Вы находитесь на странице: 1из 4

EXCELENTSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA VARA NICA DA COMARCA DE IMBAU - ESTADO DO TOCANTINS

Carlos, Ezequiel e Edgar, vem atravs de seus procuradores que esta subscrevem, com escritrio localizado a rua Vitorino Orthiges Fernandes- Uninovafapi, n6123, CONDONPOLIS-TO, presena de Vossa Excelncia apresentar CONTESTAO nos seguintes termos:

1 - SNTESE INCIAL O autor ajuizou ao de AO DE USUCAPIO ESPECIAL URBANO, regido pela Lei n. 10.257/01 c/c art. 1.240 do CC e artigos 941 a 945 do CPC, pelo rito sumrio (art. 14 da Lei n. 10.257/01). Alegando posse do terreno nos ltimos quatro anos e meio, imvel este j qualificado. O autor tambm alega que j com setenta e dois anos de idade, vivo e acostumado com a vida na localidade, demonstra desejo de l permanecer com seus filhos. 2 - PRELIMINARES Conforme, o art. 301, X, do CPC, a Inicial carece de ao, uma vez que, h ausncia do interesse processual. Em outras palavras, o Autor no preenche as condies da Ao no sentido de que, a causa de pedir no corresponde relao jurdica alegada.

A Constituio Federal de 1988 traz os requisitos necessrios para se obter a propriedade de um imvel atravs da Usucapio de Imvel Urbano Art. 183. Aquele que possuir como sua rea urbana de at duzentos e cinqenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural.

O Cdigo Civil de 2002 traz os mesmos requisitos constantes do texto constitucional, conforme pode ser verificado no Artigo 1.240, ou seja: Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, rea urbana de at duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposio, utilizando-a para

sua moradia ou de sua famlia, adquirir-lhe- o domnio, desde que no seja proprietrio de outro imvel urbano ou rural. Um outro ponto a ser levantado, no que se trata da competncia funcional: Art. 95 CPC. Nas aes fundadas em direito real sobre imveis competente o foro da situao da coisa. Pode o autor, entretanto, optar pelo foro do domiclio ou de eleio, no recaindo o litgio sobre direito de propriedade, vizinhana, servido, posse, diviso e demarcao de terras e nunciao de obra nova. Em face dos termos do art. 39 e 284 do CPC, o representante do Autor, deixou de fornecer endereo, devendo corrigir tal erro.

3 - MRITO No h mrito na proposta apresentada pelo autor, pois no cumpre com as preliminares, o tempo de uso do terreno inferior ao proposto na CF e CC para se caracterizar usucapio, alm de o mesmo ser proprietrio de um terreno rural na cidade de Imbau, ou seja, a presente demanda dever ser julgada improcedente, at posto que a ao foi impetrada no municpio de Imbau onde o autor tem propriedade, ao invs de ter sido posta em Condonpolis onde a localizao do imvel de que se trata na ao, o que traz incompetncia relativa ao juzo. 4 PEDIDOS a) Pede-se que julgue improcedente os pedidos do autor de condenao ao pagamento das custas processuais e honorrios; b) Pede-se que o autor seja condenado a pagar as custas processuais e honorrios, visto que no tem direito real algum sobre o imvel; c) Pede-se que o Excelentssimo, d a petio por viciada e determine o saneamento do erro; d) Requere-se que seja negado e julgado improcedente seu de pedido de USUCAPIO, visto que o autor no preenche os requisitos mnimos para o dispositivo legal usado; e) Todos os meios de prova em Direito admitidas, especialmente, testemunhal, pericial, documental, diligncias legais, depoimento pessoal;

NESSES TERMOS PEDE-SE O DEFERIMENTO. CONDONPOLIS-TOCANTIS/ 28/09/2013 ROMILDO HESDRA & KARLOS LOPES/ADVOGADOS ASSOCIADOS 0000000012-OAB-PI / 0000000000000013-OAB-PI

AO MERITSSIMO JUIZ DE DIREITO DA VARA NICA DA COMARCA DE IMBAU - ESTADO DO TOCANTINS

Carlos, Ezequiel e Edgar, atravs de seus procuradores que esta subscrevem, com escritrio localizado a Rua Vitorino Orthiges Fernandes- Uninovafapi, n6123, CONDONPOLIS-TO, vem a presena de V. Exa., arguir a EXCEO DE INCOMPETNCIA, do Juzo, por meio do Art. 304 e segundo o Art. 112 do Cdigo de Processo Civil Brasileiro, nos autos da Ao de USUCAPIO ESPECIAL URBANO, que lhe move NORBERTO DA SILVA, residente na Rua Cardoso Soares, 42, no bairro de Lrios, na cidade de Condonpolis, no estado de Tocantins, com domiclio na cidade de Imbau, onde possui stio, nesta cidade, pelos seguintes fatos e fundamentos: DOS FATOS: 1) O autor escolheu o Foro de Imbau, para propor Ao de USUCAPIO ESPECIAL URBANO, sendo a propriedade situada na Cidade de Condonpolis; 2) O autor tem propriedade na cidade de Imbau, um stio, conforme documento anexo, o que demonstra a irregularidade do uso do dispositivo legal de USUCAPIO, a qual pede o direito real sobre o imvel localizado em Condonpolis; 3) Conforme Art. 111 do Cdigo de Processo Civil Brasileiro, foi eleito o Foro de Imbau pelo autor, porm sendo competente para julgar a Ao o foro de Condonpolis; 4) Baseado no Art. 95 do Cdigo de Processo Civil Brasileiro: Nas aes fundadas em direito real sobre imveis competente o foro da situao da coisa. Pode o autor, entretanto, optar pelo foro do domiclio ou de eleio, no recaindo o litgio sobre direito de propriedade, vizinhana, servido, posse, diviso e demarcao de terras e nunciao de obra nova. Entende-se que o foro competente de Condonpolis, onde est situado o imvel, e no Imbau onde foi proposta a ao.

DO EXPOSTO: Com fundamento nos Art. 304 combinado com Art. 111, e Art. 95, ambos do Cdigo de Processo Civil Brasileiro, requer a VOSSA EXCELNCIA: 1) Receba a presente de EXCEO DE INCOMPETNCIA, determinando a suspenso do processo autuado em apenso, intimando o Excepto para ouvi-lo em 10 dias. 2) A procedncia da pretenso, expressa na exceo, para reconhecer, COMPENTENTE EM JULGAR A AO O MERETSSIMO JUIZ DE CONDONPOLIS.

3) Seja o Excepto condenado ao pagamento das custas e honorrios da Sucumbncia. 4) Todos os meios de prova em Direito admitidas, especialmente, testemunhal, pericial, documental, diligncias legais, depoimento pessoal do Excepto.

NESSES PEDE-SE DEFERIMENTO.

TERMOS

CONDONPOLIS TOCANTINS 28/09/2013 ROMILDO HESDRA & KARLOS LOPES/ ADVOGADOS ASSOCIADOS 00000012-OAB-PI / 0000000013-OAB-PI

Вам также может понравиться