Вы находитесь на странице: 1из 30

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ncleo de Educao a Distncia - NEAD

Sumrio
Unidade 02
Sade do idoso 1. Processo sade/doena no idoso 1.1. Doenas crnico-degenerativas 2. Demncia no idoso 2.1. Doena de Alzheimer 2.2. Demncia vascular 2.3. Demncia fronto-temporal 2.4. Demncia com corpos de Lewy 3. Atividade fsica e a pessoa idosa 3.1. Aptido fsica, atividade fsica e exerccio fsico 3.2. Avaliao fsica da pessoa idosa 3.3. A prtica esportiva e a prescrio de exerccios 4. Funcionalidade do idoso 4.1. Epidemiologia da funcionalidade 4.2. Avaliando a capacidade funcional Referncias da unidade 02

Universidade de Fortaleza - Unifor

NEAD

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

Objetivo
A unidade 02 tem o objetivo de apresentar a voc as patologias que mais acometem o idoso no Brasil e discutir sobre os processos de demncia que ocorrem durante o envelhecimento. Alm disso, voc ir avaliar a funcionalidade da pessoa idosa, bem como conhecer os benefcios e limitaes da prtica da atividade fsica por eles, identificando o que relevante em sua alimentao. Acompanhe e entenda melhor sobre todos os elementos que compem, no mbito da sade, a vida do idoso. Bom aprendizado!

1. Processo Sade/Doena no Idoso


O conceito de sade da Organizao Mundial de Sade (OMS) como sendo o estado de completo bem-estar fsico, psquico e social, e no somente a ausncia de doenas ainda persiste, contudo, para que se mantenham nveis timos de sade necessrio que sejam levados em considerao recursos de diversos setores como educao, alimentao, infraestrutura sanitria e habitacional, incentivos ao trabalho, promoes ao estilo de vida saudvel com atividades de lazer e cuidados com o meio ambiente. Quando pensamos em sade do idoso, devemos pensar em estratgias para mantlo com um estilo de vida ativo, por isso importante que os profissionais de sade que lidam com pacientes idosos consigam fazer a distino entre as alteraes fisiolgicas relacionadas ao processo do envelhecimento conhecida como senescncia das alteraes patolgicas do envelhecimento ou senilidade, embora fazer essa distino seja uma tarefa difcil para muitos.

Lembrando
Anteriormente estudamos as mudanas fisiolgicas que ocorrem durante o envelhecimento, as transformaes epidemiolgicas nas principais patologias que causam mortalidade no idoso nas ltimas dcadas e como, no Brasil, a sade do idoso est tendo respaldo legal quando, atravs do Estatuto do Idoso, foi dada ateno integral a isso pelo Sistema nico de Sade (SUS), assim como a Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa. Alm da caderneta do idoso, criada pelo governo federal, onde so registradas informaes sobre as condies de sua sade com acompanhamento de sua evoluo, diversas cartilhas de orientaes para o idoso tm sido confeccionadas por governos municipais e estaduais bem como aes de promoo e preveno sade.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

No novidade para ningum que o idoso quem mais consome os servios de sade. Portador de doenas crnicas, geralmente mltiplas, que duram vrios anos, gerando um quadro de morbimortalidade e que exigem tratamento multidisciplinar, o idoso ainda o detentor da maioria das internaes hospitalares e do maior tempo de ocupao em leitos do que o de outras faixas etrias, sem que isto se reverta em seu benefcio. Todos esses fatores geram um alto custo direto como: honorrios mdicos, exames complementares, dirias hospitalares, medicamentos , alto custo indireto como, por exemplo, o impedimento temporrio do trabalho por parte de um acompanhante ou um alto custo chamado de intangvel como a alta carga psicolgica e o prejuzo gerado em seu bemestar que, no caso do idoso, elevado e, muitas vezes, irreversvel. (ARAJO, 2006).

Importante
A maior vulnerabilidade ao aparecimento de doenas em um corpo que envelhece no faz com que velhice seja sinnimo de doena. O prprio fato da maioria das patologias que acometem o idoso terem um carter crnico pode fazer com que alternativas que gerem a independncia e a autonomia sejam implementadas.

1.1. Doenas crnico-degenerativas As doenas crnico-degenerativas que acometem o idoso, no Brasil, tm como principais representantes: Doenas isqumicas do corao; Cncer; Acidente vascular enceflico; Diabetes mellitus; Doena pulmonar obstrutiva crnica e pneumonia; Mal de Alzheimer e outras demncias; Perda de audio; Hipertenso arterial; Osteoartrose; Catarata.

Doenas isqumicas do corao

Observao
As doenas isqumicas do corao fazem parte do grupo de patologias cardiovasculares que mais causam bitos, juntamente com o Acidente Vascular Enceflico (AVE) Isqumico, chegando a 75% das mortes por doenas cardiovasculares. As principais doenas isqumicas do corao so o Infarto Agudo do Miocrdio (IAM) e a Angina Pectoris. Tais alteraes so causadas por um processo aterosclertico constituindose em uma importante causa de morte nos pases desenvolvidos e tambm naqueles em desenvolvimento. (SANTOS et al.,2008).
Universidade de Fortaleza - Unifor 4

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

A aterosclerose humana um processo crnico e sistmico, caracterizado pelo estreitamento do lmen arterial, pela deposio de gorduras e formao de placas lipofibrticas. (SASAKI; SANTOS, 2006). Quando o fluxo sanguneo arterial totalmente impedido, os tecidos que so servidos pela artria se tornam suscetveis, pela ausncia de oxignio, a danos isqumicos, os quais podem ser irreversveis. O desenvolvimento e a progresso da aterosclerose so complexos, pois as leses aterosclerticas resultam de interaes tempo que so dependentes de produtos genticos de mltiplos caminhos biolgicos. Tudo isso se torna mais complicado pela modulao da expresso da doena por numerosos fatores de risco. (HEGELE, 1996). Segundo Luz e Favarato (1999), dentre os numerosos fatores de risco para a aterosclerose podem ser citados: hipertenso arterial, idade avanada, histria familiar, gnero masculino, Diabetes mellitus, dislipidemia, tabagismo, obesidade, sedentarismo e alguns agentes infecciosos. Segundo eles, uma observao significativa tem sido a do agrupamento dos fatores clnicos.

Importante
O consagrado estudo de Framingham veio como uma das primeiras coortes onde foi demonstrada a importncia de alguns fatores de risco para o desenvolvimento de doena cardaca e cerebrovascular. (POLANCZYK, 2005).

Cncer Um dos fatores de risco mais importante para o aparecimento de neoplasias o envelhecimento, visto que 2/3 destas so diagnosticadas aps os 65 anos de idade com mortalidade superior a 80%, tornado-se um problema de Sade Pblica, pois uma das doenas crnicas que continuam a crescer no mundo e o seu diagnstico , quase sempre, tardio. (VERAS; LOURENO, 2010).

Ateno
No Brasil, de 2000 a 2005, 507.174 bitos de idosos ocorreram tendo as neoplasias como causas. A mortalidade e a morbidade hospitalar relacionadas ao cncer so extremamente elevadas, gerando altos custos para o sistema de sade. Nos homens ocorreu uma prevalncia de cncer de prstata, seguido de traqueia, brnquios e pulmo, depois estmago, e na quarta posio de clon, reto e nus. Nas mulheres, a prevalncia foi de cncer de mama, seguido de traqueia, brnquios e pulmo, depois clon, reto e nus e, na quarta posio, estmago. (FDE et al. 2009).

Acidente vascular enceflico (AVE) A segunda patologia responsvel no somente pela mortalidade entre idosos, mas por uma grande morbidade, so os acidentes vasculares enceflicos (AVEs).

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

A maioria dos AVEs so isqumicos, cuja causa a mesma do Infarto Agudo do Miocrdio (IAM), a formao de uma placa ateromatosa, com consequente rompimento e bloqueio de uma artria, o que impede a corrente sangunea de atingir partes do crebro.

Os AVEs hemorrgicos so menos comuns e so provocados pela ruptura de um vaso sanguneo, que leva ao derrame de sangue para dentro do crebro ou para a rea que o rodeia. Diabetes mellitus

Diabetes mellitus pode ser definida como um grupo de doenas metablicas caracterizadas pelo acmulo da taxa de glicose no sangue, chamada de hiperglicemia. Quem controla a utilizao de glicose por nossas clulas um hormnio chamado de insulina, produzido pelo pncreas.

Nos diabticos tipo 1, cuja doena aparece precocemente, ocorre uma ausncia de produo de insulina pelo pncreas, o que o torna insulino-dependente, e de origem autoimune ou desconhecida. J no caso do diabetes tipo 2, que aparece geralmente em obesos e em idosos, a patologia surge de forma mais tardia e estes podem ser ou no dependentes de insulina. Vrios estudos tm demonstrado que o envelhecimento leva a uma resistncia ao da insulina, o que aumenta a glicemia no sangue, levando ao diabetes. Dentre as consequncias sistmicas do diabetes esto a nefropatia, retinopatia, cardiopatia, neuropatia, dentre outras. Em diabticos, o risco relativo de morte por doena cardiovascular (DCV), quando ajustado por idade, supera trs vezes o mesmo para a populao em geral. Tambm ficou demonstrado que o risco de mortalidade por DCV de pacientes portadores de Diabetes Mellitus tipo 2 e os indivduos nodiabticos j infartados so similares. (SILVA; SIMES; LEITE, 2007). Doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC) e Pneumonia A Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica (DPOC) definida como uma doena caracterizada pela reduo do fluxo expiratrio que ocorre de forma lenta, progressiva e irreversvel como uma resposta inflamatria anormal dos tecidos pulmonares a uma exposio crnica a partculas e gases nocivos, notadamente o fumo (FAROL; JARDIM, 1997). As principais DPOCs so o enfisema pulmonar e a bronquite crnica. A pneumonia uma inflamao aguda no parnquima pulmonar causada por agentes bacterianos, virticos, fngicos, qumicos ou fsicos. Elas podem ser adquiridas na comunidade, em ambientes hospitalares e em instituies asilares. Estados gripais elevam a prevalncia de pneumonia em idosos e est associada a diversas outras patologias tpicas da pessoa idosa. (COSTA; TEIXEIRA, 2006).

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

A imunossenescncia, diminuio da imunidade devido ao envelhecimento, predispe ao aparecimento de doenas pulmonares agudas como a pneumonia.

Ateno
A morbidade causada por tais doenas no idoso merece destaque, pois uma das principais causas de faltas no trabalho, alm de exercer enorme presso sobre os servios de sade. No Brasil, as doenas respiratrias agudas e crnicas constam entre as principais causas de internao no Sistema nico de Sade (SUS), ocupando o segundo lugar em frequncia, sendo responsveis por cerca de 16% de todas as internaes do sistema. (TOYOSHIMA; ITO; GOUVEIA, 2005).

Doena de Alzheimer e outras demncias

A Doena de Alzheimer uma alterao neurodegenerativa progressiva e irreversvel que acarreta perda da memria e diversos distrbios cognitivos. (SMITH, 1999).

Indivduos aps os 60 anos so os mais afetados no somente por esta patologia, como tambm por outras demncias que sero abordadas posteriormente.(SMITH, 1999). Perda de audio

Curiosidade
A perda auditiva na populao idosa varia de 5 a 20% nos indivduos com 60 anos de idade, aumentando para 60% a partir dos 65 anos. (SOUSA; RUSSO, 2009).

A deficincia auditiva no idoso, denominada de presbiacusia, gera efeitos negativos emocionais, sociais e na qualidade de vida, porque impede o idoso de desempenhar o seu pleno papel na sociedade, pois alm de provocar uma privao sensorial, acarreta uma dificuldade de compreenso, afetando a comunicao. (SOUSA; RUSSO, 2009).

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

Hipertenso arterial Segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS) hipertenso arterial uma doena caracterizada por uma elevao crnica da presso arterial sistlica e/ou presso arterial diastlica. Essa alterao responsvel por 80% dos casos de AVE e 60% dos casos de IAM, constituindo, atualmente, um dos problemas de sade de maior prevalncia. (ZAITUNE et al. 2006). Alm da hipertenso arterial ser considerada uma patologia importante para o idoso, ela um dos principais fatores de risco para vrias outras doenas causadoras de morbidade e mortalidade em indivduos acima de 60 anos de idade. Osteoartrose

Conceituando
A osteoartrose, osteoartrite ou artrose a forma mais comum de reumatismo. uma enfermidade inflamatria e degenerativa (desgaste) da cartilagem articular. (SAFONS; PEREIRA, 2007).

70% das pessoas idosas apresentam testes radiolgicos positivos para a doena e, destes, pelo menos 50% desenvolvero os sinais e sintomas clnicos caractersticos, como dor, rigidez articular e incapacidades funcional em diversos nveis. (SAFONS; PEREIRA, 2007). Catarata

Ateno
A catarata a denominao dada a qualquer opacidade do cristalino, sendo a maior causa de cegueira tratvel nos pases em desenvolvimento. Segundo a OMS, 40% das 45 milhes de pessoas cegas no mundo perderam a viso devido catarata. Epidemiologicamente, a catarata est associada idade, com a prevalncia aumentando para 50% no grupo etrio de 65 a 74 anos e para 75% em pessoas acima de 75 anos. (CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA, 2003).

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

O grande desafio atual est em fazer com que o idoso, mesmo portador de patologias crnicodegenerativas, mantenha-se independente fazendo com que as grandes Sndromes Geritricas, ou Gigantes da Geriatria, se tornem um desafio supervel. Conhecido como os IS, a Imobilidade, a Instabilidade, a Incontinncia, a Insuficincia cerebral e Iatrogenia, embora no constituam um risco de vida iminente, comprometem severamente a qualidade de vida dos portadores e, muitas vezes, afetam os familiares. Apresentando-se de forma isolada ou associada, tais sndromes geram um considervel dano funcional para o indivduo, impedindo a realizao das atividades da vida diria (AVDs).

Conversando
Voc sabia que uma das principais sndromes ocasionadas pelas demncias a Insuficincia Cerebral? Na prxima aula voc entender como essas demncias ocorrem no corpo dos idosos e como afetam a qualidade de vida dos mesmos. At l!

2. Demncia no Idoso

Ateno
A demncia no apenas um tipo de doena, uma sndrome clnica caracterizada por dficits cognitivos mltiplos , adquiridos e persistentes, que interferem nas atividades da vida diria ( AVDs ) do indivduo de forma relevante. (TAVARES; AZEREDO, 2003).

Em pases desenvolvidos, as Demncias variam de 3% aos 70 anos at 20% a 30% aos 85 anos, dobrando a cada cinco anos com o aumento de idade. Os dados entre idosos no Brasil so escassos, podendo variar de 1,6%, entre as pessoas com idade de 65 a 69 anos, a 38,9%, naqueles com mais de 84 anos, em estudo realizado em uma populao do interior paulista. (SCHLINDWEIN-ZANINI, 2010). Segundo o estudo Framingham, em 1993, a demncia atingia 0,7% dos idosos entre 65-69 anos, 2,7% entre os de 70-74 anos, 5,2% entre 75-79 anos e 8,1% entre 80-84 anos. A Alzheimers Disease International (ADI), em 2010, estimou que 35,6 milhes de pessoas so afetadas pelos diferentes tipos de demncias pelo mundo, com 4,6 milhes de casos anuais e um caso a cada 7 segundos. O nmero de pessoas afetadas alcanar 65,7 milhes em 2030 e, aproximadamente, 115,4 milhes em 2050.

Universidade de Fortaleza - Unifor

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

Para um correto diagnstico clnico da demncia deve-se considerar o dficit progressivo de memria e de, pelo menos, uma outra funo cortical superior confirmando com uma avaliao neuropsicolgica detalhada, principalmente nas fases iniciais, um prejuzo cognitivo (PENA; VALE, 2010). As funes corticais incluem afasia ou perturbao da linguagem, apraxia ou capacidade prejudicada de executar atividades motoras (apesar de um funcionamento motor intacto), agnosia ou incapacidade de reconhecer ou identificar objetos (apesar de um funcionamento sensorial intacto), e perturbao do funcionamento executivo, que inclui planejamento, organizao, sequenciamento e abstrao. A avaliao da realizao das AVDs , tambm, de extrema importncia.

Importante
Os sintomas comportamentais e psicolgicos das demncias (SCPD), considerados no-cognitivos, afetam 60% dos pacientes demenciados e aparecem no decorrer da doena. Tais sintomas incluem delrios, alucinaes, agitao, agresso, depresso, mania, ansiedade, apatia, desinibio, irritao, comportamento motor aberrante, alteraes do sono, alteraes alimentares, alteraes da personalidade, sintomas obsessivo-compulsivos, entre outros. (PENA; VALE, 2010). Todos esses sintomas reunidos, o que confere s demncias a classificao de sndrome, levam a um comprometimento social e/ou ocupacional do indivduo. Alm disso, a sobrecarga fsica, emocional e socioeconmica da famlia e do cuidador imensa. (PESTANA; CALDAS, 2009) Alguns exames laboratoriais tornam-se obrigatrios na investigao etiolgica de uma sndrome demencial, visto que muitas patologias esto associadas s demncias, como doenas vasculares e degenerativas do sistema nervoso central (SNC), doenas infecciosas, hipotireoidismo, deficincia de vitamina B12, consumo excessivo de lcool, sfilis e AIDS. Os exames imprescindveis para um correto diagnstico so o hemograma, as provas de funo tireoidiana, heptica e renal, as transaminases hepticas, as reaes sorolgicas para sfilis e o nvel srico de vitamina B12. Alm destes, exames de neuroimagem como a tomografia computadorizada ou a ressonncia magntica de crnio so bastante utilizados, pois podem fazer a diferenciao entre achados comuns em estados de demncia, como a atrofia cortical ou subcortical, de outras condies, como tumores, hidrocefalia ou hematoma subdural crnico. (CARAMELLI; BARBOSA, 2002). Apesar da importncia de tais exames, fundamental uma detalhada histria clnica do paciente, que deve ser confirmada por algum parente, amigo ou cuidador. As demncias tm diversas causas, sendo as principais: a Doena de Alzheimer, a Demncia vascular, a Demncia fronto-temporal e a Demncia dos corpos de Lewy. Segundo Teixeira (2009), a Doena de Alzheimer a mais prevalente de todas, seguida da Demncia vascular, Demncia fronto-temporal e Demncia dos corpos de Lewy, respectivamente (Tabela 1).

Universidade de Fortaleza - Unifor

10

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

Tipos de Demncia Doena de Alzheimer Demncia Vascular Demncia Fronto-Temporal Demncia Corpos de Lewy Outros

<65 anos 34% 18% 12% 7% 29%


Tabela. 1 - Frequncia dos tipos de demncia.

>65anos 55% 20% ----20% 5%

2.1. Doena de Alzheimer

Conceituando
A Doena de Alzheimer (DA) foi descrita pela primeira vez pelo neuropatologista alemo Alois Alzheimer no ano de 1907. Pode ser considerada como uma afeco neurodegenerativa progressiva e irreversvel que aparece de forma insidiosa, acarretando, alm da perda da memria, diversos distrbios cognitivos. Pode ocorrer de forma precoce ou tardia, estando a primeira ligada tendncia familiar e com aparecimento por volta dos 40 anos, enquanto a segunda ocorre por volta dos 60 anos. Contudo, ambas possuem caractersticas clnicas idnticas. (SMITH, 1999). A Doena de Alzheimer (DA) a demncia que ocorre com maior frequncia, atingindo cerca de 5-10% da populao com 65 anos ou mais e sendo responsvel por, aproximadamente, 50% das demncias que ocorrem nesta faixa etria. O processo degenerativo que ocorre na doena atinge, inicialmente, a formao hipocampal seguido de comprometimento de reas corticais associativas e relativa preservao dos crtices primrios. Isso faz com que o quadro clnico da DA seja caracterizado por alteraes cognitivas e comportamentais, com preservao do funcionamento motor e sensorial at as fases mais evoludas da doena. (SCHLINDWEIN-ZANINI, 2010). Devido grande incidncia de Doena de Alzheimer, ocorreu, nos ltimos anos, um elevado interesse, no somente em um diagnstico precoce, como tambm em uma teraputica mais completa. Em termos diagnsticos, alm do detalhado exame clnico em que se leva em considerao sintomas, como comprometimento da memria e uma ou mais perturbaes cognitivas (afasia, apraxia, agnosia ou perturbao do funcionamento executivo), pode-se recorrer a exames de imagens atravs de Tomografia Computadorizada e/ou Ressonncia Magntica Funcional, visto que ocorre uma atrofia da formao hipocampal e do crtex cerebral. (CARAMELLI; BARBOSA, 2002). Todos esses exames podem melhorar a exatido diagnstica, embora ainda no sejam especficos para DA e nem tenham validade absoluta.

Observao
Quando presente o perfil clnico caracterstico e resultados de exames complementares compatveis com provvel presena de DA, a acurcia diagnstica chega a 81%. (KNOPMAN et al. 2001).

Universidade de Fortaleza - Unifor

11

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

O tratamento da patologia complexo e no deve estar centrado apenas na teraputica farmacolgica, mas sim de um acompanhamento multiprofissional que prestar, de forma integral, uma assistncia ao portador da Doena de Alzheimer e, consequentemente, aos seus cuidadores. (DOMINGUES; SANTOS; QUINTANS, 2009). 2.2. Demncia Vascular A Demncia Vascular a segunda causa mais comum de demncia (cerca de 10% dos casos) e seu incio ocorre de forma mais precoce que a Doena de Alzheimer, afetando mais os homens que as mulheres. Est presente entre 1,2% e 4,2% dos indivduos acima de 60 anos e est associada aos distrbios cerebrovasculares aterosclerticos, com semelhantes fatores de risco como a idade, hipertenso arterial, diabetes, dislipidemia, e tabagismo. (CARAMELLI; BARBOSA, 2002).

Dica
Essa demncia tem um incio tipicamente sbito, em que a ocorrncia de sinais e/ou sintomas neurolgicos focais essencial para um correto diagnstico e diferenciao da Doena de Alzheimer. Os sinais neurolgicos focais incluem resposta extensora plantar, paralisia pseudobulbar, anormalidades da marcha, exagero dos reflexos tendinosos profundos ou fraqueza de uma das extremidades. (BALLONE; MOURA, 2008).

A Demncia Vascular compreende uma variedade de sndromes demenciais secundrias a um comprometimento vascular do Sistema Nervoso Central. Alm do quadro clnico relacionado com as doenas cerebrovasculares, o diagnstico pode ser dado com o auxlio de exames complementares de neuroimagem que evidenciam mltiplas leses vasculares do crtex cerebral e estruturas subcorticais. (SMID et al. 2001). A coexistncia da Demncia Vascular com a Doena de Alzheimer est cada vez mais evidente. Tal fato leva a uma confuso diagnstica e dificulta a diferenciao entre as duas patologias. Nesse caso, as leses vasculares contribuiriam para a gravidade da Doena de Alzheimer. Estando presentes os dficits cognitivos tpicos do Alzheimer, so os sinais neurolgicos focais que iro fazer a diferena. (BALLONE; MOURA, 2008). 2.3. Demncia Fronto-Temporal

Conceituando
A terceira das demncias mais prevalentes Demncia Fronto-Temporal (DFT). Ela est associada atrofia temporal esquerda, ou fronto-temporal, com quadro clnico de deteriorao mental progressiva com afasia grave e distrbios comportamentais associados degenerao das regies cerebrais afetadas, onde destacam-se o isolamento social, a apatia, a desinibio, a impulsividade, a irritabilidade, a inflexibilidade mental, os sinais de hiperoralidade e o descuido da higiene pessoal, o embotamento afetivo precoce e a perda precoce da crtica. (TEIXEIRA JR; SALGADO, 2006).

Universidade de Fortaleza - Unifor

12

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

Ateno
Possui evoluo rpida e vrias patologias de base podem estar associadas, como a degenerao dos lobos frontais, a Doena de Pick e a demncia associada doena do neurnio motor (esclerose lateral amiotrfica ELA). Das quatro demncias mais prevalentes, a DFT a que afeta, predominantemente, pessoas mais jovens (mdias de 10 anos a menos), alm de possuir alta incidncia familiar, onde cerca de 20% dos casos mostram um padro de herana autossmica dominante. (MAMFRIM; SCHMIDT, 2006). Uma atrofia focal das reas frontais e/ou temporais, frequentemente assimtricas, encontrada em exames de imagem. Nunca deve ser descartada uma entrevista com familiares sobre alteraes de personalidade, embora possam ser necessrios testes neuropsicolgicos mais complexos para um correto diagnstico da DFT. (BALLONE; MOURA, 2008). 2.4. Demncia com Corpos de Lewy A Demncia com Corpos de Lewy (DCL) ou doena difusa com corpos de Lewy, cada vez mais reconhecida como uma das quatro causas mais frequentes de demncia no idoso. Facilmente confundida com a Doena de Alzheimer, sua principal causa est no acmulo de grande quantidade de substncias conhecidas como corpos de Lewy, achados histolgicos fundamentais para o diagnstico da doena. (TAVARES; AZEREDO, 2003).

Importante
Declnio nas funes cognitivas, alucinaes visuais recorrentes, dficit de ateno, das funes executivas e das capacidades visuoespaciais, alm de quedas frequentes, so sintomas tpicos da DCL. Outro aspecto importante a presena de sintomas parkinsonianos, que so agravados pela hipersensibilidade ao uso de neurolpticos. (CARAMELLI; BARBOSA, 2002). Alm da possibilidade de ocorrncia de demncias mltiplas, como a associao de DA e DV, outras demncias tambm podem afetar o indivduo idoso como a Doena de Pick, Doena de Huntington e Doena de Parkinson.

Conversando
O importante, contudo, a preveno ao aparecimento de estados demenciais e sendo a realizao de atividade fsica um importante elemento preventivo. Veja na aula 03 como a atividade fsica pode ajudar na melhoria de qualidade de vida dos idosos. Vamos l?

Universidade de Fortaleza - Unifor

13

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

3. Atividade Fsica e a Pessoa Idosa


3.1. Aptido fsica, atividade fsica e exerccio fsico

Conceituando
A preveno de doenas crnico-degenerativas principais causas de morte em idosos o bem-estar e a qualidade de vida esto diretamente ligados aptido fsica. Atravs dos tempos, a aptido fsica pode ser definida de diversas formas. Atualmente, o conceito de aptido fsica que mais se aplica aquele que se define como um estado geral de prontido motora orientado para o bem-estar fsico, psquico, social e para a performance. Contudo, os conceitos mais cabveis ao idoso consideram-na como a capacidade fisiolgica e/ou fsica para executar as atividades da vida diria (AVDs) de forma segura e autnoma, sem revelar fadiga. (LEITE, 2009). Os componentes da aptido fsica englobam diversas variveis corporais como potncia aerbica mxima, fora e resistncia muscular, flexibilidade e composio corporal, mais voltados para a sade, agilidade, equilbrio, coordenao motora, potncia muscular, velocidade de reao e velocidade, objetivando o desempenho desportivo. (ARAJO; ARAJO, 2000; BOTELHO, 2002) (Tabela 1).
Componentes Relacionados Sade Potncia aerbica mxima (aptido cardiorrespiratria) Fora muscular Resistncia muscular Flexibilidade Composio corporal Componentes Relacionados Performance Agilidade Equilbrio Coordenao motora Potncia muscular Velocidade de reao Velocidade

Tabela 1- Componentes da aptido fsica.

Os componentes neuromusculares ainda podem ser divididos, segundo Matsudo (2005), em aptido msculo-esqueltica e aptido motora. Fazem parte da aptido msculo-esqueltica a fora, a resistncia muscular e a flexibilidade, ou seja, componentes relacionados sade. A aptido motora formada por agilidade, equilbrio, coordenao, potncia muscular e velocidade, os componentes relacionados com a performance. Segundo Matsudo, Matsudo e Barros Neto (2000), dentre os principais efeitos do envelhecimento nos componentes da aptido fsica, em relao composio corporal, esto: aumento do peso corporal; diminuio da massa corporal gradativa, pela perda de massa ssea, com consequente diminuio da massa livre de gordura; diminuio da taxa metablica basal, massa muscular esqueltica e ssea; aumento da gordura corporal.
Universidade de Fortaleza - Unifor 14

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

A perda na musculatura esqueltica pela diminuio do nmero e tamanho das fibras musculares e a perda da fora muscular afetam o desempenho neuromotor. Nas variveis metablicas, a diminuio da potncia aerbia (consumo mximo de oxignio) ocorre em torno de 1% ao ano, mesmo em indivduos ativos. No entanto, apesar dos indivduos ativos apresentarem perdas na aptido fsica com o processo do envelhecimento, essas perdas parecem ser menores em relao aos indivduos sedentrios. Todos os componentes da aptido fsica, que so diretamente afetados pelo processo do envelhecimento, vo ter seu grau de severidade definido pela postura do idoso em enfrentar essas limitaes corporais. O sedentarismo vem ser um dos grandes aliados da baixa aptido fsica presente nos idosos e um dos principais fatores de risco para as doenas que os acometem. Para combater o sedentarismo, a realizao de atividades fsicas e/ou exerccios fsicos faz-se extremamente necessria.

Conceituando
Entende-se por atividade fsica qualquer movimento corporal produzido pelos msculos esquelticos que resultem em gasto energtico, no se preocupando com a magnitude desse gasto de energia. Quando tais atividades so planejadas, estruturadas, sistematizadas e efetuadas atravs de movimentos corporais repetitivos, d-se o nome de exerccio fsico. (MAZO; LOPES; BENEDETTI, 2001).

A realizao de atividades e exerccios fsicos ajuda a promover um envelhecimento ativo, termo utilizado pela OMS para expressar a conquista de uma vida mais longa que deve ser acompanhada de oportunidades contnuas de sade, participao e segurana. Contudo, atividades e exerccios fsicos devem ser acompanhados participao contnua nas questes sociais, econmicas, culturais, espirituais e civis para que o envelhecimento ativo ocorra de forma efetiva. (OMS, 2002).

Para o incio de qualquer programa de exerccios fsicos, o idoso deve ser submetido a uma avaliao fsica minuciosa, pois faz parte de um grupo de requer ateno especial quando se prope a realizao de exerccios fsicos. A avaliao fsica formada por testes que medem os diversos componentes da aptido fsica e podemos encontrar na literatura variados instrumentos que podem ser utilizados com a finalidade de avaliar a pessoa idosa. (RIKLI; JONES, 1999; MATSUDO, 2004). Como veremos a seguir:

3.2. Avaliao fsica da pessoa idosa Para que um idoso possa participar de um programa de exerccios e, antes de qualquer utilizao de testes, deve-se fazer uma correta anamnese, com o intuito de verificar se suas condies de sade so compatveis com os testes que sero aplicados. Como qualquer indivduo, o idoso deve manter sua composio corporal em nveis satisfatrios de sade.

Universidade de Fortaleza - Unifor

15

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

Ateno
A perda de massa muscular e o acmulo localizado de gordura que ocorrem com o envelhecimento geram modificaes na composio corporal. A m nutrio ou a ingesto de alimentos calricos so causadores tanto de obesidade como de magreza extrema em idosos. O ndice de Massa Corporal (IMC), calculado atravs da massa corporal em kilogramas, dividida pela altura em metros elevada ao quadrado (kg/m), um ndice bastante utilizado para idosos e sedentrios e estima a presena de obesidade, sobrepeso e magreza. As medidas de circunferncias ou de dobras cutneas utilizando protocolos de trs dobras tambm so bastante utilizadas. (MATSUDO, 2005). Para a avaliao dos demais componentes como flexibilidade, fora, resistncia e equilbrio vrios autores propuseram variados tipos de testes, contudo o Teste de Aptido Fsica para Idosos (TAFI), proposto por Rikli e Jones (1999), tem se tornado o preferido pela maioria dos avaliadores. O TAFI composto por 6 testes: 1. Teste de levantar e sentar da cadeira - Para avaliao da fora de membros inferiores. 2. Teste de flexo de brao - Para medir fora de membros superiores. 3. Teste de caminhada de 6 minutos - Para avaliar a resistncia aerbia. Pode-se fazer o Teste de Marcha Estacionria de 2 minutos como alternativa. 4. Teste de sentar e alcanar os ps - Para avaliar a flexibilidade de membros inferiores. 5. Teste de alcanar as costas - Para avaliar a flexibilidade de membros superiores. 6. Teste de levantar e caminhar - Para avaliar a agilidade e o equilbrio dinmico. Existem tambm testes adaptados para o idoso como o teste de impulso vertical, sem auxlio dos braos para a avaliao da fora muscular dos membros inferiores, testes de 1 repetio mxima (1 RM), com suas variaes (de 2 a 20 RM) para avaliar fora, teste de sentar e alcanar no cho, para verificar a flexibilidade de membros inferiores e teste de Shutle Run, para avaliar a agilidade. (MATSUDO, 2005). Uma vez avaliado e estando apto prtica de exerccios fsicos mais intensos, o idoso tem a opo de diversos tipos de prticas esportivas, devendo procurar um profissional, no caso de Educao Fsica, que prescrever o treino, seguindo as normas cientficas para trabalhos com idosos, considerado um grupo especial. 3.3. A prtica esportiva e a prescrio de exerccios A prescrio de exerccios fsicos para idosos obedece aos princpios gerais do treinamento esportivo e fundamentam-se na(s) modalidade(s): apropriada, intensidade, durao, frequncia e progresso da atividade fsica.

Universidade de Fortaleza - Unifor

16

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

Observao
No existe esporte que no possa ser praticado pelo idoso, o que vai definir so suas condies fsicas e de sade.

Esportes aquticos como natao e hidroginstica, esportes de contato como os coletivos e as lutas, exerccios resistidos como musculao, Pilates e treinamento funcional, alm das caminhadas, podem ser realizados sem causar nenhum dano desde que sejam respeitadas as corretas prescries. Um programa de treinamento que vai de moderado a vigoroso pode ser prescrito para o idoso. Em uma escala de 0 a 10, onde 0 considerado um esforo equivalente a ficar sentado e 10 um esforo de exploso. Considera-se uma intensidade moderada aquela equivalente a 5 ou 6, enquanto a intensidade vigorosa equivale a 7 ou 8. Ambas podem ser distinguidas pelo aumento da frequncia cardaca ou pela prpria respirao. Na atividade moderada produzida uma elevao perceptvel e na vigorosa um grande aumento desses dois parmetros. (ACSM, 2010). Para a melhora do componente cardiorrespiratrio, o profissional deve seguir as recomendaes que sejam baseadas em estudos cientficos. Para cada componente da aptido fsica recomenda-se o exerccio baseado na frequncia, durao e intensidade. (ACSM, 2010). Para Okuma (2003) a durao inicial deve estar entre 12-20 min, passando para uma fase de incremento de 21-30 minutos, atingindo de 45-60 min como fase de manuteno, respeitando uma intensidade de 60-70% da frequncia cardaca de reserva no incio da atividade, atingindo entre 7080% nas fases de incremento e manuteno. J segundo o American College of Sports Medicine (ACSM), a prescrio de exerccios acontece da seguinte forma:
Componentes Frequncia Intencidade Durao Moderada 30 a 60 min/dia (150 a 300 min/semana); Sesses separadas de 10min/dia Vigorosas 20 a 30 min/dia (75/100 min/semana) Pode ser feita combinao No devem ser realizados exerccios que possam gerar estresse ortopdico Exerccios Observaes

Moderadas 5x por semana; Capacidade Aerbica Vigorosas 3x por semana; Combinadas 3 a 5x por semana

5 a 6 para intensidade moderada 7 a 8 para intensidade vigorosa

Com intensidade Moderada podese fazer sesses separadas de 10 min, no mnimo, 5 dias por semana

Universidade de Fortaleza - Unifor

17

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

Fora

Pelo menos 2x por semana

Entre a intensidade moderada (5-6) e vigorosa (7-8)

30-60 min

8 a 10 exerccios entre 10 e 15 repeties. Alongamento de 10 min. Utilizar pesos ou calistenia com apoio do peso corporal. Alongamento Esttico de10 a 30 segundos

Repouso de 48h entre as sesses. Sesses curtas.

Flexibilidade

Pelo menos 2x por semana

Intensidade moderada (5-6) em uma escala de 0-10

15-30 min

Exerccios com movimentos lentos e sem desconforto.

Para a perda e manuteno do peso corporal, a ACSM faz recomendaes para a pessoa adulta, o que no exclui o idoso. Para prevenir o aumento de peso ou proporcionar uma modesta perda de peso deve-se realizar de 150 a 250 minutos de atividades fsicas moderadas por semana. A realizao de, no mnimo, 150 minutos de atividades fsicas semanais, o equivalente a 30 minutos durante 5 dias, previne tambm os fatores de risco cardiovasculares associados ao sedentarismo. Mais do que 250 minutos/semana proporcionam uma perda de peso significativa, que pode ser aumentada pela adoo de uma dieta hipocalrica. Atividades resistidas como musculao e treinamento funcional evitam a perda de massa muscular. Quando realizar atividades vigorosas, o idoso dever mudar o tempo, que ser de at 3 vezes por semana, e a durao, que passa a ser de 20 minutos. (ACSM, 2010). Todas as vezes que o idoso for realizar treinamento aerbio ou de fora, deve executar alongamentos por um perodo de 10 minutos. Para trabalhar o equilbrio, os exerccios (ex.: permanecer em p com um p frente, pegar objeto no cho, andar sob calcanhares, andar sob os dedos dos ps, andar de costas) devem ser executados no incio para que as pessoas possam estar descansadas, propiciando uma melhor performance na atividade. Estes devem acontecer, no mnimo, 3 vezes por semana, durar de 10 a 30 segundos com 2 a 3 repeties para cada posio ou exerccio, perfazendo um total de 10-15 minutos. (TRIBESS; VIRTUOSO, 2005; ACSM, 2010). Assim, a prtica de exerccios fsicos sob orientao de um profissional qualificado gera inquestionveis benefcios a todos os componentes da aptido fsica, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar, auxiliando na preveno e no tratamento de doenas crnico-degenerativas, protegendo o idoso das quedas que levam s fraturas que tanto o debilitam.

Conversando
O que se pretende com o exerccio fsico no a formao de idosos atletas, e sim que a funcionalidade no tenha tantas perdas com o avanar dos anos e que a independncia e a autonomia no se percam com a chegada da velhice. Na prxima aula, voc ir verificar como a atividade fsica benfica no que diz respeito funcionalidade do idoso. Bons estudos!

Universidade de Fortaleza - Unifor

18

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

4. Funcionalidade do Idoso

Conceituando
Funcionalidade um termo que engloba todas as funes do corpo, alm da realizao de atividades e tarefas da vida diria e da participao na sociedade. Quando ocorrem prejuzos nas funes corporais, dificuldades para desempenhar as atividades da vida diria (AVDs) e desvantagens na interao entre o indivduo e seu meio social, estamos diante de uma incapacidade. (SAMPAIO et al. 2005). Da, capacidade funcional refere-se habilidade que um indivduo tem de realizar de forma autnoma e independente as atividades consideradas fundamentais sua sobrevivncia, bem como a manuteno das suas relaes sociais. (MACIEL; GUERRA, 2008). Capacidade funcional/funcionalidade so termos utilizados no aspecto positivo, o aspecto negativo corresponde incapacidade. (FARIAS; BUCHALLA, 2005). As atividades conhecidas como AVDs podem ser subdivididas em: Atividades Bsicas da Vida Diria (ABVDs), que englobam as tarefas relacionadas aos autocuidados, como tomar banho, vestir-se, ir ao banheiro, andar, comer, passar da cama para a cadeira e ter controle sobre suas eliminaes, e as Atividades Instrumentais da Vida Diria (AIVDs), que indicam a capacidade de independncia e autonomia do indivduo para administrar o ambiente em que vive, incluindo aes como preparar refeies, fazer tarefas domsticas, lavar roupas, manusear dinheiro, usar o telefone, tomar medicaes, fazer compras e utilizar os meios de transporte. (COSTA; NAKATANI; BACHION, 2006; DUARTE ; ANDRADE; LEBRO, 2007).

Autores como Reuben e Solomon (1989) utilizam o termo Atividades Avanadas da Vida Diria (AAVDs) para funes executadas por uma menor parcela de idosos e estas requerem capacidades que ultrapassam as AIVDs como participaes em grupos sociais, prticas esportivas, hobbies, viagens e emprego.

A presena de uma deficincia, limitao da atividade ou restrio na participao gera a incapacidade funcional e consequente restrio social. Deficincia pode ser considerada como anormalidades ou defeitos nas funes ou nas estruturas do corpo originadas por um desvio importante ou uma perda. Ela pode ser temporria ou permanente, progressiva, regressiva ou estvel, intermitente ou contnua. Atividade conceituada como a execuo de uma tarefa ou ao por um indivduo e Participao o envolvimento do indivduo em situaes reais da vida. A Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade (CIF) prope um modelo de incapacidade no qual ocorre uma relao mtua entre esses componentes (Quadro 1) rompendo com um modelo linear (Quadro 2). No modelo da CIF, condies de sade, um termo genrico que denomina doena, distrbio, leso ou trauma e inclui tambm circunstncias como estresse, envelhecimento, anomalia congnita ou predisposio gentica, podem tanto afetar como serem afetados pelas deficincias e restries nas funes e estruturas do corpo, atividade e/ou participao. (OMS/OPAS, 2003; SAMPAIO et al. 2005).

Universidade de Fortaleza - Unifor

19

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

Condio de Sade (Distrbio ou Doena)

Estrutura e Funo do Corpo

Atividade

Participao

Quadro 1- Modelo proposto pela CIF.

Doena

Deficincia

Incapacidade

Desvantagem

Quadro 2- Modelo linear.

4.1. Epidemiologia da funcionalidade Com o avano da idade, h um aumento progressivo da necessidade de assistncia para que um indivduo possa realizar as AVDs.

Exemplo
Dados dos Estados Unidos mostram que, entre pessoas com idades variando entre 65 e 69 anos, 9,3% necessita de algum tipo de assistncia para a realizao de tais atividades. Com o passar dos anos, h um considervel incremento desse percentual, chegando a 18,9% nos indivduos entre 75 e 79 anos e 45,5% naqueles com mais de 85 anos (45,4%). (ANDREOTTI; OKUMA, 1999). Isso demonstra que o envelhecimento do organismo por si s j diminui a capacidade funcional do ser humano que pode ter esse processo acelerado pelo aparecimento de doenas crnicas, pela falta de acompanhamento mdico e pela falta de movimento. Comparao entre idosos brasileiros entre 2003 e 2008 demonstrou um aumento de 1,4% na dificuldade de realizar uma caminhada de 100 metros, passando de 12,2% dos indivduos avaliados para 13,6%, confirmando a tendncia de aumento da incapacidade funcional na populao idosa com o passar dos anos. No mesmo estudo, a maior frequncia de declarao de incapacidade funcional foi observada entre idosos de 75 anos ou mais de idade (27,2%). A incapacidade funcional tambm influenciada pelo gnero, onde 15,9% das mulheres, segundos dados do IBGE, tinham dificuldade de caminhar 100 metros, contra 10,9% dos homens. Contudo, deve ser levado em considerao que a expectativa de vida entre mulheres superior masculina, o que as torna mais vulnerveis a esse tipo de dificuldade. (IBGE, 2010).

Curiosidade
No Brasil, as diferenas regionais so marcantes, e o aspecto socioeconmico tambm influencia a capacidade funcional do idoso. Aqueles moradores da Regio Nordeste do pas, considerada a mais pobre, encontram-se em sria desvantagem quando comparados com os demais. Tambm foi observado que os idosos habitantes de reas rurais esto em menor risco de incapacidade funcional quando comparados queles que vivem em regies urbanas. (IBGE, 2009).

...

Universidade de Fortaleza - Unifor

20

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

...
Outros dados interessantes tambm demonstram que idosos mais pobres (at 1 salrio-mnimo per capita) possuem capacidade funcional menor do que as dos idosos com maior rendimento (mais de 5 salrios mnimos per capita). No podemos esquecer de considerar a expectativa de vida da populao, visto que uma populao mais envelhecida possui mais probabilidades de ter incapacidades funcionais. Da mesma forma, as mulheres vivem mais que os homens e isto tambm deve ser considerado na hora de afirmar que o gnero masculino mais capaz funcionalmente. (IBGE, 2009). Quando avaliadas as capitais brasileiras, observou-se uma taxa de prevalncia de incapacidade funcional mais baixa no municpio de So Paulo por gnero (20,1% para mulheres e 15,8% para os homens) e por grupos etrios (12,3% para os idosos de 60 a 69 anos, 21,5% para os de 70 a 79 anos e 38,4% para os de 80 anos ou mais). Entre as mulheres, Palmas, com 38,5% e entre os homens, Macei, com 28,2%, so as capitais brasileiras que apresentam as mais altas taxas de incapacidade funcional. Em contra partida, as capitais das Regies Sul e Sudeste apresentam uma melhor condio funcional. Mesmo em idosos com faixa etria mais avanada (70 a 79 anos), a situao semelhante, com as capitais nordestinas apresentando as mais altas taxas de incapacidade funcional enquanto as situadas nas regies Sul e Sudeste detm as mais baixas. (IBGE, 2009). 4.2. Avaliando a capacidade funcional A capacidade funcional dos indivduos idosos medida e quantificada desde meados do sculo passado e tantos foram os instrumentos de avaliao utilizados quanto foram os pesquisadores que estudaram o processo de envelhecimento. Antes de detalharmos qualquer ndice, interessante que o funcionamento fsico do idoso, dividido em cinco categorias hierrquicas que detectam os diferentes nveis de capacidade funcional, proposto por Spirduso, seja detalhado. (SPIRDUSO, 2005): 1. Fisicamente dependentes: pessoas que no podem executar atividades bsicas da vida diria (caminhar, vestir-se, tomar banho, alimentar-se e transferir-se) e precisam de cuidados em casa ou institucionais. 2. Fisicamente frgeis: indivduos que conseguem executar atividades bsicas da vida diria, mas no todas as atividades instrumentais da vida diria. 3. Fisicamente independentes: podem realizar todas as atividades bsicas e instrumentais da vida diria e podem realizar trabalho fsico muito leve como caminhada, dana de salo, viagens ou dirigir automveis. 4. Fisicamente ativos: podem realizar trabalho fsico moderado e podem praticar todos os jogos e esportes de resistncia, incluindo todos os hobbies. 5. Elite fsica (atletas): correspondem pequena porcentagem da populao, pessoas engajadas em atividades competitivas e esportes de alto risco e potncia.

Universidade de Fortaleza - Unifor

21

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

Dentre os instrumentos temos 2 testes propostos nos anos 1960 para mensurar as ABVDs. Um deles o ndice de AVD de Katz et al. (1963), que parte da premissa de que a perda da funcionalidade em idosos segue um mesmo padro de evoluo, onde primeiro perde-se a capacidade para banhar-se e, em seguida, vestir-se, transferir-se da cadeira para a cama e vice-versa e alimentar-se. A recuperao d-se na ordem inversa. J o ndice de Barthel (MAHONEY; BARTHEL, 1965) foi descrito como um ndice de independncia para pontuar a habilidade msculo-esqueltica e neurolgica do paciente em relao aos autocuidados, e composto por 10 itens cuja pontuao varia de 0 a 100, indo da mxima dependncia (0 pontos) at a mxima independncia (100 pontos). Os pacientes com pontuao abaixo de 70 necessitam de superviso ou assistncia para a maioria das atividades. Pontuaes abaixo de 50 pontos indicam dependncia em atividades de vida diria. Testes para avaliao das AIVDs comearam a ser publicados na literatura desde os anos 1970. O ndice de autocuidado de Kenny composto de 17 tarefas subdivididas em um total de 85 itens. Tais tarefas so divididas em 6 diferentes categorias: Locomoo; Transferncias; Atividades Bsicas; Vesturio; Higiene pessoal; Alimentao.

As notas atribudas a cada item variam de 0 a 4, onde zero dado quando considerado completamente dependente, 1 com necessidade de assistncia intensiva, 2 com necessidade de assistncia moderada, 3 necessitando de assistncia mnima e 4 quando no necessitar de assistncia. O ndice de Lawton e Brody, destinado avaliao das AIVDs, contm 8 itens, que variam de zero pontos (mxima dependncia) a 8 pontos (independncia total). Contudo, tem sido utilizado de forma modificada por Freitas e Miranda (2011), contendo 9 itens, onde cada item pontuado com 3 pontos se no necessitar de auxlio, 2 pontos se necessitar de auxlio parcial e 1 ponto se no conseguir realizar a atividade. O resultado final varia de 9 pontos (mxima dependncia) a 27 pontos (independncia total). Veja na tabela abaixo como determinado os itens de avaliao, segundo os autores acima.
ndice de Lawton e Brody Capacidade de usar o telefone Fazer compras Preparar refeio Realizar limpeza domstica Lavar a roupa Usar meios de transporte Ter responsabilidade a respeito de sua medicao Manejar seus assuntos econmicos Modificado por Freitas e Miranda Capacidade de usar o telefone Fazer compras Fazer trabalhos manuais Preparar refeio Realizar limpeza domstica Lavar e passar a roupa Usar meios de transporte Ter responsabilidade a respeito de sua medicao Manejar seus assuntos econmico

Universidade de Fortaleza - Unifor

22

Ateno ao Idoso

Unidade 02 - Sade do Idoso

Alguns testes se propem a verificar aspectos motores como equilbrio e marcha. o caso do Performance-Oriented Mobility Assessment (POMA), que tem como objetivo detectar os fatores de risco de quedas em idosos, tendo como parmetro o nmero de incapacidades crnicas. Outro teste que visa mensurar o equilbrio funcional de idosos a escala de equilbrio de Berg. Ela constituda por 14 tarefas comuns que envolvem o equilbrio esttico e dinmico. A avaliao realizada por observao, possuindo uma escala ordinal de cinco alternativas (de zero a quatro), com um escore mximo de 56 pontos. Pode ocorrer uma diminuio dos pontos se o tempo ou a distncia no forem atingidos ou o indivduo necessite de superviso para execuo da tarefa ou de algum suporte. Em 2004, a escala de Berg foi adaptada culturalmente para o Brasil. (ABREU; CALDAS, 2008). No Brasil, a Bateria de Testes de Atividades da Vida Diria de Andreotti e Okuma (1999) e a Avaliao da Capacidade Funcional do CELAFISCS so bastante utilizados. (MATSUDO, 2005). Testes de auto-avaliao da capacidade funcional tambm so encontrados. O ndice de Funcionalidade MPAV (LIMA, 2009) avalia a funcionalidade do idoso atravs de uma auto-avaliao ou atravs de respostas dos cuidadores. As 25 questes so baseadas na Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade (CIF). Este ndice leva em considerao as AVDs na perspectiva do movimento, autocuidados, vida domstica, comunitria e social, considerando aspectos do envelhecimento ativo. A quantidade de testes existentes demonstra a grande necessidade de verificar modificaes na capacidade funcional do idoso, levando em considerao que a incapacidade funcional gera impactos no somente sociais, mas de gastos pblicos. Envelhecer com funcionalidade o grande desafio.

Conversando
Bom, aluno, aqui termina a unidade 2, e voc pde observar as patologias que mais acometem o idoso, bem como ajud-lo a manter sua capacidade funcional. As relaes do idoso com a sociedade, com ele prprio e com as novas tecnologias, alm do seu cuidado com a alimentao e com a sade bucal, sero os temas finais. Aprofunde seus conhecimentos atravs do Material Didtico disponvel na pgina da disciplina, no Unifor On-line. No encontramos na unidade 03, at l!

Universidade de Fortaleza - Unifor

23

Referncias Bibliogrficas
ABREU, S.S.E.; CALDAS, C.P. Velocidade de marcha, equilbrio e idade: Um estudo correlacional entre idosas praticantes e idosas no praticantes de um programa de exerccios teraputicos. Rev. Bras. Fisioter, v.12, n.4, p.324-30, 2008. ANDREOTTI, R.A.; OKUMA, S.S. Validao de uma bateria de testes de atividades da vida diria para idosos fisicamente independentes. Rev. Paul. Educ. Fs. v.13, p.46-66, 1999. ALZHEIMERS DISEASE INTERNATIONAL. World Alzheimer Report 2010: The Global Economic Impact of Dementia. Disponvel em: <www.alz.co.uk/.../files/ WorldAlzheimerReport2010ExecutiveSummary.pdf>. Acesso em: 15 set. 2011. ARAJO, D.S.M.S.; ARAJO, C.G.S. Aptido fsica, sade e qualidade de vida relacionada sade em adultos. Rev. Bras. Med. Esporte. v.6, n.5, p.194-203, 2000. ARAUJO, D. V. Tpicos em Economia e Sade. In: RENATO VERAS; ROBERTO LOURENO. (Org.). Formao humana em geriatria e gerontologia: Uma perspectiva interdisciplinar. 01 ed. Rio de Janeiro: UNATI - UERJ, 2006, v. 01, p. 151-163. BALLONE, G.J.; MOURA, E.C. Demncias. In: PsiqWeb, Internet. Disponvel em: < www.psiqweb.med.br> revisto em 2008. Acesso em: 21 set. 2011. CARAMELLI, P.; BARBOSA, M.T. Como diagnosticar as quatro causas mais frequentes de demncia? Rev. Bras. Psiquiatr, v.24(Supl I), p.7-10, 2002. CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA (2003). Catarata: Diagnstico e tratamento. Disponpivel em: < www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/031.pdf>. Acesso em: 14 set. 2011. COSTA, E. F. A.; TEIXEIRA, I. C. A. Pneumonias. In: FREITAS, E. V. et al. Tratado de geriatria e gerontologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 610-620. COSTA, E.C.; NAKATANI, A.Y.K.; BACHION, M.M. Capacidade de idosos da comunidade para desenvolver atividades de vida diria e atividades instrumentais de vida diria. Acta Paul Enferm, v.19, n.1, p.43-35, 2006. DOMINGUES, M.A.R.C.; SANTOS, C.F.; QUINTANS, J.R. Doena de Alzheimer: O perfil dos cuidadores que utilizam o servio de apoio telefnico da ABRAz Associao Brasileira de Alzheimer. O Mundo da Sade. v.33, n.1, p.161-169, 2009. DUARTE, Y.A.O.; ANDRADE, C.L.; LEBRO, M.M. O ndex de Katz na avaliao da funcionalidade dos idosos. Rev Esc Enferm USP, v.41, n.2, p.317-25, 2007.

Universidade de Fortaleza - Unifor

NEAD

FARIAS,N.;, BUCHALLA, C.M. A classificao internacional de funcionalidade, incapacidade e sade da Organizao Mundial da Sade: conceitos, usos e perspectivas. Rev. Bras. Epidemiol, v.8, n.2, p.187-193, 2005. FAROL, C. K. S.; JARDIM; J. R. Limitao crnica ao fluxo areo. Rev. Brasileira Mdica. v,54, n.4, p.176-188, 1997. FDE, A.B.S.; MIRANDA, V.C.; PECORONI, P.G.; FRAILE, N.M.P.; SANTOS, M.B.B.; GONZAGA, S.F.R.; LUIZ, O.C.; RIECHELMANN, R.; GIGLIO, A. A importncia das neoplasias na populao idosa brasileira de 2000 a 2005. Einstein. v.7, n.2 Pt 1,p.141-6, 2009. FREITAS, E.V.; MIRANDA,R.D. Avaliao geritrica ampla. In: Tratado de Geriatria e Gerontologia/Elizabete Viana de Freitas et al. 3ed. Rio de Janeiro, Guanabara, Koogan,2011. HEGELE, R. A. The pathogenesis of atherosclerosis. Clnica Chimica Acta, Hartford, v.246, p.21-38, 1996. IBGE. Indicadores sociodemogrficos e de sade no Brasil. 2009. Disponvel em: www. ibge.gov.br. Acesso em: 4 out. 2011. IBGE. Sntese de indicadores sociais: Uma anlise das condies de vida da populao brasileira. 2010. Disponvel em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 4 out. 2011. KATZ, S.; FORD, A.B.; MOSKOWITZ, R.W. et al. Studies of ilnness in the aged: The index of ADL: a standard measure of biological and psychosocial function. JAMA, v.185, n.12, p. 914-919, 1963. KNOPMAN, D.S.; DEKOSKY, S.T.; CUMMINGS, J.L.; CHANCE, J.M.; FILIS, S. Practice parameter: Diagnosis of dementia (an evidence-based review). Report of the Quality Standards Subcommittee of the American Academy of Neurology. Neurology. v.56, p.1143-53, 2001. LEITE, V.A.P.S (2009). Actividade fsica e aptido fsica funcional dos idosos. Monografia apresentada Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Disponvel em: http:// repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/22034/2/17105.pdf. Acesso em: 11 out. 2011. LIMA, D.L.F. Movimento para a vida: Verso 1. Fortaleza: Wettor, 2009. 1 CD-ROM. LUZ, P. L., FAVARATO, D. Doena coronria crnica. Arq. Bras. Cardiol., So Paulo, v.72, n.1, p.5-21, jan, 1999. MACIEL, A.C.C.; GUERRA, R.O. Limitao funcional e sobrevida em idosos de comunidade. Rev. Assoc. Med. Bras. v.54, n.4, p.347-52, 2008.

Universidade de Fortaleza - Unifor

NEAD

MAHONEY, FI; BARTHEL, DW. Functional Evaluation: The Barthel Index. Maryland State Medical. Journal, v.14, p.61-65, 1965. MAMFRIM, A.; SCHMIDT (2006). Diagnstico diferencial das demncias. In E. V. Freitas, L. Py, F. A. X. Canado, J. Doll, & M. L. Gorzoni (Eds.), Tratado de geriatria e gerontologia (pp. 242-251). Rio de Janeiro, RJ: Guanabara-Koogan. MATSUDO S.M.M. Avaliao do idoso fsica e funcional. Editora Midiograf. 2a. Edio Paulo, 2005. MATSUDO, S.M.; MATSUDO, V.K.R.; BARROS NETO, T.L. Impacto do envelhecimento nas variveis antropomtricas, neuromotoras e metablicas da aptido fsica. Rev. Bras. Cien. e Mov., Braslia, v.8, n.4, p.21-32, setembro, 2000. MATSUDO S.M.M. Avaliao do idoso fsica e funcional . Editora Midiograf. 2a. Edio Paulo, 2005. MAZO, G.Z.; LOPES, M.A.; BENEDETTI, T.B. Atividade fsica e o idoso: Concepo gerontolgica. Porto Alegre:Sulina, 2001. OMS. Envejecimiento Activo: Un marco poltico. Rev. Esp. Geriatr. Gerontol. v.37(S2), p.74-105, 2002. OMS/OPAS. Classificao internacional de funcionalidade, incapacidade e sade, CIF. So Paulo: EDUSP, 2003. OKUMA, SS. Prescrio de exerccios para idosos: Apostila de especializao em atividade fsica, qualidade de vida e envelhecimento. Londrina-PR: UNOPAR; 2003. PENA, M.C.S.; VALE, F.A.C. Sintomas obsessivo-compulsivos nas demncias. Rev. Psiq. Cln. v.37, n.3, p.124-30, 2010. PESTANA, L.C.; CALDAS, C.P. Rev. Bras. Enferm. Braslia, v.62, n.4, p.583-7, 2009. POLANCZYK,C.A. Fatores de risco cardiovascular no Brasil: Os prximos 50 anos! Arquivos Brasileiros de Cardiologia Volume 84, N 3, maro 2005. REUBEN, D.B.; SOLOMON,D.H. Assessment in geriatrics: Of caveats and names. Journal of the American Geriatrics Society. v.37, p.570-572, 1989. RIKLI, R.E.; JONES, C.J. Development and validation of a functional fitness test for community: Residing older adults. Journal of Aging and Physical Activity, v.7, p.127-159, 1999.

Universidade de Fortaleza - Unifor

NEAD

SAFONS, M.P.; PEREIRA, M.M. Princpios metodolgicos da atividade fsica para idosos. Braslia: CREF/DF- FEF/UnB/GEPAFI, 2007. SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C.; GONALVES, G. G. P.; BITTENCOURT, N. F. N.; MIRANDA, A. D; FONSECA, S. T. Aplicao da Classificao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Sade (CIF) na prtica clnica do fisioterapeuta. Rev. Bras. Fisioter. v.9, n.2, p.129-136,2005. SANTOS,G.M.;PEGORARO,M.;SANDRINI,F.;MACUCO,E.C. Fatores de risco no desenvolvimento da aterosclerose na infncia e adolescncia. Arq. Bras. Cardiol. 2008; 90(4): 301-308. SASAKI,E.J.;SANTOS,M.G. O papel do exerccio aerbico sobre a funo endotelial e sobre os fatores de risco cardiovasculares. Arq. Bras. Cardiol., v.87, p.e227-e233 2006. SCHLINDWEIN-ZANINI, R. Demncia no idoso: Aspectos neuropsicolgicos. Rev. Neurocienc., v.18, n.2, p.220-226, 2010. SILVA, R.C.P.; SIMES, M.J.S., LEITE, A.A. Fatores de risco para doenas cardiovasculares em idosos com diabetes mellitus tipo 2. Rev. Cinc. Farm. Bsica Apl., v. 28, n.1, p.113-121, 2007. SMID, J.; NITRINI, R.; BAHIA, V.C.; CARAMELLI. Caracterizao clnica da demncia vascular: Avaliao retrospectiva de uma amostra de pacientes ambulatoriais. Arq. Neuropsiquiatr. v.59(2-B), p.390-393, 2001. SMITH, M.A.C. Doena de Alzheimer. Rev. Bras. Psiquiatr., v. 21, 1999. SOUSA, M.G.C.; RUSSO, I.C.P. Audio e percepo da perda auditiva em idosos. Rev. Soc. Bras. Fonoaudiol. v.14, n.2, p.241-6, 2009. SPIRDUSO, W. Dimenses fsica do envelhecimento. So Paulo: Manole, 2005. TAVARES, A.; AZEREDO, C. Demncia com corpos de Lewy: Uma reviso para o psiquiatra. Rev. Psiq. Cln. v.30, n.1, p.: 29-34, 2003. TEIXEIRA, I. Psicopatologia: Da teoria prtica clnica (2009). Disponvel em: <repositorioaberto.up.pt/bitstream/10216/21053/2/RelatorioEstagio.pdf > Acesso em: 19 set. 2011. TEIXEIRA JR, A.L.; SALGADO,J.V. Demncia fronto-temporal: Aspectos clnicos e teraputicos. Rev Psiquiatr RS, v.28, n.1, p.69-76, 2006. TOYOSHIMA, M.T.K.; ITO, G.M.; GOUVEIA, N. Morbidade por doenas respiratrias em pacientes hospitalizados em So Paulo/SP. Rev. Assoc. Med. Bras. [online], vol.51, n.4, p. 209-213. 2005.
Universidade de Fortaleza - Unifor

NEAD

TRIBESS, S.; VIRTUOSO JR, J.S. Prescrio de exerccios fsicos para idosos. Rev. Sade. Com. v.1, n.2, p.163-172, 2005. VERAS, R; LOURENO, R. organizadores. Formao humana em Geriatria e Gerontologia: uma perspectiva interdisciplinar. Rio de Janeiro: Editora DOC, 2010. ZAITUNE, M.P.A.; BARROS, M.B.A.; CSAR, C.L.G.; CARANDINA,L.; GOLDBAUM, M. Hipertenso arterial em idosos: Prevalncia, fatores associados e prticas de controle no Municpio de Campinas, So Paulo, Brasil. Cad. Sade Pblica, v.22, n.2, p.285-294, 2006. Diretrizes do ACSM para os Testes de Esforo e sua Prescrio/American College of Sports Medicine; [editor snior Walter R. Tompson; editores associados Neil F. Gordon, Linda S. Pescatello; traduzido por Giuseppe Taranto]. Rio de Janeiro: Guanabara, Koogan, 2010. Manual do ACSM para teste de esforo e prescrio de exerccio. Rio de Janeiro: Revinter; 2000.

Universidade de Fortaleza - Unifor

NEAD

Crditos
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA Ncleo de Educao a Distncia Coordenao Geral Carlos Alberto Batista Superviso Administrativa Graziella Batista de Moura Produo de Contedo Didtico Danilo Lopes Ferreira Lima Projeto Instrucional Brbara Mota Barros Roteiro de udio e Vdeo Jos Moreira Produo de udio e Vdeo Natlia Magalhes Identidade Visual Natlia Soares Arte Francisco Cristiano Lopes de Sousa Programao Antnia Suyanne Lopes Alves Raimundo Bezerra Lima Jnior Diagramao de Material Didtico Rgis da Silva Pereira Reviso Gramatical Lus Carlos de Oliveira Sousa
Universidade de Fortaleza - Unifor

NEAD

Anotaes

Universidade de Fortaleza - Unifor

NEAD

Вам также может понравиться