Вы находитесь на странице: 1из 6

Os resduos slidos so todos os restos slidos ou semi-slidos das atividades humanas ou no-humanas, que embora possam no apresentar utilidade

para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades. Exemplos: aqueles gerados na sua residncia e que so recolhidos periodicamente pelo servio de coleta da sua cidade e tambm a sobra de varrio de praas e locais pblicos que podem incluir folhas de arvores, galhos e restos de poda.

Definio e tipologia

Lixo , basicamente, todo e qualquer resduo slido proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomeraes urbanas, como folhas, galhos de rvores, terra e areia espalhados pelo vento, etc. A origem o principal elemento para a caracterizao dos resduos slidos. Os diferentes tipos de lixo podem ser, ento, agrupados em quatro classes, a saber: Lixo residencial Resduos slidos gerados nas atividades dirias em casas, apartamentos, etc. Lixo comercial aquele produzido em estabelecimentos comerciais, cujas caractersticas dependem da atividade ali desenvolvida. Lixo pblico So os resduos da varrio, capina, raspagem, etc., provenientes dos logradouros pblicos (ruas e praas, por exemplo), bem como mveis velhos, galhos grandes, aparelhos de cermica, entulho de obras e outros materiais inservveis deixados pela populao, indevidamente, nas ruas ou retirados das residncias atravs de servio de remoo especial.

Dengue: Causada por um vrus da famlia Flaviridae que transmitido atravs do mosquito Aedes aegypti. Hoje a dengue considerada um dos principais problemas da sade no mundo. Existe quatro tipos de dengue causadas por quatro sorotipos. No Brasil so encontrados os tipos 1, 2 e 3. A dengue pode ser apresentada de 4 formas: Infeco Inaparente, Dengue Clssica, Febre Hemorrgica e Sndrome de Choque. As principais so: Dengue Clssica e a Febre Hemorrgica. Como evitar a doena: No adianta matar o mosquito, temos que acabar com reproduo do mesmo, e ele se reproduz na gua parada e limpa, ou seja, no deixar acumular gua parada e limpa.

Ttano: Causada pelo bacilo Clostridium tetani descoberto em 1885, a contaminao pode ser dar de duas maneiras: ferindo-se com objetos cortantes contaminados ou andando descalo em solo contaminado. Os sintomas se manifestam aps 5-10 dias aps a infeco, a doena caracterizada pelos seguintes sintomas: Irritabilidade, cafalea, febre e dificuldade de deglutinao, alm de provocar deformaes fisionmicas no rosto (riso sardnico), rigidez muscular, no abdomm causa o chamado abdomm-tbua, na lngua e na faringe deixa quase impossvel a ao de engolir. Preveno a vacinao que deve ser efetuada em criana de dois a trs de idade com intervalos de 30 a 60 dias. Se voc tiver sofrido algum corte profundo e acha que est contaminado use gua oxigenada 10 volumes.

Leptospirose: Causada pela bactria Leptospira presente na urina de ratos, geralmente a contaminao se d no perodo de enchentes onde a urina se mistura na gua, o contgio se d pelo contato, principalmente se a pessoa tiver algum arranho ou corte. Os principais sintomas so parecidos com os da gripe: Febre, dor de cabea, dores pelo corpo, principalmente na panturrilha, podendo ocorrer ictercia (colorao amarelada da pele e das mucosas, da o apelido da doena ser amarelo). Nas formas mais graves so nescessrios cuidados especiais, inclusve internaes hospitalares. A melhor forma de combate o diagnstico precoce e o tratamento basicamente feito com antibiticos.

Febre Tifide: Causada por pela bactria Salmonella typhi que se desenvolve no lixo. Apresenta como sintomas: febre constante, alteraes intestinais, aumento das vceras, bradicardia relativa, esplenomegalia, manchas rosadas no tronco do corpo e tosse seca, se no for tratada com urgncia leva a uma confuso mental e a morte. O contgio se d atravs da ingesto de alimentos ou gua contaminados, esta contaminao ocorre atravs do contato dos alimentos ou gua com as fezes humanas contaminadas.

LICENCIAMENTO

O licenciamento ambiental uma obrigao legal prvia instalao de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente e possui como uma de suas mais expressivas caractersticas a participao social na tomada de deciso, por meio da realizao de Audincias Pblicas como parte do processo. Essa obrigao compartilhada pelos rgos Estaduais de Meio Ambiente e pelo Ibama, como partes integrantes do SISNAMA (Sistema Nacional de Meio Ambiente). O

Ibama atua, principalmente, no licenciamento de grandes projetos de infra-estrutura que envolvam impactos em mais de um estado e nas atividades do setor de petrleo e gs na plataforma continental. As principais diretrizes para a execuo do licenciamento ambiental esto expressas na Lei 6.938/81 e nas Resolues CONAMA n 001/86 e n 237/97. Alm dessas, recentemente foi publicado a Lei Complementar n 140/2011, que discorre sobre a competncia estadual e federal para o licenciamento, tendo como fundamento a localizao do empreendimento. A Diretoria de Licenciamento Ambiental o rgo do Ibama responsvel pela execuo do licenciamento em nvel federal. A Diretoria vem realizando esforos na qualificao, organizao e automao dos procedimentos de licenciamento ambiental, e para tanto, disponibiliza aos empreendedores mdulos eletrnicos de trabalho e ao pblico em geral, inmeras informaes sobre as caractersticas dos empreendimentos, bem como a situao do andamento do processo. Pretende-se que o sistema informatizado agilize os trabalhos e as comunicaes inerentes ao processo de licenciamento e permita maior visibilidade e transparncia para os processos de licenciamento em tramitao no Ibama.

O que compostagem Compostagem um processo de transformao de matria orgnica, encontrada no lixo, em adubo orgnico (composto orgnico). considerada uma espcie de reciclagem do lixo orgnico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem realizada com o uso dos prprios microorganismos presentes nos resduos, em condies ideais de temperatura, aerao e umidade. Importncia para o meio ambiente e sade das pessoas A compostagem, usada principalmente na zona rural, de extrema importncia para o meio ambiente e para a sade dos seres humanos. O lixo orgnico, muitas vezes, descartado em lixes, ruas, rios e matas, poluindo o meio ambiente. Alm disso, o acmulo de resduos orgnicos a cu aberto favorece o desenvolvimento de bactrias, vermes e fungos que causam doenas nos seres humanos. Alm disso, favorece o desenvolvimento de insetos, ratos e outros animais que podem transmitir doenas aos homens. Com a compostagem, alm de se evitar a poluio e gerar renda, faz com que a matria orgnica volte a ser usada de forma til. A coleta seletiva do lixo orgnico

Para que ocorra a compostagem de forma adequada, necessrio que as pessoas realizem a coleta seletiva do lixo, encaminhando o lixo orgnico para usinas de compostagem e os resduos slidos para recicladores. A compostagem tambm pode ser realizada em casa, seguindo algumas orientaes tcnicas bsicas.

Aterro sanitrio um espao destinado deposio final de resduos slidos gerados pela atividade humana. Nele so dispostos resduos domsticos, comerciais, de servios de sade, da indstria de construo, e tambm resduos slidos retirados do esgoto.

Condies e caractersticas
A base do aterro sanitrio deve ser constituda por um sistema de drenagem de efluentes lquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermevel de polietileno de alta densidade - P.E.A.D., sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material lquido para o solo, evitando assim a contaminao de lenis freticos. O chorume deve ser tratado e/ou recirculado (reinserido ao aterro) causando assim uma menor poluio ao meio ambiente. Seu interior deve possuir um sistema de drenagem de gases que possibilite a coleta do biogs, que constitudo por metano, gs carbnico(CO2) e gua (vapor), entre outros, e formado pela decomposio dos resduos. Este efluente deve ser queimado ou beneficiado. Estes gases podem ser queimados na atmosfera ou aproveitados para gerao de energia. No caso de pases em desenvolvimento, como o Brasil, a utilizao do biogs pode ter como recompensa financeira a compensao por crditos de carbono ou CERs do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, conforme previsto no Protocolo de Quioto. Sua cobertura constituda por um sistema de drenagem de guas pluviais, que no permita a infiltrao de guas de chuva para o interior do aterro. No Brasil, usa-se normalmente uma camada de argila. Lixo uma forma inadequada de disposio final de resduos slidos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica. O mesmo que descarga de resduos a cu aberto No Lixo (ou Vazadouro, como tambm pode ser denominado o lixo) no existe nenhum controle quanto aos tipos de resduos depositados e quanto ao local de disposio dos mesmos. Nesses casos, resduos domiciliares e comerciais de baixa periculosidade so depositados juntamente com os industriais e hospitalares, de alto poder poluidor. Nos lixes pode haver outros problemas associados, como por exemplo a presena de animais (inclusive a criao de porcos), a presena de catadores (que na maioria dos casos residem no local), alm de riscos de incndios causados pelos gases gerados pela decomposio dos resduos e de escorregamentos, quando da formao de pilhas muito ngremes, sem critrios tcnicos.

A reciclagem o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns so o papel, o vidro, o metal e o plstico. As maiores vantagens da reciclagem so a minimizao da utilizao de fontes naturais, muitas vezes no renovveis; e a minimizao da quantidade de resduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incinerao. O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas caractersticas. O conceito de reciclagem diferente do de reutilizao. O reaproveitamento ou reutilizao consiste em transformar um determinado material j beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferena entre os dois conceitos, o reaproveitamento do papel. O papel chamado de reciclado no nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a no possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transform-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de caractersticas diferentes. Outro exemplo o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca ir ser feito um outro com as mesmas caractersticas tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia. J uma lata de alumnio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas caractersticas. A palavra reciclagem ganhou destaque a partir do final da dcada de 1980, quando foi constatado que as fontes de petrleo e de outras matrias-primas no renovveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espao para a disposio de resduos e de outros dejetos na natureza. A expresso vem do ingls recycle (re = repetir, e cycle = ciclo). Como disposto acima sobre a diferena entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, no possvel reciclar indefinidamente o material. Isso acontece, por exemplo, com o papel, que tem algumas de suas propriedades fsicas minimizadas a cada processo de reciclagem, devido ao inevitvel encurtamento das fibras de celulose. Em outros casos, felizmente, isso no acontece. A reciclagem do alumnio, por exemplo, no acarreta em nenhuma perda de suas propriedades fsicas, e esse pode, assim, ser reciclado continuamente.

No Brasil os recipientes para receber materiais reciclveis seguem o seguinte padro:[1]

Azul: papel/papelo

Vermelho: plstico Verde: vidro Amarelo: metal Preto: madeira Laranja: resduos perigosos Branco: resduos ambulatoriais e de servios de sade Roxo: resduos radioativos Marrom: resduos orgnicos Cinza: resduo geralmente no reciclvel, misturado ou contaminado, no sendo possvel de separao.

A Ecologia a cincia que estuda as interaes entre os organismos e seu ambiente, ou seja, o estudo cientfico da distribuio e abundncia dos seres vivos e das interaes que determinam a sua distribuio.[1] As interaes podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extenso seria o estudo da casa, ou, de forma mais genrica, do lugar onde se vive.

Вам также может понравиться