantes, assim como os mais macabros do clero ocupavam parquias e eram nomeados bispos. Vi, pois, que ascendia de novo todo o lixo, aproveitando que o rio estava outro vez revolto. (ARENAS, 2000, p.179)

Com sua viso crtica frente ao Velho Mundo, o frade Servando percebe que o modelo da Revoluo Francesa no serve para os propsitos de independncia da Hispano-Amrica. Tal concluso no conservadora, como foi no caso das elites criollas, mas sim uma percepo que tal revoluo nada mudou. E o captulo conclui com um tom desencanto com a poltica e reprovao, em meio a ironias, ao povo francs:

ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

66

Ento vi que tudo fraude no mundo poltico. E senti grande compaixo pelos francs. Pobre povo! E certamente nunca vi um mais leviano, mutvel e ftil que o povo da Frana. Basta para arrast-lo falar-lhe poeticamente e mesclar, por um lado, algumas agudezas, que so seu dolo, e, por outro, o seu contrrio, o ridculo, que o que mais teme, L os homens so como as mulheres, e as mulheres como as crianas.(ARENAs, 2000, p.180)4 Tratando especificamente do contexto da Nova Espanha, atual Mxico, a primeira coisa a se apontar como relevante que ela era a colnia espanhola mais rica. O processo de independncia mexicana se inicia em 1808, quando uma conspirao palaciana retira o rei Carlos IV do poder e coloca seu filho; a seguir, os exrcitos napolenicos invadem a Espanha e foram a abdicao do rei. Jos Bonaparte colocado no trono, gerando insuspeita e resistncia pela populao espanhola. Na Amrica, formam-se os Conselhos de Regncia, que no conseguem angariar para si o poder simblico que possua a autoridade do rei. Guazelli (2001) aponta que o processo de independncia mexicana passou por duas fases: 1)1810-1815, com levantes cabildos sem apoios externos, caraterizada pela radicalizao; 2)18151824, momento em que ocorre resistncia ao restabelecimento do absolutismo nas colonias, caraterizado pelas mobilizaes cuidadosas da elite com o grupos dominados. O acontecimento que marca a primeira fase, o movimento radical liderado pelo padre Miguel Hidalgo em 1810, chega ao conhecimento do frade Servando no romance, j residindo na Inglaterra, por uma conversa com padre White aps Servando terminar de redigir o seu A histria da revoluo na Nova Espanha, que com ele pensava invadir a Amrica. No captulo XXVII, Das novas amizades do frade e sua escapada para a Amrica, temos, na narrativa com a voz do protagonista, sua opinio sobre o acontecimento:
[] soube que o Padre Hidalgo se insurgira no Mxico e que o fizera com quinze homens e uma mulher e j tinha atrs de si mais de quinze mil homens. E isto, em verdade, me entusiasmou muito e despertou ainda mais as ideias invasoras... Soube tambm que o padre Hidalgo fora fuzilado pelos gachupines, mas isto no tinha tanto importncia. (ARENAS, 2000, p.222)

4 O que est entre aspas referenciado no texto como pertencente ao Apologa, de frade Servando Teresa de Mier.

ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

67

O exemplo de Hidalgo , para o personagem do romance, mais importante que as consequncias do acontecimento, que resultaro no aprisionamento e fuzilamento do lder do movimento, pois demonstra uma ttica e o desejo de sublevao dos mexicanos. A partir de Blanco, frade Servando conhece Javier Mina, com quem planeja invadir o Mxico. A segunda fase do processo de independncia do Mxico, caracterizado pela moderao, teve como nica amea rebelde a da invaso de Javier Mina, que, segundo Guazelli (2001), era um liberal descontente que desembarcou com uma expedio na costa para lutar pela independncia, sendo preso e executado . No romance, tal expedio comandada por Servando aps uma srie de confuses no territrio dos Estados Unidos junto com Javier Mina. O captulo XXIX, Da invaso, narra, na voz de Servando, a invaso do povoado de Soto la Marina e a sua defesa at o sufocamento da rebelio. Inicialmente, frade Servando se dirige ao povo de Soto de La Marina para incit-los a revolta, representando a imagem pardica do voz de prata:
Assim foi que trepei ao tronco duma palmeira e comecei a falar. Digo-lhes que eu acetei este partido (o da independncia) porque assim mais depressa acabar a efuso de sangue que pelo Mxico e por toda a Amrica se derrama em torrente inteis; porque a emancipao j irreversvel. Por mais que a Europa tente impedi-la, vinte milhes de homens que querem se livres sero apesar do mundo inteiro...(ARENAS, 2000, p.204)5

Frente ao discurso de Servando, o povo apoia a causa da independncia. Servando lidera uma investida ao interior do Mxico, logo repelida pelas foras realistas, que apoiavam o poder institudo. Dessa maneira, as foras de Servando recuam para forte de Soto de la Marina. A narrao da defesa do forte marcada pela hiprbole que perpassa todo o romance, demonstrando que Servando e seus sublevados buscaram resistir de todas as maneiras:
E por ltimo, e no tendo nada que arrojar-lhes, comeamos a caar abutres, e tomando-os pelas patas os lanvamos contra a cabea dos atacantes. Mas tambm estes projteis se foram esgotando, de modo que chegou um momento em que no se via nem um abutre no cu de Soto de la Marina. E os soldado gachupines continuavam a avanar por sobre as aves rebentadas. (...) E camos prisioneiros. (ARENAS, 2000, p.242)
5 O que est em aspas referenciado no texto como pertencente a carta do frade Servando Teresa de Mier enviada ao frade Pascual de Santa Mara,

ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

68

Aps a independncia do Mxico, e passado o perodo em que Iturbide foi empossado Imperador, em 1824 constituda a Repblica Federativa do Mxico. Abandonou-se o centralismo e estabeleceu-se os direitos dos estados e dos governos regionais independentes. Frade Servando, opositor desse sistema, ainda assim se tornou deputado da provncia de Nova Leo, assumindo lugar no Congresso Nacional. Esse momento representado no romance no captulo XXXIV, Na estao da calma. o capitulo em que ocorre o clmax do romance. Servando, acompanhado do poeta Jos Mara Heredia (a Histria no registra que os dois tenham se conhecido, ainda que, segundo o prefcio escrito por Reinaldo Arenas em 1980, os dois se aproximam por terem vivenciado experincias semelhantes), observa uma procisso em homenagem a Virgem de Guadalupe em que participam todas as autoridades da Repblica. O protagonista fica sem ao frente ao que v: Ainda durante um tempo o frade acompanhou o desfile. Depois quis gritar, e faltou-lhe a voz. (ARENAS, 2000, p.280). Aps conversar um pouco com Heredia, volta a revolta do frade frente a procisso:
E viu de novo a grande procisso: os generais aduladores, o clero de sempre junto ao presidente, a dana dos ndios famintos, o povo miservel e delirante, diluindo sua fria em splicas. [] pensou que no conseguia suportar tanta infmia, que se continuasse ali, olhado aquele espetculo, cairia fulminado, que no era possvel resistir a tanto escrnio.(ARENAS, 2000, p.286)

Aps isto, as temporalidades se confundem, ocorrendo inclusive anacronismos, como a referncia ao quadro Grande Noite Estrelada de Van Gogh, at Servando chegar a seguinte concluso:
Ento teve a revelao. Pensou que o objetivo de toda e qualquer civilizao (de toda e qualquer revoluo, de toda e qualquer luta, de todo e qualquer propsito) alcanar a perfeio das constelaes, a sua inaltervel harmonia. - Mas nunca- disse em voz alta- alcanaremos tal perfeio, porque certamente existe algum desequilbrio. (ARENAS, 2000, p.291, grifo nosso)

Alm de representar o momento de consolidao da Repblica Federativa do Mxico, esse trecho revela de maneira explcita a conscincia histrica do romance, que perpassa todo a narrativa e fica claro nesse trecho: a histria segue o templo cclico do mito, ao invs do tempo ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

69

linear da Histria, sendo que a busca revolucionria para a melhoria da sociedade uma busca eterna do homem que nunca se realiza. Tal compreenso do tempo, j apontada aqui com Menton (1993) com uma das caractersticas do novo romance histrico, ganha em O mundo alucinante um aspecto crtico e fatalista frente ao processo revolucionrio, pois ao final de tantas lutas, nada mudou. Frade Servando, o eterno buscador, morre sendo acusado pela voz narrativa da segunda pessoa de que suas batalhas no terminaram, ainda que seja o fim de sua vida:
Porque no conseguirs esquecer que no pudeste implantar a Repblica Centralizada; e tiveste de aceitar, ainda que sob protestos, esse sistema federalista que entorpece tudo, como no cansas de explicar. (ARENAS, 2001, p.299)

Concluso O romance O mundo alucinante, de Reinaldo Arenas, um objeto de anlise que no permite uma nica interpretao. A atividade crtica sobre seu texto deve sempre se levar sempre em conta o paradigma da complexidade ao estar frente a um texto to polissmico que s se deve cercar de maneira poliocular, jamais reduzindo-o a um significado. Buscou-se aqui, ao se refletir sobre as relaes entre Literatura e Histria atravs de um objeto ficcional, uma interpretao sobre o O mundo alucinante que no visou fechar seus significados, mas sim abri-los para a possibilidades interpretativas a partir do duplo recorte sobre a intertextualidade que ocorre entre o personagem histrico e literrio do frade Servando Teresa de Mier e com os dados registrados pela Histria Oficial no romance. Dessa abordagem, pode-se concluir que a relao entre a fico e a realidade vai para alm de uma relao de espelhamento ao mesmo tempo que tambm vai para alm de uma relao de falsidade, pois o escritor estabelece uma tenso crtica em seu romance ao se relacionar com seus referentes, o que corrobora o conceito de fico de Jose Saer (1997). Por fim, no se pensou aqui que o romance O mundo alucinante, atravs de suas estratgias narrativas que subvertem a Histria Oficial ou tradicional, possui uma relao de superioridade em relao a Histria. Fazer isso cair no erro, j apontado com Marcelo Prez (2006), da crtica ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

70

contempornea que acaba por polarizar uma rea, a Literatura, em detrimento de outra, a Histria. O novo romance histrico problematiza a Histria mas no pretende substitu-la. Como j dissertado a partir do pensamento de Ainsa (1996), ainda que similares, Literatura e Histria possuem intenes completamente diferentes com relao aos seus referentes. respeitando as disciplinas que se poder chegar a um verdadeiro pensamento interdisciplinar, como proposto por Edgar Morin, em que as disciplinas, ao invs de se confrontarem, caminham em conjunto na busca de uma melhor compreenso dos fenmenos da realidade. REFERNCIAS AINSA, Fernando. Nueva novela histrica y relativizacin del saber historiogrfico. Revista de Las Casas das Amricas, Habana, Enero-Marzo, 1996. p.9-18. ARENAS, Reinaldo. O mundo alucinante. Rio de Janeiro: Record, 2000. BAUMGARTEN, Carlos Alexandre. O novo romance histrico brasileiro. Via Atlntica, n. 4, out. 2000. p. 168-176. Disponvel em: http://www.fflch.usp.br/dlcv/posgraduacao/ecl/pdf/via04/via04_15.pdf BLOCH, Marc. Apologia da histria ou o ofcio do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. ECO, Humberto. Apostilas a EL nombre de la rosa. Buenos Aires: Lumen, 1987. GUAZZELI, Cesar Barcelos. A crise do sistema colonial e o processo de independncia. In: WASSERMAN, Claudia (org). Amrica: cinco sculos. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2001. p.118-175. HUTCHEON, Linda. A theory of parody. Nova York, Londes: Methuen, 1985. HUTCHEON, Linda. Potica do ps-modernismo: histria, teoria, co.. Rio de Janeiro: Imago, 1991. PULIDO HERRAES, Maria Begoa. El mundo alucinante de Fray Servando Teresa de Mier y la caricatura fantstica de la historia. Clo, v. 4, n. 32, 2004. p.85-104. HOBSBAWN, Eric. A era das revolues: Europa 1789-1848. 20 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2006. ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

71

JAMESON, Frederic. A lgica cultural do capitalismo tardio. In:___. Ps-modernismo: A lgica cultural do capitalismo tardia. So Paulo: tica, 1997. p. 27-79. MENTON, Seymor. La nueva novela histrica de la Amrica latina: definiciones y origenes. In:___. La nueva novela histrica de la Amrica latina. 1979-1992. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1993. p. 29-66. MARCELO PREZ, Carmen. Notas para la deterinacin y estudio de la novela histrica. Islas, Santa Clara, n.106, set./dez. 1993, p.1-10. MARCELO PREZ, Carmen. Una necesaria visin interdisciplinaria en la enseanza de la Literatura y la Historia. Islas, Santa Clara, n.143, jan./mar. 2006. p.38-48. ROCHA, Carolina da Cunha. Frei Servando Teresa de Mier e o exotismo s avessas- o selvagem ilustrado desbrava as terras do velho mundo. Veredas da Histria, v.2, n.1, mar./jun. 2009, p.125. Disponvel em: http://veredasdahistoria.kea.kinghost.net/edicao2/art.4.pdf JOSE SAER, Juan. El concepto de ficcion. Buenos Aires: Espasa-Calpe, 1997.

ISSN 1982-5935 Vol 7 N 1 2013 17 edio

Вам также может понравиться